sábado, 17 de maio de 2008

Deputado divulga imagens para desmentir matéria de ZH contra sem-terra

O mandato do deputado estadual Dionilso Marcon (PT) divulgou hoje um vídeo para desmentir matéria do jornalista Humberto Trezzi publicada na edição dominical do jornal Zero Hora, segundo a qual agricultores sem-terra teriam praticado atos de vandalismo na fazenda Southall, no município de São Gabriel. O vídeo mostra que a sede da fazenda está em completo abandono e em péssimas condições de manutenção desde antes da chegada dos sem-terra.




Ou veja no You Tube.

O texto completo pode ser conferido no RS Urgente.

Uma anarquista no céu


Morreu na tarde deste sábado (17) a escritora Zélia Gattai Amado, aos 91 anos. A materia completa aqui no G1.

CARTA ABERTA SOBRE O MOMENTO DA ARGENTINA

Este documento fue presentado el martes en la librería Gandhi por una mesa conformada por Horacio Verbitsky, Nicolás Casullo, Ricardo Forster y Jaime Sorín. Fue firmado por más de 750 intelectuales, entre los que se cuentan decanos de la UBA, David Viñas, Norberto Galasso, Noé Jitrik, Eduardo Grüner, Horacio González, José Pablo Feinmann y muchos más nombres, que por limitaciones de espacio es imposible reproducir.

PARA LER A CARTA ABERTA, CLICAR NO TÍTULO DA PRESENTE POSTAGEM.

El show tiene que empezar

CRÍTICA DE ARGENTINA:

Los/las travestis safadinhas de ronaldo filmarán una porno

Sólo se necesita una dosis de bizarría y de morbosidad para alcanzar los 15 minutos de fama. Otros casos: la valijera de Antonini y la amante del presidente del Senado brasileño, a Playboy. Belén Téllez a Bailando... y Jessica Almada, desnuda, a Interviú.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

A quem servem analistas unânimes?

Reportagem maiúscula publicada pelo New York Times (NYT) semanas atrás denunciou estratégia do Pentágono para manipular a opinião pública norte-americana a seu favor na questão da guerra do Iraque.

Desde 2002 até o estouro do escândalo o Departamento de Defesa dos EUA beneficiava com informação privilegiada analistas militares com grande espaço na mídia, em troca de opiniões favoráveis às suas posições.

Além disso, a vasta lista de comentaristas aliciados é formada por ex-militares hoje ligados à indústria bélica, grande interessada no recrudescimento da situação.

O ponto grave da questão é que estes especialistas sempre foram apresentados como observadores independentes do conflito, por grandes emissoras como NBC, ABC, CBS, CNN e Fox. Eles dominaram a maior parte das análises nos últimos anos.

Texto completo no Terra Magazine. Inclusive com comentários sobre o Brasil.


Em 2030 metade da população mundial poderá ser modelo de Botero

Especialistas da divisão de Endocrinologia da Clínica Mayo, dos Estados Unidos, advertiram que a mudança de hábitos alimentares e uma vida excessivamente sedentária dispararam os índices de obesidade no mundo, patologia que poderá afetar 50% da população mundial em 2030.

Visto Na Periferia do Império. Pronto. Abaixo os gordos! Se você não conhece o artista colombiano Fernando Botero, confira na Wikipédia.

Obesos contribuem para crise alimentar, diz estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que as pessoas obesas estão contribuindo para o agravamento da crise dos alimentos e a degradação do meio ambiente.

Os especialistas, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, calcularam que os obesos têm um consumo de calorias 18% maior do que a média.

Texto completo, da BBC Brasil, no Terra. Ou seja, aberta a temporada de caça aos gordos.

Liga Árabe pede que comunidade internacional não se esqueça dos palestinos



A Liga Árabe pediu à comunidade internacional que não se esqueça dos direitos dos palestinos, durante a celebração do aniversário de 60 anos da fundação do Estado de Israel.

A organização pede que todos se lembrem que após 60 anos "o povo palestino vive em diáspora, submetido todos os dias às violações israelenses".

