sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Entrevista

'QUEREMOS A MUDANÇA EM TODOS OS NÍVEIS'

O Blog do Júlio Garcia realizou - com exclusividade - entrevista com o vereador Marcelo Danéris, candidato a Presidente do PT de Porto Alegre nas próximas eleições internas do partido. Marcelo foi apresentado como candidato pela chapa 'Mensagem ao Partido', que tem como apoiadores, dentre outros, Olívio Dutra, Stela Farias, Raul Pont, Miguel Rossetto, Flávio Koutzii e Henrique Fontana. As eleições internas do PT (PED) ocorrerão no início do mês de dezembro. Leia a seguir:

BJG: O PT ainda não recuperou-se da grave crise que o atingiu em 2005. O antigo 'campo majoritário' do partido (principal responsável por essa crise) ainda tem hegemonia a nível nacional. Como pretendes fazer para 'Mudar o PT', como coloca o Manifesto que lançou seu nome para presidente do partido em Porto Alegre?

MD: É certo que a crise que nos atingiu em 2005 é grave e profunda e fez com que grande parte da nossa militância se afastasse do partido. Mas temos claro que lutamos por utopias e mudanças “dentro e fora” do partido. Queremos reaproximar nossos companheiros e companheiras do partido e debater com eles caminhos e alternativas para construirmos juntos essas mudanças. Não estamos cegos nem surdos às criticas, ao contrário, estamos atentos e precisamos transformar essas críticas em força militante; inconformada e indignada, rebelde e ousada, generosa e alegre, para mudar o nosso partido. Queremos sim a mudança em todos os níveis, recusamos a idéia de um PT municipalizado e regionalizado, o PT é um só, com uma longa história de lutas e projeto de transformações socialistas e democráticas em nosso país, estado e município. Por isso queremos eleger José Eduardo Cardoso, presidente nacional e Olívio Dutra, presidente estadual, e com eles e com o conjunto da nossa militância construir juntos as mudanças necessárias ao nosso partido.

BJG: Em síntese, quais as principais propostas que defendes para serem implementadas no PT da capital, caso saias vencedor no próximo PED (Processo de Eleições Diretas) do PT?

MD: Defendemos a ampliação dos espaços de participação e debates; o aprofundamento dos debates setoriais; a qualificação do processo de formação política; o funcionamento efetivo das instâncias partidárias, a criação de canais de comunicação permanentes e eficazes com a militância; a realização de um balanço critico da gestão Fogaça; a preparação do partido para as eleições debatendo com a militância a política de alianças e a construção do programa de governo; o aprofundamento das relações do partido com os movimentos social, comunitário e sindical e, por fim, a busca de reestruturação financeira do partido, a implantação do orçamento participativo interno.

BJG: Quem o PT deverá indicar para representar o partido nas eleições de 2008? Qual o leque de alianças que estás defendendo?

MD: O partido tem dois pré-candidatos, Miguel Rossetto e Maria do Rosário. Apoio e defendo a candidatura de Miguel Rossetto para prefeito de Porto Alegre por sua trajetória política como liderança sindical, deputado federal, vice-governador do estado e ministro do desenvolvimento agrário. Miguel é o nome mais preparado para administrar Porto Alegre colocando nossa capital novamente no caminho do crescimento, do desenvolvimento e da excelência na prestação de serviços sempre com democracia e com participação popular.

Quanto às alianças, acreditamos ser importante uma aproximação com os partidos de corte popular para que se possa constituir uma candidatura forte sem que percamos nossa identidade política e partidária. Devemos negociar com partidos como o PSB, PCdoB e o PDT. Esse é um debate que queremos fazer junto com a nossa militância no momento em que começarmos as discussões internas sobre plano de governo.

BJG: Qual sua avaliação do governo do prefeito Fogaça, atualmente no PMDB?


