sábado, 17 de julho de 2010

Cartel mexicano, PCC e Comando Vermelho têm conexões com traficantes bolivianos, diz La Paz

O cartel mexicano Los Zetas e as organizações criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho operam na Bolívia por meio de clãs de traficantes locais, informou o vice-ministro da Defesa Social, Felipe Cáceres.

"Temos informações de que há conexões entre clãs familiares e narcotraficantes com conexões com o PCC de São Paulo e o Comando Vermelho do Rio de Janeiro. Há pouca informação dos Zetas, mas têm contatos e operam aqui", afirmou ontem (15/7) ao jornal boliviano
La Razón.

O cartel Los Zetas, considerado um dos mais violentos do México, foi fundado em 2003 por 31 ex-militares que integravam um grupo de elite do exército mexicano e que desertaram para formar o grupo. Tanto o PCC quanto o Comando Vermelho foram criados em prisões brasileiras: o primeiro, em 1993, na Penitenciária de Taubaté e o segundo, na prisão de Cândido Mendes, Ilha Grande.



Vejam mais em OPERA MUNDI

Multidão debaixo de chuva faz a festa da vitória no Rio e grita "A Dilma é... ousadia!

O primeiro grande comício de campanha, com Dilma e Lula, no Rio de Janeiro, foi emocionante. Eu fui, e os leitores do blog que não puderam ir, podem se sentir representados.

A caminhada da Candelária até a Cinelândia arrastou dezenas de milhares de pessoas que se reuniram na Cinelândia.


Enquanto os discursos não começaram, a praça e as ruas em volta estavam tomadas, cheia de gente circulando, "à paisana" ou "à caráter" com camisetas e bandeiras de seus partidos.



Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA (antes que os fascistas empoleirados no MP o censure)

Brasil, Coreia do Sul e Itália poderão ser sócios do BCIE

O Brasil, a Coreia do Sul e a Itália poderão se transformar em parceiros extrarregionais do Banco Centro-americano de Integração Econômica (BCIE), como parte da ampliação de capital impulsionada pelo organismo, informou hoje o secretário das Finanças da Guatemala, Edgar Balsells.

O alto funcionário guatemalteco, que participa da nona conferência regional anual sobre a América Central e República Dominicana, que termina nesta sexta-feira em Tegucigalpa, disse que os governadores do BCIE recomendaram às autoridades do organismo continuar com o processo de ampliação.


A notícia, da EFE, está no Google Hosted News.

Pernas robóticas fazem cadeirantes voltar a andar

Rex Bionics, da Nova Zelândia, finaliza os testes de um exoesqueleto robótico que, controlado por joystick, ajuda até a subir escadas.

A empresa Rex Bionics, da Nova Zelândia, tem trabalhado em uma maneira tecnologicamente admirável de fazer com que cadeirantes voltem a andar.


Continue lendo no IDGNow!, e aproveite para ver o vídeo, e se impressione.

Pré-eclâmpsia mata ao menos duas gestantes por dia no Brasil

Poucos casais que planejam ter filhos já ouviram falar em pré-eclâmpsia. Mas a doença, que acomete 5% das gestações em todo o mundo, é a principal causa de mortalidade materna no Brasil – ao menos duas mulheres morrem a cada dia por causa do problema, segundo o professor do departamento de obstetrícia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Nelson Sass. O médico preside o 1º Simpósio Internacional de Pré-Eclâmpsia, realizado neste fim de semana em São Paulo.

“Identificar precocemente a doença é fundamental para proteger a mãe e o bebê”, diz o médico. As consequências graves da pré-eclâmpsia para a mulher fazem dessa condição a principal causa de partos prematuros no país, com risco de danos neurológicos para a criança.


Continua no UOL Ciência e Saúde.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Serra ataca de novo o Mercosul. Valentia, só com os fracos

Seguindo na sua linha de que bom mesmo é ser amigo dos ricos, José Serra voltou a atacar hoje o Mercosul. Segundo ele disse à Folha, o Brasil teria mais chances sozinho de fechar, de forma ágil, um acordo com a União Europeia, sem depender do Mercosul. “Seria importante ter uma flexibilização das regras do Mercosul. O Brasil tem condições de avançar mais sozinho”, disse o tucano.

Ele fez críticas à política externa do governo Lula. Serra disse que “o Brasil investiu muito em estreitar relações com países de pouca relevância no comércio mundial”.
Não tenho dúvidas que Serra fecharia mais rápido os acordos com os países ricos. É mais rápida a negociação onde o lado mais fraco diz: “sim, senhor”, “certo”, “está bem”, e “seja como o senhor quiser, patrão”.


Vejam mais no blog TIJOLAÇO

Polêmica sobre elogio de Lula a Dilma revela golpismo delirante

Enquanto setores da mídia alimentam o delírio golpista de uma eventual "cassação" da candidatura de Dilma Rousseff por causa de uma simples citação que o presidente Lula fez sobre a ex-ministra, o candidato do PSDB, José Serra, é citado quase diariamente em eventos oficiais do governo de São Paulo, agora comandado pelo tucano Alberto Goldman.

