sábado, 16 de agosto de 2008

Polícia dos EUA prende Mickey, Branca de Neve e Peter Pan


Mickey Mouse, Minnie Mouse, Branca de Neve, Sininho, Peter Pan e outros personagens da Disney foram detidos nesta quinta-feira (14), em Anaheim (Califórnia, EUA), durante protestos por melhores condições de trabalho. O fato, segundo a agência de notícias Associated Press, deu um toque de realidade ao “lugar mais feliz do mundo”.

Veja o texto completo no G1. Pois é, nem o pessoal da Disney, na Califórnia, está livre da precarização das condições de trabalho.

EUA: Bush abandona à sua sorte a ex-aliada Blackwater

O governo de George W. Bush parece disposto a abandonar à sua sorte algumas das empresas privadas que fornecem serviços de logística e segurança às tropas dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque, muitas vezes através da contratação de mercenários. Pelo menos é isto que sugere o desenvolvimento de um processo judicial no estado da Florida.

Por William Fisher, de Nova York para a IPS


Os familiares de três soldados mortos no Afeganistão em 2004, na queda de um avião da empresa Blackwater em que viajavam, estão a processar a companhia, baseando-se numa investigação do governo que responsabiliza os erros de funcionários da empresa pelo acidente.

Apesar do sistemático apoio de Bush a essas empresas privadas, que considera fundamentais para o êxito das operações dos EUA no Afeganistão e no Iraque, o governo não apresentou ao tribunal da Florida nenhum elemento em defesa da Blackwater antes de passar o prazo respectivo.


Texto completo na Esquerda.Net.


Tarso vê ofensiva da imprensa contra Polícia Federal

PORTO ALEGRE - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que começa a perceber o início de um movimento de desconstituição do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na mídia nacional. "Estou sentindo que há uma ofensiva de boa parte da imprensa contra essas instituições", destacou ao falar para cerca de 150 participantes de uma audiência pública sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) promovida pela Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Sem ser específico ao identificar onde está e que razões tem o movimento, Tarso deu a entender que acredita que a imprensa mudou sua postura à medida em que as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal avançaram para todas as classes sociais.


Texto completo na Tribuna da imprensa online.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

The Pirate Bay é bloqueado na Itália

Portal de BitTorrent Pirate Bay é banido da Itália e diz que governo do país é fascista.

Os principais ISPs do Itália se uniram contra o tracker sueco, bloqueando o acesso ao seu domínio e ao seu IP. A ação faz parte de um esforço das autoridades italianas contra a pirataria. Há duas semanas, o tracker Columbo-BT, creditado como um dos mais populares da Itália, também foi tirado do ar. A ação surgiu de um pedido judicial do mesmo promotor que solicitou o bloqueio do Pirate Bay.

Veja mais na INFO Online.

Palco de guerra inter-imperialista

Basta olhar a zona de combate desde o final do século XX para perceber que o embate real não é entre potencias imperialistas, como Rússia e Estados Unidos, e pequenos países, como Iraque, Geórgia, Afeganistão ou, talvez em um futuro próximo, Irã. Não são guerras localizadas, de curto prazo.
O que estamos vendo - e, infelizmente, vivendo - é o ensaio geral de uma disputa imperialista entre Estados Unidos e Rússia por espaços vitais para sua reprodução econômica, regida, em ambos os casos, pelo sócio-metabolismo do capital.
Continue a leitura do blog Paidéia Gaúcha AQUI e mais análises AQUI.

Bolívia: oposição fará greve contra medida de Morales

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Na Bolívia, os cinco prefeitos (governadores) da oposição ao governo do presidente Evo Morales convocaram, nesta quinta-feira, uma greve geral de 24 horas para a próxima terça-feira, dia 19.

LEIA MAIS AQUI.

Evo Morales propõe acordo com oposição após referendo

Três dias depois do referendo revogatório, o presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs aos prefeitos (governadores) da oposição medidas para se chegar a um acordo político e financeiro nacional.

