sábado, 12 de setembro de 2009

Entrevista com dois ex-soldados dos EUA que combateram no Iraque e agora se opõem publicamente às guerras imperialistas

Interview with Josh Simpson and Benji Lewis, two ex US soldiers who fought in combat in Iraq and now publicly oppose Washington’s Global War on Terror

Em inglês, no sítio de Eva Golinger

Bases militares dos EUA na Colômbia esmagam movimentos revolucionários

Robson Braga *
Adital -
A instalação de sete bases militares dos Estados Unidos na Colômbia - prevista ainda para este mês - reabriu o debate sobre o pretexto utilizado pelo país norte-americano para encobrir seu real objeto na América Latina. O Plano Colômbia - estratégia militar iniciada em 2000 pelos EUA - foi justificado, inicialmente, como forma de combater o narcotráfico na América Latina, já que a maior parte das drogas produzidas seria consumida em território estadunidense.

De acordo com o coronel-aviador da Força Aérea Brasileira, Sued Castro Lima, a maior parte das drogas consumidas nos EUA é produzida no próprio país. Para ele, a intervenção estadunidense na Colômbia serve para "promover o esmagamento dos movimentos populares ou revolucionários que surgem na América Latina e intimidar ou neutralizar iniciativas regionais autônomas nos campos econômicos e de defesa, como é o caso da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)".

Vejam mais em ADITAL

STF abre as portas para intervenção estrangeira "legal" no Brasil

por Luiz Carlos Azenha
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um precedente interessante.
Se a Boeing ficar descontente com a escolha do governo brasileiro na compra de caças para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), deve recorrer ao STF. Pode fazer isso através de um parlamentar nativo, devidamente "lubrificado".
(...)
Foi assim no caso de Cesare Battisti. O Executivo tomou uma decisão. Agora, está próximo de ser "desautorizado" pelo STF, onde o governo italiano fez lobby abertamente, inclusive pressionando ao vivo cada um dos juízes da Corte.
Posso não concordar com a posição do Laerte Braga, mas acho que o argumento dele de que a Itália transformou o Brasil em Casa da Mãe Joana faz sentido:


A FESTA ITALIANA DE BERLUSCONI NA CASA DA MÃE JOANA – O BRASIL


Laerte Braga

Os rumos tomados no julgamento do pedido de extradição do refugiado político Cesare Battisti sugerem que o representante do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi dessa vez não contratou garotas de programa para a festa do chefe, mas ministros da STF DANTAS INCORPORATION LTD. Empresa cujo controle acionário é detido, em sua maioria, pelo banqueiro Daniel Dantas.


Vejam mais em Patria Latina

Guerra avisada

1
Para que não digam que não os avisei: há anos escrevo que todo país com hidrocarbonetos tem uma guerra no seu futuro e que o plano mestre dos Estados Unidos é atiçar um conflito entre a Colômbia e a Venezuela para ficar com as ruínas de ambas. Mas um prognóstico não é uma fatalidade. Já examinámos as debilidades que podem vitimar-nos. Estudemos as forças que podem salvar-nos.

2
Um conflito contra a Venezuela é um conflito contra a região. Disse Bolívar que para nós a Pátria e a América. A intrusão de forças estrangeiras invade-nos a todos. São objectos das bases militares dos Estados Unidos os hidrocarbonetos, a água doce e a biodiversidade do Equadro, Brasil e Venezuela e então os da Bolívia, Paraguai, Argentina e o resto da América do Sul. O Brasil é, conforme o ano, a sexta ou a sétima economia do mundo, o oitavo produtor de armamentos e entre os seus 176 milhões de habitantes poderia erguer-se um exército que a partir da sua força actual de 361.928 soldados superará amplamente os 459.687 efectivos que registava o orçamento da Colômbia em 2007. O Grande Exército de Napoleão afundou-se nas vastidões da Rússia; os 8.547.000 km2 do Brasil poderiam ser o túmulo de muito paramilitar. Qualquer agressão nuclearia em torno do Brasil quase toda a região; a União Europeia, a Rússia e a China pressionariam contra o desequilíbrio de poder na zona. Por outro lado, do nosso lado estaria Cuba, que derrotou os Estados Unidos em Playa Girón e o apartheid na África do Sul. É demasiado para uma figurinha que alega não poder controlar o seu próprio território.