No último período, nada mais nada menos que 29 dos 37 eventos oficiais paulistas foram usados para enaltecer o ex-governador tucano entre os dias 7 de abril e 19 de junho, quando foi interrompida a divulgação dos pronunciamentos no site do governo por conta da legislação eleitoral.

O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) foi o primeiro a registrar que o governador paulista usa e abusa dos eventos oficiais para lembrar as "realizações" de José Serra. Em seu blog Tijolaço, Brizola Neto lista algumas frases de Goldman que não deixam dúvidas de que o governador, quando está sobre palanques do Estado, não só enaltece a administração Serra --sem motivos, diga-se de passagem--, mas revela sua torcida pela eleição do tucano.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Petróleo: Comparar Brasil com Europa é desinformação ou má-fé, afirma Dutra

NOTA

Fui entrevistado ontem, 15, por dois repórteres de O Globo para repercutir a manchete “Europa reduz exploração de petróleo; Brasil acelera”, segundo a qual o Brasil estaria na contramão da Europa nessa questão. Nesta sexta, 16, o diário voltou ao tema, mas omitiu minhas considerações.

O que eu disse foi o seguinte:

- Comparar as estratégias de Brasil e Europa em matéria de petróleo só pode ser fruto de desinformação ou má-fé. Enquanto as reservas do Mar do Norte estão se exaurindo, o Brasil está diante da maior descoberta do mundo nas últimas décadas.


Vejam mais em PT-PARTIDO DOS TRABALHADORES

CUT desafia PSDB para o debate público

Por: Fábio M. Michel, Rede Brasil Atual

Publicado em 16/07/2010, 14:59

Última atualização às 15:20

São Paulo – Manifesto assinado pelo secretário-geral da CUT, Quinto Severo, propõe ao candidato tucano à Presidência, José Serra, e ao PSDB um debate público sobre direitos dos trabalhadores, distribuição de renda e inclusão social, estado democrático com participação popular e valorização do trabalho. Leia a íntegra do 'convite'.


Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

Auditores da receita federal condenam cultura da oposição e da Imprensa em proteger a corrupção

O SINDIFISCO NACIONAL (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), emitiu nota defendendo apuração sobre denúncias de vazamento de informações fiscais, mas condenou interpretações erradas e precipitadas pela oposição e pela imprensa, quando confundem (seja por ignorância ou por má-fé) o mero acesso de auditores à dados de contribuintes para exercício funcional, como violação de sigilo fiscal.
(...)
Opção da elite em proteger a corrupção

Causa estranheza e indignação do povo brasileiro, o fato de dois jornais porta-vozes da elite paulista, demo-tucanos assumidos, publiquem como manchete principal, uma pré-condenação à Receita Federal e a auditores fiscais, funcionários públicos de carreira, a princípio trabalhando contra a sonegação fiscal.

Auditores fiscais tem o DEVER de auditar declarações, seja pelo cruzamento de dados, seja por declarações que caíram na malha fina, seja por fiscalização por amostragem, seja por denúncias fundamentadas, seja por ordem judicial.
(...)

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O início da produção do pré-sal no Espírito Santo

A Petrobras produz nesta quinta-feira (15/7) o primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta (ES), no complexo denominado Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As acumulações do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008.

A produção será iniciada através da conexão do FPSO Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.

O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve, estimado em 29 graus API. A previsão é que atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda este ano.


Mais no blog do Luís Nassif.

A Biblia do Software Livre

Que é software livre? Que é e quais as implicações tem a licença de um programa livre? Como se está desenvolvendo o software livre? Como se financiam os projetos de software livre, que modelos de negócio relacionados a êle estão experimentando? O que motiva aos desenvolvidores, especialmente aos que são voluntários, a envolver-se em projetos de software livre? Como são esses desenvolvedores? Como se coordenam em seus projetos e como é o software que produzem? Em resumo, qual é o panorama geral do software livre? Estes são os tipos de perguntas que trataremos de responder neste texto.

Livro de download gratuito desenvolvido por varios autores coodernados por Jordi Mas.

Idioma: Espanhol.
Tamanho do Arquivo: 39MB.
Formato do arquivo: PDF
Download: BIBLIA SOFTWARE LIBRE


Vejam mais em SEGU-INFO-Seguridad de la Información

Faluja: anatomia de uma atrocidade

David Rothscum
DavidRothscum.blogspot.com

Hoje, 6 de julho de 2010, é o dia em que Chris Busby, Malak Hamdan e Entesar Ariabi publicou seu estudo epidemiológico sobre os problemas sanitários que estão padecendo os habitantes de Faluja. O estudo completo pode ser descarregado grátis em http://www.mdpi.com/1660-4601/7/7/2828/. Pode ser que você nunca tenha ouvido falar dessas pessoas, mas estou seguro de que seus nomes entrarão para os livros de história. A razão deles é que reunirão provas científicas do genocídio que está sofrendo o povo de Faluja em mãos dos imperialistas que invadiram o Iraque. Por desgraça, ainda não se conseguiu muita atenção pelos seus descobrimentos e por isso me sito obrigado a ajuda-los.


