sábado, 11 de abril de 2009

PCdoB aponta ''fatos novos'' a 37 anos da Guerrilha do Araguaia

No 37º aniversário do início da Guerrilha do Araguaia, o PCdoB, que dirigiu o movimento, afirma que ''fatos novos impõem a retomada do debate sobre o tema''. Em nota, o presidente do partido, Renato Rabelo, avalia como ''uma mácula que torna inconcluso o processo de redemocratização do país'' o fato de que os arquivos da ditadura não foram abertos e os corpos dos mortos e desaparecidos no enfrentamento ao regime militar não foram localizados.


Vejam mais no Vermelho

A cor dos olhos da crise

Por Raul Longo

Crise sempre foi conseqüência inevitável de Poder. Ou o Poder se nega a acompanhar a evolução e as necessidades sociais, ou extravasa e abusa, gerando a crise.

Por que a violência da multidão em Londres na reunião do G20? Por que a violência em Paris? Por que a multidão está furiosa com a OTAN?

Porque não confia nos olhos dos que se dizem interessados em acabar com a crise mundial. E não confia por antiga experiência. Antevê que mais uma vez pagará os prejuízos para que os verdadeiros responsáveis se ajeitem como sempre se ajeitaram. Foi assim na década de 30 do século passado e será assim outra vez se não identificarmos logo a cor dos olhos da crise, até porque essa não é uma crise pontual que apenas afeta os povos de países mal governados, como foram as recentes crises da Rússia que, além da Rússia, só afetou algumas repúblicas das bananas que tiveram de correr ao FMI, como se deu também com a do México e a da Ásia.


Vejam mais no Pravda

Rusia quiere compartir con Brasil el desarrollo de su caza de quinta generación

Iliá Krámnik, RIA Novosti. Rusia continúa la búsqueda de socios para desarrollar el programa PAK FA (según sus siglas en ruso) para la creación del caza de quinta generación.

Además de India, que ya aceptó cooperar con Rusia en el diseño y producción de este avión de combate, posiblemente Brasil será otro socio valioso en este proyecto aeronáutico de mucha perspectiva.

El director adjunto del Servicio Federal de cooperación técnico-militar, Alexandr Fomin, declaro esta semana que Rusia adelanta negociaciones con Brasil sobre el intercambio de tecnologías en aeronáutica y la posibilidad de crear en el país suramericano una planta ensamblaje en serie de cazas de modelos nuevos.

Vejam mais em RIA Novosti

Júri nos EUA acusa terrorista Carriles de mentir

Na acusação feita contra Posada pelo júri popular em El Paso, no Texas, na quarta-feira, o terrorista é acusado de buscar "obstruir e impedir" o trabalho do governo dos Estados Unidos ao mentir durante uma entrevista para imigração sobre sua participação nos ataques.

Um italiano foi morto nas explosões de 1997 em Cuba, num caso definido pela acusação como um "crime envolvendo terrorismo internacional".

A citação contra Posada, que tem um longo histórico de terrorismo contra Cuba, foi marcada para 17 de abril, e a seleção do júri para o julgamento deve começar em 10 de agosto.

Tanto Cuba como a Venezuela procuram a extraditar Posada. Ele é um dos mentores do ataque terrorista que explodiu em pleno voo um avião da Cubana de Aviación, em 1976, que deixou 73 mortos.


Vejam mais em Patria Latina

Marx e Darwin, há 150 anos marcando a visão científica do mundo

Em 1859 apareceram dois livros que, até nossos dias, são referências para as discussões científicas, da sociedade e da natureza: Para a crítica da economia política (em junho), de Karl Marx, e A origem das espécies (24 de novembro), de Charles Darwin, autor nascido em 12 de fevereiro 1809. O livro do alemão, que quase uma década depois teria continuidade com O Capital, não teve pronta repercussão. Mas o do inglês foi um marco imediato nas ciências naturais e, comenta-se, teve sua primeira edição esgotada em 24 horas. Gigantes do pensamento do século XIX, Marx e Darwin tinham compromissos de classe diferenciados. O primeiro abraçou a causa socialista e a luta do proletariado. O segundo, integrante da classe dominante inglesa, abastado, investidor em ferrovias, convivendo com o clero e com a aristocracia, evitava os debates políticos públicos. Os dois respeitavam-se, contudo, como cientistas que desejavam ''sinceramente a ampliação do saber e, a longo prazo, é certo que isso contribuirá para a felicidade da humanidade'', como escreveu Darwin na sua única carta conhecida endereçada a Marx.


