sábado, 6 de novembro de 2010

A visita do Papa a Santiago não cumpre as expectativas de público

O governo galego tinha investido uns três milhoes de euros convicto de que a Galícia ia converter-se hoje no centro de atenção mundial, mas horas depois, é a decepção de comerciantes, hoteleiros e fiéis que inunda Santiago.


Vejam mais detalhes em EL PAIS.COM

Os presos antifascistas iniciam novos períodos de greve de fome

Segundo informa o site www.presos.org.es, os presos políticos Manuel Arango Riego, Marcos Martín Ponce, Mª Jose Baños Andujar, Mari Ángeles Ruiz Villa, Suso Cela Seoane, assim como presas políticas da prisão de Brieva iniciariam um período de greves de fome para combater as práticas impostas por instituições penitenciárias, ao que se somariam eventualmente outros presos políticos no resto das prisões espanholas.


Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Derrotados tentam iugoslavizar o Brasil pela Internet

Mauro Carrara

Primeiramente, estes são os derrotados: o PSDB, o DEM, o PPS, as Organizações Globo, a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, a Editora Abril, a TFP, a Opus Dei, os monarquistas, os falsos pastores evangélicos liderados por Piragine, a ala reacionária do episcopado católico e parcelas privilegiadas das classes médias urbanas do centro-sul do país.

Seguindo a velha cartilha golpista, essa confusa coligação quis ver na conduta dos setores progressistas uma ameaça à democracia. Seus líderes redigiram manifestos em defesa da unidade nacional, da liberdade de expressão e da tolerância. Meteram ali as assinaturas de celebridades e sub-celebridades da direita escancarada, da direita enrustida e de três ou quatro trânsfugas do esquerdismo.


Vejam o texto completo em GRUPO BEATRICE

Atentado contra o Juiz que investiga tentativa de golpe no Equador

O Magistrado trabalhava com vários processos judiciais relacionados à sublevação policial, tentativa de golpe de Estado e tentativa de assassinato do Presidente da República...

AS SIMPATIAS GOLPISTAS CONTINUAM ATUANDO EM EM QUITO: Indivíduos não identificados ingressaram no domicílio do Juiz, explodiram e posteriormente incendiaram um veículo de propriedade do magistrado de Flagrancia, Juan Pablo Hernández.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Fracasso da 'operaçom Ratzinger' na Galiza - Quem vai pagar o negócio falido: Feijó, Bugalho ou o povo galego?

O balanço da delirante aposta económica das instituiçons públicas (com o dinheiro de todos e todas nós) fica eloqüentemente resumido pola assistência final à capital galega para ver o líder da seita católica. As 200.000 pessoas anunciadas polo governo do PP e apoiadas polos governos espanhol (PSOE) e compostelano (PSOE+BNG) ficárom reduzidas a 15.000, no cálculo mais optimista.

Dificilmente poderemos acreditar em que a jornada tenha deixado, como prometêrom os dirigentes do PP e do PSOE, 30 milhons de euros de lucros para Compostela e Galiza.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Safatle: Serra fundou o Partido da Direita Cristã. O Tea Party

Numa entrevista ao Caderno ‘Sexta-Feira e Fim de Semana’, do jornal Valor Econômico, o professor e filósofo Vladimir Safatle, da USP, mostrou de forma brilhante o sinistro legado que José Serra deixou para a política brasileira: a criação de uma corrente de diretia radical que, nos EUA, se chama de Direita Cristã e, no momento, paralisa o sistema político americano com o movimento Tea Party.

O sinistro do legado da campanha calhorda – como diria o Ciro Gomes – do aborto é, segundo o Safatle, que Serra destampou um monstro que a habilidade política brasileira escondia no armário.


Vejam mais detalhes no blog CONVERSA AFIADA

Depois da eleição....Moradores da favela em SP apanham da polícia

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM), segurou a remoção de pessoas de cerca de 200 barracos na favela de Paraisópolis (zona sul de SP) para não atrapalhar a campanha do candidato aliado José Serra(PSDB), mas ontem, Kassab mandou jogar os moradores na rua e foi marcada por um tumulto no início da tarde de ontem.

Policiais jogaram bombas de gás lacrimogênio nos moradores, para evitar tumulto, segundo guardas-civis municipais que estavam no local.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Plantação de maconha no Facebook?

Um novo jogo lançado para a rede social Facebook pode deixar Farmville de lado e emplacar como um alternativa bem menos careta para o popular game de fazendas. Pot Farm, equivalente em inglês para fazenda de maconha, permite que você crie sua própria fazenda e plante a erva livremente.


Mais informações no Olhar Digital.

Vídeos mostram soldados ingleses praticando tortura contra iraquianos

Vídeos divulgados nesta sexta-feira (05) mostram soldados ingleses praticando tortura e maus tratos contra prisioneiros iraquianos em um centro de interrogatórios do Serviço Secreto Militar britânico, que já está sendo chamado de "Abu Graib britânico", em referência à prisão iraquiana.

Os vídeos foram trazidos à tona durante julgamento na alta corte britância e foram revelados por cerca de 200 ex-combatentes britânicos.


Mais no UOL Notícias.

Atentado suicida em mesquita no Paquistão mata ao menos 50

Pelo menos cinquenta pessoas morreram em um atentado suicida em uma mesquita na vila de Darra Adam Khel, cerca de 40 quilômetros ao sul de Peshawar, capital da província no noroeste do noroeste do Paquistão, nesta sexta-feira (05), segundo balanço comunicado pelas autoridades locais.

De acordo com relatos da imprensa local, o Taleban paquistanês assumiu a responsabilidade pelo ataque. Ainda segundo a mídia, um homem-bomba suicida adolescente foi o detonador da bomba.


Continue lendo no UOL Notícias.

Charge do Bessinha


Visto no blog BRASIL! BRASIL!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Serra critica Lula na França e ouve: "Por que não te calas?"

Homem na plateia de congresso reagiu


Derrotado nas urnas, o ex-candidato tucano à presidência, José Serra, participou nesta sexta-feira do encerramento do XI Fórum de Biarritz, no sul da França - dedicado a analisar as relações entre América Latina e União Europeia (UE) - a acusou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de desindustrializar o país e fazer "populismo" de direita em matéria econômica. Da plateia, um homem reagiu e gritou: "Por que não te calas?"

Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL


Sindicato dos Bancários de São Paulo participa de congresso no Japão

Evento em Nagasaki discutirá política a ser adotada pelos trabalhadores em todo o mundo nos próximos quatro anos

Por: Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo – Com a participação de cerca de 3 mil representantes de 900 sindicatos de mais de 200 países, será realizado entre os dias 9 e 14, em Nagasaki, no Japão, o Congresso Mundial UNI Sindicato Global.