Morales e seis dos oito prefeitos tiveram seus mandados ratificados no plebiscito de domingo. As urnas revelaram que o mapa político na Bolívia não foi alterado -como o presidente, os prefeitos da oposição também foram confirmados.

Mais em O Globo Online.


Refugiados georgianos contam episódios de violência e medo

Pelos últimos três dias, a cama de Marina tem sido uma pilha de palha dentro da carroceria de um caminhão em uma área residencial de Tbilisi, capital da Geórgia.

Ela divide o pequeno espaço com outras 15 mulheres, todas elas refugiadas de Gori, palco do conflito envolvendo a Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul, desde a sexta-feira passada.

“Nós deixamos tudo para trás. Três das meninas estão grávidas, mal conseguimos respirar aqui, mas não temos para onde ir”, diz ela.

À medida que forças russas ainda avançavam pelo território georgiano na quarta-feira, milhares de pessoas continuavam a fugir para a capital.

Notícia completa na BBC Brasil.


EUA e Polônia fecham acordo para escudo antimísseis

Os Estados Unidos e a Polônia assinaram nesta quinta-feira em Varsóvia um acordo preliminar que prevê a instalação de parte de um escudo de defesa antimísseis americano em território polonês.

O plano, que enfrenta uma forte resistência por parte da Rússia, prevê a instalação de dez mísseis interceptadores em uma antiga base militar perto da costa polonesa do Mar Báltico.

Em contrapartida, os Estados Unidos se comprometeram a ajudar a Polônia a melhorar suas forças armadas, além de remanejar para o país mísseis defensivos Patriot e militares americanos, para reforçar as defesas aéreas polonesas.

O pedido de ajuda aos Estados Unidos na área da defesa teria sido feito depois que Moscou ameaçou atacar o sistema antimíssil se ele fosse instalado na Polônia.

Notícia completa na BBC Brasil.


Grupo armado mata nove pessoas em clínica para drogados no México

Um grupo de homens armados matou nove pessoas em um centro de reabilitação para viciados em drogas em Ciudad Juárez, na fronteira entre México e Estados Unidos, informou hoje à Agência Efe uma fonte oficial.

A chacina aconteceu ontem, quando oito homens fortemente armados invadiram a clínica e atiraram contra cerca de 20 pessoas.

Oito pessoas morreram na hora e cinco ficaram feridas, uma das quais perdeu a vida pouco tempo depois, no hospital.

Texto completo no UOL Notícias.

Advogado é preso por falsificar perfil no Orkut

Um advogado de Florianópolis (SC) está preso por ter falsificado o perfil de duas pessoas em uma página de relacionamentos na Internet. Guilherme Stinighen Gottardi, 26, é acusado de criar profiles difamatórios de uma colega de trabalho no Orkut - em que ela aparece nua em montagens fotográficas - e do noivo dela, apresentado como homossexual no site. O acusado vai responder por falsidade ideológica, cuja pena pode ser de um a três anos de prisão, mais multa.

Mais no UOL Notícias.

STF extingue 35 mil cargos ‘criados’ em Tocantins

Em decisão unânime, o Supremo descarrilou nesta quinta (14) um mega-trem da alegria.

A geringonça fora acomodada nos trilhos por uma série de 31 decretos editados desde 2006 pelo governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

Por meio dos decretos, Miranda criou 35 mil novos cargos. Os salários variavam de R$ 2.250 a 4.500.

Os beneficiários entraram pela janela, sem a realização de um mísero concurso público.

Mais no blog do Josias de Souza.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

La primera FM del país a energía solar

Es de noche y el Tucumano está allá arriba, colgado en la punta de una antena de 42 metros clavada en el monte santiagueño. No hay Luna, así que todo depende de su linterna y de su equilibrio. Abajo, varias personas se apretujan en un estudio y esperan con ansiedad contenida que la maquinaria de cables y botones funcione.“¿Y? ¿Anda?” “No, todavía no.” El Tucumano, que ahora está en tierra firme sugiere que cambien unos cables. “¿Y ahora?” “¡Anda!” Al micrófono, Margarita, de 17 años, transmite: “Muy buenas noches, aquí estamos en el paraje Las Lomitas, en una de las radios del Mocase Vía Campesina. Es la primera vez que salimos al aire, nos llamamos Paj Sachama, que significa vuelo del monte, y estamos funcionando con energía solar”. Aplausos, abrazos y Charly García de fondo que canta: “Alguien en el mundo piensa en mí”.