Vejam mais em RESISTIR.INFO

Novo suicídio na France Telecom choca sindicatos

Uma funcionária da France Telecom se suicidou nesta sexta-feira, em mais um caso de morte dessa forma na ex-estatal que os sindicatos afirmam serem causadas principalmente pela reestruturação crônica da empresa e por pressões no ambiente de trabalho.

A companhia informou que a mulher de 32 anos cometeu suicídio em um dos escritórios do grupo em Paris, mas não deu mais detalhes. Uma fonte sindical afirmou que a funcionária pulou da janela do quarto andar de um prédio após uma reunião.

Sua morte aumenta para 19 o número de suicídios ou tentativas de suicídio registradas desde o começo de 2008, incluindo sete neste ano, segundo os sindicatos que representam funcionários da France Telecom.

Confira a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia.


Ex-presidente de Taiwan é condenado à prisão perpétua

O ex-presidente de Taiwan Chen Shui-bian foi condenado à prisão perpétua nesta sexta-feira por corrupção.

Chen foi acusado de enriquecimento ilícito, de aceitar suborno e de participar de operações de lavagem de dinheiro enquanto estava na Presidência (2000-2008), movimentando cerca de US$ 15 milhões (cerca de R$ 27,5 milhões).

A notícia continua na BBC Brasil.

Torres gêmeas

Para quem desconhece o tema, posso dizer que a versão oficial do governo norteamericano simplesmente não consegue ser explicada pela ciência. Cito dois exemplos:

1) Colunas de aço derretido: a ciência até hoje não consegue explicar o laudo final dado pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), órgão americano responsável pelo laudo para a queda das torres. A versão oficial diz que os edifícios caíram devido ao calor gerado pela explosão das aeronaves, o que teria comprometido a estrutura dos prédios. Pois bem; fisicamente, isso é impossível, pois não explica os escombros dos edifícios – quem viu as imagens lembra-se facilmente de que pouca coisa sobrou intacta. Na verdade, a imensa maioria dos escombros foi reduzida a pó. Pó, poeira, como queiram chamar. Inclusive as colunas de aço que compunham o núcleo e a periferia das torres gêmeas.

Aí começa: a combustão do querosene (o combustível de aviões – também chamado jetfuel ou jetA1) gera, em condições ideais, temperaturas não superiores a 926.6ºC (ou 1700ºF) – o laudo do próprio NIST afirmou que as temperaturas não ultrapassaram 250ºC (482°F).

Veja mais no Luís Nassif.

O mito do inchaço do Executivo

(...) há um trabalho sobre contratação de pessoal pelo setor público que é bastante interessante. Pra mim, é útil por mostrar como o debate no Brasil se tornou fulanizado, partidarizado e sobretudo ideologizado.

Ele se chama “O Mito do Inchaço da Força de Trabalho do Executivo Federal” e foi elaborado por Marcelo Viana de Moraes, Tiago Falcão Silva e Patrícia Vieira da Costa.

Veja o texto completo do "post" no blog do Luís Nassif.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TSE abre inscrições para hackers testarem urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre nesta sexta (11) inscrições para quem quiser fazer as vezes de hacker e atacar os sistemas das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do ano que vem. Os testes, que serão públicos, vão acontecer entre 10 e 13 de novembro deste ano. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, sempre nos dias úteis, e devem ser feitas pessoalmente ou por carta registrada.


Para participar dos testes, o interessado (chamado pelo TSE de "investigador") deve apresentar um plano de ação, em um formulário específico do tribunal, descrevendo os procedimentos que pretende tomar e os equipamentos que quer usar para tentar quebrar a segurança das urnas. Esse plano de ação será avaliado e, se aprovado pelo TSE, poderá ser posto em prática. O resultado dos planos aprovados pelo órgão sai no dia 26 de outubro, no Diário Oficial.

Notícia completa no G1, via BR-Linux.

