sábado, 13 de agosto de 2011

O continente que brincava com fogo

Em 2008, a trilogia de ficção policial intitulada Millennium – Os homens que não amavam as mulheres,A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar – vendeu cerca de 21 milhões de exemplares em mais de quarenta países, alavancando seu autor, o jornalista sueco Stieg Larsson, à condição de segundo best-seller mundial. Infelizmente, Larsson não viveu para conhecer sua inesperada fama: morreu de um ataque cardíaco fulminante aos 50 anos, pouco depois de entregar os originais para seu editor.

Desde então, muito tem sido debatido a respeito da áspera violência, especialmente sexual, contida em seus livros. Os debates apontam para uma anomalia: como explicar que a Suécia, um país conhecido por ser uma espécie de paraíso na terra, onde supostamente imperariam a paz social e a tolerância racial, pudesse servir como pano de fundo para tanta sordidez praticada contra mulheres por indivíduos poderosos que, pra piorar, são acobertados por autoridades governamentais corruptas? Uma mirada no homem por detrás da trilogia insinua uma resposta. 





Continue lendo no Opera Mundi

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juíza é morta a tiros durante emboscada em Niterói

No final da noite desta quinta-feira, a juíza Patrícia Acioli, de 47 anos, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo (RJ), foi morta, com vários tiros, quando se aproximava da entrada do condomínio onde residia, no Timbau, bairro do distrito de Piratininga, em Niterói (RJ). A polícia acredita em emboscada e crime encomendado. A juíza estava sem seguranças quando foi atacada.

Ao volante de um Fiat prata Idea, a vítima foi surpreendida por homens utilizando toucas ninja e ocupando duas motos e dois carros. Foram feitos pelo menos 15 disparos de pistolas calibres 40 e 45 contra a vítima, que morreu no local. A polícia espera contar com eventuais imagens gravadas pelas câmeras de segurança existente na portaria do condomínio.





Mais no Correio do Povo

O livro novo de Fernando Morais, o obcecado

Além da formidável história da rede de agentes cubanos infiltrados entre os grupos terroristas baseados na Flórida, Os últimos soldados da Guerra Friadesvenda a impressionante ousadia com que atuam os grupos radicais que partem do território dos Estados Unidos para realizar ações em Cuba. Foram quase 130 ataques terroristas em cinco anos, um tema que a grande imprensa prefere deixar de lado. O vasto e eletrizante rosário de histórias que Fernando Morais desfia ao longo de Os últimos soldados da Guerra Fria faz do livro um registro esclarecedor de parte do drama vivido pela população de uma pequena ilha que teima em ser altiva – justamente a parte que costuma ser ignorada por quem adora criticar o seu duro cotidiano.




Confira na Agência Carta Maior.

Premiê britânico estuda interromper redes sociais e comunicação on line durante distúrbios

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou nesta quinta-feira (11/08) que estuda adotar uma polêmica medida com o objetivo de combater a onda de distúrbios violentos ocorridos nos últimos cinco dias em algumas das principais cidades do Reino Unido.

O premiê pretende bloquear toda a comunicação de serviços de internet e telefonia móvel on line durante eventos que considere comprometedores à segurança. "Trabalhamos com a polícia, os serviços de inteligência e a indústria para avaliar se seria correto interromper a comunicação das pessoas via websites e serviços eletrônicos quando soubermos que eles estão conspirando para a violência, desordem e criminalidade", disse Cameron em uma sessão de emergência no Parlamento. As informações são da agência de notícias Reuters





Mais no Opera Mundi

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Rússia investirá US$8.5 bilhões em seu novo cosmódromo na Sibéria


A Rússia designará mais de 8.5 bilhões de dólares na construção do novo cosmódromo Vostochni, na província de Amur, extremo oriente russo, informou hoje o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Vladímir Popovkin.

“Planejamos designar um total de 250 bilhões de rublos (8.5 bilhões de dólares) na criação do cosmódromo", disse Popovkin em uma entrevista ao diário Kommersant, ao acrescentar que atualmente as autoridades projetam a infraestrutura, sistemas de lançamento e apoio para iniciar a construção do cosmódromo neste ano. 

Vejam o texto original em RIA NOVOSTI ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Três vezes mais

Estudo sugere que, nos próximos 60 anos, irão triplicar as tempestades no litoral sudeste do país, em decorrência das mudanças climáticas globais, que aquecem o oceano Atlântico. 
 
