sábado, 13 de junho de 2009

TRIBUNAL ANULA ORDEM DE PRISÃO CONTRA MAFIOSO PRESO NO BRASIL

PALERMO, 13 JUN (ANSA) - Um tribunal de Palermo decidiu anular a ordem de prisão preventiva contra Leonardo Badalamenti, conhecido também como Carlos Massetti, que foi detido no Brasil no último mês de maio em uma operação internacional contra o crime organizado.
Considerado um dos chefes de uma associação mafiosa que tentava negociar títulos falsos no circuito financeiro internacional, Badalamenti é filho de Gaetano Badalamenti, conhecido como Dom Tano Badalamenti, um dos antigos chefões da máfia siciliana, morto em 2004.


Vejam mais em ANSA Latina

Gaddafi denuncia que la mujer recibe trato de “mueble” en el mundo árabe y musulmán

Moscú, 13 de junio, RIA Novosti. El líder libio y presidente de la Unión Africana (UA), Muammar Gaddafi, declaró que los hombres del mundo árabe y musulmán tratan a la mujer "como un mueble" y añadió que para cambiar esa situación es necesaria una "revolución femenina".

"En el mundo árabe e islámico la mujer es como un mueble que se puede cambiar cuando quieras y nadie te preguntará por qué", aseveró la víspera el líder libio en Roma ante un auditorio predominantemente femenino.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

AMBIENTE: Se acaba el tiempo para mitigar cambio climático

Por Julio Godoy

ROMA, 13 jun (IPS) - Nuevas investigaciones científicas sugieren que el cambio climático tiene lugar a un ritmo superior al previsto hasta ahora, alertaron expertos reunidos hasta este sábado en la capital italiana en el foro de la Organización Global de Legisladores para el Equilibrio Ambiental (Globe).

"Nos hemos quedado sin tiempo", dijo a IPS Ashok Khosla, presidente de la Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (UICN).


Vejam mais em IPS

Homenaje Internacional al 81º Aniversario del nacimiento del Che Guevara

Contará con la participación de los intelectuales sartreanos de America Latina y se puede escuchar en español, en el portal internacional de la Universidad sartreana de izquierda.

Intelectuales de Izquierda en defensa de la Humanidad, rendirán un tributo mundial al nacimiento del Che Guevara.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

El grupo Clarín y Youtube emprenden campaña de persecución a blogs politicos argentinos

El grupo Clarín, conglomerado mass mediático argentino ha iniciado una escalada de censura contra bloggers políticos argentinos suprimiendo videos y cuentas en Youtube.

El grupo alega derechos de copyright sobre declaraciones de funcionarios o noticias de interés general, que además de ser un disparate no tiene asidero legal en Argentina.

Youtube, por una cuestión de tamaño del Goliat mediático argentino o por solidaridad empresarial, ha suprimido videos, cuentas o ha intimado a usuarios con amenazas de sanciòn. El resto del espectro massmediatico argentino guarda solidario silencio ante estos atropellos de censura empresarial.

Vejam mas em Rebelión

Ícone do peleguismo cobrou Geisel por morte de Fiel Filho

Nos preparativos de seu 11º Congresso — que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho —, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo localizou telegrama do ex-presidente da entidade Joaquim dos Santos Andrade, o Joaquinzão, protestando contra o assassinato do operário Manoel Fiel Filho, no Doi-Codi, em 17 de janeiro de 1976.

No telegrama, datado de 20 de janeiro daquele ano, Joaquinzão — um dos maiores ícones do sindicalismo transigente e conciliador no Brasil — denuncia a violência contra presos políticos e cobra do general Ernesto Geisel, presidente da República (1974-1979), providência na apuração e punição dos responsáveis.

A mensagem lembra a morte ocorrida três dias antes, em repetição ao “lamentável episódio registrado mês de outubro de 1975 morte do jornalista Wladimir Herzog”. Joaquinzão manifestou “veemente protesto pelo ocorrido” e cobrou “enérgicas e imediatas providências” para “apuração dos fatos e punição rigorosa seus responsáveis”.


