sábado, 4 de julho de 2009

Estados Unidos mantêm relações com Honduras

Apesar das declarações de Barack Obama contra o golpe de Estado em Honduras, oficialmente -- e na prática -- os Estados Unidos não reconhecem que houve golpe, mantendo relações diplomáticas, comércio bilateral e ajuda financeira.

* ABN/VTV: Estados Unidos está involucrado en golpe de Estado en Honduras [Tradução na Bodega Cultural]
* Marcelo Salles: Honduras: um golpe pelo controle do continente
* James Petras: Washington quer Zelaya de volta inabilitado politicamente
* Mark Weisbrot: Latin America Drags a Reluctant Washington Into Supporting Democracy in Honduras
* Eva Golinger: ``[Instead] of referring to the coup in English, the State Dept official does it in Spanish, as though that somehow makes it mean something else (yeah, since it's said in Spanish, it doesn't mean the same under US law)''
* Eva Golinger: ``If the Obama administration doesn't formally sanction the coup government in Honduras and suspend all relations, as every other country around the world has done so far, a terrible precedent will be set in the hemisphere, allowing for coups that produce "friendly" results for Washington.''

Las derechas

Alvaro Vargas Llosa está diciendo claramente lo que hasta hace poco se evitaba decir: que el gran peligro ahora para América latina no son los golpes de Estado clásicos, sino los presidentes que asumen constitucionalmente pero, una vez en el gobierno, quieren perpetuarse en el poder.

Pienso en Chávez, naturalmente. Hace poco Alvaro Vargas Llosa estuvo en Venezuela y hubo mucho revuelo periodístico por una supuesta detención en el aeropuerto. No hubo tal detención, y la demora tampoco fue tan larga (dos horas él y una hora y cuarto su padre) como para llamarla “retención”. Sin embargo, los grandes medios de América latina trataron esos dos episodios (los Vargas Llosa iban a un coloquio “demócrata” antichavista, el polo de pensamiento que inspiró hace ocho años un golpe de Estado que tuvieron que desandar) como si realmente hubiesen sido detenidos o por lo menos retenidos.

Vejam o texto completo em PÁGINA/12

AGU pede à Justiça que intime Curió a apresentar documentos sobre Guerrilha do Araguaia

Brasília - A Procuradoria Regional da União da 1ª Região protocolou ontem (2) na 1ª Vara Federal de Brasília um pedido de intimação de Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o major Curió.

Vejam mais na Agência Brasil

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Das manchetes da Folha

Da Folha Online

Mesmo com a crise no Senado, Lula abre espaço em sua agenda para receber o Corinthians

Concurso de sugestões:

1. Apesar dos acidentes seguidos com Airbus, Lula recebe o Corinthians.

2. Apesar da crise no Senado, Lula não deixou de almoçar e planeja jantar no final da noite.

3. Apesar da vitória do Corinthians, continua a crise no Senado.

4. Assim como o Inter, Sarney empata o jogo mas não leva a taça.

Mais "manchetes" no blog do Luís Nassif.

Gilmar Mendes tem que ser processado

O sistema jurídico do país está suficientemente maduro e civilizado para que não haja intocáveis? O Brasil pode se perfilar ao lado das maiores democracias do mundo e se considerar um país em que a Justiça não seleciona os alvos de processos?

Então não tem como poupar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, do crime de denunciação caluniosa, no caso dos falsos grampos, trama da qual participou acusando a ABIN.

Texto completo no blog do Luís Nassif.

Insulza em Honduras para ultimato da OEA

Levado por um avião das forças armadas do Brasil, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, está em Honduras para anunciar fim do prazo para se reverter o golpe de Estado. Caso golpistas não devolvam o poder ao predidente Manuel Zelaya neste sábado, o país poderá ser expulso da OEA. Insulza não deve se reunir com Roberto Micheletti, o "presidente" imposto. Reuniu-se com juízes da Corte Suprema de Justiça, cujo presidente Jorge Rivera disse a secretário-geral da OEA que a saída de Zelaya "é irreversível". Na rodada de imprensa, Inzulsa lamentou não ver "a disposição para reverter essa situação".

* "¡Queremos a Mel!", gritan miles de simpatizantes de Zelaya a la llegada de Insulza
* Insulza no se reunirá con Micheletti
* Honduras podría ser suspendida de la OEA este sábado
* Insulza ya se reunió con magistrados de CSJ en Honduras y va a reunirse con el cardenal
* Corte Suprema de Honduras dice a Insulza que salida de Zelaya es irreversible
* Gobierno de facto no tiene intención de revertir golpe de Estado
* Honduras: Carta de organizaciones y movimientos sociales a José Miguel Insulza
* Comienzan a partir hacia OEA delegaciones para tratar golpe en Honduras
* (AUDIO) Trece diputados del partido de Micheletti se declaran contra el golpe y no lo reconocen
* Insulza: Se violó flagrantemente la Carta Democrática y la ruptura del orden Constitucional y eso debe ser reparado
* Presidente Zelaya regresará a más tardar el domingo a Honduras, informa mandatario de Nicaragua
* Hondureños gritan "QUEREMOS A MEL" en impresionante manifestación popular que recibió a Insulza

Enquanto isso, no RS

















*Charge do Bier
(via Blog do Júlio Garcia)

(Clique na charge para ampliar)

Honduras: Acompanhe noticias sobre o golpe de Estado

Acompanhe noticias sobre o golpe de Estado em Honduras:
Aporrea
Agencia Bolivariana de Notícias
Por Honduras Libre
TeleSUR
Radio Es Lo De Menos
Diario Tiempo (Honduras)
Honduras Resistencia
VTV [Resumo sobre o Golpe]
Radio Progresso (Honduras)
Eva Golinger
Democracy Now!
Resistencia Morazán
CanTV