Vejam o texto completo em REBELION.ORG

Ataque israelense ao Irã poderia desatar longa guerra, prevê analista

O Cairo, 15 jul (Prensa Latina) Um ataque de Israel contra instalações nucleares do Irã poderia desatar uma longa guerra, e provavelmente não impediria o país persa de adquirir armas atômicas, alertou um artigo publicado hoje na imprensa egípcia.

De acordo com analistas do Grupo de Investigações Oxford, promotor de alternativas não violentas para os conflitos, uma agressão do exército sionista ao país persa dará início a uma beligerância "prolongada".

A previsão destacada na edição desta quinta-feira do jornal The Egyptian Gazette sustenta que caso se consume as ameaças bélicas de Tel Aviv contra Teerã, "dificilmente impediria a eventual aquisição de armas nucleares pelo Irã, e poderia inclusive o animar".

Dentro do prognóstico da situação volátil no Oriente Médio e, em particular, no Golfo Pérsico, o estudo afirma que uma guerra também conduzirá a "a instabilidade e a consequências de segurança imprevisíveis para a região e o mundo inteiro".


Vejam o texto completo em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

CUT responde a José Serra

Escrito por CUT Nacional

Candidato demonstra mais uma vez desequilíbrio. Que ele saiba pelo menos administrar o seguro-desemprego dele

As declarações de José Serra a respeito da CUT demonstram, mais uma vez, o desequilíbrio do candidato e não combinam com o cargo que, em sua vã pretensão, causa-lhe devaneios.

Acusações tolas, deselegantes, pronunciadas na sede de uma outra central.

A CUT vai continuar independente, de luta, de massa, – algo que o PSDB jamais foi e jamais será – e tem orgulho de reafirmar seu compromisso com as mudanças, das quais somos uma das protagonistas.

Esperamos que o candidato, no futuro próximo, saiba administrar de maneira eficiente pelo menos o seu seguro-desemprego, que ele diz falsamente ser sua criação.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT

Barco com suprimentos para Gaza aporta no Egito

Uma embarcação carregada de ajuda humanitária que tinha intenção de chegar à Faixa de Gaza mudou seu curso e acabou aportando no Egito, após alertas da Marinha israelense de que o bloqueio à região ainda está ativo.

Um oficial egípcio confirmou que o barco Amalthea, de bandeira moldávia, mas a serviço da Líbia, chegou ao porto de El Arish, na costa Mediterrânea, e começaria a descarregar.


Mais no UOL Notícias.

Robôs vigilantes sul-coreanos têm licença para matar



Há poucas fronteiras mais protegidas do que a que separa a Coreia do Norte e a do Sul. Que se tornou ainda mais verdadeira no mês passado, quando Seoul confimou o uso de um robô vigilante capaz de detctar calor, voz e movimentos na Zona Desmilitarizada. Com armas.

A unidade de U$ 330.000 servirá na seção central da Zona Desmilitarizada, e é considerada um teste para determinar a viabilidade de uma implantação maior. Ele é armado com uma pistola e um lançador de granada automático de 40mm, que é controlado remotamente por uma central de comando.

Continua no Gizmodo Brasil.

O esforço da Folha para derrubar as ações da Petrobrás

A Petrobras vai fazer o maior lançamento de ações da história. Será peça central para cacifar investimentos essenciais para o desenvolvimento do país nas próximas décadas. É importante que o mercado analise os impactos sobre os acionistas e alerte para riscos e oportunidades do investimento.

Mas a campanha sistemática da Folha contra o lançamento – em um período em que a Petrobras é obrigada a manter o silêncio, por imposição da CVM – começa a chamar a atenção.

Pode ser uma forma recorrente de fazer oposição cega. Mas há interpretações - que estão sendo abraçadas por um público especialista cada vez maior - de que possa haver alguma coisa que vai além da política. Ou seja, beneficiar especuladores que comprariam os papéis na baixa.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.

Tartaruga rejeitada faz amizade com brinquedo



Uma tartaruga do santuário de Tortoise Gardens, na região da Cornualha (sul da Inglaterra), fez amizade com uma tartaruga de plástico.Timid Timmy ("Tímida Timmy" em tradução livre) foi mantida em um viveiro separado depois que outras tartarugas a rejeitaram e a excluíram do grupo.

Para ela não se sentir só Joy Bloors, a dona do santuário, colocou uma tartaruga de plástico em seu viveiro e desde então os dois são inseparáveis. Timmy aparenta demonstrar afeto e traz até comida para Tanya, a tartaruga de brinquedo.

Texto completo, da BBC Brasil, no UOL. Foto sem créditos lá. Com vídeo.

CELSO FURTADO SOBRE O CANDIDATO SERRA EM 2002:

'Ele ladra aux bois, quer dizer, a torto e a direito.Enfim, o sujeito está no sufoco e fala qualquer coisa. É o fim de festa', dizia o saudoso economista brasileiro, ao site do PT, em 13-10.

