sábado, 25 de julho de 2015

Os cabeças de planilha e as metas de superávit

Não há limites para o grau de irracionalidade do debate econômico brasileiro.
O governo reduziu a meta de superávit fiscal primário de 1,1% para 0,15% do PIB este ano. Foi uma decisão racional pelo relevante fato de que a queda da economia, acentuada pelo ajuste fiscal e pela política monetária, produziu uma queda de arrecadação muito maior do que os cortes fiscais empreendidos.
Não haveria forma racional de compensar a perda de receita com mais cortes, pois mais cortes produziriam mais recessão e mais perda de receita.

Confira no Blog do Luís Nassif

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Presidente do STF quer limitar pedidos de vista

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Lewandowski, promete discutir ainda neste semestre proposta que estabelece prazo máximo de duas sessões para que ministros da Corte e magistrados dos tribunais devolvam processos nos quais pediram vista - mais prazo para analisar o caso.
A iniciativa é uma reação do presidente do Supremo a críticas do ministro Gilmar Mendes contra a gestão de Lewandowski à frente do CNJ. O ministro do Supremo afirmou recentemente que o conselho tem se tornado uma instituição "presidencialista", com "falta de aproveitamento potencial institucional" e que passou a se envolver com questões "corporativas" relativas a salário e auxílio-moradia.

Leia no UOL Notícias

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Duplo atentado suicida no nordeste da Nigéria deixa 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram nesta sexta-feira (17) e outras muitas ficaram feridas quando dois terroristas suicidas detonaram as cargas explosivas que portavam na cidade de Damaturu, no nordeste da Nigéria, no meio de uma grande multidão de pessoas que se reunia para comemorar o fim do Ramadã, informou o Exército local.

"Às 7h40 (horário local, 3h40 em Brasília) houve duas explosões provocadas por duas mulheres suicidas, uma idosa e uma menina de 10 anos, em Damaturu, no estado de Yobe", assinalou um porta-voz do Exército, o coronel Sani Kukasheka Usman, em comunicado.


Leia a notícia da EFE, no UOL.

domingo, 19 de julho de 2015

Para que serve a Veja?

Por projetar atletas como as irmãs Luana e Lohaynny é que o Pan é tão importante. Afinal é hora de adquirir mais experiência e confiança para o que vem pela frente: as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, a primeira realizada no Brasil. Mas não é assim que pensa a revista semanal Veja.
Em sua mais recente edição, a publicação estampou na capa a seguinte pergunta: Para que serve um Pan? No texto, desmerece a competição com argumentos conhecidos, como a de que alguns países, como os Estados Unidos e até o Brasil, não enviaram seus principais atletas para o Canadá, já que alguns são deslocados para competições específicas de seus esportes simultâneas ao evento. 
Veja lembra que atletas como o nadador Michael Phelps nunca participaram de um Pan, mas se esquece de outros nomes importantes que foram e são expressivos nas marcas dos Jogos. O nadador brasileiro Thiago Pereira não só está em Toronto como pode se tornar o maior medalhista de toda história dos Pan-Americanos.
Ao tentar desmerecer o Pan, Veja lança comparações descabidas com a NBA (liga de basquete profissional americana que inclui um time canadense) e aposta que o que ficará na memória será apenas a apresentação do Cirque du Soleil na abertura.

Veja ignora assim os esforços de todos os 590 atletas brasileiros enviados ao Pan, 314 homens e 276 mulheres que compõem nossa melhor geração olímpica. Despreza também casos impressionantes de superação muitas vezes escondidos pela euforia das vitórias.

Confira no R7

Documento da PF traz João Roberto Marinho na lista do jantar com Lula

O jantar para Lula organizado por Marcelo Odebrecht, fruto de investigação da PF e que o jornalismo “investigativo” brasileiro está tratando como um indício claro das relações espúrias da empreiteira com o ex-presidente teria reunido 15 pessoas na casa do anfitrião, no Condomínio Jardim Pignatari.
Até agora, porém, os colegas que estão buscando restos do que se comeu na ocasião para ver se acham o DNA dos participantes revelaram apenas três nomes, além do de Marcelo Odebrecht e Lula, o do ex-ministro Antonio Palocci, o de Sérgio Nobre (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e  o da Juvandia (presidente do Sindicato dos Bancários).
Pois bem, como você pode perceber no fac-simile acima, de um dos documentos vazados, João Roberto Marinho, era um dos 15 nomes da lista.