sábado, 31 de maio de 2008

Brasil e Índia enviam apelo contra padrão OpenXML à ISO


"Países se juntam à África do Sul, que na última sexta enviou sua objeção à ISO contra a aprovação do padrão da Microsoft. O Brasil e a Índia se manifestaram contra a adoção do formato Office Open XML, da Microsoft, como padrão internacional."

Mais informações no BR-Linux.org

Gambazada toma estação Liverpool em Londres

Uma das mais importantes estações de metrô de Londres, Liverpool Street, foi fechada neste sábado, depois que cerca de duas mil pessoas tomaram o local para beber no último dia antes da proibição do consumo de álcool na maior parte da rede de transporte da capital britânica. BBC via Estadão.

Mas o Firefox 3 quer bater recorde de downloads em 24 horas

A Mozilla quer entrar para o Guinness com o recorde de maior numero de downloads de software em 24 horas. É uma açao criada para o lançamento do Firefox 3 - a data ainda nao foi revelada, mas deve ser em junho. Os usuarios sao convidados a se comprometer a baixar o browser e participar do esforço aqui. Esta noite, mais de 220 mil pessoas já tinham se comprometido - 12,6 mil do Brasil. Dica do Slashdot. Gratis listas de noticias por email. 30/05 Blue Bus
Pastor pega 36 anos por abusar de jovens em SC - A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina concluiu nesta semana o julgamento do pastor Wilmar Martins de Barros, da Igreja Batista Palavra Viva. Ele foi condenado a 36 anos de prisão por abusar de sete jovens em Florianópolis. De acordo com o TJ, os crimes começaram em 2000.

O pastor havia sido condenado a 19 anos e seis meses em primeira instância. O condenado recorreu, pedindo absolvição, e o Ministério Público queria uma pena maior. A 3ª Câmara do TJ, por unanimidade, rejeitou o recurso do religioso e aceitou parcialmente o recurso do MP. Segundo os autos do processo, o pastor exibia vídeos pornográficos às vítimas e ameaçava desligá-las do grupo de jovens da igreja em caso de resistência ao assédio. No JB.
O Brasil quer ser o sócio comercial 'número 1' de Cuba, disse na sexta-feira o chanceler Celso Amorim durante visita à ilha para dar prosseguimento a 10 acordos para temas como produção de óleos e lubrificantes, construção de estradas, importações para o setor turístico e questões médicas e da indústria farmacêutica assinados em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Celso Amorim abriu na sexta-feira uma conferência bilateral de empresários, cujo foco é avaliar possibilidades de comércio e investimento em Cuba. Em nível mundial, o Brasil é hoje o décimo maior parceiro comercial de Cuba. Mais no JB.

Medições da internet no Brasil

Acesso por banda larga residencial cresce 53% em um ano, chegando em abril a 18,3 milhões de usuários, 82% dos 22,4 milhões que utilizaram internet residencial no mês.

Esses 22,4 milhões de usuários residenciais são 41,3% mais que em abril do ano passado (15,9 milhões) É a maior alta entre os dez países monitorados pela Nielsen/NetRatings.

Os brasileiros se mantêm em 1º lugar em nº de páginas acessadas. Média de 1.868 páginas no mês por pessoa. O elevado nº de páginas está diretamente relacionado ao uso de redes sociais (Orkut, my space e outros). Adolescentes abriam 1.354 em abril de 2005 e 2.561 este ano.

O internauta brasileiro foi também campeão no número de horas na rede: 22 horas e 47 minutos por pessoa, em média. 4,9% mais que no ano passado.

O acesso à internet em todos os ambientes - residências, trabalho, escolas, LAN house, bibliotecas e telecentros - marca 40 milhões de pessoas com 16 anos de idade ou mais, no quarto trimestre de 2007. Com dados da Folha.

Sony e Samsung já fabricam telas Oled

A Sony fabrica desde o ano passado pequenos televisores com tela Oled de 11 polegadas e 0,3 milímetros de espessura. A Samsung também está apostando na tecnologia e promete lançar televisores, monitores e laptops com o produto nos próximos dois anos. Na semana passada, a empresa apresentou durante evento em Los Angeles o seu primeiro laptop com tela em Oled. As telas Oled são consideradas uma geração futura ao LCD e ao plasma. Na Folha.

Venezuela multa 17 bancos

O Instituto para a Defesa e Educação do Consumidor da Venezuela anunciou que vai punir 17 instituições bancárias por atrasarem o pagamento a vítimas de fraudes eletrônicas. Na Folha.

Umberto Eco: internet, jornais, novas gerações

Vamos à internet para tomar conhecimento das notícias mais importantes. A informação dos jornais será cada vez mais irrelevante, mais diversão que informação. Já não nos dizem o que decidiu o governo francês, mas nos dão quatro páginas de fofocas sobre Carla Bruni e Sarkozy [atual presidente da França]. Os jornais se parecem cada vez mais com as revistas que havia para ler na barbearia ou na sala de espera do dentista.

PERGUNTA - A fé cega na internet, por outro lado, cria monstros.
ECO - Sim, parece que tudo é certo, que você dispõe de toda a informação, mas não sabe qual é confiável e qual é equivocada. Essa velocidade vai provocar a perda de memória. [...] É a história de "Funes, o Memorioso", de Borges: aquele que tem toda a memória é um estúpido. Mais na Folha.

Pedofilia: pai-de-santo preso, tenente se suicida

A Polícia Civil de São Paulo identificou uma rede de pedófilos que agendavam encontros com crianças por meio da internet...

O tenente Fernando Neves, 34, era comandante da Força Tática do 5º batalhão. Ele foi o responsável pela varredura e isolamento do edifício London, onde a menina Isabella Nardoni, 5, foi assassinada ... Ele pegou a arma que usava no trabalho e deu um tiro na cabeça, na frente dos outros policiais.

O responsável pela sala de bate-papo virtual sobre sexo era o pai-de-santo Márcio Aurélio Toledo, que oferecia imagens e até encontros com crianças. Mais na Folha.

Firma australiana mostra conferência holográfica

A empresa australiana Telstra demonstrou uma tecnologia que pode mudar a forma como videoconferências são feitas. O CTO da companhia, Hugh Bradlow, conduziu uma apresentação ao vivo e à distância através de uma reprodução holográfica.

A transmissão lembra vários momentos da série de filmes Guerra nas Estrelas/Star Wars. Uma das cenas mais marcantes do episódio O Império Contra-Ataca, por exemplo, é a conversa holográfica entre Darth Vader e o Imperador. Como a tecnologia já está arraigada na cultura popular há pelo menos três décadas devido aos filmes de ficção científica, estima-se que será um sucesso de vendas.