Vejam mais no Vermelho

Ordem de prisão para financiadores de terroristas na Bolívia

La Paz, 13 jun (Prensa Latina) O Ministério Público de Bolívia emitiu hoje ordem de prisão para os financiadores de uma célula terrorista neutralizada em abril em Santa Cruz de la Sierra.

De acordo com o promotor que investiga o caso, Marcelo Sosa, os mandantes seriam Hugo Achá e Alejandro Melgar, ainda que estes dois estejam foragidos nos Estados Unidos.

Também deverão ser detidos Luis Hurtado, Enrique Vaca, Héctor Laguna, Lorgio Balcazar e Juan Carlos Velarde.

Sosa explicou que a disposição será entregue às autoridades competentes e adiantou que, no caso dos cidadãos que fugiram do país, o governo poderá solicitar a colaboração da Polícia Internacional (INTERPOL).


Vejam mais em Prensa Latina-Agência Informativa Latino Americana

Propaganda enganosa do PSDB: o embuste de Serra nos Genéricos

"Como de filho bonito todo mundo quer ser o pai, em 1999 foi aprovada uma lei, que era praticamente uma regulamentação dos remédios genéricos. O então ministro da Saúde, José Serra, passou a dizer que ele era o autor da lei. Eu considero uma usurpação o que está sendo enfatizado pelo PSDB [em declarações recentes à imprensa]. Eles não têm fundamento legal nenhum para afirmar que foi por meio daquele partido que se implantou a política dos medicamentos genéricos no País."
Jamil Haddad
(PSB/RJ)

A corrupção tucana não atinge apenas os cofres públicos.

O atual embuste de José Serra (PSDB/SP) é a propaganda enganosa do PSDB, corrompendo a história dos medicamentos genéricos.


Vejam o texto completo em Os Amigos do Presidente Lula

Venezuela proíbe ciclamato de sódio, adoçante cancerígeno

Meios de comunicação apresentam como arbitrariedade de Chávez a retirada de refrigerantes da Coca-Cola que contêm um edulcorante nocivo à saúde. O ciclamato de sódio, proibido nos Estados Unidos e no Japão desde 1969, por ser indutor de câncer, foi também proibido na Venezuela. No entanto, é permitido na América Latina e em diversos outros países.

Leia de Pascual Serrano: La última prohibición de Chávez

Coca-Cola Brasil: Quais são os edulcorantes existentes nos refrigerantes da Coca-Cola?

Software censor obrigatório na China

Governo chinês obriga fabricantes a instalar de software censor em todos os computadores à venda no país. Pesquisadores denunciam vulnerabilidades causadas pelo software Green Dam.

* PC firms face China decree
* China's New Mandatory Censorware Creates Big Security Flaws

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Estudo do PSDB desmascara sua CPI

Ou seja, o PSDB sabe que a denúncia é um factóide, sabe que traz intranquilidade para o país em um momento de esforço nacional para superar a crise, sabe que lança suspeitas sobre o partido, de que os interesses em jogo são a regulamentação do pré-sal, mas segue em frente.

Veja o texto completo no Luís Nassif.

'O G8 morreu', afirma Celso Amorim em Paris

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta sexta-feira que o G8, o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo e mais a Rússia, "morreu".

"O G8 morreu. Não representa mais nada", disse Amorim, após um evento no Instituto de Estudos Políticos de Paris. "Eu não sei como vai ser o enterro, às vezes o enterro ocorre lentamente."

Reforma Agrária para os ricos

A MP 458 nada mais é do que um enorme empreendimento imobiliário a favor de grileiros contraventores (e outros interesses do capital) que se apropriaram do patrimônio público e contra as populações com legítimo direito às terras públicas arrecadadas pela União: posseiros, quilombolas, povos indígenas e outros sem terra. Dizer o contrário é desprezar as evidências de mais de trinta anos de pesquisas, encomendadas e pagas pelo próprio governo, para a avaliação de intervenções públicas supostamente voltadas às populações pobres e/ou vítimas do processo da expansão do capital no campo.

