sábado, 2 de maio de 2009

Propagação da gripe suína não é sustentável, diz OMS

A gripe suína não está se propagando de maneira sustentável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diretor de Alerta e Resposta Global do órgão, Michael Ryan, elogiou neste sábado a forma como os países europeus estão lidando com os casos da doneça e disse que o surto não parece estar fora de controle.

"No atual momento eu ainda diria que uma pandemia é iminente porque nós estamos vendo a doença se espalhar", disse Ryan. Mas ele ressaltou em seu briefing diário na sede da OMS, em Genebra: "Nós não temos indícios de uma proliferação sustentada fora da América do Norte."

Vejam mais em BBC Brasil

Morre o dramaturgo Augusto Boal, do Teatro do Oprimido Morreu na madrugada deste sábado (2), aos 78 anos, o diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta

Morreu na madrugada deste sábado (2), aos 78 anos, o diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal. Expoente do Teatro de Arena de São Paulo (1956 a 1970) e fundador do Teatro do Oprimido (inspirado nas propostas do educador Paulo Freire), Boal sofria de leucemia e estava internado na CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

No final de março, ele ainda teve forças para marcar presença um uma conferência da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, onde recebeu o título de Embaixador Mundial do Teatro. A notícia de sua morte foi enviada aos amigos pelo diretor teatral Aderbal Freire-Filho, que lamentou a grande perda para o teatro brasileiro.

“A gente sempre diz que os mortos são insubstituíveis, mas Boal, de fato, o é. Ele é um dos deuses do arquipélago do teatro, um dos mitos da nossa religião. É uma perda irreparável”, lamentou Aderbal. O último encontro dele com Boal foi na sala de espera do consultório de Flavio Cure Palheiro, médico que monitorou o desenvolvimento da doença de Boal.

Vejam mais no Vermelho


Homem usa nome da Carta Maior para espionar manifestação

Utilizando um cracha falso da Carta Maior, homem apontado como sendo agente do serviço de inteligência da Brigada Militar (a PM gaúcha) acompanhou manifestação de servidores públicos contra governo Yeda Crusius (PSDB) tirando fotos dos manifestantes. Episódio configura falsidade ideológica e documental, dois crimes previstos no Código Penal. Não é de hoje que servidores de órgãos de segurança disfarçam-se de fotógrafos no Rio Grande do Sul, identificando-se como profissionais de imprensa para espionar manifestações de sindicatos e movimentos sociais.


Vejam mais em Carta Maior

O culto do Estado mínimo na hora do desastre

Bob Herbert, no New York Times, sobre a atitude do Partido Republicano ante a realidade econômica dos EUA, em minha tradução:
A economia implodiu, a indústria automobilística está em risco de ser vaporizada e mais da metade de todos os trabalhadores estadunidenses estão preocupados com a possibilidade de perder o emprego no próximo ano. E qual a resposta republicana? Construir uma parede de obstrução em frente aos esforços para fazer a economia se mover novamente, e daí ficar na frente dessa parede cantando bobagens sobre governo reduzido, taxas mais baixas, corte de gastos e Ronald Reagan.

Isto não é um partido; é um culto. 
Como fanáticos desse tipo são encontráveis por aqui, a lição serve também para nós. Leia mais.....

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fidel no 1º de Maio: Cuba não voltará a ser escravo dos EUA

O líder cubano Fidel Castro afirmou nesta sexta-feira, 1º de Maio, Dia Internacional dos Trablhadores), que o governo de Barack Obama está disposto a perdoar Cuba se a ilha retornar ao ''curral como escravos'', mas advertiu que o país ''jamais'' se entregará aos Estados Unidos.

Vejam mais no Vermelho

Mensagem encontrada em Auschwitz

Trabalhadores da construção civil do sul da Polónia descobriram uma mensagem escrita por prisioneiros da era nazista num campo de concentração de Auschwitz.

Auschwitz era o maior dos campos de concentração estabelecidos na Polonia Nazista durante a II grande guerra. Acredita-se que aproximadamente 1.1 milhões de pessoas, principalmente judeus europeus, foram assassinados no acampamento.

A nota, escrita a lápis em um pedaço de papel áspero, foi enrolada e colocada em um frasco e escondida em um muro de cimento do edifício.


Vejam mais PRAVDA.RU

NOTÍCIAS :: ASTRONOMIA X ASTROLOGIA

Um debate acalorado
Críticas de astrólogos a artigo publicado na revista Ciência Hoje são respondidas pelo autor

A publicação do artigo “Astronomia versus astrologia” na edição de janeiro/fevereiro de 2009 da revista Ciência Hoje motivou uma reação veemente por parte de astrólogos e simpatizantes dessa prática. As críticas dos leitores foram encaminhadas ao autor do artigo, o astrônomo Carlos Alexandre Wuensche, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A CH On-line agora traz a público esse debate.

Cerca de 20 mensagens com críticas ao artigo chegaram à redação da Ciência Hoje. A maioria delas apenas apoia – a pedido da própria autora – a carta da astróloga Celisa Beranger, que se identifica como ex-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro. Mas há também algumas críticas independentes. As mensagens contestam os argumentos usados contra a astrologia.