A Liga Árabe considera que a criação de um Estado palestino tendo Jerusalém Oriental como capital é um "objetivo legítimo" e requisito fundamental para alcançar a paz, informou a EFE.

Visto Na Periferia do Império.

Parlamento português aprova acordo ortográfico

Passados 16 anos desde a assinatura, Portugal aprovou nesta sexta-feira o acordo ortográfico, que unifica a forma como é escrito o português nos países lusófonos.

[...]

As mudanças na forma de escrever o idioma em Portugal vão valer dentro de seis anos, enquanto no Brasil os livros escolares deverão ser mudados até 2010.

[...]

Os estudos lingüísticos que basearam o acordo indicam que os portugueses terão mais modificações do que os brasileiros. O dicionário português terá de trocar 1,42% das palavras, enquanto no Brasil apenas 0,43% sofrerão mudanças.

Para os portugueses, caem as letras não pronunciadas, como o "c" em acto, direcção e selecção, e o "p" em excepto. A nova norma acaba com o acento no "a" que diferencia o pretérito perfeito do presente (em Portugal, escreve-se passámos, no passado, e passamos, no presente).

A leitura continua AQUI.

Presidenta do Conselho Municipal de Direitos Humanos é agredida em Porto Alegre


Gustavo Bernardes, do SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, envia mensagem denunciando que Marcelly Malta (foto), presidenta do Conselho Municipal de Direitos Humanos e da Igualdade – Associação de Travestis do Rio Grande do Sul foi brutalmente agredida nesta quarta-feira por seguranças do Posto de Atendimento Médico – PAM 3 (Vila dos Comerciários), em Porto Alegre. Ele relata:

"Marcelly foi até o posto de saúde para negociar com uma servidora uma palestra sobre saúde para as travestis que freqüentam a ONG Igualdade. O posto estava fechado e Marcelly, que é servidora pública da saúde e trabalha em um posto próximo, identificou-se como tal e entrou no posto. Ao entrar, uma servidora que fica na portaria, informou que: "(sic) o senhor não pode entrar!". Marcelly informou que era servidora e, então, ingressou no Posto.

Ao sair, achou por bem explicar aos servidores da portaria que ela era servidora de um posto próximo e que foi ao PAM apenas para tratar de uma palestra. Surpreendentemente, Marcelly recebeu um soco por parte de um segurança, de forma gratuita, que estava no local, sendo posteriormente levada para uma sala próxima onde passou a ser agredida por outros servidores do município até desmaiar.

Mais no RS Urgente.

Milhares de espanhóis pedem o fim da monarquia

Milhares de espanhóis foram neste sábado às ruas de Madrid, Valência e outras capitais, para comemorar a proclamação da II República, em 14 de abril de 1931, e pedir o fim da monarquia espanhola. Os manifestantes pediam a instauração da III República.

Via Na Periferia do Império. A notícia está meio passada, mas é muito interessante. Na Periferia do Império é possível acompanhar um vídeo com a passeata.

Bancada das papeleiras vai ao Chile conhecer maior deserto verde da América Latina

Os deputados que defendem os interesses das grandes empresas de celulose na Assembléia Legislativa gaúcha viajaram ao Chile, na manhã desta quarta-feira, para conhecer a “maior plantação de florestas para celulose e madeira da América Latina”. Segundo o deputado Berfran Rosado (PPS), coordenador da Frente Parlamentar Pró-Florestamento (também conhecida como bancada das papeleiras), “a intenção é antecipar soluções para as questões de preservação e de desenvolvimento que ocorrerão no Estado com a concretização das novas fábricas de celulose e do crescimento de toda a cadeia produtiva da madeira, que se instalará na Metade Sul”.

O texto continua no RS Urgente. Há ainda um linque para o Observatório Latino-Americano de Conflitos Ambientais, onde há um longo relato, em espanhol, sobre a situação do tal deserto verde no Chile.

Repórter sai ileso de atentado na Grande SP

Edson Ferraz, repórter na TV Diário, afiliada da TV Globo em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo, voltava sozinho na noite de quinta-feira (15/05) de São Paulo para sua cidade quando um Voyage preto, com dois homens ainda não identificados, interceptou o veículo da emissora em que ele estava. Um homem encapuzado deu dois tiros contra ele. Ferraz estava no bairro de Rodeio. Ele procurou a polícia na manhã de sexta (16/05).

