sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Legisladores se recusam a participar de evento político internacional no Paraguai

A senadora paraguaia Ana Mendoza de Acha afirmou nesta quinta-feira (16/08) que a UIP (União Interparlamentar) suspendeu um encontro anual sobre infância que seria sediado pelo país em novembro. Segundo ela, legisladores da América do Sul teriam se negado a participar de um evento sediado no Paraguai, devido à recente crise política do país.


Continue lendo no Opera Mundi

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Paraguai: surpreendido por protesto, usurpador se esconde em um bar

Segundo um informe da rádio 780 AM, um grupo de manifestantes em torno de 40 pessoas, foram até o Panteão dos Heróis, onde se encontrava o presidente da República, Federico Franco participando de um ato.
FrancoDepois de terminar a atividade, Franco tratou de retirar-se do local mas os manifestantes começaram a gritar-lhe "golpista".
O presidente teve que entrar um bar do centro localizado em frente ao Panteão, onde permaneceu protegido dos que se manifestavam contra ele.
Federico Franco assumiu a Presidência da República em 22 de junho no lugar de Fernando Lugo Méndez, que foi destituído mediante um rápido processo político, promovido pelo Parlamento.
ULTIMA HORA

Texto original em CONTRAINJERENCIA

Guatemaltecos vítimas de experimentos da CIA apresentam apelação

 
Guatemala experimentos CIART – Os guatemaltecos vítimas de experimentos médicos ianques na década de quarenta apresentaram um recurso de apelação à decisão de um juiz federal de indeferir seu caso, informam os advogados de defesa. 
 
Os contaminados com sífilis e outras enfermidades venéreas entre os anos 1946 e 1948 apresentaram o recurso perante a Corte de Apelações do Distrito de Colúmbia, o primeiro caso num processo que esperam seja extenso, segundo afirmou a advogada Piper Hendricks. 
"O processo de apelação é muito extenso", declarou, enfatizando que não esperam uma decisão do tribunal antes do outono de 2013. Segundo a defesa, "a imunidade é legalmente inaplicável em circunstâncias tão extremas como este caso".  
 
Texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

A quem cabe o passo seguinte da história?

O economista Carlos Lessa costuma dizer que o Estado brasileiro inventou o keynesianismo em 1930, antes de Keynes, com Getúlio Vargas. O Brasil é uma criação do Estado, ironizava Celso Furtado sobre a esquálida capacidade de iniciativa da sempre festejada 'iniciativa privada'. A verdade é que em praticamente todo os ciclos de crescimento coube ao Estado brasileiro determinar o nível de investimento, fixar prioridades, induzir e financiar a participação privada no arranjo macroeconômico. Por que seria diferente agora? Ou melhor, porque é tão difícil agora reproduzir a mesma alavanca, quando seu papel contracíclico mais que nunca é necessário face ao colapso da ordem neoliberal?

A interrogação perpassa o pacote de concessões de infraestrutura lançado pelo governo Dilma nesta 4ª feira. Nele alguns enxergaram 'a rendição à lógica das privatizações'; mas há uma novidade importante.
 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR-Blog das Frases-Saul Leblon

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Borboleta sofre deformidades após acidente nuclear no Japão, diz estudo

O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, que começou um dia após um terremoto de 9 graus de magnitude e um tsunami em 11 de março do ano passado, pode ter causado deformidades em uma espécie de borboleta da região.


Continue lendo no G1

Teste de jato hipersônico não tripulado dos EUA falha

O teste de um jato hipersônico feito pelos Estados Unidos na terça-feira deu errado, informou a Força Aérea do país nesta quarta-feira. A expectativa era que o avião fosse capaz de voar na velocidade Mach 6, ou seja, seis vezes mais rápido que a velocidade do som, a quase 7.400 km/h.


Confira no IG

Integrantes do Femen são detidas após protesto em consulado em SP




Três integrantes do grupo Femen foram detidas por volta das 12h45 desta quarta-feira (15) após um protesto em frente ao consulado da Rússia, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Elas vestiam apenas calcinha e traziam cartazes em um protesto no qual gritaram pela liberdade de um grupo feminino punk preso na Rússia. Elas também jogaram água com tinta no muro do consulado.

Confira no G1.  Foto de Nathália Duarte para o G1.

Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa


Quase oito em cada dez usuários de planos de saúde (ou 77% deles) sofreram algum problema com o atendimento nos últimos dois anos no Estado de São Paulo. O dado é de pesquisa do Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) nesta quarta-feira (15). O objetivo do levantamento foi investigar os principais conflitos e deficiências percebidas na utilização dos serviços.
A Associação Paulista de Medicina e a ProTeste aproveitaram a ocasião para lançar um serviço nacional de apoio exclusivo aos pacientes de plano de saúde. O telefone0800.200.4200 atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários de planos de saúde.

Confira no UOL Notícias

Jornalista que brigou com Galvão Bueno está fora do SporTV

A participação especial de Galvão Bueno na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres no SporTV termina com a notícia de que o jornalista Renato Mauricio Prado não renovará seu contrato com o canal pago da Globo.


Mais no UOL Esporte.

EEUU, seus camaradas de armas da al Qaeda e outras histórias de um império enlouquecido

Global Research 

O Afeganistão nos anos oitenta e noventa...

Bósnia e Kosovo nos anos noventa... Líbia 2011... Síria 2012... 

Nos conflitos militares de cada um destes países os EEUU e a al Qaeda (ou um de seus associados) tem estado no mesmo lado. 
O que isto nos diz da "Guerra contra o Terrorismo" dos EEUU? 

Um mudança de regime tem sido o objetivo ianque em cada ocasião: derrotar comunistas ou os "comunistas" sérvios, Slobodan Milosevic, Muamar Khadafi, Bashar al-Asad... todos hereges ou infiéis, todos não crentes ao império, todos inconvenientes para o império.  
Por que, se o inimigo é o terrorismo islâmico, os EEUU verteram tanto sangue e dinheiro contra a OLP, Iraque, Líbia e agora Síria, todos governos seculares no Oriente Médio?  
Por que os aliados árabes mais próximos de Washington no Oriente Médio são os governos islâmicos da Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Jordânia, e Bahréin? Barhréin hospeda uma base naval ianque; a Arábia Saudita e Qatar são canais para transferência de armas aos rebeldes sírios. 
Por que, se a democracia significa algo para os EEUU, todos esses aliados do Oriente Médio são monarquias? 
Por que, se o inimigo é o terrorismo islâmico, os EEUU conduziu Kosovo -90% islâmico e talvez o governo mais gângster do mundo- a declarar unilateralmente sua independência da Sérvia em 2008, uma independência tão ilegítima e artificial que a maior parte das nações do mundo não a reconhecem?   
 
Vejam o texto original em Rebelion.org ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tiroteio em universidade do Texas deixa três mortos

Um homem abriu fogo em um campus da universidade Texas A&M na tarde desta segunda feira, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia da localidade de College Station, o atirador teria deixado dois mortos - um policial e um civil - e várias pessoas feridas, e teria morrido depois de ser detido pela polícia.
"Temos múltiplas pessoas que foram baleadas", disse a porta-voz policial Rhonda Seaton à CNN, acrescentando que há agentes policiais entre os feridos. Segunos a agência de notícias AFP, já são contabilizados dois mortos, um deles é um policial. Não há informações sobre a identidade do suspeito de iniciar o tiroteio.

Mais no Terra

domingo, 12 de agosto de 2012

¿Y si la verdadera crisis de Europa estuviera en el Este? ( E se a verdadeira crise da Europa estiver no leste - Romênia e Hungria?)


El endurecimiento del régimen rumano, al igual que, de otra manera, la Hungría de Viktor Orban, parece mostrar, el debilitamiento democrático de países de la Unión golpeados de lleno por la crisis. ¿Pero tiene sentido equiparar estas dos experiencias? ¿Hay una “orbanización” de Rumanía, como pretenden algunos comentaristas? ¿Son Ponta y Orban los síntomas autoritarios de una Europa arrinconada?

“El punto en común entre las situaciones en Hungría y en Rumanía es que tenemos dos hombres políticos, uno de derechas, el otro de izquierdas, que quieren el poder absoluto, y que no se detendrán mientras no lo tengan”, considera Laura Stefan, especialista de la lucha anti-corrupción dentro del think tank Expert Forum, en Bucarest. “La gran diferencia es que Orban ha cambiado la Constitución con apoyo del Parlamento. Por su parte Ponta está violando la ley fundamental”. Para Ciprian Ciucu, un experto vinculado a un grupo de estudios rumano, el RCEP, “el gobierno Ponta busca todavía legitimidad, mientras que Viktor Orban es ya legítimo”.


Confira o texto, em espanhol, no Viento Sur.