LEIA MAIS AQUI.

A Reforma agrária só vai acontecer no país se o latifúndio estiver de acordo.

A marcha começou cedo, antes das 7h. A alvorada no ginásio da Federação dos Metalúrgicos de Canoas foi às 4h. No meio da manhã, quando entravam em Porto Alegre, os trabalhadores foram recebidos por um enorme contingente armado da Brigada Militar. Todos foram revistados, muitos colocados contra a parede, seus pertences vasculhados, mesmo que se soubesse que nada “perigoso” seria encontrado, como não foi.

Este é o começo de um texto que conta a história da marcha que culminou com a ocupação do prédio do INCRA em Porto Alegre. Junto, uma conversa coletiva com dois integrantes do MST, desmistificando, contando, esclarecendo e trocando idéias sobre o movimento, sobre mídia e Reforma Agrária.
Está por aí, numa série de blogs, publicado em rede.
Acesse a íntegra no ALMA DA GERAL.
Se você tem um blog, copie, edite, cole, divulgue!

El negocio de la guerra de Irak

Uno de cada cinco dólares que Estados Unidos ha gastado en Irak desde 2003 a 2007 se ha destinado a pagar contratos con empresas privadas que ofrecen distintos servicios al Pentágono, según un informe de la Oficina de Presupuestos del Congreso publicado en su página web.
(...)
El ex secretario de Defensa Donald Rumsfeld defendió la privatización señalando que estos contratos permitían que los miembros del Ejército pudieran concentrarse en tareas de combate. Encargar a civiles la mayor parte de las tareas no estrictamente militares permite continuar con las operaciones en Irak sin aumentar exponencialmente el número de tropas, pero las críticas por corrupción y por falta de control de calidad hacia las labores han sido habituales durante estos años.



Texto completo no ELPAIS.com.

Militares ucranianos manejaron las armas que derribaron aviones rusos sobre Georgia

Dushambé, 13 de agosto, RIA Novosti. Militares ucranianos manejaron las armas antiaéreas que derribaron varios aviones rusos durante la operación de imposición de la paz en la zona del conflicto georgiano-oseta.


Texto completo na RIA Novosti.


O governo da Geórgia usa blogs para enfrentar os russos e a guerra chega ao espaço virtual

O governo da República da Geórgia criou um weblog para poder distribuir comunicados oficiais depois que a Rússia, aparentemente, cortou o acesso dos georgianos à internet.

O weblog do ministério de Relações Exteriores foi o recurso encontrado pela Geórgia para enfrentar o poderoso vizinho numa disputa que pode tornar ainda mais confusa e tensa a situação numa área que é um barril de pólvora desde a implosão da antiga União Soviética.



Texto completo no Observatório da Imprensa.

Experimento suíço contradiz teoria de Albert Einstein

Carlos Orsi

SÃO PAULO - Emitindo pares de fótons - partículas de luz - ao longo de uma fibra óptica estendida entre as cidades suíças de Satingny e Jussy, cientistas do Grupo de Física Aplicada da Universidade de Genebra determinaram que um fóton chegando a um extremo da linha é capaz de reagir instantaneamente a uma manipulação realizada no parceiro que foi para o lado oposto, a 18 quilômetros de distância. Os pesquisadores calcularam que, se essa reação for resultado de uma comunicação entre as partículas, o sinal teria de viajar a, no mínimo, 10 mil vezes a velocidade da luz.


Texto completo na Tribuna da imprensa online.

Ala esquerda do PT apóia Tarso na revisão da anistia

SÃO PAULO - O esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que se ponha um ponto final na polêmica criada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre a revisão da Lei de Anistia, não é compartilhado por parte dos militantes de seu partido, o PT. Existe uma ala - à esquerda na legenda - que apóia a tese do ministro de que os torturadores não foram beneficiados pela anistia e, portanto, devem ser julgados e punidos.