Por: Sofia Moutinho

Cenários de destruição, como os causados pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro no início do ano, devem se tornar cada vez mais frequentes. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) mostra que, em 2070, as tempestades serão três vezes mais comuns que hoje no litoral sudeste do Brasil, em decorrência das mudanças climáticas globais.
O estudo, divulgado nessa segunda-feira (8/8) em entrevista coletiva durante a 16ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE), reuniu dados sobre a ocorrência mensal de tempestades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas nos últimos 60 anos.
A análise dessas informações mostrou que a conjunção do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, com o aumento da temperatura do Atlântico, causado pelo efeito estufa, é o que provoca as fortes tempestades no Brasil.

Vejam o texto completo em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Radiotelescópios em rede

O Brasil e a Argentina poderão construir, em parceria, um novo radiotelescópio capaz de realizar pesquisas em todas as áreas da astronomia, além de estimular a cooperação dos cientistas dos dois países com o maior projeto astronômico em curso no mundo.

O tema foi debatido por dois dias consecutivos, na sede da Fapesp em São Paulo, durante o Workshop Llama. No evento, encerrado nesta terça-feira (9), representantes da comunidade científica ligada à astronomia defenderam a construção do Long Latin American Millimeter Array (Llama).

Durante o workshop, o professor Jacques Lépine, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), apresentou a palestra "Ciência e Tecnologia com o Llama".  

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Khadafi responsabiliza o Conselho de Segurança da ONU por massacre horrível em Trípoli

O líder líbio, Muamar Khadafi, acusou hoje os paises membros do Conselho de Segurança da ONU de ser diretamente responsável pela morte de 85 pessoas em um ataque da OTAN contra a cidade de Zliten, a leste de Trípoli, segunda a agência Jana.

A fonte afirmou que Khadafi enviou hoje uma carta aos membros do Conselho de Segurança na qual os imputa a responsabilidade pelo horrível massacre", cuja autora é a Aliança Atlântica, mas não ofereceu mais detalhes sobre o conteúdo da missiva.  

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal: “Sempre podemos imprimir mais dinheiro” (+ Video)

Alan Greenspan, o ex-presidente da Reserva Federal e guru das finanças mundiais, tem a receita mágica para sair da crise e superar a armadilha da dívida que levou os Estados Unidos a perder o triplo A.

Greenspan assinala que o problema não é a dívida dos Estados Unidos mas a profunda crise européia, que ameaça terminar com o euro e neste caso não se sabe quem pagará. Para Greenspan, por outro lado, os Estados Unidos sempre paga porque a única coisa que tem que fazer é imprimir dinheiro. Simples assim. Só requer tinta e papel para sair dos problemas. Que tal?  

Vejam o texto original em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Quão grande é a dívida dos Estados Unidos?

9 Agosto 2011   

114.5 trilhões de dólares é o número o qual se eleva a dívida dos Estados Unidos em dívidas não financiadas. Mesmo sendo um número grande, é difícil poder visualizar a dimensão da dívida que responde os Estados Unidos atualmente.
É por isso que a página usdebt.kleptocracy.us fez um trabalho interessante, ao explicar de forma gráfica os grandes volumes que são manejados no mundo financeiro - em especial, da dívida.
670
Cem Dólares
$100 - é a cédula mais falsificada em todo o mundo, e uma cédula que mantém a economia mundial em movimento.
 
Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vírus Stuxnet é arma cibernética contra o programa nuclear do Irã


A Mossad, agência de inteligência exterior de Israel, atacou o programa nuclear iraniano com um vírus de computador altamente sofisticado chamado Stuxnet. A primeira arma digital de importância geopolítica pode mudar a forma como as guerras são travadas –e não será o último ataque deste tipo.

O complexo em um morro perto de um cruzamento na estrada de Tel Aviv para Haifa é conhecido em Israel simplesmente como “O Morro”. O local, que tem o tamanho de vários campos de futebol, é cercado por muros altos e arame farpado –uma fortaleza moderna que simboliza a luta de Israel pela sobrevivência no Oriente Médio. Como sede da agência de inteligência exterior de Israel, a Mossad, esta fortaleza é estritamente vedada a políticos e jornalistas. Em geral, quem faz visitas é a Mossad, e não o contrário.


A longa matéria do Der Spiegel, e reproduzida no UOL está disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

Washington declara guerra a seu povo

Alejandro Nadal · · ·07/08/11

Em 1961 o presidente Dwight Eisenhower pronunciou um discurso de despedida e uma famosa advertência. Naquela ocasião preveniu sobre o poder desmedido do complexo industrial-militar. Segundo um de seus mais importantes biógrafos, Geoffrey Perret, o rascunho do discurso preparado por Eisenhower continha a frase complexo industrial-militar-congressional para evidenciar o papel negativo que desempenhava o Congresso como correia de transmissão do poder da indústria militar. No último instante, o presidente preferiu eliminar a referência ao Poder Legislativo para não irritar demais.

