sábado, 21 de fevereiro de 2009

A esquerda enfrenta a dura carpintaria da história

Em meio às angústias que assombram trabalhadores e a classe média, emparedados entre a fatalidade de uma ordem que se liquefaz e um futuro que nada propõe exceto agonia, parte dos teóricos da esquerda agarra-se à discussão metafísica de modelos, desobrigando-se de assumir a dura carpintaria de construção da história nesse momento. A análise é de Saul Leblon.

A crise mundial desencadeou um salutar debate sobre o desenvolvimento contribuindo para desbloquear a memória e o imaginário social, entorpecidos por sonolentas décadas de monólogo conservador. Por quase 30 anos despejou-se sobre a sociedade uma peroração cotidiana que reafirmava a virtude dos mercados desregulados para promover o crescimento, a inovação, a modernidade, a eficiência, a liberdade, orgasmo e a cura para a calvice.

Jornalões, colunas e colunistas, em especial nas editorias de economia, funcionaram esse tempo todo como uma espécie corregedoria ideológica do fim da história. Dentro e fora das redações, cuidavam de vigiar, punir e desqualificar quem ousasse argüir o mainstream, bem como o perímetro por ele reservado à democracia.

Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Blogueiro egípcio continua desaparecido

Autoridades do Egito ainda não revelaram onde está o blogueiro que criticava a política do país em relação à Gaza e foi preso recentemente.

Diaa Eddin Gad, de 22 anos de idade, foi detido no dia 6 de fevereiro quando saia de casa na província de Gharbiya por um policial que o espancou, de acordo com a Anistia Internacional.

“Ele provavelmente está sendo mantido incomunicável e corre riscos de tortura”, declarou o grupo londrino de direitos humanos.

O blog de Gad, chamado Sawt Ghadib (Uma Voz Furiosa - http://soutgadeb.blogspot.com) contém slogans a favor de Gaza, notícias e comentários a respeito do tema, assim como denúncias graves envolvendo o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e serviços de segurança do país.


Texto da INFO Exame.


´A multa vai para parede´, diz Pirate Bay

Um dos fundadores do The Pirate Bay e réu na ação movida contra o site, Peter Sunde disse que vai publicar uma eventual multa imposta pela Justiça na parede de sua casa.

Peter Sunde deu a declaração numa entrevista coletiva após sair de uma das sessões do julgamento em que o Pirate Bay é acusado de infringir o copyright de filmes e músicas. Sunde argumenta que não é rico e que um pedido de indenização R$ 100 milhões é algo fora de sentido.

“Não faz diferença se pedirem alguns milhões ou um bilhão. Nós simplesmente não temos dinheiro. Se eu receber uma multa dessas, vou enquadrar e pendurar na parede de casa”, afirmou Sunde.

Mais na INFO Exame.

Governo federal: 500 lanchas para transportar alunos

500 lanchas deverão servir ao transporte escolar dos alunos da educação básica da rede pública de ensino que moram nas zonas ribeirinhas. Terra notícias.

Pisando na jaca: Folha classifica regime militar como “ditabranda”

Em editorial publicado na última terça-feira (17/02), sobre a vitória do presidente venezuelano em referendo, a Folha de S. Paulo classificou o regime militar brasileiro - entre 1964 e 1985 - como uma “ditabranda”. De acordo com o jornal, esses governos autoritários “partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça”.

O posicionamento do jornal foi duramente criticado pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo, que o considerou “lamentável”. Em sua opinião, a Folha, num só parágrafo, alinha uma série de “equívocos de caráter político e histórico”.

A notícia completa no Comunique-se.

Uma cópia do editorial está disponível aberta no mesmo Comunique-se.

E um comentário de Celso Lungaretti sobre o assunto também está no Comunique-se.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

RS: Novas denúncias abalam governo Yeda

O que o PSOL diz que existe

Saiu no blog RS Urgente: Na entrevista coletiva de hoje, o PSOL afirma que existe o que segue abaixo:

- Áudio e vídeo mostrando representante da Mak Engenharia entregando 500 mil para a campanha de Yeda na presença de Chico Fraga, Aod Cunha, Rubens Bordini, Delson Martini, Lair Ferst e Marcelo Cavalcante;

- Áudio e vídeo de representantes de empresas fumageiras entregando 200 mil para Aod Cunha e Lair – na conversa, Lair diz que não poderia dar recibo a pedido de Yeda

- Lair Ferst relata conversa que seria sobre a repartição do dinheiro do Detran entre ele, Yeda, Vaz Netto e Maciel. Lair oferece 100 mil por mês para Yeda para manter o esquema e ela responde: por 100 mil eu não me levanto da cadeira.