A justificativa dada pelo governo para editar a Medida Provisória 458 é o beneficio que a lei proporcionará aos pequenos posseiros estabelecidos na Amazônia Legal. Mas o motivo real dessa seqüência de normas está ligado evidentemente à opção feita pelo governo Lula a favor do desenvolvimento agrícola caracterizado pela implantação de enormes fazendas de gado, de soja, de cana-de-açúcar e de outros plantios — com óbvios impactos negativos sobre o meio ambiente. Elas evidenciam que o governo abandonou definitivamente a reforma agrária e adotou o modelo de desenvolvimento onde prevalecem os interesses dos capitais nacionais e internacionais consorciados no agronegócio.
Leia no Vi o Mundo.


Debelado foco guerrilheiro na USP

A Força Pública de São Paulo em um ato de bravura e dedicação ímpar a Pátria, venceu com brilhantismo e galhardia a feroz batalha contra os guerrilheiros comunistas que haviam tomado de assalto a USP e lá estabelecido um núcleo guerrilheiro em pleno território da prosperidade e do altivo progresso econômico que é essa verdadeira Suíça brasileira.

Ria se puder. Veja o relato do professor Hariovaldo Almeida Prado em seu blog. Visto via Biscoito Fino e a Massa.

Sobre-representação e eufemismos na MP da grilagem

A noite de quarta-feira, dia 3 de junho, o Senado da república deu uma aula de análise política. Não foi uma lição de atitude republicana, tampouco defesa da cidadania e nem do interesse nacional. O que se viu foi a materialização de dois conceitos: o de sobre-representação e o do eufemismo como arma do discurso. O primeiro conceito se encontra na “sinceridade” da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) que acumula o mandato pelo novo estado e também é presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O segundo, o eufemismo, se encontra nas palavras da nobre e ilibada senadora, ao afirmar que uma Medida Provisória de sua autoria, a MP 458, vai “dar segurança jurídica” para a Amazônia Legal.

Confira a análise de Bruno Rocha em Estratégia e Análise.

Agora vamos privatizar (doar) a Amazônia, principalmente para grileiros

Amazônia: uma questão militar

Por Mauro Santayana

O projeto, elaborado pelo ministro Mangabeira Unger, e alterado nas discussões interministeriais, de regularização da posse das terras amazônicas, já não era o melhor, e se complicou com as emendas acrescentadas pelos parlamentares. A questão prioritária da Amazônia é a da soberania, e nisso podemos duvidar do Congresso, que não parece submetido plenamente à vontade do povo. A ação parlamentar dos últimos anos não nos conforta: ela se faz mais pro domo sua, do que no interesse geral do país. No caso em pauta, Câmara e Senado, em sua maioria – embora, no Senado, fosse de apenas dois votos – agiram para atender aos interesses dos empresários do agronegócio e outros.

Leia o artigo de Mauro Santayana sobre a danosa MP da doação de área maior que a França dentro do Brasil para latifundiários grileiros.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Empresas de comunicação cerceiam a liberdade de informação

Esse fato aparece nitidamente também no editorial publicado hoje pelo jornal O Globo que afirma: “As perguntas, encaminhadas por escrito, são de propriedade do jornalista e do veículo a que ele representa”. Pela lógica desse argumento canhestro, se as perguntas são propriedade do veículo, as respostas também o são. A informação é, portanto, uma propriedade do veículo que se auto-intitula porta-voz dos interesses da sociedade. Cabe perguntar quem conferiu às empresas de comunicação (cujo principal objetivo é o lucro) esse título de representantes da sociedade. O editorial de O Globo invoca a Constituição brasileira. Pois bem, pela Constituição o que confere legitimidade à representação da sociedade é o voto popular. Não consta que tais empresas tenham sido eleitas para tal finalidade. O mais incrível é que o mesmo editorial critica a Petrobrás por “violar o direito da sociedade ser informada, sem limitações”. Leia-se: “viola o direito da sociedade ser informada por nós, empresas de comunicação, sem as limitações estabelecidas por nós”.