O evento discutirá a política a ser adotada pelos trabalhadores em todo o mundo nos próximos quatro anos, além de eleger a nova direção da UNI. Filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que integra a UNI (Union Network International, entidade sindical que reúne trabalhadores do setor de serviços de todo o mundo), o sindicato terá representantes no congresso.

Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL


Filmes vietnamitas para as telas nos EUA

HA NOI — Uma série de novas produções cinematográficas, curtas e documentários de cineastas excepcionais serão apresentados nos EUA numa série intitulada New Voices from Viet Nam.

A ocorrer no próximo sábado, o programa é uma parte de um contínuo esforço educacional e cultural nos EUA lançado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences e pelo Viet Nam's Cinema Department.

(legenda da foto: " Hot stuff: A scene from Dung Dot (Don't Burn), directed by Dang Nhat Minh. – File Photo")

Vejam mais detalhes em VIET NAM NEWS


Simpósio Nacional de História recebe inscrições de atividades

26º Simpósio Nacional História, promovido pela Associação Nacional de História (Anpuh), será de 17 a 22 de julho de 2011, em São Paulo

Foi aberto no último dia 1º o prazo de inscrições de propostas de atividades científicas para o Simpósio Nacional de História. As propostas serão recebidas até 1º de dezembro.

Mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Seminário no RJ discutirá os rumos da nanotecnologia

Evento realizado pela Fiocruz colocará em debate as oportunidades e os desafios dessa tecnologia emergente, em especial na área da saúde

Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e seguindo a tradição dos seminários da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), o 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente será realizado de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro.

Mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

O exército dos EE.UU. já tem seu comando cyber-espacial

O artigo off-topic de domingo tem a ver com uma notícia de domingo estamos acompanhando desde o ano passado, quando advertimos que se vinha Skynet: Primeiro foi a força aérea dos EE.UU. a que apresentou suas "cyber-alas" para projetar seu cyber-poder em todo o mundo; agora é a vez do exército dessa superpotência preparando-se para o armagedón digital deixando somente à marinha e ao NSA para que façam o próprio.


Vejam mais detalhes em VIVA LINUX

Criada vacina contra o Alzheimer; ainda não foi testada em seres humanos

Dpa
Publicado: 05/11/2010 11:36

Gotinga, Alemanha.- A Universidade de Medicina da cidade alemã de Gotinga anunciou hoje a criação de uma vacina com a qual se pode deter o Alzheimer, pelo menos em ratos.

Segundo assegurou o professor Thomas Bayer à agência Dpa, a vacina também pode ser utilizada em seres humanos. Segundo seus cálculos, em dois anos no máximo poderá ser testada em pacientes de Alzheimer.

Vejam mais detalhes em LA JORNADA

Apropriação indébita: como os ricos estão tomando nossa herança comum

Ladislau Dowbor.

Hoje 95% do milho plantado nos EUA é de uma única variedade, com desaparecimento da diversidade genética. O livre acesso às composições de Heitor Villalobos será a partir de 2034. Isto está ajudando a criatividade de quem? Patentes de 20 anos há meio século atrás podiam parecer razoáveis, mas com o ritmo de inovação atual, que sentido fazem? Já são 25 milhões de pessoas que morreram de Aids, e as empresas farmacêuticas proibem os países afetados de produzir o coquetel. Há um imenso enriquecimento no topo da pirâmide, baseado não no que estas pessoas aportaram, mas no fato de se apropriarem de um acúmulo historicamente construído durante sucessivas gerações.

Acusado de torturar Dilma sofre ação do MPF

São Paulo – Quatro militares acusados de envolvimento em desaparecimentos e torturas sofrem, a partir desta quinta-feira (4), ação que pede a responsabilização pelos atos. O Ministério Público Federal em São Paulo quer a declaração de responsabilidade civil dos ex-integrantes da Operação Bandeirante (Oban), órgão de repressão da ditadura militar (1964-85).

Como, por enquanto, não há possibilidade de implicação penal, a ideia é que os possíveis réus sejam condenados a pagar indenização à sociedade, percam as aposentadorias e ajudem a União a cobrir os gastos de indenizações a vítimas.

Os procuradores apontam o envolvimento dos militares reformados das Forças Armadas
Homero Cesar Machado, Innocencio Fabricio de Mattos Beltrão e Maurício
Lopes Lima e do capitão reformado da Polícia Militar de São Paulo, João Thomaz, em 15 casos.

Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EUA se recusam a investigar abusos, diz fundador do WikiLeaks

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, desafiou nesta quarta-feira os Estados Unidos a averiguarem as denúncias de torturas e guerra suja no Iraque e Afeganistão se não quiserem perder credibilidade perante o mundo, ao mesmo tempo que denunciou tentativas de destruir o site que revelou milhares de documentos secretos.

(...)

Também falou que os "Estados Unidos não abriram nem uma só investigação sobre os casos denunciados, ao contrário de outros países, como Reino Unido e Dinamarca, que anunciaram investigações". "Por outro lado, Washington realiza uma investigação agressiva sobre nossa organização, com ameaças públicas, e pediram para destruirmos todos os documentos que temos, o que não aceitamos", assinalou.


O texto completo pode ser visto no Terra.

Cientistas desenvolvem maneira de apagar memórias em ratos

Pesquisadores do Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram uma forma de apagar partes específicas da memória de ratos de laboratório, de forma permanente. As informações são do site TG Daily.

Os cientistas conseguiram identificar proteínas que agem em neurônios cujas atividades estão relacionadas com o medo em ratos, e também em humanos. Retirando estas proteínas de uma região específica do cérebro, os pesquisadores acreditam que podem eliminar não apenas a sensação de medo, mas também apagar lembranças traumáticas, explica o site.


A notícia continua no Terra.

Querem vitimizar Nordeste, diz Movimento SP para Paulistas

A atendente de suporte técnico Fabiana Pereira, 35 anos, uma das articuladoras do Movimento São Paulo para os Paulistas, sai em defesa da estudante de direito Mayara Petrusco, apontada como uma das responsáveis por desencadear a onda de manifestações preconceituosas contra os nordestinos na internet após a vitória de Dilma Rousseff (PT).


Continue lendo, inclusive a entrevista, no Terra Magazine.

Primeira mulher rabino em 75 anos é ordenada na Alemanha



Pela primeira vez em 75 anos, uma mulher foi ordenada rabino nesta quinta-feira na Alemanha, marcando a retomada de uma comunidade judaica devastada pela Shoah (Holocausto).