Vejam o texto completo em Ciência Hoje On-line

Lula volta a defender gastos públicos após queda do superávit

Rio de Janeiro - Um dia após a divulgação da acentuada queda do superávit primário , a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida, no primeiro trimestre – a mais alta desde 2004 –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (1) os gastos do governo.

“O servidor público brasileiro é mal remunerado. Se quisermos ter uma máquina pública que funcione corretamente, poderemos até ter menos funcionários, mas melhor remunerados porque aí eles estarão mais motivados”, afirmou em entrevista à imprensa, após a inauguração de mais uma unidade da Rede Sarah, no Rio de Janeiro.


Vejam mais na Agência Brasil

Mentiras e midias (Mentiras e meios)

Vejam no endereço abaixo as 25 notícias mais censuradas nos meios de comunicação, conforme a revista REBELIÓN:

http://www.rebelion.org/seccion.php?id=4

Juiz De Sanctis absolvido!

De Sanctis está livre de 1º processo no TRF
Marcela Rocha
Especial para Terra Magazine

O juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, está livre do primeiro dos dois procedimentos que apuravam irregularidades em sua atuação. Por 11 votos a 4, os desembargadores decidiram pelo arquivamento do processo.

De Sanctis não responderá por nenhum problema ligado à acusação de uma suposta desobediência ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso MSI/Corinthians.

2º processo contra De Sanctis é arquivado por TRF
Marcela Rocha
Especial para Terra Magazine

Em votação apertada, por 9 a 6, o TRF (Tribunal Regional Federal) decidiu arquivar mais um procedimento contra o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara, instaurado por ofício do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Numa sessão iniciada às 15h e que chegou às 21h, a defesa do juiz falou por 15 minutos.

"Um resultado diferente do que foi seria contra todas as estruturas democráticas. O resultado foi apertado, mas não esperávamos o diferente", disse o advogado do magistrado, Pierpaolo Bottini, em entrevista a Terra Magazine, ao término da sessão.

Mulher vai pagar US$ 7 mil por P2P dos filhos

A americana Patricia Santangelo, 46, mãe de cinco filhos adolescentes vai pagar US$ 7 mil à indústria fonográfica como indenização por ter baixado músicas na internet.

Patrícia foi processada por uma associação que representa a indústria e acusada de baixar e distribuir grande volume de músicas protegidas por copyright.

Mais na INFO Exame.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

100 dias do governo Obama no Flickr


Ainda como parte das comemorações dos 100 primeiros dias de Barack Obama à frente do governo dos EUA, o fotógrafo oficial da Casa Branca, Pete Souza, postou diversas fotos do dia-a-dia de Barack Obama na página oficial do governo americano no Flickr.

Ainda "no jeito Obama de ser", todas as imagens são licenciadas em Creative Commons, o que significa que todos podem compartilhá-las e distribuí-las à vontade.

Acesse a página da Casa Branca no Flickr

Leia mais:

Site da Casa Branca licenciado com Creative Commons

Já imaginou se a moda pega? O que achou? Comente!

Do GigaBlog do UOL Tecnologia.

Veja copia partes de matéria do Wall Street Journal sem citar fonte

A reportagem de capa da edição de 22/04 da revista Veja traz uma matéria coordenada muito parecida com um artigo, publicado quase um mês antes, pelo jornal americano The Wall Street Journal(WSJ). Tanto a estrutura como trechos do texto são idênticos. Questionada pelo Comunique-se, a repórter Gabriela Carelli negou a ocorrência de plágio.

“A gente falou com os pesquisadores, a gente fez a nossa própria apuração. A notícia é a mesma, a pesquisa é a mesma. Podem ter ficado parecidas. Foram três meses fazendo a matéria, ouvi 50 mil fontes, o box foi fechado de última hora. Não houve a intenção de fazer mal a ninguém”, explica.

Mais no Luís Nassif. É um "post" curioso: começa falando do "manual de redação" da BBC, e informa a fonte da notícia sobre a Veja, no Comunique-se, mas sem o linque direto.


Provedores da Suécia decidem parar de armazenar dados de usuários

Em resposta à nova lei de direitos autorais do país, provedores decidem defender dados de usuários deixando de guardá-los.

O provedor sueco de acesso à internet Tele2 decidiu que não vai armazenar endereços IP (Internet Protocol) de usuários que baixarem conteúdos ilegais na internet para facilitar investigações e processos envolvendo infração de direitos autorais.

Mais no BR-Linux.

pdfreaders.org: por uma internet aberta, livre e neutra quanto a fornecedores

“Fiz uma tradução para o português do site PDFreaders.org. Entrei em contato com a FSFE e os caras já postaram a versão.

Vejam lá: http://pdfreaders.org/index.pt.html

Então, gostaria de convidar a comunidade de software livre lusófona a participar da campanha, divulgando-a e utilizando os vários banners do site.

Mais no BR-Linux. Sobre PDF, consulte a Wikipédia.


População destrói acampamento de ciganos após assassinato na Bahia

Sete casas, quatro barracos e um carro de um acampamento cigano foram incendiados e destruídos por moradores após o assassinato de um pintor de paredes, em Candeias, na Bahia. José da Paixão dos Santos, 43, foi assassinado na noite de ontem por dois ciganos da comunidade, que estão foragidos.

Mais no UOL Notícias.