Texto completo no RS Urgente.

Un documento secreto de la CIA revela impresionantes antecedentes sobre el asesinato del ex presidente Frei

Las estremecedoras revelaciones del documento adjunto forman parte del archivo que mantiene la Agencia Central de Inteligencia, CIA, en la Embajada de los Estados Unidos en Santiago.
(...)

El segundo capítulo se inicia con una información hasta hoy desconocida.

En clave operativa, el asesinato del ex-Presidente Eduardo Frei Montalva, se denominó Operación Valquiria, el mismo nombre utilizado por los conspiradores que intentaron acabar con Adolfo Hitler, mediante un atentado con explosivos, el 20 de julio de 1944.

(...)

El informe agrega que Pinochet le encargó personalmente la planificación, desarrollo y ejecución de las operaciones Valquiria y Coihueco al entonces mayor Arturo Silva Valdés. A mayor abundamiento, sostiene que en ambas operaciones se utilizó personal activo y en retiro del Ejército, el cual fue traspasado, en palabras del documento, al servicio privado de seguridad de Agustín Edwards Eastman y Agustín Edwards del Río, “colaboradores e informantes de esta dependencia desde 1968”. Agrega que se utilizó como enlaces a Arturo Silva Valdés, Nelson Hernández Franco, Marcelo Sandoval, Nelson Román, Erika Silva y Eduardo Martínez Wogner.

Vejam o texto completo em Rebelion

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Radialista de direita confirma: "waterboarding" é tortura

Um apresentador de rádio direitista experimentou pessoalmente waterboarding ("afogamento simulado") para provar que não era tortura, mas teve que reconhecer: "absolutamente tortura".

Mancow Waterboarded, Admits It's Torture
(Notícia divulgada por Richard Stallman)

SENHOR CIDADÃO, QUE VIDA AMARGA!

Senhor Cidadão,
eu e você
temos coisas até parecidas:
por exemplo, nossos dentes,
da mesma cor, do mesmo barro.
Enquanto os meus guardam sorrisos,
os teus não sabem senão morder.
Que vida amarga!
("Senhor Cidadão", Tomzé)

Senhor Cidadão, não adianta colocares toda tua máquina de comunicação, inclusive a mídia que te é subserviente, para embaralhar os fatos, atirando sobre funcionários, professores e estudantes da USP a culpa pela batalha campal que teve lugar na Cidade Universitária, igualzinha àquelas dos tempos ásperos da ditadura militar, quando eu e você tínhamos coisas até parecidas: pelo menos nossos ideais, da mesma cor vermelha e moldados no mesmo barro da solidariedade para com os explorados.


Vejam o texto completo do Celso Lungaretti em seu blog Náufrago da Utopia

"La policía habría matado a los nativos y los habría arrojado al río"

Luego del desalojo de la carretera, según testimonio de una profesora de Bagua. Además, pide que gobierno investigue hechos con detenimiento.

Luego del desalojo de la carretera Fernando Belaunde Terry que dejó –oficialmente– 24 efectivos policiales y 9 nativos muertos, Delcy Roque, una de las profesoras de la zona, aseguró que existen testimonios de pobladores de la zona, quienes indican que la cifra de nativos muertos es mayor y que la policía había arrojado algunos cuerpos al río.

La República.pe

A dívida que nos governa

As políticas definidas para o Brasil são, há décadas, marcadas pelo que determina sua dívida pública. Ela é o argumento para que orçamentos sejam cortados, áreas sociais sejam penalizadas e legislações sejam mudadas.