MD: A administração Fogaça caracteriza-se por um governo ausente, de caráter privatizante, que abandonou a participação popular e as populações que mais precisam da prefeitura. Costumo dizer que é um governo de um prefeito que não tem projeto, não tem partido e não tem palavra. Seu único objetivo era tirar o PT da prefeitura e até agora, quase três anos depois de ter assumido, não conseguiu apresentar um projeto para a cidade. Sua gestão administra mal os serviços e caracteriza-se pela desarticulação, lentidão e abandono de projetos que já estavam em andamento. Além disso, os indicadores comparativos apontam uma redução drástica nos investimentos, nos serviços e nos níveis de participação e decisão popular. Produzimos um material que faz um balanço da gestão Fogaça por áreas disponível no meu blog www.daneris.blogspot.com, o título é “Governança Fogaça- a mudança que fez mal para Porto Alegre”.


BJG: Suas considerações finais.


MD: Acreditamos que o PT fica melhor quando estamos juntos, por isso convidamos a militância a tirar as bandeiras e os sonhos do armário, pintar de vermelha a esperança para mudar o PT e ganhar Porto Alegre, junto com Olívio Dutra, José Eduardo Cardozo e Miguel Rossetto. Boa luta para todos nós!

do blog http://jc-garcia.zip.net

Copa no Brasil: uma janela de oportunidades

O Brasil vai mesmo sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014 e esta é uma boa notícia para o país, embora muita gente vá dizer que esta não deveria ser a prioridade para o próximo período. Tudo bobagem, pois o fato do Brasil ter pela frente um grande evento para organizar deve provocar um planejamento de investimentos em melhoria na infra-estrutura para receber os turistas, que por sua vez passarão um mês gastando seus euros e dólares por aqui. Não se trata de uma equação econômica simples, do tipo "quanto vai custar" contra "quanto os gringos vão deixar", a fim de obter um "retorno" monetário no final do processo. É uma equação bem mais complexa e que envolve toda uma série de ações governamentais e privadas em torno do evento. Na soma, a Copa acaba sendo uma grande janela de oportunidades e uma chance enorme do país vender suas potencialidades para o mundo. Claro, se não fizer feio daqui até lá...


Do Blog Entrelinhas.

O lado verde do PTB e o convite a Al Gore

A última nota de Patrícia Acioli sobre o evento de ontem. Será que Fernando Gabeira vai ficar com inveja dos petebistas?

O convite do PTB para o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, comparecer ao congresso ambiental do partido é a prova concreta de que o céu não tem limites. Pelo menos no mundo político, onde discurso e verdade não se misturam. O PTB, como outros partidos que se tornaram "pop" buscando uma ou outra fórmula de "modernização", nao achou suficiente ter em seus quadros celebridades do calibre do Frank Aguiar ou Marcelinho Carioca. Como disse ontem o líder Campos Machado, é preciso continuar sonhando...

Via Blog Entrelinhas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Eles odeiam tudo isso

Há tempos venho tentando encontrar um ponto em comum entre as linhas de raciocínio dos articulistas da grande mídia. Achei: Bovarismo. Pois bem: Madame Bovary, personagem do livro de mesmo nome de Gustave Flaubert, odiava a vida que vivia, o lugar onde morava, as pessoas que as convenções a obrigavam respeitar, etc. Como fruto disso, a alienação de si e a fantasia que cria um mundo que não existe aparecem para a personagem como forças inevitáveis e arrebatadoras.

Trazendo essa visão para a mídia corporativa nacional, poderíamos citar de seu ódio e vergonha por ser brasileira. Essa frustração pode ser encontrada no extremo pessimismo para com o futuro do Brasil (suspenso quando a "canarinho" entra em campo, aliás, esse amor pela "amarelinha" foi percebido como saudável por ela, a Santa Ditadura Militar...), bem como no potencial de seu povo e do presidente que esse povo elegeu - expressos diariamente nos editoriais dos jornais e telejornais (não nos esqueçamos das semanais...). A partir disso - e tal como a Sra. Bovary sonhava com os salões parisienses -, nossos pensadores elegem o que julgam o lugar melhor, o lar imaginário que estabelecem como arquétipo da perfeição – sem perceberem aí a gênese de sua alienação e imprecisão nas projeções (geralmente catastróficas) para os rumos do Brasil. Os pensamentos de nossos patéticos formadores de opinião teimam em vaguear entre os Estados Unidos e a Europa, colocando esses lugares como parâmetros positivos para tudo; cabe ressaltar, até genocídio em troca de petróleo é tido como normal em nossos jornais.