Vejam o texto completo na Revista Espaço Acadêmico

Donos de jornais esperneiam contra Internet

Donos de jornais estão insatisfeitos com a distribuição de informação gratuita na internet. Espernearam durante uma reunião da Newspaper Association of America (Associação de Jornais Americanos), em San Diego, Califórnia. Segundo eles, os leitores estão utilizando a internet para ler as notícias e isso diminui a publicidade e as assinaturas dos jornais impressos.

Vejam mais no Vermelho

Grife Daspu lança "putique" na internet

Imagem: A travesti Andréa Albertini no camarim, antes do desfile, que aconteceu em julho de 2008 na Praça Franklin Roosevelt (SP)

Agora no site da Daspu, a grife da ONG carioca Davida, que luta pelos direitos das prostitutas, ao clicar nas fotos dos desfiles, o internauta é direcionado à recém-inaugurada Putique Daspu, a loja virtual da grife que cria roupas inspiradas no universo da prostituição.
Engana-se quem pensa que o objetivo do site é vender para as prostitutas que navegam pela internet. "É um público que nos interessa, sim. Mas hoje em dia vestir Daspu virou 'cult', vendemos para mulheres de classe média, profissionais liberais, que têm entre 26 e 45 anos", explica Flávio Lenz, diretor de marketing da Daspu.


Vejam mais na Revista Fórum

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Um muro a mais

Las abuelas fueron con sus nietos, los pibes llevaron mazas y cortafierros, veinte policías miraron la escena de cerca sin atinar a interrumpirla: eran las 10.45 cuando un mazazo quebró el silencio y el muro. Los bloques de cemento sobre la calle Uruguay no estaban amurados al piso sino a las columnas de acero; no hacía falta estudiar mucho el asunto, bastaba con golpear esas juntas para que cayeran los últimos cinco bloques. Y cayeron ayer, antes de que saliera el amparo judicial para frenar la construcción, antes de la visita del ministro de Seguridad bonaerense, Carlos Stornelli, que había prometido la suspensión de la obra hasta el lunes. El muro se levantó arbitrariamente; tirarlo, para los damnificados, fue una especie de justicia por maza propia.

O prefeito do município de San Isidro, província de Buenos Aires, ordenou a construção de um muro para separar sua cidade de outra, San Fernando, mais pobre e que seria, segundo o prefeito, causa da insegurança da "sua" cidade. As duas são separadas por uma rua. Feudalismo hightech...

mais em Pagina 12

Brasil integrará grupo de credores do FMI

Por Isabel Versiani e Ana Nicolaci da Costa

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil foi convidado, e aceitou, fazer parte do grupo de países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) que financiam regularmente as operações do organismo, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira.

A iniciativa, antecipada pela Reuters nesta tarde, mostra o reconhecimento da solidez do país, segundo Mantega. Serão colocados à disposição do Fundo 4,5 bilhões de dólares, valor equivalente à cota do Brasil no organismo, mas o ministro acha que "muito dificilmente" o aporte chegará a esse montante.

A salvação pela literatura

Urariano Mota

Nos tempos em que pensei ser professor, sempre tentei dizer a jovens estudantes que a literatura era fundamental na vida de todos. Mas quase nunca tive sucesso nessas arremetidas rumo a seus espíritos. Minhas palavras pareciam não fecundar. Primeiro porque a literatura ministrada a eles, em outras aulas, destruía todo o gozo de viver. Os mestres, profissionais ou burocratas, ensinavam-lhes a anti, a literatura para antas, com listas de nomes, datas e resumos de obras, nada mais. Em segundo lugar eu não fecundava porque o valor do sentimento, o sentido de uma rosa, o cântico de amor ou o desajuste de pessoas em uma sociedade corrupta nada significava para as tarefas mais práticas, que se impunham.