EM 2010 O 'AUX BOIS' SE REPETE: SERRA SAI DO ARMÁRIO E EMITE UIVOS ANTI-SINDICAIS, COMO A UDN EM 1964.

Em evento nesta quarta-feira (14) promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, o candidato do conservadorismo brasileiro atacou os movimentos sindicais. "A CUT era uma entidade sindical anti-pelega até o PT chegar ao governo. Aí, virou uma entidade super-pelega. Aquilo que havia na época do Jango, quando se falava de pelego, não tem nada a ver com o que tem agora. Eles eram aprendizes de pelegos com relação ao que se tem hoje", declarou o candidato demotucano que abriu guerra contra as lideranças dos trabalhadores depois que foi pego de calças curtas pelas entidades sindicais por propaganda eleitoral fraudulenta. Serra dizia que eram seus os projetos de criação do FAT, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-SP), bem como o do seguro-desemprego, instituído pelo governo Sarney.

Uma inovação do trem chinês

Uma inovação do trem chinês - Como embarcar e desembarcar do trem bala sem parar?

Nenhum tempo pode ser perdido. O trem bala está se movendo todo o tempo.

Há 30 estações entre Beijing e Guangzhou, se ficar parando e acelerando novamente em cada estação desperdiçarão energia e tempo. Meros 5 min de parada por estação (como pessoas idosas e deficientes não podem ser rápidas no embarque e desembaque) resultará em uma perda total de 5 min x 30 estações ou 2.5 horas de tempo de jornada de trem! O Chinês é bastante inovador para propor um novo conceito. Quando o trem chega a uma estação, ele não para.

O passageiro em uma estação embarcada sobre para um conector acoplado no teto do trem ate chegar a proxima estação. Quando o trem chega, não para. Reduz a velocidade, conecta o “vagão” no teto e desconecta o que havia pego na estação anterior.


Vejam mais em PRAVDA.RU


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Radiações perigosas

Tese mostra correlação entre casos de morte por câncer e localização das antenas de telefonia celular

Para evitar exposição prolongada às radiações eletromagnéticas, a engenheira Adilza Condessa Dode usa celular apenas em casos de extrema necessidade. A precaução decorre de estudos que desenvolve há cerca de uma década, com o intuito de descobrir os efeitos físicos, químicos e biológicos da radiofrequência nos seres vivos. Em tese defendida na UFMG, no final de março, Adilza Dode confirma a hipótese de que há correlação entre os casos de óbito por neoplasia e a localização de antenas de telefonia celular, em Belo Horizonte.

Por meio de geoprocessamento, a pesquisadora constata que a região Centro-Sul da capital mineira possui a maior concentração de antenas e a maior taxa de incidência acumulada de mortes por câncer. A menor taxa está na região do Barreiro, que também abriga o menor número de antenas instaladas.

“A poluição causada pelas radiações eletromagnéticas é o maior problema ambiental do século 21”, afirma a engenheira, que, em sua tese, recomenda a adoção, pelo governo brasileiro, do chamado princípio da precaução, aprovado na Conferência Rio-92. Segundo tal premissa, enquanto não houver certeza científica da inexistência de riscos, o lançamento de novo produto ou tecnologia deve ser acompanhado de medidas capazes de prever e evitar possíveis danos à saúde e ao meio ambiente.

Vejam mais no BOLETIM DA UFMG

Independência questionada

Polêmica na blogosfera científica: um respeitado portal aceitou patrocínio para hospedar o blogue de uma gigante da indústria alimentícia – e depois voltou atrás.

Você confiaria em um blogue de nutrição chancelado por uma das maiores empresas de comida industrializada do mundo?

Pois é. Foi com essa questão que o ScienceBlogs – maior agregador de blogues de divulgação científica do mundo – teve de lidar na semana passada.

O ScienceBlogs é reconhecido pela qualidade e confiabilidade do seu conteúdo. O portal foi questionado por uma proposta ousada: publicar um blogue mantido pela PepsiCo, megacompanhia que está por trás do famoso refrigerante e também de dezenas de biscoitos, salgadinhos e produtos que muitos associam à obesidade e a estilo de vida pouco saudável.

De fato, um senhor dilema ético: será que os interesses comerciais da PepsiCo não interfeririam no conteúdo dos textos?

Vejam mais em CIÊNCIA HOJE

Amnistia condena proibição do véu integral em França

A maioria de direita no parlamento francês aprovou a proibição do uso do véu integral. A Amnistia Internacional diz que é "uma violação dos direitos de liberdade de expressão e de religião".

"No geral, os direitos de liberdade de religião e de expressão garantem a todos a liberdade de escolher o que usar ou não. E esses direitos não podem ser limitados, simplesmente porque alguns - ou uma maioria - consideram esta forma de vestir objectável ou ofensiva", acrescentou John Dalhuisen, um dos responsáveis da AI na Europa.