Texto completo na Tribuna da imprensa online.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Saída de fundos derruba preços agrícolas

Os fundos de investimentos, que inflaram os preços das commodities neste ano, estão saindo dos mercados agrícolas futuros. Atrás dessa saída fica um rastro de preços baixos e perspectivas ruins para os produtores, principalmente para os brasileiros, que estão prestes a iniciar o plantio de verão.

Nos últimos 30 dias, os preços dos grãos vêm despencando na Bolsa de commodities de Chicago, principal formadora dos preços internacionais dos produtos agrícolas.

Com essa queda, os produtores de soja de Mato Grosso, que tinham perspectivas de ganhar R$ 400 por hectare há 30 dias, quando o mercado atingiu preços recordes, vêem um cenário de perda de R$ 100 por hectare.

Mais na Folha Online.


''Tenho orgulho de reparar o dano causado à UNE'', diz Lula

O presidente disse que sentiu “orgulho em ser brasileiro” por contribuir para reparar o dano causado pela ditadura militar aos estudantes, ar incediar o prédio em 1964 e, posteriormente, 1980, o demolir. O presidente falou que foi ao Rio representando o Estado brasileiro que teve culpa sobre o que aconteceu à sede das entidades estudantis. Após conhecer a maquete da nova sede, Lula afirmou que faz questão de estar presente quando for assentado o primeiro tijolo do novo prédio.


Vejam o texto completo no VermelhoONLINE.

Corte nega liberdade condicional ao assassino de John Lennon

NOVA YORK - A Junta de Liberdade Condicional do estado de Nova York negou nesta terça, 12, pela quinta vez a liberdade condicional ao assassino do músico britânico John Lennon, Mark David Chapman, que deverá passar pelo menos outros dois anos na prisão.


Texto completo no Estadao.com.br.

Desembargador vota contra recurso de Ustra

SÃO PAULO - O coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra sofreu ontem revés no Tribunal de Justiça de São Paulo, às 13h20, quando o desembargador Carlos Augusto de Santi Ribeiro, da 1ª Câmara de Direito Privado, negou recurso de seus advogados contra ação civil que busca a responsabilização do militar por violências nos porões.

O voto de Ribeiro não pôs fim à demanda, porque ainda resta manifestação do terceiro desembargador, Elliot Akel, que pediu suspensão do julgamento para melhor examinar o caso. O primeiro voto, do relator Luiz Antonio Godoy, dado em junho, foi pelo acolhimento do recurso - agravo de instrumento - de Ustra, que alega não ter torturado opositores do regime de exceção.


Texto completo na Tribuna da imprensa online.

Assembléia do Rio cassa Álvaro Lins

Lins é acusado, entre outros crimes, de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro

Acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, facilitação de contrabando e corrupção passiva, o deputado estadual Álvaro Lins (PMDB) teve o mandato cassado ontem pelo plenário da Assembléia Legislativa.


Vejam o texto completo na Tribuna da imprensa online.

Maioria dos eleitores não acredita em eleições limpas no Brasil, diz Vox Populi

A maioria dos eleitores considera que os políticos não cumprem as promessas que fazem, usam a política em benefício próprio e também afirmam que as eleições no Brasil não são feitas de maneira limpa. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto Vox Populi a pedido da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Para 82% dos eleitores, a maioria dos políticos eleitos não cumpre promessas feitas durante a campanha. Além disso, 85% consideram a política como uma atividade que só beneficia os próprios políticos, e não o povo.

Ainda segundo a pesquisa, 52% dizem que os resultados das eleições não são alcançados de "maneira limpa, sem fraudes" e com resultados confiáveis. Apenas 30% avaliam que as eleições são limpas e outros 18% não manifestaram opinião.

Notícia completa na Folha Online.


Governador de Cochabamba renuncia após derrota em referendo na Bolívia

O governador departamental de Cochabamba (centro), o opositor Manfred Reyes Villa, renunciou hoje ao seu cargo após ter sido revogado no referendo do último domingo, segundo indicam as pesquisas e informações oficiais ainda parciais.