Vejam o texto completo no NovaE

O presidente, a maré e a marola

Estas duas últimas semanas foram dominadas por um reeecontro entre o passado e o presente, carregado de futuro. Nossa imprensa conservadora, é claro, reconheceu o golpe do futuro, mas alguns de seus próceres mais conspícuos voltaram-se, como costumam fazer, para o passado. Dentro dessa moldura a evidência da liderança do presidente Lula é muito clara, só não reconhece quem não quer. Quais são as razões? Em primeiro lugar, tirante algum ditador sem consulta popular (não estou me referindo, quero deixar muito claro, a Fidel ou Raul Castro, ou Hugo Chávez), Lula é o presidente com o maior índice de popularidade no mundo. É isso que torna Lula um fenômeno internacional, para desespero dos Cassandros nacionais. Em segundo lugar, Lula é reconhecido como porta-voz do terceiro mundo, como várias vezes esta Carta Maior já apontou. Lula fala, os dirigentes do mundo escutam e os burros nacionais levantam as orelhas, atrás de detalhes que possam comprometer o sucesso do nosso presidente, que vai na esteira de um sucesso do Brasil.

Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fórum discute o peso e o legado da Ditadura Militar no Brasileiro


A Revista Fórum discute, em sua edição de abril, a Ditadura Militar brasileira. A partir do polêmico editorial do jornal Folha de S.Paulo em que o período de autoritarismo foi qualificado como “ditrabranda”, a reportagem analisa os impactos dos 25 anos de regime militar no país, bem como as consequências da anistia estabelecida em 1979.



Deputado acusou diretor-geral da PF de ser torturador

O deputado José Edmar (PR-DF) causou constrangimento entre os deputados e senadores na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.

O parlamentar acusou o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, de torturador.

Em 2003, José Edmar foi preso pela Polícia Federal em uma operação comandada pelo hoje diretor geral sob a acusação de envolvimento com grilagem de terras no Distrito Federal.

- Luiz Fernando é um torturador, disse, digo, e reafirmo, e tenho como provar - afirmou José Edmar.

Mais no Vi o Mundo.

Comissão de DH faz queixas do Brasil

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2009

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) prestou queixa contra o Brasil pelo caso do desaparecimento de 70 pessoas durante a campanha militar contra a guerrilha de Araguaia na década de 70. A CIDH ressaltou que a demanda foi apresentada em 26 de março e se refere ao desaparecimento de membros do Partido Comunista do Brasil e de camponeses entre 1972 e 1975, durante a ditadura militar.
Em outubro de 2008, a CIDH pediu ao governo brasileiro que tomasse providências para identificar os responsáveis por esses desaparecimentos e impedir que a Lei de Anistia prejudique o andamento de ações na Justiça. A comissão, parte da Organização dos Estados Americanos, recomendou que o país 'conceda indenizações às famílias, admita o papel do Estado nos desaparecimentos e dê aulas de direitos humanos aos militares'.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Serra nomeia assaltante para a Casa Civil de SP

O advogado paulista Aloysio Nunes Ferreira Filho, de 64 anos, podia estar roubando, podia estar matando. Mas, não.
Atualmente, ele é o secretário da Casa Civil do governo tucano de José Serra. Ferreira já foi presidente de centro acadêmico, já foi deputado estadual, já foi deputado federal, já foi vice-governador. Já foi até ministro de estado. O que poucos recordam - e, quem sabe, a Folha de S.Paulo destaque sua repórter Fernanda Odilla para "investigar" o caso - é que o brioso elemento, outrora conhecido pelo cognome "Mateus", um dia empunhou um tresoitão para ajudar a surrupiar a assombrosa quantia de NCr$ 108 milhões da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, dinheiro que seria ultilizado no pagamento dos salários dos ferroviários.

O texto continua no Cloaca News, visto no RS Urgente.

PF faz operação de busca e apreensão no banco Opportunity

Por Fabio Murakawa

SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira uma operação de busca e apreensão nas sedes do banco Opportunity, no Rio de Janeiro e em São Paulo, como parte da Operação Satiagraha, que investiga delitos financeiros cometidos pela instituição, informou o Ministério Público Federal à Reuters nesta quarta-feira.

Seguranças do edifício na capital fluminense onde fica a sede do Opportunity --que tem como principal acionista o banqueiro Daniel Dantas-- disseram à Reuters que policiais federais se encontram desde a manhã desta quarta-feira nos escritórios do banco.