Notícia completa no Comunique-se.

Soberania Comunicacional é um Desafio da América Latina

A honestidade informativa não pode guardar relação com a estupidez política.
Não se falta à ética transmitindo a verdade como ela é e não como o público desejaria ou está acostumado a vê-la, lê-la e ouvi-la.
Não é desonesto ter uma visão parcial em favor dos explorados entanto a informação seja veraz. Faz parte da democracia ter uma visão crítica deste sistema e de qualquer outro que regule ou ordene a sociedade.
Não precisamos estar dando prova da nossa honestidade oferecendo duas versões, quando uma delas, geralmente a da oligarquia, está prenhe de mentiras, interesses fraudulentos e é proferida por bandos de delinqüentes que têm se apoderado deste continente faz mais de 500 anos.
Não é possível entender como uma falta de democracia e ataque à liberdade de expressão o retiro das concessões daquelas emissoras que, usando as ondas de domínio público, se dedicam a perpetrar toda a desinformação e ataques à maioria da população em benefício de interesses oligárquicos, racistas, sectários, apátridas e transnacionais.
Continue AQUI.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

BOICOTE E CONSUMO CRÍTICO : Práticas para o exercício da cidadania

Como se organizam e se difundem os movimentos ativistas no início do século XXI?

Com o advento da Internet, como essa nova tecnologia da informação vem favorecendo os mecanismos de exercício da cidadania?

Podemos realmente considerar que surge, neste momento, uma nova categoria de consumidores, conscientes de que seu poder de compra, enquanto instrumento coletivo de barganha, pode influenciar na decisão de questões globais e nacionais?

Se a Internet favorece a organização de comunidades virtuais, em torno de interesses que lhes são próprios, com que intensidade os movimentos ativistas originados nesse meio conseguem a adesão daqueles que se encontram excluídos da comunicação digital?
__________________

Este longo artigo da Marta Vieira Caputo já tem alguns anos, mas continua muito pertinente e atual. No Rizoma.net.

Portal Educação a Distância entra no ar com curso sobre Direitos humanos

Entra no ar hoje o portal Educação a Distancia. O projeto é uma iniciativa de dois expoentes da utilização da cidadania em rede proporcionada pelas novas tecnologias: o Instituto de Tecnologia Social – ITS e a E-Open Tecnologia em Software. Esta união, segundo os coordenadores da iniciativa, permitiu colocar em prática um atributo constantemente almejado pela chamada sociedade do conhecimento: a geração de valores sustentáveis e de responsabilidade social, por meio de uma parceria entre uma Organização Não-Governamental (ONG) e uma empresa.
O portal estréia com um curso gratuito on-line inédito: “Direitos Humanos e mediação popular de conflitos”. A iniciativa é da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. O curso é direcionado a militantes de movimentos populares, lideranças comunitárias e pastorais.
Continue a leitura AQUI.

Lei Rouanet gera concentração de renda em cultura

Os mecanismos de incentivo à produção cultural no Brasil estão em discussão. O foco está nas propostas de alteração da Lei Rouanet - lei que dá aos empresários a possibilidade de desconto no imposto de renda sobre aquilo que for investido em cultura. Integrantes de variadas áreas artísticas questionam o mecanismo. Muitos afirmam que isso cria um caráter mercadológico para ao desenvolvimento das artes.
O teatro brasileiro é uma das áreas mais afetadas com a lógica. O Movimento Redemoinho – que representa 70 grupos de teatro de onze estados do Brasil - é uma das organizações que propõem uma outra forma de gerenciamento de recursos. O integrante do Movimento, Fernando Yamamoto, afirma que as críticas à Lei Rouanet existem desde que ela foi implantada.
Leitura completa AQUI.