Alina Treiger, 31 anos, originária da Ucrânia, tornou-se sacerdote do culto judaico durante cerimônia emocionante em uma sinagoga do oeste de Berlim, que contou com a presença do presidente, Christian Wulff.

Ela é a segunda mulher ordenada na Alemanha. A primeira, também do mundo, a conseguir o título foi Regina Jonas, em 1935 - assassinada em Auschwitz em 1944, aos 42 anos.


Continue lendo no Terra. Foto com crédito para a AFP.


Marcadores: "judaísmo", "rabinato"

Justiça dos EUA reafirma condenação de americana por piratear música na web

No terceiro julgamento sobre o mesmo caso, Jammie Thomas-Rasset foi conenada a pagar 1,5 milhão de dólares pelo compartilhamento de 24 músicas.

Um júri federal dos Estados Unidos ordenou esta semana que a americana Jammie Thomas-Rasset pague 1,5 milhão de dólares a seis empresas de música pela pirataria de 24 músicas protegidas por direito de autor, no terceiro julgamento sobre o mesmo crime.

A nova sentença, divulgada pela corte federal de Minnesota na quarta-feira (3/11), reduziu em mais de 400 mil dólares uma sentença de junho de 2009, que pedia o pagamento de 1,92 milhão de dólares às empresas. No primeiro julgamento do caso, em 2007, a Justiça havia sentenciado a ré a pagar 222 mil dólares.


Continue lendo do IDGNow!


O Brasil no novo IDH

O Brasil é o 73º no ranking de 169 nações e territórios da nova versão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que passou por uma das maiores reformulações desde que foi criado, há 20 anos. O índice brasileiro, de 0,699, situa o país entre os de alto desenvolvimento humano e é maior que a média mundial (0,624). Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, o resultado é parecido com o do conjunto de países da América Latina e Caribe (0,704).


Confira no blog do Luís Nassif.

Ministro da Defesa ataca estratégia militar de EUA e Otan para o Atlântico Sul

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez um forte ataque às estratégias militares globais dos EUA e da Otan (aliança militar ocidental), afirmando que nem o Brasil nem a América do Sul podem aceitar que "se arvorem" o direito de intervir em "qualquer teatro de operação" sob "os mais variados pretextos".

Ele criticou em especial a proposta ventilada nos EUA de "cortar a linha" que separa o Atlântico Sul do Norte para criar o conceito de "bacia do Atlântico".

Lembrou que os EUA não firmaram a Convenção sobre o Direito do Mar da ONU e portanto "não reconhecem o status jurídico de países como o Brasil, que tem 350 milhas de sua plataforma continental sob sua soberania".

"Como poderemos conversar sobre o Atlântico Sul com um país que não reconhece os títulos referidos pela ONU? O Atlântico que se fala lá é o que vai à costa brasileira ou é o que vai até 350 milhas da costa brasileira?"

Também referiu-se a uma "alta autoridade" americana que defendeu "soberanias compartilhadas" no Atlântico. "Ao que nós perguntamos: qual é a soberania que os EUA querem compartilhar, a deles ou a nossa?"


O texto continua na Folha.com .

Sinais trocados: a mídia censora

É um sinal de decadência da imprensa escrita e da mídia dos EUA que, desta vez, a denúncia só tenha sido possível por intermédio de um site mantido por uma ONG quase clandestina, perseguida pelo Pentágono e pela Casa Branca. Mais grave ainda é que os jornais que protagonizaram o vazamento de 1971 procuram minimizar as revelações ou desmoralizar os responsáveis por sua divulgação, desempenhando o papel que há 40 anos foi de Nixon e seus capangas. E a mídia mais conservadora quer que os responsáveis pelo vazamento sejam executados ou caçados como terroristas, nada menos.

Ao se referir aos arquivos, o New York Times produziu como manchete um primor de contorcionismo: “Detidos se deram pior nas mãos de iraquianos, dizem os arquivos”. E as análises do material, de cuja veracidade ninguém duvida, foram acompanhadas por uma minuciosa tentativa de assassinato da reputação do WikiLeaks e seu editor-chefe, o australiano Julian Assange.


Confira o texto completo no sítio da revista CartaCapital.

Chateação

- Dilma subiu nas pesquisas na garupa de Lula (e isso é ruim etc.). Anastasia (o cara mais popular e conhecido da história de Minas e que antes dessa eleição disputou muitas outras... kkkk!) só se elegeu na garupa de Aécio. Dilma é uma desconhecida - ter sido ministra durante 8 anos não vale nada. Mas Aécio é mesmo muito bom!

- Dilma venceu. Agora, quem vai controlar o PT e o PMDB etc.? Se Serra vencesse, quem iria controlar o PSDB? Hein, Eliane Cantanhêde?

- Marta Suplicy perdeu a eleição para a Prefeitura de S. Paulo. Foi para o Ministério do Turismo. "O governo do PT leva derrotados para o ministério". Serra perdeu uma eleição para a Prefeitura de S. Paulo. Foi para o Ministério da Saúde. "O governo do PSDB seleciona os melhores quadros para os ministérios".


Outro texto a ser conferido no Terra Magazine.

Apesar da campanha dura, prevaleceram as lições da democracia

Foi por esta conquista cidadã que os mais pobres votaram pela continuidade das políticas do Governo que ora se encerra. Porém, se para a presidência, eles escolheram pelo bolso e não pela consciência política a pessoa de Dilma Rousseff que representa seus interesses, por que não poderiam fazê-lo? Ora, a classe A não vota segundo seus próprios interesses? Quando as classes D e E escolhem candidatos segundo seus interesses, trata-se de compra de votos? Pior, as classes D e E são compradas por ninharias?

Terminadas as eleições, todavia, a desqualificação continua. Agora, salienta-se o perfil geográfico dos votos associado aos perfis econômicos regionais. Com uma ressalva: Minas Gerais e Rio de Janeiro foram deslocados ao Norte-Nordeste. A desqualificação dos votos dados à Dilma Rousseff, além do ranço preconceituoso, também busca suavizar a derrota do seu adversário a fim de mantê-lo no cenário político.


Confira o texto completo no Terra Magazine.

