sábado, 16 de fevereiro de 2013

“Censura judicial” coloca Brasil em lista de países onde a liberdade de imprensa corre risco

A censura judicial ainda é um problema no Brasil com centenas de ações promovidas por empresários, políticos e funcionários públicos alegando que jornalistas críticos ofenderam a honra ou privacidade. É esse o resultado da pesquisa realizada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) e divulgada nesta semana. O levantamento colocou o país entre os 10 do mundo onde a liberdade de imprensa corre perigo.

"Os querelantes tipicamente procuram ordens judiciais para impedir que jornalistas publiquem qualquer outra informação sobre eles e para retirar do ar materiais disponíveis online. No primeiro semestre de 2012, de acordo com o Google, os tribunais brasileiros e outras autoridades enviaram à empresa 191 ordens judiciais para a remoção de conteúdo", explica o documento.


Leia mais no Comunique-se.


Lula, ardis do poder e destino

No livro de Nêumanne, relatos colhidos pessoalmente, entrevistas, biografias, estudos acadêmicos e sua presença ocular, como jornalista, em diversas circunstâncias da cena política brasileira. De posse desse material, seu relato procura dar sentido à construção do maior mito político do Brasil na virada do século XX para o XXI. Trata-se, claro pelo título, de um retrato pessoal - o que ele sabe de Lula; trata-se, claro também, de um retrato com parti pris: Nêumanne é simpatizante do PSDB, tanto quanto crítico ferrenho do governo Lula. Na construção que propõe, algumas ideias são exibidas e repetidas à exaustão.

Nas condições de pobreza e desajuste familiar em que Lula nasceu e passou a infância, as chances de chegar à presidência da República eram praticamente zero; sua trajetória política, da entrada casual na presidência do sindicato (uma manobra de Paulo Vidal para se mantiver no poder e colocá-lo como "testa de ferro") à garantia de que fez de Dilma Rousseff sua sucessora na presidência da República, é uma sucessão incrível de acasos favoráveis e golpes de sorte; inicialmente inexpressivo e manipulado por Paulo Vidal, súbito Lula torna-se hábil negociador, orador com sensibilidade para seduzir a massa e, principalmente, dotado de capacidade e clarividência incomuns para perceber as articulações do poder.

Com essas ideias frequentemente repetidas, Nêumanne constrói a trajetória política de Lula. Nessa trajetória, ele moveu de posição sempre com sentido afinado para as conveniências e, igualmente, se esmerou em atrair para seu círculo de interesses quem, por força das circunstâncias, lhe conviesse. Nesse sentido, uma "metamorfose ambulante", cujo projeto político foi sempre impulsionado pela tomada e manutenção do poder: primeiro no sindicato; finalmente, na presidência da República.


Peço desculpas pelo trecho talvez excessivamente longo. O texto completo é mais longo ainda. Creio que vale a pena. Foi escrito por Humberto Pereira da Silva, e está disponível no Digestivo Cultural.

Você já pode baixar o documentário sobre o The Pirate Bay


documentário do Pirate Bay foi finalmente lançado. Ele estreia hoje no Festival de Berlim, mas você não precisa estar na Alemanha para assisti-lo: ele também foi colocado na internet.
Chamado The Pirate Bay: Away From Keyboard, o documentário foi feito pelo diretor sueco Simon Klose e conta a história dos seus criadores a partir dos longos julgamentos que levaram à condenação e prisão dos responsáveis pela criação de um dos mais populares buscadores de torrent do mundo.
O filme pode ser baixado gratuitamente no Pirate Bay ou assistido pelo YouTube (sem legendas). Quem preferir pode pagar US$ 10 pela versão digital ou US$ 23 pela versão em DVD e, assim, ganhar conteúdo extra dos seus criadores. [TPB: AKF via The Verge]

Meteoro 'explode' sobre território russo e deixa centenas de feridos


Quase mil pessoas ficaram feridas depois de um meteoro passar sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais. Segundo a ministra regional de saúde, Marina Mokvicheva, 985 pessoas receberam atendimento médico e 43 foram hospitalizadas após serem atingidas por vidros estilhaçados e desabamentos decorrentes da onda de choque da explosão.
O objeto de 10 toneladas que causou o estrago passou a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 de Brasília) e se desintegrou. A Academia de Ciências da Rússia, disse em uma declaração horas após a queda que o meteoroide chocou-se com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora e explodiu a cerca de 30-50 km acima do solo.