O site The Inquirer explicou que Bradlow utilizou uma câmera de vídeo de alta definição para se filmar e através da rede enviou o sinal para um sistema de projeção inteligente que criou o holograma.

Texto completo no Geek.

VTV não cobrará por imagens de Chávez

A emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV) desistiu de cobrar por imagens de Hugo Chávez repassadas a canais privados. No início da semana, a VTV encaminhou às outras emissoras comunicado informando que cobraria US$ 3.350 por minuto de imagens de eventos com o presidente, salvo pronunciamentos oficiais e declarações públicas. Em curto anúncio na terça-feira (29/05), pediu somente que as imagens venham com uma marca-d’água “Cedidas pela VTV” a partir de agora.

Mais no Comunique-se.

TRE-RJ possibilita campanhas em blogs e sites de relacionamento

O juiz Luiz Márcio Pereira, coordenador da fiscalização da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), assinou na quinta-feira (29/05) portaria ampliando as possibilidades de campanhas políticas na internet para blogs e sites de relacionamento. A Portaria 02/2008 alterou a definição de “página de internet” para o Tribunal.

Antes, a campanha só era permitida em páginas institucionais dos candidatos. A nova portaria permite a propaganda entre 06/06 e antevéspera da eleição. Seguem vetadas campanhas em links patrocinados de sites de buscas e o envio de spams, incluindo torpedos em celular e telemarketing.


Visto no Comunique-se.

Justiça Eleitoral determina retirada de banner de Gabeira do blog de Pedro Doria

O banner “Gabeira para o Rio”, presente no blog de Pedro Doria desde janeiro, teve que ser retirado do ar na quinta-feira (29/05) a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A pré-candidatura do deputado à prefeitura do Rio de Janeiro poderia ser cassada caso a imagem permanecesse postada na página.

Doria dedicou dois posts ao caso, um comunicando a decisão e outro debatendo com os leitores suas consequências. E substituiu a imagem por uma cartela escrita “censurado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro”.

Mais no Comunique-se.


Brasil apela contra adoção de padrão da Microsoft

O Brasil entrou com um apelo contra a adoção do formato Office Open XML (OOXML), da Microsoft, como um padrão internacional para documentos eletrônicos.

Texto completo na BBCBrasil.com


sexta-feira, 30 de maio de 2008

Motociclistas, neste domingo, 1º, entram em vigor as novas regras para o uso de capacete em todo o Brasil. Caso não cumpra as novas regras, o motociclista terá que pagar multa de R$ 127,69 e terá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mais no Estadão.
Padre Félix Carreiro, acusado de crimes sexuais contra seis menores, foi condenado a 24 anos de prisão. Mais no JB.
A Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) deve decidir nesta sexta-feira o futuro do deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins (PMDB) na Casa. Ele foi preso ontem, em flagrante, pela Polícia Federal. Documentos encontrados comprovariam o envolvimento de Lins em um suposto esquema de ajuda a criminosos. Pela lei, o deputado tem imunidade e pode ser preso somente em flagrante, o que foi configurado. A legislação também determina que, uma vez preso, é a Casa quem decide se ele permanece na cadeia. Mais na Folha.
Diplomatas de 111 países adotaram formalmente o acordo internacional que proíbe o uso de bombas de fragmentação. O documento prevê que os signatários concordaram em proibir, sob qualquer circunstância, o uso, desenvolvimento, fabricação, aquisição e armazenamento desse tipo de munição, cujas vítimas são majoritariamente civis. Eles aceitaram ainda que, nos próximos oito anos, financiarão programas para limpar campos de batalha onde haja cápsulas dormentes do armamento.

As chancelarias fizeram apelos para que os países que fabricam essas armas - em especial os Estados Unidos - acatem o documento.

As munições de fragmentação se abrem sobre o solo e espalham centenas de "bombinhas" numa ampla área. Muitas dessas cápsulas não explodem imediatamente, ficando dormentes por meses ou anos. Para piorar, as cores chamativas das bombas atraem a atenção de crianças, tornando-as vítimas comuns desses artefatos.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que a abolição dessas armas colocaria em risco a vida de seus soldados e seus aliados. Mais no Estadão.
O aumento do preço dos alimentos em todo o mundo pode contribuir para o agravamento do tráfico internacional de mulheres. A opinião é de Márcia Campos, presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres.

“Nos últimos nove meses, os cereais, o trigo, a soja aumentaram em quase 90% o seu valor. Se a fome e a pobreza já jogam as mulheres no tráfico, imagine com uma realidade dessas agravada."
Mais na Agência Brasil.

Expressar sentimentos num blog faz bem à saude, diz pesquisa

Expressar seus pensamentos e emoçoes através de um blog pode bom para a saúde, diz uma materia da revista Scientific American. Entre os beneficios de se expressar atraves da escrita estao a melhoria a memoria e do sono, o estimulo à atividade imunológica das celulas e a aceleraçao da recuperaçao após uma cirurgia. Em fevereiro, um estudo na França com pacientes com cancer indicou que os que se envolveram com a escrita logo antes do tratamento se sentiram melhor, mental e fisicamente, do que os que nao fizeram isso. Ainda segundo a materia, blogar pode liberar dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central, da mesma maneira que outras atividades como ouvir musica, correr ou ver obras de arte. E ainda mais, a possibilidade de resposta imediata oferece a quem escreve o beneficio de encontrar outras pessoas em situaçao similar. Dica do Gawker. 30/05 Blue Bus

Ministério Público Federal denunciou Lins, Garotinho e mais 14

O Ministério Público Federal no Rio confirmou que a denúncia que culminou na operação Segurança Pública S/A da PF (Polícia Federal), realizada nesta quinta-feira, incluiu 16 pessoas, sendo uma o deputado e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins (PMDB), e outra o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB).

Lins foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, corrupção passiva e facilitação de contrabando, mas não teve a prisão decretada porque possui imunidade parlamentar. De acordo com a PF, porém, Lins acabou preso porque, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, ele foi preso em flagrante.

Mais na Folha Online. Claro que depois dos exemplos do presidente Lula, e do ex-secretário José Otávio Germano, o ex-governador Garotinho poderá alegar que não sabia de nada...


Risco de guerra civil no Iraque 'está superado', diz premiê

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki, disse, nesta quinta-feira, que o risco de uma guerra civil devastadora no país foi superado.

Na abertura da conferência internacional sobre o Iraque, em Estocolmo, na Suécia, Maliki destacou que, pela primeira vez após cinco anos de guerra, o Iraque mostra hoje firmes sinais de progresso na direção da normalização do país.