Hoje Eisenhower teria deixado a referência ao Congresso em seu discurso. E finalmente o Congresso ianque declarou abertamente uma guerra contra o povo desse país, obedecendo os desígnios dos 5 por cento mais rico de sua população. Ainda que, pensando bem, a guerra começou há muito.

O fetichismo reacionário conseguiu impor como verdade a idéia de que a causa do descalabro fiscal nos Estados Unidos está nos programas sociais, especialmente no sistema de seguridade social. Conseguiu que o povo norte-americano considere que os titulares de direitos do seguro social sejam considerados parasitas sociais, apesar de que uma parte importante de suas prestações esteja coberta com suas contribuições ao longo de sua vida laboral. Isso não importa: a ideologia reacionária insiste em que os pensionistas são como sanguessugas que consomem mais do que podem pagar e deixam de poupar para enfrentar a velhice. Essa é a maior mentira que o povo norte-americando acabaram de aceitar.   

Vejam o texto original em SINPERMISO ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

A Europa neo-liberal à beira do abismo

Juan Torres López
Rebelión

É impossível resolver os problemas financeiros conjunturais que vive a Europa (elevação da taxa de risco e perigo de falta de pagamentos generalizadas) simplesmente mediante a compra seletiva e pontual da dívida por parte do Banco Central Europeu. Os problemas são estruturais:

- Há que frear a atividade dos especuladores mediante taxas sobre as transações financeiras e, se for necessário, estabelecento controles sobre os movimentos do capital especulativo.


Vejam o texto original em REBELION.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Mesmo com confrontos, movimento estudantil mostra força e reúne 400 mil no Chile

Após três marchas não-autorizadas que terminaram em violentos confrontos entre estudantes e policiais, o Chile viveu novamente, nesta terça-feira (09/08), uma manifestação, dessa vez com respaldo das autoridades.

A chancela, no entanto, não evitou choques entre a polícia e os manifestantes, compostos principalmente por movimento estudantil e encorpado por professores e sindicalistas. Também estiveram presentes grupos de idosos e algumas crianças acompanhadas pelos pais.No entanto, foi mais uma demonstração de força dos estudantes, que exigem profundas mudanças no sistema educacional do país, e descontrole do governo.

A marcha mais importante ocorreu na capital Santiago, em um trajeto diferente – fato que possibilitou a autorização da passeata pela Intendência Metropolitana, órgão regulador da força policial na capital chilena.

Mais no Opera Mundi

Distúrbios em Londres: por que aqui e por que agora?

Por que será que sempre as mesmas áreas explodem antes, independente do motivo? Puro acidente? Talvez tenha algo a ver com raça, classe social, pobreza institucionalizada ou o simples e cruel dia-a-dia? A coalizão de políticos (incluindo os novos Trabalhistas, que são capazes de formar um governo de unidade nacional caso a recessão continue), com suas ideologias petrificadas, não podem dizer isso, porque os três partidos são responsáveis pela crise. Eles criaram a bagunça.

Eles privilegiam os mais ricos. Eles deixaram claro que juízes e magistrados devem dar o exemplo aplicando sentenças punitivas contra manifestantes encontrados com armas de brinquedo. Eles não questionam seriamente porque nenhum policial foi julgado pelas mais de mil mortes sob custódia desde os anos 1990. Não importa o partido, ou a cor da pele do primeiro-ministro, eles dizem os mesmos clichês. Sim, sabemos que a violência nas ruas de Londres é ruim. Sim, sabemos que saquear lojas é errado. Mas porque isso está acontecendo agora? Por que isso não aconteceu ano passado? Porque descontentamentos crescem com o tempo, porque quando o sistema deseja a morte de um jovem negro oriundo de uma comunidade carente, ele deseja, simultaneamente, se não inconscientemente, uma resposta.

Continue lendo a análise de Tariq Ali, no Opera Mundi


Ainda sobre o assunto:

Do blog Sem Fronteiras: Inglaterra sob guerrilha urbana e primeira vítima fatal

Do blog Todos os Fogos o Fogo: Os distúrbios em Londres: Um depoimento pessoal


Marcadores: "motim", "rebelião"

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Espionagem em governos tucanos aponta relações obscuras com polícia e mídia

As revelações sobre episódios de espionagem política patrocinados por governos tucanos em São Paulo e no Rio Grande do Sul lançam um pouco de luz em uma zona sombria da relação entre poder político, aparato policial e mídia que não fica devendo nada ao escândalo Murdoch.