La derecha Checa pretende igualar los crímenes nazis con la historia comunista

La “Declaración de Praga” fue aprobada por el Senado checo en junio de 2008. Llama a reconocer al comunismo y al nazismo como el legado totalitario de Europa.

Con la ilegalización de las juventudes comunistas checas (KSCM) en el 2006, el gobierno derechista de esta república pretende igualar la tiranía nazi con los logros del comunismo, presentando los dos sistemas como algo equitativo, mientras gracias al comunismo el antifascimo y antinazismo venció en la II Guerra Mundial, algo que Checoslovaquia lo vivió, y muchos beneficios sociales se consiguieron por un modeo de desarrollo diferente al capitalista. (Kaos. Internacional)

Vejam o texto completo no KAOSENLARED.NET

DITABRANDA - O RETORNO: "Só faltou a folha dizer: ela é comunista e come criancinha!"

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0504200906.htm ), alertando os companheiros de que se tratava de uma nova investida reacionária do jornal, de contornos bem semelhantes ao do episódio "ditabranda".
Foi o que fiz, de bate-pronto, com meu artigo Por que tanto estardalhaço em torno de um sequestro que não ocorreu? ( http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2009/04/por-que-tanto-estardalhaco-em-torno-de.html ).
(...)
Há histórias muito mais significativas a serem contadas sobre a luta armada, mas à grande imprensa nunca interessou contá-las, porque delas o que sobressai é a bravura e o idealismo de quem travou uma luta tão desigual, contra um inimigo capaz das piores atrocidades.
Para quem quer fazer as novas gerações acreditarem que o regime militar nada mais era do que uma ditabranda, não convém trazer o fundamental do período à tona, mas, apenas, pinçar miudezas que sirvam a seus objetivos.

Vejam o texto completo na Patria Latina

terça-feira, 7 de abril de 2009

Orkut Buyukkokten merece uma estátua em Brasília

Se eu fosse o Lula eu mandava colocar a estátua do Orkut Buyukkokten ali em Brasília na Praça dos Três Podres Poderes.

Ele inventou o Orkut e economizou bilhões de reais em treinamento para incluir quase de graça boa parte da jovem população brasileira na internet colaborativa, já que na lei da interação o orkutiano aprende com o orkutiano. Parece difícil, mas é fácil.

Um curioso texto sobre inclusão digital no Webinsider.


Moldávia: presidente descreve protestos como «golpe de estado»

O presidente da Moldávia descreveu os protestos violentos contra a vitória do Partido Comunista nas eleições como um «golpe de estado», dizendo que os líderes da oposição enveredaram por um «caminho para a tomada violenta do poder». Vladimir Voronin pediu ajuda ao Ocidente para auxiliar o país a restaurar a ordem pública, noticia a Reuters.

«Tudo o que eles fizeram nas últimas 24 horas não pode ser descrito de outro forma senão como um golpe de estado», disse o chefe de Estado numa comunicação televisiva muito crítica em relação à oposição, depois de manifestantes terem invadido o parlamento e o gabinete presidencial.

Mais no IOL Diário, via Google News.

Manifestantes atacam parlamento de Moldova



Terra exibe álbum de fotos de manifestações na Moldova, mas sem texto explicativo a respeito da motivação do protesto: http://noticias.terra.com.br/mundo/galerias/0,,EI294-OI98340,00.html

Maré impiedosa de fome global atinge 1 bilhão

Um tsunami foi a imagem escolhida para descrever o golpe da crise dos alimentos do ano passado. A situação atual lembra mais o aumento lento e impiedoso de uma maré, gradualmente arrastando mais e mais pessoas para as fileiras dos desnutridos.

Quase despercebida por trás da crise econômica, uma combinação de crescimento mais baixo, aumento do desemprego e queda das remessas de dinheiro com preços persistentemente altos dos alimentos elevou o número dos cronicamente famintos pela primeira vez acima de 1 bilhão.

Notícia completa, do Financial Times, no UOL.

Israel promove teste com míssil, diz Ministério da Defesa

Israel promoveu na terça-feira um teste com o lançamento de seu míssil interceptador Arrow 2, disse o Ministério da Defesa, como parte do desenvolvimento de um sistema projetado para defender o país contra um eventual ataque com mísseis balísticos do Irã e a Síria.

"Foi um teste bem sucedido", disse o ministério.