Para entender o golpe em Honduras – 3

Vicente Boix, colaborador na Nicarágua e autor do livro O parque das redes, enviou esta interessante entrevista, realizada através do correio eletrônico, com o jornalista hondurenho Rubén Escobar. Serve para entender o antes e o depois do golpe militar.
Vicente Boix
Diante dos lamentáveis fatos que estão acontecendo na República de Hondruas, tive a oportunidade de poder entrevista via Internet o jornalista Rubén Escobar. Atualmente ele ocupa o posto de chefe de notícias no Diario Tiempo, rotativo localizado em San Pedro Sula, a segunda cidade mais importante do país centroamericano, só atrás da capital Tegucigalpa.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Golpista põe sobrinho como prefeito da 2ª cidade hondurenha

O chefe do governo de fato instalado pelo golpe de domingo em Honduras, Roberto Micheletti, destituiu nesta quinta-feira (2) o prefeito da segunda cidade hondurenha em população, San Pedro Sula (1 milhão de habitantes). O prefeito derrubado, Rodolfo Farías, acha-se em local desconhecido. Seu substituto, William Franklin Micheletti, é sobrinho do ditador. A notícia foi trabsmitida pela Telesur, com base em denúncia do ativista social hondurenho José Guardado, confirmada pela jornalista Regina Osorio.

LEIA NO VERMELHO

A ajuda de Virgílio a Sarney

Quem esteve hoje com José Sarney encontrou-o mais tranquilo do que em outros dias, graças a dois aliados inesperados: Arthur Virgilio e o Estadão.

A estratégia contra Sarney consistia em levantar os escândalos do Senado e fulanizar, jogar tudo nas costas do presidente da Casa. Quando surgiram as primeiras informações dos atos secretos, o Estadão passou a vazar seletivamente apenas o que atingia Sarney. A ideia seria não ampliar as denúncias por uma razão simples: não sobraria um e, não sobrando, não haveria como convencer o Senado a depor seu presidente.

Já descrevi várias vezes essa estratégia da escandalização. Com a falta de regras claras, o jogo político brasileiro dá margem a toda sorte de denúncias. A cada temporada, os jornais escolhem na gôndola dos escândalos aquele que lhe interessa e manda bala.

Texto completo no Luís Nassif.

Acredite - Um Juiz que sugere proibir os links | para salvar os jornais

E o juiz americano Richard Posner veio com esta sugestao para salvar os jornais - proibir os links na internet. Parece brincadeira, mas nao é - veja a matéria original do Valleywag sobre o assunto. O site aproveita e também sugere - 'Vamos proibir a roda para salvar a indústria dos cavalos' ;- ).

Blue Bus

CARTA ABERTA À EMBAIXADA DE HONDURAS E À SOCIEDADE

Brasília, Brasil – 29 de junho de 2009
É com o sentimento de indignação que nós, organizações e movimentos sociais do Brasil abaixo assinados, recebemos a notícia de que o povo hondurenho sofreu um golpe militar a partir do sequestro do seu Presidente Manuel Zelaya na madrugada do último dia 28.
Repudiamos veementemente tal ato, pois atenta contra ao processo democrático em curso naquele país, construído à custa de muitas lutas sociais e populares por trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade que na edificação da democracia Hondurenha tombaram e tiveram suas vidas ceifadas.


Vejam mais em Patria Latina

Entrevista a Robert Pollin, economista y asesor de Barack Obama - "Leyendo a Marx se aprende más que del 95% de los economistas"

(...)
-¿Esta es la crisis que pronosticó Carlos Marx?

-No se puede negar que Marx era un gran observador del capitalismo, del comportamiento del mercado financiero y de las crisis. Quizá esta parte del pensamiento de Marx no se aprecia suficientemente pero, cual quiera que sea la ideología, de izquierdas o de derechas, no se puede negar que sus observaciones eran muy acertadas. Marx no pronosticó que el sistema iba a colapsarse y que de ese colapso iba a surgir el socialismo, no fue tan taxativo. En su época no fue entendido porque, pese a que no disponía de todas las herramientas estadísticas de ahora, llegó a conclusiones muy acertadas, y leyendo hoy a Marx se puede aprender mucho más que leyendo al 95% de los economistas actuales.


Vejam mais em Rebelion

Começa guerra fratricida no ninho demo-tucano do Senado

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que representou no Conselho de Ética contra o presidente Casa, José Sarney (PMDB-AP), por contratação irregular de parentes e de favorecimento a um neto no caso do empréstimo consignado, pode experimentar do seu próprio veneno. Senadores tucanos e democratas acham que já existem motivos para que Virgílio também seja representado no Conselho. Ele emprestou de Agaciel Maia US$ 10 mil e mantém no exterior funcionário do seu gabinete pago pela Casa.

As desavenças na oposição começaram após o líder tucano ter defendido em plenário a investigação de todos os senadores que comandaram a primeira-secretária da Casa. Ocorre que nos últimos anos os cargos foram ocupados por parlamentares do DEM.

Vejam mais no Vermelho

Zelaya rompe el cerco mediático y es entrevistado por primera vez por un medio hondureño

José Manuel Zelaya, Presidente de Honduras depuesto por un golpe de Estado el pasado domingo, logró romper el cerco mediático y ser entrevistado por una emisora de Tegucigalpa, Radio Globo Honduras, una de las que se han comportado de forma más desafiante en contra de los militares a pesar de que el domingo en la noche fue invadida por militares que le obligaron a interrumpir y censurar su programación.