Dois exemplos: 1) Bolsa Família, 0,38% do PIB indo para os bolsos dos nossos famintos. Que mal há nisso? Assistencialismo? 0,38 % do PIB para matar a fome dos miseráveis que, SIM, existem? Não, meus caros; a palavra não é assistencialismo (do Governo), é bovarismo (na mídia). Gastar, seja lá quanto for, no combate à fome é admitir a existência da miséria. Madame Bovary não suporta. Sua mente "hemisfério norte" precisa ser respeitada. Admitir a existência dos "desdentados" (palavra usada freqüentemente pelo Reinaldo Azevedo) é ter de pensar neles, e pensar neles faz mal ao arquétipo... Estrutura desse arquétipo: Cinemark, sim. Samba de roda, não. Capitão Nascimento, sim. Brizola, não. 2) Copa do Mundo no Brasil, evento comumente revolucionário na infra-estrutura dos países-sede. Qual o problema de vir ao Brasil? Prejuízo ao erário? Desvio de verbas? Não. Bovarismo. Eventuais buracos nos banners podem deixar a imagem das favelas passar para as lentes que levarão a Copa para as telas de TV mundo a fora. Vergonha! A realidade brasileira é algo a ser recalcado, mostrar isso ao mundo é mostrar a mim, e mostrar a mim é me fazer lembrar... Paris, sim. Capão Redondo, não. Nova Iorque, sim. Cidade de Deus, Deus me livre.


Termine de ler no Pequena Mídia.

PEDÁGIOS: DO JEITO QUE YEDA QUERIA

Maneco relata como terminou a CPI dos Pedágios:

"Na Ordem do Dia da Assembléia Legislativa, hoje, estava o relatório do deputado Berfran Rosado (PPS) sobre a CPI dos Pedágios. O mesmo não foi lido na íntegra aos deputados, o que fere, frontalmente, o Regimento Interno da Assembléia. Na leitura que fez do relatório na sessão de encerramento da CPI, Berfran omitiu 150 frases de um total de 69 parágrafos que apareceram, hoje, no documento apresentado ao plenário. Parlamentares do PDT, do PSB e do PT acusaram a manobra mas nem a apresentação, da tribuna, pelo deputado Paulo Azeredo (PDT), dos dois relatórios (o lido e o não lido), sensibilizou a base aliada de Yeda que, mesmo assim, aprovou o texto não lido por Berfran.

A CPI dos Pedágios só foi constituída porque a oposição pressionou. Sem alternativas, o presidente Frederico Antunes (PP) resolveu instalar a comissão, mas o fez a portas fechadas em seu gabinete, numa reunião que terminou sob protestos. A deputada Marisa Formolo (PT), que estava cotada para a relatoria, acabou substituída na função por Berfran que, na campanha eleitoral, recebeu contribuições de empresas de pedágios. O deputado do PPS aceitou, então, relatar uma CPI criada contra a sua vontade (não assinou o requerimento da mesma).

Marcada por acusações de coação de testemunhas, gravações patéticas, ofensas e denúncias gravíssimas, a comissão funcionou por 120 dias e, mesmo assim, conseguiu apurar diversas irregularidades na formação dos preços cobrados pelas concessionárias. A denúncia mais grave, porém, só foi descoberta ao final, quando surgiram mais de 400 notas fiscais falsas e/ou frias de uma das empresas. PT, PDT e PSB insistiram em prorrogar a CPI o que não foi aceito pelos aliados de Yeda. Por sete vezes, representantes dos partidos que apóiam Yeda, retiraram o quórum da Comissão de Constituição e Justiça onde se deveria votar a prorrogação. Resultado: o que havia de mais importante a ser investigado foi jogado para baixo do tapete.



Texto completo no RS Urgente. Vale ler também os comentários ao texto.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

31 de Outubro: DIA DO SACI

Hoje, 31 de outubro, é o Dia do Saci.

