sábado, 23 de setembro de 2006

O Imortal publica direito de resposta no blog da Alcinéa

Chocante.

Eu realmente estou chocado com o que está acontecendo no blog da Alcinéa por causa das ações de José Sarney, candidato ao senado pelo PMDB do Amapá.

Multas, respostas (postagens determinadas pela justiça eleitoral!) publicadas no blog (!). Não parece nem um pouco certo. Nem um pouco mesmo.

Esse acontecimento CHOCANTE exige que nós cidadãos nos conscientizemos e votemos em candidatos comprometidos com os princípios básicos da democracia, dentre os quais está, inegociavelmente, a liberdade de expressão.

Eis o direito de resposta do candidato Sarney publicado no blog da Alcinéa (me desculpem, leitores):

Processo n 503/2006 - Classe XI
Resposta do candidato José Sarney
"A Alcinea Maria Cavalcante Costa publicou matéria difamatória e caluniosa contra o Senador José Sarney, homem sério, digno, honrado e que tem prestado valiosos e imprescindíveis serviços ao Estado do Amapá nos seus mais de 50 anos de vida pública, onde exerceu com fidelidade, dignidade e honradez os cargos de Vereador, Deputado, Governador, Senador, Presidente do Congresso Nacional, Presidente da República.
O Senador José Sarney é advogado, escritor, Membro da Academia Brasileira de Letras.
Durante os seus quase 16 anos de mandato como Senador da República pelo Estado do Amapá, O Senador José Sarney tem recebido o reconhecimento público de uma profícua atuação parlamentar e, como candidato, nunca foi acusado por nenhum crime eleitoral.
Assim, fica demonstrado que a Alcinéa Maria Cavalcante Costa, com sua forma canhestra de fazer jornalismo, não só atingiu injustamente uma autoridade pública, que representa o Estado do Amapá, como desrespeitou os princípios de lealdade na prestação da informação, que, além de um direito é um dever constitucional."

A nota é retoricamente ruim. Todos os que a lêem vêem muito bem o que é canhestro nessa história toda. Só não vê, ao que parece, quem a redigiu.

Mas não me preocupo com o tiro no pé. Esse me alegra. O que me preocupa é a facilidade e gratuidade com a qual se busca o silêncio do outro, pois o candidato continua pedindo que o blog seja retirado do ar.

Igual a mim

Esta ampla massa dos sem nada, que não votava no Lula porque se considerava igual ao Lula, e pensava 'se o Lula é igual a mim ele não tem condições de governar o país', agora pensa de uma forma diferente: 'o Lula é igual a mim e está governando bem o país, eu voto nele, voto num igual a mim'. Essa é a razão política que desestabiliza o raciocínio tucano, que ofende o PFL, que desconstrói o discurso democrático da OAB e que leva a uma desorientação completa da direita brasileira. Porque esse era o povo manipulado pela direita brasileira, que agora perde seu gado. Esse gado se torna povo e esse povo se torna cidadão.
-- Tarso Genro

Perdendo a referência

Para não falar da perda de referência junto à juventude. Nós éramos uma referência oposta a essas práticas típicas dos demais partidos. Isso era o mais forte. [...] Esse sentimento não tem preço, esse sentimento foi quebrado pelas políticas e comportamentos adotados por alguns dirigentes. Eles têm que ser punidos por isso, talvez até afastados do partido.
-- Raul Pont

Zimbábue pode vigiar navegação na Internet em nome da "segurança nacional"

Há um projeto de lei no parlameto de Zimbábue - Lei da Interceptação de Comunicações - a qual estabeleceria um centro governamental para a interceptação de comunicações: e-mail, descargas de páginas da rede, mensagens instantâneas, transações financeiras, assim como correio postal e serviços de entrega. O chefe da inteligência de defesa, o diretor-geral do departamento presidencial de segurança nacional, o comissário da polícia da República do Zimbábue seriam capazes de requerir ao ministro dos transportes e comunicações os quais seriam aceitos se o ministro tiver razões para crer em "uma séria ofensa tenha sido ou provavelmente venha a ser cometida ou haja ameaça à segurança do país".
-- Boing Boing

PT gaúcho e realpolitik

Ao contrário do que imaginavam os chamados “realistas” do PT, apenas o pragmatismo foi insuficiente para assegurar a convivência entre a estrutura partidária e o exercício do poder em escala federal.

Usina da mais rigorosa --e ainda incompleta-- crítica petista às experiências fracassadas do socialismo no mundo, o núcleo gaúcho acumula, além do nível teórico diferenciado, um histórico de prática administrativa inovadora.
-- Luis Nassif via Blog do Rossetto

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

É livre

É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
-- Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 5, 9

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Discurso de Chávez na ONU



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começou seu discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, hoje, recomendando a todos a leitura do livro “Hegemonia ou Sobrevivência – A Estratégia do Império”, de Noam Chomsky. Em seguida comentou o “cheiro de enxofre” deixado pelo “diablo” na tribuna (o presidente norte-americano havia falado no dia anterior no mesmo lugar) e fez o sinal da cruz. Depois bateu duro no governo dos EUA, sendo aplaudido várias vezes: “Como porta-voz do imperialismo, Bush tenta dar suas receitas para tratar de manter o atual esquema de dominação, de exploração e de saques dos povos do mundo. Eles querem impor o modelo democrático como o concebem, a falsa democracia das elites. Que modelo de democracia é este, que se impõe graças a marines, invasões e bombas. Não podemos permitir que se instale a ditadura mundial, que ela se consolide”. (RSUrgente)

domingo, 17 de setembro de 2006

Balance


Dirigido pelos irmãos gêmeos alemães Christoph e Wolfgang Lauenstein, Balance ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação, em 1989. É muito bom. Um grupo de humanóides vive em cima de uma plataforma flutuante. Só eles, a plataforma e um imenso vazio ao redor. A cada movimento de um deles, os outros também tem que se movimentar para manter o equilíbrio de seu pequeno universo. Para manter a plataforma estável e, assim, não despencar no vazio, eles mantêm um delicado e cuidadoso equilíbrio de movimentos, pesos e contra-pesos. Até que uma pescaria inusitada traz um elemento novo para o seu mundo, ameaçando essa frágil estabilidade. (RSUrgente)