sábado, 4 de agosto de 2007

Batalha do Estatuto

Por: Deputado Carlos Santana em entrevista ao editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira. - 26/7/2007 Rio -
O deputado Carlos Santana (PT-RJ), presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, diz que, se não houver pressão da sociedade, projetos como o Estatuto e o PL 73/99, continuarão parados no Congresso. (...) não tem dúvidas: sem pressão, não haverá avanço. Ele disse que é preciso mobilizar todo o país em defesa da aprovação imediata do Estatuto da Igualdade e do PL 73/99 que cria cotas nas Universidades.
Leia mais AQUI:

Rio São Francisco: incertezas da transposição

Tema de debate no FSNE, nesta quinta, obras também são alvo de questionamento de pesquisadores da UnB
Transposição: O Curso do Discurso Ou As Trans-POSIÇÕES foi o tema da oficina proposta pelo Forum Permanente de Defesa do São Francisco-Ba para esta quinta-feira, primeiro dia de atividades do Fórum Social Nordestino em Salvador
Participantes tentam construir cenário e estratégias comuns para um projeto polêmico, que mobiliza também estudiosos brasileiros.
Segundo pesquisadores da UnB, a falta de estudo pode comprometer gasto de R$ 4,5 bilhões e não resolver pobreza no São Francisco. Leia a seguir o artigo da Enolverde, baseado em informações da agência UnB.

Leitura na íntegra AQUI.

Alívio Refrescante: C.A.N.S.E.I.

2. Cansamos de playboys que se divertem atirando ovos nas pessoas, na segurança de seus palácios suspensos, ou de marginais travestidos de jovens de bem, que espancam empregadas domésticas, por puro divertimento. Que a justiça seja para todos.
Alívio Refrescante: C.A.N.S.E.I.

Blogged with Flock

Uma multidão de 400 pessoas

Vejam abaixo o que diz um trecho do texto que está no site Invest News da Gazeta Mercantil, sobre a 'grande' e 'poderosa' manifestação contra o Presidente:

Manifestação contra Lula reúne 400 pessoas: Mais de 400 pessoas se reuniram nesta tarde de sábado na Av. Paulista em São Paulo para protestar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vejam só: a multidão era de '400 pessoas' pedindo a saída de Lula...
Tribuna Petista - Em Defesa do PT e do Governo Lula: Golpistas... e palhaços!

Blogged with Flock

Parentes de vítimas do acidente da TAM vão a ato contra Lula

"Minha filha foi assassinada por incompetência do governo", disse um manifestante.
Ato começou na Avenida Paulista e deve terminar na Assembléia Legislativa.

É o "Fora Lula"! Texto completo no G1.

Guitarrista do Queen entrega tese de PhD após 36 anos

O guitarrista Brian May entregou sua tese de PhD em astronomia nesta sexta-feira, 36 anos depois de abandonar os estudos para se juntar à banda Queen.

Texto completo na BBC Brasil.

Centenas de blogueiros apóiam estudantes presos no Irã

Global Voices - "Hundreds of bloggers support jailed students in Iran":

"Um grupo de blogueiros iranianos iniciou um movimento para lembrar e chamar a atenção sobre os muitos estudantes universitários que foram presos nos últimos meses, incluindo três deles que ainda estão na prisão. A idéia da campanha é renomear tantos blogs quantos forem possíveis como "5 de agosto" (14 do Mordad no calendário iraninano).

As famílias dos detentos dizem que os estudantes --todos contando lá pelos 20 e poucos anos-- foram submetidos a pressão física e psicológica variando de insultos a espancamento com cabos. Ao que parece, as piores acusações contra eles são ter insultado o Líder Supremo da República Islâmica e incitado a opinião pública.
(...)"

Banner "Veja que mentira"

Tribuna Petista - Em Defesa do PT e do Governo Lula: Veja a serviço da Airbus

Blogged with Flock

Juiz nega ação de jogador e diz que futebol é para macho

Futebol é coisa só para homem?
Caso Richarlyson
Não bastasse fracassar na sua empreitada judicial, o jogador são-paulino Richarlyson ainda teve de ouvir que futebol não é coisa para gay. Foi assim que o juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, 9ª Vara Criminal de São Paulo, fundamentou a decisão em que nega prosseguimento à queixa-crime de Richarlyson contra o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Júnior.
(...)
Para o juiz Junqueira, gramado não é lugar de homossexual. "Futebol é jogo viril, varonil, não homossexual." Não há ídolos de futebol que são gays, diz. E mais. Demonstrou a virilidade do esporte com o hino do Internacional de Porto Alegre: "Olhos onde surge o amanhã, radioso de luz, varonil, segue sua senda de vitórias".
Complete a leitura, acessando AQUI.

JÁ OUVIRAM FALAR DO C.R.I.A.? ESTÃO SABENDO DO "NOFLYDAY"?

Ah, o C.R.I.A... A sigla, um desses monumentos da poesia concreta pós-moderna, significa: "Cidadão, Responsável, Informado e Atuante". O CRIA é liderado por Márcio Neubauer e realiza reuniões esporádicas com os endinheiradinhos-mirins de São Paulo, sempre trazendo algum convidado (em geral, ligado ao PSDB).
(...)
Eles pensam sempre no próprio umbigo. De modo que criam movimentos com desabafos na primeira pessoa do singular (Cansei!) ou então em inglês (NoFlyDay). Não pensam na coletividade; nem no Brasil.
(...)
Complete a leitura AQUI. Vale a pena.

Jornal Extra é vetado na TV Globo

Um ovo podre acertou em cheio as Organizações Globo. O diário Extra, editado pelo Infoglobo, trouxe na quinta-feira (02/08) reportagem de primeira página sobre um vídeo com grupo de personalidades cariocas que gostam de atirar ovos nos passantes. Entre os que dão depoimento está Boninho, diretor do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo. Após a publicação, os profissionais do Extra foram vetados na Globo.
Leia na íntegra AQUI.