Confira no UOL Notícias.  Vale conferir também os vídeos que foram reunidos sobre o fenômeno.

Triunfo eleitoral das mulheres em Cuba

As mulheres conseguiram um resultado formidável nas recentes eleições gerais cubanas, o que confirma um avanço notável nos esforços pelo reconhecimento do papel da mulher na sociedade, objetivo social essencial da revolução cubana desde sua chegada ao poder há mais de meio século.

As eleições gerais começaram em outubro de 2012 com a eleição dos delegados às assembléias em 168 municípios da ilha terminarão em 24 de fevereiro quando iniciará uma nova legislatura, por 5 anos, a Assembléia Nacional do Poder Popular, renovada em 67 por cento de seus membros com respeito à anterior.

Dos 1269 legisladores eleitos para um mandato de cinco anos nas quinze assembléias provinciais cubanas de todo o país neste três de fevereiro, a metade são mulheres. Dez dessas Assembléias elegeram mulheres como presidentas e sete selecionaram mulheres como vice-presidentas.

Vejam mais em REBELION.ORG ou a tradução livre e integral no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

O primeiro ministro português, Passos Coelho, é interrompido ao ritmo de "Grandola, Vila Morena"

Momento precioso e emotivo no Parlamento português. Um autêntico canto à esperança! E que diferença com o "expulsem-nos, porra!", que recentemente tem vivido a Espanha...
Prensa
Dezenas de pessoas que assistiam o debate quinzenal do parlamento de Portugal entoaram a canção 'Grandola, Vila Morena' -hino da 'Revolução dos Cravos' de 1974-- e interrompeu o discurso do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 

Vejam mais em KAOSENLARED.NET ou a tradução livre e integral no blog NEBULOSA DE ÓRION

Globo censura homenagem a Dilma da escola Nenê de Vila Matilde

Durante a transmissão do desfile da escola paulista Nenê de Vila Matilde, a Rede Globo ignorou a ala de homenagem à presidenta Dilma Rousseff. A decisão da emissora gerou protestos pelas redes sociais que, em contrapartida, exigem a imediata regulamentação dos meios de comunicação no Brasil. A Nenê de Vila Matilde foi a primeira a desfilar no segundo dia (9) do carnaval paulista. A escola homenageou as lutas populares.

 Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Aviões Drones já mataram milhares, mas Obama não está nem aí

Relatórios da Agência de Jornalismo Investigativo Britânica (BIJ, na sigla em inglês) mostram que "no mínimo 2.629 pessoas foram mortas até agora por ataques de drones da CIA no Paquistão". Apesar disso, o presidente Barack Obama decidiu indicar John Brennan, um defensor dos drones e das técnicas de tortura, para o comando da agência de inteligência. A análise é de Amy Goodman, do Democracy Now.  

 Vejam mais em CARTA MAIOR

BENTO XVI: QUEM REGULA O BANCO DE DEUS?



'As contas da Santa Sé são um labirinto de corrupção e lavagem de dinheiro cujas origens mais conhecidas remontam ao final dos anos 80, quando a justiça italiana emitiu uma ordem de prisão contra o arcebispo norteamericano Paul Marcinkus, o chamado "banqueiro de Deus", presidente do  Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco do Vaticano. Em setembro de 2009, Ratzinger nomeou o banqueiro Ettore Gotti Tedeschi para o posto. Próximo à Opus Deis, representante do Banco Santander na Itália desde 1992, Ettore Gotti Tedeschi recebeu uma missão quase impossível e só permaneceu três anos a frente do IOR. Ele foi demitido de forma fulminante em 2012 por supostas "irregularidades" em sua gestão. Tedeschi saiu do banco poucas horas depois da detenção do mordomo do Papa, justamente no momento em que o Vaticano estava sendo investigado por suposta violação das normas contra a lavagem de dinheiro. Quando assumiu seu posto, Tedeschi começou a elaborar um informe secreto onde registrou o que foi descobrindo: contas secretas onde se escondia dinheiro sujo de "políticos, intermediários, construtores e altos funcionários do Estado". Até Matteo Messina Dernaro, chefe da Cosa Nostra, tinha seu dinheiro depositado no IOR. Aí começou o infortúnio de Tedeschi.'

