Mas grande parte da população, para não dizer a maioria, não tem a mínima idéia do significado da pauta dos assuntos veiculados e da cultura repassada via telinha. Temos sim uma atitude passiva frente a este meio de comunicação. Não exigimos a sua responsabilidade social que é, em suma, a responsabilidade de seguir a própria Constituição no que diz respeito aos direitos fundamentais de cada ser vivente. Ainda mais, quando não existe pluralidade de programação. Mudamos o canal e vemos os mesmos formatos de programas, os mesmos enredos novelísticos, os mesmos filmes estadunidenses. E os jornais? Acompanhem os diferentes canais cada um com horário diferente: verão as mesmas notícias!!! Outro dado importante: no Brasil, há mais televisões do que geladeiras.
sábado, 9 de junho de 2007
Discutindo a parcela de responsabilidade do público pelo apagão da mídia 2
Lula: EUA promoveram golpes de Estado na Latinamérica
En una entrevista exclusiva para la cadena Al Jazzera en inglés, que TeleSUR transmitirá este sábado a las 19H00 (Caracas), el presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aseguró la participación de EEUU en los golpes de Estado desarrollados en América Latina.
Legalidade e quilombolas sob ataque da oligarquia
As comunidades quilombolas do Brasil não são apenas alvo da omissão estatal e da ação direta (muitas vezes violenta) de alguns empreendimentos do agronegócio, turísticos ou projetos desenvolvimentistas, mas também de um pensamento preconceituoso que não admite que pobres, e muito menos negros, tenham direito à propriedade neste país.
As ondas eletromagnéticas são um bem público
O que a mídia brasileira não assinalou, como regra, é que canais de rádio e televisão não são privados. São meios públicos explorados por empresas privadas mediante concessão do Estado. Isto porque o espectro eletromagnético é um bem de todos, assim como os rios ou as florestas. Diferem, portanto, de jornais e revistas. Contratos de concessão podem ser renovados, ou não. Afirmar que a não renovação da concessão à RCTV é um "atentado à liberdade de expressão" é o mesmo que dizer que a não renovação do contrato com uma empresa de ônibus é um "atentado ao direito de ir e vir". Não há, ao contrário do que afirmou o ministro Hélio Costa, um "direito adquirido" das emissoras de TV (Aliás, Hélio Costa é que tem o direito adquirido de dizer bobagens a favor da mídia que o criou para a política).
Wittembergue, The Twenty Bilion Man, foi preso
Governador de NY luta por direitos trabalhistas
Enquanto aqui na Botocúndia se discute a flexibilização dos direitos trabalhistas, o governador de New York, Eliot Spitzer, está preocupado em investigar as empresas que estão contratando irregularmente. Isso mesmo, em New York! Será que eles não estão com medo da concorrência global?
A desculpa estúpida da iDireita para a redução dos direitos trabalhistas, a de que isso iria diminuir a informalidade, é típica da novilíngua da mídia tropa de choque, capitaneada pela Rede Globo, Editora Abril e Folha de SP. Se tratarmos qualquer tipo de relação trabalhista, inclusive a escravidão, como legal, é óbvio que se elimina a informalidade. Não se trata de formalidades, se trata de direitos conquistados ao longo dos anos, com muito esforço e sacrifício.
Ecopelados
Movimentos na Espanha e na Inglaterra tiveram participação de centenas de pessoas. Mais fotos aqui no G1.
Relatório CGI sobre uso de TICs no Brasil
O triunfo da frivolidade
O departamento de marketing pergunta, o ex-assinante da revista Veja responde
Cancelei a assinatura e quando questionado pela funcionaria da editora abril os motivos para a desistencia, expliquei de forma clara que não pretendia continuar lendo uma revista que faz da mentira uma profissão de fé.
Discutindo a parcela de responsabilidade do público pelo apagão da mídia
a tv só entra em nossos lares se permitirmos, se dermos nossa concessão.
enfim, é uma proposta de questionamento e reflexão que vem aí em forma de ilustração via autoliniers.
A discussão continua lá no Implicante.
Operação retira 800 invasores de terra indígena em RO
clipped from noticias.br.msn.com
|
Senadores vão propor medidas de combate à impunidade
Mas já é uma coisa! A turma percebeu que a população já está de saco cheio...
Claudia.
clipped from noticias.br.msn.com
|
Mais sobre aecinho
Vá lá http://www.foraaecio.blogspot.com/
"Como é doce a nossa mídia"
No Observatório da Imprensa.
sexta-feira, 8 de junho de 2007
"No Olho do Furacão", de Renato Tapajós e Toni Venturi, e "Hércules 56", de Silvio Da-Rin, são dois exemplos recentes de documentários que revisitam episódios da luta armada contra a ditadura de 1964. "Caparaó" acrescenta outro capítulo importante a essa filmografia, ao iluminar a primeira tentativa de estabelecer um foco de guerrilha durante aquele período.