Elton John tem aliados contra web

Parece que o movimento ludita tomou mesmo corpo na Inglaterra. Depois de Elton John pedir o fechamento da web, são os professores de lá que pedem um chega pra lá nas redes Wi-Fi e no YouTube.

Deu no site Register, um dos melhores do mundo em tecnologia: o secretário-geral da Associação dos Professores Profissionais disse ontem que as crianças inglesas estão servindo de cobaia do Wi-fi.

Texto completo no blog da Sandra Carvalho, na Info Exame.


Venderam?

nuestro vino: Alô, Bovespa?

Blogged with Flock

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Números Redondos

Não sei se o pessoal está notando, mas o Blogoleone recentemente ultrapassou 1000 postagens.

Encontro Reúne Blogueiros no Rio de Janeiro

1o encontro na 2a feira vai reunir blogueiros e leitores em livraria no Rio 15:00 Será na 2a feira, no Armazem Digital, no Leblon, no Rio, o 1o Encontro BLS - Blogueiros, Leitores e Simpatizantes.


Via Blue Bus.

Isto bem que poderia acontecer por aqui, por Porto Alegre. Por exemplo, no Bar do Nereu, onde o Jens dá expediente... :)


Metroviários suspendem greve em SP após decisão do TRT

Acabou a paralisação dos metroviários de São Paulo. Em assembléia realizada nesta sexta-feira (3), na sede do sindicato da categoria, no Tatuapé, os funcionários do Metrô paulista decidiram suspender a greve iniciada à 0 hora de quinta-feira (2). Pela manhã, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) julgou a greve abusiva e determinou o retorno ao trabalho.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=22516

Ignorance is bliss

Talvez os seres humanos, ao contrário do que se pensou até aqui, estejam na base e não no topo da cadeia evolutiva. Afinal são amplamente conhecidos os efeitos maléficos do pensamento, da utilização exagerada do intelecto. Os macacos, por exemplo, sempre citados como nossos antecessores seriam, na verdade, nossos descendentes. Depois, na escalada dos degraus da evolução, viriam os cães, os sapos e as galinhas. Em seguida o Galvão Bueno e assim por diante até chegarmos ao paraíso que é a irracionalidade total. Ou seja, mesmo para o nosso locutor oficial falta ainda um certo caminho até os micróbios, protozoários e amebas; onde só existe a vida sem necessidade de abstrações inúteis: ser ou ser, eis nenhuma questão.

Leia o texto do José Pedro Goulart, na íntegra, clicando no título desta postagem.

A moleza do cansaço

catatau! :: Movimento “Cansei” :: July :: 2007

Blogged with Flock

'MST, não!' -- Sem-Terra não podem dizer ``Cansei''

Trecho de entrevista de Alencar Burti (Presidente da Associação Comercial de São Paulo e um dos organizadores do movimento ``Cansei'') a Terra Magazine:
[...]
Então se o MST (Movimento dos Sem-Terra) quiser se associar à OAB e à Associação Comercial para dizer "Cansei", ele está convidado?
Não... é... o... não é... quer dizer... esse movimento não tem nada que ver com a Associação Comercial. Apenas a Associação Comercial dispõe de um contingente que pode... (enfático) MST não! Porque o MST é... o MST nasceu em razão de alguma coisa. E não é de hoje. Por isso que eu estou dizendo... não tem nada que ver com o atual governo. O MST não nasceu em razão do PT. Ele é anterior.
[...]
Leia mais no Terra Magazine: 'MST, não!', diz Alencar Burti
CONHEÇA A LISTA DE ENTIDADES APOIADORAS DO ``CANSEI''

1 videogame coloca os jogadores na pele de imigrantes nos EUA

Um videogame que será disponibilizado para download em 1 mês coloca os jogadores na pele de estrangeiros tentando sobreviver nos EUA e lidando com o sistema de imigraçao. O jogo está sendo produzido pela Breakthrough, ONG dedicada a divulgar questoes sociais ao redor do mundo.

Caso queira ler todo o texto, clique no título desta postagem.

Lobistas sem Lobster

Se o Presidente Bush assinar a lei, os membros do Congresso encararão uma bateria de novas restrições. A legislação, aprovada no Senado em um voto de 83 a 14, bane os presentes, refeições e viagens pagas por lobistas e dificulta a capitalzação rápida das conexões dos legisladores quando se unirem ao setor privado.

(N.E.: Notem a palavra "Se." Fonte em Inglês: NYT.)

Buenos Aires 1977

Óleo do Diabo:
História não é passado. É um relato que continuamente afeta o presente. Lemos sobre a história romana ou grega, sobre a revolução francesa ou sobre a II Guerra Mundial para compreendermos um pouco melhor a zona em que vivemos.

Esta é uma das funções da arte, reler a história através da ficção. Mesmo as histórias verídicas também são uma forma de ficção, assim como a ficção é uma forma diferente de relatar a verdade.

Por isso, o novo filme do uruguaio/argentino Israel Adrián Caetano, Buenos Aires 1977, excepcional, ainda afeta nosso presente. Especialmente, nosso presente latino-americano, que assiste, um pouco perplexo, renascerem rixas ideológicas antigas, um tanto parecidas com aquelas que antecederam os brutais regimes militares que vivemos nas décadas de 60 e 70. Regimes muito parecidos entre si. Todos de direita. Todos apoiados pelos Estados Unidos. Todos apoiados, ao menos em seu início, pelos principais meios de comunicação. Todos apoiados pela grande burguesia. Regimes que fecharam Congressos, prenderam professores e cientistas. Torturaram. Mataram. Destruíram sistemas de educação. E só tiveram fim depois de devastarem a floresta de ideais, sonhos e planos de desenvolvimento que existiam anteriormente à sua implantação.
Oleo do Diabo: Pensando o Brasil

Imagem: Buenos Aires 1977

Blogged with Flock

Lead? Que lead?