Segundo o premiê, a economia começa a produzir resultados "notáveis", especialmente com as exportações de petróleo atingindo seus maiores níveis desde 2004.

Texto completo na BBC Brasil. Será que o pior já passou no Iraque. Aguardar e ver para crer.


O psicologismo na análise política

Agora de manhã, a caminho da Dinheiro Vivo estava ouvindo na CBN o comentário da Lúcia Hipólito – que é cientista política, ou seja, analisa a política sob a ótica das ciências políticas. E ela garantia que a verdade nua e crua é que Lula decidiu recriar a CPMF porque ele tem uma incapacidade patológica de ser contrariado.

Esse tipo de análise política baseada na psicologice empobrece muito o debate político.

Texto completo, no blog do Luís Nassif.


As cotas na UERJ

ALI KAMEL, no Globo de hoje

A Uerj, a primeira universidade brasileira a adotar o sistema de cotas raciais, divulgou um estudo bastante revelador.

No vestibular do ano passado, foram oferecidas 1.048 vagas para negros, mas apenas 673 estudantes se inscreveram. Desses, 439 passaram.

No ano anterior, o mesmo fenômeno já tinha acontecido. Foram oferecidas 1.031 vagas para negros, mas apenas 753 se inscreveram (as aprovações foram de apenas 432 alunos).

Antes, havia mais candidatos inscritos do que vagas, mas o cenário mudou completamente nos últimos dois anos. A Uerj anunciou, então, um amplo estudo, a ser concluído até o fim deste ano, para descobrir as causas.

Eu pergunto: precisa? Para mim, esses dados são eloqüentes e provam, de maneira cabal, que, se os negros e os pardos não estão nas universidades na mesma proporção que ocupam na população geral, o motivo não é o racismo.(...)


Ali Kamel ataca novamente. Veja mais do texto, com comentários e análises no blog do Luís Nassif.


A Bolsa Família, segundo Phelps

Crítico dos gastos públicos na área social, o prêmio Nobel de Economia de 2006, o americano Edmund Phelps, vê no programa Bolsa Família um acerto do governo Lula que pode melhorar o dinamismo da economia brasileira. "É um grande passo na direção certa", afirmou ontem, após participar da abertura do XX Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Phelps defende o conceito de dinamismo econômico no lugar de crescimento econômico, com o aumento do número e da qualidade dos empregos, da produtividade e a inclusão social.


Mais no blog do Luís Nassif.


Países fecham acordo para banir bombas de fragmentação

Representantes de 109 países, reunidos em Dublin, na Irlanda, aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira o esboço de um tratado que prevê a proibição do uso de bombas de fragmentação.

Além de terem se comprometido a não usar esse tipo de armamento, os países presentes à reunião em Dublin concordaram em destruir os arsenais dessas bombas nos próximos oito anos.

Alguns dos países que mais produzem e têm bombas de fragmentação – como Estados Unidos, Rússia e China – se opõem a uma resolução que proíba essas bombas e não enviaram representantes à reunião.

O Brasil, que produz, exporta e estoca esse tipo de armamento, também não participou do encontro.

Mais na BBC Brasil.


Banheiro da estação espacial quebra e deixa astronautas apertados

Defeito deve ser consertado pela tripulação do ônibus espacial que decola neste sábado.
Até lá, trio em órbita precisa improvisar para conseguir se aliviar no espaço.
Veja o texto completo no G1.

Nepal põe fim à monarquia e proclama a república

A Assembléia Constitucional do Nepal aprovou nesta quarta-feira o fim da monarquia, em vigor no país por 240 anos, e proclamou a república.

"A proposta para a proclamação da república foi aprovada", anunciou em plenário Kul Bahadur Gurung, um alto representante deste órgão de 601 membros, dos quais 560 votaram a favor e quatro se opuseram.

Mais (um pouquinho mais) no UOL Últimas Notícias.

México tem nova matança de policiais em 'guerra' contra tráfico

Sete policiais foram mortos e quatro ficaram feridos no último dos episódios de violência envolvendo a polícia e cartéis de drogas que já deixaram pelo menos 1,4 mil mortos no México desde o início deste ano. Deste total, 450 eram policiais e funcionários do governo.

Os sete policiais foram mortos durante uma incursão em uma casa na cidade de Culiacan, no noroeste do México, segundo informações da polícia. A polícia prendeu duas pessoas e recolheu dois fuzis AK-47.

Culiacan fica no Estado de Sinaloa, onde atua o cartel de droga Sinaloa. No início do mês, o governo mexicano havia enviado mais 2 mil soldados além de policiais federais para combater os traficantes da região.

O texto continua no UOL Últimas Notícias.

China fecha revista que fez fotos sensuais em destroços

O governo chinês fechou uma revista que publicou um ensaio de fotos de modelos seminuas em meio aos destroços do terremoto que atingiu a província de Sichuan e deixou mais de 65 mil mortos.

Na edição de 19 de maio, a revista The New Travel Weekly publicou um editorial de moda exibindo modelos em lingerie com bandagens ensangüentadas posando no meio dos prédios demolidos pelo terremoto.

A publicação circulava na cidade de Chongqing, vizinha da província de Sichuan, que foi a área mais afetada.

As fotos chegaram às bancas na segunda-feira, 18 de maio, primeiro dos três dias de luto oficial anunciado pelo governo.

Texto completo nas Últimas Notícias do UOL. Lá não foi imprensa golpista, foi uma tremenda pisada na jaca, digo, na bola. Se bem que fechar a revista, para mim, não é solução, mas...

Israel tem 150 armas nucleares, diz ex-presidente dos EUA

O ex-presidente americano Jimmy Carter afirmou em uma coletiva na Grã-Bretanha que acredita que o governo israelense tem em seu poder pelo menos 150 armas nucleares.

"Os Estados Unidos têm mais de 12 mil armas nucleares; a União Soviética (sic) tem aproximadamente o mesmo; Grã-Bretanha e França têm várias centenas e Israel tem 150 ou mais", afirmou Carter, durante uma coletiva em um festival literário no País de Gales.

Texto completo na BBC Brasil. Visto Na Periferia do Império.

ONG diz que os Estados Unidos mantêm menores presos no Iraque e no Afeganistão

A ONG International Justice Network (IJN) declarou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos admitiu que retém menores em centros de detenção de adultos no Afeganistão e no Iraque. A informação está em relatório apresentado pelos EUA perante o Comitê da ONU para os Direitos da Criança, com sede em Genebra.

Mais Na Periferia do Império.