O porta-voz da Prefeitura de Cochabamba, Erik Fajardo, confirmou à Agência Efe a renúncia de Reyes Villa, sendo substituído pelo governador interino, o até agora secretário-geral da Prefeitura, Johnny Ferrel.

Mais no G1.

Morales e rivais autonomistas saem fortalecidos após referendo

Os dados oficiais do referendo de domingo confirmaram hoje que tanto o presidente da Bolívia, Evo Morales, quanto seus principais rivais autonomistas não só foram confirmados em seus cargos como saem fortalecidos, quando só faltam apurar 25% dos votos.

No caso de Morales, o apoio à sua continuidade na Presidência está em torno de 65%, segundo a Corte Nacional Eleitoral (CNE).


O percentual supera os 53,7% que ele obteve nas eleições de 2005 e também os números que indicavam as pesquisas posteriores à consulta de domingo.

Mais no G1.


Grupo Allman Brothers processa Universal por royalties digitais

Membros do grupo musical Allman Brothers abriram processo em valor superior a US$ 10 milhões contra a gravadora UMG, na segunda-feira, por royalties de vendas de discos compactos e serviços digitais de download, como o iTunes, da Apple.

Notícia do G1. Quem com "copyright" fere, com "copyright" será ferido.

Empresário se nega a falar sobre caso Detran-RS na PF

Após fazer ameaças sobre supostos envolvidos da fraude do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no governo Yeda Crusius (PSDB), o empresário Lair Ferst, homem de frente da vitoriosa campanha tucana ao governo do Rio Grande do Sul em 2006, optou por permanecer em silencio hoje durante interrogatório à Polícia Federal. "Nada a declarar, não há nenhum fato novo", disse ao chegar e ao sair do prédio da superintendência regional da PF, em Porto Alegre, sustentando ter ficado calado diante dos policiais "por estratégia de defesa".

A notícia está no G1.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Brasil: Militares consideram encerrada polémica sobre punição de torturadores, juristas lançam manifesto reclamando processos

Brasília, 12 Ago (Lusa) - As chefias militares brasileiras consideraram hoje encerrada a polémica sobre crimes de tortura cometidos durante a ditadura militar (1964-1985), mas juízes e advogados estão a assinar um manifesto a favor de processos contra alegados torturadores.

LEIA MAIS AQUI.

RS: candidatos gastaram R$ 806 mil em campanha

Segundo dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados no início desta tarde, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre gastaram, até o momento, com suas campanhas um total de R$ 806 mil. O candidato Democrata, Onyx Lorenzoni, foi quem mais gastou, declarando quase R$ 474 mil em despesas. Do outro lado, Paulo Rogowski (PHS) foi quem menos gastou, apenas R$ 162.

Hubble completa 100 mil órbitas em 18 anos no céu

(A região fica na Grande Nuvem
de Magalhães, uma
galáxia-satélite da Via-Láctea.)

Hubble completou 100 mil órbitas na manhã desta segunda-feira, 11, e passará por manutenção em outubro. (No Estadão.com.br).



Uma infinidade de informações no HubbleSite. Conforme o site, neste momento o Hubble já completou 100.011 órbitas.

Para la OEA, en Bolivia hubo un ejemplo de civismo

Melisa Cabo, desde Washington I Télam

El Secretario General de la Organización de los Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, mencionó que los resultados obtenidos en el referendo reflejan un ejemplo de civismo y la voluntad del pueblo boliviano por vivir en armonía.


Vejam o texto completo na TELAM-Agencia de notícias da República Argentina.

Tortura, nunca mais: o que a imprensa não esclarece

Os militares fizeram sua manifestação de protesto contra a iniciativa do ministro da Justiça, Tarso Genro, de propor o julgamento de atos de tortura durante o regime militar. E o mundo não caiu.

O noticiário de sexta-feira (8/8) sobre a reunião do Clube Militar, no Rio, mostra senhores vestindo ternos e não em uniformes de campanha. Da mesma forma cautelosa, os participantes evitaram apresentar fotografias e textos sobre autoridades do atual governo que participaram da luta armada.