Artistas, educadores, políticos e uma boa parcela da sociedade se mobiliza pela comemoração do dia do Saci em 31 de outubro há alguns anos. A idéia é de se homenagear o personagem do folclore nacional mais conhecido e descrito na literatura no mesmo dia em que, nos Estados Unidos, se comemora o Dia das Bruxas, ou o Raloin, na grafia dos saciólogos. Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, já aprovaram leis que institui a data como dia do Saci e pela preservação da cultura nacional, mas o projeto que institui a data em âmbito nacional, ainda aguarda aprovação no Congresso Nacional.
Em entrevista à revista Fórum, Mouzar Benedito, membro da Sociedade dos Observadores do Saci (Sosaci), entidade fundada em 2003, e colunista da Fórum, comenta sobre a lei que institui o dia 31 como dia do Saci e sua importância para a valorização da cultura brasileira. Mouzar também é autor do Anuário do Saci, uma agenda que vale por três anos e trás o “lado B da” história do Brasil, além das ilustrações de Ohí.
LEIA MAIS...
Visite também: http://www.sosaci.org/

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Hoje tem Saideira!


Você já circulou pela blogosfera?

Blogosfera. Você sabe que o que é isso? Calma, calma. Não tem nada a ver com o fato de o coitado do Plutão ter perdido a condição de planeta. O assunto aqui é outro. Diz respeito a uma das mais inovadoras formas de comunicação que circula pela Internet: os blogs. São espaços estabelecidos na rede mundial de computadores em fluxos de informações de retro-alimentação, nos quais pessoas de diferentes partes do mundo compartilham suas visões e participam de maneira interativa, democratizando a discussão.

Para debater o tema, a Saideira de outubro, marcada para esta terça-feira, dia 30, às 19h30min, no Bar Zelig, terá como convidados dois blogueiros craques no assunto. O mestrando em Ciências da Comunicação Hélio Sassen Paz (do Palanque do Blackão - http://heliopaz.wordpress.com/ -, entre outros) e o professor de filosofia César Schirmer (do Animot - http://www.animot.blogspot.com/ -, entre outros) estão encarregados de debater quais as vantagens e desvantagens dos blogs, onde entra a ética nesta história, quais os rumos e como a grande mídia está convivendo com este novo meio.

Quê? Saideira - Encontros periódicos com o Jornalismo
Edição de OUTUBRO: Você já Circulou na Blogosfera?
Quem? Hélio Sassen Paz e César Schirmer
Como? Debate com participação do público (entrada franca e honesta)
Quando? Dia 30 de OUTUBRO (terça-feira), a partir das 19h30min
Onde? Zelig Bar (Rua Sarmento Leite, 1086 - Cidade Baixa)
Por quê? Quem não gosta de uma boa conversa de botequim?



Comentário do Editor:
A BLOGOSFERA gera um novo panorama na visão de participação das pessoas no processo informativo e na liberdade de tratamento dos fatos, além de estar se tornando uma ferramenta poderosa que, inclusive, tem pautado a grande mídia.
Na contra-mão dos processos corporativos do mass media, os blogs são literalmente espaços de resistência, que tanto contrapõem, como fazem a análise crítica do que se está publicando tanto em via impressa como nos meios eletrônicos de transmissão.
Redes de blogs têm se estabelecido, em fluxos de retro-alimentação de informações, onde pessoas distantes milhares de quilômetros compartilham das suas visões e fazem da participação interativa dos freqüentadores dos blogs uma continuidade da discussão em espaços como os de comentários, por exemplo.
Casos como o de Mianmar, da invasão do Iraque ou do massacre de Oaxaca, no México, potencializam a importância dos blogs, porque em meio a um controle estatal e corporativo poderoso por sobre os meios de comunicação, estes tornaram-se os únicos veículos de relatos dos acontecimentos em tais locais. Na ditadura de Mianmar, nos recentes choques, inclusive a CNN se utilizou de blogs da população civil daquele país para passar informações como fotos e vídeos dos embates com o exército em seus programas.
A BLOGOSFERA já é um fenômeno e veio para ficar.