Coronel chileno é acusado pelo assassinato


Depois de três anos de investigação, a justiça chilena decidiu encerrar a investigação sobre a morte do cantor Víctor Jara, ocorrido em Santigo no dia 16 de setembro de 1973, após o golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet. O coronel reformado Mario Manríquez, 73 anos, foi o único acusado formalmente de ser o autor do assassinato do cantor.

Veja mais Na Periferia do Império.

Timor-Leste: Conspiração acentua-se quando ocorre a rendição do líder duma alegada tentativa de “golpe”

Depois da negociação da sua prisão com as forças ocupantes da Indonésia, Xanana Gusmão não para de descer o plano inclinado em que então mergulhou. Agora, com a divulgação de notícias sobre a morte do ex major Reinado e os subsequentes acontecimentos políticos, avolumam-se interrogações sobre as circunstancias que envolveram o atentado contra Ramos Horta. É igualmente muito estranho o pesado silêncio do Governo e dos media portugueses sobre a evolução dos acontecimentos em Timor.

Gastão Salsinha, o alegado co-líder do que foi rotulado «tentativa de assassínio contra o Presidente José Ramos Horta e o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão» em 11 de Fevereiro, rendeu-se às autoridades em Dili na Terça-feira. Salsinha é especificamente acusado de atacar o veículo de Gusmão depois do antigo major Alfredo Reinado ter sido morto a tiro por soldados, na residência de Ramos-Horta. O antigo tenente das forças armadas nega essas acusações e insiste que nem ele, nem Reinado, tentaram orquestrar um golpe ou um assassínio.

A rendição de Salsinha veio, conjuntamente, com o temor de mais revelações que colocam mais dúvidas sobre a explicação oficial para os acontecimentos lamacentos de 11 de Fevereiro, e apontam mais uma vez para a possibilidade de o próprio Reinado ter caído numa cilada de assassínio.

Texto completo em O Diário. Visto Na Periferia do Império.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Eleições 2008

Petistas lançam 'Carta Aberta' em apoio à Marcelo Danéris para vice de Rosário

Várias lideranças do PT gaúcho, dentre as quais Flávio Koutzii, Tarso Genro, Henrique Fontana, Carlos Todeschini, Stela Farias, Maria Celeste e Estilac Xavier, além de dezenas de militantes das várias zonais do PT, lançaram recentemente uma 'Carta Aberta' em apoio à pré-candidatura do vereador petista Marcelo Danéris para vice de Maria do Rosário ao Executivo da capital gaúcha nas próximas eleições.

Diz a Carta: "Após a escolha de nossa candidata a prefeita, companheira Maria do Rosário, em prévias que contaram com ativa participação da nossa militância, precisamos dar continuidade a esse processo construindo uma chapa majoritária capaz de nos representar com atitude, firmeza e, acima de tudo, fortalecendo o diálogo com o conjunto da sociedade porto-alegrense.

Neste sentido, entendemos que junto com Maria do Rosário, nosso candidato à vice-prefeito deva ser um companheiro com perfil agregador e com capacidade de diálogo. Que se posicione com equilíbrio, determinação e combatividade na defesa de um projeto político de esquerda, refletindo os anseios de nossa militância.

Portanto é chegada à hora de reforçarmos a unidade partidária como prática política necessária para reencantar a cidade e ganhar Porto Alegre. Neste sentido, apresentamos o nome do companheiro Marcelo Danéris como pré-candidato à vice-prefeito".

*Leia a íntegra na Carta no Blog do Júlio Garcia
http://jc-garcia.zip.net

Fazendo Media dá o livro Afundação Roberto Marinho

Fazendo Media oferece cópia grátis do livro “Afundação Roberto Marinho”, de Roméro Machado, que trabalhou durante 10 anos na Fundação ligada às Organizações Globo.
"É fundamental para a compreensão do funcionamento do maior império de comunicação que existe no Brasil."


“O escândalo Globo/Time Life não é meramente um caso de um sócio brasileiro (Roberto Marinho) que aceita como sócio uma empresa estrangeira (Grupo Time-Life), contra todas as leis do país. O escândalo Globo/Time-Life é mais do que isso. É antes de mais nada um suporte de mídia que visava apoiar, dar base, sustentação e consolidar a ditadura no Brasil, apoiada e supervisionada pela CIA, por exigência dos Estados Unidos, comandado por terroristas da CIA, como Vernon Walters e Joe Walach, sendo este último com emprego fixo na Globo, como "representante" do grupo Time-Life”.


Basta clicar aqui para baixar o texto na íntegra, em arquivo PDF com 1,751 KB.

Assine o jornal impresso Fazendo Media. Informe-se aqui.

Pindaíba


Um corretor de imóveis espanhol inventou uma solução para sair de uma crise financeira que ameaça deixá-lo na rua e com o nome sujo na praça: rifar a própria casa. Em um site na internet, Miguel Marina vende bilhetes para arrecadar o valor da dívida que tem com o banco. O sorteado leva um apartamento novo por cinco euros.
A idéia surgiu depois que ele ficou desempregado no mês passado. Ele tinha comprado um apartamento em 2005 e acabou sem fundos para continuar pagando o crédito bancário. Enquanto isso, os juros se acumulavam.
O caso de Miguel Marina não é único. Na Espanha, os créditos bancários para comprar casas caíram em 40% comparados aos de 2007. Os bancos estão mais rigorosos diante do aumento da inadimplência e já não aceitam imóvel como aval.
(...) A venda dos bilhetes pela internet já rendeu 9 mil euros. O contador do site mostrava na manhã desta quarta-feira (28) que a página já recebeu mais de 166 mil visitas, mas que apenas 1,8 mil rifas foram vendidas. Faltam 62,2 mil nas contas do proprietário.
A notícia completa aqui no G1.

Polícia prende mais de 300 em manifestação de estudantes no Chile

Um protesto estudantil contra a nova Lei Geral de Educação (LEG), que está sob exame do Parlamento, terminou com mais de 300 estudantes presos, informou a polícia chilena nesta quarta-feira.

Em uma das mais violentas manifestações desde as greves de 2006, alunos de várias universidades e escolas reclamaram da pouca participação no projeto que se encontra no Parlamento.

Mais na Folha Online. Mais de 300 presos é preso prá nego nenhum botá defeito. Olhando daqui, eu diria que o Chile tem algum problema com liberdades públicas.

DESMATAMENTO? MIRIAM QUER VENDER A AMAZÔNIA

DESMATAMENTO ? MIRIAM QUER VENDER A AMAZÔNIA

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1140

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

. O “Bom (?) Dia Brasil” desta terça feira, dia 27 de maio, defendeu a tese de que “a Amazônia NÃO é nossa”.

. Renato Machado perguntou à Miriam Leitão, a Controladora Geral da República: a Amazônia é nossa ?