Mulheres do Quênia fazem greve de sexo por governo de união

Grupos de ativistas mulheres no Quênia estão promovendo uma semana de greve de sexo em protesto contra as disputas dentro do governo de coalizão do país. Segundo elas, a greve é uma tentativa de evitar que se repita a onda de violência que afetou o país depois das eleições de 2007.

O grupo Organização de Mulheres pelo Desenvolvimento afirmou que também vai pagar prostitutas para que elas participem da greve. As ativistas pediram ainda às mulheres do presidente e do primeiro-ministro do Quênia que se unam ao protesto.

Notícia completa no UOL Notícias. Esteve na primeira página do UOL durante parte desta quinta-feira.

Tropas britânicas encerram operações no Iraque

O ministro da Defesa britânico, John Hutton, que esteve presente à cerimônia, afirmou que a Grã-Bretanha deve sentir orgulho do trabalho dos soldados.

"Foi uma dura e longa campanha. Não há dúvidas sobre isso, e nós pagamos um preço muito alto", disse ele.

"Mas acho que quando for escrita a história desta campanha, vão dizer dos militares britânicos que ‘fizemos um trabalho excelente', como esperávamos que fizessem, e que deveríamos sentir orgulho do que eles fizeram aqui."

Notícia completa na BBC Brasil.

25 perguntas a Gilmar Mendes

Esse e-mail está circulando pela internet e precisa chegar até ele, para responder às questões na TV, em horário nobre.
25 Perguntas a Gilmar Mendes...
(Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil)

1. Vossa Excelência sabe algo sobre o "assassinato" de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes, por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?

2. Qual a natureza da participação de Vossa Excelência na campanha eleitoral de seu irmão Chico Mendes em 2000, quando Vossa Excelência era Advogado-geral da União?

3. Qual a natureza da participação de Vossa Excelência na campanha eleitoral de seu irmão Chico Mendes em 2004, quando Vossa Excelência já era ministro do Supremo Tribunal Federal?


Vejam mais em
GILMAR DANTAS: "SAIA ÀS RUAS" E NÃO VOLTE AO STF

Conforme justa observação do Dialógico, os créditos pelas perguntas acima pertencem ao Idelber Avelar do blog O Biscoito Fino e a Massa no endereço:

http://www.idelberavelar.com/archives/2008/12/gilmar_mendes_entrevistado_na_tv_dantas.php

.






Criminalização do jornalismo

EUA impedem sobrevôo de avião da Air France devido à presença do jornalista Calvo Ospina, do Le Monde Diplomatique. Air France quer pedir compensação de danos.

Leia mais sobre o caso:
* Air France jet diverts after being told to stay clear of US airspace
Leia o relato do próprio jornalista:
* Criminalización del periodismo
...Les precisé que mi “única arma era escribir, en especial para denunciar al gobierno estadounidense al que yo consideraba terrorista”.
Se miraron, y el hombre que estaba sentado dijo algo que yo ya sabía: “esa arma a veces es peor que los fusiles y las bombas”.

OS LABORATÓRIOS que vendem medicina para a gripe porcina estavam em BANCARROTA

Por: Imprensa Site YVKE, Telesur

28 de abril 2009. - As trasnacionais Roche e Glaxo Smith Kline som os dous únicos laboratórios que produzem Oseltamivir e Zanamivir, medicamentos para o tratamento que contra-resta o vírus da gripe porcina. O Oseltamivir fabrica-o Roche baixo a marca de Tamiflu, a mesma que se utiliza para combater a gripe das aves; enquanto o Zanamivir é comercializado por Glaxo baixo o nome registado de Relenza.

MAIS AQUI.

UM, DOIS, TRÊS: LULA OUTRA VEZ


Berna (Suiça) - Bom, depois de meus dois artigos no ano passado (7 e 11 de maio 2008), tinham me convencido de que a proposta não era boa. Depois veio o caso do Chaves e, para evitar qualquer semelhança, decidiu encerrar o assunto.

Mas estou tendo uma recaída e peço desculpas aos meus amigos com os quais debati essa questão.

Por que a recaída ? Principalmente porque o quadro mudou e o mundo está em crise. Aqui na Europa, os sintomas vão se agravando, os desempregos se sucedem, fala-se mesmo que a França pode viver um clima de agitação social. Na Espanha, o desemprego chega a afetar 20% da população ativa.

Ao mesmo tempo, o Brasil desfruta, aqui fora, de uma enorme credibilidade e é mesmo citado como exemplo e pode dar sua importante ajuda na rediscussão do que deverá suceder ao enterro do neoliberalismo. Os arautos do capitalismo selvagem quebraram a cara mas não se emendam e querem reconstruir a mesma coisa em cima dos escombros.


