sábado, 28 de setembro de 2013

PT: saiba como foi o debate realizado ontem em Porto Alegre


Porto Alegre/RS - por Samir Oliveira, do Sul21 - Os seis candidatos à presidência nacional do PT expuseram suas ideias na noite desta sexta-feira (27) em Porto Alegre. O quinto debate do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou também com a presença de candidatos aos comandos estadual e municipal da legenda.
O ato deixou evidentes as críticas da maioria dos candidatos ao governo federal e ao grupo que domina a direção nacional do partido, chamado de “Campo Majoritário”. O único que não fez recriminações contundentes às atitudes do PT nas últimas décadas foi o atual presidente e candidato à reeleição Rui Falcão, que também evitou bater de frente com o Palácio do Planalto.
Com maior ou menor intensidade, todos os candidatos defenderam que o partido intensifique uma agenda política à esquerda, tanto em suas instâncias internas quanto no programa de governo a ser construído para a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição em 2014. Outros pontos mencionados por todos os adversários foram a modificação da política de alianças, as manifestações de junho deste ano, a democratização da comunicação, a relação entre o partido e os governos petistas, e a modificação de procedimentos internos. (...)
-Continue lendo Clicando AQUI
-Via Blog do Júlio Garcia  http://jcsgarcia.blogspot.com.br/

Dilma furiosa na ONU e PSB fervendo no RS

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quer ser presidente da República. É seu direito. O PSB, seu partido, precisa acompanhá-lo.
O problema é que, no Rio Grande do Sul, o PSB foi eleito para governar o Estado junto com o PT. Ou só o vice-governador Beto Grill foi eleito?
Foi aliança de Tarso Genro com Beto Grill ou do PT com o PSB selada pelos votos dos eleitores? Confesso que muitas dúvidas me assaltam.
Ao sair do governo, o PSB está rompendo o contrato com assinou com o eleitor para ajudar a governar o Rio Grande do Sul durante quatro anos?
Ou vice-governador não faz parte do governo?
Se o PSB está saindo do governo, não deveria o vice-governador renunciar?

Temperatura do planeta subirá até 4,8ºC em 2100, prevê ONU

A temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8 graus no século 21, afirma o relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), realizada em Estocolmo pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 


Confira no Correio do Povo.

População brasileira chega a 196,9 milhões de pessoas, aponta IBGE

A população brasileira cresceu 0,8% no ano passado, chegando a 196,9 milhões de pessoas. É o que informa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um aumento de 1,6 milhão de pessoas.


Confira no Correio do Povo

Celso de Mello avalia que sofreu "brutal pressão midiática"

Para o ministro do Supremo Tribunal federal, Celso de Mello, nada impede que a mídia expresse seus pensamentos. "O que não faz sentido é pressionar o juiz", disse em entrevista à Folha. Ele considera que sofreu "brutal pressão midiática" no caso sobre os embargos infringentes, que deram a réus do mensalão chance de novo julgamento em alguns crimes.

"Há alguns que ainda insistem em dizer que não fui exposto a uma brutal pressão midiática. Basta ler, no entanto, os artigos e editoriais publicados em diversos meios de comunicação social (os 'mass media') para se concluir diversamente! É de registrar-se que essa pressão, além de inadequada e insólita, resultou absolutamente inútil", afirmou ele.


Confira no Comunique-se.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NSA diz que programas de espionagem foram "dramatizados" pela imprensa

O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos disse hoje (25) que as revelações sobre os programas de vigilância de comunicações foram "dramatizadas e exacerbadas" pela imprensa.
"O que foi destacado, na maior parte das mídias, foi que nós ouvimos conversas e lemos e-mails. Não é verdade. O nosso trabalho é defender o país, é uma missão nobre", disse o general Keith Alexander, na Billington Cybersecurity Summit, uma conferência em Washington sobre segurança na informática.
"O futuro deste país depende da capacidade de nos defendermos de ataques informáticos e ataques terroristas e precisamos de instrumentos para o fazer", explicou.

Confira no UOL Notícias

Número de doadores de órgãos dobra em dez anos no Brasil, diz Saúde

Nos últimos dez anos, o Brasil dobrou o número de doadores, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (25). Em dez anos, os transplantes aumentaram de 7.500 para 15.141 cirurgias.
Mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Este é o maior índice de aprovação à doação do mundo. A proporção de doadores subiu de 6,5 por milhão de habitantes em 2003, para 12,8 por milhão de habitantes em 2012. Para 2013, a projeção é de 13,5 por milhão de habitantes.

Confira no UOL Notícias

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A falácia do politicamente incorreto

Quando se trata de humor, considero-me um sujeito relativamente experiente. Como já escrevi anteriormente, tenho um bom conhecimento sobre o stand-up, sua história e seus principais expoentes e já li bastante sobre o tema. Além disso, quem acompanha meus textos ou já teve aula comigo sabe que sou até mesmo capaz de provocar um riso ou outro quando a ocasião se apresenta – e nem sempre através de um humor limpinho ou “politicamente correto”. Não ganho a vida fazendo comédia, claro, e tampouco julgo que a profissão de humorista seja fácil. É preciso muita experiência, estudo (sim) e talento para refinar o timing que fará a diferença entre uma piada eficiente e outra inesquecível. Muitas vezes, o menor dos detalhes marca esta diferença.