O Arrow interceptou um míssil alvo, simulando um Shehab iraniano, lançado de um avião israelense desde o mar Mediterrâneo, segundo uma fonte ligada à Defesa.

Mais na Reuters.


Igrejas de cidades históricas de Minas Gerais passam Semana Santa fechadas

Quatro das 13 igrejas históricas de Ouro Preto, em Minas Gerais, estão de portas fechadas para turistas e fiéis nesta Semana Santa. Por risco de acidentes, uma das mais tradicionais de Mariana, a de São Francisco de Assis, está interditada. Todas estão em situação de risco. Para garantir a segurança dos fiéis, as paróquias foram fechadas, alterando a programação da Semana Santa.

Notícia completa n'O Globo.

Era digital põe em risco 150 empregos na editora mais antiga do mundo

A revolução digital, que cada vez mais substitui a impressão litográfica, pode pôr fim aos empregos de 150 trabalhadores da Cambridge University Press (CUP), a mais antiga editora do mundo, com 425 anos de história.

Mais no O Globo.

URUGUAI OFERECE AJUDA AO BRASIL NA OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA

MONTEVIDÉU, 7 ABR (ANSA) - O Uruguai se colocou à disposição das autoridades brasileiras para cooperar na Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal (PF), que investiga a construtora Camargo Corrêa.
Na última semana, uma fonte da Polícia Federal anunciou que, junto ao Ministério Público Federal, a PF estaria cogitando pedir ajuda às autoridades do Uruguai e Peru para apurar quais métodos teriam sido utilizados pelos funcionários da empreiteira para enviar ilegalmente recursos ao exterior.


Vejam mais na ANSALATINA

Comissão aprova proposta que torna voto facultativo a partir dos 65 anos

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) proposta de emenda constitucional que torna o voto facultativo para quem tem mais de 65 anos. Pela lei atual, o voto é obrigatório para quem tem até 70 anos. A matéria será ainda apreciada em plenário.

Mais no UOL Notícias.

Fujimori é condenado a 25 anos de prisão no Peru

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 70 anos, foi condenado nesta sexta-feira a 25 anos de prisão pelas mortes de 25 pessoas e por sequestros durante o seu governo (1990-2000). Ele é o primeiro líder eleito democraticamente na América do Sul a ser condenado por abusos dos direitos humanos.

Mais no UOL Notícias.

Em Minas já se diz: “Olha o Tucanoduto de volta”

É inacreditável como as autoridades e dirigentes das estatais mineiras encontram-se à vontade para a prática de irregularidades. Minas Gerais realmente se transformou em Pasárgada, a terra onde sendo amigo do Rei tudo é possível.

Depois da investigação realizada pela Procuradoria Geral da República no ano 2000, onde se apurou o enorme esquema montado pelo Secretário da Presidência da República no período de FHC, Eduardo Jorge, para favorecer a empresa Montreal Informática, que mantinha diversos contratos com empresas do governo federal, inclusive com o Ministério da Justiça, sem qualquer licitação, os administradores públicos seriam mais cautelosos.



Vejam mais no Novo Jornal

Argentina enfrenta surto inédito de dengue

Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde da Argentina apontam que o país registrou 7.415 casos de dengue desde o início de 2009, no que está sendo considerado um surto histórico da doença no país.

O número de mortos pela doença já teria chegado a nove, segundo a imprensa local, mas o governo fala em apenas duas mortes por dengue hemorrágica confirmadas em todo o país.

Notícia completa na BBC Brasil.


FMI pressiona leste da UE a adotar o euro

Ainda que os líderes globais tenham elogiado o sucesso da cúpula do G20 na semana passada, os desafios da Europa oriental continuam existindo. Em meio a uma recessão que se aprofunda, Ucrânia e Letônia, dois Estados que já estão em programas do FMI, recentemente recusaram-se a aprovar as reformas exigidas pelo FMI. Um terceiro país, a Hungria, está com dificuldades para criar um governo capaz de implementar as reformas.

O relatório do FMI foi compilado para apoiar uma campanha de Reconstrução e Desenvolvimento do Fundo, do Banco Mundial e do Banco Europeu para persuadir a UE e os Estados do leste europeu a apoiarem uma estratégia anti-crise de amplitude regional, incluindo um fundo de resgate regional. A campanha fracassou em meio a uma oposição generalizada tanto dos Estados do oeste quanto do leste europeu.