Negros sofrem mais com saúde, diz ministério

Cento e vinte anos depois da libertação dos escravos negros no Brasil, a situação dos afrodescendentes do país ainda é desigual em várias áreas. Na saúde, ela pode ser percebida em várias etapas da vida. De acordo com o Ministério da Saúde, os problemas começam com a mortalidade infantil, que é cinco vezes maior entre as crianças negras do que entre as brancas. As mulheres grávidas têm menos acesso ao pré-natal e na velhice os negros têm menos cuidados e menos acesso a remédios.
Continue AQUI.

Record iguala salários de Britto e Ana Hickmann em R$ 300 mil. Na Folha de SPDB

Marina, morena

Marina Silva concedeu entrevista. Afirmou que não foi consultada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a escolha de Mangabeira para coordenar o Programa Amazônia Sustentável (PAS). Rebateu, também, as críticas do presidente que declarou, na semana passada, que ela não era indicada para assumir o PAS porque não é uma pessoa isenta. – Se ser isenta é a capacidade de mediar o seu ponto de vista de forma legítima e democrática com o outro, eu me considero uma pessoa isenta. Mas tenho meu ponto de vista. Leia no JB.

O novo ministro Minc

– O presidente falou comigo três vezes e o governador Sérgio Cabral quatro vezes, e me colocaram como uma intimação. Realmente o meu interesse não era esse, eu tenho um mandato parlamentar, sou secretário do Rio, gosto do Rio, e tenho um compromisso com o Estado – disse Minc em entrevista à BandNews FM, em Paris.

E acrescentou:

– Quero deixar bem claro o seguinte: um, eu não pedi; dois, eu não queria; três, eu tenho um mandato parlamentar e se tudo der errado, volto para o Rio de Janeiro. Mais no JB.

"Vou manter todas as políticas da ex-ministra Marina Silva, sem exceções, e aprofundá-las em algumas questões. Sou preservacionista. As áreas protegidas no Brasil têm de ser ampliadas e cuidadas. E têm de ter financiamento para a sua preservação". Aqui.

Nota do editor. Meio Ambiente, o ministério que ninguém quer. Marina não quis mais, Jorge Viana não quis, Carlos Minc não queria. É ministério para remar CONTRA a correnteza do dinheiro.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Palestinos fazem passeatas para marcar 60 anos de 'tragédia'

Os palestinos marcaram nesta quinta-feira com marchas e eventos o aniversário de 60 anos do Nakba, ou "Tragédia", como eles chamam a criação do Estado de Israel e a conseqüente perda de suas terras.

Em Ramallah foi realizado um evento em frente à antiga residência do presidente palestino Yasser Arafat, onde o ex-líder está enterrado, com a presença de dirigentes da Autoridade Palestina, além de convidados estrangeiros.

De algumas partes da Cisjordânia foram soltos balões negros, segundo a organização, 21.900, cada um representando um dia de ocupação da terra palestina. A idéia era que o vento os levasse até Jerusalém.

Texto completo na BBC Brasil.


Super-estrutura criminosa desviou cerca de R$ 1 milhão/mês do Detran

Do RSurgente:
O Ministério Público Federal apresentou, na tarde desta quinta-feira, a denúncia contra 44 pessoas envolvidas na fraude do Detran. Segundo o procurador da República Ivan Cláudio Marques, as investigações revelaram a existência de uma super-estrutura criminosa que desviou cerca de R$ 44 milhões do Detran, entre julho de 2003 e novembro de 2007 (uma média de aproximadamente R$ 1 milhão por mês).
[...]
Durante entrevista coletiva, os procuradores anunciaram o nome das 44 pessoas que responderão pelos crimes de formação de quadrilha, dispensa indevida de licitação, locupletamento e indevida de dispensa de licitação, peculato, concussão, corrupção ativa, distorção, corrupção passiva, falsidade ideológica e supressão de documentos.
[...]
Matéria completa e a lista dos indiciados, clicar AQUI.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

60 Anos do Estado de Israel - Agora pelo calendário ocidental

Comemoração do aniversário de Israel gera debate entre pesquisadores

Fogos de artifício e fanfarra militar marcaram, na última semana, em Jerusalém, o início das celebrações pelos 60 anos da criação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948. O país celebrou a data na quinta-feira, dia 8, por causa do calendário judaico.
Enquanto Israel celebrava o 60º aniversário da sua fundação, milhares de árabes palestinos que vivem no território israelense lamentavam os 60 anos da “Nakba”, a Catástrofe, como se referem à perda de suas terras e a saída para o exílio após a criação do Estado judeu, em maio de 1948. À época, os líderes palestinos rejeitaram a proposta da ONU para dividir o território em dois Estados, um árabe e outro judeu. Centenas de milhares de palestinos ainda se consideram refugiados de 1948.