. A Miriam respondeu: só se o Brasil acabar com o desmatamento.

. Ou seja, se não acabar com o desmatamento, as tropas do Al Gore podem invadir.

. E a Miriam vai achar ótimo.

O texto continua no Blog do Gilmar da Rosa, embora seja originário do Conversa Afiada.

Ajude a manter o "Fazendo Média"

O site Fazendo Media, mantido por profissionais e estudantes de Comunicação Social, História e Educação, está lutando para manter a sua sede, no centro do Rio de janeiro. Voltado à análise crítica da mídia e de suas relações com o poder político-econômico, o Fazendo Media é composto pelo site e por um jornal impresso, com periodicidade mensal. Marcelo Salles, um dos coordenadores do projeto, escreveu uma nota explicando as dificuldades de manter a publicação e solicitando a contribuição de quem quiser garantir a sua continuidade. Marcelo relata:

“Em março deste ano alugamos uma salinha no centro do Rio, em parceria com a revista Consciência.Net. O endereço, para quem quiser nos visitar, é: Rua do Ouvidor 50, 5o andar. É quase esquina com a Av. Primeiro de Março. A conquista desse espaço é uma vitória para o Fazendo Media, que conseguiu alugar sua primeira sede após cinco anos de trabalho. Entretanto, corremos sério risco de perdê-la. Em nossa última reunião mensal, realizada sexta-feira passada, dia 16 de maio, chegamos à conclusão de que nosso "caixinha" seria suficiente apenas para o pagamento de mais dois meses de aluguel”.

“A receita projetada com a venda de assinaturas não se confirmou e, como não temos anúncio (a não ser os do Google, que até hoje não conseguimos sacar), a triste solução será entregar as chaves. Entretanto, como este fazendomedia.com possui 2 mil visitantes únicos por dia e circula por um número incalculável de pessoas via correio eletrônico, antes de desistir da sala vou fazer um apelo a cada um de vocês que me lê: faça uma assinatura do Fazendo Media impresso ou uma doação de qualquer valor. Sua contribuição pode ser decisiva para a continuidade do nosso trabalho, cujo objetivo final é a democratização dos meios de comunicação no Brasil”.

Há duas formas diretas para ajudar a manter o Fazendo Media:

Assinatura:
Um ano (doze edições): R$ 45,00
Dois anos (vinte e quatro edições): R$ 85,00

Conta para depósito:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0222
Conta: 3131-2
Operação: 013

Visto no RS Urgente.

Processo contra YouTube ameaça a internet, diz Google

A empresa Google, proprietária do YouTube, afirmou que o processo judicial no valor de US$ 1 bilhão contra o site de compartilhamento de vídeos ameaça a liberdade na internet.

A afirmação do Google foi feita depois que o grupo americano Viacom, um conglomerado de empresas do setor de entretenimento, anunciou que vai processar o site por sua incapacidade de manter material não autorizado fora da página.

O grupo Viacom afirmou que conseguiu identificar 150 mil clipes não autorizados no YouTube.

Os advogados do Google afirmaram no tribunal que a ação "ameaça a forma que centenas de milhões de pessoas trocam informações de forma legítima" pela internet.

A equipe de advogados também afirmou que o YouTube obedeceu às exigências da lei de Direitos Autorais Digitais do Milênio, de 1998, e respondeu rapidamente a alegações de desrespeito desta lei.

Nos documentos entregues ao tribunal de Manhattan, em Nova York, a Google afirmou que YouTube vai "além de suas obrigações legais para prestar assistência aos donos dos direitos, para proteger seus trabalhos".

O grupo Viacom discorda, afirmando que nenhuma das duas empresas obedeceu aos padrões e acrescentou que Google e YouTube tinham feito "pouco ou nada" para impedir que material cujos direitos pertencem à empresa fossem colocados em suas páginas.

Texto completo na BBC Brasil.


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estudo do WWF defende benefício ambiental do etanol

A produção de etanol à base de cana-de-açúcar tem efeitos benéficos do ponto de vista ambiental, não avança sobre áreas de floresta na Amazônia e não compete de forma significativa com a produção de alimentos, afirma um estudo divulgado nesta segunda-feira pela organização ambientalista WWF-Brasil.

"O estudo conclui que existem benefícios ambientais confirmados e consolidados no que diz respeito à produção de etanol (a partir de cana-de-açúcar)", disse à BBC Brasil o coordenador do programa de Agricultura e Meio Ambiente da ONG, Luis Fernando Laranja, um dos autores do relatório.

O governo brasileiro defende a produção de etanol e rejeita críticas de que traria riscos ambientais à Amazônia e contribuiria para a atual crise mundial dos alimentos.

"(O estudo) referenda a posição defendida pelo governo brasileiro", disse Laranja, ao ser questionado sobre essa posição.

"Do ponto de vista ambiental, é um bom negócio substituir gasolina por etanol", afirmou.

Conforme Laranja, os benefícios do etanol brasileiro são verificados particularmente na redução de gases causadores do efeito estufa.

Segudo ele, o etanol brasileiro tem um balanço energético mais positivo (ou seja, é mais eficiente) do que, por exemplo, o etanol à base de milho, produzido nos Estados Unidos.

Mais na BBC Brasil.

Chávez entra em ritmo de campanha aumentando gastos públicos

De olho nas eleições regionais de novembro, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, não se faz refém dos problemas da economia do país e recentemente decidiu aumentar os gastos públicos.

As últimas estatísticas mostram que os preços ao consumidor cresceram 29,1% nos últimos 12 meses – a maior taxa da América Latina.

Para remediar o problema, o presidente anunciou, no dia 1º de maio, aumentos de pelo menos 30% nos salários do setor público, justificando que manter o poder aquisitivo das pessoas é mais importante do que abaixar a inflação.

Ao mesmo tempo, Chávez também elevou o salário mínimo em 30%, passando para US$ 370 por mês.

O texto continua na BBC Brasil.


Noite de degustar arroz

O Grupo de Apoiadores Voluntários da Feira da Coolméia promove, no próximo dia 30, sexta-feira, às 20:00 h, a "Noite do Arroz". O jantar de degustação das diferentes variedades de arroz orgânico produzidas no RS será no restaurante Mantra Gastronomia e Arte, à Rua Santo Antônio, 372, Porto Alegre. Durante o evento também ocorrerá mostra fotográfica de Renato Cardoso sobre a cultura orizícola orgânica gaúcha.

O jantar, que ocorre como parte da programação da 4ª Semana do Alimento Orgânico do Ministério da Agricultura, tem o apoio do Grupo pela Abolição do Especismo, da Sociedade Vegetariana Brasileira, da Associação Agroecológica e da Guayí.