- Áudio e vídeo de José Otávio Germano entregando 400 mil em espécie, [...]

*Leia mais no blog http://www.rsurgente.net/

Pesquisadores japoneses identificam área do cérebro ligada à inveja

Uma equipe de cientistas japoneses conseguiu identificar a região do cérebro que controla o sentimento de inveja. A descoberta poderá ajudar os profissionais da área de saúde a lidar melhor com pessoas que sofrem do problema.

"A inveja pode levar uma pessoa a praticar um ato destrutivo e até criminoso para conseguir o que deseja", explicou Hidehiko Takahashi, 37 anos, pesquisador-chefe do Departamento de Neuroimagem Molecular do Instituto Nacional de Ciência Radiológica, localizado no subúrbio da capital japonesa.

(...)

Quando os voluntários sentiam inveja, a parte do córtex dorsal anterior do cérebro era ativada. "Pessoas muito invejosas tendem a ter uma grande atividade nessa região do cérebro, que é responsável pela dor física e também é associada à dor mental", contou o pesquisador.

Os cientistas também perceberam que outra parte do órgão, o corpus striatum, que é associado a sentimento de alegria ao recebermos um prêmio, por exemplo, era também estimulado quando as cobaias liam um capítulo que descrevia problemas com outras personagens.

Segundo os especialistas, isto indica que as pessoas invejosas sentem mais prazer com a desgraça alheia.


Vejam o texto completo na BBC Brasil


"Exterminem todos os brutos": Gaza 2009, por Noam Chomsky

O poder dos homens do Hamas permanece intacto, e a maior parte dos que sofreram em Gaza é de civis: um resultado positivo, segundo uma doutrina muito bem difundida, a do terrorismo de Estado. Israel calculou que seria vantajoso parecer que “estava ficando louco”, causando terror largamente desproporcional à população. O recado era claro: deixem de apoiar o Hamas. Enquanto isso, observamos calmamente um evento raro na história, que o velho sociólogo israelense, Baruch Kimmerling, chamou de “politicídio”, o assassinato de uma nação.

(...)
A tentativa de "educar" o Hamas
As justificações de Eban do terror de estado são tomadas como convincentes por autoridades respeitadas. Enquanto o recente ataque israelo-estadunidense ainda fazia barulho, o colunista do Times, Thomas Friedman, explicava que a tática atual de Israel, como aquela adotada durante a invasão do Líbano em 2006, estava baseada num princípio louvável: “tentar educar” o Hamas, ao inflingir perdas pesadas aos seus militantes e sofrimentos terríveis à população de Gaza”. Isso se compreende em termos pragmáticos, como foi o caso no Líbano, em que “a única dissuasão de longo prazo foi expor os civis – as famílias e empregados dos militantes – a calamidades, para que eles não apóiem o Hizbollah no futuro”. E, por uma lógica similar, o esforço de Bin Laden para “educar” os americanos no 11 de Setembro foi altamente louvável, bem como os ataques nazistas a Lídice e Oradour, a destruição que Putin causou em Grozny, e outras notáveis tentativas de “educação”.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

A crise na era senil do capitalismo. Esperando, inutilmente, o quinto Kondratieff

Levando em conta o contexto de crise sistêmica, há quatro esperas inúteis que florescem nos círculos de poder. A primeira, que sobredetermina as demais, é a da chegada de um quinto ciclo de Kondratieff, de uma nova prosperidade produtiva do capitalismo. A segunda se refere à chegada milagrosa de um novo keynesianismo que, portando a espada do intervencionismo estatal, cortaria a cabeça dos malvados especuladores. A terceira e a quarta estão ligadas à idéia do renascimento do Império e de um novo centro do mundo burguês. A análise é de Jorge Beinstein.

(...)
A ilusão da auto-regulação do mercado financeiro virou fumaça; os gurus da especulação se esconderam ou mudaram de discurso, pedindo ajuda a outros deuses: os da intervenção estatal, que eles, há umas poucas décadas, jogaram no baú dos velhos objetos inúteis. Até fins de 2008, numerosas revistas especializadas de todos os continentes, algumas destinadas ao grande público, mostravam a fotografia de Lord Keynes, desenterrado para nos salvar do desastre. Mas até agora a nova-velha magia intervencionista tem demonstrado a mais completa impotência.



Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

A ELITE BRANCA: RICA E INTOCÁVEL

Rui Martins

Berna (Suiça) - Vocês podem me contar quantas mulheres negras, mulatas, mestiças, pobres (são palavras quase sinônimas) são assassinadas por ano no Brasil ? Quantas mulheres brasileiras voluntariamente ou enganadas deixam o Brasil para viverem da prostituição no estrangeiro, sofrendo violências e mesmo sendo assassinadas por cafetões, fechadas sem documentos em bordéis, sujeitas a todas as humilhações ?

E quantas mulheres brasileiras estão, neste momento, fechadas num aeroporto europeu, Madri, Lisboa, Roma, por exemplo, impedidas de desembarcar mesmo se cumpriram com as exigências legais, mas consideradas pelos policiais como possíveis prostitutas ? Ou quantas mulheres brasileiras, indocumentadas, emigrantes clandestinas grávidas ou com bebês vivem um pesadêlo inimaginável neste rigoroso inverno europeu ?

Quantas mulheres emigrantes no Japão, despedidas de seus empregos nestas últimas semanas com seus maridos, estão comendo uma sopa por dia num dos refugios criados por entidades assistenciais geralmente religiosas, depois de terem deixado tudo que possuíam num apartamento que não podem mais pagar ?

Vejam o texto completo no Direto da Redação

“Não há crise que fará a gente tirar um centavo da Educação”, diz Lula

Presidente aposta que expansão de universidades e escolas técnicas criará empregos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira, 17 de fevereiro, que os investimentos em educação serão mantidos independente das consequências da crise econômica mundial. “Não há crise que fará a gente tirar um centavo da Educação”, disse o presidente ao inaugurar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Planaltina (DF).

“Essa posição do governo nos dá segurança”, disse o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Souza Jr. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também garantiu a manutenção dos investimentos no setor. Haddad citou um artigo publicado no Wall Street Journal que recomenda investimentos no Brasil, pois o país está financiando projetos para a educação e infraestrutura.


Vejam mais no Jornal da Ciência(SBPC)

PHA se retrata e Justiça arquiva queixa-crime movida contra ele

O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron pediu que a Justiça arquivasse queixa-crime movida por ele contra o jornalista Paulo Henrique Amorim. O pedido foi feito após retratação do jornalista sobre notícia publicada em novembro de 2008 no blog Conversa Afiada.

"Acredito que a minha interpretação da frase atribuída ao advogado Alberto Zacharias Toron ficou prejudicada ao tomar conhecimento de uma declaração posterior sua, na qual seu raciocínio se revelou mais completo. Retratando-me, nas mesmas modestas páginas de meu portal ‘Conversa Afiada’, declaro que cometi um equívoco ao atribuir ao referido advogado a afirmação segundo a qual ‘bom era quando algema só se colocava em pobre, preto e p...’. O mesmo ocorreu quando, em outra oportunidade, ao comentar um julgado do Supremo Tribunal Federal, afirmei em nota que ‘prevaleceu a Jurisprudência Toron: algema é para ‘preto, pobre e p...’

Texto completo no Comunique-se.

STORA ENSO ENFRENTA INDICIAMENTOS

Santiago, para Tinta China:

Denise Nunes, para Correio do Povo

Os problemas da Stora Enso no Estado vão além da autorização da compra de terras fronteiriças pelo Conselho de Defesa Nacional (CDN), cuja demora é alvo de críticas e mobilizações de lideranças da Fronteira-Oeste. Desde meados de dezembro, o Ministério Público Federal analisa inquérito da Polícia Federal, que indiciou três representantes da empresa por falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal. Segundo a Polícia Federal, o inquérito 1.753 foi instaurado em 1º de outubro de 2007 e concluído em 1º de dezembro de 2008, com o indiciamento. O caso está nas mãos do procurador da República no Rio Grande do Sul, Ipojucan Corvello Borba, que deve concluir a análise após o Carnaval, podendo optar pelo arquivamento, denúncia ou pedido de novas diligências. As fases do inquérito policial, sem os nomes das partes, podem ser conferidas no portal da Justiça Federal/4ª Região, sob o número 2007.71.00.040860-7. É que as prorrogações de prazos exigem autorizações judiciais.