Vejam o texto completo em Direto da Redação

Una multinacional americana es denunciada como culpable del brote de la gripe porcina

El ecologista que promovió protestas por la contaminación fue encarcelado

El pasado 20 de marzo, cuando todavía no se había descubierto la existencia de esta mutación del virus de la gripe porcina, Bertha Crisóstomo, agente municipal de La Gloria, poblado del municipio de Perote Veracruz, solicitó apoyo a la Secretaría de Salud de México por un brote de infecciones respiratorias que afectaba a 60 por ciento de los 3 mil habitantes del poblado, unas 1.600 personas. También en un reportaje publicado por Milenio antes de que se conociera el origen del brote, se describía como muchas familias habían sido víctimas frecuente de enfermedades gastrointestinales y de las vías respiratorias, típicos síntomas de la gripe.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Andifes apóia novo Enem

Posição favorável foi decidida em reunião do Conselho Pleno da Andifes nesta terça-feira, 28 de abril

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta terça-feira documento com a sua posição sobre a modificação do processo seletivo das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) proposta pelo Ministério da Educação (MEC), que consiste em quatro opções de utilização de um Exame Nacional do Ensino Médio reformulado, como forma de seleção para as Ifes.


Vejam mais no Jornal da Ciência (SBPC)

Onda conservadora é repudiada por movimentos sociais do Pará

Nos últimos dez dias, o Pará e o Brasil têm sido notícia na imprensa, nacional e internacional, devido aos conflitos no campo, em especial aos recentes acontecimentos onde cerca de dez pessoas ficaram feridas no confronto entre trabalhadores rurais e jagunços da fazenda Santa Bárbara, que tem como sócio o banqueiro Daniel Dantas. A representante dos latifundiários no Senado, Kátia Abreu (DEM-TO) chegou a pedir intervenção no Pará. Os movimentos sociais repudiam a onda conservadora.


Vejam o texto completo e a relação dos movimentos no Portal da Fundação Perseu Abramo

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Negociatas: José Serra e Editora Abril

* Outra negociata de Serra com a Abril

- Contrato: 15/0149/09/04
- Empresa: Editora Abril S/A.
- Objeto: Aquisição de 25.702 assinaturas da Revista Recreio que
serão destinadas às escolas da Rede de Ensino da COGSP e da
CEI. - Prazo: 608 dias
- Valor: R$ 12.963.060,72 quase R$ 13 MILHÕES
- Data de Assinatura: 09/04/2009.
- Extratos de convênios - Convênio: 54/0443/09/06

* Mensalão da Abril será investigado

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu investigações para apurar corrupção no contrato de 220 mil assinaturas da revista Nova Escola, sem licitação, entre a Secretaria de Educação de São Paulo e a Fundação Victor Civita (do Grupo Abril).

O valor do contrato alcança R$ 3,7 milhões.

Entre as irregularidades e dúvidas, constata-se: [Leia no Vi o Mundo]

ODF incluído em "service pack" do MS Office 2007

A Microsoft anunciou ontem o suporte de leitura, modificação e gravação de documentos OpenDocument Format (nativo do OpenOffice.org e seus derivados) no Service Pack 2 do Office 2007.

A ODF Alliance soltou uma nota de boas vindas da MS à comunidade ODF, que eu endosso.

Mais no BR-Linux.



MST resistirá a despejo em Nova Santa Rita

reportagem de Jefferson Pinheiro (Coletivo Catarse)


500 famílias sem terra estão dispostas a lutar até o fim. Se a polícia cumprir a ordem de despejo, há iminência de uma tragédia.

Leia mais no blog da Catarse.

DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes

DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes

O partido Democratas lançou hoje uma nota de apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Assinado pelo presidente do DEM, o deputado Rodrigo Maia, o texto lamenta que Mendes tenha sido "vítima de agressões". "Pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação", enfatiza.

Mais no Terra Magazine. Ou seja, os demos enfatizam o papel de líder da oposição do Supremo, exercido por Gilmar Mendes.


A boca livre aérea de Heráclito Fortes

Eu sou piauiense e uma das minhas grandes revoltas e que, a midia local, a exemplo da nacional, costuma blindar alguns politicos canalhas. Um exemplo disso é esse senador Heraclito Fortes. Todos os anos ela faz uma “confraternização com a imprensa” e sorteia entre os “JORNALISTAS”, vários brindes. Até aí tudo bem, o problema e que ele sorteia PASSAGENS AÉREAS, inclusive para a EUROPA.

(...)

Mas que um desabafo, caro jornalista, estou escrevendo na esperança que você possa aprofunda mais esse tema, pois é mais uma mostra da relação promiscua entre a “midia” e “políticos”. Para o senhor verificar como essa pratica é antiga, basta ir no GOOGLE e usar as palavras sorteio, café da manhã, confraternização e senador heraclito fortes. Vários colunistas locais são agraciados com os brindes e até o jornalista Paulo Markun (em 2005) citou essa farra.

Texto completo no blog do Luís Nassif. O texto original aparentemente é do Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim, mas não consegui localizar lá...

Cândido Mendes e a democracia

“Democracia não é só eleições, não é só plebiscito dentro de eleições, não é só representação. Democracia é também o jogo de interação e controles entre os poderes. Numa política de mudança. E acho que ninguém hoje tem dúvidas de que o atual programa de Governo no Executivo é um programa de mudança. Um programa que colocou 25 milhões de brasileiros nos últimos 2 anos na economia de mercado,colocou praticamente um Peru (país) na economia de Mercado, é algo que envolve uma profunda comoção nas estruturas e o despertar de uma mobilidade social (ascensão de classes). (...)"

Cândido Mendes no Roda Viva, comentado no blog do Luís Nassif. Mais .