Os convites, somente antecipados e a R$12,00, podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico armazem_ecologico@via-rs.net ou pelos telefones (51) 3251 5346, 9805 0328 e 8419 1907.
Informado por La Vieja Bruja.

La "sangre judía" pondrá fin al "ir y venir de árabes por el barrio"

EL PAÍS:

Una cámara de seguridad graba la agresión racista a dos jóvenes árabes en un centro comercial de Jerusalén.

Una veintena de jóvenes israelíes propinó una brutal paliza a un joven árabe el pasado día 30 de abril a las puertas de un centro comercial de Jerusalén. La policía ha detenido a once implicados, de los que ocho son menores de edad. Las cámaras de seguridad del edificio grabaron la agresión y el diario israelí Haaretz publicó ayer el vídeo.

PARA VER O VÍDEO E SABER MAIS SOBRE ESSA BRUTALIDADE, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Ex secretario de imprensa diz que Bush manipulou opiniao publica

BLUE BUS:

O ex secretário de imprensa da Casa Branca, Scott McClellan, diz em seu livro de memorias que o presidente Bush embarcou numa "campanha de propaganda politica", em lugar de dizer a verdade, com o objetivo de vender a ideia da guerra no Iraque. "Em tempos de campanha permanente, tudo era manipulaçao de fontes de opiniao publica em beneficio do presidente" - acusa. Conclui - "A guerra do Iraque nao era necessaria". Noticia da AP, citando o New York Times e o Washington Post de hoje.

Censura prévia no II Simpósio de Direito Eleitoral - SP

A palestra sobre fiscalização das urnas eletrônicas que seria proferida pelo eng. Amilcar Brunazo Filho no II Simpósio de Direito Eleitoral promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, pela OAB-SP e pela Fadesp (Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo) foi censurada e cancelada antes da sua apresentação.
[...]
O convite para o eng. Brunazo apresentar a palestra no simpósio partiu do Adv. Everson Tobaruela, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP e a decisão de cancelar a palestra foi assumida pelo presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), que alegou ter sido informado que "a palestra era polêmica", complementando que não queria que os assessores políticos inscritos viessem a falar "besteiras sobre as urnas eletrônicas".
[...]
Por meio dos organizadores da OAB e da FADESP fomos informados que a
pressão sobre o vereador do PR para cancelar a palestra partiu de
assessoria da presidência do TRE-SP [...]

Colheita Maldita


Preocupações com abusos de direitos humanos no setor de cana-de- açúcar - base para a produção do etanol no Brasil - aparecem pela primeira vez em um relatório anual da Anistia Internacional (AI).
"Trabalho forçado e condições de trabalho exploradoras foram registrados em muitos estados, inclusive no setor de cana-de-açúcar, que cresce rapidamente", diz o relatório anual de 2008, com dados referentes a 2007, divulgado nesta quarta-feira (28).
O documento cita casos de resgates feitos pelo Ministério do Trabalho no ano passado, como a retirada de 288 trabalhadores de seis plantações de cana-de açúcar em São Paulo, de 409 resgatados de uma destilaria de etanol no Mato Grosso do Sul e a libertação de mais de mil em condições "análogas à escravidão" em uma plantação da fabricante de etanol Pagrisa, no Pará.
Tim Cahill, porta-voz da organização para o Brasil, diz reconhecer o "papel importante" que o setor tem no crescimento econômico do Brasil, mas que é fundamental que isso não aconteça às custas de violações de direitos humanos.
A matéria completa aqui no G1.
***
A AI também acredita que o PAC pode ameaçar os direitos humanos, salientando que as políticas de crescimento econômico do Brasil não podem continuar desvinculadas dos direitos humanos.
- Nós reconhecemos a importância do crescimento econômico brasileiro neste momento, mas nos preocupa muito a falta de garantias de direitos humanos básicos em meio a este processo - disse Tim Cahill. Mais aqui n’O Globo.

Peronismo denuncia conspiração e agricultores suspendem exportações

O Partido Justicialista (PJ, peronistas) qualificou de "ataque antidemocrático" com intenção golpista o movimento dos produtores agropecuários, que nesta terça-feira decidiu congelar as exportações de grãos.

Segundo o PJ, que é presidido pelo ex-presidente Néstor Kirchner, há um "partido agrário de oposição política" que adota as mesmas práticas desenvolvidas pela direção agropecuária antes de golpes de Estado na Argentina, como nos anos de 1930, 1955 e 1976.

O documento, lido em entrevista coletiva pelos governadores peronistas de Chaco, Jorge Capitanich, Chubut, Mario Das Neves, e Entre Ríos, Sergio Urribarri, denuncia que os produtores agropecuários buscam "impor, e não dialogar", e afirma que o governo "se esforça para ajudar o setor agropecuário com múltiplas medidas".

Após a denúncia peronista, agricultores anunciaram uma nova paralisação da venda de grãos destinados à exportação, que irá de quarta até a próxima segunda.

Texto completo nas Últimas Notícias do UOL. Preocupante!...

Minc: Lula vai manter 'lista negra' de desmatadores

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a manter em vigor o decreto que criou uma espécie de "lista negra" com os 36 municípios responsáveis pela ampliação do desmatamento na Amazônia. Em janeiro, após a confirmação de que 3.235 km² de floresta haviam sido desmatados em cinco meses, o governo editou um decreto criando o cadastro.

Confira o texto completo no Terra.

Busca do Titanic encobriu missão para achar submarinos dos EUA

A busca do Titanic nos anos 80 foi usada para encobrir a procura por 2 submarinos nucleares americanos que tinham afundado nos anos 60, durante a Guerra Fria. A informaçao foi publicada pelo inglês The Times com base em declaraçoes do Dr Bob Ballard, o oceanógrafo que liderou a expediçao para localizar os destroços do navio que naufragou apos se chocar com um iceberg em 1912. Segundo ele, a Marinha americana concordou em financiar sua pesquisa se seu robô submarino, capaz de descer a grandes profundidades, fosse usado para procurar o USS Thresher e o USS Scorpion.

Curioso, não? Mais no BlueBus, de 27 de maio.

Juiz chileno ordena prisão de 98 oficiais da era Pinochet

O juiz chileno Victor Montiglio ordenou nesta segunda-feira a prisão de 98 ex-soldados e ex-agentes da polícia secreta que atuaram no regime militar de Augusto Pinochet (1973-90).

As prisões fazem parte de uma investigação sobre abusos de direitos humanos cometidos durante a chamada Operação Colombo, que resultou no desaparecimento de 119 pessoas, em julho de 1975.