Nota: A entrevista de Zelaya é bastante informativa. (Hudson Lacerda)

Congreso hondureño aprobó restringir garantías individuales

July 1st, 2009

Juan Fernando Lara | jlara@nacion.com
Publicado: 2009/07/01 | 03:25 PM

Tegucigalpa. El Congreso hondureño aprobó esta tarde un decreto para suspender cinco garantías individuales de los ciudadanos de ese país.

Dicho decreto fue remitido al Congreso poco después del mediodía por el poder Ejecutivo hondureño, liderado ahora por Roberto Micheletti.

Las derechos afectados son la inviolabilidad del domicilio, el derecho a protestar pacíficamente, derecho de asociación, extender por más de 24 horas el arresto de un particular sin presentársele cargos y la libertad de movimiento en el país.

Este decreto aprobado por el Congreso prácticamente dejó en estado de sitio al país.

Vejam muito mais em HablaHonduras

quarta-feira, 1 de julho de 2009

LOS CRIMINALES VUELVEN A AMERICA: GOLPE MILITAR EN HONDURAS

Para cualquier persona, con dos dedos de frente, resulta más que indignante, más que repugnante, la situación que esta viviendo la gente de Honduras hoy en dia.

Hablar y maldecir a los militares mas de lo que se ha hecho estaria de sobra, sería malgastar preciosisimo espacio, ademas, recordemos esa frase de Fermín Muguruza: "El dictador es un funcionario, el militar es un funcionario, el torturador es un funcionario, burocratas armados que pierden su empleo si no obedecen, son eso y nada más que eso, no son monstruos indestructibles, jamas vamos a regalarles esa grandeza"
Para hablar de militares, nada mejor que la caricatura para plasmarlos tal como son. Y quien mejor que Sergio Langer.


Vejam em Ediciones La Ñatita (Nota do Editor: o titular desse blog denunciou o sequestro do caricaturista hondurenho Allan McDonald em virtude de seu apoio ao Presidente deposto de Honduras.)

Estado de sítio em Honduras

Roberto Micheletti enviou ao congresso golpista um DECRETO que suspendeu direitos e garantias fundamentais:
- inviolabilidade do lar;
- liberdade de reunião e associação;
- liberdade de circulação;
- impedimento de prisão de mais de 24 horas sem mandado judicial;

LEIA EM ESPANHOL OU INGLÊS

Quando o humor ilumina a escuridão


Clique aqui e veja o vídeo Fora Serra 2010 (antes que ele mande censurar).

Honduras: a lógica do golpe


Não sei o que foi pior: ler sobre o golpe em Honduras, ou ler, nas seções de cartas da Folha de S. Paulo (deve haver em outros jornais também) na internete, leitores brasileiros justificando o golpe. Os argumentos centrais eram os mesmos de 1964 no Brasil: o presidente ia violar a Constituição, ia implantar uma ditadura de esquerda (pra esses leitores, ditadura de direita pode), ia virar um novo Hugo Chavez, ia, ia, ia. Só ia. Fato, nenhum. Ainda, de quebra, mais uma acusação, desta vez contra o governo brasileiro, que teria aplicado dois pesos e duas medidas ao não condenar a eleição no Irã e ao condenar o golpe em Honduras, como “mais uma prova” do “esquerdismo” da política externa brasileira.

Flavio Aguiar na Carta Maior. Clique
aqui para ler a integra.

La “Escuela de las Américas” y el golpe en Honduras

(...)

La crisis en Honduras comenzó cuando los militares se negaron a distribuir urnas de voto para el sondeo de opinión sobre una nueva Constitución. El presidente Zelaya despidió al jefe del Estado Mayor Conjunto, Romeo Orlando Vásquez Velásquez, quien se negó a dimitir. Los jefes de todas las ramas de las fuerzas armadas hondureñas renunciaron en solidaridad con Vásquez. Vásquez, sin embargo, se negó a renunciar, fortalecido por el apoyo del Congreso y un dictamen de la Corte Suprema que lo reincorporó. Vásquez sigue controlando las fuerzas armadas.

Vásquez, junto con otros dirigentes militares, se graduó en la infame Escuela de las Américas (SOA, por sus siglas en inglés), de EE.UU. Según una base de datos de School of the Americas Watch compilada de información obtenida del gobierno de EE.UU., Vásquez estudió en la SOA por lo menos dos veces: una vez en 1976 y otra en 1984.


Vejam o texto completo em REBELION

terça-feira, 30 de junho de 2009

La ONU aprobó una resolución en apoyo a Zelaya

La Asamblea general de la ONU pidió la restauración en el poder "inmediata e incondicional" del presidente de Honduras Manuel Zelaya, depuesto por un golpe de Estado. Zelaya se dirigió a la Asamblea y agradeció el apoyo de la comunidad internacional ante el "grosero atropello al orden institucional".

Página/12

OEA organiza retorno de Zelaya a Honduras

O Presidente de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou ontem que voltará a seu país nesta quinta-feira (02/07), acompanhado de uma comissão da OEA, incluindo o secretário-geral José Miguel Insulza.

A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convidada pela OEA, aceitou participar da comissão. [[Também confirmou presença o Presidente da Bolívia, Evo Morales.]] ATUALIZAÇÃO (01/07): Morales não vai; o outro presidente a ir será Rafael Correa, do Equador (fonte).

Movimentos sociais se organizam em Honduras para receber Zelaya em uma grande manifestação popular.

Por outro lado, o golpista no poder, Roberto Micheletti, ameaçou prender Zelaya caso ele retorne a Honduras. Disse já ter uma ordem de prisão o aguardando.