Texto completo do Financial Times, no UOL.

Juca e os fora-da-lei (Rouanet), por Maurício Thuswohl

(...)
Um dos pontos positivos mais marcantes do atual governo é o trabalho desenvolvido no Ministério da Cultura para dar maiores oportunidades de expressão artística e cultural a regiões e populações culturalmente “ilhadas” ou marginalizadas de norte a sul do Brasil. Neste sentido atuou desde o primeiro momento o ex-ministro Gilberto Gil, que soube enfrentar com coragem e serenidade a onda de protestos e resistência surgida no seu próprio meio, a elite cultural brasileira. Nesse embate, Gil perdeu umas e ganhou outras, mas jamais recuou da intenção de realizar o “Do-in cultural” que prometera ao país assim que assumiu o ministério.



Vejam o texto completo no Portal da Fund. Perseu Abramo

Quem é democrata no Brasil?

Quem tem as mãos sujas de sangue pelo comprometimento com a repressão da ditadura, como a FSP (Força Serra Presidente), deveria calar sobre tudo o que tenha a ver com aquele período, pelo menos até esclarecer as gravíssimas acusações do livro de Beatriz Kushnir, Cães de guarda (Boitempo), de que a empresa dos Frias emprestou carros para acobertar operações da Oban.

Acontece que o jornal tem que desempenhar seu papel de release da campanha do governador de São Paulo à presidência – em que o editor chefe participa do QG da campanha, os editores, colunistas e jornalistas fazem seu papel, alguns fingindo que criticam o governo pela esquerda, outros assumidos como direitistas. A empresa dos Frias está nervosa, FHC está nervoso, o candidato está nervoso, Tasso e o resto da elite tucana estão nervosos.


Vejam o texto completo do professor Emir Sader na Agencia Carta Maior

Governo Yeda destroça saúde no RS



Direto do RS Urgente.

Folha eleições 2010

A “ditabranda” da Folha de São Paulo está dando frutos. E frutos contundentes. A capa de domingo - provavelmente a edição mais lida de todos os veículos de comunicação impressos do país na semana - trata a candidata de Lula como uma criminosa. Não falo aqui de subjetividades. A coisa é tão forte que já se tornou uma agressão bastante objetiva.

Mais no Jornalismo B.

TESES QUE RESISTEM AOS FATOS

Denise Nunes, para Correio do Povo

Se alguém espera mea culpa no Fórum da Liberdade, o primeiro após o caos global, há risco de frustração. Embora boa parte do mundo atribua a atual crise à política neoliberal e à chamada economia de mercado, os defensores do modelo não se abalam. No almoço de abertura da 22ª edição do evento houve até alerta para os riscos do intervencionismo. O alerta é coerente com a defesa do Estado mínimo ou enxuto. Mas, em plena crise, quando as intervenções governamentais se deram justamente para socorrer bancos, indústrias e tentar manter pelo menos algum grau de consumo e emprego em uma economia tombada pela especulação financeira, fazê-lo soa um tanto estranho. E ingrato, se considerarmos que houve brados privados por intervenção. O ex-presidente mexicano Vicente Fox foi mais longe. Após criticar governos que considera personalistas (Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua), garantiu serem os liberais os entendidos sobre os bons rumos do desenvolvimento.

El misil Taepodong y satélite Kwangmyongsong 2

Corea del Norte tiene todo el derecho a lanzar sus propios satélites. Tantos como quiera. Además, las armas defienden la paz y soberanía de la República, sin ellas, EE.UU. ya hubiera invadido Corea.

Vejam o texto completo no KAOSENLARED.NET



O livro "Para entender a Internet" está disponível para download

Por Redação [Segunda-Feira, 6 de Abril de 2009 às 17:42hs]

O livro "Para entender a Internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede" é formatado para atender a um público com pouca familiaridade com a Internet. A publicação é uma coletânea da qual participam 38 autores, todos protagonistas em seus campos de atuação no ambiente web, como, por exemplo, Sérgio Amadeu, ativista do movimento do software livre e Ronaldo Lemos, um dos ativistas brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente, que explica o que é o Creative Commons, entre outros.