O diretor Flavio Frederico ("Urbania") localizou e ouviu quase todos os sobreviventes do pequeno grupo de militantes de esquerda que, em agosto de 1966, montou uma precária base de operações na serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.
Em sua maioria, eram ex-militares dispostos a criar ali um fato político que pudesse estimular o enfrentamento do regime nas grandes cidades.
Não deu certo, como se sabe. Enquanto relembram os motivos do fracasso, os entrevistados reavaliam suas ações, fornecendo detalhes sobre a participação de Leonel Brizola e Fidel Castro.
A convicção de que agiram em nome da consciência entra em choque com os depoimentos de policiais e militares que desbarataram o foco guerrilheiro. Embora dê voz a todos, "Caparaó" não esconde por quem tem simpatia. (Por Sérgio Rizzo, da FSP).
A farsa do Governo Aécio Neves
1. Jornal Brasil de Fato – Edição Especial sobre a farsa do Governo Aécio Neves
2. AÉCIO É O BICHO!
Do Novo Jornal:
1. Aécio Neves entrega Copasa às multinacionais espanholas OHL, Agbar e Capital Group, para montar campanha à Presidência
2. Governador de Minas, Aécio Neves, paga US$ 269 milhões de dívidas da Rede Globo de Televisão na compra da Light
Claro, nada disso sai na grande mídia. Mesmo no Observatório da Imprensa [ver: 1, 2, 3, 4], pareceu prevalecer o tom de que as denúncias seriam vazias e nem mereceriam investigação...
Erotismo na era virtual
Dar à luz sem sentir dor
Leia mais no http://www.comciencia.br ...
Global Voices em português
O Global Voices Online é o que chamam de "bridge blog", um site que faz a ponte entre pessoas de culturas diferentes. Ele registra e traduz para outras línguas as discussões mais significativas que estão acontecendo em diversas blogosferas do mundo.
esta nova e fascinante experiência como 'bridge blogger'-- que trata de explorar a dinâmica dos blogs para conectar diferentes culturas.
O GV-Lingua é a implementação de sites Global Voices nos diversos idiomas: da mesma forma que já temos o site em português funcionando
Senadores com rádios e TVs
27 senadores possuem concessão de rádio ou TV -05/06/2007 - 07h09min
Um levantamento realizado pela AGÊNCIA CARTA MAIOR aponta que VINTE E SETE dos NOVENTA E UM senadores brasileiros possuem concessões de rádio ou televisão./ Pelo menos DEZ por cento dos deputados federais estão na mesma condição./ O Senado tem sido pivô de uma polêmica com o presidente da Venezuela, HUGO CHÁVEZ, por conta do cancelamento da concessão de uma emissora de TV./ O presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, é um dos que possui uma emissora de rádio em Alagoas.
Kucinski: A quem interessa um sistema público de rádio e TV?
``Na maioria dos países democráticos, os sistemas de maior audiência são públicos. É assim na Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Suécia e também no Canadá. No Japão, Israel, Austrália e em muitos outros. A exceção importante entre os países de tradição democrática são os Estados Unidos. Lá, como aqui, os canais de rádio e televisão nasceram como concessões de serviço público, foram seqüestrados por grupos empresariais interessados apenas no lucro e postos a serviço da indústria da propaganda.''
Meia volta, volver
Socialite saiu gritando do fórum e abraçou familiares. Ela votou para unidade de detenção no subúrbio de Los Angeles. Leia aqui no G1
"Sexta-feira: permitam-se vida."
Que não se esgote a resistência que sempre demonstrou para com todas as formas de phoder - e todas, sabemos, muito mais danosas que os males que, agora, se lhe apresentam.
Força, Mestre!" Do Pirata.
Nota deste editor: falei há pouco com sua mulher, companheiríssima, Mônica Tolipan, que é quem sempre e mais e melhor zela por ele e o inspira, e ela nos informa que está em caminho de recuperação, ainda incipiente, mas recém saiu da UTI e já quer recomeçar a escrever - seu trabalho de vida - e este é o melhor sinal que poderíamos ter. Sigamos na torcida, pensando saúde e bem.