Com isso, o embrião da crise volta para a geladeira e deve sumir dos jornais por uns tempos. Mas o fato de o assunto ser colocado de lado não quer dizer que esteja resolvido. Em parte, porque quase todas as manifestações reproduzidas pela imprensa repetem o erro de afirmar que o ministro pretende revisar a Lei da Anistia. Não é isso que está em questão.

O que gerou a celeuma é a hipótese de que os crimes comuns, como torturar alguém que não pode se defender, precisam ser levados a julgamento.


Texto completo no Observatório da Imprensa.


Colômbia: paramilitar admite ter assassinado 3 mil pessoas

O ex-chefe paramilitar colombiano Hebert Veloza admitiu ter sido responsável junto com seu grupo armado pelo assassinato de mais de três mil pessoas entre os anos de 1994 e 2003. "Calculo que meus dois grupos assassinaram três mil pessoas ou mais. Muitos deles eram atirados ao [rio] Cauca", respondeu ao ser questionado.

HH, como ficou conhecido Veloza, também reconheceu que morreram mais inocentes que culpados. "Mas assim é a guerra", afirmou em entrevista ao jornal colombiano El Espectador, publicada neste domingo (10). "Matamos muita gente só pelo fato de que eram apontadas", em referência às pessoas que são identificadas como colaboradores ou simpatizantes das guerrilhas colombianas.

Massacres

HH, considerado como um dos mais temidos chefes das paramilitares Autodefesas Unidas de Colombia (AUC), disse ter utilizado a "decapitação" para aterrorizar as comunidades. "Quando chegamos a Urabá decapitamos muita gente, era uma estratégia para promover o terror, para que tivessem mais medo de nós do que da guerrilha".

O paramilitar ingressou no controvertido programa de desmobilização encabeçado pelo governo de Álvaro Uribe, mas perdeu sua condição de "desmobilizado" quando fugiu e teria reingressado aos cartéis armados. Agora, encontra-se preso e aguarda o andamento de seu processo de extradição aos Estados Unidos para ali ser julgado pelo crime de narcotráfico.

O ex-chefe paramilitar revelou também que o grupo atuava em cumplicidade com as autoridades locais para promover os assassinatos." Em Urabá, quando começamos, deixávamos os corpos onde as pessoas eram mortas", relata. "Depois de um tempo o poder público começou a pressionar e (disseram) que nos deixariam continuar trabalhando, mas tínhamos que desaparecer com as pessoas. Assim começaram a surgir as fossas comuns", afirmou.

"Assassinávamos pessoas todos os dias, em todos os municípios de Urabá", acrescentou. Foram nestes mesmos departamentos (estados) de Córdoba e Urabá que se constituíram em 1998, sob o auspício do Estado colombiano, as AUC com o objetivo de combater as guerrilhas FARC e ELN.


Vejam o texto completo no VermelhoONLINE.

Lula indenizará UNE e Ubes pela derrubada da sede do Rio

Às 14 horas desta terça (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um projeto de lei (PL), no Rio de Janeiro, que reconhece a responsabilidade do Estado no incêndio e demolição da sede da UNE e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Será a segunda visita de um Presidente da República à sede das entidades em 71 anos de história. Na ocasião, Lula ainda assinará o termo de adesão ao Pacto pela Juventude, que consiste em uma iniciativa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).


Vejam o texto completo no VermelhoONLINE.

Lei Seca reduz até número de postes danificados por carros

CURITIBA - A lei que restringiu o uso de álcool por motoristas em todo o Brasil tem ajudado também no trabalho da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O mês de julho, o primeiro completo depois da vigência da chamada Lei Seca, apresentou decréscimo de um terço no número de postes que sustentam a fiação das redes de energia elétrica atingidos por veículos em Curitiba.


Veja o texto completo na Tribuna da imprensa online.