Leia mais no G1.

A "bola curva" que fabricou a guerra

Argemiro Ferreira (Tribuna da Imprensa, 14/05/2008)

Graças ao programa "60 minutes" da CBS, principal revista jornalística
da TV nos EUA, desde o ano passado já existe uma identidade e uma
imagem para "Curve Ball" (Bola Curva), codinome do informante
da espionagem americana que fabricou a versão fantasiosa das armas
biológicas que serviram de pretexto para o governo Bush invadir o
Iraque em março de 2003.


Vejam aqui.

Carlos Minc, um "ecologista de Ipanema" no MMA

No dia 20 de novembro de 1988, um mês antes de ser assassinado, o seringueiro Chico Mendes participou, no Rio de Janeiro, da manifestação "Salve a Amazônia", organizada pelo Partido Verde. Naquele ano, o acreano de Xapuri costumava usar uma camiseta do PV, que ganhou da atriz Lucélia Santos, com a palavra "Legalize", em defesa do uso da maconha.

No vídeo abaixo, Chico Mendes conversa com o militante Alfredo Sirkis, a quem fez revelações sobre as ameaças de morte que sofria no Acre. Mas existem outras cenas interessantes: leia e veja no Blog do Altino - Acre, que acompanha de perto as questões da floresta.

Marina Silva:

Caro presidente Lula,

Venho, por meio desta, comunicar minha decisão em caráter pessoal e irrevogável, de deixar a honrosa função de Ministra de Estado do Meio Ambiente, a mim confiada por V. Excia desde janeiro de 2003. Esta difícil decisão, Sr. Presidente, decorre das dificuldades que tenho enfrentado há algum tempo para dar prosseguimento à agenda ambiental federal. Leia a carta de demissão completa no blog do Júlio Garcia. (Dica do Dialógico.)

'The Washington Post' acusa EUA de drogar deportados

BBC:

O governo dos Estados Unidos teria drogado centenas de estrangeiros deportados com remédios usados para tratar distúrbios psiquiátricos com o objetivo de mantê-los sedados durante a viagem de volta a seus países, segundo uma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal The Washington Post.

Segundo o jornal, o uso dos remédios em pessoas sem nenhuma história de doença mental e sem nenhuma razão médica inclui dezenas de casos nos quais o chamado "coquetel pré-vôo" teria tido um efeito tão forte que os deportados tiveram de ser transportados em cadeiras de roda.

Ciclistas inauguram cartão postal com piquenique em São Paulo

Ao contrário do que diz (este informe publicitário) esta matéria, os primeiros veículos a passar sobre a ponte estaiada Jornalista Roberto Frias (o Estilingão) tinham apenas duas rodas, não faziam barulho, nem soltavam fumaça.

No último sábado (10), por volta das 11h30, cerca de 40 ciclistas demonstraram o que é fluidez no tráfego, se anteciparam ao congestionamento de carros velhos e fizeram um piquenique no cartão postal.

foto: henrique parra / cmi

Ao mesmo tempo, outras 40 pessoas explicavam para a seleta audiência do andar superior que o Estilingão serve, na verdade, para catapultar os pobres para bem longe dali.


leia mais aqui. via apocalipse motorizado e cmi.

CANSADAS DECADENTES 2


BLUE BUS:

E parte das joias roubadas de Hebe era emprestimo de joalherias
09:07 Nem todas as joias roubadas da casa de Hebe Camargo no final do mês passado, anterior aqui, eram da apresentadora, diz materia hoje no Diario de S Paulo. Ela contou à policia que parte do que foi levado pertencia a joalherias que emprestam peças para serem usadas em eventos. Hebe deu depoimento na 2a feira e conversou com os policiais por cerca de 1 hora. Contou que também é emprestado o colar de esmeraldas que estava ao lado da caixa-cofre roubada e que foi deixado lá pelo ladrao.