Ao longo dos anos, ela passou por uma significativa mudança de perfil. Aos compromissos junto a bancos privados internacionais e instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), juntou-se uma explosiva dívida "interna", formada por títulos governamentais negociados semanalmente pelo Tesouro Nacional. Porém, essa mudança não alterou a principal característica do endividamento: o saque dos recursos públicos por especuladores nacionais e estrangeiros, que também podem livremente aplicar em títulos da dívida "interna". Entre 1995 e 2009, a dívida interna cresceu 25 vezes, tendo subido de R$62 mil milhões para R$1,6 MILHÃO DE MILHÕES, enquanto a dívida externa aumentou 80%, de US$ 148 mil milhões para US$267 mil milhões. A soma destas duas dívidas (valor da soma em R$) representa nada menos que 80% do PIB brasileiro (tudo que o país produz em um ano), e sobre a maior parte delas incidem taxas de juros altíssimas, muito maiores que as pagas pelos países ricos.

Vejam o texto completo em Resistir.info

A propósito del avance de la ultraderecha - Europa cría cuervos

Cuando en las elecciones europeas de 2004 hubo que dar una explicación a la altísima abstención en los países de Europa del Este, se recurrió a la siempre socorrida “falta de información” del electorado. Cinco años después vuelve a ser la abstención la protagonista de la jornada en toda Europa. Y vuelven a ser escandalosos los niveles de participación, sobre todo en la Europa del Este: Polonia (27,4%), República Checa (27,84%), Lituania(20,88%), Eslovenia (28,2%), Eslovaquia (19,64%) y Rumania (27,21%). Por no motivar, Europa no motiva ni a los euroescépticos organizados del partido Libertas, cuyo líder, el empresario irlandés Declan Ganley, no obtendrá ningún escaño.


Vejam mais em Rebelion

Venezuela no Mercosul: oposição insiste em adiar decisão

Na tentativa da oposição de adiar a decisão do ingresso da Venezuela no Mercosul, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), ao final da reunião desta terça-feira (9), sugeriu a realização de mais uma audiência pública para que ex-presidentes da República apresentem suas posições sobre o assunto. Ele propôs que sejam convidados Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor, todos declaradamente contrários à adesão. O relator da matéria é o senador tucano Tasso Jereissati (CE).

A oposição trabalha para protelar a decisão. E ganha o apoio histriônico do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que quer evitar que a Venezuela seja aceita no bloco, acusando o presidente Hugo Chávez de tentar implantar uma ditadura naquele país e exportá-la para o restante da América do Sul.


Vejam mais no Vermelho

Estudo da Câmara sobre internet colide com "Lei Azeredo"

O texto do projeto de lei de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que tipifica crimes cometidos na internet ganhou mais um crítico nesta semana. Dessa vez, a artilharia vem do próprio Parlamento, mais especificamente de um estudo conduzido pela Câmara dos Deputados a ser divulgado nesta quarta-feira (10), obtido pela Folha Online com exclusividade.

Alvo de polêmica, a "Lei Azeredo" traz um texto que especifica e penaliza os crimes cometidos por intermédio da internet.

O documento analisa a relação entre os meandros legislativos e a dinâmica da internet --e pede cautela quanto à composição de legislações relativas ao tema. "Nos casos em que, de fato, há novos delitos apenas possíveis pelo advento da rede, uma legislação pode ser necessária, mas sempre tendo em conta que a rede não tem fronteiras e que as soluções tecnológicas mudam o cenário muito rapidamente. Associar leis com a tecnologia em uso pode levar à sua rápida obsolescência", informa o estudo.



O texto continua na Folha Online.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sob polêmica, Obama transfere preso de Guantánamo para NY

O tanzaniano Ahmed Khalfan Ghailani, preso na base militar americana de Guantánamo, em Cuba, desde setembro de 2006, chegou an manhã desta terça-feira a Nova York, onde será julgado por seu suposto envolvimento no ataque a bomba às embaixadas dos Estados Unidos na Tanzânia e no Quênia que ocorreram em 7 de agosto de 1998.

Mais na Folha Online.

Shell pagará US$ 15,5 milhões por mortes de ativistas na Nigéria

A gigante do petróleo Shell concordou em pagar US$ 15,5 milhões de indenização a familiares de vítimas de abusos de direitos humanos na Nigéria.