Emprego na indústria atinge o maior nível em 6 anos

O nível de emprego na indústria cresceu 2,5% em junho em relaçãoao mesmo mês do ano passado, perfazendo 24 meses de crescimento nessa base decomparação. Neste ritmo, o emprego industrial cresceu 2,7% no primeiro semestre,a maior expansão já apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) desde 2002.


Texto completo na Tribuna da imprensa online.

Geórgia denuncia invasão russa e diz que vai defender capital


O governo da Geórgia acusa a Rússia de estar a invadir o seu país, para além do território da Ossétia do Sul, e que as tropas russas já controlam metade da Geórgia. As tropas georgianas teriam recuado diante dos tanques russos e abandonado Gori, que fica a menos de 100 quilómetros de Tbilisi, a capital da Geórgia. Ao mesmo tempo em que apelava ao auxílio internacional, a Geórgia anunciou que preparava a defesa da capital. Moscovo continua, porém, a negar ter avançado e tomado Gori.


Veja mais na Esquerda.Net.

Aquecimento global vai provocar queda na produção agrícola brasileira

Rio de Janeiro - O aumento da temperatura global vai provocar crescimento menor da agricultura brasileira nos próximos anos. Essa é uma das conclusões do estudo “Aquecimento Global e Cenários Futuros da Agricultura Brasileira”, elaborado em parceria pela Universidade de Campinas (Unicamp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Texto completo na Agência Brasil.

Petrobras fecha segundo trimestre com maior lucro da história para o período

Rio de Janeiro - A Petrobras fechou o segundo trimestre do ano com um lucro líquido de R$ R$ 8,78 bilhões, o maior resultado da história da companhia para o período. O crescimento foi de 29% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, a estatal registrou um lucro líquido de R$ 15,7 bilhões, também um recorde, e 44% maior do que o do primeiro semestre de 2007.


Texto completo na Agência Brasil.

Assassinato de sindicalista leva para 30 as mortes de líderes políticos na Colômbia

Por Brunna Rosa [Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2008 às 12:30hs]

Na sexta-feira, 8, o dirigente político Luis Mayusa Prada foi assassinado com vários tiros no município de Saravena na Colômbia. Mayusa Prada tinha 46 anos de idade e era integrante do Partido Comunista Colombiano (PCC) e da direção do Pólo Democrático Alternativo, além de atuar na Central Única dos Trabalhadores da Colômbia (CUT).

Segundo informações da ONG Reiniciar, voltada para a defesa e promoção dos direitos humanos, Mayusa Prado foi um importante dirigente da União Patriótica (UP), o partido político que nasceu do acordo de 1984 entre a guerrilha entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano. Estima-se que entre 3 e 5 mil membros da UP tenham sido assassinados.


Texto completo na Revista Fórum.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Presidente da Costa Rica apóia Cuba contra EUA

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, expressou seu apoio a Cuba no impasse entre o país e os Estados Unidos pela base militar de Guantánamo, informou o jornal costarriquenho La Nación.


Vejam mais no Vermelho Online.

Mulheres têm chances de chegar à prefeitura em quatro capitais

RIO - Apenas 25 dos 176 candidatos às prefeituras de capitais nas eleições municipais são mulheres. Apesar do percentual baixo das candidaturas – 14,2% – elas despontam como favoritas em pelo menos quatro capitais, o que abre a possibilidade de um resultado histórico para as mulheres. Atualmente, só uma capital é administrada por uma mulher. A despeito do provável avanço, especialistas alertam para as limitações da participação feminina nos pleitos.

Atualmente, apenas Fortaleza está sob comando de uma prefeita. Luizianne Lins, candidata à reeleição, é, por sinal, uma das quatro candidatas que ostentam o primeiro lugar nas pesquisas. Nesse escrete aparecem também a correligionária e candidata à prefeitura de São Paulo Marta Suplicy, a deputada federal e candidata do PCdoB em Belo Horizonte, Jô Moraes, e Micarla de Souza (PV), em Natal.


Texto completo no JB Online.