 (Leia o texto do correspondente em Paris, Eduardo Febbro; nesta pág)


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atuação da Globo rebaixa e desqualifica a política

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) é deputado há 42 anos. A TV Globo tem 47. Alves é um dos donos da TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Tem também a Rádio Globo Natal, a Rádio Difusora de Mossoró e o jornal Tribuna do Norte.
A TV de Alves surgiu em 1987, período em que ACM (o avô) era Ministro das Comunicações e distribuiu canais de TV para deputados e senadores votarem com o governo da época (Sarney) e com o "centrão" na Constituinte de 1988. O "centrão" era um bloco de parlamentares conservadores e/ou fisiológicos que barraram vários tópicos progressistas do interesse dos trabalhadores.

Vejam mais em BRASIL ATUAL

Gurgel investiga senador Petecão por omitir bens. Por que não Alvaro Dias, que fez o mesmo?

Os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), o ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), e Pedro Taques (sentado) na fila de cumprimentos, após sabatina para reconduzir o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, ao cargo.
O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel abriu o inquérito 3598 no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar a omissão de bens do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), em sua declaração à Justiça Eleitoral.   
 
Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O início do fim da "República dos Procuradores Gerais"


O Congresso promete por fim ao uso indevido de falsas prerrogativas que alimentaram as crises, colocando em risco as instituições democráticas do País
Marco Aurélio Carone
A movimentação em Brasília, na Câmara dos Deputados  e no Senado Federal, no intuito de colocar fim a  anomalia existente, fruto do entendimento e interpretação da Lei de maneira equivocada por uma Corte contaminada pela cumplicidade e interesse no fato,  mostra que o Poder Legislativo Federal  finalmente acordou após 24 anos.
O comportamento de ex-procuradores da República e do atual expuseram finalmente o lado oculto e oportunista da instituição que, em alianças políticas-partidárias, vem neste período aumentando seu Poder através de crises por eles instaladas e exploradas como barganha por seus dirigentes. 

Vejam mais (não percam!!!) no blog O TERROR DO NORDESTE

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Daryl Hannah volta a ser presa na frente da Casa Branca


A atriz Daryl Hannah, 52, voltou a ser presa nesta quarta-feira (13).
Ela estava na frente da Casa Branca, em Washington, protestando contra a construção do oleoduto Keystone.
A Madison de "Splash - Uma Sereia em Minha Vida" é radicalmente contra o projeto, que visa levar petróleo do Canadá ao Golfo do Texas.

Confira na Folha de São Paulo.

RJ: fragata brasileira retorna depois de servir em missão de paz no Líbano


A fragata Liberal, da Marinha brasileira, que participou por oito meses da Força-Tarefa Marítima da Missão das Nações Unidas no Líbano (Unifil), voltará ao Rio de Janeiro neste domingo. O navio serviu como base de comando da força-tarefa, na costa libanesa, entre maio de 2012 e janeiro deste ano, quando iniciou o retorno ao Brasil.
A Marinha brasileira passou a comandar a força-tarefa em novembro de 2011. Até maio de 2012, a base de comando da força era a fragata União, o primeiro navio brasileiro a participar de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante a missão no Líbano, a fragata Liberal fez patrulhas durante 120 dias, abordou 661 navios e encaminhou 266 navios mercantes para serem inspecionados pelas autoridades libanesas. A embarcação foi substituída em 16 de janeiro pela fragata Constituição, também da Marinha brasileira.

Leia mais no Terra

PA: adolescente foge de boate e denuncia rede de tráfico humano


O Conselho Tutelar de Altamira, no sudoeste do Pará, recebeu uma denúncia envolvendo o tráfico de seres humanos nesta quarta-feira. Segundo o conselheiro Josivan Batista, uma adolescente procurou o órgão após ser mantida em cárcere privado em uma boate localizada em um canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
"Essa jovem, de 16 anos, estava há 3 dias na casa. Segundo ela, um grupo de mulheres foram aliciadas em Santa Catarina com a promessa de trabalhar em uma boate, onde ganhariam de R$ 10 mil a R$ 14 mil por semana, mas chegando aqui não foi bem isso o que aconteceu", disse o conselheiro.
Segundo a polícia, chegando ao Pará as mulheres já estavam devendo o valor da passagem para os traficantes. Presas, elas eram obrigadas a fazer programas para devolver o valor cobrado. Porém, como cada item - desde roupa até alimentação - eram cobrados, essa dívida acabava ficando cada vez mais alta.