Protesto exige libertação de cinegrafista da Al Jazira preso em Guantánamo

Funcionários da emissora de televisão Al Jazira organizaram no sábado (27/10) um protesto em Doha para exigir a libertação de um cinegrafista da empresa detido na prisão da base militar americana de Guantánamo (Cuba) desde junho de 2002. Trata-se do sudanês Sami al Hajj, capturado em dezembro de 2001 na fronteira entre Afeganistão e Paquistão pelo Exército paquistanês e preso desde 13/06/2002 em Guantánamo.

Continua no Comunique-se.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Gênios da raça

Uma empresa de consultoria global fez uma lista com os 100 maiores gênios vivos e o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer ficou na nona colocação empatado com o compositor Philips Glass, e o matemático Grigori Yakovlevich Perelman.
O primeiro colocado na lista dos top 100 da empresa Synectics ficou o químico suíço Albert Hofmann, inventor do LSD, empatado com o britânico Timothy John Berners-Lee, criador do domínio WWW (World Wide Web).
Entre outros, a lista tem ainda o líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, e Bill Gates, criador da Microsfot, ambos na 43ª colocação. Aparecem ainda os cineastas Steven Spielberg (25º) e Quentin Tarantino (100º), o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov (20º), o cantor Stevie Wonder (49º), e a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling (83º).
Niemeyer, que fará 100 anos dia 15 de dezembro próximo, criou Brasília, o Memorial da América Latina (São Paulo), o MAC (Niterói) e o conjunto da Pampulha (Belo Horizonte), entre outras obras.
À frente do brasileiro estão celebridades como o criador do desenho 'Os Simpsons', Matthew Abram Groening, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e o britânico Stephen Hawking.
Segundo explicação da Synectics, a definição de gênio é uma combinação de vários fatores.
Nas palavras da empresa que criou o ranking:
"É muito difícil achar uma definição para o conceito. A maioria das pessoas seria capaz de nomear algumas pessoas que julgam qualificadas para ser gênios. Mas elas talvez achem mais difícil chegar a um acordo entre elas quando comparando listas. Não é fácil quantificar genialidade. Da Vinci é um gênio? Será por causa de seu talento fenomenal? Ou será que isso tem a ver com conquistas ao longo da vida? Será que é pelo reconhecimento acumulado ao longo dos anos que se mede isso? Ou pelo impacto que isso teve no mundo. Ou algo que tenha a ver com os grandes avanços que Ele trouxe para o mundo. Avanços que fizeram do mundo inteiro um lugar diferente. A Synectics acredita que o gênio é uma combinação de todos os fatores listados acima". Mais aqui no G1.

Um caso de perda de rumo

TEXTO DO NASSIF (PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM)

Confesso que, com exceção do ex-governador gaúcho Antonio Britto - que se tornou advogado do Banco Opportunity, e perdeu as eleições para governador devido a isso -, não conheço um caso maior de perda de rumo do que está ocorrendo com o deputado e ex-Ministro Paulo Renato de Souza.

Primeiro, foram declarações contra o livro “Nova História Crítica”, com o anúncio de que oficiaria o Ministério Público para que o MEC tirasse de circulação – mesmo sendo ele o “pai” do modelo de seleção de livros didáticos pelo MEC e sendo consultor da Santillana, maior concorrente da editora do livro.

Depois, o artigo sobre reestatização bancária, que submeteu à avaliação prévia do presidente do Bradesco. Márcio Cypriano. O email endereçado ao Cypriano foi remetido por engano à “Folha”. Em vista disso, Paulo Renato retirou o artigo da “Folha”.

Hoje publica o mesmo artigo no “Estadão”.

Polêmica beatificação de 498 católicos divide a Espanha

Vaticano causa indignação ao beatificar "mártires" da guerra civil espanhola. Parlamento em Madrid deve aprovar lei de reabilitação das vítimas da ditadura de Franco.

Numa cerimônia polêmica e sem precedentes na história da Igreja, o Vaticano beatificou neste domingo (28/10) 498 católicos mortos pelas milícias de esquerda durante a guerra civil espanhola (1936-1939), entre eles dois bispos, 24 padres e um grande número de monges e freiras.