Tucano típico abatido em pleno vôo na Paraíba

Paraíba - O ex-senador José Maranhão (PMDB) e o ex-vereador Luciano Cartaxo (PT) tomaram posse, hoje (18) à noite, no cargo de governador e vice da Paraíba. Eles substituíram Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Lacerda Neto (DEM), que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico.

Segundo a Justiça Eleitoral, Cunha Lima distribuiu 35 mil cheques de R$ 150,00 e R$ 200,00 para eleitores carentes da Paraíba, em pleno ano eleitoral de 2006, o que não é permitido pela legislação eleitoral e se caracteriza em conduta vedada a agentes públicos. As cassações foram confirmadas ontem por unanimidade pelos ministros do TSE, durante julgamento de sete embargos de declaração que pediam a anulação da cassação de Cunha Lima e Lacerda Neto.
Leia mais no Diário de Canoas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A estratégia Jarbas

Não é difícil entender as razões por trás da entrevista do senador Jarbas Vasconcellos à revista Veja.
Na entrevista ele acusa seu partido, o PMDB, de abrigar corruptos e lutar por cargos. Faltou explicar onde está a novidade.
No governo FHC, esse mesmo PMDB, tendo como pontas-de-lança o Ministro dos Transportes Eliseu Padilha e Gedel Vieira Lima, uma seleção enriquecida por Gilberto Miranda e outros notáveis, negociou cargos, benesses e massacrou Itamar Franco na convenção do partido. E os episódios ocorreram nos tempos em que Jarbas era dos grandes nomes do partido. É o mesmo PMDB de agora, com os mesmos personagens de antes.
O papel do PMDB e as formas de cooptá-lo fazem parte do know-how de governabilidade criado por FHC e apropriado por Lula. Então, qual a razão da indignação tardia de Jarbas? É aí que se entra na parte mais interessante da entrevista: a maneira como foi preparada.

O texto continua no blog do Luís Nassif.

Narcotráfico penetra sistema financiero en crisis

La Habana, 17 feb (PL) En un mundo donde la corrupción y el delito se globalizan junto con la economía, el narcotráfico penetra en la crisis internacional y sus fondos se invierten también en los rescates financieros de moda.

Aunque parece un hecho increíble, la Oficina de Naciones Unidas para la Droga y el Delito (ONUDD) así lo certifica.

El comercio ilegal de drogas, considerado el segundo negocio ilícito más rentable del orbe, después del tráfico de armas, y que se interrelaciona por supuesto con la catástrofe monetaria de origen en Estados Unidos, en la actualidad sufraga también el salvamento de algunas entidades.

El director de la ONUDD, Antonio María Costa, destacó que en un mercado financiero en crisis, el narcotráfico sirvió para salvar a algunos bancos del colapso al actuar como fuente de capital líquido.


Vejam o texto completo na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Vista de perto, a Itália de 2009 dá medo.

Franco Berardi (Bifo), 14/2/2009

(Msg distribuída por e-mail, Lista Rekombinant, orig. adiante.
Tradução do Coletivo de Tradutores Attraverso. Distribuição autorizada.)

Franco Berardi (mais conhecido pelo apelido, Bifo), 60, é filósofo, escritor e agitador cultural italiano

Após conduzir um ataque insano contra os trabalhadores, depois de ter levado a termo a criminosa operação Alitalia com a ajuda da oposição de Sua Majestade, após haver tentado (e parcialmente realizado) um ataque mortal contra o que resta da escola Pública, agora – com o pacote de segurança – o governo Berlusconi toma decididamente o caminho da violência autoritária.

O que podemos imaginar nesse momento? Podemos imaginar que esse governo dure por mais quatro anos devastando para sempre qualquer esperança de vida civil. Ou podemos imaginar que a situação se precipite em direção ao banho de sangue, à guerra civil inter-étnica, à catástrofe civil dolorosa. Que outra coisa se pode imaginar?

Se olhamos a situação de perto, se experimentamos olhá-la de Roma, ou de Milão – onde a EXPO 2015 virou pretexto para fechar todos os locais de encontro livre dos trabalhadores precários e da cultura dissidente, como os grupos paramilitares fascistas de 1922 fecharam as associações sindicais operárias – não há esperança.

Mas não é de perto que se deve olhar o que acontece na Itália hoje, nem de Roma, nem de Milão. Tentemos mudar o nosso ponto de observação e olhar a Itália de fora, a partir do mundo. Então compreenderemos melhor e nos livraremos da angústia.