CANSADAS DECADENTES


BLUE BUS:

Nem Ronaldo salvou a audiência da Ana Maria Braga, acredita?
10:07 Nota do Daniel Castro hoje na Folha, aqui para assinantes, diz que a entrevista de Ronaldo ontem no 'Mais Você' nao alavancou a audiência do programa. Segundo dados preliminares do Ibope na Grande SP, o programa de Ana Maria Braga registrou 8,4 pontos - contra 8,5 da Record.

Negro ainda vive em região de porto, diz IBGE

Reportagem de Eduardo Scolese e Angela Pinho, da Folha de S.Paulo, publicada na edição desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL) revela que a distribuição da população negra no Brasil reflete ainda hoje a ocupação do país durante o período da escravidão. Os dados são de um estudo feito pelo IBGE a pedido da Secretaria Especial da Igualdade Racial da Presidência da República.

De acordo com a reportagem, "a partir dos dados do Censo de 2000, os pesquisadores apontaram uma coincidência entre a alta concentração de população negra [pretos e pardos autodeclarados ao IBGE] e os portos que atuaram como receptores de escravos: São Luís [MA], Salvador [BA], Recife [PE] e Rio de Janeiro [RJ]".

Mais na Folha Online.


Navalha: MP denuncia Rondeau e outros 60 suspeitos

O Ministério Público Federal denunciou 61 pessoas investigadas pela Operação Navalha, entre elas, o ex-ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o empresário Zuleido Veras e os governadores Jackson Lago (MA) e Teotônio Vilela Filho (AL), por fraudes a licitações, peculato, corrupção passiva e ativa, crimes contra o sistema financeiro nacional, entre outros.

O restante no Terra. Aguardemos as providências da Justiça.

Sobre a valorização do meio ambiente

La Vieja, como os senhores sabem, circula com desenvoltura pelo jet set guasca.

Na semana passada, na posse da nova diretoria da
Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), na Associação Leopoldina Juvenil, a governadora Yeda Crusius (PSDB) convidou seu presidente reeleito, José Paulo Dornelles Cairoli, bem como os integrantes da Federação, para discutirem o desenvolvimento com sustentabilidade. Defendeu, segundo a mais fashion jornalista do Grupo RBS, Fernanda Zaffari, "um projeto do Estado em que todos valorizem o ambiente, ligando a sua preocupação aos caprichos do tempo em que o Estado foi vítima recentemente, o ciclone extratropical".

O único problema é que os fatos do mundo continuam teimando em desconstruir o discurso da Rainha das Pantalhas.

Confira o restante do humor rascante e perspicácia do Marcelo Duarte em La Vieja Bruja.

Folha, quem te viu, quem te vê...

O que vai abaixo é uma grande sacada do blogueiro Luís Favre. Vale a pena ler na íntegra, embora longo. Em resumo, é o seguinte: a ponte inaugurada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), iniciada na gestão Marta Suplicy (PT), foi condenada e espinafrada em editorial pela Folha de S. Paulo, na época em que Marta apresentou o projeto. O mundo gira, a lusitana roda: anos depois, a mesmíssima ponte ganhou o nome de Octávio Frias de Oliveira e mereceu todos os aplausos do jornal. Como se vê, coerência é tudo!

Ponte da Marta: recordar e viver

José Serra e Gilberto Kassab batizaram a ponte estaiada com o nome do dono e falecido fundador da Folha de São Paulo, Octavio Frias. Uma bela e justa homenagem a um jornalista respeitado. Como lembrou sua filha “Uma ponte é sempre a promessa de um encontro, de uma reunião, de uma convergência. Nesse sentido, o batismo dessa obra é uma homenagem apropriada para quem conheceu Octavio Frias de Oliveira. Meu pai era um homem de diálogo, que gostava de aproximar as pessoas umas das outras, que gostava de promover a reunião de pontos de vista diferentes. Ele próprio foi a ponte do que muitas pessoas eram para o que viriam a ser”.