A queda da imprensa escrita

Deu no meio e Mensagem

Folha e Estadão tem o pior trimestre da década

Grandes jornais tem pior circulação da década

Oito dos 20 maiores diários brasileiros registram quedas no primeiro trimestre


Mais dados no Luís Nassif.

Krugmann e as inovações financeiras

Seus exemplos de “ótimas inovações” na área de finanças eram:

1) os cartões de crédito - não exatamente uma ideia nova;
2) a proteção contra saques a descoberto; e
3) as hipotecas subprime. (Não estou inventando.)

Foram essas então as coisas pelas quais os banqueiros receberam toda aquela dinheirama?

Pode-se argumentar que temos uma economia de livre mercado e cabe ao setor privado decidir quanto valem seus funcionários. E isso me leva ao segundo ponto: na realidade, Wall Street deixou de fazer parte do setor privado. Agora, é um setor do Estado, tão dependente da ajuda oficial quanto os beneficiários da Assistência Temporária para as Famílias Necessitadas, ou seja, do Estado “previdenciário”.

Texto completo no blog de Luís Nassif.

BRASIL CONFIRMA INTENÇÃO DE CONSTRUIR HIDRELÉTRICAS NO PERU

SÃO PAULO, 28 ABR (ANSA) - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje a seu colega peruano Alan García, com quem se reuniu no Acre, que tem interesse em financiar, construir e operar centrais hidrelétricas de maneira conjunta, para que a energia seja usada pelo país.
Os dois mandatários, que estiveram na capital do Acre, Rio Branco, perto da área de fronteira, assinaram um protocolo de intenções para ampliar parcerias na área energética e também em relação ao comércio bilateral.


Vejam mais em Ansalatina (Portal Latino-americano da Agência ANSA)

Reeleição deixa caminho livre para a revolução de Correa no Equador

Correa é visto pelos equatorianos como uma pessoa capaz de se impor ao velho establishment do país, politicamente destruído, mas poderoso no lado econômico, e de governar com políticas de esquerda. Seus críticos, inclusive alguns dos quais o acompanharam em um primeiro momento, censuram seu autoritarismo excessivo e uma incapacidade de dialogar e negociar grandes acordos nacionais.

Notícia completa sobre a reeleição do presidente Rafael Correa, no El País, republicado no UOL.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Inesperada, gripe suína foi prevista há seis anos

O paradoxo deste pânico provocado pela gripe suína é que, apesar de ser totalmente inesperada, foi perfeitamente prevista. Há seis anos, a Science dedicou um artigo principal à evidência de que "depois de seis anos de estabilidade, o vírus da gripe suína norte-americana saltou para uma auto-estrada evolutiva".

Por Mike Davis para o Guardian

A gripe suína do México, uma quimera genética provavelmente concebida na lama fecal de uma suinicultura industrial, ameaça subitamente criar febre a todo o mundo. A erupção inicial pela América do Norte revela uma infecção que já viaja a velocidade superior que a última variedade pandémica oficial, a gripe de Hong Kong de 1968.


Vejam o texto completo em Esquerda.Net

CADELA, PUTA OU LÉSBICA


As mulheres que servem ao exército norte-americano no Iraque têm que enfrentar dois inimigos: os iraquianos , que querem matá-las, e os próprios americanos, que querem violentá-las se elas não os atendem em seus instintos sexuais. Leia o relato de Mickiela Montoya, que passou onze meses na guerra.

Montoya conta que, certa noite, quando terminava sua guarda, o companheiro que veio substitui-la lhe disse:

"Sabe de uma coisa, eu poderia te possuir agora mesmo e ninguém te ouviria gritar ou ficaria sabendo do que aconteceu".

Com presença de espírito, Montoya respondeu: "se você tentar, eu mato você com o meu punhal ".

Ela não tinha o punhal, mas daquele dia em diante passou a andar com um punhal amarrado à perna. Não para se defender dos iraquianos, mas dos próprios companheiros.

Montoya termina seu depoimento com uma afirmação que é, ao mesmo tempo, um desafio aos comandantes militares e ao próprio governo dos EUA: “Só há três coisas que eles deixam a mulher ser no exército: cadela, puta ou lésbica”.



Vejam o texto completo em Direto da Redação

Sôbre a influenza suína

¿Cuál es el origen del nuevo virus que ya ha matado a más de cien personas en México?

¿A quién beneficia esta epidemia? ¿Qué otras noticias está sepultando? ¿Para qué se está utilizando la emergencia en México?


Epidemia de lucro

Los únicos antivirales que aún tienen acción contra el nuevo virus son propiedad de dos grandes empresas farmaceuticas que ya ganaron miles de millones de dólares con la gripe aviar


Laboratorios que venden medicina para la gripe porcina estaban en bancarrota

La tesis de que estas multinacionales requieren una redinamización de su producción para reducir pérdidas e incrementar las ganancias no se descarta y el momento se presenta oportuno para éstas.

1º de maio passa a ser 'Dia do Trabalhador e da Trabalhadora'

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (10), projeto de lei (PLS 103/08) do senador Paulo Paim (PT-RS) que altera a denominação do ''Dia do Trabalho'', comemorado em 1º de maio. Paim afirma que essa data deve homenagear o trabalhador, e não o trabalho.