Os deputados da UMP garantiram a maioria dos votos a favor da proibição do véu islâmico integral em espaços públicos, com os socialistas (à excepção de três deputados) e os ecologistas a recusarem-se a participar na votação. O mesmo se passou com os deputados do PCF, à excepção de André Guerin, o relator da comissão que preparou a lei proposta pelo governo e que é um dos seus maiores defensores, com argumentos em torno da luta contra o fundamentalismo islâmico.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Teatro Mágico na mira do esquema Serra de censura

O blog do Noblat publicou uma nota (segue abaixo) esdrúxula que também teria sido publicada em O Globo de hoje.
Só um idiota pode imaginar que ela está em um e em outro veículo à toa.
Isso é ação casada e com fins bastante claros.
O esquema cala boca de Serra foi acionado contra o Teatro Mágico.
O mesmo esquema que tirou Heródoto do Roda Viva e Gabriel Priolli da direção de jornalismo da TV Cultura.
Curioso é que na noite de ontem, Fernando Anitelli, líder da trupe, disse no encontro que participamos e do qual trato na nota abaixo que o Teatro Mágico era impedido de tocar em espaços administrados pelo governo do Estado de SP. Que o grupo estava sendo perseguido.
O leitor deve imaginar o motivo que tem impedido o grupo de se apresentar nesses espaços, né?
Uma dica: é um nome que começa com S e tem cinco letras.
Mais uma dica: trata-se de um instrumento de corte. E pelo jeito também pode ser usado para cortar cabeças que pensam diferente da cabeça do nome do candidato que tomou emprestado o nome do instrumento de corte.


Vejam mais no blog do ROVAI

Agressão fascista acaba com agredido detido e o agressor no hospital

No domingo 11 de julho a Polícia Nacional deteve em Zamora a um homem de origem dominicana depois de uma briga à porta de um bar em Víctor Gallego, acusado de agredir a um fascista.

O elemento ultra-direitista e racista se encontrava no Café Víctor Gallego 21 que durante o mundial de futebol, e como demonstra a foto aparecida na imprensa, tem apresentado bandeiras fascistas em sua porta aproveitando a onda de nacionalismo espanhol que nos ultimos dois meses tem inundado a imprensa, radio e TV.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET


Faluja,pior que Hiroshima

A informação que me acaba de chegar é demasiado importante para ser deixada de lado, nem um segundo… me ponho pois a elaborar este escrito aceleradamente.

Acabo de ver, na o-Jazeera Arabic, no programa de Ahmad Mansour a entrevista com o Professor Chris Dusby.O Professor Busby é cientista e Diretor de Green Audit, bem como secretário científico do Comité Europeu sobre Riscos Radioativos.
Para conhecer mais dados sobre o Professor Chris Busby e seus trabalhos, digitem em Google “Chris Busby Uranium“.O Professor Busby publicou muitos artigos sobre a radiacão, o urânio e a contaminação em países tais como Líbano, Kosovo, Gaza e, por suposto, Iraq.
Seus últimos trabalhos, são os temas que se ocupou o programa emitido na Al Jazeera, e serão os que eu abordarei nestas linhas:

Faluya é uma cidade proibida. Foi submetida a intenso bombardeios em 2004 com bombas de urânio empobrecido e fósforo branco, e desde então declararam-na zona perigosa, o que significa que nem as autoridades fantoches de Iraque nem as forças invasoras/ocupantes de EEUU permitem que ninguém possa realizar nenhum estudo real do que ali sucede.
Faluya está basicamente sob assédio. É óbvio que os estadunidenses e os iraquianos sabem algo e que tratam do ocultar ao conhecimento público. E aí é o­nde o Professor C. Busby entra em cena.
Mas ele foi/é inflexível na busca da verdade do que ocorreu em Faluya em 2004. Por ser um dos melhores cientistas em seu campo, conseguiu uma pesquisa e passou a dirigir uma investigação em Faluya, cujos resultados preliminares publicar-se-ão em duas semanas, confio…



Vejam o texto completo (em português) em KAOSENLARED.NET

O déficit brasileiro é o menor dos membros do G-20

BRASIL E A CRISE INTERNACIONAL


Em 2009 o PIB (produto interno bruto) de todo planeta era de US$ 54,6 trilhões e a divida dos 30 países mais industrializados somava US$ 43,0 trilhões. Ou seja, 78% de tudo que se produzia no planeta;

Desde 2007 até hoje houve um aumento de 7 vezes no déficit das nações pelo repasse de amplos recursos públicos, em grande parte, ao Sistema Financeiro Privado;

Os membros do Mercado Comum Europeu tiveram seus limites financeiros fixados pelo Tratado de Maastricht para que as dividas públicas não ultrapassassem 60% de seus respectivos PIBs. E seus déficits não ultrapassassem a 3% do PIBs.


