sábado, 16 de março de 2013

Privataria tucana ressuscita e quer entregar o pré-sal

Nos anos 1990, o governo Fernando Henrique Cardoso vendeu por cerca de cem bilhões de dólares um portfólio de patrimônio público que, à época, valia, no mínimo, o triplo. Para que se possa mensurar o tamanho do roubo de patrimônio, a mineradora então chamada Vale do Rio Doce foi vendida a estrangeiros por cerca de um ano de faturamento. (...)
Clique Aqui  para ler mais (via Blog da Cidadania)

EUA continuam financiando planos golpistas contra Cuba




Durante o mandato de Obama, a Usaid e o Departamento de Estado concentraram o patrocínio de programas subversivos contra Cuba
Carlos Latuff
O Ministério de Relações Exteriores de Cuba denunciou, nesta sexta-feira (15), que os Estados Unidos destinaram 205 milhões de dólares, entre 1996 e 2011, para propagandas dedicadas a promover um golpe de Estado em Cuba.   


Vejam mais em PATRIA LATINA

Inglaterrra prende envolvidos em espionagem. Aqui jornalistas nem sequer são convocados a depor



Quatro jornalistas e ex-jornalistas do Mirror Group Newspaper foram presos nesta semana na Inglaterra por possível envolvimento em grampo ilegal de telefones celulares no Reino Unido. Três homens e uma mulher estão detidos. Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, eles estão arrolados no inquérito que investiga a interceptação de mensagens eletrônicas entre 2003 e 2004, que teria atingido diversas personalidades inglesas, inclusive da família real.

Foi a primeira prisão de jornalistas e ex-jornalistas do grupo de comunicação por escutas ilegais, um escândalo que se concentrava no News of the World, de Rupert Murdoch, jornal que o magnata australiano das comunicações fechou em 2011, depois da série de denúncias sobre esta espionagem.  

Vejam mais no blog do ZÉ DIRCEU

Acusados de crimes na ditadura argentina homenageiam novo papa em julgamento

Grupo de militares julgados por atrocidades na prisão clandestina de La Perla trajavam lacinhos com cores do Vaticano   

 Um grupo de militares acusados de crimes contra a humanidade durante a ditadura argentina (1976-1983) apareceu nesta quinta-feira (14/03) em audiência realizada em um tribunal na cidade de Córdoba, trajando broches do Vaticano no lado esquerdo do terno, em alusão à eleição ocorrida um dia antes do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para o novo papa da Igreja Católica. 
   

Vejam mais em OPERA MUNDI


Novo papa ajudou ditadura argentina, reitera jornalista

Horacio Verbitsky confirma que Jorge Mario Bergoglio entregou sacerdotes ao regime militar

O jornalista Horacio Verbitsky, autor de diversos livros sobre a ditadura argentina e a Igreja Católica, confirmou, em entrevista a Opera Mundi, que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, eleito novo papa nesta quarta-feira (14/03), colaborou com o regime militar de seu país.

“Ele ajudou a ditadura desarmando o trabalho social que os jesuítas faziam nos bairros pobres, apoiando [Emilio Eduardo] Massera [comandante da Marinha e integrante da Junta Militar] na luta interna com [Jorge Rafael] Videla [ditador do país entre 1976 e 1981] e entregando os sacerdotes mais comprometidos, que foram sequestrados e o acusam de deixa-los desprotegidos”, afirmou Verbitsky. 


Vejam mais em OPERA MUNDI

sexta-feira, 15 de março de 2013

Outros Chávez virão!

Seu exemplo e coerência seguirão animando os lutadores populares em todo o mundo e incomodando os nossos inimigos

13/03/2013

Editorial da edição 524 do Brasil de Fato

Guiorgui Plekhanov (1856 – 1918) nos deixou a obra clássica O Papel do Indivíduo na História, onde enfrenta um dilema fundamental. Se para a concepção materialista da história “o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual”, se não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência, qual é, então, o papel do indivíduo na história?

Vejam mais em BRASIL DE FATO

Mídia ocidental ‘prepara’ guerra contra a Coreia do Norte

As agências de notícia e os grandes jornais da Europa e dos EUA já fizeram isso quando inventaram fatos sobre Saddam Hussein antes de os norte-americanos invadirem o Iraque. A estratégia é difamar o adversário para ‘ganhar’ a opinião pública internacional. Na mídia, Kim Jong-um é retratado como um insano ‘Doctor Evil’ e o povo norte-coreano, como loucos que matam crianças para saciar a fome.

Em nota, Altercom cobra justiça no assassinato de jornalista em MG

A Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), da qual ‘Carta Maior’ é integrante, divulgou nota em que condena o assassinato do jornalista Rodrigo Neto, em Minas Gerais. A entidade exige que crimes contra jornalistas e blogueiros não permaneçam impunes no Brasil. Leia a nota na íntegra.