O texto original previa a alteração para ''Dia do Trabalhador'', mas o relator da proposta, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), apresentou uma emenda para acrescentar a expressão ''e da trabalhadora'', mudando a nova denominação para ''Dia do trabalhador e da trabalhadora''.


Vejam mais no Vermelho


Processo judicial retira da internet as melhores páginas sobre Heidegger e Derrida

O Catatau nos prestou o inestimável serviço de colocar links para cada um dos textos na Wayback Machine. Aqui estão as obras de Heidegger e aqui está a impressionante compilação de Derrida. Como sói acontecer com as demandas jurídicas envolvendo a internet, os querelantes remam contra a maré do nosso tempo. Seguindo os links do Catatau é possível copiar, guardar e reproduzir esses textos, deixando que a infinitamente livre circulação de informações pela rede mundial de computadores faça o trabalho de corroer uma lei injusta e anacrônica (enquanto a Wayback Machine não é censurada também). O Biscoito deixa sua solidariedade – e o profundo agradecimento de educador – a Horacio Potel, que está passando por um verdadeiro inferno neste momento. Leia mais n'O Biscoito Fino e a Massa.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Carta de Porto Alegre" critica políticas de Serra, Aécio e Yeda

Seminário "Desmonte do Estado: o modelo tucano de governar", realizado na capital gaúcha, reuniu representantes das bancadas estaduais do PT no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, de sindicatos de servidores públicos e movimentos sociais. Documento aprovado no final do encontro critica a agenda do PSDB que trata o Estado como vilão e os servidores públicos como inimigos. "Choque de gestão" e "déficit zero" tornaram-se as palavras de ordem em detrimento dos servidores públicos e dos serviços públicos prestados à população. PORTO ALEGRE - As bancadas do Partido dos Trabalhadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, juntamente com representantes de sindicatos de servidores públicos e movimentos sociais dos três estados, reunidos no seminário “Desmonte do Estado: o modelo tucano de governar”, realizado nesta segunda-feira (27), em Porto Alegre, aprovaram no final do encontro um documento criticando a agenda do PSDB que trata o Estado como vilão e os servidores públicos como inimigos. A Carta de Porto Alegre afirma que “choque de gestão” e “déficit zero” tornaram-se as palavras de ordem em detrimento dos serviços e dos servidores públicos. O resultado imediato dessas políticas, diz ainda o documento, é a pauperização dos serviços públicos, permitindo o crescimento de seus parceiros privados, em todas as áreas, inclusive a segurança pública.

Vejam muito mais Carta Maior

Repórter da Folha tinha acesso a ações do Dops

As colaborações do Grupo Folha com a ditadura militar (1964-1985) foram além do já revelado apoio logístico. Durante o período de maior repressão do regime, José Ramos, da Folha da Tarde, era o repórter da confiança do Dops (Departamento de Ordem Pública e Social), um dos mais temidos órgãos da repressão, e sugeria a presos políticos que delatassem seus companheiros.

Por André Cintra

Ramos fazia plantão no Dops, à espera de notícias sobre captura de militantes da luta armada. Tinha acesso ao transporte de presos políticos — invariavelmente em peruas do Grupo Folha, que serviam como fachada para diligências da Oban (Operação Bandeirantes). Mesmo se apresentando aos presos como jornalista, estimulava-os “a abrir a boca para os torturadores”.

“Ele era o setorista da Folha dentro do Dops — aliás, o único setorista aceito — e me disse que sabia o que podia acontecer comigo. Então ele chegou até mim e disse: ‘Acho melhor você falar’”, lembra o jornalista e escritor Rui Veiga, ex-militante da ALN (Ação Libertadora Nacional). “Ele praticamente iniciou o meu processo de tortura”, agrega o ex-preso político, em depoimento exclusivo ao Vermelho.


Entrevista da governadora Ana Júlia ao jornal Valor

Valor: Qual avaliação da situação agrária no Pará?

Ana Júlia Carepa: Temos um governo que trata a questão agrária com o cuidado que ela merece. Somos campeão de diminuição de morte e violência no campo. Nos contrapomos ao governo anterior, que foi campeão nesse quesito. Pelos dados da Comissão Pastoral da Terra, em 2006, foram 24 mortes. Em 2007, cinco e em 2008 uma. Temos passado Abril vermelhos sem nenhuma morte. Não há qualquer situação de descontrole do Estado em relação às questões do campo.

Texto completo, do Valor, no blog do Luís Nassif.

E o relatório sobre a escuta?

Essa onda recente de denúncias contra parlamentares pode não ter sido explicitamente montada para remendar a credibilidade dos grandes órgãos de imprensa, mas é exatamente esse o papel que ela cumpre. Vale aqui, no nível das reações grupais, o que vale em ponto menor na vida de cada um de nós. Guiamo-nos por uma espécie de instinto, que nos diz o que fazer em situações de perigo antes mesmo que possamos tomar plena consciência dos passos que fomos dando para nos proteger. Ao encher as primeiras páginas com manchetes bombásticas a respeito de pequenas e médias transgressões de nossos parlamentares, tanto os jornalões quanto a revistona colocam-se no papel de zeladores da ética e dos bons costumes. Ao mesmo tempo, fabricam um “outro” encarregado de defini-los (mentirosamente, é claro) por antonomásia.

Chamando esse Outro de ladrão, colocam-se no lugar dos santos guerreiros impolutos que, movidos pelo mais puro idealismo, resolveram arremeter em bloco contra o dragão da maldade. Isso depois de terem protagonizado um dos mais descarados esquemas de acobertamento já postos em funcionamento no Brasil até hoje.

Um dos textos que compõem o “post” no blog do Luís Nassif, sobre os seis meses de investigação sobre o grampo de Gilmar Mendes e Demóstenes Torres, “denunciado” pela revista Veja.

Resultados apontam para vitória de Correa no Equador

Resultados preliminares no Equador indicam que o presidente Rafael Correa está a caminho de se tornar o primeiro mandatário eleito no primeiro turno nos últimos 30 anos no país.

Com 70,36% das urnas apuradas, Correa obteve 51,72%, seguido do ex-presidente Lucio Gutierrez, com 27,98%, e do empresário Alvaro Noboa, com 11,61%, segundo dados do Conselho Nacional Eleitoral.

A notícia continua na BBC Brasil.

Brasil está entre maiores da economia mundial, diz FMI

Bruno Garcez
Da BBC Brasil em Washington

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, acredita que o Brasil caminha para ser ''um dos maiores nomes da economia mundial'', e que o papel brasileiro junto à comunidade internacional é mais importante do que o fato de o país ainda contar com uma representação dentro do Fundo aquém do peso de sua economia.

Os comentários de Strauss-Kahn foram feitos neste domingo, durante a entrevista coletiva realizada por ele e o presidente do Banco Mundial (Bird), Robert Zoellick, para marcar o encerramento da reunião de primavera do Fundo e do Bird.

''O Brasil está se tornando um dos maiores nomes da economia mundial. E a importância do Brasil na cena internacional, o papel desempenhado pelo presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva), são o que fazem do Brasil mais importante do que o tamanho das cotas'', afirmou Strauss-Kahn.

Veja plagia um parágrafo inteiro do Wall Street Journal

Do Biscoito Fino:
Para completar o vexame, um leitor descobriu um parágrafo inteiro plagiado do Wall Street Journal na mesma reportagem. Avisada por ele da fonte do texto, a reportagem respondeu de novo com arrogância e mentiu, referindo a informação a um pesquisador da Pensilvânia. O leitor contactou o pesquisador americano e desmascarou a farsa. Como se vê, não são só grampos que a Veja inventa.

Guerra do Chaco será formalmente encerrada

Con la visita al país de los presidentes de Bolivia y de Paraguay, Evo Morales y Fernando Lugo, setenta y cuatro años después de la Guerra del Chaco, hoy se cerrará formalmente el conflicto entre ambas naciones por la demarcación de los límites internacionales. Será a las 19.30, en un acto en la Casa Rosada, donde los mandatarios firmarán un acta y la presidenta Cristina Fernández de Kirchner les entregará la Memoria Final elaborada por la comisión mixta que preside la Argentina.

Texto completo em Pagina 12
Reblog this post [with Zemanta]

Vídeo pode ser a prova de plano para assassinar Evo Morales

O promotor boliviano Marcelo Sosa apresentou, na noite deste sábado (25), um vídeo em que três supostos terroristas, mortos em uma operação policial no último dia 16, discutiam o suposto plano para assassinar o presidente do país, Evo Morales. O áudio do vídeo é deficiente, mas as imagens mostram os três homens conversando em um jardim sobre a tentativa de um ataque contra Evo, quando o mandatário fosse ao lago Titicaca.

"Assim confirmam-se as denúncias de magnícidio (assassinato) feitas pelo presidente após a desarticulação de um suposto grupo de mercenários em uma operação, que resultou na morte de três supostos terroristas", disse Sosa ao apresentar o vídeo. Segundo o promotor, o plano consistia na colocação de explosivos no barco ou bote utilizado pelo presidente.

Há 13 dias, antes da denúncia de um suposto plano, Evo realizou uma reunião de gabinete a bordo de um navio militar, sobre o Titicaca. No vídeo, gravado a partir de um telefone celular, os três homens conversam enquanto uma quarta pessoa se refere ao uso de elementos de nitrato ou nitrito, que daria "maior poder a uma explosão".


Vejam mais no Vermelho

Gripe suína: Será esta a pandemia tão temida?

O governo dos EUA reportou 20 casos confirmados de gripe suína A/H1N1 (8 em Nove Iorque, 7 na Califórnia, 2 em Texas, 2 em Kansas e 1 em Ohio). Só um caso requeriu hospitalização, e o doente já teve alta. Na generalidade, a doença se manifestou com sintomas ligeiras de gripe.


Porém, no México, casos foram reportados em 19 dos 32 estados do país e pelo menos 20 pessoas morreram do vírus. Há 61 outras mortes ainda a serem investigados e 1.300 pessoas se apresentaram nos hospitais desde meados de Abril com sintomas de gripe.
Na Nova Zelândia, um grupo de 10 estudantes tiveram resultado positivo depois de realizar testes.

Vejam mais no PRAVDA

domingo, 26 de abril de 2009

Ação Urgente em Solidariedade a David "Alebrije", militante da APPO em Oaxaca

AÇÃO URGENTE: SERÁ DADA SENTENÇA JUDICIAL A DAVID VENEGAS REYES
"ALEBRIJE", EX-PRESO POLÍTICO E DE CONSCIÊNCIA DA ASSEMBLÉIA POPULAR DOS
POVOS DE OAXACA E DO COLETIVO VOCAL.

Se solicita solidariedade nacional e internacional para exigir justiça
ante as autoridades judiciais de Oaxaca que cuidam do caso.

Recapitulação dos fatos:

No dia 13 ade abril às doze horas e trinta minutos, aproximadamente, David
caminhava pelo parque Llano da cidade de Oaxaca com dois acompanhantes
quando foi detido com violência e sem ordem de apreensão alguma por um
comando de homens armados encapuzados a bordo de uma caminhonete vermelha
sem placas e sem logotipo de nenhuma corporação policial. O companheiro
foi apontado por armas grandes e subido violentamente à caminhotete.
Coberto o rosto com sua própria mochila, foi levado a diferentes lugares
da cidade, agredido e ameaçado de desaparecimento se não falasse. Depois
de várias horas de percurso, pancadas e ameaças é levado ao quartel da
polícia preventiva estadual conhecido como "Los Pinos", em Santa María
Coyotepc, Oaxaca, lugar onde se cometeram graves violações aos direitos
humanos, assassinatos e desaparições contra participantes do movimento
social oaxaquenho pelas polícias e exércitos do estado de Oaxaca e México.
Em "Los Pino" é agredido, ameaçado e forçado a deixar-se fotografar e
filmas coma droga que a própria política plantou neste lugar.

Confira texto completo no CMI - Comitê de Mídia Independente.

Portugueses celebram 35º aniversário da Revolução dos Cravos

Portugueses saíram às ruas neste sábado para relembrar o 35º aniversário da Revolução dos Cravos.

Também conhecido como "25 de Abril" ou "Dia da Liberdade" em Portugal, o acontecimento foi uma revolta liderada em 25 de abril de 1974 por oficiais intermediários, em grande parte capitães que tinham participado da guerra colonial na África, contra a ditadura iniciada em 1926 por Antônio de Oliveira Salazar e encabeçada, a partir de 1968, por Marcelo Caetano.

Meio atrasado, mas aí está, ora pois... Mais no G1.


Vão processar Google por ``pirataria''?

http://www.thepirategoogle.com/

Sítio utiliza a busca por tipo de arquivos do Google para questionar perseguição jurídica a pequenos sítios independentes como The Pirate Bay por prover serviços similares aos do intocável Big Brother.

Islandia gira a la izquierda

El bloque de izquierdas liderado por la actual primera ministra islandesa, la socialdemócrata Jóhanna Sigurdardóttir, en el Gobierno desde hace dos meses tras la caída del anterior gabinete, se ha proclamado vencedor en las elecciones legislativas que, de forma anticipada, se celebraban este sábado en el país.


Vejam mais no EL PAIS.COM

Vídeo com assessora de Mendes na CPI pode ampliar crise no STF

A crise no Supremo Tribunal Federal (STF), tornada pública nesta semana após discussão entre os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, pode ser ampliada com a provável confirmação de que uma assessora de Mendes foi enviada à CPI dos Grampos, no dia 8 de abril, durante depoimento do delegado Protógenes Queiróz, da Polícia Federal. O jornal Agora, do Rio Grande do Sul, noticiou o caso no último dia 16 e, no dia seguinte, foi questionado pela assessoria de imprensa do Supremo, pedindo explicações sobre a publicação da notícia.

Em resposta, o Agora solicitou então àquela assessoria que confirmasse ou não a suposta presença de uma assessora parlamentar, ligada ao gabinete do ministro Gilmar Mendes, e que informasse quem a teria enviado e com qual missão, mas até ontem não recebeu qualquer retorno. Ontem, o site Conversa Afiada, mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, publicou um vídeo que mostra uma mulher identificada com crachá do Tribunal, durante a sessão da CPI, enviando mensagens de texto. No crachá, pode se ler o nome Dalide. O vídeo pode ser visto no site Youtube (acessível pelo endereço http://tinyurl.com/cgxt6k).


Vejam o texto completo no Vermelho

Os “capangas” do ministro Gilmar Mendes

No recente bate-boca no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa lavou a alma de muitos brasileiros indignados com a postura autoritária e elitista do presidente da casa, Gilmar Mendes. “Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral a mim. Saia à rua, saia à rua... Você Excelência não está na rua, não. Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro... Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar”, desabafou.

A atitude corajosa do ministro Joaquim Barbosa alegrou milhões de brasileiros que se revoltaram com o habeas-corpus, cedido em tempo recorde pelo presidente do STF, para libertar o banqueiro Daniel Dantas, acusado de inúmeros crimes financeiros. Ela também animou os lutadores sociais do MST, que sempre foram tratados como “bandidos” por Gilmar Mendes, e os sindicalistas, que até já protocolaram pedido de impeachment contra o ministro. Muitos juízes e agentes da Polícia Federal também deram gargalhadas. Afinal, alguns já foram taxados de “canalhas” e “gangsters” por Gilmar Mendes, na tentativa de desqualificar as investigações contra os crimes de ricaços.


Vejam o texto completo no blog do Altamiro Borges