Chile lembra os 36 anos do golpe


Ex-membros da guarda presidencial de Salvador Allende seguram fotos de colegas mortos durante o golpe militar de 1973 no Chile, em frente ao palácio de La Moneda. (Foto: AFP)

Mais no G1.

MST ocupa o INCRA em POA - o que eles têm a dizer?

A Catarse entrou no INCRA.
Ouviu.
Publica, agora.
Em nenhum outro lugar você vai ouvir isso.
Assista!

O Olho da Revolução - Mostra de Filmes no CineBancários



O Coletivo Catarse, em parceria com a Associação Cultural José Martí/RS, o CineBancários e SindBancários, está promovendo a Mostra Santiago Álvarez - O Olho da Revolução. Os filmes foram trazidos pela Thais Fernandes, de Cuba, em outubro de 2008.

Um dos realizadores mais importantes do cinema cubano, Santiago Álvarez, terá alguns de seus filmes exibidos em uma mostra inédita. Sua obra documental vai do registro da revolução cubana a reflexões sobre momentos históricos das Américas e da Ásia. Fundador e editor do noticiário ICAIC Latinoamericano, sua produção se destaca pela presença ativa do jornalismo, genial uso da montagem e emprego de áudio como parte indissolúvel da ação dramática.

O ICAIC - Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos – foi a primeira instituição criada pelo governo revolucionário de Cuba. Em 2009, ambos completam 50 anos.

A obra de Santiago, por motivos diversos, ainda é desconhecida do público brasileiro. A seleção da Mostra Santiago Álvarez – O Olho da Revolução, é resultado de uma coletânea de 3 DVDs lançada pelo ICAIC, com alguns dos filmes realizados pelo documentarista. São ao todo 14 filmes, entre curtas, médias e longas.

24/09/09, às 19:00, debate com ORLANDO SENNA

Local: CineBancários

Rua: General Câmara, 424 – Porto Alegre


ORLANDO SENNA

Cineasta, roteirista, escritor, jornalista e professor de cinema, foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura de 2003 a 2007 e diretor geral da TV Brasil de 2007 a 2008. Foi também diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Banõs, sediada em Cuba. Realizou, em 1988, em parceria com Santiago Álvarez, o documentário BrasCuba.

Prostituta de luxo desafia Berlusconi a confronto público

Roma, 11 set (EFE).- Patrizia D'Addario, a prostituta de luxo que assegura haver cobrado para comparecer às festas privadas do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, desafiou o líder a um confronto público.

"Convido ao presidente (Berlusconi) a uma acareação pública para discutir nossos assuntos privados, como as relações entre homens e mulheres; as técnicas de conquista, assim como sexo e poder", afirmou D'Addario em declarações a imprensa italiana que publica hoje o jornal "Corriere della Sera".

Mais AQUI.

Como a tecnologia ajuda a tungar você, trabalhador

Toda vez que bater o ponto, o trabalhador terá de receber um comprovante impresso com o horário em que iniciou ou encerrou a sua jornada de trabalho. A mudança faz parte da regulamentação definida pelo governo federal para o ponto eletrônico, aquela maquininha que registra quando alguém entra e sai de mais um dia de trabalho, e está no cotidiano de milhares de empresas e de milhões de empregados.

Aqui na Repórter Brasil, Maurício Hashizume e Bianca Pyl se debruçaram por um longo tempo sobre os problemas relacionados ao ponto eletrônico – que muita gente achava a salvo de fraudes. Mas saiba que você, que bate seu cartãozinho todo santo dia, pode estar sendo enganado por ele. Em muitos casos, tempo de trabalho tem sido comido pelo patrão, que regula a máquina para que ela registre menos do que o trabalhado. E, até agora, quem já tinha percebido isso não conseguia comprovar.

O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho recebeu muitas denúncias relacionadas a fraudes nos sistemas de ponto eletrônico utilizados por grandes empresas como magazines varejistas e redes de supermercados. São denúncias formuladas por trabalhadores e sindicatos, que revelam fraudes, em especial com a finalidade de reduzir as horas extras.

Continua no blog do Sakamoto.