Família de Herzog recebe nova certidão de óbito

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
 
São Paulo – A família de Vladimir Herzog recebeu hoje (15), durante ato público da 68 ª Caravana da Anistia, organizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o novo atestado de óbito do jornalista, torturado e morto nas dependências do DOI-Codi, em 1975, durante a ditadura militar. O novo atestado aponta como causa da morte lesões e maus-tratos sofridos por Herzog durante interrogatório no DOI-Codi. Na versão anterior, sustentada pelo Exército na época, a causa apontada foi asfixia mecânica por enforcamento, indicando que o jornalista teria cometido suicídio. 

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 13 de março de 2013

Os anúncios publicitários mais machistas da história


No entanto, apesar de que a publicidade ainda considere que as mulheres são as únicas que utilizam artigos de asseio ou sanitários, empresas como Kellogg's e Kenwood levaram o termo 'machismo' níveis insuspeitados entre os anos '50' e '80'. 
Você imagina como era a percepção do homem e da mulher nos cartazes publicitários do passado? Conheça-os na seguinte coletânea de Owni.eu.  
 

Vejam mais no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

A exploração sexual da mulher no século XXI


Larissa Ramina


A pobreza é um dos principais fatores para vulnerabilidade a qualquer tipo de exploração. No caso do tráfico de mulheres, esse fato adquire um valor particular, vez que muitos estudos concordam que a pobreza é mais recorrente em mulheres.   

Vejam mais em CARTA MAIOR

Os tucanos a serviço de grupos estrangeiros e de uma minoria de olho na renda do petróleo


A montanha pariu um rato. Quem acompanhou ou leu a respeito tem uma definição diferente para o convescote tucano ontem em Brasília? Deu em nada o seminário deles "Recuperar a Petrobras é o nosso desafio - A favor do Brasil, a favor da Petrobras". Provou que eles não têm nada a falar. Dai vêm com essa história de que aumentou a importação de derivados de petróleo.

Ora, aumentou porque se ampliou o consumo, porque o Brasil cresceu como nunca nos 10 anos de governos Lula/Dilma Rousseff, do PT. 


Vejam mais no blog do Zé Dirceu

terça-feira, 12 de março de 2013

Vale do Aço: Durval Ângelo diz que jogaram uma cabeça decapitada no quintal de um capitão

Na última sexta-feira o jornalista Rodrigo Neto foi assassinado em Ipatinga, Minas Gerais, região conhecida como Vale do Aço. O jornalista  foi surpreendido por dois pistoleiros no começo da madrugada. A história mais completa você pode ler aqui. Uma semana antes de ser morto, Rodrigo Neto teria procurado o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Durval Ângelo (PT). Nesta entrevista exclusiva para o blog, concedida ao jornalista Felipe Rousselet, Durval Ângelo fala de como a situação no Vale do Aço está completamente fora de controle. E relata a história de um capitão que investigava assassinatos realizados por policiais e que mudou de cidade porque teve uma cabeça decapitada jogada no quintal de sua casa. Trata-se de um relato impressionante.


Confira no Blog do Rovai.

Uruguai defende legalização da maconha perante a ONU

O Uruguai defendeu nesta terça-feira (12), perante a Comissão de Drogas da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto de legalização da maconha que está sendo discutido no país. A delegação uruguaia afirmou que as políticas “proibicionistas” aplicadas nos últimos 50 anos precisam ser revisadas internacionalmente, pois não foram eficazes.



Continue lendo no Sul21.

Último presidente da ditadura militar argentina é condenado à prisão perpétua

A Justiça argentina condenou nesta terça-feira (12/03) à prisão perpétua Reynaldo Bignone (foto), último presidente da ditadura militar do país, por crimes contra a humanidade cometidos no centro clandestino de Campo de Maio.

As penas impostas pelo Tribunal Federal 1 de San Martín correspondem aos crimes cometidos contra 23 vítimas, entre elas sete mulheres grávidas, nas instalações de Campo de Maio durante a última ditadura argentina (1976-1983).

No processo, foram ainda condenados à prisão perpétua os ex-militares Omar Riveros, Luis Sadi, Eduardo Oscar Corrado e Carlos Tomás Macedra.



Leia mais no Opera Mundi.

Fidel diz que Cuba perdeu o seu melhor amigo com a morte de Chávez

Em um artigo no jornal Granma, Fidel descreveu Chávez como o melhor amigo de Cuba ao longo de sua história e afirmou que a notícia de sua morte "golpeou com força" os cubanos.


Mais na BBC Brasil.

#RevoltadoBusão: Militantes de partidos políticos e movimentos sociais são investigados pela polícia potiguar

O RN parece viver tempos sombrios.  Como nos dias da ditadura, militantes políticos - de partidos e movimentos sociais - são investigados e monitorados pela Polícia devido à sua ação pública.
No contexto da investigação sobre a queima de ônibus durante a #RevoltadoBusao em setembro passado, eu e outros companheiros fomos elevados à categoria de investigados pela Polícia - ainda que não esteja exatamente claro qual crime a nós é atribuído, a não ser a cobertura ou a participação nos eventos.
 