Hoje, o RS é vermelho
Reformas e Barreiras
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Insegurança do sistema eleitoral eletrônico brasileiro
Um dos casos mais recentes abordados no sítio é o das eleições de 2006 em Alagoas. Mais de 35% das urnas eletrônicas apresentaram arquivos de log corrompidos ou incompletos, e há diferença de mais de 20 mil votos entre o total oficial e o registrado nos arquivos de controle. http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/alagoas1.htm
APÓIE O MANIFESTO CONTRA A INSEGURANÇA DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO: http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
Anatomia de uma fraude à Constituição
Este artigo registra uma investigação, e sua publicação visa a dois objetivos: o de preencher uma lacuna na história do Brasil, e o de evidenciar a importância da retenção de documentos de valor histórico ou jurídico em registro material, de forma a permitir, a qualquer um, formar juízo sobre sua autenticidade por meios próprios. A investigação revela como foi inserido na Constituição Federal, de forma ilegal e solerte, dispositivo que acarreta danos cada vez mais pesados à economia e à sociedade brasileiras.
A Revolução ...
O FILME: 'O documentário "The revolution will not be televised" (A Revolução não será televisionada), filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Briain, apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela. Os dois cineastas estavam na Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo. Vídeo com legendas em português. '
Para assistir o filme, na íntegra, clique aqui.
Lavouras transgênicas contaminam lavouras convencionais a mais de 15Km de distância
Porto Alegre, RS - Novas pesquisas desenvolvidas pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, demonstram que os campos experimentais conduzidos para determinar as distâncias mínimas que devem separar lavouras transgênicas de não transgênicas a fim de evitar a contaminação genética têm levado a resultados subestimados.
O estudo ainda revela pesquisas que já demonstraram que o pólen transgênico pode fertilizar lavouras convencionais num raio de mais de 16 km.
Ou seja, a cada dia aparecem novas evidências mostrando que a questão da contaminação genética é muito mais complexa do que qualquer norma de coexistência existente no mundo pôde até hoje prever.
G8-TV
Enquanto a mídia corporativa (em especial a brasileira) segue sua política de terrorismo, desinformação e publicidade travestida de jornalismo, as fontes alternativas de produção e distribuição de informação dão um baile de criatividade e competência.
Desde o dia 2 de junho está no ar a G8-TV. Direto de Rostock, na Alemanha, o canal de TV pela internet vem realizando uma cobertura audiovisual diária das atividades de contestação ao G8. Imagens e depoimentos que você nunca verá na mídia comercial.
Sai novo livro de Chomsky nos EUA
Trecho:
According to BusinessWeek, "With relentless logic, Chomsky bids us to listen closely to what our leaders tell us-and to discern what they are leaving out. . . . Agree with him or not, we lose out by not listening."
Versão:
De acordo com a revista BusinessWeek, "com uma lógica implacável, Chomsky nos faz escutar cuidadosamento o que nossos líderes nos contam -- e discernir o que eles omitem [...]. Concordemos com ele ou não, perdemos ao não escutá-lo."
Apesar do Veto de Bush...
Agricultores do sul do Iraque trocam o arroz pelo ópio
O silêncio sobre a violência contra as correspondentes de guerra
Versão:
As mulheres correspondentes de guerra enfrentam os mesmos obstáculos das suas contrapartes masculinas, e mais alguns. No mundo "de macho" do jornalismo internacional, aquelas que sofrem abuso sexual freqüentemente escolhem não dizer nada para não perder seu trabalho.
Uma reflexão sobre a filosofia no ensino médio
No ensino com crianças e no ensino médio precisamos ter presente certos grandes traços daquilo que chamamos do “o mundo da Filosofia” de uma forma mais ampliada do que aquela com que estamos acostumados na academia. Essa noção da Filosofia como um mundo é importante pois nos permite explorar a ambigüidade do conceito de “pólo”: um campo de atividades e energias pode ter pólos, um mundo pode ter pólos, e não deixam de ser um.
Jeitinho ianque
Biólogos Fazem Célula da Pele Funcionar como Célula-Tronco
O domínio através de imagens
a) Os jornais, a rádio, a televisão são os veículos mais grosseiros da mentira. Não só nos afastam a todos os verdadeiros problemas — do «como viver melhor» que se pôe concretamente todos os dias — como também levam cada indivíduo, em particular, a identificar-se com as imagens já feitas, a colocar-se abstractamente no lugar dum Chefe de Estado, de uma vedeta, de um assassino de uma vítima, em suma, a reagir como se fosse um outro. As imagens que nos dominam são o triunfo daquilo que nós não somos e do que nos afasta do nós próprios; do que nos transforma em objectos a classificar, etiquetar, hierarquizar, segundo o sistema da mercadoria universalizada.
Por Falar em Piratas...
Cláudio Prado, coodenador de políticas digitais do Ministério da Cultura, na revista CartaCapital, edição 439, de 11/04/2007.