O pedido de impeachment de Yeda


Por alex

ACEITO O PEDIDO DE IMPEACHMENT DE YEDA CRUSIUS

Ivar Pavan, presidente da Assembléia, aceita pedido de impeachment

O presidente da Assembleia, Ivar Pavan, acabou de anunciar que o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius, protocolado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, está aceito pelo Poder Legislativo.

Continua no Luís Nassif.

EUA divulgam lista de produtos com trabalho infantil e forçado. Brasil é citado em 13 setores

O escritório de assuntos internacionais do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje uma lista global de produtos feitos com trabalho infantil e forçado. O anúncio de que essa relação seria produzida foi antecipado por este blog. O relatório completo (em inglês) pode ser baixado aqui.

A lista inclui 122 produtos de 58 países e identifica mais problemas de trabalho infantil do que de escravo, baseado nas definições da Organização Internacional do Trabalho. O setor agropecuário predomina, seguido pela manufatura e a mineração. O Brasil é citado com ocorrência de trabalho infantil na produção de tijolos, cerâmica, algodão, calçados, mandioca, abacaxi, arroz, sisal e tabaco. No trabalho forçado em cana-de-açúcar e madeira. E em ambas as situações estão a criação de gado e a produção de carvão vegetal.

Continua no blog do Sakamoto.

Corredor da morte japonês provoca insanidade, diz Anistia

Prisioneiros que aguardam execução no chamado "corredor da morte" japonês são levados à insanidade pelas duras condições da prisão, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo grupo de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

A AI, que pede suspensão imediata de todas as execuções planejadas, afirma que os prisioneiros vivem em regime de semi-isolamento e pede mudanças nos métodos de interrogatórios da polícia.

Ao todo, 102 prisioneiros aguardam execução no Japão, muitos deles idosos.

A notícia continua na BBC Brasil.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dubai inaugura primeiro metrô do Golfo



Cidade tem quase um carro para cada dois habitantes.
Uma 'linha verde' é esperada para 2010.

Confira outras fotos no G1.

Moção de Repúdio contra a Prefeitura de Belo Horizonte

A Frente de Resistência Urbana, por meio das organizações reunidas no Encontro Nacional realizado em São Paulo, entre os dias 05, 06 e 07 de setembro, manifesta seu repúdio diante da postura da Prefeitura de Belo Horizonte e do Conselho Municipal de Habitação desta cidade, quanto ao tratamento dado às ocupações ameaçadas de despejo forçado.

Recentemente, o Prefeito Márcio Lacerda (PSB) enviou à Câmara Municipal de Belo Horizonte Projeto de Lei que regulamenta o Programa Minha Casa, Minha Vida prevendo, em seu artigo 13, que “as famílias que invadirem áreas de propriedade pública ou privada a partir da data de publicação desta lei não serão contempladas pela mesma” (PL n° 728/09).

[...]

O referido artigo, além de claramente inconstitucional, fere a própria Lei Federal do Minha Casa, Minha Vida quando esta, apesar de seu atrelamento com os interesses do capital imobiliário, prevê que as famílias de baixa renda que moram em “assentamentos irregulares” terão prioridade para fins de contemplação (Lei n° 11.977/09, art. 3°, § 3°).

LEIA O TEXTO COMPLETO NAS BRIGADAS POPULARES

Empresário diz ter organizado 18 festas com prostitutas para Berlusconi

Dois jornais italianos publicaram nesta quarta-feira os primeiros detalhes do escândalo envolvendo o primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Em depoimento à polícia, o empresário Gianpaolo Tarantini revelou ter organizado 18 festas com 30 mulheres dispostas a fazer sexo "se a necessidade aparecesse" para obter favores de Berlusconi.
...
"Prostituição e cocaína são os ingredientes para obter sucesso na sociedade", disse Tarantini, citado pelo jornal "La Stampa".

Leia a íntegra dessa notícia AQUI.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Data 09/09/09 provoca onda de casamentos no mundo


Foto de cerimônia em Kuala Lumpur

A combinação numérica única representada pela data desta quarta-feira, 9 de setembro de 2009, está provocando uma onda de casamentos em várias partes do mundo.

Em Kuala Lumpur, na Malásia, uma cerimônia única reuniu 560 pares de noivos na manhã desta quarta-feira.

Na China, onde o número "9" simboliza a sorte, milhares de casais são esperados ao longo do dia nos cartórios do país - cerca de 10 mil deles apenas em Pequim, segundo o jornal China Daily.

O texto continua na BBC Brasil.

A ascensão do fascismo nos Estados Unidos

Através da escuridão dos anos do governo Bush, os progressistas assistiram horrorizados ao sumiço das proteções constitucionais, à retórica nativista, ao uso do discurso de ódio transformado em intimidação e violência e a um presidente dos Estados Unidos que assumiu poderes só exigidos pelos piores ditadores da história. Com cada novo ultraje, o punhado de nós que tinha se tornado expert na cultura e na política da extrema-direita ouvia de novos leitores preocupados: Chegamos lá? Já nos tornamos um estado fascista? Quando vamos chegar lá?
...
Chegamos. Estamos estacionados exatamente no lugar onde nossos melhores especialistas dizem que o fascismo nasce. Todos os dias que os conservadores no Congresso, os comentaristas de extrema-direita e seus barulhentos seguidores conseguem segurar nossa capacidade de governar o país, é mais um dia em que caminhamos em direção à linha final, da qual nenhum país, mostra a História, conseguiu retornar.

Leia AQUI.

Mais além de janeiro

por Tarso Genro

As designações “esquerda” e “direita”, que vinham gradativamente perdendo o prestígio durante o ciclo hegemônico das idéias neoliberais, voltam a ter algum significado para os observadores políticos e acadêmicos mais sérios. Em grande medida, esta “atualização” está relacionada à crise econômica internacional e aos debates por ela suscitados a respeito da retomada do papel regulador do Estado.

É verdade que a visão da “desregulamentação” da economia, da redução das funções públicas do Estado, da utopia do mercado perfeito e da desqualificação sistemática de qualquer política pública distributivista, de solidariedade social ou de redução das desigualdades – através de transferências forçadas de renda – ainda não perdeu totalmente a sua força. Até porque a crise ainda não terminou, mundialmente, e agora a disputa política recai sobre a conformação das políticas de Estado no “pós-crise”. Políticas que devem organizar um novo ciclo de acumulação de capital e distribuirão “perdas e danos”, em função do desastre que foi o tatcherismo e suas variantes tucanas e “menemistas”.

Vejam mais no blog Leitura Global

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O gosto amargo do sorvete da esquina na Alemanha

"Tatiana é uma jovem catarinense, descendente de italianos, que trabalha numa sorveteria de um shopping em Koblenz. Ela e o marido dividem com mais três casais a moradia fornecida pelo empregador: uma quitinete com três divisórias, banheiro e cozinha comuns. O contrato escrito é para trabalhar 8 horas diárias e 36 semanais, mas na realidade trabalha 12 horas diárias e 72 horas semanais. Afirma que esta é a única forma de fazer um pé-de-meia e construir uma casa no Brasil. Afinal, com sua profissão, trabalhando para uma empresa do ramo de alimentos em Florianópolis, não alcançava 1 mil reais de salário mensal.

Com os colegas de trabalho, Tatiana decorou algumas frases feitas, indispensáveis para atender os clientes alemães. Trabalha de pé e corre de um lado para outro servindo mesas; o salário que recebe é o mesmo que um alemão receberia para trabalhar 8 horas diárias e 36 semanais. Com ironia compara os alemães com os brasileiros: "será que ninguém vê que começa sua jornada as 8 horas e encerra às 20 horas?" "As autoridades não sabem o que está acontecendo?". Mas logo se arrepende e revela um sentimento de culpa: "se o patrão não cumpre a lei, é 'cúmplice' dele porque aceita essa situação".

O texto completo no Terra Magazine.