Mulher coragem

Por Jacques-Alain Miller*

Uma fórmula radical a respeito da coragem pode dizer: as mulheres tem coragem e os homens são covardes. Esto pode ser entendido a partir da referencia fálica, segundo se tenha ou não o órgão que, no corpo, encarna o significante fálico: os homens tem algo a proteger. Um homem é um dono. É essencialmente um dono; administrará melhor ou pior sua propriedade, mas está condicionado por ela. As mulheres, com respeito à referência fálica, não tem nada a perder. Não ter nada a perder pode outorgar uma coragem sem limites, mesmo assim feroz: mulheres que, para salvar o mais precioso, estão preparadas para até o fim sem deter-se, dispostas a lutar como querem.


Vejam o texto completo em PÁGINA/12

Yo no te espero!

En defensa de la laicidad!

Ante la visita a Barcelona, dentro de unos días, del máximo responsable de la Iglesia católica, queremos hacer pública nuestra apuesta en defensa de la laicidad, un conjunto de valores que comprende la libertad de conciencia, la autonomía del individuo, la separación entre el Estado y las iglesias de cualquier signo, y la búsqueda de la justicia y del bien común de toda la ciudadanía. La laicidad es un marco de relación que permite a los seres humanos vivir en una sociedad más justa basada en la convivencia pacífica y el respeto mutuo.

Vejam o texto completo em NODO50

Hoje serão apresentadas duas fortes denúncias em Compostela e A Coruña contra o Papa

Tendo em vista a visita de Joseph Ratzinger à Galiza, esta não tem sido as únicas denúncias perante os tribunais . A primeira denúncia foi apresentada em 26 de outubro perante o Juizado de Instrução nº 1 de Santiago de Compostela por Mulheres Transgredindo, um dos coletivos que integra a Rede Feminista Galega.

Mulheres Transgredindo antes de apresentar esta denuncia, já havia realizado outras ações contra a igreja católica como o ya había realizado otras acciones contra la iglesia católica como o precintado simbólico de várias iglejas e da Catedral de Santiago, já que para elas: "O Papa representa a organização que mais dano tem feito às mulheres no mundo desde tempos imemorais". Além disso, o coletivo censura "o financiamento da visita com dinheiro público em tempo de crise" e pede "que as administrações devolvam o dinheiro com que financiam a visita e não contribuam nem um euro a mais à igreja católica".

Vejam mais detalhes em ALASBARRICADAS

Tema de debate no Brasil, benefícios sociais foram fundamentais para desenvolvimento da Suécia

Kenneth Nelson não esquece sua viagem ao Brasil em novembro do ano passado. Sociólogo sueco especialista em políticas de proteção social, ele foi convidado para um seminário em Belo Horizonte onde falou sobre o modelo nórdico de redução da pobreza e desigualdade. Saiu de lá espantado com a desconfiança de que as ideias que apresentou pudessem ser aplicadas à realidade brasileira.


Vejam mais detalhes em PATRIA LATINA

EUA: MAIS US$ 600 BI NUMA ECONOMIA QUE NÃO REAGE

Harry Potter é culpado por extinção de corujas na Índia



O ministro do Meio Ambiente indiano Jairam Ramesh culpou os fãs de Harry Potter pelo desaparecimento das corujas selvagens no interior do país, afirmando que as crianças agora as caçam para tê-las como animais de estimação, imitando o bruxo da série de livros ingleses.



Continue lendo a notícia, da AFP, no IG. Foto: Getty Images, no IG.


Marcadores: "fauna", "extinção", "coruja", "corujas"

Mídia social em eleição tem força, mas é relevante?

O indivíduo agora pode se autorrealizar através da livre expressão com poder global, praticamente convergindo à eternidade.

As pessoas, enfim, podem se manifestar em larga escala e publicamente, tendo sua voz amplificada pelas inúmeras redes sociais, mesmo quando na surdina dos comentários em perfis alheios. E não mais sendo abafada pela multidão desinteressada do bar ou de outras praças menos afeitas ao debate.

É claro, tudo isso ainda carece de maturidade e as pessoas tendem a repetir os padrões atuais sem se atualizar do potencial virtual: emitem opinião sem fundamento, buscam ter razão mesmo sustentando-se em copy+paste de textos prontos e pouco incidem no debate confrontando ideias, respeitando posturas distintas.

Tudo isso já existe na sociedade, mas agora é amplificado em larga escala.


Confira o texto completo no Webinsider.

Turquia reestabelece proibição ao YouTube no país

Um tribunal turco reinstaurou a proibição de 30 meses de acesso ao YouTube poucos dias depois da página ter tido seu acesso liberado no país. O site está envolvido em uma disputa sobre remoção de conteúdo considerado ilegal no país.

O acesso ao YouTube, unidade do Google, está bloqueado pelo governo turco desde maio de 2008 depois que usuários colocaram vídeos que, segundo a Turquia, ofendem o fundador da república, Mustafa Kemal Ataturk.

No sábado, um tribunal de Ancara revogou a proibição, que gerou muitas críticas em torno das leis restritivas sobre a Internet na Turquia.


A notícia, da Reuters, está disponível no UOL Tecnologia.

A tramitação do AI-5 digital

No início de outubro, em um Congresso Nacional esvaziado enquanto o Brasil discute as eleições, o Projeto de Lei (PL) 84/99 do senador Eduardo Azeredo, do PSDB de José Serra, foi aprovado em duas comissões na Câmara.

Também conhecido como "AI-5 digital", uma referência ao Ato Institucional nº 5 que o regime militar baixou em 1968 para fechar o parlamento e acabar com a liberdade de expressão, o PL permite violar os direitos civis, transfere para a sociedade a responsabilidade sobre a segurança na internet que deveria ser das empresas e ataca a inclusão digital.

O projeto de Azeredo passa também a tratar como crime sujeito a prisão de até três anos a transferência ou fornecimento não autorizado de dado ou informação. Isso pode incluir desde baixar músicas até a mera citação de trechos de uma matéria em um blog.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fecha-se o ciclo em que o vencedor foi Lula

Lula compreendeu perfeitamente os novos tempos. Entendeu que não se construiria um grande país sem povo. Enquanto Palocci, Dirceu e Meirelles tratavam de acalmar mercado e grandes empresas, Rossetto, Patrus e as secretarias sociais colocam em marcha políticas sociais que mudariam a face do país.

E aí se entra em um campo dos mais relevantes: a tecnologia social, a compreensão sobre o universo de dificuldades da agricultura familiar, dos miseráveis.

É nesse momento que ficaram claras as diferenças entre o projeto do PSDB e do PT. Nem que desfraldasse bandeiras de promoção social o PSDB conseguiria implementá-las pela falta de base social.


O texto completo no blog do Luís Nassif.