Continue lendo na BBC Brasil.


terça-feira, 27 de maio de 2008

Caça aos ciganos

Dona Flora Martinelli, residente no bairro de Ponticelli, em Nápoles, colocou a filhinha Camilla, de seis meses, no berço, e quando voltou da cozinha a neném não estava no quarto e a porta de casa estava aberta. Corre para fora e vê uma cigana que desce as escadas com o bebê nos braços. Sai atrás da mulher, pega de volta à força sua filha no portão do edifício, o berreiro das três atrai uma multidão que quase lincha a cigana. Chega a polícia e leva a mulher para a prisão, ela diz que se chama Maria ou Angélica, a televisão conta a notícia. Aí começa uma reação popular que em mais de 30 anos de vida na Itália eu nunca tinha visto: um grupo de napolitanos assalta os seis acampamentos de ciganos da zona, pedindo justiça sumária.

Mais sobre a onda de xenofobia na Itália, no Terra Magazine.

O começo do fim da Amazônia peruana

1. A maioria das comunidades indígenas da Amazônia Peruana está envolvida com a exploração de madeira. De duas formas. Primeiro, cedem suas terras para um plano de manejo sustentável, em troca da regularização fundiária. O governo peruano reconhece as terras, mas não dá um tostão para regularizá-las. Os madeireiros fazem isso em troca de um plano de manejo. Segundo, são usados como mão-de-obra no serviço pesado da localização e corte da madeira.

2. Os madeireiros plantam comunidades indígenas em pontos estratégicos, solicitam o reconhecimento das terras e as regularizam "para os índios" com o plano de manejo imediatamente após. Tudo de acordo com as leis peruanas.

3. Existem muito poucas madeireiras legais na região, como a Venao, por exemplo, que faz exploração na comunidade Sawawo. Acontece que a maioria das madeireiras é ilegal. Como quase 100% da madeira é exportada e quem é ilegal não pode exportar, quem está comprando toda esta madeira? As madeireiras legais, que fazem um plano de manejo bonitinho em uma comunidade, obtêm certificação e exportam uma quantidade enorme de madeira certificada.


Texto completo sobre problemas na Amazônia Peruana, e seus povos indígenas, no Terra Magazine.

ONG denuncia novos abusos de crianças por tropas de paz

BBC:

Crianças que vivem em áreas atingidas por conflitos ou desastres continuam sofrendo abuso sexual por parte de funcionários de ONGs e membros de tropas de paz, sugere um relatório divulgado nesta terça-feira pela entidade britânica Save the Children.

Intitulado Noone to turn to – The under-reporting of child sexual exploitation
and abuse by aid workers and peacekeepers (Ninguém a quem recorrer - A pouco denunciada exploração sexual infantil por funcionários de ONGs e tropas de paz), o documento é resultado de entrevistas feitas em 2007, com 341 crianças na Costa do Marfim, sul do Sudão e no Haiti.

O relatório diz que as vítimas dos abusos são crianças de ambos os sexos, com idade a partir dos seis anos.

Entre os abusos relatados pelas crianças entrevistadas estiveram estupro, prostituição infantil, escravidão sexual, pornografia, troca de sexo por comida, tráfico infantil para sexo e exposição a indecências.

CLIQUE NO TÍTULO PARA LER MAIS.

Formação de quadrilha, corrupção, peculato, desvio, falsidade ideológica, extorsão...

RS URGENTE:

O esquema desmontado pela Operação Rodin, informa a denúncia do MP federal, envolvia o desvio de verbas provenientes do Detran para empresas prestadoras de serviços à autarquia. A fraude ocorreu entre julho de 2003 e novembro de 2007, através de duas fundações vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria, a Fatec (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia) e a Fundae (Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura) contratadas sem licitação e a preços superfaturados pelo Detran. A Fatec e a Fundae faziam o repasse de verbas mensal para empresas subcontratadas prestadoras de serviços. A fraude teria desviado aproximadamente 44 milhões de reais dos cofres públicos.

Conforme a avaliação da juíza Simone Barbisan Fortes, ocorreu um ajuste prévio, no qual pessoas com grande influência política (lobistas) conseguiram obter junto a órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, para as Fundações de Apoio, contratos para prestação de determinados serviços. “Contratadas, sem licitação, as fundações subcontrataram empresas e pessoas para a realização dos serviços, superfaturados, de forma a beneficiar, primeiramente, os próprios lobistas, e, ainda, também os dirigentes do órgão contratador e das fundações”.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Ajuda humanitária x Mudança de paradigma

A ajuda humanitária oferecida pelos países ricos aos países pobres que eles mesmos tratam de exaurir é uma forma de alívio de consciência no sentido da opinião pública e outra forma de dominação cultural no sentido do neocolonialismo.
Pois, se não, vejamos:

Caridade: estupros e abusos de crianças

"Minhas amigas e eu estávamos caminhando perto do Palácio Nacional uma noite dessas e encontramos um grupo de trabalhadores humanitários. Eles nos chamaram pra perto e mostraram seus pênis. Nos ofereceram 100 gourdes haitianos (2,80 dólares) e chocolate para que os chupássemos. Eu fui embora, mas algumas de minhas amigas aceitaram".


A matéria na íntegra no site da CNN (em inglês) - clique aqui.

Tem fogo? (Brrr...)



O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram, nesta terça-feira (27), novas imagens que deverão ser usadas em embalagens de cigarros. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, que acontece no sábado (31).
(...)Entre as novas ilustrações, estão um bebê morto dentro de um cinzeiro, um coração que passa por cirurgia e é cheio de restos de cigarro e o cadáver de um tabagista em uma mesa de necrotério. A campanha também alerta para o risco de infarto, de impotência e o envelhecimento precoce. Mais aqui no G1.
*** Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27) mostra que Porto Alegre é a capital com o maior percentual de fumantes. Segundo o estudo, 21,7% dos moradores da capital gaúcha, que têm mais de 18 anos, são fumantes. Florianópolis e Rio Branco aparecem em segundo e terceiro lugares nessa lista (20,2% e 20,1%, respectivamente). Salvador é a capital com o menor percentual (11,5%). A notícia completa está aqui no G1.

Como é que Obama já conseguiu arrecadar 200 milhoes via web?