Nos arquivos da diplomacia: brasileiros apáticos

Em 7 de abril de 1965, um ano após o golpe militar que destituiu o presidente João Goulart, o embaixador da França no Brasil, Pierre Sebilleau, manifestava um certo alívio em seu relatório enviado ao Ministério da Relações Exteriores, em Paris: "Não há o mínimo temor de uma revolta espontânea do povo o mais apático, o mais resignado à miséria que existe no mundo". Funcionário atentivo e aplicado, o diplomata não economizava adjetivos à população nativa: "Na realidade, a massa de brasileiros, indolente e indiferente por natureza, bem ou mal se acomoda a esse regime, autoritário sem dúvida, mas que revela uma grande preocupação com as formas legais, e que obteve certos resultados num dos únicos domínios que entusiasmam o popular: a luta contra a corrupção".

Confira o texto do Terra Magazine.

Sudanesa presa por usar calças é libertada

CARTUM (Reuters) - Uma sudanesa que foi presa por usar calças tidas como indecentes foi libertada nesta terça-feira após o sindicato de jornalistas do Sudão pagar uma multa de 200 dólares em nome dela, informou o diretor do sindicato.

Lubna Hussein foi condenada na segunda-feira por indecência, num caso que atraiu a condenação internacional. Ela foi sentenciada a pagar uma multa ou a passar um mês na cadeia, mas foi poupada da pena de 40 chicotadas.

Presa numa festa em Cartum em julho, juntamente com 12 outras mulheres, Hussein tinha dito à Reuters depois da leitura do veredicto que se recusaria a pagar a multa, optando em lugar disso por cumprir a pena de prisão, para contestar a legitimidade da lei.

Continua no UOL Notícias.

MPF-SP processa Anatel por ocultar erros de empresas de telefonia fixa

Os problemas foram constatados no sistema de cobrança e bilhetagem.
Ação pede que órgão regulador publique conteúdo das irregularidades.


Veja a notícia no G1.

Novas fotos da superfície de Marte: um mundo sem pegadas



A MRO tem estudado a superfície de Marte desde 2006, e as novas fotos abaixo pertencem a uma coleção de mais de 1.500 imagens feitas pela câmera HiRISE desde abril.
Como as fotos da HiRISE são tiradas em vermelho, azul-verde e infravermelho, as cores das imagens não são reais: são o resultado de várias técnicas para torná-las melhores para serem vistas por humanos. Mas vale a pena, hein? As imagens abaixo estão disponíveis em resolução 2560x1920.

Veja o texto completo no Gizmodo, junto com mais fotografias.

Dizem que ela existe para proteger...

Os locais onde se encontra maior número de policiais no Rio Grande do Sul em tempos de governo Yeda são os acampamentos do Movimento Sem Terra e a Praça da Matriz. Isto porque o governo tucano considera mais perigosos aqueles cidadãos gaúchos que lutam por um naco de terra e os que protestam contra a corrupção, do que os traficantes, os latrocidas e os assaltantes. Há quem diga que neste momento do Rio Grande do Sul, estabeleceu-se uma certa confusão sobre onde estariam e quem seriam os verdadeiros bandidos da história, mas isto é outra conversa.

O fato é que tornou-se corriqueira a imagem de duas, três ou até quatro fileiras de soldados fortemente armados em frente ao Palácio Piratini. Um jornalista, dias desses, comentou: “Nem no tempo da Legalidade de Brizola se viu tanto policial na Praça da Matriz…” Cena comum também é a presença de até 600 policiais montando guarda em torno de acampados sem-terra.

Pois não é que foi justamente nestes dois locais - às margens do palácio e num acampamento sem-terra que se registraram dois dos mais rumorosos assassinatos dos últimos tempos?

Continua no RS Urgente.

Há método na loucura tucana

As constantes manifestações de desequilíbrio emocional da governadora Yeda Crusius podem induzir ao erro de se avaliar que o problema do governo tucano no Rio Grande do Sul é, em certo sentido, decorrente de uma certa dose de insanidade da titular do Piratini. Esta, a insanidade, até pode existir, mas há método na loucura tucana. Vide o que está acontecendo no governo do tucano José Serra, em São Paulo. Com apoio e cumplicidade da chamada grande mídia, está em guerra com moradores de favelas na capital paulista. Paulo Henrique Amorim afirma que os recentes ataques aos pobres da comunidade de Heliópolis (ou vândalos, como prefere o Jornal Nacional) seguem um mesmo padrão. Ele compara esse padrão ao exercício pleno daquilo que o filósofo italiano Giorgio Agamben chama de “estado de exceção”.

Nessas situações de exceção, explica, o Estado faz as suas próprias leis e usa os dispositivos legais justamente para suprimir os limites à sua atuação: para suprimir a própria legalidade e os direitos dos cidadãos. O comportamento de José Serra é muito similar ao de Yeda Crusius.(...)

O texto continua no RS Urgente.

"Com ou sem a nova CPMF, ministro da Saúde continuará de pires na mão", diz Adib Jatene

A elite brasileira é incapaz de estender a mão?
Adib Jatene:
Esse é o problema. A elite financeira, a elite política, a elite intelectual... vive somente entre a elite. E quem se dispõe a ajudar os mais pobres e ir atrás dos recursos é combatido. O que o ministro José Gomes Temporão [Saúde] está fazendo é uma situação de desespero. Ele vê que pode fazer mais. Vê que tem uma parcela da população que tem tudo, da melhor forma que se faz no mundo. Mas ele não ignora que uma grande parcela da população não possui o mínimo para sobreviver. Ele vai buscar alguma coisa no orçamento e não consegue. Aí ele vem e propõe: "Eu preciso de R$ 10 bilhões a mais". É pouco. Ele precisa de, no mínimo, R$ 50 bilhões a mais. Mas as pessoas que podem oferecer isso sem nenhuma dificuldade, incluem qualquer novo tributo na sua planilha de custos, repassa o valor ao consumidor final e reclama.

Confira a entrevista do Dr. Adib Jatene, no UOL Notícias, via Luís Nassif.

Eleições e mídia, tudo a ver

Eu estava na ante-sala de uma médica, em Salvador. Sábado, dia 29 de agosto. E apenas por essa contingência, dei-me de cara com uma chamada de primeira página – uma manchetinha – da revista Época, já antiga, de março deste ano de 2009: A moda de pegar rico – as prisões da dona da Daslu e dos diretores da Camargo Corrêa.

Alguém já imaginou uma manchete diferente, e verdadeira como por exemplo, A moda de prender pobres? Ou A moda de prender negros? Não, mas aí não. A revolta é porque se prende rico. Rico, mesmo que cometendo crimes, não deveria ser preso.

Lembro isso apenas para acentuar aquilo que poderíamos denominar de espírito de classe da maioria da imprensa brasileira. Ela não se acomoda – isso é preciso registrar. Não se acomoda na sua militância a favor de privilégios para os mais ricos. E não cansa de defender o seu projeto de Brasil sempre a favor dos privilegiados e a favor da volta das políticas neoliberais. Tenho dito com certa insistência que a imprensa brasileira tem partido, tem lado, tem programa para o País.

E, como todos sabem, não é o partido do povo brasileiro. Ela não toma partido a favor de quaisquer projetos que beneficiem as maiorias, as multidões. Seus olhos estão permanentemente voltados para os privilegiados. Não trai o seu espírito de classe.

Texto da CartaCapital, via blog do Luís Nassif.

Violência no campo diminui, mas índices são alarmantes


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou os dados sobre os conflitos agrários do primeiro semestre deste ano. Em número absoluto, eles diminuíram: de janeiro a julho de 2009, foram registrados 366 conflitos, que afetaram diretamente 193.174 pessoas, enquanto que no mesmo período de 2008, foram contabilizados 678 conflitos e 301.234 envolvidos. Contudo, a regularidade com a qual se desrespeita os direitos humanos e a persistência das condições geradoras e dos atos de confronto continuam dando contornos à violência no campo brasileiro. E os números continuam vergonhosamente altos. Posto abaixo trechos de uma matéria que produzimos aqui na Repórter Brasil sobre o assunto.

Veja mais no blog do Sakamoto.