Hospitales de California ingresan a vagabundos para inflar las facturas

Como demostró Michael Moore en su documental Sicko, la cobertura médica pública y privada en Estados Unidos deja mucho que desear. Por eso el descubrimiento de un fraude en el que están implicados tres hospitales de California que le facturaron al Gobierno millones de dólares por servicios innecesarios a vagabundos que reclutaban en las calles, enfermos mentales y drogadictos sin seguro (y por tanto cubiertos por lo que aquí se llama Medicaid, asistencia sanitaria para pobres y jubilados) ha provocado un fuerte escándalo.


Vejam o texto completo no ELPAÍS.com.

Marinha treinará para defender áreas de petróleo

A Marinha do Brasil marcou para meados de setembro um grande exercício naval no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, com a participação de pelo menos 9 mil militares e mobilização de 20 navios, 40 aeronaves e 250 outros veículos militares.

A Operação Combinada Atlântico, orçada em cerca de R$ 15 milhões, acontecerá um mês depois de iniciada a exploração de petróleo abaixo da camada de sal no Campo de Jubarte, norte da Bacia de Campos, e das reservas do pré-sal está prevista para começar oficialmente nesta semana, provavelmente amanhã.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online.



Hu Jintao reitera que a China é uma só

Beijing, 10 ago (Prensa Latina) O presidente Hu Jintao reiterou hoje que a China é uma só, ao destacar sua posição totalmente contrária a uma eventual tentativa de separar a ilha de Taiwan do gigante asiático.

Ao receber hoje ao presidente norte-americano, George W. Bush, que viajou aqui para assistir à inauguração da Olimpíada de Beijing-2008, Hu disse que o governo chinês nunca mudará sua posição com respeito a esta questão.


Texto completo na Prensa Latina.

Datos de Bolivia Transparente dan 66% de apoyo a Evo Morales en revocatorio

La Paz, 10 ago (ABI).- La Iniciativa Ciudadana de Observación Electoral Bolivia Transparente, de acuerdo a su muestra estadística nacional, informó que el presidente Evo Morales Ayma y el vicepresidente Álvaro García Linera, en el referendo revocatorio, obtuvieron un 66 por ciento de apoyo frente al 34 por ciento que votó en contra.

Esta entidad movilizó a 3.041 voluntarios, los mismos que fueron distribuidos en 1.770 puntos de votación en los nueve departamentos de Bolivia.

"A las 20.30 de este domingo, según nuestra muestra estadística nacional, los resultados referidos al Referéndum Revocatorio de Mandato Presidencial, nos permiten estimar los siguientes resultados: a favor del SÍ: 66 por ciento; a favor del NO 34 por ciento", señala la nota de prensa de Bolivia Transparente, aclarando que los porcentajes son a nivel nacional.

Respecto a la consulta sobre la continuidad de los prefectos esta entidad establece:

Departamentos SI NO
Beni 64% 36%
Cochabamba 37% 63%
La Paz 36% 64%
Oruro 49% 51%
Pando 59% 41%
Potosí 73% 27%
Santa Cruz 66% 34%
Tarija 61% 39%

Este trabajo fue posible, según Bolivia Transparente, gracias al compromiso cívico y trabajo de los 3.041 voluntarios, que distribuidos en 1.770 puntos de votación en los nueve departamentos del país, cumplieron con la tarea de observar el desarrollo de la jornada electoral del referéndum revocatorio de mandato popular. "Sin ellos, este esfuerzo no hubiera sido posible".


Texto completo na Agencia Boliviana de Informação.

domingo, 10 de agosto de 2008

Havel zomba da própria autoridade em tragicomédia absurda

A nova tragicomédia absurda de Vaclav Havel – sua primeira peça em cerca de 20 anos – retrata um ex-líder político garanhão que confronta a selva política cheio de ressentimentos.

Já houve diversas comparações entre a trama e a vida real de Havel. O personagem principal, Vilem Rieger, chanceler de um país indeterminado, deixa o cargo e está sendo expulso de sua extravagante residência oficial por um pomposo ex-deputado, Vlastik Klein. Coincidentemente, ele tem as mesmas iniciais de Vaclav Klaus, o arquiinimigo de Havel, que o sucedeu na presidência da República Tcheca.

O texto original do The New York Times, está disponível completo no G1.