 
Continue lendo no blog do Daniel Dantas.

Aécio não declara nenhum carro em seu nome, mas Joaquim Barbosa coloca culpa no banco, por ocultação de bens

Oficialmente, o "pobre" Aécio Neves (PSDB-MG) nem sequer tem carro, conforme declaração de bens ao TSE. Na vida real, leva uma vida nababesca usando uma frota de carros importados de alto luxo, cujas despesas são descarregadas na rádio de sua propriedade, num suposto caso clássico de ocultação de patrimônio e sonegação fiscal.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

   
  

Misterioso "suicidio" de ex piloto de la CIA involucrado en caso Irán-Contras

El extraño fallecimiento de Phillip Marshall, ex piloto involucrado en el escándalo Irán-Contras durante el gobierno de Reagan, despertó la alarma de varios investigadores independientes.

Marshall apareció muerto junto a sus dos hijos a inicios de febrero, en un incidente catalogado por los medios oficiales como un asesinato-suicidio. El crimen ocurrió al interior de su vivienda, ubicada en el condado de Calaveras, California.


Confira no Opera Mundi (em espanhol).


Ou pelo Google Tradutor.

Justiça declara inconstitucional mais uma fundação de saúde no RS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu por unanimidade que a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo funciona de forma inconstitucional desde a sua criação, em 2009. O julgamento ocorreu na segunda-feira da semana passada (4) e os desembargadores declararam que a Lei Municipal 1980/2009 – que transformou o antigo Hospital Municipal de Novo Hamburgo em fundação de direito privado -, fere a Constituição Federal. O caso já é o segundo envolvendo fundações e prefeituras gaúchas, além de ser uma prática cada vez mais comum às gestões municipais brasileiras. Diante do não cumprimento dos 12% dos orçamentos estaduais para a Saúde, os gestores estariam buscando terceirizações como forma de diminuir os gastos públicos. Os sindicatos dos profissionais da saúde pressionam para evitar o que consideram privatização da saúde pública e perda da qualidade dos serviços oferecidos à população.
A decisão do TJ-RS na última semana foi a partir do julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada contra a lei que transformou o Hospital Municipal de Novo Hamburgo em Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Por unanimidade, os desembargadores declararam a inconstitucionalidade, sob o fundamento de que não há lei complementar de caráter federal regulamentando a esfera de atuação das fundações públicas, motivo pelo qual pessoa jurídica de direito privado não está autorizada a prestar serviços públicos essenciais como os da área da saúde.


Confira no Sul21.

‘Época’ e ‘Veja’ entre facciosismo e demonização

As duas revistas semanais brasileiras com maior circulação – Veja (13/3) e Época (11/3) – coincidiram em dedicar a capa ao antichavismo, embora se trate de reportagens diferentes. Na Veja, insulto, desprezo, panfletarismo truculento (“Chávez, a herança sombria”; “A maldição da múmia”). Na Época, um tom mais comedido, apuração menos superficial, embora o título da reportagem, no interior da revista, seja uma patacoada verbal metafórica: “À sombra de um corpo embalsamado”.
Em ambas, uma foto semelhante na capa: só a metade direita do rosto de Chávez visível.  Em ambas, a mesma finalidade: apresentar os anos Chávez como uma espécie de catástrofe que se abateu sobre a Venezuela, o presidente como um tirano, o povo como massa ignara. Em ambas, ausência total de background histórico.


Continue lendo no Observatório da Imprensa.

O desafio de compreender Hugo Chávez

Hugo Chávez ha empezado en Venezuela un cambio que genera dificultades para la interpretación de los científicos sociales acostumbrados a teorías importadas de EE.UU. y Europa: el ejercicio del poder en una democracia no tiene que ser hecho a partir de élites preparadas, sino que puede se basar en la participación de las masas organizadas.
Habíamos leído en las Facultades de Ciencias Sociales que el poder es ejercido por élites que compiten en el sistema electoral. Habíamos aprendido que las masas sólo pueden existir como objeto (jamás sujetos) del poder y en teoría sería bueno que sea así en beneficio de la salud democrática: para las teorías de las élites, por ejemplo, una minoría debe ocupar el poder y ejercerlo de manera a responder demandas de la sociedad. Este sería el clásico sistema de inputs y outputs. Para esta línea de pensamiento, mucha gente participando de la política puede generar un “exceso de democracia” que amenaza a la propia democracia, como suele decir el pensador norteamericano Samuel Huntington. Es decir, hay demasiada gente; gente que no debía estar ahí.


Confira o texto do sociólogo Felippe Ramos, na América Economia (em espanhol).

Ou na tradução do Google.