Confira no Diário de Bordo

Rio: escavações revelam tesouro arqueológico em lixo da realeza

Um despejo do século 19 revelou no Rio de Janeiro um grande tesouro arqueológico com centenas de milhares de peças, incluindo uma escova com uma alusão ao imperador Dom Pedro II, que jogam luz sobre os costumes mais mundanos da elite da época da independência do Brasil.


Confira no Terra

O Congresso Nacional tem medo do deputado Bolsonaro

Bolsonaro defende a tortura. Por mais de uma vez ofendeu colegas, usou expressões racistas e homofóbicas. O Congresso parece ter, ou tem mesmo medo de Bolsonaro.
 
Bolsonaro surge na cena pública em outubro de 1987, numa reportagem. Então a revista Veja revelou que ele e outro militar planejavam explodir bombas em quartéis do Rio de Janeiro, e na adutora do Rio Gandú.
 
A ação se daria na luta por melhores salários para os militares – daí nasce a base de votos do agora deputado. Bolsonaro foi processado. Ele negou tudo, foi absolvido pelo Tribunal Militar, mas havia cometido um erro.
 
A revista publicou um croqui, desenhado pelo próprio Bolsonaro, com a bomba que seria colocada na adutora.


Bancos privados fecham 5,8 mil empregos e baixam salário com rotatividade

Os bancos privados que operam no país fecharam 5.800 postos de trabalho nos primeiros sete meses de 2013, andando na contramão da economia brasileira, que gerou 907.214 novos empregos de janeiro a julho. Além disso, o sistema financeiro continua mantendo a política de alta rotatividade como mecanismo para reduzir custos e salários.

Esses são os principais resultados da 19ª Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada nesta sexta-feira 23 pela Contraf-CUT, que faz o estudo em parceria com o Dieese com base nos dados dos Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho.


Leia mais no sítio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre

Dona da Vivo amplia fatia na Telecom Italia; TIM poderá ser vendida

O grupo espanhol Telefônica fechou um acordo para aumentar sua fatia na Telco, holding que controla a Telecom Italia, na Europa. A Telecom Italia é dona da TIM Participações no Brasil. Já a Telefônica é dona da Vivo.
Com isso, a dona da Vivo se tornaria indiretamente a sócia majoritária da TIM. As duas empresas são concorrentes diretas no país: a Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celular no Brasil e a Tim, 27,2%.

Leia mais no UOL Economia

Assange, Snowden e Greenwald são homenageados pela ABI como defensores da liberdade de imprensa

Personalidades internacionais que denunciaram escândalos de espionagem e vazamento de informações confidenciais foram homenageadas na última sexta, 20, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A primeira entrega da Medalha de Direitos Humanos da ABI foi dedicada a Julian Assange, Edward Snowden, Glenn Greenwald, Bradley Manning, Aaron Swartz e Mordechai Vanunu.
De acordo com diretor da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, Mário Augusto Jakobskind, a homenagem é uma forma de reconhecer os serviços prestados à humanidade, ao direito de cidadania e ao direito à informação.

Leia mais no Comunique-se.

Rússia abre investigação por pirataria contra ativistas do Greenpeace

As autoridades russas abriram uma investigação por pirataria contra ativistas do Greenpeace, que serão processados "independentemente da nacionalidade" por sua ação contra uma plataforma petroleira da Gazprom no Ártico, anunciou nesta terça-feira a comissão de investigação russa. "Uma investigação criminal correspondente ao artigo 227 parte 3 do código penal (pirataria em grupo organizado) foi aberta", indicou a comissão em um comunicado.

Este anúncio é feito no mesmo dia em que o barco do Greenpeace tomado de assalto na quinta-feira no Ártico pelas forças de segurança chegou a Murmansk (noroeste). "O Arctic Sunrise chega a Murmansk", escreve o Greenpeace no Twitter, onde mostra a foto do barco da guarda-costeira russa rebocando o do Greenpeace.

Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Grécia vivencia 2º semana consecutiva de greve no setor público

A segunda semana consecutiva de greve no setor público - relacionada à nova visita da troika - foi iniciada nesta segunda-feira com a mobilização de professores, do setor administrativo das universidades, dos funcionários municipais e da seguridade social, todas em protesto contra a política de cortes do governo.