Em setembro de 2010, o governo Yeda Crusius (PSDB) foi alvo de novas denúncias envolvendo o uso do aparato de segurança do Estado para espionar jornalistas, adversários políticos e outras autoridades. As denúncias surgiram a partir da prisão do sargento César Rodrigues de Carvalho, da Brigada Militar, que estava lotado na Casa Militar do governo tucano, onde trabalha como segurança da então governadora, entre outras funções. O Sargento foi preso acusado de extorquir proprietários de máquinas caça-níqueis e de obstaculizar as investigações sobre o caso. Amílcar Macedo, promotor que conduziu o caso, revelou mais tarde que o sargento também tinha a atribuição de executar serviços especiais de espionagem. 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Itália acusa NATO de abandonar refugiados da Líbia

A Itália acusou a NATO de não ter socorrido um barco de refugiados da guerra da Líbia à deriva no Mediterrâneo tentando alcançar a ilha italiana de Lampedusa. Roma pediu um “inquérito oficial” aos acontecimentos, que provocaram, segundo testemunhas, dezenas de mortos, sobretudo mulheres.  


Não é a primeira vez navios de guerra ao serviço da NATO na agressão contra a Líbia são acusados de se recusar a socorrer refugiados provocados por essa mesma guerra. Também não é a primeira vez que a NATO desmente as acusações afirmando que os comandantes da frota de agressão estão “cientes” dos seus “compromissos perante o direito internacional”. A versão voltou a ser divulgada pelo porta voz da aliança em Nápoles, David Taylor.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Senador mexicano: EEUU protegeu narcotraficante “El Chapo”; a CIA pretende desestabilizar o país

O senador mexicano Felipe González, presidente da Comissão de Segurança Pública na câmara alta, assegurou ter informações que revelam que autoridades ianques protegem Joaquín Gúzman Loera vulgo "El Chapo".

Também, o legislador federal condenou a presença em território mexicano de agentes da CIA que com o pretexto de ajudar o governo federal na luta contra o narcotráfico querem desestabilizar o país.

"É um assunto muito delicado porque o fato de que estejamos nós com problemas sérios de segurança pública, não implica que tenhamos que por em jogo a soberania do país. Eu ultimamente tenho visto que autoridades ianques não são confiáveis. Temos tido dados de que inclusive o mesmo Chapo esteve protegico por eles sendo que é um dos capos que mais dano está fazendo ao México", afirmou.

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA e uma tradução livre no blog  NEBULOSA.DE.ÓRION

A resistência afegã acabou com a vida de 38 membros da quadrilha criminosa OTAN

Boltxe Kolektiboa

É muito difícil saber quantas pessoas inocentes, anciãos, mulheres e inclusive crianças de diferentes idades tem caído assassinados pelo terrorismo da OTAN.

Os agressores, parece ser que eram parte da organização armada OTAN, que há mais de 10 anos tem realizado uma campanha terrorista contra o povo do Afeganistão. Membros da resistência afegã conseguiram derrubar um helicóptero no qual viajavam os falecidos, dos quais 31 eram supostos ianques e o resto tropa afegã a serviço do exército invasor.

Sem dúvida, um comunicado da quadrilha criminosa OTAN confirmou que entre as vítimas há 30 soldados ianques, sete soldados afegãos e um intérprete. Num primeiro momento, fontes oficiais do governo de Kabul informaram que se tratava de 31 soldados dos EEUU e sete afegãos.

Vejam o texto original em LA HAINE.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Há algo de novo no governo Dilma


Dilma foi a "mãe" que Lula, esse gênio político, encontrou para nos vender a continuidade. O PT e os aliados aceitaram a aposta até porque não tinham uma alternativa a oferecer. Mas, no fundo, devem ter pensado: "Deixa estar. Logo, a gente continua com os nossos joguinhos. A mãe cuida da casa, e a gente vai tomar conta das estradas, pontes e de todos os bons negócios. Ela estará ocupada cuidando dos adereços e decorações". Tudo caminhava nessa direção. Até um irmão mais velho, o Tio Palocci, foi chamado para representar a família e gerir a relação com a filharada. Era o "homem" da casa. É assim em algumas sociedades matrilineares: o irmão da mãe toma conta dos filhos (sobrinhos).
Mas o imprevisível aconteceu. Para desgraça dos filhos, especialmente dos rebentos agrupados no PR, o irmão da mãe teve que sair de casa, defenestrado pelos motivos que todos nós sabemos. Nesse momento, começou a virada do jogo dentro da casa. E Dilma deixou de ser a mãe para ser uma mulher jogando no meio dos homens.