Confira no Terra

Hamas gera polêmica ao impor uso de véu islâmico em universidade de Gaza

A decisão do movimento islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, de impor o uso do véu islâmico às mulheres na Universidade Pública de Al Aqsa, causou revolta entre os estudantes menos conservadores e gerou controvérsia entre a população.

O conselho do centro educativo anunciou na semana passada a obrigatoriedade do uniforme para as mulheres, que inclui vestido com manga longa e véu, levantando críticas entre os alunos mais liberais, que acusaram a universidade de realizar as instruções do Hamas para islamizar a faixa palestina.



Leia no Opera Mundi

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Blogueiros na mira


Em 23 de abril de 2012, Décio Sá, o jornalista e blogueiro mais influente do Maranhão, foi baleado três vezes na cabeça por um atirador que fugiu de motocicleta. Sá foi morto dois meses depois do assassinato de Mário Randolfo Marques Lopes, um combativo blogueiro que era editor de um site de notícias em Barra do Piraí, cidade localizada a 145 quilômetros a noroeste do Rio de Janeiro.
As mortes de Sá e Randolfo, os primeiros blogueiros brasileiros a serem mortos devido ao seu trabalho informativo, fazem parte de um aumento mais amplo no número de assassinatos de jornalistas no país desde 2011. O caso de Randolfo também é emblemático da difícil situação dos repórteres interioranos no Brasil: sem vínculos com os principais meios de comunicação de grandes centros urbanos, esses jornalistas não têm visibilidade e o apoio de colegas em nível nacional.
“Quando ocorre qualquer tipo de violência contra jornalistas, ela ameaça outros repórteres que poderiam querer fazer o mesmo tipo de trabalho”, afirmou Marcelo Moreira, editor-chefe da TV Globo no Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji). “Isso é especialmente verdadeiro no Brasil, onde o número de ataques está aumentando. É por isso que estamos tão preocupados.”

Leia mais no Observatório da Imprensa

Pistoleiros rondam e atacam comunidades Guarani e Kaiowá


Duas comunidades Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul foram atacadas durante o carnaval. Dia 7, pistoleiros contratados por fazendeiros atacaram dois adolescentes do tekoha – “o lugar onde todos somos”, a aldeia – Sombrerito, no município de Sete Quedas, fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Um indígena ficou ferido. Dia 10, uma caminhonete com quatro homens armados invadiu o acampamento de Pyelito Kue/Mbarakay, em Iguatemi, também na fronteira com o Paraguai, apontando armas de fogo contra a comunidade.
As denúncias foram realizadas pelos indígenas através do Conselho do Aty Guasu, a grande assembleia Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, e somam-se a outros três ataques realizados contra os indígenas no mês de janeiro.

Confira no Campanha Guarani.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ESTAMOS TODOS A FICAR HIKIKOMORI