* René Vargas: Gobierno de facto en Honduras no pasará de esta semana
* Zelaya anuncia que volverá a Honduras acompañado de Insulza
* Presidenta Cristina acompañará a Zelaya en su regreso a Honduras
* Entrevista Exclusiva con Dirigente Agrario hondureño Rafael Alegría "Nos preparamos para recibir a Zelaya de manera masiva"
* Goriletti: "A Zelaya lo espera una orden de captura"
* Micheletti desafía decisiones de OEA y dice que apresará a Zelaya

VIOLÊNCIA AUMENTA EM HONDURAS:
(VIDEO) (GALERIA ACTUALIZADA) Heridos y numerosos detenidos tras última arremetida de militares contra manifestantes

Honduras: direita monta golpe de Estado sob capa de legalidade, por Max Altman

Desde que se assinou o TLC (Tratado de Livre Comércio) com os Estados Unidos em 2005, os movimentos populares de Honduras começaram a travar a luta contra os seus efeitos. Nesse mesmo ano assistiram à batalha de toda a América Latina contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e perceberam que estavam abrindo mão da soberania e dos recursos naturais do país. Depois da assinatura do tratado, o Estado hondurenho perdeu o controle dos serviços públicos, a saúde, a educação e as obras públicas, restando em suas mãos um reduzido número de setores.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lula indica Roberto Monteiro Gurgel Santos para novo procurador-geral da República

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o procurador Roberto Monteiro Gurgel Santos para assumir o cargo de procurador-geral da República em substituição a Antonio Fernando de Souza que deixou o cargo ontem (28). A informação foi confirmada pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli.


Vejam mais na Agência Brasil

Zelaya volta a Honduras na quinta-feira, junto de comissão da OEA

* Zelaya anuncia que volverá a Honduras acompañado de Insulza

El presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya, anunció este lunes que regresará el jueves a su país para terminar su mandato luego de realizar el viaje a Estados Unidos atendiendo la invitación del presidente de la Asamblea General de Naciones Unidas, Miguel D'Escoto. Viajará acompañado del secretario de la Organización de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza y una comisión de retorno.

"Voy a cumplir mi mandato de cuatro años, estén ustedes -los golpistas- de acuerdo o no", precisó Zelaya.
[...]

Zelaya informó que el presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lo telefoneó este lunes para transmitirle su apoyo contra el golpe militar que lo sacó del poder en Tegucigalpa.

El mandatario brasileño transmitió al gobernante su convencimiento de que la intensa actividad diplomática puesta en marcha en el continente podrá restituirlo en el cargo.

Honduras: La policía cargó contra los simpatizantes de Zelaya (ya hay 1 muerto y varios desaparecidos)

Los agentes policiales arrojaron gases lacrimógenos a los seguidores del depuesto presidente de Honduras. El presidente de facto, Roberto Micheletti, niega que haya habido un golpe de Estado. Le falta decir que 'la casa está en orden'...

A la derecha, Roberto Micheletti, presidente de facto de Honduras.



Vejam mais em URGENTE24

Rusia condena el golpe de Estado en Honduras y exige restaurar la legalidad en el país

(...)
"Moscú aprueba los esfuerzos que emprenden las organizaciones regionales de América Latina para encontrar una salida legal a la situación que vive Honduras", señaló el portavoz de la diplomacia rusa.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Um drama particular, uma tragédia coletiva


Gilberto Mendes, 50, é um senhor bem alinhado. Faz a barba toda semana, e sua camisa nunca está amassada ou para fora das calças. Para se proteger do frio, veste um casaco de couro que se estende até as canelas. A única coisa que parece destoar de seu traje é o boné preto que leva na cabeça. Quem o vê em uma esquina do bairro Santana fumando cigarro de palha dificilmente imagina que ele dorme ali mesmo, naquela calçada.

Nascido em Bagé, Gilberto mora em Porto Alegre desde os dois anos de idade. Fala devagar, tem bom vocabulário e se articula com facilidade. Diz que já fez muita coisa nessa vida. Vendeu quindim, fez chapeação numa oficina, fabricou cocada, teve um restaurante e foi proprietário de quatro caminhões de mudança. Continue a ler aqui, no Jornal Já.

A pesquisa Mundo da População de Rua realizada pela UFRGS identificou 1.203 adultos perambulando pela cidade, cinco vezes mais do que em 1995, quando 222 pessoas foram cadastradas. Saiba mais sobre esta tragédia coletiva nesta outra reportagem do Jornal Já.

CONTRA LA LIBERTAD DE EXPRESION FUERZAS ARMADAS DE HONDURAS SE TOMAN INSTALACIONES DE RADIO GLOBO

Señores

Corte Interamericana
de los Derechos Humanos
Costa Rica.

Señores

La presente lleva además de el saludo, denunciar lo siguiente:

La Gerencia General de Radio Globo, mi denuncia ante ustedes que, después de las acciones de hecho que se dieron que concluyo con deponer al presidente Manuel Zelaya Rosales, se inicio una campaña de intimidación en contra de los medios de comunicación independientes, entre ellos, esta Casa de Radio que fue objeto de un atentado.

Desde las seis de la mañana cuando nos presentamos a nuestras labores, el edificio principal, ubicado en el Bulevar Morazan estaba militarizado, después de algunas negociaciones nos permitieron el ingreso.

Iniciamos nuestra labor informativa, dentro de los parámetros establecidos por las normas legales y en apego a la libertad de expresión y lo que nuestra conciencia nos indica.

Fueron varios los intentos que hicieron los militares por penetrar hasta el edificio de donde trasmitíamos a Honduras y al mundo lo que realmente sucedía en el país. A las seis de la tarde, un comando militar integrado por unos sesenta elementos del ejercito, tomaron por asalto las instalaciones físicas de la radio, nos sacaron del aire y los compañeros que en ese momento se encontraban en el establecimiento ( Alejandro Villatoro, propietario, los periodistas Lidieth Diaz, Rony Martinez, los operadores Franklin Mejia y Orlando Villatoro) fueron objetos de amenazas a muerte, golpes e intimidaciones. En el caso de Alejandro Villatoro es diputado suplente y no respetaron tal condición.

En el caso particular, de David Ellner Romero existía orden de captura razón por la cual logre escapar lanzándose al vacio desde un tercer piso del edifico que alberga la radio, como producto del golpe (unos 25 metros de altura)tengo fracturo en un hombros, costillas, y otros golpe.

Al operador Franklin Mejia, quien es menor de edad, fue golpeado, y en una actitud discriminativa le gritaban ( negro hijo de....te vamos a matar si no nos dices desde donde estas trasmitiendo y otras ofensas denigrantes a la condición humana).

Señores: El fondo de todo este atentado fue, y es, para acallar a la única emisora en Honduras que trasmitía los sucesos tal como se dieron. En la actualidad, y después de negociaciones con los militares, la radio reabrió sus operaciones pero bajo una serie de condiciones que limitan la libertad de expresión en el país.

Bajo este marco conceptual es que recurrimos a ustedes a interponer la formal denuncia para que dentro de las facultades que ustedes tienen, proceda de inmediato hacer una investigación del caso.

Alejandro Villatoro
Gerente Propietario
Radio Globo

Vejam em http://www.radioglobohonduras.com/

Máfia do lixo internacional atua no Rio Grande do Sul e São Paulo

Rio Grande do Sul e São Paulo entraram na última sexta-feira (26/06) para a história do tráfico de lixo internacional. A famigerada máfia do lixo internacional enviou para o Brasil o total de 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo industrial, tóxico e domiciliar. Os destinos no Brasil: Porto de Rio Grande (RS) e Porto de Santos (SP). Dos 64 containeres o total de 40 foram retidos em Rio Grande (RS), 8 foram barrados na estação aduaneira de Caxias do Sul (RS) e 16 no porto de Santos (SP). O Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal (RF) investigam o caso do lixo que veio da Inglaterra. Na documentação entregue nas alfândegas dos referidos portos, consta que a carga seria de polímero de etileno e de resíduos plásticos, que deveriam ser usados na indústria de reciclagem. No entanto, além de sacolas plásticas, havia papel, pilhas, seringas, banheiros químicos, cartelas vazias de remédios, camisinhas, fraldas, tecido e couro, dentre outros.

O texto continua no Máfia do Lixo.

Israel aprova construção de 50 novos assentamentos

O governo de Israel aprovou a construção de 50 novas moradias em um assentamento nos territórios ocupados da Cisjordânia.

Representantes israelenses afirmaram que os colonos vão ser transferidos de um assentamento não-autorizado e que a iniciativa é apenas a primeira parte de um plano de expansão.

Israel pretende retirar cerca de 200 pessoas do assentamento de Migron, considerado ilegal pelas autoridades israelenses por ter sido construído em terras palestinas particulares. O grupo deve ser reassentado em Adam, ao norte de Jerusalém, que já abriga cerca de 3,5 mil judeus.

Continua na BBC Brasil.

Em dez anos, Brasil não avançou em combate à corrupção, diz Bird

Em dez anos de medição, os indicadores brasileiros de combate à corrupção não tiveram "mudança significativa", de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Mundial.

Embora tenha havido uma leve melhora nas estatísticas entre 2007 e 2008, a pequena variação dentro da margem de erro significou que este avanço foi "estatisticamente insignificante", de acordo com o critério do banco.

Mais no UOL Notícias.

TV's americanas irão perder 2 bilhões de dólares nos próximos 4 anos

O mercado de TV nos EUA, aberta e a cabo, vai perder USD 2 bilhoes nos proximos 4 anos, segundo o relatorio Global Media Intelligence, da pesquisadora de mídia Screen Digest. Parte dessa perda será compensada pelos investimentos em video online, previsto para triplicarem nos proximos 4 anos. O setor de video online ou TV na internet vem sendo explorado pelas controladoras das redes de TV americanas - a NBC Universal e a News Corp controlam o serviço Hulu.com e a ABC e a Disney sao sócias. Mas, apesar disso, o relatorio diz que o mercado de video online nao vai amadurecer em velocidade suficiente para substituir o que as TVs perderao em publicidade. Segundo a pesquisa, a reduçao dos investimentos publicitários na TV é consequencia dos digital video recorders, que permitem pular os intervalos comerciais, e também da migraçao do publico jovem para a internet.

Notícia do BlueBus.

Hipocrisia como virtude - Capítulo II

Geraldo Brindeiro engavetou processo que poderia condenar Arthur Virgílio à prisão


Arthur Virgílio, que agora se auto-intitula um senador idiota, para justificar funcionários fantasmas em seu gabinete, já foi acusado de embolsar, em 1989, aplicação de um empréstimo bancário tomado pela prefeitura quando foi prefeito de Manaus.



Desde quando Marconi Perillo restaura a moralidade do Senado?

(...)
O problema de Perillo não é apenas ser tucano. É que, apesar da pouca idade e da carreira política ainda ser bem mais curta do que a de Sarney, sua folha corrida no STF já é bem mais comprida do que a de raposas velhas que estão na política há mais de meio século:

Honduras: aumenta repressão

Continuam as ações "democráticas" dos golpistas em Honduras: fechamento de estações de rádio, bloqueio de TVs, prisões de jornalistas, perseguição a líderes de movimentos sociais, violência...

* (AUDIO) Entrevista a diputada hondureña: La dictadura continúa cerrando medios de comunicación, la represión se intensifica
* Un muerto y varios desaparecidos tras arremetida del ejército en Honduras
* Detienen a equipo periodístico de teleSUR en Honduras
* Grupos militares armados detienen a periodista de Telesur Adriana Sívori
* Militares arremeten contra el pueblo de Honduras
* Radio Globo de Honduras denuncia agresiones y cierre de transmisiones

Sabe aqueles que são contra bolsas de estudo para pobres e cotas nas universidades? Olha eles aí na Ulbra!

A Ulbra deveria destinar, do total de alunos, 20% em bolsas para os que comprovam carência. A auditoria feita pela instituição levatou que familiares de políticos foram beneficiados. Um dos exemplos é Danielle Fraga, filha de Francisco Fraga, ex-secretário-geral de Governo de Canoas. A estudante obteve bolsa de 100% para o curso de Fisioterapia. Fraga é referência também para a aluna Marcela Andressa Ronchetti, filha do ex-prefeito de Canoas Marcos Ronchetti. Ela conseguiu benefício de 50% no curso de Medicina. Além delas, Fraga aparece na indicação de outros seis alunos. Na relação entre pais e filhos, consta Tamara Obregon Bacci, 22 anos, filha do deputado federal Enio Bacci.

Ela é bolsista de 50% na Faculdade de Odontologia. A filha do senador Sérgio Zambiasi, Tamara, aparece. Obteve 100% para o curso de Farmácia. Formada há dois anos, a jovem de 27 anos mora na Itália. A isenção total também foi concedida à estudante de Fisioterapia Daniela Aurora Braz Wobeto, filha do vereador da Capital Luiz Braz.

Situação de palestinos na Faixa de Gaza é 'desesperadora', diz Cruz Vermelha

Um relatório da Comissão Internacional da Cruz Vermelha afirma que o bloqueio israelense à Faixa de Gaza deixa um milhão e meio de palestinos “desesperados” e “sem condições para reconstruir suas vidas”.

O relatório foi divulgado seis meses depois da última ofensiva israelense à Faixa de Gaza, iniciada no dia 27 de dezembro de 2008, que deixou pelo menos 1.300 palestinos mortos.

BBC

El primer golpe de Estado de Obama

Caracas (Venezuela).- El mensaje de texto que sonó en mi teléfono móvil esta mañana decía así: “Alerta, Zelaya ha sido secuestrado, golpe de Estado en marcha en Honduras. Difúndelo.” Ha sido un duro despertar en un domingo por la mañana, sobre todo para los millones de hondureños que se estaban preparando para ejercer por primera vez su sagrado derecho al voto en un referéndum consultivo sobre la convocatoria de una Asamblea Constituyente para reformar la Constitución. Supuestamente, la disputa se centra en el referéndum convocado para hoy, que no es vinculante, sino sólo una encuesta de opinión para determinar si una mayoría de hondureños desean, o no, que se inicie un proceso para modificar su Constitución.

Una iniciativa de este tipo nunca había tenido lugar en esta nación centroamericana, cuya constitución es tan limitada que sólo permite una mínima participación del pueblo hondureño en sus procesos políticos. Dicha constitución, redactada en 1982, en el momento álgido de la guerra sucia del gobierno de Reagan en Centroamérica, fue diseñada para instituir que quienes detentaban el poder tanto económico como político pudiesen mantenerlo con las mínimas interferencias del pueblo. Zelaya, elegido en noviembre de 2005 por la plataforma del Partido Liberal de Honduras, había propuesto la encuesta de opinión para determinar si la mayoría de los ciudadanos estaban de acuerdo en que era necesaria una reforma constitucional. Su propuesta fue apoyada por la mayoría de los sindicatos y movimientos sociales del país. De haber tenido lugar, y dependiendo de los resultados, se habría organizado un referéndum durante las próximas elecciones de noviembre para votar sobre la convocatoria de una Asamblea Constituyente, pero la encuesta prevista para hoy no era vinculante de acuerdo con la ley.(...)

- mais aqui

Confirmado: Bill Gates le tiene miedo a Linux

CIUDAD DE BUENOS AIRES (Urgente24) - El miedo de Microsoft y su principal mentor, Bill Gates, al software libre tiene inicios practicamente desde el comienzo de la era informática en el mundo, cuando Gates mandó su famosa carta al Club de Hackers a principios de los 80's. Sin embargo, nunca antes se había publicado en la Web un memo de Gates que fuera tan explícito.

Publicado en Boycott Novell, Jim Allchin distribuye un memo en progreso que Bill Gates envió a Brian Valentine, Paul Flessner, Mike Nash, Will Poole, Yuval Neeman, y Dan Neault. En la misiva, Gates expresa su preocupación por la tendencia de los desarrolladores a migrar de Windows:

"Nuestra fuerza proviene de la singularidad y la popularidad de la plataforma. incluso no podemos permitirnos la superposición de múltiples mensajes, especialmente cuando los desarrolladores se están moviendo a Linux y Java".


Vejam mais em Urgente24

Transparência Brasil e a cilada da Globo News

No programa, mediado pelo pouco imparcial Willian Waack (que geralmente vocaliza as posições de Ali Kamel no Jornal da Globo), estavam, além de Abramo, o sociólogo e cientista político Bolivar Lamounier, ligado ao PSDB, e o historiador "do" governo de São Paulo, Marco Antonio Villa, da Ufscar (que a legenda insistiu em transformar em "Uniscar"), que, ao lado de Demétrio Magnoli, vem sendo "o especialista" usado para legitimação das posições políticas da grande mídia.

Quem assistiu ao programa viu algumas teses fabulosas serem levantadas:

1. Lula é o culpado pelo aumento da violência escolar.

2. Lula é o culpado pelo aumento do uso de drogas.

Sempre direcionado por Willian Waack, o debate montado para discutir "a crise ética na política brasileira" ou, numa paráfrase constantemente repetida pelo jornalista, "a crise de valores da sociedade", foi um espetáculo de propaganda anti-lulista.

Mais na comunidade do blog do Luís Nassif.

A fonte que se diz historiador

Quem a Folha foi ouvir para manter acesa a chama da campanha contra seu colaborador José Sarney? Claro, o historiador Marco Antonio Villa (clique aqui)

A entrevista não é séria. Não sei o que os pares acham de Villa, não conheço a fundo sua produção acadêmica recente, mas o que diz não é sério. Ele faz política, não história. E a superficialidade com que distorce fatos, as afirmações taxativas sem base, demonstram um desprezo amplo pela formação que lhe garantiu notoriedade. É um propagandista que se apresenta como historiador.

Confira no Luis Nassif.

domingo, 28 de junho de 2009

Rede de intelectuais apóia povo hondurenho na Guatemala

Guatemala, 28 jun (Prensa Latina) A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade pronunciou-se hoje aqui em defesa do direito do povo hondurenho a decidir livremente sobre a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte. A rede repudiou "o ataque dos centros de poder oligárquicos contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya", a quem expressou seu apoio diante dos últimos acontecimentos nesse país.

"Queremos fazer chegar aos irmãos e irmãs hondurenhos nosso apoio incondicional em sua luta pela dignificação da democracia e pelo aprofundamento dos instrumentos de participação popular e de inclusão dos setores tradicionalmente marginados", expressou.

Vejam mais em Prensa Latina-Agencia Informativa Latinoamericana

Secuestrado el presidente de Honduras por militares

Los golpistas decretan el Toque de queda en Honduras
El toque de queda formal impuesto por los golpistas que ocupan el gobierno hondureño, solo pone en una orden lo que se viene presentando durante toda la jornada, vulnerando los derechos de las personas que habitan ese país, deteniendo militantes, reprimiendo a la gente, patrullando las calles, dosolviendo manifestaciones, realizando operaciones de rastrillaje en muchas zonas del país para detener a quienes se oponen al golpe de estado.
Con esta medida se pretende continuar reprimiendo la movilizacion popular que se ha hecho sentir durante todo el día en Honduras.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET que acompanha os fatos com informes de uma rádio clandestina e apresentação de alguns vídeos.

Bajo el cañón de Israel

Tomamos el colegio y detuvimos a cualquier persona entre los 17 y los 50 años. Todos vinieron maniatados y con los ojos vendados. Cuando pedían ir al servicio, los soldados los llevaban y los golpeaban sin ninguna razón que justificara esas palizas. Muchos fueron detenidos para recabar información para los servicios de seguridad, no porque hubieran hecho algo. En general, a la gente se la mantuvo sentada durante 10 horas al sol. Se les daba agua de vez en cuando. Los soldados pasan 10 horas de pie, aburridos, así que golpean a la gente. Tal vez es su única satisfacción".

Vejam mais em EL PAIS.COM

Golpe de Estado em Honduras: acompanhe na TV

Assista, ao vivo, debate e alerta em TV Venezuelana sobre golpe de Estado em Honduras

http://www.radios.com.br/playtv/1_anventv-ve.htm

Fonte: Assaz Atroz.

Militares prendem presidente de Honduras

Militares de Honduras prenderam o presidente do país, Manuel Zelaya, neste domingo, informou seu secretário pessoal, Eduardo Enrique Reina. A casa de Zelaya foi cercada por soldados. Cortes de luz foram registrados em diversos pontos do país.

Reina disse à imprensa local que, "com muita preocupação, a Guarda de Honra informou que o presidente foi detido pelos militares e levado a (instalações da) Força Aérea". Leia no Terra.

Estopim:
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, prometeu realizar neste domingo um polêmico referendo para decidir se a Constituição pode ser alterada, o que poderia permitir a reeleição presidencial. O plano do presidente foi considerado ilegal pelo Congresso e pela Justiça do país, enfrenta a oposição também do Exército, e está gerando uma crise em Honduras. Ainda no Terra.

N.E. (atualização): Mais detalhes e outros linques na 2ª postagem logo abaixo, publicada pelo Hudson.

Autor da "Carta aos Brasileiros" morre em São Paulo

O jurista Goffredo Carlos da Silva Telles, 94 anos, morreu na noite desse sábado em São Paulo. Ele foi o autor da "Carta aos Brasileiros", documento decisivo no processo de abertura democrática do Brasil. As informações foram divulgadas pela Globo News.

Casado com a escritora Lygia Fagundes Telles, Goffredo também lecionou direito na Universidade de São Paulo (USP) durante quase 45 anos. Mas, ao completar 70 anos, teve que se aposentar por força de lei. Pouco antes, foi honrado com o título de professor emérito da USP pelo voto unânime do Conselho Universitário.

Ainda assim, continuou a dissertar sobre a Disciplina da Convivência Humana para grupos de estudantes em seu próprio escritório. Nota publicada no Terra.

GOLPE DE ESTADO EM HONDURAS: Presidente seqüestrado por militares

Golpe de Estado em Honduras. O presidente Manuel Zelaya foi seqüestrado por militares e levado para local desconhecido. Militares tomaram também a rede de televisão estatal, o canal 8, que está fora do ar.