O obsceno poder da imprensa chilena

Novas gerações de jornalistas já colocaram em marcha campanhas paralelas, cuja força se soma às anteriores e estão colaborando para gerar uma visão e uma consciência mais crítica sobre a atuação dos meios de comunicação. Uma destas ações, impulsionada pela Rede de Meios dos Povos, aponta a máquina midiático-institucional que criminaliza legítimos protestos sociais. Tal como ocorreu durante a ditadura, os meios julgam e condenam, organizando o espectro social sob uma única e muito enviesada visão. As coberturas jornalísticas da TVN, do Canal 13, do El Mercúrio e de La Tercera denunciam os setores mobilizados da sociedade, com o uso freqüente e arbitrário de qualificativos como “criminoso”, “delinqüente”, “antisocial” e “terrorista” para se referir a manifestantes e ativistas. O tratamento dado à comunidade mapuche e aos grupos de jovens que são contra o atual sistema é eloqüente a respeito dessa prática.

Confira o texto completo sobre a imprensa chilena na Agência Carta Maior.

Mayara Petruso de novo: a xenófoba, estudante de direito, foi DEMITIDA!

O escritório Peixoto e Cury Advogados, de São Paulo, confirmou hoje que a estagiária e estudante de Direito Mayara Petruso não faz mais parte de seu quadro de funcionários.

A assessoria do escritório se nega a dizer quando e o motivo pelo qual a jovem deixou o emprego.

"O Peixoto e Cury Advogados confirma que a estudante de Direito, Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório. Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", afirmou, em nota, o escritório.


Vejam mais detalhes no blog
D.E.S.A.T.U.A.L.I.D.A.D.E.S

A campanha permanente: como Obama perdeu o controle da Câmara

por Luiz Carlos Azenha

Não vou entrar no campo da opinião sobre os motivos que levaram Barack Obama a perder o controle da Câmara dos Deputados na eleição americana de 2010, comprometendo as chances de sua reeleição em 2012. Quem sabe mais tarde. No entanto, pretendo ressaltar alguns aspectos que, ainda que indireta e remotamente, nos dizem respeito.

Como vocês sabem, o voto nos Estados Unidos não é obrigatório.

De certa maneira, ganha o partido que consegue mobilizar o maior número de eleitores para ir às urnas.

Foi aí que Barack Obama perdeu. O analista de pesquisas Mark Penn escreveu, no Huffington Post: apenas 11% dos eleitores que compareceram para votar nos Estados Unidos tinham entre 18 e 29 anos de idade; em 2008, quando Obama se elegeu, foram 18%. O voto dos hispânicos e dos negros também caiu de forma dramática. E o conservadores compareceram em peso: foram 41% agora, contra 34% em 2008.

Vejam o texto completo no blog do AZENHA

Em livro de memórias, Bush justifica ‘tortura’ de mentor do 11 de setembro

O ex-presidente americano George W. Bush admitiu ter autorizado “técnicas duras de interrogatório” contra o suspeito de ser o mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 em seu livro de memórias, Decision Points, que será lançado na semana que vem.

Em trechos do livro obtidos pelo jornal The New York Times, Bush defende sua decisão, dizendo que quando a CIA (a agência de inteligência americana) o questionou se poderia submeter Khalid Sheikh Mohammed a um afogamento simulado, ele teria dito: “Com certeza”.

Leia na BBC.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lavareda: Alta rejeição impediu crescimento de Serra

Um índice de rejeição alto explica a dificuldade do candidato derrotado à presidência, José Serra (PSDB), ganhar votos neste segundo turno, comenta o cientista político Antonio Lavareda. Serra teve 43 milhões de votos, 10 milhões a mais do que no primeiro turno, porém insuficientes para uma virada. Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidente com 55,7 milhões de votos, 8 milhões a mais do que os do primeiro turno.


Continue lendo no Terra Magazine.

A vitória de Dilma que o PIG não mostrou



O Estadão atribuiu a vitória ao Lula.

O Globo diz que Lula elege Dilma e aliados já articulam sua volta em 2014.

A Rede Globo ficou o dia inteiro mostrando o Faustão e escondendo a vitória de Dilma e para piorar não mostrou a festa da população nas ruas comemorando a vitória da primeira mulher Presidente do Brasil.

Assim é o PIG – Partido da Imprensa Golpista… sempre escondendo dos brasileiros suas vitórias e conquistas.

Lula não precisou do PIG (não almoçou com eles).

Dilma também não precisará.


Continue lendo no blog Dilma Presidente. Na foto, a comemoração da vitória na Av. Paulista, São Paulo, Capital. Mais fotos de comemoração pelo Brasil, .

A doença do preconceito

Nem bem terminou a eleição e começaram a pulular na internet as mais grosseiras e violentas manifestações de racismo, intolerância e preconceito contra os nordestinos, que, na visão de parte de quem votou em Serra, foram os principais responsáveis pela sua derrota.


Continue lendo nas Crônicas do Motta.

Trens de levitação magnética aparecerão em Pequim até 2012


Os trens de levitação magnética (Maglev) aparecerão em Pequim até 2012, anunciaram hoje as autoridades urbanas citadas pela mídia.

A ferrovia S1 de dez quilometros de extensão começará a ser construída em dezembro próximo e unirá os distritos de Pingyuan e Shiguan situados a oeste de Pequim.

Vejam mais detalhes em RIA NOVOSTI

Dilma encaminha ao presidente lista da equipe de transição

A presidenta eleita, Dilma Rousseff (PT), encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a relação de cerca de 30 pessoas que deverão integrar a equipe de transição. Não foram divulgados os nomes.

Conforme a lei, a equipe de transição será nomeada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União. O início dos trabalhos está previsto para a próxima segunda-feira (8).


Vejam mais detalhes em JORNAL DO BRASIL

A fitoterapia no mundo atual, editorial da revista "Química Nova"

"O Brasil precisa avançar no campo da fitoterapia. Este avanço depende de uma forte campanha de esclarecimento público"

Leia o editorial assinado por Vitor F. Ferreira, pesquisador do Instituto de Química da UFF e editor de "Química Nova" e Angelo C. Pinto pesquisador do Instituto de Química da UFRJ e editor do "Journal of Brazilian Chemical Society" (JBCS):

Por trás da beleza da natureza esconde-se uma guerra surda pela sobrevivência dos mais aptos. As plantas para sobreviver e evoluir têm que competir por espaço e se defender do ataque de herbívoros e patógenos, em geral. Neste embate de milhões de anos, as plantas foram desenvolvendo suas próprias defesas químicas.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

A festa da democracia brasileira

O Brasil votou! São quase 135 milhões de pessoas utilizando de uma tecnologia ultramoderna, que gera rapidez e segurança na apuração. A divulgação dos resultados é rápida, impedindo riscos e nervosismo. Estamos assim, ao lado da índia e dos Estados Unidos – malgrado diferenças – como uma das maiores democracias do mundo. Chegamos ao dia definitivo das escolhas nacionais com calma, sem ameaças ou conflitos.