Vejam o texto completo (e o original) na NovaE

Por que Hugo Chávez ganhou?

Uma vez mais, em dez anos, Hugo Chávez triunfou nas eleições internas. À exceção da consulta de reforma constitucional de dezembro de 2007, ele triunfou em todas as 14 eleições, presidenciais, de referendos do mandato presidencial e outras. Volta agora a triunfar.

A levar a sério as versões da grande maioria – a quase totalidade da mídia privada nacional e internacional – não se pode entender suas vitórias. Que aos 10 anos de mandato, sob efeito de uma brutal oposição da mídia monopolista privada, das entidades do grande empresariado, dos partidos tradicionais, entre outras entidades que fazem parte do bloco de direita, Hugo Chavez detenha um apoio popular majoritário, só poderia ser atribuído a algum tipo de fraude. No entanto a própria oposição reconheceu a normalidade das eleições e a vitória de Chavez.


Vejam o texto completo no Blog do Emir

Alta rotatividade de funcionários é característica marcante do comércio

No período de apenas um ano, um quarto do total de trabalhadores do comércio paulistano é renovado. Isso significa que a rotatividade de funcionários nas empresas do setor é alta.

A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que realiza cerca de 366 homologações por dia, legitimando as rescisões dos contratos de trabalho.

Notícia do Portal Administradores. Texto completo .

IstoÉ Daniel Dantas

Na semana passada, a revista IstoÉ parece ter dado mais uma prova de que atua como títere dos poderosos, ao passo em que se distancia do compromisso com a sociedade brasileira e com a ética jornalística.

A matéria intitulada "Stédile, o intocável", publicada na revista no dia 08 de fevereiro e assinada pelo jornalista Hugo Marques, traz um emaranhado de informações confusas e descontextualizadas sobre o integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, numa clara tentativa de criminalizar a luta social.

No que tange ao texto da matéria, não é verdade que os ativistas da reforma agrária sejam intocáveis do ponto de vista legal. É justamente o inverso, já que sobre estes recaem inúmeros processos criminais, decretos de prisão preventiva e outros instrumentos de coerção manejados por representantes dos poderes constituídos. Se isto é fato – e os números dos relatórios da CPT comprovam – duas alternativas se apresentam: ou os repórteres da revista IstoÉ estão mal informados ou são impulsionados por interesses não revelados de grandes corporações. Talvez sejam as duas.

Vejam mais no Correio da Cidadania

Projeto São Francisco revela fauna da caatinga

O bioma caatinga tem uma surpreendente diversidade de vida animal, que está sendo desvendada e conservada por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. “O Projeto São Francisco está dando a oportunidade de revelar o que é realmente a caatinga", afirma o professor Luiz Cezar Machado Pereira.

"Nós temos aqui mais de 30 espécies de formigas, entre 280 e 300 de aves e outras 48 de répteis, só para dar alguns exemplos”, avalia Pereira, que é pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A equipe do professortrabalha para conservar espécies da Fauna e da Flora nativas, protegendo-as durante a construção do canal. No total, o Projeto inclui 36 Programas Básicos Ambientais foram criados para minimizar os impactos ambientais da construção dos canais do Eixo Norte, projetado para rasgar 426 quilômetros da caatinga, e do Eixo Leste, de 287 quilômetros.

Vejam mais no Vermelho

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Autonomia feminina e o Bolsa Família

Contudo, estudos realizados no Brasil e na América Latina mostram que eleger, a priori, as mulheres como as principais beneficiárias dos recursos, ao invés de empoderar e garantir a autonomia feminina, podem ter dois efeitos contrários:

1) ao invés de promover a autonomia feminina, fortalece o papel tradicional da mulher como dona de casa e cuidadora do lar, jogando nas costas da família a principal responsabilidade pelo combate à pobreza: “Los programas refuerzan la división social de género en donde las mujeres tienen que ser antes de todo buenas madres. La mujer esta considerada de manera muy tradicional, sirviendo a su familia, guardiana de los valores de virtud moral, altruismo, sacrificio: es un ‘ser para otros’” (Arriagada e Mathivet, Cepal, 2007, p. 30).
2) O foco nas mulheres contribui para deixar de lado a responsabilidade masculina na reprodução, desconsiderando o fato de que em muitas famílias os homens são ausentes, passivos ou simplesmentes omissos. A não responsabilização dos homens aumenta a carga de trabalho e responsabilidade das mulheres, em seu papel tradicional e reduz sua mobilidade social.