ASSUNTO É DESTAQUE NA ABN, NA TELESUR E NO APORREA

* (VIDEOS) Militares encapuchados secuestran al presidente Manuel Zelaya
* Golpe de Estado en Honduras, militares secuestran a Zelaya
* Interrompem transmissão a cabo da TeleSUR em Honduras
* Juramentado o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, como Presidente de facto de Honduras
* La Unión Europea condena el golpe militar y pide la liberación de Zelaya
* Zelaya ratifica que está en Costa Rica y denuncia ''traición'' de la Fuerza Armada
* Arrancó persecución a líderes populares en Honduras
* Numerosos dirigentes políticos populares de Honduras, afectos al depuesto gobierno del presidente José Manuel Zelaya Rosales, se están refugiando en embajadas de países amigos o pasando a la clandestinidad, debido a la persecución de la cual están siendo objeto.
* Secretário geral da ONU exige restituição de Zelaya ao cargo
* OEA condena golpe de Estado en Honduras y exige la restitución de Manuel Zelaya
* VERMELHO: Hondurenhos convocam greve geral contra o golpe

Lula diz que internet reduz poder da imprensa tradicional, Reuters

A 1 mês do lançamento de um blog pelo Planalto, o presidente Lula afirmou ontem que o país nunca viveu um ambiente de liberdade de informaçao tao grande e acredita que com o acesso cada vez maior à Internet, a imprensa tradicional está perdendo poder para os novos meios - "Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informaçao" - disse em discurso no 10o Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre (RS).

blue bus

Crisis económica, crisis moral

En psicología sabemos que cuando, en cualquier esfera del comportamiento, el sujeto no tiene o pierde la noción de lo que es justo, adecuado, aparecen lo que suele considerarse como conductas patológicas. Cuando damos por bueno que el marido insulte o menosprecie a la mujer, acabamos considerando la violencia de género como normal y la conducta patológica tiende a instalarse. Cuando dejamos que el adolescente grite a su madre, no estudie ni trabaje, consiga dinero para salir toda la noche, vuelva bebido, etc., estamos favoreciendo la aparición de comportamientos psicopáticos.

Creo que es lo que ha sucedido con la actual crisis económica. En esta nuestra sociedad global y globalizada, llevamos muchos años dando por buenas situaciones totalmente inmorales, ilógicas e intolerables desde cualquier pensamiento normal. Y ahora nos sorprende el estallido de la crisis. Durante demasiado tiempo hemos asistido pasivamente, con sólo las reacciones de pequeñas minorías, a un sin fin de despropósitos, totalmente inviables, que se han normalizado y nos han conducido, a lo que podríamos llamar “la patología de la Economía”

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Nueva base militar en Colombia ampliaría el alcance del Pentágono en América Latina

Reemplazará una base militar que fue creada para la fallida guerra contra las drogas por otra base para intervenir en América del Sur y apoyar al abusivo ejército colombiano.
(...)
La instalación militar en Colombia dará a los militares de Estados Unidos una capacidad aumentada para intervenir en la mayor parte de América Latina. El plan está siendo acelerado en medio de tensas relaciones entre Washington con Venezuela, Bolivia y Ecuador, y a pesar de una larga historia y de recientes revelaciones sobre el atroz record contra derechos humanos por parte de militares colombianos.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Mercado de trabalho perpetua desigualdade racial, avaliam especialistas

Brasília - Sessenta por cento dos trabalhadores negros têm rendimento de até dois salários mínimos. Os negros são a maioria nos setores de atividade econômica com maior jornada de trabalho (como emprego doméstico, 60,8%); com uso mais intensivo da força física de trabalho (construção civil, 59,5%) e historicamente menos protegidos pelo sistema previdenciário (setor agrícola, 60,4%). Os negros formam a maioria dos trabalhadores sem carteira assinada (55,3%).

Vejam mais na Agência Brasil

BARAK OBAMA OU BARAK BUSH?

Laerte Braga

Há uma expectativa sobre se o presidente dos Estados Unidos vai se pronunciar sobre o golpe de estado em curso em Honduras. O presidente da República Manuel Zelaya solicitou a convocação de uma reunião extraordinária da OEA – Organização dos Estados Americanos – para tentar evitar a pressão de militares, judiciário, empresários hondurenhos e norte-americanos e do embaixador dos EUA.
Numa decisão no mínimo irresponsável a corte suprema daquele país – deve ser algum clone de Gilmar Mendes – determinou ao presidente, comandante supremo das forças armadas, que volte atrás na demissão do general chefe do estado-maior. O dito cujo se recusou a cumprir a determinação de formar escoltas para as seções onde deverão votar no domingo cidadãos de Honduras para dizer se querem ou não uma nova constituição.

Vejam o texto completo em Patria Latina

Perigosamente disfarçados: exercícios militares dos EUA no Paraguai

A embaixada dos Estados Unidos, nos dez meses de gestão do presidente Fernando Lugo e desde o início de um importante processo no país, se converteu no principal e grande colaborador do governo no que se denominou a instauração da mudança.
Processo de mudança que inclui algumas contradições e que, principalmente, deve ser entendido a partir de dois olhares muito diferentes, que são os do setor do executivo e o olhar dos movimentos sociais, que, cada vez mais, se vem afastados desse processo, aspecto que não tocarei neste artigo, mas só como referência.
Em apenas dez meses, o processo do presidente Lugo recebeu 422 mil dólares de apoio direto da embaixada yankee. No marco desse apoio, se restituíram, depois de dois anos, os chamados Exercícios Militares, mas agora, sob o revestimento de Colaboração Diplomática, por meio de "funcionários" da embaixada dos EUA.

Vejam mais em America Latina em movimento