Confira a coerência da Folha de São Paulo, no blog Entrelinhas.

terça-feira, 13 de maio de 2008

STF nega pedido de ação penal contra Fernando Henrique Cardoso

Plantão | Publicada em 13/05/2008 às 18h51mO Globo Online

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, o recurso em mandado de segurança em que um militar pretendia abrir ação penal contra o então presidente Fernando Henrique Cardoso e seus ministros Ronaldo Sardemberg (Ciência e Tecnologia) e Celso Lafer (Relações Exteriores).

Segundo o autor da ação, ao assinar com os Estados Unidos um acordo sobre salvaguardas tecnológicas e o uso do centro de lançamentos espaciais de Alcântara (MA), as autoridades teriam tentado submeter o país à soberania de país estrangeiro, crime previsto no Código Penal Militar. O recurso foi interposto no Supremo depois que o Superior Tribunal Militar (STM) determinou o arquivamento do processo. http://oglobo.globo.com

A ministra e a morte do torturador

13/05/2008 15:14:21

Emiliano José Quando alguém era preso entre o final de 1968 e 1977, para fixar um período, era tudo violência. Lembro, para recorrer à minha própria história, que já cheguei sangrando e sem camisa à sede da Polícia Federal em Salvador, no dia 23 de novembro de 1970.

Depois, foi pau-de-arara, choque elétrico, afogamento, pancadaria, sangue. Menti que menti. Não conhecia um único endereço em Salvador, onde estava havia quase um ano. E não lembrava o nome de uma única pessoa. Se falasse a verdade, meus companheiros, minhas companheiras, viriam a sofrer as mesmas atrocidades.
Continue a ler em: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=913

Saída de ministra afeta imagem do Brasil, diz professor da LSE

Na opinião do professor da London School of Economics (LSE) Anthony Hall, a saída de Marina Silva do Ministério
do Meio Ambiente afeta a imagem que o mundo tem do Brasil no que
diz respeito às questões ambientais. Marina simbolizava prioridade dada
ao meio ambiente, diz especialista.

Ler mais em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080513_marinarepercute_ac.shtml

Livros gratuitos: é só baixar pela internet

Livro conta histórias da comunicação na redemocratização do Brasil

“Vozes da Democracia”, uma publicação do Intervozes em parceria com a Imprensa Oficial de São Paulo, resgata experiências de resistência à ditadura militar pouco conhecidas no país. Licenciado em Creative Commons, o livro pode ser baixado na Internet.

http://www.intervozes.org.br/destaque-3

Mais livros:

43 livros para baixar gratuitamente

Livros da Biblioteca Digital.
A Fundação Perseu Abramo coloca à disposição dos leitores 43 livros de sua editora para download gratuito. É uma iniciativa, inédita em termos quantitativos, que busca aumentar o alcance das publicações e incentivar a circulação e o debate de idéias. São livros de autores diversos, pensadores contemporâneos e das mais diferentes áreas. A maior parte dos livros disponibilizados na Biblioteca Digital continua à venda no site e nas livrarias.

http://www.fpabramo.org.br/portal/

Ainda não deu, Princesa


Salário de brancos e negros deve se igualar em 32 anos, diz Ipea. Segundo levantamento, desde 2001 até hoje, houve redução nas desigualdades.
Um dos fatores principais da desigualdade entre grupos raciais no Brasil é a desigualdade de renda, conforme aponta levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira (13). Seriam necessários 32 anos até que brancos e negros tivessem, em média a mesma renda. A notícia completa aqui no G1.

Imagens da Ação da Brigada Militar em São Gabriel



Ou confira no YouTube.

Visto no RS Urgente.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gregos de Lesbos querem proibir uso do termo 'lésbica'

Três habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia, entraram na Justiça na tentativa de proibir um grupo de defesa de direitos de homossexuais de usar o termo 'lésbica' em seu nome.

O grupo defende que a palavra seja empregada para designar apenas a pessoa originária ou habitante da ilha no noroeste do Mar Egeu, já que em muitas línguas a grafia coincide.