O valor foi fechado como parte de um acordo extrajudicial que conclui uma ação coletiva movida contra a Shell nos Estados Unidos em 1995.

A empresa foi acusada em cortes americanas de cumplicidade na morte de ativistas nigerianos pela preservação do meio ambiente, entre eles o Nobel de Literatura Ken Saro-Wiwa, enforcado em 1995.

O caso foi levado à Justiça pelos parentes de Saro-Wiwa e de oito outros ativistas enforcados depois de condenados por um tribunal militar nigeriano. Os homens executados pertenciam ao grupo étnico Ogoni, do Delta do Rio Níger. Eles realizavam uma campanha pelos direitos do povo local e protestavam contra a poluição causada pela indústria do petróleo.

Mais na BBC Brasil.

Cara que quer governar o Brasil gosta de bater em estudantes


(N.E.) Único problema concreto: - ele, José Serra (PSDB), governa o estado de São Paulo e, com mais um monte de trolhas, está descendo paulada, tiro e bomba nos estudantes da USP, agora. Leia este depoimento de um aluno.

"A manifestação estava pacifica (dentro do possivel) com todos se dirigindo para a reitoria onde ocorreria a assembléia geral. De repente a galera se encontrou com uma viatura policial e começou a gritar (ainda pacificamente) 'fora pm do campus'. De repente uma menina tentou se aproximar dos pms pra entregar flores pra eles e eles, os pms, se revoltaram e espancaram a garota. Daí todo mundo foi pra cima deles (claro) e eles chamaram reforço. Dai a confusão começou, porque o reforço chegou atirando balas de borracha e bomba de gás. Sem dó. O pessoal tentou se refugiar na FFLCH com barricadas. A PM sitiou a faculdade, ninguém entra ninguém sai.
Continuam a jogar bombas sem parar"


Leia mais no blog do Idelber Avelar.

Continúan los piquetes indígenas en el norte de Perú

Los jefes indígenas que mantienen bloqueada una ruta en la Amazonia peruana lo dicen con claridad: "Mantendremos el corte hasta que el gobierno nos escuche". Unos 3000 nativos de 25 etnias realizan cortes, que aceptaron suspender por unas horas para calmar un poco la tensión.

Página/12

Partido Pirata Sueco elege eurodeputado

Nas eleições para o Parlamento Europeu ocorridas há poucos dias, o Partido Pirata sueco obteve 7.1 % de votos, conseguindo eleger pelo menos um deputado. Com a implementação do Tratado de Lisboa, o partido poderá ter dois eurodeputados.

Leia mais (em inglês):
* Pirate Party Wins and Enters The European Parliament
* How Pirates Shook European Politics

Europa à direita, América Latina à esquerda

(...)
A Europa se transformou em um bastião do conservadorismo no mundo, substituindo a tradicional postura solidária da esquerda no pós-guerra, pelo egoísmo consumista de agora. Promoveu sua integração para se posicionar melhor no mercado mundial, para virar mais ainda um continente fortaleza, fechado sobre si mesmo.

Vejam o texto completo do Emir Sader na Agência Carta Maior

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O boom do blog da Petrobrás

Eu estou acompanhado em detalhes a movimentação há 72 horas. Eu lhe digo: blogo há cinco anos e nunca vi nada igual. No Twitter, o @blogpetrobras acumulou miilhares de citações em umas poucas horas. O blog propriamente dito, em 12 horas, sem link de nenhum portal, recebeu 25.000 visitas (às 5 da manhã, eles estavam em 62.000; agora, em 87.000).

Uma rápida busca do Google Blog Search mostra uma proliferação de links absolutamente inaudita. As reações da grande mídia, inventando jabuticabas como a “pergunta em off” — que você desconstruiu muito bem — caem no ridículo até mesmo para pessoas muito simples.