A maioria do país trabalha como de costume, preocupada com o virtual empate na liderança do campeonato brasileiro ou com mais uma sucessão de crimes violentos. Enquanto isso faz uma pausa para votar de forma ordeira e participativa. Mas, uma parcela da opinião pública – e da mídia - declara a democracia no Brasil em risco. Alguns dos acontecimentos em torno do processo eleitoral, como publicado nos grandes jornais, talvez dêem a impressão que vamos mal na gestão da nossa democracia.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

“De repente, não mais que de repente”. E para sempre

Por Carla M.

Antes de descrever o significado do processo eleitoral de 2010 para mim, é necessário que me apresente e conte um pouco sobre a minha relação com a política.

Meu nome é Carla, tenho 34 anos. Cresci numa família de classe média (mais baixa do que alta), estudei num dos melhores colégios de Belo Horizonte (apesar de ser carioca, cresci em BH) – meus pais sempre se esforçaram para que a educação de seus filhos fosse a melhor possível. Sempre convivi com pessoas ricas, de tradicionais famílias mineiras. Contudo, isso nunca fez de mim uma adolescente fútil (por ir na onda dos colegas) ou revoltada (por não poder ter o que os colegas tinham). Muito pelo contrário, meus pais, dentro de suas limitações, nunca me deixaram faltar nada e, desde que me entendo por gente, colocaram o chão bem firme sob meus pés. Eu sempre tive a noção do tamanho dos nossos passos.

Contudo, apesar de tanta realidade e consciência sempre me rondando, preciso confessar que o posicionamento deles sempre foi um tanto reacionário… Aquele do discurso aprendido, e sempre repetido, de que “O Brasil não tem jeito…”, “Nunca vai dar certo…”, “Político é tudo igual…” (E, na maioria das vezes, era assim mesmo. Bom, estou me adiantando. Deixa eu continuar a narração sem me atropelar…).

Vejam o texto completo da Carla no blog TIJOLAÇO do Brizola Neto em "Hoje, o leitor é o autor".

Twiteiros denunciam: Serra ao vivo, sábado à noite, no twitcam

por Conceição Lemes

O artigo 4º da legislação eleitoral atual determina:

É vedada, desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política no rádio ou na televisão – incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão que operam em UHF, VHF e por assinatura –, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único).

Ou seja, isso vale desde a zero hora de sábado. O descumprimento é crime eleitoral.

Pois nesse sábado às, 19h56 – 12 horas antes do início da votação — o candidato José Serra (PSDB) entrou na Rede Mobiliza, para interagir com eleitores pelo twitcam, tendo atrás dele material de propaganda.

Um eleitor do Rio de Janeiro denunciou o fato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de a transmissão começar: José Serra – Crime eleitoral ao vivo – Campanha ilegal. Mais precisamente às 19h54, quando a rede do candidato, anunciava a participação do candidato ao vivo dali a instantes. Para comprovar, anexou imagens da transmissão.


Vejam mais detalhes e os comentários em VI O MUNDO

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Campanha 2010: “melhores” momentos

Haverá muitas análises sobre os motivos da vitória de Dilma Rousseff nas eleições de 2010. Mas sem dúvida um dos motivos da sua eleição chama-se José Serra. É claro que ele encarnou o projeto anti-popular e anti-democrático da coligação PSDB-DEM. Também é claro que para sua candidatura acorreu a nata da escória política brasileira: os saudosos da ditadura, os TFP, a Opus-Dei, mais aqueles que não suportam ver pobre comprando em shopping.

Com isso tudo e para além disso, Serra revelou-se um candidato medíocre, sem luz própria, correndo atrás do eleitorado com frases de efeito e de ocasião. Assim, num primeiro passo, proponho aos leitores uma enquete sobre quais teriam sido os momentos mais ridículos dessa campanha. Alguns deles foram brutais, mas nem por isso deixam de ser ridículos.

1) Serra demora para se declarar candidato, quando todo mundo já sabia que ele seria.

2) Serra começa a novela da escolha do seu vice.


Vejam mais em CARTA MAIOR

NEM O APARTHEID DERROTARIA DILMA


Mesmo que o Nordeste - onde Dilma teve 10.717.434 de votos a mais do que Serra - fosse excluído do acesso às urnas, como acalentam o elitismo preconceituoso e a extrema direita política, ainda assim a petista venceria o tucano por um saldo de 1,3 milhão de votos, ou 0,9%.

(Carta Maior, com Valor; 02-11)

Charge do Allan Macdonald


Aritmética para tubarões

Visto em KAOSENLARED.NET

Charge do Bessinha


Charge do Bessinha vista no blog BRASIL! BRASIL!
Celso Lungaretti

Quem acompanha meu trabalho, não precisou esperar até este domingo (31/10) para saber quem venceria a eleição presidencial.
Doze dias antes, em 19 de outubro, eu cantei a bola, no meu artigo O diabo trapaceou Serra: tomou-lhe a alma sem dar nada em troca:
"...Serra não encontrou o mapa da mina.

"...Uma mudança surpreendente do quadro só seria possível se Serra fosse um personagem eletrizante; mas, seu estilo é de quem está sempre explicando o óbvio a estudantes burrinhos.

"O aborto (...) da hipotética virada já começa a se evidenciar nas pesquisas eleitorais.

"Pior que a derrota será a decepção causada por Serra àqueles que ainda acreditavam nele.

"Aceitar o apoio e beneficiar-se da baixaria das correntes virtuais ultradireitistas, fazer promessas demagógicas como a do salário mínimo de R$ 600 e colocar uma questão religiosa no centro da campanha o deixou com a imagem de quem pisa até no pescoço da mão para chegar à Presidência.

"O último a projetar tal imagem acabou morrendo na praia. E, convenhamos, fazia bem mais por merecer o ambicionado troféu."
No fundo, minha linha de raciocínio foi bem simples.
Serra se chocava contra um governo recordista de aprovação e que passa por fase das mais auspiciosas: a situação financeira dos cidadãos tem melhorado consistentemente e as perspectivas são de que a economia continue crescendo.
De quebra, a empada não tem uma, mas três azeitonas: o pré-sal, a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Vejam o texto completo em ÓLEO DO DIABO

Paraguai: A agressão permanente do ABC Color através dos editoriais

O diário ABC Color, dirigido por Aldo Zuccolillo, intenta todos os tias - cada vez com menos decoro - instalar a agenda midiática, política, governamental e econômica.