A beatificação dos chamados "mártires" da guerra civil foi duramente criticada na Espanha, principalmente pelo governo socialista do primeiro-ministro José Luiz Rodriguez Zapatero, que pretende reabilitar as vítimas de perseguição da ditadura de Franco.

O Parlamento espanhol deverá aprovar um projeto de lei nesse sentido na próxima quarta-feira, contra os votos da oposição conservadora. O avô de Zapatero, que lutou ao lado dos republicanos na guerra civil, foi executado por seguidores de Franco.

PARA LER A TOTALIDADE DA NOTÍCIA, CLIQUE NO TÍTULO.

DAVID COIMBRA

As Vejas que vi

Eis aí duas capas da Revista Veja sobre o mesmo assunto: Che Guevara. Há 10 anos entre elas. A primeira, publicada em 1997, foi feita a partir de uma matéria escrita por Dorrit Harazim, talvez a repórter de maior prestígio no Brasil. Dorrit viajou à Bolívia, onde foi assassinado o Che, e voltou com um texto descritivo, sustentado por cartapácios de documentos e pelo menos uma dezena de entrevistas. O título: "O Triunfo final de Che". Dorrit não faz uma apologia do guerrilheiro. Limita-se a investigar as ocorrências de seus últimos dias e tenta explicar como ele se transformou em mito. "Che Guevara tinha tudo para se tornar imortal", escreveu. "Era bonito, destemido e morreu jovem, defendendo conceitos igualmente jovens, como a solidariedade e a justiça social".

O texto de 2007 tem como título "Che: Há 40 anos morria o homem e nascia a farsa". Não é uma reportagem; é um grande artigo. Os autores não saíram para fazer a matéria e retornaram com a convicção de que Che foi um monstro. Não. Eles partiram da convicção de que Che foi um monstro para escrever a matéria. O texto se propõe a convencer o leitor da tese da revista. A Veja de hoje descreveu o Che desta forma: "Com suas fraquezas, sua maníaca necessidade de matar pessoas, sua crença inabalável na violência política e a busca incessante da morte gloriosa, foi um ser desprezível".

PARA VER AS CAPAS E LER O TEXTO COMPLETO, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM

Schwarzenegger diz que maconha não é droga

EUA
Segunda, 29 de outubro de 2007

O governado da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, provocou polêmica ao afirmar à revista GQ que maconha não é droga. Embora insista que o comentário foi uma brincadeira, a declaração ocorreu em meio a uma discussão sobre o fato de a maconha não estar sendo levada suficientemente a sério.

Apesar de ter admitido à revista ter fumado maconha na década de 1970, o governador da Califórnia disse que nunca consumiu drogas. "Isso não é droga. É uma folha", afirmou.


Íntegra no Terra - clique aqui.

Duelo de estrelas: Zeca Baleiro critica Huck por ter reclamado de roubo em jornal

O cantor Zeca Baleiro criticou o apresentador Luciano Huck, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira, por ter reclamado do roubo de seu relógio Rolex, há quase um mês, justamente em texto escrito para o mesmo jornal.
Baleiro afirma que não tem intenção de polemizar porque teme, "por ser público, parecer alguém em busca de autopromoção, algo que abomino". Mas diz não abrir mão de uma boa discussão e expõe o que pensa sobre o artigo de Huck.
"Eu também reclamaria caso roubassem algo comprado com o suor do rosto. Reclamaria na mesa de bar, em família, na roda de amigos. Nunca num jornal", escreve ele.
Ainda no artigo, Zeca Baleiro questiona a atitude de Luciano Huck de escrever o artigo somente depois de ter sido roubado e o acusa de aproveitar "privilégio dado a personalidades" e utilizar "um espaço de debates políticos e adultos para reclamações pessoais (sim, não fez mais que isso), escorado em argumentos quase infantis, como 'sou cidadão, pago meus impostos'".
Baleiro afirma, no entanto, não ter "nada pessoalmente" contra Huck, pelo contrário, diz que "alguém que conquista seu espaço à custa de trabalho me parece digno de admiração".
Para finalizar, o cantor defende o direito de expressão e diz que as pessoas públicas "não são blindadas (seus carros podem ser) e estão sujeitas a roubos, violências ou à desaprovação de leitores, especialmente se cometem textos fúteis sobre questões tão críticas como essa ora em debate". Saiu no Terra.

domingo, 28 de outubro de 2007

Por que fazer um blog?