Confira o texto do Terra Magazine

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

UMA 2º FEIRA COMO MANDA O FIGURINO NEOLIBERAL: AO SABOR DOS MERCADOS 'AUTORREGULÁVEIS'

O  anúncio de que o Banco Central europeu compraria títulos da dívida pública espanhola e italiana reverteu a espiral de juros que os investidores vinham impondo a Roma e Madrid. Mas no meio da manhã da 2º feira Angela Merkel acionou o lança chamas germânico: a dama de ferro avisou que não haveria recursos adicionais para acudir economias  incendiadas pelos interesses autorreguláveis dos mercados em crise mundial. A reticência da dama-de-ferro a uma ofensiva estatal anti-crise atiçou as labaredas da incerteza que alimentam fugas e ataques de capitais. Mais que isso deu aos mercados financeiros nova evidência de que o dinheiro  é Rei. Manda e desmanda porque a Política resignou-se ao papel de  vassala que lhe coube no enredo do neoliberalismo. Países e lideranças apequenaram-se ao longo de décadas de submissão à agenda dos mercados. Agora revelam seu despreparo, tropeçam e emitem sinais contraditórios. Obama fala em confinaça nos EUA: em seguida Wall Street desaba mais de 5%. A única certeza é a falta de quaquer certeza, exceto uma: a economia capitalista não volta ao trilho do crescimento sem uma ação estatal coordenada e contundente. A agonia pode demorar anos em lenta espiral declinante porque faltam os atores principais desse enredo: líderes e partidos progressistas.  Quem tem dinheiro em ações e depende de  lucros para obter dividendos se acautela e  dispara ordens de vendas;  poucos se dispõem a aceitar o convite para a compra. Bolsas despencaram em todo o mundo nesta 2º feira. Caiu a ficha: a crise dos mercados financeiros desregulados requer ação política forte para devolver as manadas ao piquete. Ninguém se apresenta para botar sela e bridão no dinheiro chucro.E ele continua a distribuir coices urbi et orbi.
 

(Carta Maior; 3º feira, 09/08/ 2011)

Os mercados financeiros governam o mundo

Os governantes das principais nações do mundo não têm mais domínio da situação, afirma o jornalista Bernd Riegert, da DW, pois os rumos da economia mundial são determinados pelos mercados financeiros.

Os líderes políticos dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia assistem impotentes à maneira como os anônimos mercados financeiros direcionam fluxos bilionários para as bolsas de todo o mundo e ditam as políticas fiscal e econômica.

Os sem nome: cemitério na Califórnia é destino final de centenas de latinos

Hoje, o pequeno povoado californiano de Holtsville poderia se tornar famoso por abrigar um cemitério de desconhecidos, quase todos presumivelmente imigrantes mexicanos e centro-americanos, que ocupam silenciosamente o pátio dos fundos do cemitério municipal, o Terrace Park Cemetery, onde descansa em paz também Erik H. Silva, o primeiro marine de origem mexicana morto na operação Liberdade Iraquiana, em 4 de abril de 2003, aos 24 anos.

A partir de 1997, o espaço que fora dedicado aos mortos "sem nome" no cemitério de El Centro, a cidade mais importante do condado, se esgotou. Decidiu-se então abrir uma vala comum na vizinha Holtsville.

“O número de mortos começou a aumentar em 1997, quando surgiram os primeiros resultados da Operação Guardião", lembra Enrique Morones, fundador da organização de defesa dos direitos humanos Border Angels e ganhador, em 2009, do prêmio mexicano de direitos humanos. "E também quando os imigrantes mexicanos e centro-americanos começaram a cruzar a fronteira pelo deserto desta região. Eles começaram a ser enterrados no cemitério de El Centro, mas este logo ficou lotado, com os primeiros 25 ou 30 corpos. Então começaram a enterrá-los por aqui. O que cabe destacar é a conexão direta que existe entre as leis migratórias racistas dos EUA e as milhares de mortes que ocorrem ao longo de toda a fronteira com o México. Não são mortes casuais, trata-se de uma política migratória que provoca a morte sistematicamente”. 





Confira esta reportagem do Opera Mundi