Texto completo em O Pensador Selvagem.

Começa hoje julgamento de Pirate Bay

Os réus são fundadores e colaboradores do serviço Fredrik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Peter Sunde Kolmisoppi e Carl Lundström. O quarteto é acusado de conspirar para driblar as leis suecas e incentivar a pirataria.

Já os advogados de defesa se agarram ao fato de o The Pirate Bay não hospedar um único arquivo de filme ou música e oferecê-lo para donwload. O máximo que o serviço faz é apontar links, logo não é ele o responsável por eventuais casos de quebra de copyright.

Fredrik Neij, que vem mobilizando os milhares de fãs do serviço a protestar contra o julgamento, argumenta que, mesmo em caso de condenação, o The Pirate Bay não sairá do ar e, de quebra, nada será pago em indenizações. Não somos ricos, não temos dinheiro para dar aos estúdios, argumenta Neij.

Texto completo na INFO Exame. O "hoje" do título é 16 de fevereiro, segunda-feira passada.

Advogado é condenado por aceitar propina de Berlusconi

(...)

O advogado inicialmente reconheceu ter recebido dinheiro de Berlusconi "como reconhecimento" pelo depoimento prestado, mas depois afirmou que o dinheiro tinha sido dado por outra pessoa.

Depois de chegar ao poder pela terceira vez em 2008, Berlusconi propôs uma polêmica lei que garante imunidade legal às quatro autoridades máximas da Itália, o que inclui o posto de primeiro-ministro.

Berlusconi introduziu lei de imunidade
após assumir novamente o poder


Vejam mais na BBCBrasil

Medidas pós-11 de Setembro criaram estados policiais

Uma Comissão Internacional de Juristas, na qual participa, entre outras personalidades, a ex-presidente da Irlanda Mary Robinson, divulgou um estudo em que afirma que os Estados Unidos e o Reino Unido questionaram activamente o primado da lei e ameaçaram as liberdades civis, sob o pretexto de combater o terrorismo. No mesmo dia, uma ex-chefe do MI5, a contra-espionagem britânica, afirmou que as medidas policiais levaram os cidadãos britânicos a "viver com medo e sob um estado policial".

Dame Stella Rimington, a primeira mulher a dirigir o MI5 de 1992 a 1996, disse numa entrevista ao diário catalão La Vanguardia que teria sido melhor que o governo britânico reconhecesse que havia riscos, em vez de assustar as pessoas para poder aprovar leis que restringem as liberdades, levando precisamente a um dos objectivos dos terroristas: que as pessoas vivam com medo e sob um estado policial.

Stella Rimington criticou também os Estados Unidos, dizendo que foram demasiado longe com Guantánamo, conseguindo o efeito oposto: dar justificação a que mais e mais pessoas ofereçam para participar em atentados suicidas.

Vejam o texto completo no Esquerda.Net

Amorim diz que Brasil pode ir à OMC contra 'Buy American'

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta segunda-feira que o país pode recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a cláusula "Buy American" (compre produtos americanos, em tradução livre) do pacote de estímulo à economia aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos na última sexta-feira.

"É uma análise legal complexa, mas estamos fazendo. (Ir à OMC) é uma opção real", afirmou Amorim, segundo a agência de notícias Reuters, durante uma entrevista à rede estatal TV Brasil que vai ao ar na próxima quarta-feira.

A cláusula em questão estipula que somente aço, minério de ferro e manufaturados produzidos nos Estados Unidos poderão ser utilizados em projetos contemplados pelo pacote US$ 787 bilhões.

Após protestos da União Europeia, do Canadá e do Brasil - que classificaram a legislação como "protecionista" -, no entanto, os senadores americanos votaram por amenizar a cláusula, prevendo que ela só poderá ser aplicada na medida em que não interfira nos acordos comerciais firmados pelos EUA.

Mais AQUI.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Yeda, maquiagem de superávit e emprego com custo BILIONÁRIO para um da "turma"

[...] Um falso milagre conseguido através da redução da presença do Estado nas áreas mais essenciais para a população. Serviu de recomendação para os interesses particulares do então secretário da Fazenda, Aod Cunha de Morais Junior, que agora é o mais novo consultor do Banco Mundial.