Quando ajudei a fundar o Boca de Rua, em 2000, até desconfiava, mas não tinha certeza do quanto um projeto de jornal feito por pessoas em situação de rua poderia ser útil para quem mora em Porto Alegre. Do ponto de vista dos leitores, para que pudessem se aproximar de uma nova realidade que eles preferiam ignorar. Meu, como jornalista, do quanto estava devendo para os leitores com matérias superficiais sobre uma realidade tão próxima. E para os próprios executores do projeto - as pessoas que, afinal, usariam o espaço para contar sobre seus sonhos, medos, desejos, dificuldades - um canal de discussão de cidadania e de retomada de auto-estima e de dignidade. Além, é claro, de uma fonte alternativa de renda: eles fazem o jornal, eles vendem o jornal, o dinheiro da venda é deles.


No período entre 2000 a 2007, quando participei do grupo, tive a oportunidade de conhecer pessoas com um potencial surpreendente de trabalho, criatividade e perseverança escondido sob roupas maltrapilhas e bagagens entulhadas de dor e abandono. Repensei conceitos e valores. Aprendi um pouco mais sobre a vida.


Ao deixar o Boca de Rua para partir para novos projetos, percebi que há uma parte da história desta e de outras pessoas que tenho o privilégio de conhecer como jornalista que ainda precisam ser contadas. Idéias e Experiências pretende ser um espaço - desorganizado, livre, espontâneo - para canalizar estas histórias. Quero contar sobre o Neri percussionista e idealizador da grife do Boca de Rua, ainda inédita, e sobre o Clóvis, fotógrafo itinerante do grupo. Quero lembrar de Alca, sensível, agitador, esclarecido, uma alma com vozeirão. Do Mercedez (na foto, feita por mim em maio de 2001), criador do RAP que virou quase um hino do jornal. Todos já falecidos, porque os vivos continuam falando por si mesmos nas páginas do jornal e agora, espero, também através deste blog.Boca de Rua é um projeto em construção. Este blog também, assim como os outros projetos que virão.

Idéias & Experiências, de Clara Glock.

Gilberto Kassab limita distribuição de gratuitos

A distribuição de jornais gratuitos em cruzamentos e semáforos está proibida na cidade de São Paulo. Em outros pontos, as publicações podem ser distribuídas, desde que contenham 80% de “matérias jornalísticas”. A Lei 14.517, publicada no Diário Oficial de 17/10, crias as limitações, segundo pedido do prefeito Gilberto Kassab.

A lei atinge diretamente os diários gratuitos distribuídos na cidade. O Publimetro está estudando a medida e não quis se pronunciar. Os diretores do Destak estavam em reunião fora e não puderam ser ouvidos. Os dois jornais têm mais de 80% de conteúdo editorial.


Texto completo no Comunique-se. Aguarda-se manifestação da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Lula, o Paladino do Empresariado

Quem lê alguns jornais hoje pode até pensar que os cem grandes empresários que visitaram Lula ontem reclamaram pacas da carga de impostos do país. Eles até pediram a reforma tributária. Mas o Lula falou que não era mais com ele, e, tirando uma ou outra insinuação, os jornalistas quase tinham que espremer os big bosses que saíam do Planalto para que eles se queixassem uma coisinha do nosso mandatário.

Cheguei a ouvir gente da Fiesp falando que não dá para acabar com a CPMF. Coisa de doido. Os otimistas poderiam dizer que ninguém resiste ao carisma do presidente (e também ouvi empresário de peso dizendo que o cara é muito melhor que o governo dele, liderzão e tal). Os pessimistas poderão dizer que é isso que temos no empresariado nacional: todo mundo tem uma tetinha guardada em alguma repartição pública, não vai se arriscar a comprar briga com o Homem, e logo na casa dele.

Continue lendo no Sítio do Sérgio Léo.