Vejam mais em GRUPO BEATRICE

Mercenários do capitalismo: não sois benvindos ao Estado espanhol

J. M. Álvarez

Sadios, oferecendo uma imagem que desmente historias sobre os terroríficos carceres cubanos, chegou a Barajas o primeiro grupo de mercenários cubanos acolhidos pelo Estado espanho. Pouco tempo levavam quando começaram a revelar-se comportamentos. Uns clamavam pela presença de um membro da embaixada ianque. Pobre diabos... desejosos de fazer a genuflexão ante o representante do amo para que os despachem rumo aos Estados Unidos.

Alojados em um hotel, muito longe do centro de Madrid, que supunham suntuoso, logo surgiram as críticas: que era um pouco incômodo, que por sorte estariam apenas 3 dias nesse lugar, que havia somente um banheiro na habitação... Chegar ao idílico mundo e receber semelhante porcaria! Eles reivindicam luxo, que na democracia dos milionários, é exclusividade da grande burguesia. Algum aspira trabalhar na Espanha... com 60 anos de idade. É possível que consiga, por caridade, o que se nega a tantos africanos forçados a emigrar por culpa do sistema que êle defende.

No momento o regime de Juan Carlos I se incubirá de seus tratamentos médicos (para quem precise, porque alguns estão estão muito bem), necessidades sanitárias e educação. E os aceitam como inconsequentes. A classe operária consciente, não dá as boasvindas a mercenários defensores do capitalismo privatizador, criminoso e explorador.


Vejam no blog JM ALVAREZ e em LA HAINE.ORG

Juiz absolve Marta Suplicy em processo por improbidade

O juiz Luis Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, absolveu a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, julgando improcedente um processo de 2005 que ela respondia por improbidade administrativa. A sentença saiu na segunda-feira (12) e foi divulgada nesta terça (13).

A ação popular foi movida pelo atual vereador José Police Neto (PSDB), que, na época, também atuava na Câmara Municipal. Marta, que governou entre 2001 e 2004, foi acusada de cancelar, por meio de um decreto criado por ela, empenhos no final de sua administração, gerando dívidas a serem quitadas na gestão seguinte na Prefeitura. A suspensão dos empenhos manteve as contas dentro do limite da Lei Responsabilidade Fiscal.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Positivo Informática entra no mercado de leitores de livros eletrônicos



A briga por espaço no mercado de leitores de livros eletrônicos ganha mais um participante no mês que vem. A Positivo Informática lançará em agosto o Alfa, com tela sensível ao toque de 6 polegadas e 2 Gbytes de espaço para armazenamento de cerca de 1.500 livros. O aparelho mede 8,9 milímetros de espessura e pesa 240 gramas. Inicialmente, o leitor será importado da China.

O Dicionário Aurélio digital, que é vendido pela Positivo, já vem instalado no Alfa e é integrado totalmente à leitura. O Alfa rodará Linux e será capaz de ler os formatos txt, pdf e ePub.

Continua na Folha.com . Destaque do editor.

JB terá apenas versão na Internet

O "Jornal do Brasil", um dos mais antigos do país - que teve a sua primeira edição impressa em 1891 -, vai deixar de circular. A data para o fim da versão em papel será decidida entre quarta e quinta-feira, segundo informou o empresário Nelson Tanure, dono da marca, nesta segunda-feira. Com dívidas estimadas em R$ 100 milhões e vendo a circulação despencar, Tanure tentou encontrar um comprador para o jornal. Sem sucesso na sua empreitada, decidiu manter o jornal só na internet.

- A decisão de acabar com o papel está sendo tomada esta semana. Teremos uma decisão na quarta-feira ou na quinta-feira. Provavelmente, seremos o primeiro jornal a estar apenas na internet. É algo que está acontecendo no mundo todo - disse Nelson Tanure.

Continua no blog do Luís Nassif.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Israel e a Faixa de Gaza (II): Ataque do Exército de Israel mata palestina na Faixa de Gaza

Um ataque do Exército de Israel matou uma palestina e feriu dois de seus parentes na região central da Faixa de Gaza nesta terça-feira (13), afirmaram representantes de um hospital.

Questionado sobre o incidente, no vilarejo de Johar a-Deek, perto da fronteira com Israel, uma porta-voz do Exército israelense disse que soldados abriram fogo contra um palestino suspeito de estar preparando um ataque, mas não deu detalhes sobre o incidente.


Também continua no G1.

Israel e a Faixa de Gaza (I): Marinha israelense cerca cargueiro líbio para Gaza, diz dirigente líbio

Navios de guerra israelenses cercaram na noite desta terça-feira (13) o cargueiro líbio com ajuda à Gaza. A informação foi divulgada por Yussef Sawan, diretor executivo da Fundação Kadhafi, entidade responsável pelo auxílio.

"Navios de guerra israelenses cercaram o cargueiro e ameaçam sua tripulação. Há realmente uma ameaça", declarou Yussef Sawan.

Continua no G1.

Fidel Castro aparece em programa da TV cubana

O ex-presidente Fidel Castro participou nesta segunda-feira de um programa jornalístico da TV estatal cubana, em sua segunda aparição pública em uma semana, as primeiras desde que adoeceu e se afastou do poder, em 2006.