De novo, o porteiro do meu prédio comentou: “uai, o jornalão quer segredo agora”? Uma leitora do Biscoito (a Aline, do excelente blog “Até aqui tudo bem”) notou o insólito fato de que um blog chapa-branca (um blog que se assume como chapa-branca, ou seja, a voz de uma empresa) tenha sido defendido e celebrado por uma legião de internautas independentes, e tenha mais credibilidade que os veículos da mídia.

O texto é de o Biscoito Fino e a Massa. Foi visto no Luís Nassif, lincado aqui.

O imperador e a vaga para deficientes

As estudantes de jornalismo Sacha Brasil e Maria Scodeler, da Universidade de Brasília, fizeram uma tocaia de quase um mês e flagraram os carros oficiais do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, estacionados, várias vezes, nas vagas destinadas a deficientes físicos da UnB. Mendes dá aula de Direito Constitucional na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados às segundas e quartas-feiras, das 10 horas às 11h50. Para tal, além do carro oficial com motorista que o conduz, se faz seguir por um outro, com seguranças. São dois Ômegas pretos, de última geração, um luxuoso comboio para que, enfim, o ministro saia às ruas.

A nota é do blog do Leandro Fortes. Foi visto no Luis Nassif (origem deste aqui). Linque do Campus, jornal experimental da UNB aqui.

Eleição marca fortalecimento da direita na Europa

Os partidos de centro-direita obtiveram bons resultados nas eleições para o Parlamento Europeu, fortalecendo sua posição como o maior bloco da casa, em contraste com o mau desempenho da esquerda.

Partidos de extrema-direita e com políticas anti-imigração também obtiveram ganhos. O comparecimento às urnas foi de apenas 43%, o mais baixo desde que as primeiras eleições diretas para o Parlamento, há 30 anos.

A centro-direita teve vitórias claras na França, Alemanha, Itália e Polônia. Já os partidos de centro-esquerda no governo da Grã-Bretanha, Espanha e Portugal tiveram resultados ruim.

O texto continua na BBC Brasil.


BLOG DA PETROBRÁS

ATENÇÃO, CARISSIMOS LEITORES DO BLOGOLEONE

NOTA DE CONFIRMAÇÃO DE ENDEREÇO DO BLOG DA PETROBRÁS.


O blog da Petrobrás está hospedado no seguinte endereço:


http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/



A direita "clonou" o blog da Petrobrás e está apresentando seu discurso entreguista e anti-petista (vejam a baboseira que escreveram à direita no início da página) num endereço muito parecido com o original (http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/2009/06/07/petrobras-de-olho-na-imprensa-nao-no-combustivel/#comment-73) . O desespero da quadrilha direitista que não se conforma com a recuperação da Petrobrás sob o governo popular apela para a falsificação e o anonimato para conseguir dividendos políticos e logicamente financeiros dos privateiros interessados no pré-sal.


Esta nota é de responsabilidade do editor Zejustino.

Emissário dos EUA chega a Israel para abrir 'posto avançado' da Casa Branca

Guila Flint
De Tel Aviv para a BBC Brasil

O emissário especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, chega nesta segunda-feira a Israel para abrir um escritório permanente em Jerusalém, que deverá fiscalizar a atuação do governo israelense na Cisjordânia.

Peru: matar os cidadãos com serenidade e firmeza






“Serenidade, firmeza” e matança de cidadãos que protestam para impedir que o Peru seja novamente colonizado por interesses puramente econômicos que ignoram a dramática e desigual realidade social do País.

Leia e veja mais no Diário Gauche.

Chomsky: a retórica do esquecimento de Obama na questão Israel-Palestina

Um título da CNN sobre a intenção de Obama para seu discurso no Cairo diz: "Obama deseja atingir a alma do mundo muçulmano". Talvez isso capte sua intenção, mas mais significativo é o conteúdo que a retórica esconde - ou, mais precisamente, omite.

Sobre Israel-Palestina - o discurso não apresentou nada de substância sobre outros temas -, Obama pediu que árabes e israelenses não "apontem dedos" uns aos outros ou "vejam este conflito somente de um lado ou de outro".