Primeiro veio o aviso de Alvin Toffler, em «The Third Wave» (1980): o de­sen­vol­vi­mento da tec­no­lo­gia no sen­tido da por­ta­bi­li­dade e da sua uti­li­za­ção do­més­tica ia per­mi­tir que o tra­ba­lho pu­desse ser feito em casa e não, ne­ces­sa­ri­a­mente, num open space empresarial.
No des­pon­tar da dé­cada se­guinte, esta já era uma re­a­li­dade so­cial e eco­nó­mica. Com um com­pu­ta­dor, li­ga­ção à Internet, um en­de­reço de email e um te­le­fone fixo ou um te­le­mó­vel, mui­tos de nós fo­ram man­da­dos dos es­cri­tó­rios para os seus apartamentos.
Depois, impôs-se a pre­ca­ri­e­dade como forma de la­bo­ra­ção: em vez de em­pre­gar os seus «co­la­bo­ra­do­res» (uma in­fe­liz de­sig­na­ção para re­fe­rir que o as­sa­la­ri­ado ape­nas co­la­bora, es­tando o nú­cleo das em­pre­sas nos seus ser­vi­ços ad­mi­nis­tra­ti­vos e de ges­tão), o sis­tema cor­po­ra­tivo pas­sou a en­co­men­dar ser­vi­ços externos.
Surgia o es­ta­tuto de «tra­ba­lha­dor in­de­pen­dente», pre­cá­rio, sem re­mu­ne­ra­ções men­sais fi­xas e sem di­reito a sub­sí­dio de de­sem­prego no caso de os «cli­en­tes» se mu­da­rem para a Tunísia ou para a China.
Finalmente, com a crise glo­bal dos sis­te­mas mo­ne­tá­rios e dos mer­ca­dos, veio a vul­ga­ri­za­ção do de­sem­prego. Quem tra­ba­lhava em casa, fi­cou em casa sem o que fa­zer. A sua, se ainda a con­se­gue man­ter, a casa dos pais, se nela ha­via um can­ti­nho para onde pu­desse vol­tar, ou ape­nas um quarto alu­gado na flo­resta de cimento.

Confira o texto completo no Bitaites.

Congresso espanhol admite debate de projeto contra despejos

Em um ato que causou surpresa, o PP (Partido Popular) espanhol votou nesta terça-feira (12/02) a favor da admissão de uma ILP (iniciativa legislativa popular) sobre uma nova lei de despejos na Espanha. A proposta foi elaborada e apresentada pela PAH (Plataforma de Afetados pela Hipoteca), que reuniu mais de 1,4 milhões de assinaturas apoiando a iniciativa.


Confira no Opera Mundi

Ainda a este respeito: Um casal de aposentados comete suicídio quando estava para ser despejado. No El Mundo, em espanhol, ou na tradução do Google

Família acusa polícia de matar jovem por engano e jogar corpo em valão em Ramos

Um jovem de 22 anos foi morto na madrugada desta terça-feira em Ramos, enquanto voltava de um bloco de carnaval para casa com alguns amigos. A família do técnico em computação Jefferson da Paz Costa diz que a polícia confundiu o grupo, que voltava de Bonsucesso, com bandidos e atirou contra eles na Rua André Pinto, próximo à casa de Jefferson.

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/familia-acusa-policia-de-matar-jovem-por-engano-jogar-corpo-em-valao-em-ramos-7558011.html#ixzz2KjYjZnfL


Veja também: Polícia diz que jovem morto em Ramos praticava assalto. Família desmente

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/policia-diz-que-jovem-morto-em-ramos-praticava-assalto-familia-desmente-7559249.html#ixzz2KjZ8DEml

Austeridade diminui atividade econômica e aumenta desigualdade em Portugal

Passado o primeiro mês de entrada em vigor do Orçamento do Estado em Portugal, que incluiu aumento generalizado de impostos e redução das aposentadorias e do seguro desemprego, a constatação nas ruas e nos gabinetes dos economistas de perfil não monetarista é de que as medidas de ajuste fiscal (para equilíbrio entre receita e despesa do Estado) estão agravando o quadro social do país e diminuindo ainda mais a atividade econômica.

O desemprego está em mais de 16% (dado oficial) e o Banco de Portugal, banco central do país, prevê queda de 7,4% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de bens e serviços produzidos no país) entre 2009 e o final deste ano. De acordo com a mesma instituição, o consumo privado vai cair 3,6% este ano, perfazendo uma redução acumulada de 12,4% desde 2011.



Confira no Opera Mundi

Fernando Henrique Cardoso curte o desfile do Salgueiro



Se não for possível ver aqui, tente no YouTube.

Coreia do Norte desafia o mundo com novo teste nuclear


A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira 12 que realizou com êxito seu terceiro e mais potente teste nuclear, utilizando um artefato “miniaturizado”, em um gesto que provocou reações imediatas de condenação de grande parte da comunidade internacional.
O governo do fechado regime comunista afirmou que o teste é uma resposta à “hostilidade” dos Estados Unidos, seu inimigo declarado.


Jornalista que investigou Ricardo Teixeira é condenado sem conhecer acusação

Levantamento publicado no fim de semana pelo Jornal do Brasil mostra que o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira conseguiu na Justiça o arquivamento de todos os inquéritos nos quais era acusado de crimes como lavagem de dinheiro e recebimento de propina. As ações corriam no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A única condenação, de acordo com a reportagem, ocorreu na Justiça estadual do Rio. A decisão, no entanto, é favorável a Ricardo Teixeira, que foi chamado de “corrupto” pelo jornalista inglês Andrew Jennings, da BBC, e conseguiu 10 mil reais por danos morais. A declaração do jornalista, que levantou as primeiras suspeitas sobre o cartola – como a de que teria recebido 15 milhões de reais de propina da agência de marketing esportivo ISL – foi feita ao blog do deputado federal Romário (PSB-RJ). Jennings foi condenado à revelia e, em entrevista ao Jornal do Brasil, classificou a decisão como “absurda”.


Confira na CartaCapital

Extremismo de direita ameaça futebol alemão

Os Aachen Ultras (ACU) sempre se consideraram uma torcida organizada politizada e antirracista. Um grupo que sempre declarou seu amor pelo Alemannia Aachen e também se engajou na luta contra o racismo, o antissemitismo e a homofobia. Isso não agradou alguns torcedores, especialmente a Karlsbande, a “gangue de Karl”, uma torcida organizada mais radical e que se descreve como apolítica. Por “apolítica” entenda-se que a Karlsbande está aberta a todos que torcem para o Alemannia, até mesmo neonazistas e bandidos.


Confira a reportagem da Deustche Welle, na CartaCapital.

O declínio do jornalismo

Em mais de 30 anos entrevistei dúzias de candidatos a emprego em jornalismo. Entre as perguntas que sempre faço, uma delas é esta: por que jornais são publicados? Até hoje, ninguém com formação numa faculdade de Jornalismo soube dar a resposta – que, naturalmente, é dar lucro ao publisher.



Confira no Observatório da Imprensa

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Jornalista brasileiro condenado a pagar indenização em caso de difamação


Nova York, 31 de janeiro de 2013 - A decisão que obriga o jornalista Lúcio Flávio Pinto a pagar mais de US$ 200.000 em indenização relacionada a um processo por difamação deve ser revertida por um tribunal de recursos brasileiro, disse hoje o Comitê para a Proteção dos Jornalistas. O repórter, que inicialmente foi considerado responsável no final de 2012, perdeu na apelação em uma decisão divulgada em 23 de janeiro.
No recurso, um juiz no estado do Pará determinou que Pinto, editor do jornal quinzenal Jornal Pessoal, deveria pagar ao empresário paraense Romulo Maiorana Júnior e a sua empresa, Delta Publicidade, a quantia de R$ 410.000 (US$ 205.000), segundo as informações da imprensa. As acusações sugiram a partir de artigo publicado no Jornal Pessoal em 2005 no qual Pinto alega que o grupo de mídia de Maiorana, Organizações Romulo Maiorana, usou sua influência para obter publicidade junto a empresas e políticos, segundo as informações da imprensa.


O homem que matou Bin Laden está desempregado e sem seguro de saúde


Los Navy Seal –el elitista grupo de la armada encargado de operaciones especiales- viven bajo un grueso manto de secretismo. Sus identidades son anónimas –y en caso de violar ese acuerdo pueden pagar con la cárcel-. A los 23 hombres que la noche del 1 de mayo de 2011 volaron al interior de Pakistán para dar caza y captura al “más infame terrorista de nuestro tiempo” –en palabras del jefe de la CIA, Leon Panetta- se les ordenó que al día siguiente olvidaran lo sucedido e hicieran como que nada había pasado.
De esos 23 Navy Seal, uno de ellos descerrajó tres tiros en la frente al líder de Al Qaeda, al enemigo público número uno de EEUU. Pero su identidad es secreta y por seguridad lo mejor sería que accediera a un programa de protección de testigos. El único problema es que tal programa no existe en el Departamento de Defensa.
Tan anonimo es el hombre que mató a Bin Laden que puede que su próximo trabajo sea conducir un camión de reparto de cerveza en Milwaukee. Eso es lo que le ofreció el Ejército cuando decidió dejar atrás 16 años de pertenencia a la Marina, compuestos por 12 despliegues en el exterior y más de 30 enemigos abatidos.

Mais no El País

Nova pornografia


Cheguei a pensar que havia acordado na década errada. Seria fevereiro de 2003? Um documento obtido por um repórter atentava contra a Constituição e a língua inglesa, costurando um arrazoado para assassinar cidadãos americanos no exterior, se considerados um perigo iminente para a segurança americana. Definição de perigo iminente? Confie em nós, povo.
Grandes jornais confessaram que, há um ano, escondem dos leitores, a pedido da Casa Branca, o fato de que há uma base secreta na Arábia Saudita de onde decolam os drones, os aviões sem pilotos comandados por controle remoto. Os drones que matam não só os suspeitos de terrorismo no Paquistão, no Iêmen, na Somália, mas também civis transformados em dano colateral.
Será que ouvi mal ou o candidato da esperança, em 2008, havia prometido o mais transparente governo do novo século, depois de oito anos de abuso do poder executivo?


China ultrapassa EUA na liderança de comércio global

A China ultrapassou os EUA na liderança do comércio exterior, de acordo com informe da Bloomberg divulgado nesta segunda-feira (11/02). A combinação de importações e exportações chinesas chegou a 3,87 trilhões de dólares em 2012, acima dos 3,82 trilhões de dólares dos norte-americanos, que ocupavam a liderança mundial desde a II Guerra Mundial.


Continue lendo no Opera Mundi

O que é ser mãe na Escandinávia

Uma estrangeira radicada na Noruega dá um relato sobre isso. a7

Uma das causas fundamentais do Diário é uma sociedade justa. A Escandinávia é um exemplo disso. O texto abaixo, publicado originalmente no blog de uma francesa radicada na Noruega, é uma pequena amostra do inspirador avanço social escandinavo.
Primeiro você deve saber que a família e maternidade são valores muito elevados na sociedade norueguesa. Natural de outro país, a França, isso é muito claro para mim.
As crianças são realmente priorizadas na Noruega. Há um dia do ano em que isto é extremamente óbvio: 17 de maio. Nesta data, que é o Dia Nacional da Noruega,  as crianças desfilam na rua. 

Vejam mais no DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

Um purê de sonhos esfacelados chamado Espanha


Até um ou dois anos atrás, seria impensável. Mas aconteceu, no domingo 10 de fevereiro. Na final do torneio nacional de basquete espanhol, a Copa del Rey, o rei em pessoa foi vaiado. E muito vaiado. O Barcelona derrotou o Valencia por 85 a 69. Mas o jogo não será lembrado por esse resultado: será lembrado pela primeira vaia pública ao monarca que foi considerado, por décadas, uma espécie de guardião da democracia reconquistada após a morte do sinistro Francisco Franco, ‘caudillo de España por la gracia de Dios’, em 1975.


Vaiar um rei não é comum nos países que têm reis e rainhas. Questão de educação, de boa conduta. Na Espanha, nunca tinha acontecido. Agora aconteceu, e não por um súbito surto de má educação dos súditos de sua majestade real (que, aliás, gastam milhões de euros por ano para manter a família do monarca). Aconteceu numa demonstração cabal de que o desencanto e a desesperança alcançaram seu limite máximo no país de Pablo Picasso e de Joan Miró.




Leia no Opera Mundi

Acabou o Pudor: Resultado de Licitação confirma fraude denunciada por Novojornal

A abertura das propostas para obras do DER-MG de R$180 milhões confirmou o resultado anunciado por Novojornal um dia antes. Barbosa Mello ganhou

Seguindo orientação do próprio governador Antônio Anastasia, a comissão de licitação do DER-MG procedeu no dia 1º de fevereiro à abertura das propostas apresentadas pelas licitantes em função do edital nº 0069/12, processo nº 00172290-2300/2012-2. Um dia antes, Novojornal publicara a matéria,“DER-MG frauda habilitação em licitação para manter acordo do SICEPOT”, relatando o enorme esquema de corrupção montado, informando que a Construtora Barbosa Mello teria sido escolhida para ganhar o certame.
Após a publicação da matéria, em reunião ocorrida na sala do governador Antonio Anastasia, Danilo de Castro junto com dirigentes do DER-MG, SICEPOT e da Construtora Barbosa Mello conversaram por telefone, através do sistema viva voz, com o senador Aécio Neves, que determinou que fossem abertas as propostas, desconhecendo a matéria publicada por Novojornal.
Segundo assessores dos dirigentes do DER-MG que participaram da reunião, a argumentação apresentada por Aécio Neves foi de que: “qualquer interrupção no certame significaria prestígio para o Novojornal que denunciou o fato”. O governador Anastasia teria tentado argumentar que tal atitude traria conseqüências graves, podendo transformar-se em um problema. 

Vejam mais no NOVOJORNAL

Lula defende engajamento de trabalhadores







Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no domingo 4, durante a cerimônia de abertura do Congresso Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística e Aeroespacial dos EUA (UAW), em Washington, que os trabalhadores não devem se unir apenas por salários, mas também por direitos.
Nos EUA, Lula pede mais engajamento político aos trabalhadores americanos. Foto: Instituto Lula
“Os trabalhadores precisam defender a si mesmo, não [delegar a] políticos que nunca estiveram num chão de fábrica. Ninguém mais vai defender os trabalhadores, e vocês sabem disso”. E comentou sobre a tentativa de uma fábrica da Nissan, em Mississipi, de bloquear a atividade do sindicato: “Não podemos deixar isso acontecer”. 


Vejam mais em PATRIA LATINA

QUEM ERA O COMANDANTE? QUEM DEU A ORDEM? O QUE O EMPRESARIADO QUERIA COM O GOLPE?


"Só quem bateu é responsável? Quem mandou? Quem era o comandante? Por que havia tortura? Por que existia o DOI-Codi? Por que meu pai foi preso? Por que o golpe de 1964? O que o empresariado americano queria com o golpe? E o empresariado brasileiro?  (a lei da Anistia) é uma lei antidemocrática, promulgada com o Congresso engessado pelo Pacote de Abril, com senadores biônicos (...)  não existia debate democrático, a imprensa estava sob censura, as passeatas e manifestações pela anistia eram reprimidas brutalmente pela polícia. A oposição brasileira estava metade morta e metade no exílio, os partidos de esquerda não podiam existir, os sindicatos não tinham liberdade. Como é que alguém pode dizer que a lei, promulgada nesse clima, é democrática? A decisão do Supremo (de sancionar a Lei da Anistia) é vergonhosa (...)  a cada ano tenho que dar pelo menos dez entrevistas sobre esse caso, que é um entre muitos, talvez o mais notório. E o resto? Para mim ainda falta o documento essencial: aonde foi o corpo do meu pai? (escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do empresário Rubens Paiva, assassinado pela ditadura; perguntas que uma Comissão da Verdade não pode abafar; entrevista ao Estadão)


Documento levanta suspeita de relação da Fiesp e consulado dos EUA com repressão

Ivan Seixas: “Quando torturavam no terceiro andar, o prédio inteiro ouvia e a redondeza também” (Foto: Fora do Eixo/Lino Bocchini)
Documento levanta suspeita de relação da Fiesp e consulado dos EUA com repressão São Paulo – Como qualquer repartição pública, o prédio do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), no centro de São Paulo, conservava seu registro de entrada e saída de funcionários e pessoas de fora. Mas o entra-e-sai nos anos 1970, período agudo da ditadura, tinha peculiaridades. Algumas pessoas chegavam no final do dia e só saíam na manhã seguinte. O fato é particularmente preocupante quando se lembra das atividades noturnas do local: interrogatórios e torturas. No próximo dia 18, a Comissão da Verdade de São Paulo realizará uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, para tratar de “indícios de relações” entre membros da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do consulado dos Estados Unidos com órgãos de repressão. A Rede Brasil Atual teve acesso a alguns dos documentos obtidos pela comissão, encontrados no Arquivo Público do Estado.  

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

Começa nesta segunda o registro de eleitores em Gaza e Cisjordânia

Autoridades eleitorais palestinas iniciaram nesta segunda-feira o complexo processo de atualizar os padrões de votantes em Gaza e na Cisjordânia, em um passo fundamental para futuras eleições, informou o diretor da Comissão Central Eleitoral, Hanna Nasser. "O registro dos eleitores começou em Gaza e na Cisjordânia. Temos a esperança que completar este processo será o primeiro passo para acabar com a divisão", disse Nasser.


Confira a notícia da AFP, disponível no Terra