sábado, 18 de maio de 2013

Veja usa carro de líder do PSDB no Acre...

...para rondar a casa do governador Tião Viana; equipe da Veja se encontra em Rio Branco para acompanhar a Operação G-7, que deteve o diretor da Secretaria de Saúde do Acre, Tiago Viana das Neves Paiva, que é sobrinho do governador; "Não fiquei surpreso com essa relação promíscua. A revista Veja há muito tempo deixou de fazer jornalismo. Faz panfletagem tucana para atingir governos do PT", disse o secretádio de Comunicação do governo, Leonildo Rosas.

Vejam mais em 247 

“Capitão Pereira deu um tiro na nuca de cada um deles”


Execução sumária na ditadura vem a público oficialmente  

Em depoimento que terminou às altas horas desta quinta-feira, o ex-agente da repressão Valdemar Martins de Oliveira falou durante a audiência pública realizada da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. Ex-paraquedista, Valdemar disse a Rodrigo Vianna, em reportagem exclusiva veiculada nessa quarta-feira 15 pelo Jornal da Record, que abandonou o Exército brasileiro por discordar de torturas e assassinatos cometidos pelos militares contra militantes políticos que se opunham à ditadura. Valdemar foi testemunha do assassinato do casal Catarina Abi-Eçab e João Antônio dos Santos Abi-Eçab, em 1968, no Rio de Janeiro. Os dois militavam no movimento estudantil e eram suspeitos de ter participado da execução do capitão do Exército norte-americano Charles Rodney Chandler, em 12 de outubro de 1968, feita pela ALN e pela VPR.
O ex-soldado Valdemar Martins de Oliveira fala à Comissão da Verdade de SP sobre a morte do casal Catarina Helena Abi-Eçab e João Antônio Santos Abi-Eçab, em novembro de 1968
O ex-soldado Valdemar Martins de Oliveira fala à Comissão da Verdade de SP sobre a morte do casal Catarina Helena Abi-Eçab e João Antônio Santos Abi-Eçab, em novembro de 1968. 

Vejam mais em CORREIO DO BRASIL

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla morre na prisão aos 87 anos

O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla morreu nesta sexta-feira (17/05) em sua cela, aos 87 anos. A imprensa argentina informa que ele morreu de causas naturais, às 8h25. Videla foi o cérebro da ditadura que governou a Argentina entre 1976 e 1983, período em que desapareceram cerca de 30 mil pessoas, segundo organizações de direitos humanos.

Ele foi o primeiro presidente da ditadura militar da Argentina. Na década de 1980, durante o julgamento das juntas militares que governaram durante o período ditatorial, o ex-general foi condenado à prisão perpétua por homicídios qualificados, 504 privações ilegais de liberdade, torturas, roubos agravados, falsidade ideológica de documentos públicos, usurpações, extorsões, roubo de menores, entre outros crimes contra a humanidade.


Leia mais no Opera Mundi.

CFM entra com representação contra contratação de médicos estrangeiros


O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República para impedir o governo de contratar médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Na representação, a entidade cobra esclarecimentos dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Educação, Aloizio Mercadante.

Na última semana, o governo anunciou a intenção de contratar 6 mil médicos de Cuba, além de profissionais de Portugal e da Espanha, para atuarem em regiões carentes do país.
O presidente do CFM, Roberto d'Avila, disse que a preocupação do conselho é a contratação de profissionais sem qualificação comprovada. "Nós não vamos permitir que a população brasileira seja atendida por médicos desqualificados e que não tiveram a sua competência avaliada", disse.

Lula inaugura na Argentina universidade criada por sindicato


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta-feira (16), na Argentina, a Universidade Metropolitana da Educação e do Trabalho (Umet), a primeira instituição de ensino superior na América Latina criada por um sindicato.
A entidade sindical fundadora reúne trabalhadores encarregados da manutenção de prédios.
"É extraordinário poder inaugurar essa universidade criada por trabalhadores. Eu também comecei minha militância em uma organização sindical", afirmou Lula, ovacionado no auditório da universidade por cerca de 3.000 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários, congressistas e sindicalistas.


Novo filme de Sofia Coppola retrata juventude narcisista

O novo filme da cineasta Sofia Coppola, "The Bling Ring", é a crônica de uma juventude rica, narcisista e obcecada por marcas e celebridades. O longa-metragem abriu nesta quinta-feira a mostra oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes, revelando o lado bem-humorado de Coppola, que se inspirou em um grupo de assaltantes adolescentes de Los Angeles especializado em assaltar casas de famosos.

Os adolescentes - um menino e quatro meninas (incluindo Emma Watson, conhecida por seu papel como Hermione na saga "Harry Potter") - vivem na opulência com pais permissivos e ausentes, com pouco interesse nos estudos e passam o tempo dissecando as marcas carregadas pelo "povo". A verdadeira gangue, apelidada pela imprensa de "Bling Ring", consultava a agenda das celebridades na internet para roubar suas casas. Chegaram a furtar mais de 3 milhões em joias, roupas e sapatos.


Confira no Correio do Povo

Strauss-Khan volta a ser notícia em filme sobre escândalo sexual

Dois anos depois da explosão do escândalo sexual de Dominique Strauss-Kahn, o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a ser notícia, nesta quinta-feira no Festival de Cannes. Foram exibidas as primeiras cenas do filme de Abel Ferrara "Welcome to New York", que narra a queda do político.

As imagens de forte cunho sexual do filme, protagonizado por Gerard Depardieu, que interpreta o político francês; e pela atriz britânica Jacqueline Bisset tomaram as telas de Cannes. Vincent Maraval, diretor da Wild Bunch, produtora do filme, estava na terça-feira no famoso restaurante La Potinière, diante do Palácio dos Festivais mostrando a todos que passavam, com visível satisfação, imagens de Depardieu em uma cama com mulheres nuas.

As imagens entrecortadas por suspiros sugerem que o filme pretende retratar os detalhes sórdidos do suposto vício sexual de Strauss-Kahn que, até ser detido pela Polícia de Nova Iorque, em maio de 2011, era apontado como o provável candidato socialista à Presidência da França. Em uma cena, um amigo pergunta a ele por que se deixa levar pelo desejo sexual, e ele responde: "Você preferia jogar golfe?"


Leia mais no Correio do Povo.

'Nova classe média é bobagem sociológica'


A suposta criação de uma nova classe média é uma ‘bobagem sociológica’, já que o que houve foi a ampliação da classe trabalhadora. É o que afirma a filósofa Marilena Chauí.


A filósofa Marilena Chauí participou, na última quarta-feira, 13, em Goiânia, da edição do Café com Ideias. O fórum é uma promoção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, do Governo de Goiás. O evento é organizado pelo jornalista e professor Lisandro Nogueira.

Professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Marilena Chauí informa que existem duas classes no capitalismo [Burguesia e proletariado/classe trabalhadora]. Para ela, a classe média não teria função econômica, mas ideológica. “Como correia de transmissão das ideologias das classes dominantes. Até intelectuais pertencem, hoje, à classe trabalhadora”, dispara. “Técnica e ciência viraram forças produtivas”, analisa.
-Clique Aqui para continuar lendo a matéria produzida pelo jornalista  Renato Dias  (originalmente publicado na Rede Democrática)

Pesquisadores buscam aplicações fotônicas do grafeno

O grafeno, que tem sido chamado de “a matéria-prima do século 21”, com enormes aplicações potenciais, já está no rol da pesquisa avançada em andamento no Brasil.

Um exemplo é o Projeto Temático “Grafeno: fotônica e optoeletrônica. Colaboração UPM-NUS”, apoiado pela FAPESP. O projeto, iniciado em abril de 2013 e com duração prevista até março de 2018, faz parte do Programa SPEC (São Paulo Excellence Chairs), que busca estabelecer colaborações entre instituições do Estado de São Paulo e pesquisadores de alto nível radicados no exterior. A colaboração, no caso, foi firmada entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o pesquisador Antonio Hélio de Castro Neto, coordenador do Temático. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ato na USP reúne alunas de gravata, rapazes de top e 'pebolim de saias'

Estudantes da Universidade de São Paulo promoveram nesta quinta-feira (16) o ato "USP de saia" em apoio ao estudante Vitor Pereira, que foi ofendido pela internet depois de vestir saia para ir à aula no campus da USP na Zona Leste. Pelas ruas do campus da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, foi possível encontrar homens usando saia, top e até vestido e mulheres de gravata. Teve até "pebolim de saias". O ato também teve adesão nos outros campi da USP, como o da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, USP Leste, Ribeirão Preto e São Carlos.


Confira no G1.

38% dos internautas ganham até um salário mínimo no Brasil, diz IBGE


Brasileiros com renda mensal de até um salário mínimo são 38% dos internautas do país, segundo dados de acesso à web produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados nesta quinta-feira (16).
As informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referentes ao ano de 2011. No ano, a internet chegou a 46,5% dos brasileiros maiores de 10 anos (77,7 milhões de pessoas).
“Esse público [de baixa renda] que estava praticamente excluído passou a ter acesso a esse serviço”, afirma Adriana Beringuy, técnica do IBGE da coordenação de Trabalho e Emprego.

Confira no G1

Países amazônicos querem romper "dependência científica" do mundo


A maior parte do conhecimento e da informação científica que existe sobre a Amazônia é produzida por países fora da região, uma realidade que a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) está disposta a mudar.
"É uma grande deficiência que se deve resolver, pois sabemos da Amazônia do ponto de vista e dos interesses deles", disse o diplomata surinamês Robby Ramlakhan, secretário-geral da OTCA, que é formada pelo Brasil, pela Bolívia, pela Colômbia, pelo Equador, pela Guiana, pelo Peru, pelo Suriname e pela Venezuela.
Segundo dados do organismo regional, 70% de todos os estudos científicos sobre a Amazônia são produzidos pelos Estados Unidos, países da União Europeia e outras nações alheias à região.
Dos 30% restantes, a maioria dos estudos é produzida no Brasil, mas em grandes centros urbanos distantes da região amazônica - as instituições científicas locais são responsáveis por somente 3% dos estudos.

Pesquisa mapeia espécies mais ameaçadas e distintas


Um grupo de pesquisadores ligados à Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) mapeou as espécies de mamíferos e anfíbios mais distintas e ameaçadas do mundo.
O projeto EDGE (sigla em inglês para Evolucionariamente Distinto e Globalmente Ameaçado) foi desenvolvido pela ZSL para indicar as espécies que não somente estão sob ameaça de extinção quanto são biologicamente distintas.
Os cientistas prepararam um ranking baseado nessas duas variáveis. Segundo os pesquisadores, quanto mais alto a posição da espécie no ranking, maior seria a perda gerada por sua extinção em termos de história evolutiva.
O projeto também colocou em um mapa a localização dessas espécies ameaçadas. O mapa preparado pelo estudo chama a atenção para o fato de que somente uma fração das áreas identificadas como críticas para a proteção dessas espécies são protegidas.
Entre as centenas de espécies indicadas pelo projeto estão 26 mamíferos e 14 anfíbios encontrados no Brasil.

Primeira clonagem de embriões é anunciada por pesquisadores

Quase dez anos após a farsa científica encenada pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk, pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram ter, finalmente, alcançado aquele que era o grande sonho da terapia celular na época: a clonagem terapêutica de embriões humanos. 

Em um trabalho publicado na revista Cell e anunciado nessa quarta-feira, pesquisadores da Universidade de Saúde e Ciências do Oregon relatam a produção dos primeiros embriões humanos clonados do mundo, dos quais foram obtidas as primeiras linhagens de células-tronco embrionárias humanas clonadas (geneticamente idênticas ao doadores). A proposta seria usar essas células para produzir tecidos para uso terapêutico, não para clonar pessoas.

Leia no Correio do Povo.

Bahrein: 6 pessoas encarceradas por insultar o rei no Twitter

Pic
Um tribunal do Bahrein condenou seis pessoas a um ano de cárcere por insultar o rei Hamad bin Isa Al Jalifa através do Twitter. 
 
A promotoria pública do Bahrein emitiu nesta quarta-feira um comunicado no qual declara que as seis pessoas foram acusadas de "mal uso do direito à livre expressão, e de socavar os valores e tradições da sociedade do Bahrein através de críticas ao rei no Twitter".
 
Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

O Sol lança três erupções potentes em menos de 24 horas

As erupções lançaram ondas de radiação solar, conhecidas como ejeção de massa coronal (CME). A última foi particularmente rápida, a uma velocidade aproximada de 2.253 km por segundo, conforme informação da NASA. 
Afp

O Sol lançou três potentes erupções em menos de 24 horas, alcançando desta forma a atividade mais intensa deste ano e causando interrupções limitadas nas radiocomunicações de alta frequência. 

As três erupções observadas segunda e terça-feira pertencem à categoria X, o tipo mais intenso nestes fenômenos. São as primeiras deste tipo neste ano, segundo declarou a NASA. "Esta é a erupção de tipo X mais forte deste ano, sobrepujando em força os dois tipos de erupções X ocorridas nas últimas 24 horas", afirmou a NASA em referencia a uma erupção que alcançou seu ponto máximo às 01:11 GMT de terça-feira. 

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

Para o olho da rua.

 Por Juan Carlos Pereyra desalojo cubano en españaSe a Gilberto Martínez (50 anos), cubano,
houvessem dito como iria viver na  Espanha, não teria acreditado, talvez até pensasse que fosse propaganda castrista. Em 7 de maio passado, a polícia espanhola o desalojou a força da casa em que vivia em Alicante, junto a sua esposa e três filhos.

Gilberto é um dos 115 opositores que junto a mais de 600 familiares saíram da prisão após uma negociação entre os governos de Cuba e Espanha, graças à mediação da Igreja Católica, logo após diálogos com as Damas de Branco.

"Eu só peço agora que me mandem para Cuba", pedia entre soluços, escreveu o repórter do El País.   

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Rio que viola os direitos humanos


O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro lança nesta quarta-feira 15 a segunda edição do dossiê “Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro”. O dossiê será lançado em evento, a partir das 16h30, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), na Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro do Rio. A Pública teve acesso ao documento e traz alguns dos principais pontos dele. A partir das 21h de hoje, conforme regras estipuladas pelo comitê, ele será disponibilizado para download neste post do Copa Pública.
O relatório das violações de direitos humanos divide-se em oito esferas ligadas ao interesse público: moradia, mobilidade, trabalho, esporte, meio ambiente, segurança pública, informação e participação e orçamento e finanças. Confira abaixo alguns pontos levantados pelo Comitê em cada uma delas.

Leia na CartaCapital.

A batalha que não escolhemos


Fotógrafo faz ensaio sobre esposa com câncer de mama. Angelo Merendino registrou diversos momentos do dia-a-dia de sua mulher, Jennifer, diagnosticada com câncer. A ideia era, no início, compartilhar as fotos apenas com familiares e amigos mas, a pedido de Jennifer, Angelo concordou em compartilhar com o mundo, para mostrar o desafio que a doença impõea todos. O resultado é um ensaio forte, com muita sensibilidade e que expõe a tristeza que a enfermidade causa no paciente e familiares, assim como também demostra a coragem de enfrentar a situação com todas as forças, fé, esperança e amor.
Angelo acabou criando um site e uma página no facebook para compartilhar a história da esposa, vale a pena conferir.


Abaixo uma das fotos:

.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Neonazista alemã silencia ao ser acusada de assassinatos e terrorismo


A neonazista alemã Beate Zschäpe permaneceu nesta terça-feira impassível durante a leitura das acusações da Procuradoria de Munique, que a acusou de pertencer a um grupo terrorista e participar de vários assassinatos, por ódio racial e impulsionado pela ideologia nacional socialista.
Beate, 38 anos e única sobrevivente do grupo Clandestinidade Nacional Socialista (NSU), ficou novamente calada durante toda a leitura das acusações do promotor Herbert Diemer, segundo o qual o grupo buscou "arbitrariamente" suas vítimas e estabelecendo unicamente em que fossem imigrantes, preferencialmente turcos.


Leia mais no Terra.

Prefeito japonês: crimes sexuais na 2ª Guerra foram necessários


O prefeito de Osaka, no Japão, afirmou nessa segunda-feira que a prostituição forçada pelo Exército de milhares de pessoas na Ásia antes e durante a 2ª Guerra Mundial foi necessária para “manter a disciplina” nas tropas e proporcionar descanso aos soldados que arriscavam suas vidas no campo de batalha, de acordo com informações da agência Associated Press.
Os comentários de Toru Hashimoto já causaram ira nos países vizinhos que sofreram com a violência cometida pelos japoneses durante a guerra e  que se queixam que o país nipônico não fez o suficiente para reparar os danos causados pelas atrocidades.

Confira no Terra

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Agência da ONU sugere dieta a base de insetos contra fome no mundo

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), lançou em Roma nesta segunda-feira (13) um programa que incentiva a criação em larga escala de insetos para reforçar a segurança alimentar. Segundo o órgão, insetos são alimentos ricos em nutrientes, de baixo custo, ecológico e "delicioso".


Confira no G1.

Cientistas imunizam mosquito da malária para interromper transmissão


Um grupo de cientistas conseguiu imunizar por hereditariedade mosquitos contra o parasita causador da malária, rompendo assim a corrente de transmissão desta doença para humanos, revelou uma pesquisa publicada na edição de quinta-feira da revista americana Science.
A técnica, já usada com êxito para controlar a dengue, parece promissora para reduzir a malária, que mata 660.000 pessoas por ano em todo o mundo.

Lei Áurea, 125 anos: a “reinvenção” do trabalho escravo no Brasil


A cada ano, milhares de trabalhadores pobres são recrutados para trabalhar em fazendas, carvoarias, canteiros de obras e oficinas de costura e, posteriormente, submetidos a condições degradantes de serviço ou impedidos de romper a relação com o empregador. Não raro, permanecem sem poder se desligar do empregador até que terminem a tarefa para a qual foram aliciados, sob ameaças que vão de torturas psicológicas a espancamentos e assassinatos. No Brasil, essa forma de exploração é chamada de trabalho análogo ao de escravo, escravidão contemporânea ou nova escravidão, prevista como crime no Código Penal (artigo 149), com pena de dois a oito anos de reclusão.
Sua natureza econômica difere da escravidão da Antiguidade clássica e daquela que aqui existia durante a Colônia e o Império, mas o tratamento desumano, a restrição à liberdade e o processo de “coisificação” são similares. O número de trabalhadores envolvidos é relativamente pequeno se comparado com a população economicamente ativa, porém não desprezível: de 1995 – quando o sistema de combate ao trabalho escravo contemporâneo foi criado pelo governo federal – até hoje, mais de 44 mil pessoas foram resgatadas dessa situação, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Continue lendo no Blog do Sakamoto.
PEC 37: O que os postes não dizem

Publicado em 03-Mai-2013

Os postes virtuais da internet estão cheios de cartazes contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, do deputado Lourival Mendes (PTdoB/MA), aquela que limita os poderes investigativos do Ministério Público. Mais uma manobra para proteger os políticos, dizem os panfletos, repetindo o que seus autores devem ter ouvido no Jornal Nacional.

Não é verdade.

A PEC do deputado, que é delegado da polícia civil, apenas reafirma o que já diz a Constituição (no Brasil e em toda parte do mundo democrático): A polícia investiga, o MP acusa, o advogado defende e o tribunal julga.

Vejam mais aqui

E vejam também,

Uso do caso Celso Daniel contra a PEC 37 não se sustenta
 
Publicado em 13-Mai-2013
 
Na campanha que fazem contra a Proposta de Emenda Constitucional 37, que esclarece que cabe à polícia presidir os inquéritos, integrantes do Ministério Público não raramente recorrem ao caso do brutal assassinato do prefeito de Santo André. Dizem que o caso reflete bem a importância de derrubar a PEC.

O MP insistiu na tese já derrubada por uma série de investigações da polícia de que o crime foi político. Inquéritos conduzidos por a direção política do próprio PSDB concluíram que o crime foi comum. Mas promotores insistem até hoje na tese de crime político. Tese que só ajuda quem tenta associar o PT aos assassinos.

É por isso que eu recomendo a leitura do artigo do jornalista Daniel Lima na revista digital CapitalSocial , com o título “Afinal, o Ministério Público deve ou não fazer investigação criminal?”. Ele reflete justamente sobre esse argumento do MP envolvendo o caso Celso Daniel.

Vejam mais aqui