Através de colunas editoriais e titulares da seção política. Se não consegue seu objetivo de forma imediata, então passa à agressão, à injúria e procura provocar a confrontaão constante entre paraguaios e eventualmente do Paraguai contra outras nações irmãs e algumas vizinhas de nossa América Latina.

Alguns editoriais publicados ao longo dos últimos 12 meses deixam entrever o ressentimento intrínseco dos editorialistas e do dono do periódico a todo projeto que não esteja enquadrado no libreto empresarial e ideológico do ABC. Transgridem reiteradametne as regras mais básicas do jornalismo, como por exemplo o contraditório das fontes, e em alguns casos violam as leis da República.

Manifestación contra la tortura en Donosti el próximo sábado

Desde Askapena hecemos un llamamiento para acudir el día 30 de octubre a la manifestación nacional contra la tortuta ('torturarik ez') que se celebrara a las 17:00 desde el Boulevard de Donosti.

(gara.net)La presión social ha demostrado ser una valiosa arma para plantar cara a la tortura. Ayer, decenas de familiares y víctimas de esta lacra reclamaron la solidaridad de todos para exigir justicia y responsabilidades a quienes practican la tortura y a quienes la amparan. Por ello, han convocado una protesta que coincidirá con el juicio por el caso de Igor Portu y Mattin Sarasola, pero también con otro proceso abierto contra cinco agentes de la Policía española a raíz de la denuncia de torturas de Maite Orue.

Vejam o texto completo e o vídeo do protesto em ASKAPENA

FRANCISCO DELGADO

A Igreja católica oficial não goza hoje das preferencias entre a cidadania. Somente um de cada quatro espanhóis cumpre habitualmente com os dogmas e culto católicos; há mais casamentos civis que religiosos, os batismos e as comunhões diminuem; mais da metade dos estudantes da escola pública não assiste às aulas de religião; as vocações se reduzem; inclusive, uma parte da Igreja católica, que tem diferentes grupos de cristãos de base, qualifica de escandalosa a opulência e a teatralidade das viagens do "bispo de Roma" pelo mundo e advogam por uma Igreja mais aberta.

A chegada de Ratzinger a Santiago e Barcelona no próximo fim de semana - como prólogo a viagem para a Jornada Mundial da Juventude Católica, que terá lugar em Madrid em agosto de 2011 - vai receber a contestação de muitos cidadãos. Sob o lema "Eu não te espero", farão ouvir sua voz, presencial ou anonimamente, defendendo a necessidade da laicidade das instituições do Estado e a eliminação dos enormes privilégios históricos de que goza a Igreja católica romana espanhola em matéria simbólica, jurídica, financeira e tributária, assim como em matéria de mídias de comunicação, educação e assistência social. Uma Igreja católica oficial que, quando uma norma civil aprovada pelos poderes públicos não é de seu agrado, lança discursos inflamados desestabilizadores da democracia, utilizando todo tipo de falsidades e, o que é mais escandaloso, com fundos públicos.


Vejam o texto completo em DOMÍNIO PÚBLICO

Dilma confirmou que são as mulheres que tem o poder

A candidata do Partido dos Trabalhadores ganhou com 56 por cento dos votos frente a 42 por cento que obteve seu rival socialdemocrata. Prometeu trabalhar para garantir os direitos essenciais dos brasileiros.

De São Paulo

Dilma Rousseff arrasou nas urnas e se consagrou presidenta do Brasil. No segundo turno, a "fórmula" Dilma Rouseff (Partido dos Trabalhadores) - Michel Temer (PMDB) obteve 56 por cento contra 44 por cento da "fórmula" José Serra (PSDB, social democrata) - Indio da Costa (DEM, direita). Sobre um total em torno de cem milhões de votos válidos, a diferença foi de aproximadamente doze milhões.

(Foto: Capa do jornal)

Vejam o texto completo em PÁGINA/12

Crimes atrozes dos Estados Unidos e seus aliados no Iraque

A filtragem, por parte de um ex-militar ianque, de documentos secretos e sua publicação pela Wikileaks permitiu saber que a violação dos direitos humanos, as execuções extrajudiciais e os assassinatos em pequena escala são as táticas que as tropas ocidentais e seus aliados locais tem utilizado nesta guerra ilegal contra o país árabe.

Os 391.832 documentos secretos do exército dos EE UU que acabam de ser divulgados pela Wikileaks revelam os sistemáticos abusos, torturas e execuções extrajudiciais cometidos durante a invasão e a ocupação do Iraque pelas tropas ocidentais como pelo novo exército iraquiano com a cumplicidade das tropas ianques. O secretário geral da OTAN, do holandês Anders Rasmussen, condenou a divulgação dos documentos no lugar de condenar os crimes apontados.

(Legenda da foto: Una niña frente a los cuerpos de sus familiares.)

Vejam mais detalhes em EL CORRESPONSAL de Medio Oriente y Africa

Dilma Rousseff eleita primeira Presidenta do Brasil

O Brasil elegeu pela primeira vez uma mulher para presidente. No primeiro discurso após a eleição, Dilma comprometeu-se a lutar pela “erradicação da miséria” e recusou “as visões de ajustes que recaem sobre os programas sociais, os serviços essenciais à população e os necessários investimentos”.~

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Dilma Rousseff primeira presidenta eleita do Brasil

Brasília, 31 out (Prensa Latina) Dilma Rousseff converteu-se hoje na primeira presidenta eleita do Brasil, depois de 35 mandatários na história política desta imensa nação sul-americana, confirmou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em coletiva de imprensa, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, apontou que matematicamente já está confirmado o triunfo de Rousseff, candidata do governante Partido dos Trabalhadores (PT).

Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

ORGULHE-SE DO BRASIL :



DILMA ESTÁ ELEITA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

As lições desta campanha, sobretudo a necessidade de se romper o monopólio midiático, não podem ficar de fora da agenda do novo governo.
(Carta Maior; 01-11)

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff presidenta do Brasil

Dilma Rousseff é a presidenta eleita do Brasil. Às 21h30 deste domingo 31 de outubro, com 98,97% dos votos apurados, ela tem 55,96% dos votos válidos contra 44,01% de José Serra.