Vejam na Revista Fórum (mais o link para o download)

Entrevistado acusa fraude em matéria da 'Folha' sobre Dilma

A Folha de S.Paulo preparou uma “armadilha” para a Dilma usando uma entrevista que concedi a uma das suas repórteres da sucursal de Brasília.

Por Antonio Roberto Espinosa*

Encaminhei a carta abaixo à redação. E peço que todos os amigos que a façam chegar a quem acharem necessário: redações de jornais, revistas, emissoras de TV e pessoas que talvez possam ser afetadas ou se sintam indignadas pela má fé dos editores do jornal. Como sabem, sou favorável à transparência, por achar que a verdade é sempre o melhor caminho e, no fundo, revolucionária.


Vejam o texto da carta do Espinosa no Vermelho

segunda-feira, 6 de abril de 2009

6% dos brasileiros concentram toda a renda do País

"Os meios de produção de riqueza do país estão concentrados nas mãos de 6% dos brasileiros. De cada 20 brasileiros, apenas um é dono de alguma propriedade geradora de renda: empresa, imóvel, propriedade rural ou até mesmo conhecimento."

Mais no RS Urgente.

Ponte de gelo na Antártica se rompe e causa temores sobre clima

Uma ponte de gelo que liga um bloco do tamanho da Jamaica a duas ilhas da Antártica rompeu-se, informaram pesquisadores neste final de semana.

Cientistas afirmam que o rompimento pode indicar que o bloco Wilkins, como é conhecido o território, flutuará livremente, o que seria um sinal das mudanças provocadas pelo aquecimento global.

Mais na BBC

domingo, 5 de abril de 2009

GETÚLIO E A REVOLUÇÃO CUBANA

Muitas vezes para se entender melhor os dias de hoje é importante mergulhar em fatos da história. No caso brasileiro, o início dos anos 50 é sintomático. Recentemente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja gestão foi uma das maiores tragédias da história republicana, voltou-se contra a Era Vargas. Cardoso queria a todo custo acabar com os resquícios desse período, não só privatizando estatais a preço de banana, como também flexibilizando a legislação trabalhista. Neste caso, não teve força política. Hoje, alguns empresários que se consideram modernos e têm muito espaço na mídia continuam a pressionar no sentido de alcançar o objetivo contra os trabalhadores.

Vargas, mesmo não sendo de esquerda, teve um destacado posicionamento antiimperialista, como demonstra a sua carta-testamento divulgada logo após o suicídio em 24 da agosto de 1954, provocado pela direita então conhecida como entreguista. Getúlio na ocasião não foi entendido por alguns setores que se consideravam revolucionários.

Vejam o texto completo do Direto da Redação

Filme pró-software livre afirma que 'Matrix' roda em Windows

The Matrix, produção cinematográfica norte-americana e australiana de 1999, dirigida pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves, no papel de Neo, ganhou uma versão pró-software livre no Youtube. O filme, de quase quatro minutos, não deixa nada a desejar com relação ao original. Na paródia ao sucesso de bilheteria, a Matrix “é o mais avançado programa já criado para o Windons”, responsável por “subjugar a humanidade e sugar sua energia”.


Vejam mais no Vermelho

Na manifestação pró-Yoda, quem tem barba é petista

Apenas fimávamos, quando fomos "identificados", passaram a nos fotografar, membros da juventude do PSDB nos assediavam, pressionavam, ficou impossível permanecer no meio das pessoas.
"Sou jornalista, não sou de nenhum partido, estou trabalhando!" - tentava explicar em vão.
Saímos do cordão de isolmento, a governadora sairia do palácio para cumprimentar sua claque devidademente uniformizada. Eu me direcionava pela calçada com a câmera em mãos, quando fui atingido por uma pedra.
Falamos com um brigadiano, pedimos que ele observasse nossa saída dali porque não nos sentíamos seguros.
Rumamos pela Duque em direção ao rio. Ainda gravamos depoimento para a câmera contando o que havíamos passado.
Terminamos e fomos empurrados por um "cidadão" que passou em nossa frente e tirou algumas fotos no celular, quando fui ligar a câmera, ele e um outro gurizote, estagiário, certamente, identificados com crachá, entraram pela porta lateral da Assembléia e nos deixaram sob os olhares de um capanga que nos seguiu por mais meia quadra.

Veja todo o depoimento no Alma da Geral.