BLUE BUS:

A campanha de Barack Obama já arrecadou USD 200 milhoes atraves de contribuiçoes via internet. É mais do que sua adversaria Hillary Clinton levantou - e ela conseguiu mais dinheiro que o marido Bill nas eleiçoes que venceu. O que Obama está fazendo que deu certo? Uma materia do The Atlantic analisa "a extraordinária maquina de fazer dinheiro" da campanha do democrata. E resume - "Se um tipico evento (de arrecadaçao de fundos) para Gore envolvia 20 pessoas em uma sala preenchendo cheques de centenas de milhares de dolares, e um evento de Kerry reunia 2,000 pessoas num salao de hotel preenchendo cheques de milhares de dolares, temos Obama este ano reunindo 20,000 pessoas em estadios, sem pagar absolutamente nada". Continua - "E entao elas vao pada casa e contribuem com uns poucos dolares via internet". O proprio Obama sabe como aproveitar a conexao que estabelece com seu publico nos eventos - frequentemente pede às pessoas que peguem seus celulares e digitem um determinado numero para enviarem suas informaçoes de contato para a campanha. Dica do Valleywag. 27/05 Blue Bus

Na casa do inimigo


Em entrevista ao Programa do Jô, Dilma Rousseff disse que 'família' do PAC é grande.
Munida de vários números, a ministra disse que, ao contrário de outros países, o crescimento do Brasil tem “qualidade” porque se baseia na distribuição de renda. Segundo ela, de 2003 até hoje, 20 milhões de brasileiros saíram das classes D e E e foram para a classe média. Além disso, ao mesmo tempo, cerca de 10 milhões teriam saído da miséria para a pobreza, “sem fome”. A notícia completa aqui no G1.

EMANUEL MARULANDA

Não foi Uribe, não foram os militares, não foram os paramilitares, não foi a CIA… Dessa vez não foi preciso atentar contra as fronteiras de ninguém. Pedro Antonio Marín, ou Manuel Marulanda, ou Tirofijo, considerado o criador das FARC e seu líder hierárquico maior, morreu no dia 26 de março passado, aos 78 anos, de infarto, em plena selva colombiana. Ele era o líder guerrilheiro mais velho do mundo em atividade. Já faziam mais de 40 anos que ele e um pequeno grupo de pessoas se embrenharam nas selvas, para escapar do extermínio que a brutal ditadura militar impôs à Colômbia, formando a partir daí as FARC ou Ejército del Pueblo, que aumentou em número e poder, tornando-se a mais resistente guerrilha sul-americana.

Leiam aqui.

Dois pesos, duas medidas

Ora, para chegar nos tais R$ 54 que as empresas doadoras do PT receberam a cada R$ 1 doados ao partido, a Folha dividiu o total recebido (R$ 473 mi) pelo total doado (R$ 8,7 mi). No caso do PSDB, a mesma divisão mostra que a cada R$ 1 doado aos tucanos, as empresas receberam exatos R$ 1416. Mas o jornal paulistano achou que os cinquenta e quatro contos do PT merecem mais destaque do que os R$ 1416 do PSDB. Uma manchete justa talvez fosse "Doação ao PSDB dá às empresas retorno 26 vezes maior do que doação ao PT"

Texto completo, comentando um possível enfoque tendencioso da Folha, no Blog Entrelinhas.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Coimbra convida brasileira barrada na Espanha

A física brasileira Patrícia Camargo Magalhães viajou no sábado a Portugal, a convite da Universidade de Coimbra, para realizar um seminário a partir do trabalho que não conseguiu expor em um congresso internacional em fevereiro deste ano por ter sido barrada em Madri durante escala do seu vôo. Patrícia foi impedida pelas autoridades espanholas de continuar viagem sob a alegação de documentação insuficiente e forçada a embarcar de volta para o Brasil.

A física relatou pela internet as 50 horas em que ficou detida no aeroporto de Madri com cerca de 100 pessoas, entre latino-americanos e africanos, em condições que considerou humilhantes. A denúncia mobilizou a imprensa, chocou a comunidade acadêmica, gerou um incidente diplomático e retaliações de autoridades da imigração brasileira, além de uma aparente melhora do tratamento a imigrantes na Espanha.

Mais no Terra Magazine.


Referendo revogatório prenuncia mais polarização

O referendo revogatório de mandato popular do presidente, vice-presidente e prefeitos, convocado na Bolívia para o dia 10 de agosto, não resolverá a crise política que atravessa o país, coincidem em afirmar dois analistas; pelo contrário, aprofundará a incerteza no âmbito da economia e provocará uma maior polarização política e social, ainda que possa conter o surgimento de violência.

Napoleón Pacheco, economista e diretor executivo da Fundação Milênio, e Carlos Cordero, cientista político, sustentam também que, diante desse novo processo eleitoral, se fortalece a proposta autonômica das regiões mais ricas do país e se debilita a aposta governamental pelo projeto da nova Constituição Política do Estado, redigido pela Assembléia Constituinte, ainda que, de qualquer maneira, ambos os temas passem a um segundo plano.

Texto completo no Terra Magazine.


Portugal cria ADSL sem linha telefônica

LISBOA - A Zon Multimedia criou um serviço de de banda larga ADSL sem, no entanto, a obrigatoriedade de assinatura de uma linha telefônica.

A empresa informou nesta segunda-feira que o produto vai ter velocidades de 4 e 16 megabits por segundo, ao preço de 29,90 euros e 39,90 euros mensais, respectivamente.

O texto completo na INFO Exame.


Esta terra tem dono


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26), durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, que a Amazônia "tem dono".
Ao citar os biocombustíveis como grande alternativa para diminuir a poluição do planeta, Lula disse que achava "engraçado" que países responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.
"O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os os índios, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas. Mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia", disse Lula.
Apesar de não ter citado o jornal norte-americano, a declaração de Lula também faz alusão à reportagem do New York Times, publicada na semana passada, em que o periódico pergunta: "De quem é esta floresta amazônica, afinal?". Mais aqui no G1.

La "lulamanía", una fiebre que se apodera de todo Brasil

LA NACION:

SAN PABLO.- A fines de los 80, le solían decir "el sapo barbudo". Pero las referencias recientes son más simpáticas: "el hijo del pueblo" o "el hijo de Brasil". Este último, incluso, será el título de la película de ficción que se rodará sobre el presidente brasileño, Luiz Inacio Lula da Silva, que cumple su segundo mandato.
Con la economía del país a toda máquina, el apoyo popular a Lula alcanzó niveles inéditos. Según una encuesta del Instituto Sensus, su aprobación llegó al 57 por ciento, el mayor índice desde 2003, lo que abrió el debate sobre un eventual tercer mandato, hoy prohibido por la Constitución.
Y para sacar ventaja del carisma presidencial vale todo. En una visita a Brasilia, 20 legisladores e intendentes de pequeñas ciudades compraron una foto falsa de cada uno de ellos junto a una imagen de Lula. El fotomontaje costaba 20 reales (unos 35 pesos) y el resultado final daba la impresión de que el presidente los acompañaba en un discurso.

CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM PARA LER MAIS.