Ela será a primeira mulher a assumir o cargo na história do País. A maioria dos brasileiros decidiu pela continuidade do governo Lula. Ele será sucedido por aquela que coordenou seu ministério nos últimos anos e que foi escolhida candidata pelo próprio presidente.

Para se eleger, Dilma viveu a campanha eleitoral mais nefasta do Brasil pós-ditadura. Teve que enfrentar uma grande aliança que uniu seu maior adversário aos principais grupos de comunicação do País. Respondeu a uma pauta de discussões que ultrapassou os limites do conservadorismo – a religião e o aborto tomaram um espaço que jamais poderiam ter ocupado numa eleição de um país democrático.


Texto completo no sítio da revista CartaCapital.

Um ninho tucano cheio de negócios

O ex-genro de FHC foi quem levou a Varig a entrar em recuperação judicial e negociou os ativos dela

Claudio Magnavita , Jornal do Brasil

Nos embates eleitorais do 2º turno está faltando uma palavra: genro. Parece ter sido ela extirpada do dicionário do candidato do PSDB. Em dois casos, a palavra pode ter efeito nefasto. José Serra acusa o atual governo de aparelhar as agências reguladoras e esquece de dizer que foi o então genro do presidente Fernando Henrique Cardoso o primeiro escolhido para presidir a Agência Nacional de Petróleo (ANP). David Zylbersztajn foi o interlocutor do setor do petróleo no governo FHC e depois se transformou no grande broker da área petrolífera, promovendo a quebra do monopólio da Petrobras e planejando o esquartejamento da empresa, que recebeu um X para que se tornasse menos dolorosa a partilha. A Petrobras só não migrou para grupos empresariais ligados a Zylbersztajn porque houve um acidente de percurso: a derrota do candidato da situação, Serra, na disputa da Presidência com Lula em 2002.

Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL




Comemoração no Hotel Naoum

Hotel Naoum.Assessores de Dilma já comemoram aos gritos.Jingle de Dilma no máximo.Jornalistas isentos,imparciais e objetivos,festejam junto.

Do Twitter do Bob Fernandes.

Dilma vota em Porto Alegre aos gritos de "Presidente"

A candidata Dilma Rousseff (PT) votou neste domingo em Porto Alegre, onde foi recebida por centenas de pessoas que a aclamaram aos gritos de "presidente".
A candidata governista votou uma hora depois da abertura dos colégios eleitorais da capital do Rio Grande do Sul, onde tem seu domicílio eleitoral, e posou para os fotógrafos fazendo o "V" da vitória.

Deutsche Welle/EFE

Milhares marcham "pela sensatez" em Washington antes das eleições legislativas

“Sejam amáveis!”, pede uma alegre multidão nos jardins próximos à Casa Branca e ao Congresso. Washington. Dezenas de milhares de pessoas participam neste sábado em Washington de uma manifestação para "dar sensatez" ao debate político nos Estados Unidos e neutralizar o avanço dos ultra-conservadores do Tea Party, três dias antes das eleições de meio mandato.


Vejam mais detalhes em LA JORNADA

Heroínas sem nome

O Livro da Paz da Mulher Angolana, as Heroínas sem Nome, reúne em volume pequenas narrativas de mulheres angolanas que sobreviveram à guerra para contar as suas histórias. Por Margarida Paredes, do portal Buala.

Angola é um país cortado em dois, para usar uma expressão de Frantz Fanon no livro Peles Negras, Máscaras Brancas. A geografia social que se desenhou no pós-guerra separa e hierarquiza dois mundos diferentes, a fractura passa por uma realidade económica e social que mantém a maior parte da população na base da pirâmide social. Para tentar influenciar as políticas públicas e sair deste lugar, Teresa Domingos Morais da Huíla, a trabalhar numa ONG, diz É preciso ir à luta, batalhar pelos nossos direitos.


Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

5 Motivos para votar em Dilma




A palavra de Joelmir Beting, nesse caso, também pode ser conferida no YouTube.

John Lennon


Visto em REBELIÓN.ORG no dia 13, digo, 31 de outubro de 2010

Fallo informático hace perder contacto con 50 misiles nucleares en EEUU

El ejército estadounidense perdió el contacto el sábado durante 45 minutos con cincuenta misiles nucleares balísticos intercontinentales por un fallo informático de las comunicaciones, indicó el miércoles un funcionario del Pentágono.

El incidente técnico tuvo su origen en una falla material, indicó este funcionario que pidió el anonimato. Concretamente, lo que sucedió fue que se “interrumpió” la comunicación entre estas armas, una de las más poderosas del mundo, que están en la base Francis E. Warren, en Wyoming (oeste) y quienes las controlan, precisó.

“El incidente duró tres cuartos de hora”, dijo el responsable. “Desde que ocurrió, hubo un control de seguridad de todos los sitios de misiles”, efectuado por cámaras y por equipos del ejército, agregó.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Terrorista honrado en la Universidad de Miami, académicos indignados


CARTA ABIERTA A LA PRESIDENTA DE LA UNIVERSIDAD DE MIAMI, DONNA SHALALA

Honorable Donna E. Shalala,
Presidenta
Universidad de Miami
Estimada Presidenta Shalala,

Nosotros, académicos de Estados Unidos y ex-alumnos de la Universidad de Miami, le expresamos nuestra más profunda indignación con respecto al evento que tuvo lugar el 12 de octubre del 2010, en el Instituto de Estudios Cubanos y Cubano-Americanos (ICCAS) de la Universidad de Miami.

En este acto se rindió homenaje al terrorista convicto Orlando Bosch.

Orlando Bosch ha sido arrestado, enjuiciado y sentenciado por innumerables actos terroristas en Venezuela, Estados Unidos y otros países. En 1968, fue condenado a 10 años de privación de libertad por el atentado a un buque polaco que se encontraba anclado en uno de los muelles de Miami.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

PA: bandidos pró-PSDB usam violência contra campanha de Ana Júlia

Pela segunda vez nesta semana, a campanha pela reeleição de Ana Júlia Carepa (PT) foi violentamente atacada pelos adversários. Na madrugada deste sábado, 30, véspera do 2º turno, o comitê evangélico da candidata, no bairro do Umarizal, em Belém, foi alvejado a tiros por tripulantes de um veículo Honda Civic, de cor prata. Na última segunda-feira, 25, mulheres que apoiam Ana Júlia foram feridas por cabos de bandeira do candidato Simão Jatene (PSDB), no distrito de Icoaraci.

Antes, na véspera do 1º turno, o comitê central da candidata foi apedrejado por dois motoqueiros armados, que ameçaram os seguranças do prédio. Todos os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil em Belém.


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO