sábado, 12 de setembro de 2015

Secretária da OAB morta em 1980 foi vítima de agentes do Exército

A secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lyda Monteiro foi assassinada em 27 de agosto de 1980, por agentes do Centro de Informação do Exército (CIE), ao abrir uma carta-bomba, revelou hoje (11) a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio), vinculada ao governo do estado. A correspondência era endereçada ao então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes, mas foi aberta por Lyda, secretária dele. Na época, a OAB denunciava desaparecimentos e torturas de perseguidos e presos políticos.
Com base em depoimentos de testemunhas, fotos e retratos falados, a comissão identificou a participação do sargento Magno Cantarino Motta, codinome Guarany, que entregou a bomba pessoalmente na sede da OAB; o sargento Guilherme Pereira do Rosário, que confeccionou a bomba e o coronel Freddie Perdigão Pereira, que coordenou a ação. Guarany é o único vivo entre eles.

Confira na Agência Brasil, via Jornal GGN

O MP pode investigar

Em qualquer lugar do mundo, o título acima causaria estranhamento. Como assim? O Ministério Público sempre pode investigar crimes e iniciar a persecução penal. Esse é o seu papel nos modelos acusatórios.
Mas durante muito tempo certa doutrina questionou essa atribuição do Ministério Público brasileiro.
Nesta semana de setembro de 2015, o STF publicou o acórdão do RE 592.727/MG, no qual a Corte Suprema reconheceu o poder investigatório do Ministério Público, (...)


Confira no Blog do Vlad, via Jornal GGN.

Nardes é investigado pela Operação Zelotes

Investigadores da Operação Zelotes detectaram indícios de envolvimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes no esquema de corrupção de tráfico de influência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), espécie de tribunal que avalia débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, parte do inquérito, com referências ao ministro, foi remetida à Procuradoria-Geral da República, que avalia se cabe um pedido de investigação perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Como integrante do TCU, Nardes tem prerrogativa de foro.


Confira no Correio do Povo

Chile recorda os 42 anos do golpe de Augusto Pinochet

O Chile lembra nesta sexta-feira (11) o golpe de Estado que derrubou em 1973 o governo de Salvador Allende instaurando a ditadura de Augusto Pinochet, ainda com dívidas na busca por verdade, justiça e reparação, disse a presidente chilena, Michelle Bachelet.
Apesar das expectativas dos grupos de direitos humanos e de setores da coalizão governante, o discurso de Bachelet terminou sem anúncios sobre uma prisão especial para repressores que desperta a rejeição dos familiares de desaparecidos.

Confira no G1

Obama faz minuto de silêncio pelo 11 de setembro

O presidente Barack Obama e sua esposa Michelle fizeram nesta sexta-feira nos jardins da Casa Branca um minuto de silêncio para marcar o 14º aniversário dos ataques de 11 de setembro, que deixaram cerca de três mil mortos. O momento de silêncio aconteceu às 08h46min (09h46min de Brasília), o momento exato em que o primeiro avião atingiu a torre norte do World Trade Center (WTC) em Nova Iorque.


Leia mais no Correio do Povo

Quem vai cuidar dos futuros médicos que fizeram blackface?

Alunas de um curso de medicina fizeram uma foto com os rostos pintados de negro durante uma competição universitária no interior de São Paulo e publicaram-na nas redes sociais.
Não era uma brincadeira inofensiva. Os comentários que vieram logo a seguir da hashtag #pestenegra estavam recheados de preconceito. Eram cretinices do gênero “Inclusão social ahahahahahha” ou “Negritudes”.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Qual a real importância do grau de investimento?

Qual a importância do grau de investimento, uma classificação que alegadamente norteia decisões de investidores estrangeiros?
Para a imprensa, depende.
Em 2008, no segundo governo Lula, o Brasil ganhou o grau de investimento da agência S&P, algo que não acontecera nos oito anos de FHC, aliás.
A imprensa tratou o assunto com frieza glacial. Não houve rojões, não houve elogios, não houve nada.
A Folha disse que a elevação do Brasil vinha num “momento de descrédito” para as agências.
Agora, sete anos depois, quando o Brasil volta um degrau na escala da S&P, o grau de investimento vira a coisa mais importante do universo.

Confira o texto de Paulo Nogueira no Diário do Centro do Mundo.

O Banco Central tornou-se um solista sem maestro

A economia precisa necessariamente de ser vista de forma sistêmica, assim como o organismo humano.
Um nefrologista não pode tratar da doença do seu paciente se não souber analisar as implicações do tratamento sobre seu organismo.
***
O equilíbrio econômico é assim, depende da combinação correta de um conjunto de políticas: a tributária-fiscal, a monetária, a cambial, a salarial, todas interdependentes.
Dependendo das circunstâncias, prioriza-se alguma dessas políticas e as demais se ajeitam em torno da prioridade maior.
***
Cabe ao Ministro-maestro compatibilizar as diversas políticas, afim de se obter o equilíbrio,
Em alguns momentos, esse papel foi do Ministro da Fazenda. Foi assim no governo Jango, com Celso Furtado, Castelo Branco, com Otávio Gouvêa de Bulhões, Médici, com Delfim Netto. Outras vezes pode ser o Ministro do Planejamento, como foi no governo Figueiredo, com Delfim. Mas tem que ter o maestro.
***
O grande nó do governo Dilma é que não existe esse maestro.

Confira o texto completo no Blog do Luís Nassif

A fantasiosa ‘crise militar’

Uma matéria publicada em O Estado de S.Paulo dava conta de uma “histeria coletiva” nos quartéis por conta de um decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, pelo qual se retiram poderes dos comandantes militares para delegá-los ao ministro da Defesa.
Entre eles, competência para assinar atos relativos a pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos; reforma de oficiais da ativa e da reserva; promoção aos postos de oficiais superiores; e nomeação de capelães militares.
Ou seja, por ato administrativo legal, Dilma tirou atribuições de subalternos e as deu ao chefe deles, o ministro da Defesa.
Realmente, um escândalo.

Confira o texto de Leandro Fortes no Diário do Centro do Mundo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O que está por trás da paixão dos jornais pelos bonecos de Lula e Dilma

E a Folha, em editorial, faz uma declaração de amor aos bonecos produzidos pela ultradireita.
Eles simbolizam, segundo a Folha, a “crescente ojeriza” dos brasileiros pelo PT.
Quer dizer: Dilma teve há seis meses 54 milhões de votos e se reelegeu para mais um mandato, o quarto consecutivo do PT.
Mas, segundo a Folha — que lutou tenazmente por Aécio ao lado dos demais jornais, rádios, tevês etc – o PT sofre de ojeriza aguda.
É uma maneira peculiar de ver as coisas.
Talvez a Folha devesse olhar para o espelho. Um jornal que foi admirado pelos brasileiros progressistas, dos quais era leitura obrigatória, é hoje abominado por esse público.
Os anos do PT no poder desmascararam a Folha. O jornal liberal mostrou ser tão conservador quanto o semimorto Estadão.
A cara da Folha, hoje, é uma mistura de seus colunistas Reinaldo Azevedo e Pondé.
Não surpreende, assim, o amor infinito pelos bonecos canalhas de grupelhos fascistas.

Confira o texto de Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo.

Para Dilma ouvir e pensar: a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra


Antes, havia a vegetação da Chapada do Ibiapaba, no Ceará, e a miséria. Aos poucos os miseráveis foram se juntando e há 27 anos o povoado foi elevado à condição de município de Croatá. Foi apenas para permitir aos políticos se apropriarem de um naco do Fundo de Participação dos Municípios e criar cargos remunerados para prefeito e vereadores.
A cidade efetivamente começou a nascer de doze anos para cá. O salário mínimo melhorou e, junto com o Bolsa Família, ajudou a irrigar as famílias locais, o Luz para Todos a inseri-los na civilização.
A nova renda criou um comércio local, ainda que acanhado. E migalhas do orçamento, plantadas em terra inóspita, permitiram que as pessoas fossem saindo das brumas da fome e da miséria e, no meio delas, nascesse o empreendedorismo. Não o empreendedorismo dos grandões locais mamando nas tetas do FPM, nem dos jovens bem concebidos e bem formados da capital, empreendendo em aplicativos para smartphones. Mas na pessoa de um funcionário municipal, o guarda Hélio. Ou melhor, o Maestro Hélio, com M maiúsculo.
Ele não lê partituras. Mas foi dotado de um talento especial que lhe permite conceber de ouvido arranjos complexos e descobrir de orelhada o talento oculto em alguns daqueles filhos da miséria e da seca. E, principalmente, da vocação de prepará-los para o mundo.
No começo, juntou algumas crianças tocando pífaro. Montou os arranjos, organizou os moleques para as primeiras apresentações. Depois, foi ampliando o grupo e descobriu as Leis de Incentivo à Cultura, estadual e federal, porque no município, mesmo, nada conseguiu. O prefeito boicota como pode, porque quer o apoio político da orquestra e o guarda Hélio não é adepto do prefeiturismo de coalizão.

Confira no Blog do Luís Nassif

domingo, 6 de setembro de 2015

Como o tio de Aécio foi beneficiado pela construção do aeroporto de Cláudio

Cheia de dedos, a Folha de S. Paulo deste sábado (5) revela que o tio-avô de Aécio Neves (PSDB), o ex-prefeito Múcio Tolentino, 90, usará parte do dinheiro que receberá de indenização do Estado de Minas Gerais para pagar um processo sofrido por ter usado indevidamente recursos do Estado de Minas Gerais. O caso está relacionado à construção do aeroporto de Cláudio, episódio que veio a público somente na eleição presidencial do ano passado.


Confira no Jornal GGN

Deputado que xingou servidores já teve assessora ‘fantasma’

O líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Boessio, que recentemente chamou os servidores públicos de vadios, em entrevista à rádio Spaço FM, já teve uma assessora que não cumpria o expediente, ou pelo menos parte dele, conforme o jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul, do dia 8 de julho deste ano.
Segundo a matéria, a assessora Milena Darsie Baldasso, 19 anos, contratada como cargo de confiança por Boessio, não aparecia na Assembleia e também era desconhecida pelos “colegas” de gabinete.
Leia mais no Jornal Já

Refugiados: Hungria, a face brutal da União Europeia

Centenas de pessoas refugiadas tomaram um comboio em Budapeste, com intenção de seguirem para a Áustria. Porém, na localidade de Bicske, perto da fronteira com a Áustria, o comboio foi bloqueado pela polícia húngara e todas as pessoas foram obrigadas a abandoná-lo. As pessoas que não eram imigrantes ou refugiados puderam seguir noutro comboio. Em Bickse há um chamado centro de detenção de imigrantes e é intenção das autoridades húngaras levar os refugiados para lá.
Alguns dos refugiados tentaram fugir, foram perseguidos e agredidos pela polícia da Hungria. Muitos outros resistiram a sair do comboio e todos resistem a ir de autocarro para o centro de detenção.

Confira no Esquerda.Net

Pai de jovem morto no metrô de SP contesta versão oficial

Testemunhas afirmam que Isaac, 17 anos, levou um soco no peito e um estrangulamento de dois seguranças do Metrô. Família diz que menor não tinha problemas de saúde, motivação utilizada pela companhia para explicar o caso
“Meu filho entrou com vida na estação do Metrô e, depois de agressões de seguranças, presenciadas por outros jovens que estavam com ele, saiu morto de lá”, afirma o azulejista pernambucano Gilberto Severo do Nascimento, de 47 anos. Na manhã da terça-feira (1), ele perdeu seu filho Isaac Tomé do Nascimento, de 17 anos, que tentava entrar embarcar no transporte coletivo sem pagar a tarifa de R$ 3,50. “Ele passou mal às 8h10, após as agressões dos seguranças, e só foi socorrido às 9h13 e veio a óbito às 9h30”, diz.
A versão policial, que gerou a revolta de Nascimento, é de que seu filho tinha problemas de saúde. Na data do ocorrido, o Metrô divulgou uma nota afirmando que “agentes de segurança do Metrô atenderam um jovem com mal súbito na estação Sé”. E que “o jovem foi levado ao pronto-socorro da Santa Casa, onde veio a falecer”. A família afirma que desconhecia qualquer doença de Izaque, inclusive cardíaca. “Estão tentando justificar a morte do meu filho”, diz Gilberto.

Confira no Jornal GGN