Confira no Terra

Integrante do Pussy Riot entra em greve de fome após ameaça de morte

Uma das jovens do grupo de punk rock russo Pussy Riot, Nadejda Tolokonnikova, iniciou nesta segunda-feira na prisão uma greve de fome, afirmando que foi ameaçada de morte depois de denunciar as condições de detenção em seu campo de trabalho.
Em uma carta enviada à imprensa por seu advogado, a jovem de 23 anos narrou as terríveis condições no campo de trabalho para mulheres número 14 em Mordóvia, 600 km a leste de Moscou, onde cumpre uma pena de dois anos. O relato da jovem lembra os testemunhos sobre o Gulag soviético.

Confira no Terra

RJ: senador diz que foi agredido por Bolsonaro na visita ao Doi-Codi

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) diz que foi agredido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) na manhã desta segunda-feira durante a visita ao Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna (Doi-Codi), que funcionava em um prédio no interior do 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Na entrada ao local, os dois discutiram e o deputado acabou desferindo um soco na barriga do senador.


Confira no Terra

Irmandade Muçulmana é 'banida' do Egito pela Justiça

A Justiça do Egito baniu nesta segunda-feira (23) todas as atividades da Irmandade Muçulmana no país. O grupo, integrado pelo presidente deposto Mohamed Mursi, é acusado pelo Exército de organizar manifestações e atos violentos.
A organização foi fundada no Egito em 1928 e funciona como um grupo islâmico fundamentalista que rejeita influências ocidentais no país.
"A corte bane as atividades da organização Irmandade Muçulmana e de sua organização não governamental, e todas as atividades que possa tomar parte e qualquer organização derivada dessas atividades", proferiu o juiz Mohamed al-Sayed.

Confira no UOL Notícias

Antiga série de TV do Batman ganha linha de brinquedos colecionável

Duas figuras que marcaram época nas TV de todo o mundo foram eternizadas como miniaturas articuladas pela fábrica especializada Hot Toys, de Hong Kong. Batman & Robin, em suas versões da série de TV dos anos 1960, foram reproduzidos com perfeição, na escala 1/6, com direito a expressões faciais intercambiáveis e 30 pontos de articulação.


Confira no Correio do Povo

Painel da ONU confirma consequências alarmantes de mudanças climáticas

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) iniciou nesta segunda-feira uma conferência em Estocolmo confirmando as alarmantes consequências das mudanças climáticas. "As provas científicas das (...) mudanças climáticas se reforçaram a cada ano, deixando pouca incerteza, salvo sobre suas graves consequências", declarou o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, durante a abertura da conferência em Estocolmo.

O IPCC, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2007, revelará na sexta-feira, após quatro dias de debates, o primeiro volume de um relatório completo sobre as mudanças climáticas, suas consequências e os meios para combater o problema, confirmou seu presidente.


Confira no Correio do Povo

Chega a 69 mortos após ataque em shopping do Quênia

Pelo menos 69 pessoas morreram e 63 são consideradas desaparecidas desde o início do ataque de um grupo islâmico ao shopping Westgate de Nairóbi, no Quênia. "O balanço é de 69 mortos e 63 desaparecidos", escreveu a Cruz Vermelha no Twitter. O balanço anterior era de 68 mortos e 200 feridos.


Leia mais no Correio do Povo.

Mortalidade por Aids no Brasil cai 38,9% em 11 anos, diz ONU

O número de mortes causadas pela Aids no Brasil caiu 38,9% entre 2001 e 2012, aponta relatório da Unaids - agência da ONU de combate à doença - divulgado nesta segunda-feira. Ainda assim, no mesmo período, a população brasileira infectada pelo HIV saltou de um mínimo de 430 mil pessoas para 530 mil, alta de 23,3%.


Leia mais no Correio do Povo

domingo, 22 de setembro de 2013

Mídia cuidadosa com o carrão de Chiquinho Scarpa

Os mesmos jornais que levaram a sério o trote de Scarpa foram vítimas de outra trapaça – muito mais grave – no STF. Sem conferir nem checar informações publicadas, levaram a sério as alegações, divulgadas pelos próprios ministros,  de que os embargos infringentes eram um assunto “em debate” no Supremo, que havia uma “omissão” legal a respeito e que era preciso resolver, em pleno tribunal, no que se deveria acreditar. Era um puro Bentley de Chiquinho Scarpa, como mostrou uma reportagem de Paulo Celso Pereira, do Globo, mas o tratamento foi bem diferente.
Dois dias depois que dez dos onze ministros do STF já  haviam votado, com bases em premissas inteiramente falsas, o que dá um tom de teatro do absurdo à troca de argumentos ocorrida durante a primeira sessão, é que se soube que não havia omissão coisíssima nenhuma. Havia falta de cuidado, de conhecimento, de compromisso com a publicação de informações confiáveis. Os embargos são uma garantia prevista em lei. Sua vigência plena foi confirmada por decisão de deputados e senadores em 1998, que rejeitaram uma mensagem de FHC propondo sua extinção. Esta verdade seria lembrada por Celso de Mello no voto da quarta-feira seguinte, mas nenhum jornal destacou o próprio erro ao longo da semana.

Leia o texto completo no blog do Paulo Moreira Leite.