Texto completo na BBC Brasil.


domingo, 11 de maio de 2008

Fronteira turística

Prezados turistas, venham para a fronteira e sintam-se em Punta Del Este ou na Europa. Ao menos você pagará por alimentação e hospedagem como se lá estivesse, portanto, sinta-se lá. Os brasileiros ricos e os sacoleiros tem aportado como nunca por este rincão, e explorados de forma impiedosa, pelos custos acima mencionados e também por flanelinhas uruguaios que transformam 5 pesos (algo em torno de R$0,50) cobrados em Rivera pelo estacionamento por R$10 ou R$15.

Mais sobre a "fronteira turística", no blog do Gilmar da Rosa.

Os waimiri-atroaris

(...) A abertura dessa estrada é um dos episódios mais abafados, infames e sinistros da história das Forças Armadas brasileiras no período do regime militar. Encobertos pelo AI-5, os militares brasileiros cometeram um dos maiores genocídios da história mundial, muito pior que o dos armênios pelos turcos ou dos judeus pelos nazistas.

Em 1968, quando começou a revolta dos waimiris-atroaris contra a abertura da BR-174, sua população era estimada em mais de 6.000 pessoas; em 1974, quando as forças armadas terminaram sua campanha de extermínio, eles eram menos de 500. Dessa guerra restaram, pelo lado dos waimiris-atroaris as lendas dos grandes chefes guerreiros Maiká, Maroaga e Comprido (nomes dados pelos brancos, na verdade seus nomes seriam, muito provavelmente, Sapata e Depini) todos mortos pelo exército.

O texto continua no blog do Luis Nassif.

A guerra da água chega ao Rio Grande

Um leitor atento do blog sugere uma atenção especial para o que está acontecendo na Corsan. A empresa está passando por um processo de “reestruturação”, implementado por duas consultorias. Sobre esse assunto vale a pena ler o artigo “A guerra da água chega ao Rio Grande”, de Rui Porto Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado do RS (Sindiágua/RS):

Confira o depoimento no RS Urgente.

jornalista expõe o impacto dos desertos verdes: riachos estão secando no Uruguai

O jornalista Lúcio Vaz, do Correio Braziliense, publicou mais uma matéria sobre o impacto das papeleiras. Ele foi ao Uruguai e constatou: a subsistência dos agricultores está ameaçada pelas plantações de eucaliptos. A matéria relata:

“A invasão dos pampas pelos maciços de eucaliptos começou pelo Uruguai, onde atuam as multinacionais Botnia (finlandesa) e Ence (espanhola). O país conta com pelo menos 700 mil hectares ocupados com florestas de eucaliptos. A Ence ainda está implantando sua base florestal, mas a fábrica de celulose da Botnia, em Fray Bentos, na fronteira com a Argentina, já está em operação. Com investimentos de US$ 1,1 bilhão, vai produzir 1 milhão de toneladas de celulose por ano. Os espanhóis vão produzir a metade disso. O governo e os empresários locais saúdam a nova frente econômica, como acontece no Rio Grande do Sul, mas os efeitos dos "desertos verdes" de eucaliptos já são sentidos por agricultores na região de Mercedes, no departamento de Durazno”.

Texto completo no RS Urgente.

Donaciones a Haití se venden en Dominicana

CRÍTICA DIGITAL:

Santo Domingo.- Las 14 toneladas de víveres que el mes pasado el gobierno de Brasil envió a Haití para ayudar a paliar la crisis alimentaria que padece la nación caribeña, están siendo vendidas en República Dominicana.

Así lo indica un reporte de la versión web del diario dominicano El Nacional, que aseguró que los alimentos son ingresados en las noches a través de la fronteriza localidad de Jimaní, al suroeste.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO.

Sociedade alemã precisa de imigrantes para sobreviver


DW:

Sem a parcela de estrangeiros, a população da Alemanha haverá se reduzido em um quarto, até 2050. Parlamento alemão examinou relatório sobre imigração. Continua grande a resistência contra ser "país de imigrantes".

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.