Embora trafegue numa faixa em que as semanais de informação, incluindo Veja, também entram, o objetivo é buscar um público novo, composto de pessoas com pouco tempo para ler e que queiram estar informadas sobre as coisas mais importantes do Brasil e do mundo, mas deverá abrir mão de uma cobertura hard news em favor de outra que vai procurar contextualizar o noticiário. Seu formato é o de uma publicação para ser lida em 45 minutos.

(Fonte: Blog do Leonir)

'É muita arrogância ir ao Congresso afirmar que vai comprar todo mundo'

Acompanhamos ontem uma aula de estratégia de administraçao de crise oferecida pelo presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, na CPI do Congresso. Pena a qualidade da estratégia apresentada pelo presidente da TAM ser tao rasa".
Tudo o que ele fez foi dizer que a TAM está sentada em um colchao de 1 bilhao e meio de dólares do seguro e que será generosa. Prometeu dinheiro pra todo mundo, parentes das vítimas, advogados, vizinhos do acidente. Citou o dono do posto de gasolina, o taxista. Disse que vai doar o terreno para a prefeitura".

Para ler este texto na íntegra, clique no título.

Liberdade de Imprensa

"Durante meu curso de jornalismo na USP, tive a oportunidade de conversar com um antigo professor, que já havia encerrado suas atividades na faculdade havia anos e tinha orgulho de seu conservadorismo. Em uma discussão sobre liberdade de imprensa, ele me disse algo como: "O jornalista acha que liberdade de imprensa dá a ele o direito de escrever o que quiser no jornal onde trabalha. Mas liberdade de imprensa significa apenas que qualquer um tem a liberdade de criar (ou comprar) seu próprio jornal e nele escrever o que quiser." Se seguirmos essa lógica, poucos têm conseguido exercer os direitos estabelecidos por tal liberdade como o empresário Rupert Murdoch."

Do Blog dos Editores da BBC Brasil.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Segurança privada 'explode' no Brasil, diz Figaro

O mercado de segurança privado "explodiu" no Brasil nos últimos anos, segundo uma reportagem do jornal francês Le Figaro nesta quinta-feira.

O jornal explica que a falta de segurança nas grandes cidades brasileiras está fazendo da ocupação de "consultor de segurança" uma "profissão em pleno desenvolvimento".

Em São Paulo, diz o Figaro, em média 800 pessoas por dia são assaltadas e roubadas.

Essa reportagem pode ser acessada na íntegra através do título desta postagem.

No RS, a blogosfera incomodando a afiliada Globo

No Diário Gauche:
1) os blogs estão incomodando a RBS, não só pelo seu conteúdo irreverente, mas sobretudo pela incapacidade de serem dadas respostas a esse fenômeno que se socializa e escapa ao controle da lei do valor, subtraindo-lhe audiência, batendo de frente com a sua linha editorial, apontando o seu projeto de poder político-partidário, mas, sobretudo, denunciando a ilegitimidade do seu discurso e a farsa de sua pretendida neutralidade jornalística;
Diário Gauche

Blogged with Flock

Lixo na TV: Luciano Hulk e King-Congo

O programa Caldeirão do Huck, sob a liderança do apresentador Luciano Huck, tem se convertido em uma dessas pérolas da nossa santa idiotice que diariamente preenche a programação da TV aberta brasileira sob a bandeira da "liberdade de expressão". Essa fronteira confusa teve um dos seus mais significativos momentos na edição do programa supracitado que foi ao ar sábado, dia 21 de julho de 2007.
[...]
Na tela, Luciano lembrava um episódio de um norte-americano que, por ocasião do início dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, havia comparado o Brasil com o Congo e, diante de tamanha ofensa (imagine!), o tal norte-americano foi mandado de volta ao seu país.
Então, anuncia o Luciano Huck, para mostrar que o Brasil (especialmente em época de Pan-Americano) é democrático e hospitaleiro e sabe conviver com todos (exceto com quem faz tal tipo de comparação), resolve fazer uma homenagem ao Congo – ele ainda se pergunta sobre o gentílico de Congo e sugere que é King-Kong. Essa homenagem consiste em uma pessoa vestida de gorila andando pelas ruas do Rio e, segundo o próprio apresentador, esse gorila é um legitimo habitante do Congo. O vídeo do programa, para quem não o viu e quiser conferi-lo, ainda está disponível na internet.

LEIA MAIS NO OI

E Aqui Também


Sobre raivosas objeções Republicanas, o Câmara aprovou, nesta Quarta-Feira, uma abrangente expansão do Programa de Seguro de Saúde às Crianças, financiado com o aumento dos impostos das companhias de tabaco e cortes nos subsídios a seguros de saúde privados do Medicare de Americanos mais velhos.

A lei incorpora a visão Democrata dos seguros de saúde, dando um passo a mais em direção ao objetivo de cobertura universal (N.E.: saúde socializada) enquanto revertem o que opinam serem esforços Republicanos de “privatizar o Medicare.”


(Fonte em Inglês: NYT.)

N.E.: Bush deve, de acordo com a sequência do próprio artigo, vetar esta lei. O único motivo público e injustificável, mas convincente à maioria de alienados políticos, dado para esse veto, é a aceleração da sanção pela Câmara sem uma detalhada e minuciosa investigação de suas bases. Dando tal motivo, obviamente, Bush não conta que o subsídio a 6,6 milhões de infantes membros do Programa de Seguro de Saúde às Crianças deve ter seu término contratual no dia 30 de Setembro. Os Democratas assumiram a posição que, sem dúvida alguma, pode auxiliar os EUA. O que espanta é perceber, novamente e elás, a negação. Como não percebem que, sem grandes exceções, tudo o que foi e ainda é socializado neste país capitalista funciona. Escola públicas são o exemplo social principal, que atingem a grande maioria da população estadunidense. Outro fato que, aposto, jamais contaram aos estrangeiros, é que nos EUA quando moramos em edifícios às vezes somos proibidos de comprar máquinas de lavar ou secar, porque o próprio condomínio providencia um número destas a se compartilhar por piso. A campanha Democrata, ao meu ver, cola: “O que vocês favorecem? As companhias de tabaco, ou a saúde de nossas crianças?” (Detalhe óbvio, as crianças não as “deles,” mas as “nossas.”)

USA É Aqui


A ponte de uma rodovia inter-estadual no centro de Minneapolis carregada com o tráfego da hora do rush caiu mais de 60 pés dentro do Rio Mississippi na noite de ontem, jogando mais de 50 veículos e passageiros dentro da água.

O Comandante Jim Clack do Departamento de Bombeiros de Minneapolis disse que pelo menos 7 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas. O jornal Star Tribune de Minneapolis reportou a morte de 9 pessoas, 20 desaparecidas e 60 feridas.

(Fonte em Inglês:
NYT.)

Governo do PSDB-RS não repassa nem um real aos hospitais

Do Agente 65:
o Movimento Saúde para os Hospitais informa que, nesses primeiros sete meses de mandato, o governo Yeda simplesmente não aplicou nem um real nos hospitais
Agente 65: Yeda mentiu sobre a Saúde

Blogged with Flock

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Bira

Pescado do blog do Bira.

Entrevista de Mauricio Dias a Paulo Henrique Amorim

Trecho:
Paulo Henrique Amorim – Você que já viu muita água por baixo da ponte, você já viu a mídia brasileira tão unida e tão feroz?

Mauricio Dias – Nunca! Nunca! Teve um momento que houve uma aproximação disso, foi em 64, exatamente, quando a mídia toda apoiou o golpe de 64. Inclusive alguns arautos aí hoje da liberdade de imprensa apoiaram o golpe e acabaram, enfim, tendo um papel...
::iG - Conversa Afiada - “ELITE NÃO ENGOLE LULA, COM OU SEM JOBIM”

Blogged with Flock

Agora vai!

Informa a jornalista Mônica Bergamo, na Folha:

ONASSIS NO "CANSEI"
Depois de algumas defecções, o "Cansei" deve ganhar adesão de peso esta semana: os organizadores da competição hípica organizada por Doda Miranda e sua mulher, a bilionária Athina Onassis, estudam uma forma de aderir ao movimento. "Estamos pensando. Estão todos mais do que cansados dos últimos acontecimentos", diz Rodrigo Rivellino, um dos organizadores. "Queremos fazer algo que chame também a atenção para as conquistas do hipismo no Pan.


É, toda vez que as coisas vão mal, o presidente Lula ganha de seus opositores um presente dos céus. O movimento "Cansei" é a melhor coisa que já aconteceu para o governo desde 2003. Quem sabe a próxima passeata não sai do Helvetia...

Do Entrelinhas

Agora canal pago, RCTV pode ser tirada do ar

Depois de não ter sua licença de funcionamento renovada pelo governo do presidente Hugo Chávez, no fim de maio, a emissora venezuelana Rádio Caracas Televisión (RCTV) voltou à telinha via cabo e satélite. A estréia do canal no universo da televisão por assinatura foi em 16/7. Duas semanas depois, entretanto, ela pode ser novamente fechada.

A RCTV International, como agora é chamada, foi registrada como emissora internacional, com sede nos EUA. Segundo Mario Seijas, presidente da Câmara Venezuelana de Televisão por Assinatura, de acordo com uma cláusula na Lei de Responsabilidade Social de Rádio e TV, o canal deve se registrar como emissora nacional. A cláusula determina que qualquer emissora que opera na Venezuela deve ser registrada como "produtora de transmissão nacional". As autoridades ameaçam tirar a RCTV International do ar no início de agosto, caso a ordem não seja cumprida.

LEIA MAIS NO OI

LULA: ``Não brinquem com a democracia''

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o tom cordial que vinha mantendo em relação aos protestos da oposição e reagiu, nesta terça-feira (31), em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT), aos protestos de "meia dúzia de meninos" e disse que "as pessoas deste país precisam aprender a não brincar com a democracia". Para bom entendedor, o recado de Lula não foi dirigido aos jovens manifestantes, mas aos setores da elite que não se conformam com a manutenção do poder central nas mãos de um ex-operário e usam a mídia e o jogo sujo político para tentar desgastar ou até mesmo abreviar seu mandato.

por Cláudio Gonzalez, no VERMELHO.

Sobre meninos e jumentos

"Como adepto da escola espartana, meu pai até hoje deve se arrepender de não ter seguido comigo o uso dos lacedemônios quando do nascimento de uma criança com problemas mentais — o que era evidentemente o meu caso. Já minha mãe pertencia à escola ateniense, da linhagem de Diógenes, e ficava a seu encargo o ensino da filosofia moral. Moral, explico aos mais jovens, foi algo que existiu certa vez no Brasil, fez algum sucesso momentâneo e depois caiu em desuso."
Pescado do blog do Marconi Leal.

Nunca nos cansamos

"A direita brasileira, lacerdista de cepa bem conhecida, continua golpista como ontem, como hoje e como sempre será. Considera seus privilégios algo sagrado, eterno e intocável. Por isso, rechaça como anti-natural a mínima ameaça a privilégios sacralizados. (...)
O negócio dessa gente que promove a campanha “Cansei” é outro. Eles não querem saber de nada “cívico” e menos ainda de “direitos dos brasileiros”, de justiça social e de democracia.
O negócio deles é negócio mesmo. Do tipo graúdo, de quem não se conforma em ter sido derrotado eleitoralmente e de ter perdido a possibilidade de continuar manietando o Estado e o orçamento trilardário para continuarem acumulando privativamente e em benefício próprio."
Leia o artigo completo do Jeferson Miola AQUI.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Cau Gomes

Os Amigos do Presidente Lula

Blogged with Flock

Governador do PSDB é cassado

. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou o mandato do Governador Cássio Cunha Lima, do PSDB. PSDB.

. A mídia conservadora (e golpista) omitiu o fato de o governador cassado ser do partido dos tucanos imaculados.
::iG - Conversa Afiada - TRE CASSA GOVERNADOR DO PT

Blogged with Flock

O povo é invisível na Idade Mídia

Marilena Chauí:
Do ponto de vista da operação midiática propriamente dita, é interessante observar que a mídia:

a) não dá às greves dos funcionários do INSS a mesma relevância que recebem as ações dos controladores aéreos, embora os efeitos sobre as vidas humanas sejam muito mais graves no primeiro caso do que no segundo. Mas pobre trabalhador nasceu para sofrer e morrer, não é? Já a classe média e a elite... bem, é diferente, não? A dedicação quase religiosa da mídia com os atrasos de aviões chega a ser comovente...
Discuta Política: A invenção da crise

Blogged with Flock

Uma oligarquia que quer aparecer, mas não se enxerga

Marilena Chauí:
No plano político, a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula, vista como ofensa pessoal à competência técnica e política da auto-denominada elite brasileira. É bom a gente não esquecer de uma afirmação paradigmática da mídia e desses setores oposicionistas no dia seguinte às eleições: “o povo votou contra a opinião pública”. Eu acho essa afirmação o mais perfeito auto-retrato da mídia brasileira!
Discuta Política: A invenção da crise

Blogged with Flock

Uma tentativa de golpe espetacular em plena Idade Mídia

Marilena Chauí:
Mas de todo o aparato espetacular de exploração da tragédia e de absoluto silêncio sobre a empresa aérea, que conta em seu passivo com mais de 10 acidentes entre 1996 e 2007 (incluindo o que matou o próprio dono da empresa!), o que me deixou paralisada foi o instante inicial do “noticiário”, quando vi a primeira imagem e ouvi a primeira fala, isto é, a presença da guerra civil e do golpe de Estado. A desaparição da imagem do incêndio e a mudança das falas nos dias seguintes não alteraram minha primeira impressão: a grande mídia foi montando, primeiro, um cenário de guerra e, depois, de golpe de Estado. E, em certos casos, a atitude chega ao ridículo, estabelecendo relações entre o acidente da TAM, o governo Lula, Marx, Lênin e Stálin, mais o Muro de Berlim!!!
Discuta Política: A invenção da crise

Blogged with Flock

Boicote aos patrocinadores dos golpistas nostálgicos

O nosso inimigo é a imprensa e nós devemos concentrar nosso repúdio contra a Globo, Folha, Estadão.... e os anúnciantes do JN. E como? Vamos boicotar!

Jornal Nacional:

Unibanco
Sadia

Ana Maria Braga:

Carrefour

Você sabe quais são os patrocinadores do Fautão? E do Jô? Você sabe? Me envia para publicar a lista completa!
Os Amigos do Presidente Lula

Blogged with Flock

Bancários promovem ato em frente à Bovespa contra leilão de ações do Banrisul

O leilão das ações do Banrisul não foi aprovado pela sociedade e atropela o parlamento. Os projetos encaminhados pela governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), sobre a destinação dos recursos a serem arrecadados ainda não foram discutidos e votados pelos deputados gaúchos. Além disso, a comercialização das ações está sendo feita em pleno recesso da Assembléia Legislativa.
Bancários promovem ato em frente à Bovespa contra leilão de ações do Banrisul

Blogged with Flock

Espetáculo promovido pela OAB-SP revolta advogada

Dalva Oliveira:

Como advogada e cidadã fiquei revoltada com a campanha “CANSEI” comandada pela OAB. Iniciar uma campanha publicitária a partir de uma tragédia humana e, ainda, instrumentalizar uma entidade da sua importância para fazer luta política, e propaganda indireta, em substituição aos partidos políticos, únicos agentes do processo democrático e obrigados à prestação de contas sobre os recursos que arrecadam e dispendem, é no mínimo um desrespeito aos advogados, que são obrigados a pagar-lhe anuidade altíssima para poderem exercer a profissão.

[...]

A OAB sabe muito bem que não está defendendo o cidadão contra direitos usurpados ou que estejam sendo violados ou cerceados, mas que aliou-se à poderosíssima FIESP, à ABERT, a João Dória Jr. com o claro objetivo político de prejudicar a imagem do Presidente Lula e da coligação partidária que sustenta seu Governo. Ora, isso só se efetiva em benefício dos partidos da coligação adversária às eleições de 2006, cujo candidato era Geraldo Alckmim e que teve o empresário João Dória Jr., como arrecadador de fundos.

[...]

A OAB sabe muito bem que se meteu numa enrascada ilícita e que agora está desnuda. [...]
Blog do Bourdoukan

Blogged with Flock

Entrelinhas: "Cansamos" vs. "Cansei": boa idéia da CUT

CANSAMOS!
· do trabalho escravo
· da sonegação de impostos
· do trabalho infantil
· da mídia que não aborda os movimentos sociais
· das jornadas de trabalho desumanas
· da mídia que criminaliza as lutas populares
· da Justiça que privilegia o poder econômico
· da mídia que só dá espaço aos poderosos
· do lobby das grandes empresas sobre o poder público
· das altas taxas de juros
· dos acidentes de trabalho
· da superexploração da mão-de-obra
· das taxas bancárias
· da precarização das condições de trabalho
· do superávit primário
· dos ataques aos serviços públicos
· da falta de direitos trabalhistas para mais da metade da população
Entrelinhas: "Cansamos" vs. "Cansei": boa idéia da CUT

Blogged with Flock

O DNA tucano dos ricos cansadinhos

Os movimentos se dizem apolíticos. Só pode ser resultado de uma ignorância sem limites ter um movimento apolítico de protesto contra o que quer que seja, mas nada de inesperado até aí. Fica mais fácil ter o apoio de grandes empresas e da mídia disfarçando os verdadeiros objetivos, mas o apoio de uma empresa controlada pelo governo do estado de São Paulo pode ajudar a traçar o DNA dos envolvidos. Quem sabe a Sabesp também distribui água mineral em copinhos para o pessoal do MST quando estão em marcha?
Pseudo-caos: Os Zés-Ninguém de casaco de pele estão cansados

Blogged with Flock

Cansados sem ter o que fazer

Alívio Refrescante: MSTx MTSF

Blogged with Flock

Alívio Refrescante: MSTx MTSF

Existe o MST, o Movimento dos Sem-Terra e o MSTF, o Movimento dos Sem-ter-o-que-fazer, também conhecido como C.A.N.S.E.I, um bando de dondocas capitaneado por um organizador de concursos para cãezinhos de madames, o João Dória-Dória-Aleluia Jr.
Alívio Refrescante: MSTx MTSF

Blogged with Flock

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Brasil entra na era do rádio digital

"BRASÍLIA - A expressão "do tempo do rádio à pilha", usada para indicar coisas antigas e ultrapassadas, terá de ser aposentada. Ainda neste ano, as transmissões radiofônicas digitais devem se transformar em realidade em cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, revolucionando este meio de comunicação. O governo, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, decide esta semana o sistema a ser utilizado para o rádio digital. O novo padrão gastará menos energia e bateria, assim como aconteceu com os telefones celulares, o que deverá levar a um novo ciclo de expansão do rádio de pilha. Porém, com maior qualidade de transmissão e mais opções para o ouvinte.

O decreto presidencial que institui o novo modelo no país deverá ser assinado no início de setembro, mês em que se comemoram os 85 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil. A expectativa de governo, indústrias e emissoras é que a transição do atual sistema analógico para o digital seja mais veloz que a popularização da TV digital. Ainda em 2007, o consumidor poderá ouvir uma estação FM com qualidade de CD e escutar uma estação AM com qualidade de FM. Além disso, o ouvinte poderá se beneficiar da multiprogramação, uma vez que cada emissora terá quatro canais à disposição."


Com relação ao rádio digital, o Ministério das Comunicações vai tomando a mesma direção que tomou em relação à TV digital, isto é, privilegiar os atuais radio-difusores.

Via O Globo Online.

Ser Jovem Sem Carteira no Japão

Em 1992, 20% da mão-de-obra japonesa era composta por trabalhadores temporários. Em geral, eram donas de casa que pegavam um serviço aqui, outro ali, em geral por meio período. Foram flexibilizando as regras para ampliar empregos. Hoje, 33% dos japoneses estão nesta. E não são donas de casa cujos maridos têm emprego fixo. São jovens.

É o cúmulo do laissez-faire, aquele ponto em que pode-se empregar de qualquer forma sem quaisquer exigências.

O resultado é que a juventude japonesa é pobre. Muito pobre. Não pode casar, criar família e, embora tenham razoável educação, vão envelhecendo sem ter adquirido experiência suficiente para conseguir um emprego de melhor qualidade. O que ganham é para subsistir. O resultado é que a economia japonesa está crescendo, a concentração de renda aumentando, a classe média empobrecendo e o consumo está parado.



Via Weblog do Pedro Dória.

Sou Classe Média

Via Leituras do Luis Favre.


Radialistas e jornalistas se mobilizam contra os abusos da BAND

Os processos pelo fim do calote nas horas extras continuam em andamento. O Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo obteve uma vitória no TRT, no processo movido pelo Ministério Público do Trabalho contra o Grupo Bandeirantes de Comunicação (BAND), pelo excesso de horas extras trabalhadas e não pagas. O Sindicato move também uma Ação Civil Pública cobrando o pagamento de todas as horas extras realizadas desde 2001, quando a Band parou de pagar horas extras e feriados trabalhados.
Radialistas e jornalistas se mobilizam contra os abusos da BAND

Blogged with Flock

As "dondocas enfadadas" da classe média

O Terra Magazine está fazendo uma cobertura surpreendente do "movimento" Cansei. Vale a pena ver alguns artigos:

- Cláudio Lembo enfia o pé na jaca em uma entrevista, inclusive com a constatação óbvia que os outros meios de comunicação evitam proferir: " 'Cansei' é um termo muito usado por dondocas enfadadas em algum momento das vidas enfadonhas que vivem."

- O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, pede apoio ao "movimento". É um "movimento" cívico, aberto, apolítico, é claro. Desde que não se pergunte nada:
Então se o MST (Movimento dos Sem-Terra) quiser se associar à OAB e à Associação Comercial para dizer "Cansei", ele está convidado?
Não... é... o... não é... quer dizer... esse movimento não tem nada que ver com a Associação Comercial. Apenas a Associação Comercial dispõe de um contingente que pode... (enfático) MST não! Porque o MST é... o MST nasceu em razão de alguma coisa. E não é de hoje. Por isso que eu estou dizendo... não tem nada que ver com o atual governo. O MST não nasceu em razão do PT. Ele é anterior.
Sim, mas se o movimento é apolítico, o MST não pode dizer "Cansei da morosidade da reforma agrária" e aderir ao movimento?
Mas... o... eu... você... você... você convive com agricultores? Você entrevista agricultores? Eles estão felizes? Você está feliz se entrar na sua casa um sem teto...? MST cabe sem-terra e sem-teto. Se entrarem na tua casa e invadirem sob o escopo de que eles não têm, você... está certo? Está certo isso? Vocês querem levar... eu não quero discutir isso. Não sou político, não quero que envolvam política. Se o MST quiser participar individualmente, como eu estou fazendo... eu não estou levando a minha entidade, é o Alencar Burti que está lá, não é a Associação Comercial. Está no cerne dela defender a cidadania, defender direitos. Eu estou apenas reivindicando que os nossos direitos de cidadão não sejam esquecidos e nem violados. Se você não sente assim, eu não posso fazer nada...
(A estupidez é desse tal Alencar Burti, os grifos são meus)

- A Abril cede espaço ao movimento, mas não sabe bem porquê. Uh, talvez saiba...

A Abril vai ceder espaço publicitário para o movimento?
Vai ceder.

Há uma estimativa de quanto espaço?
Não temos estimativa, até porque a campanha não está pronta.

Mas ela não estréia nesta sexta?
Não sei, estou em Brasília... O que acontece é que nossas publicações, com exceção da Veja, são mensais, quinzenais, fecham na semana que vem.

O senhor diria que é um protesto contra o governo?
Não necessariamente. Não é um protesto contra o governo, pelo menos não é assim que os organizadores estão querendo configurar.

Mas, na medida em que há cobrança de providências em relação a crise aérea, corrupção, violência, o alvo dessa cobrança não é o governo, ainda que indiretamente?
Não sei, fui chamado, em nome da Abril, a colaborar com espaço publicitário, é tudo que eu posso lhe dizer, não tenho qualquer espécie de liderança nesse movimento. Agora, quais são as projeções disso... Por exemplo, no Terra, que certamente está sendo chamado a colaborar... Perguntar para o Terra se é contra o governo? Não sei. O que tem deve aparecer nos anúncios...

E o que tem nos anúncios?
Em nenhum momento ficou estabelecido que é uma campanha contra o governo.

Mas é uma campanha contra o quê?
É bom perguntar para quem está formulando a campanha...

A Abril está cedendo espaço sem saber que tipo de anúncios vai veicular?
Sabemos que é para um movimento cívico. O Terra também se dispôs a ceder?

Está saindo mais ridículo do que o esperado, e se esperava bastante.

Tio Rei tomando AQUELA surra moral

Mais uma do Hermenauta:
Depois de atacar o governo em seus primeiros 13 posts sobre o acidente em Congonhas e só se lembrar das condolências aos parentes das vítimas no seu décimo quarto post, Tio Rei [Reinaldo Azevedo] acha agora que quem o criticou está fazendo exploração política da tragédia. [...]

Tio Rei, não se preocupe. A surra física que você imagina que estão querendo te dar não é nem sombra da surra moral que você anda tomando todo santo dia.
O Hermenauta: julho 2007 Archives

Imagem: Reinaldo Azevedo - Google Image Search

Blogged with Flock

Ria até cansar

Mas curiosa mesmo é a passagem onde ele diz que a Globo "desistiu" de veicular as propagandas do "Cansei". Duvido: ou o Dória Jr. não teve dinheiro pra pagar, ou a Globo teve medo que a propaganda fosse confundida com o anúncio de um novo programa humorístico...
O Hermenauta: julho 2007 Archives

Blogged with Flock

Brasil Plus Plus

Durante a preparação para os Jogos Pan-Americanos, vimos disputas políticas públicas entre os três níveis de governo, atrasos em cronogramas, a não-realização das obras de infra-estrutura prometidas e questões orçamentárias contestadas pelo TCU, o que não é bem visto pelo COI. Organizar o Pan não é uma prova de que uma cidade pode realizar uma Olimpíada. O Brasil está longe de atender aos quesitos bem mais rigorosos para sediar os Jogos Olímpicos.
Para cumpri-los -e aqui citamos apenas alguns-, seria necessário despender quantias significativas de dinheiro público. Em um país em que se vê gente morrendo nas filas dos hospitais em razão de aparelhos quebrados e em que não há meios de praticar esportes com dignidade nos locais mais pobres, seria mais consciente gastar dinheiro para amenizar as severas mazelas sociais, adotando o esporte de base como um fator essencial na formação do povo.

(
Por Alberto Murray Neto, no Blog do Kfouri).

Esta oligarquia mimada dá uma canseira

bodega cultural: Também Cansei

Blogged with Flock

A oligarquia cansou de ver mais gente se alimentando e consumindo -- e quer seus privilégios de volta

Comentário de Jussara Seixas no Pátria Futebol Clube:
A elite sofreu um duro golpe no governo Lula. Eu explico. Antes eram privilégios da elite, das classes AB, o carro próprio, a viagem de avião, a universidade particular, o restaurante, as viagens nos fins semanas e feriados, os quartos de hotéis, os shoppings. Agora, após 4,5 anos de governo Lula, tudo isso deixou de ser privilégio. A geração de empregos, a estabilidade econômica, o controle da inflação, o aumento da renda e a facilitação do crédito permitem que os brasileiros das classes CDE também usufruam dessas benesses. A elite foi obrigada a dividir seu bembom com outras classes, e isso está incomodando muito, porque essa gentinha AB é altamente preconceituosa. Os shoppings e supermercados sempre cheios, os aeroportos e rodoviárias lotados de passageiros, o trânsito cada dia pior com tantos carros nas ruas: a elite está inconformada, cansou.
pátria futebol clube: Cansou, santa?

Blogged with Flock

Blog CANSEI! TÔ CANSADINHO! -- pois ser rico em meio à miséria cansa


CANSEI! TÔ CANSADINHO!

Blogged with Flock

"Pas-se-a-ta"

FSP: candidatando-se a ser o veículo oficial dos golpistas


Além da distribuição gratuita da água "promocional" da Sabesp, outras novidades na passeata do "Cansei" foram, basicamente, as pessoas que dela participaram. Muitas sem qualquer experiência em passeatas. Ao celular, uma senhora usando casaco de pele tinha dificuldade para explicar a alguém onde estava: "Eu tou na passeata. É, passeata. Pas-se-a-ta".
Confira aqui no Blog Entrelinhas a íntegra da esclarecedora matéria produzida pelo Terra Magazine sobre o protesto dos endinheirados paulistas (e golpistas).

Restos de Pan

O presidente também fez um balanço do evento. "Eu acredito que nós poderemos fazer um balanço sobre várias coisas que aconteceram no Pan. A primeira coisa, eu acho que foi a instalação dos centros esportivos feitos no Pan. Ou seja, valeu a pena gastar o dinheiro que tinha que gastar, valeu a pena aplicar o que tinha que aplicar, fazer parceria com o governo do Estado, com a prefeitura municipal para que a gente pudesse mostrar ao mundo a capacidade que o Brasil tem de realizar uns jogos dessa magnitude. Ou seja, no fundo, no fundo, isso credencia o Brasil para sediar a Copa do Mundo e credencia o Brasil para disputar uma olimpíada no Brasil." (Fonte: Folha de São Paulo Online).

N.E.: Quando o Brasil começará a mostrar ao mundo que pode realizar projetos humanos da magnitude que o Brasil precisa? Quando começará a provar aos demais países que tem a capacidade de solucionar os mais graves problemas internos? Quando autorizarão uma melhor afluência de verbas para tais projetos? Não, eu pergunto: quando mesmo?

Os cansados

Publicado no Blog do Josias.

Tchau, mestre

Bergman no set de "Fanny e Alexander", em 1981


Morreu nesta segunda-feira (30), aos 89 anos, o diretor sueco Ingmar Bergman. Considerado um dos mais importantes diretores do século 20, ele é o autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" e “Cenas de um casamento”.
Sua morte foi "tranqüila e suave", segundo disse Eva Bergman à agência de notícias sueca "TT", que não informou nem a causa nem o momento exato do falecimento. O cineasta estava em sua casa, na ilha sueca de Faaro.
Bergman foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema, em 1988, e durante sua carreira, foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes. O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes. Aqui no G1.

Uzodinma Iweala revela a ignorância do Ocidente sobre a África

Uzodinma Iweala:
É a nova imagem que o Ocidente se quer dar: uma geração sexy e politicamente activa cujo método preferido para fazer passar a sua mensagem é publicar páginas cheias de revistas com celebridades em primeiro plano e pobres Africanos deserdados à retaguarda.
Diário de um sociólogo: Párem de querer "salvar" África: escritor nigeriano desmistifica samaritanos ocidentais

Blogged with Flock

Israel receberá 30 bilhões de dólares em armas dos EUA

O premiê israelense Ehud Olmert afirmou que o pacote foi definido durante um encontro com o delinqüente Bush em Washington, no mês passado. Olmert descreveu a ajuda como um elemento importante "para a segurança de Israel e um sinal do comprometimento americano em manter a vantagem do Exército israelense sobre países árabes”.
Blog do Bourdoukan

Blogged with Flock

Marconi Leal: A JUSTA INDIGNAÇÃO DE NOSSOS PATRIOTAS

Da mesma maneira, tentem figurar um turista retornando da Alemanha e tendo a procacidade de escrever que naquele país o analfabetismo é baixíssimo, as ruas são todas limpas ou, enfim, que lá faz muito frio e até, às vezes, neva. Absolutamente impensável.
Marconi Leal: A JUSTA INDIGNAÇÃO DE NOSSOS PATRIOTAS

Blogged with Flock

domingo, 29 de julho de 2007

Com Jobim, governo dá guinada à direita e à privataria

É impossível esquecer. Nelson Jobim foi ministro da Justiça do professor Cardoso. O Ruy Barbosa em compota é o personagem que deu garantias jurídico-formais à privataria do Farol de Alexandria. É fato histórico que os futuros compêndios escolares sérios assinalarão com pesar.

Não seria Waldir Pires, velho nacionalista, que aceitaria implementar a abertura de capital da Infraero. O governo já encomendou estudos ao ministério da Fazenda (do Guido, como diz o cordial presidente Lula), no sentido de mudar a governança da estatal que trata dos aeroportos brasileiros. Isso significa abertura de capital aos investidores privados, preâmbulo de um processo de privatização dos principais aeroportos do País – cada vez mais templos de consumo, réplicas verdadeiras dos onipresentes shoppings centers. Continue lendo no Diário Gauche.

Golpe em marcha?!!!

Do blog RS Urgente: "Mino Carta escreve em seu blog: Estamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade. Agora passa a se chamar Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Trata-se de uma fórmula mais elaborada, mais complexa, mas os objetivos são os mesmos. O movimento foi lançado pela OAB de São Paulo, e conta com o respaldo de figuras importantes da Fiesp e da Associação Comercial paulista, e com a divulgação de televisões e rádios, por ora não melhor especificadas. A idéia inicial faísca no escritório de João Dória Jr., o Iconoclasta Mor, aquele que destruiu a pauladas o monumento dedicado a Cláudio Abramo, o grande jornalista, em uma pracinha do Jardim Europa. Ali desceu o Espírito Santo, e iluminou os primeiros carbonários da grana, unidos em torno do slogan: Cansei."

Clique AQUI para ler.

*Com os blogs http://rsurgente.zip.net e http://jc-garcia.zip.net

A quem interessa?


Roberto Requião, governador do Paraná, expõe mentiras da Globo, e mostra que as mesmas contrariam os interesses da população brasileira.

A pergunta é: a quem interessam as "notícias" veiculadas pela Rede Globo?

Via MudeDeCanal.