sábado, 16 de maio de 2015

Ex-presidente Mohammed Morsi é condenado à morte no Egito

Um tribunal egípcio condenou à morte o presidente deposto do Egito, Mohammed Morsi, por uma fuga em massa de detentos em 2011.
No mesmo processo foram condenados outros 105 reus. A organização de direitos humanos Anistia Internacional criticou a decisão, que qualificou de "fantoche".
A acusação era de que o ex-líder e outros altos membros do seu partido - a Irmandade Muçulmana, hoje banida no Egito - orquestraram uma fuga em massa de detentos em 2011 com o apoio de grupos islâmicos Hamas e Hezbollah. O episódio foi parte da Primavera Árabe egípcia, que culminou com a queda do então presidente Hosni Mubarak após 30 anos no poder.
"Condenar Mohammed Morsi à morte após julgamentos injustos feitos de forma grosseira mostra um total desprezo pelos direitos humanos", disse Said Boumedouha, vice-diretor da Anistia para o Oriente Médio e Norte da África.

Leia mais na BBC Brasil

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Morre aos 89 anos B.B.King, o 'Rei do Blues'

O guitarrista e cantor americano B.B.King, considerado o "Rei do Blues", morreu aos 89 anos em Las Vegas, nos Estados Unidos, segundo seu advogado.


Leia mais na BBC Brasil

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Jader Barbalho se livra de mais um processo por completar 70 anos

O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) completou 70 anos em outubro do ano passado e, com isso, se livrou de mais um processo. O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a extinção da punibilidade em uma de suas ações penais. Em outras palavras, o Estado perdeu o direito de puni-lo mesmo que fosse comprovada a sua culpa por causa da demora da Justiça em julgá-lo. Pela lei penal, o tempo de prescrição de crimes para pessoas com essa idade é reduzido pela metade.  As informações são do jornal O Globo.


Leia mais no Congresso em Foco

terça-feira, 12 de maio de 2015

Adeus ao Reino Unido

As eleições gerais na Grã-Bretanha foram dramáticas. A nível geral porque os líderes dos três partidos - Miliband (trabalhista), Nick Clegg (liberal-democrata) e Nigel Farage (UKIP - direita populista e racista) ... resignaram no dia seguinte à vitória conservadora. E a nível mais concreto, porque o Partido Nacional Escocês ganhou quase todos os mandatos que correspondem à Escócia (56 de 59), acabando com o domínio de mais de um século do trabalhismo. O Partido Trabalhista foi fundado na Escócia. E de ali saíram os primeiros líderes e primeiro-ministros trabalhistas, assim como o último. Quase sempre, a cultura operária escocesa foi muito mais radical que a sua equivalente inglesa.


Confira o texto de Tariq Ali, no Esquerda.Net, via Jornal GGN.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Indiano K.V. Kamath é nomeado 1º chefe do banco dos Brics

O banqueiro indiano K.V. Kamath foi nomeado como primeiro chefe do novo banco de desenvolvimento que está sendo montado pelos Brics, afirmou a jornalistas nesta segunda-feira (11) o secretário de Finanças indiano, Rajiv Mehrishi.
Os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, firmaram acordo para criar o banco de desenvolvimento de US$ 100 bilhões  em julho passado, dando um passo na direção de reorganizar o sistema financeiro internacional dominado pelo Ocidente.

Leia mais no UOL Economia