O terceiro lado, porém, são os EUA, que tiveram uma participação decisiva na manutenção do conflito. Obama não indicou que o papel dos EUA deveria mudar ou sequer ser avaliado.

Mais aqui, traduzido do New York Times.

Número de mortos em confrontos no Peru sobe para 42

YURIMAGUAS, Peru (Reuters) - O número de mortos subiu neste sábado após forças de segurança peruanas terem enfrentado índios nativos em confrontos que evidenciam a oposição à exploração na Amazônia e pode afetar a política favorável à investimentos do governo peruano.

Ao menos 42 pessoas morreram em protestos crescentes contra a exploração de petróleo e minas na região, que interromperam o fornecimento de alimentos e combustível e representam a pior onda de violência no atual governo do presidente, Alan Garcia.

Milhares de índios com arpões de madeira continuaram a bloquear as estradas da Amazônia peruana, prometendo continuar protestando se a polícia não suspender esforços de interromper as manifestações.

Mais na Reuters.

Líder islâmico pede à Al Qaeda que aceite oferta de Obama

O líder de um grupo islâmico que lançou uma insurgência no Egito na década de 1990 pediu neste sábado que a Al Qaeda e o Taliban considerassem uma abertura à oferta do presidente dos Estados Unidos e interrompessem os ataques contra civis norte-americanos.

Essam Derbala, membro da liderança do conselho da Al-Gama'a Al-Islamiya, ou Grupo Islâmico, fez o apelo depois de o presidente Barack Obama afirmar no Cairo na quinta-feira que deseja "um novo começo" nos laços entre Washington e o mundo muçulmano.

Mais na Reuters.

Morre em Barcelona o presidente do Gabão, Omar Bongo

O presidente do Gabão, Omar Bongo, morreu neste domingo aos 73 anos em uma clínica particular de Barcelona, informa o site do jornal francês "Le Point".

Fontes próximas a Bongo confirmaram à publicação que o chefe de Estado faleceu em consequência de um câncer.

Mais no Terra.

Coalizão governista declara vitória no Líbano

O líder governista Saad al-Hariri declarou que sua coalizão 14 de Março, apoiada pelo ocidente e contra a Síria, ganhou as eleições libanesas e a maioria no Parlamento do país.

A contagem de votos continua pela madrugada desta segunda-feira, mas alguns políticos do movimento rival 8 de Março, liderado pelo Hezbollah e apoiado por Síria e Irã, já admitiram a derrota através de declarações nas emissoras locais.

Continue lendo na BBC Brasil.

Tiroteio deixa pelo menos 18 mortos no México

Um confronto de duas horas em uma das cidades turísticas mais populares do México, Acapulco, deixou pelo menos 16 atiradores e dois soldados mortos na noite de sábado.

Outros soldados e pelo menos três civis que estavam no local, que é o bairro onde ficam os hotéis mais populares da cidade, ficaram feridos. Vários turistas foram retirados dos hotéis da região.

Notícia completa na BBC Brasil.

domingo, 7 de junho de 2009

Cartas da Petrobras para a Folha de S.Paulo

Carta 1 -Sobre notícia da Folha de S.Paulo: “Petrobras dá verba a ONG com seu chefe no Conselho” – carta enviada em 06/06/2009

Em relação à matéria “Petrobras dá verba a ONG com seu chefe no Conselho”, publicada pelo Jornal FSP, hoje, dia 06/06, a Petrobras esclarece que:

A Companhia não contratou o MBC. A Petrobras, assim como outras 64 empresas como Gerdau, Odebrecht, Natura, Fundação Brava, Votorantin, Souza Cruz, Nestlé e outras firmaram convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), uma Organização Civil de Interesse Público (OSCIP). [continua no blog da Petrobras]

Saiba o que o PIG não diz sobre a CPI da Petrobras no Blog da Estatal.

Reblog this post [with Zemanta]