Aparentando estar recuperado, o revolucionário de 83 anos apareceu em uma entrevista, aparentemente gravada, no programa "La Mesa Redonda". Vestindo agasalho cinza e preto, iniciou sua participação advertindo, com voz pausada, sobre o "risco iminente de uma guerra" no Oriente Médio.


Continua na Reuters.

Vale conferir também:

- Presidente ruso dice que Irán está cerca de poseer el potencial para crear arma nuclear.

- Fidel Castro afirma que un ataque de EEUU e Israel contra Irán desatará una guerra nuclear.

Cuba: Sicko" (S.O.S. Saúde)


“Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana” - (Fidel Castro) “E se alguma criança adormecer na rua é porque quer ver as estrelas......”

Cuba, o­nde as crianças não têm acesso a Play Stations (pelo menos com facilidade).

Nem se sentem inferiorizadas por não vestirem roupas de marca.

Onde os supermercados não apresentam 60 marcas de manteiga diferentes.

E a TV não mente a publicar que os Danoninhos ajudam as crianças a crescer.

Os carros de luxo não abundam.

Nem as malinhas Louis Vuitton.

Mas têm talvez o mais avançado sistema de saúde de todo o planeta.


Vejam o texto completo do Michael Moore em KAOSENLARED.NET

Greve geral no Panamá

Após um ano de governo, o presidente autoritário, Ricardo Martinelli, enfrenta esta terça-feira uma greve geral de 24h (renováveis), em todo o país, convocada pelos principais sindicatos que exigem a revogação da Lei 30, que inclui, entre outras, medidas anti-sindicais.

À greve nacional juntaram-se trabalhadores da construção civil, educadores e professores das escolas públicas, funcionários dos supermercados e os trabalhadores do comércio, da indústria de lacticínios, dos têxteis, do metal e do papel, entre muitos outros sectores da economia. Os trabalhadores e os estudantes da Universidade do Panamá também se juntaram esta greve nacional.


Vejam mais em ESQUERDA.NET




Derrame no Golfo: hora de usar a bomba atômica para tapar o poço ou perder os oceanos

Um informe de especialistas russos adverte sobre o enorme risco que está correndo a vida marinha de todo o planeta por causa da inação da BP e o governo ianque com respeito ao derrame de petróleo no Golfo do México. Segundo Anatoli Sagaliévich, reconhecido explorador submarino russo, o fundo do Golfo do México já ficou "irremediavelmente" destruído e nosso planeta deve começar a preparar-se para um desastre ecológico "muito além de toda a compreensão" a menos que se empreenda "medidas extraordinárias" para deter o fluxo massivo de petróleo. O informe foi preparado por Sagaliévich para o Kremlim. A proposta russa é denotar o fundo do golfo com um dispositivo nuclear, algo que o ex-assessor de energía de George W.Bush, Matthew Simmons, vê como factível.


Vejam mais em URGENTE24


Físico iraniano desaparecido em 2009 reaparece e diz que foi "sequestrado pelos EUA"

Washington assegura que o cientista está nos EUA por sua própria vontade.

Afp
Publicado: 13/07/2010 08:12

Teerã. O físico nuclear iraniano Shahram Amiri, noticiado como desaparecido em junho de 2009 em meio a versões de que havia desertado ou havi sido sequestrado pelos serviços secretos ianques, reapareceu hoje no escritório de interesses de seu país em Washington, afirmou nesta terça-feira a televisão iraniana.

Teerã confirmou hoje que foi sequestrado, enquanto os Estados Unidos asseguram que se encontra neste país por sua própria vontade.

Teherán ratificó hoy que fue secuestrado, mientras Estados Unidos aseguró que se encuentra en este país por su propia voluntad.

Vejam mais em LA JORNADA

Mais dinheiro dos EEUU para a subversão em Cuba

Cubadebate

O Departamento de Estado, através de seu Escritório de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho publicou um Aviso Público para promover solicitações de projetos cujo propósito seja subverter a revolução cubana.

O documento anuncia que Washington tem “aproximadamente” 500 000 dólares disponiveis para ajudar aos chamados presos “políticos” de Cuba, incluindo a seus familiares”. O Aviso acrescenta que a assistência aos presos pode ser proporcionada em forma de dinheiro em espécie ou em produtos materiais.

Como em qualquer país do mundo incluindo os Estados Unidos, em Cuba é condenado pela lei receber dinheiro de uma potência inimiga com fins de subversão ou para intervir na política nacional. Para Washington são "presos políticos" aqueles cubanos condenados pela legislação vigente, depois de comprovados vinculos financeiros e recebimento de instruções de funcionários ianques na Ilha.

O Departamento destinará “aproximadamente” 1 500 000 dólares para programas relacionados com a liberdade para expressar a linha política ianque em Cuba, “especialmente entre os atores, artistas visuais, músicos, poetas, escritores, periodistas e blogueiros”.