Aod conseguiu o novo emprego depois que garantiu ao Banco o individamente do Estado do Rio Grande do Sul, em R$1 bilhão 782 milhões , reajustados pela variação do dólar. Traduzindo, o governo Yeda Crusius será lembrado pelos próximos 30 anos, período em que os futuros governos terão para administrar essa dívida.

Deslumbrada com as possibilidades proporcionadas pela publicidade e o marketing, Crusius saiu pelo Brasil, sem convite de nenhum governo, utilizando dinheiro público para locação de transporte aéreo e diárias. Ficou mais de 10 dias fora, fazendo campanha política e na volta aproveitou para visitar seus familiares no interior do estado de São Paulo.
Leia mais no blog CELEUMA.

Referéndum en Venezuela: Chávez consigue vía libre a la reelección

A la segunda intentona, Hugo Chávez ganó. El 54,36% de los venezolanos votó ayer a la reforma constitucional que permitirá al actual presidente de Venezuela presentarse a la reelección cuantas veces quiera. Con el 94% de los votos escrutados y una participación superior al 70%, la opción del no que defendía toda la oposición sólo consiguió un 45,63% de los sufragios. Chávez había cursado la orden a su poderosa maquinaria electoral de que buscara el voto hasta debajo de las piedras. Barrio por barrio. Puerta por puerta. "No me falléis", les había pedido, "que yo no os fallaré".

Sólo unos minutos después de conocer la victoria, Chávez se dirigió a la multitud desde el balcón del palacio presidencial -escoltado por sus hijas y nietos- y realizó un juramento solemne tomando prestadas unas palabras del apóstol San Pablo: "Me consumo y me consumiré gustosamente al servicio del hombre sufriente, de la mujer sufriente, del pueblo sufriente. Me consagro íntegramente al pleno servicio del pueblo. Todo lo que me queda de vida. Así lo juro, delante del pueblo, de mis hijas, de mis nietos. A menos que el pueblo decida lo contrario, este soldado será el candidato a las elecciones de 2012 para dirigir al país entre 2013 y 2019".


Vejam mais no ELPAIS.COM

domingo, 15 de fevereiro de 2009

China ataca polêmico projeto "Buy American" dos Estados Unidos

PEQUIM (Reuters) - A agência oficial de notícias chinesa, a Xinhua, atacou a polêmica medida dos Estados Unidos de incentivo à compra de produtos norte-americanos --o "Buy American"--, que faz parte do pacote de estímulo econômico aprovado pelo Congresso. A agência afirmou que o protecionismo comercial é um "veneno" que prejudica os países pobres.

Os comentários foram a primeira reação em Pequim à medida norte-americana, que tem sido criticada até por grupos empresariais dos Estados Unidos, que temem que a ação possa levar outros países a deixar produtos norte-americanos de fora de seus programas de incentivo.

Avós da Praça de Maio recuperam 97ª neta roubada durante ditadura

A organização humanitária Avós da Praça de Maio identificou mais uma filha de desaparecidos, roubada ao nascer por agentes da ditadura argentina (1976-83), o que elevou a 97 o número de netos seqüestrados que recuperaram sua verdadeira identidade, anunciou nesta sexta-feira a presidente Cristina Kirchner.

"Hoje, acabamos de descobrir a identidade de mais uma neta (...). Permitam-me fazer o anúncio neste local, onde nasceram muitas destas crianças que ainda não conhecemos", disse Kirchner, durante um ato na Escola de Mecânica da Armada (ESMA), emblemático centro de torturas da ditadura, onde funcionou uma maternidade clandestina.

Leitura completa AQUI.

Itália insulta o Brasil no caso Battisti, diz filósofo italiano Toni Negri

UOL - Como o senhor vê a posição da Itália no caso Battisti?

Antonio Negri - A posição italiana é uma posição muito complexa. Com se sabe, o governo italiano é um governo de direita e é um governo que, depois de 30 anos, retomou a perseguição das pessoas que se refugiaram no exterior depois o final dos anos 70, depois do final dos anos nos quais na Itália houve um forte movimento de transformação, de rebelião. E portanto o governo italiano retoma hoje uma campanha pela recuperação destas pessoas. Em particular, tentou fazê-lo com a França, para conseguir a extradição de Marina Petrella [condenada por subversão pela justiça italiana] e não conseguiu porque o governo francês, a presidência francesa [Nicolas Sarkozy], impediu. Neste ponto, aparece em um momento exemplar o caso Battisti.

Entrevista completa no UOL Notícias.

Mídia, mostra tua face

Charge de Eugênio Neves.