Vejam o texto completo em REBELION.ORG

A liberação de presos: uma vitória silenciosa da revolução cubana

Enrique Ubieta Gómez
La isla desconocida

No dia de ontem (quarta-feira 7 de julho), o Arcebispado de Havana tornou pública a decisão do Governo cubano de liberar nos próximos meses a 52 contra-revolucionarios detidos e julgados em 2003, cinco deles de forma imediata. Como resultado dos contatos estabelecidos pelo Governo com o Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana e Monsenhor Dionisio García Ibáñez, presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, havia sido já liberado, por motivos de saúde, outro dos sancionados.

No sistema de prisões de Cuba só é concedida licença extrapenal ao sancionado que - com independência do motivo de seu delito -, apresenta problemas de saúde que são incompatíveis com o regime carcerário. Desde 2004 se haviam beneficiado dessa política habitual outros 21 contra-revolucionários da mesma causa judicial; quadro deles viajaram para a Espanha com suas familias, como parte de um acordo com o governo espanhol.


Desde el año 2004 se habían beneficiado de esa política habitual otros 21 contrarrevolucionarios de la misma causa judicial; cuatro de ellos viajaron a España con sus familias, como parte de un acuerdo con el Gobierno español.

Vejam o texto completo em REBELION.ORG

Charge de Robert Garcia


Robert Garcia em REBELION.ORG

PREPARANDO FUTUROS LEITORES DE VEJA

"O Grupo Abril, através do seu braço educacional, comprou o Anglo Sistema de Ensino, o Anglo Vestibulares e a Siga, especializada na preparação para concursos públicos. O negócio cria a segunda maior rede de ensino do país. O grupo Abril já controla as editoras Ática e Scipione, além do sistema de ensino SER, que tem 350 escolas associadas. Com a aquisição do Anglo, acrescenta mais 500 instituições de ensino ao seu guarda-chuva. Um dos negócios mais rentáveis do grupo Abril é vender publicações didáticas --ou não-- a secretarias estaduais de ensino, sobretudo aquelas administradas por gestões tucanas, como é o caso da de São Paulo, sob o comando do ex-ministro da educação e centurião de Serra, Paulo Renato."

(Carta Maior e o ovo da serpente; 13-07)

Seis meses depois do terremoto, reconstrução ainda não começou no Haiti

Passados seis meses do terremoto que devastou o país e deixou cerca de 250 mil mortos, o Haiti ainda não conseguiu entrar na fase de reconstrução.

Representantes de organismos internacionais ouvidos pela BBC Brasil citam o excesso de escombros pelas ruas como um dos principais sinais da “lentidão” com que o país caribenho vem lidando com o desastre.

“O Haiti ainda vive sob escombros. E enquanto o excesso de entulho e lixo não for recolhido das ruas de formas significativa, a reconstrução continuará para depois”, diz o brasileiro Ricardo Seitenfus, representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti.


Continua na BBC Brasil, disponível também vídeo-reportagem.

domingo, 11 de julho de 2010

Greenpeace e outras ONGs não falam sobre o vazamento de petróleo nos EUA porque estão com a boca entupida de dinheiro da petroleira britânica.

8/jun/10 (Alerta em Rede) – Na edição anterior, analisamos a estranha ausência de manifestações do Greenpeace sobre o catastrófico vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, operada pela British Petroleum (BP) no Golfo do México (e que ainda não foi contido), em contraposição ao escândalo que os bravos “guerreiros do arco-íris” promoveram contra a Petrobras em decorrência do vazamento de petróleo (muitíssimo menor) ocorrido na Baía de Guanabara, em 2000.

Ocorre que o Greenpeace tem companhia – e das boas – em seu paradoxal e eloqüente silêncio sobre o “affair” ambiental que se desenrola no Golfo do México. Segundo matéria de capa publicada no renomado jornal estadunidense Washington Post, algumas das grandes ONGs ambientalistas que atuam no nos EUAs também silenciaram sobre o episódio por causa das suas ligaçõe$ com a BP. Em português não tão castiço, porque têm o “rabo preso” com a petroleira britânica. [1] LEIA MAIS NO ALERTA EM REDE.

N.e. - Olhe o saite do Greenpeace, mire o deserto, ouça o silêncio. http://www.greenpeace.org/international/

Centrais sindicais criticam as “mentiras de Serra”

Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) - José Serra votou contra os trabalhadores:
a) Serra não votou pela redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) não votou pela garantia de aumento real do salário mínimo;
c) não votou pelo abono de férias de 1/3 do salário;
d) não votou para garantir 30 dias de aviso prévio;
e) não votou pelo aviso prévio proporcional;
f) não votou pela estabilidade do dirigente sindical;
g) não votou pelo direito de greve;
h) não votou pela licença paternidade;
i) não votou pela nacionalização das reservas minerais.

Por isso, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão de assessoria dos trabalhadores, deu nota 3,75 para o desempenho de Serra na Constituinte.

Revisão Constitucional (1994) - Serra apresentou a proposta nº 16.643, para permitir a proliferação de vários sindicatos por empresa, cabendo ao patrão decidir com qual sindicato pretendia negociar.LEIA MAIS NO BLOG DO MIRO.