A psicologia da delação

Esse caso do italiano é exemplar por permitir traçar o perfil psicológico do chamado delator público - aquele que se empenha no exercício da delação amparado por leis. É um tipo similar ao que eu costumava chamar de “assassinos na legalidade” - aqueles cidadãos que, sentindo que alguém transgrediu alguma regra ou lei, aproveitavam para exercitar seus instintos mais animalescos contra o presumível culpado. No meu livro “O jornalismo dos anos 90″ descrevo vários casos em que o linchamento se fazia supostamente amparado pela legalidade - com leis ou o clamor das ruas fornecendo o salvo-conduto para o linchamento.

Texto completo no Luís Nassif.

Outro "post" sobre o mesmo assunto no mesmo blog do Luís Nassif.

Brasil já tem tecnologia para desenvolver bomba atômica

Uma revolucionária tese de doutorado produzida no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército - Simulação numérica de detonações termonucleares em meios Híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação - pelo físico Dalton Ellery Girão Barroso, confirma que o Brasil já tem conhecimento e tecnologia para, se quiser, desenvolver a bomba atômica. "Não precisa fazer a bomba. Basta mostrar que sabe", disse o físico.

Mantida atualmente sob sigilo no IME, a pesquisa foi publicada num livro e sua divulgação provocou um estrondoso choque entre o governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), responsável pela fiscalização de artefatos nucleares no mundo inteiro. O pesquisador desenvolveu cálculos e equações que permitiram interpretar os modelos físicos e matemáticos de uma ogiva nuclear americana, a W-87, cujas informações eram cobertas de sigilo, mas vazaram acidentalmente.

Mais no Terra, via blog do Luís Nassif.

DJ sem braços causa sensação em verão europeu




Um DJ que usa os pés - em vez da mãos - para mixar discos se tornou uma estrela da noite na Espanha e um dos destaques deste verão europeu.

O francês Pascal Kleiman, radicado na Espanha há 26 anos, nasceu sem braços devido a uma malformação fetal causada pelo medicamento talidomida, ingerido por sua mãe na gravidez.

A deficiência física, no entanto, não o impediu de tentar a carreira de DJ. Como Kleiman conta no documentário espanhol Héroes, no hacen falta alas para volar (“Heróis, não é preciso asas para voar”, em tradução livre), prêmio Goya ao melhor curta-metragem deste ano, “aprender a usar os pés foi uma resposta natural”.

Continua na BBC Brasil.

Apesar da crise, imigrantes não querem voltar, indica pesquisa


Apesar de fortemente afetados pela crise econômica global que atingiu de maneira intensa os países desenvolvidos, a maioria dos imigrantes econômicos abrigados nesses países preferiu permanecer a voltar aos seus locais de origem, segundo indica uma pesquisa preparada com exclusividade para o Serviço Mundial da BBC.

O estudo, feito pela organização americana Migration Policy Institute (MPI), também indica que a crise reduziu o fluxo de migrantes em busca de melhores condições pelo mundo.

Continua na BBC Brasil.

Aracruz e a incorporação pela Votorantim – a compra da vergonha

O Grupo Votorantim que já detinha 84% das ações da empresa conhecida como Aracruz Celulose e Papel, oficializa a incorporação e chama a atenção da mídia de sempre que louva a criação de uma nova empresa. Sim, o nome da gigante da celulose e derivados é Fibria e orgulhosamente as fábricas de sentido desassociados de uma sociedade justa (a chamada mídia corporativa) seguem exaltando a “maior empresa de celulose do mundo”. Nada mal. Para consumir boa parte da água disponível no segundo maior manancial de águas do planeta, teremos sobre o Cone Sul uma malha de deserto verde com vocação para usurpar os recursos naturais não renováveis do Aqüífero Guarani.

Veja o texto completo no Estratégia e Análise.

Brasil sobe oito posições em ranking de competitividade

Fabrícia Peixoto
Da BBC Brasil em Brasília

O Brasil subiu oito posições no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria no país com a Fundação Dom Cabral, e divulgado nesta terça-feira.

Com esse resultado, o país passa a ocupar a 56ª colocação, em um grupo de 133 economias.

O Relatório de Competitividade Global 2009 mostra que o Brasil melhorou sua posição graças, principalmente, a avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Nos dois casos, o país subiu 13 posições.

Daniel Thame: Deus e Diabo na Terra do Pré-Sal



O que poderia ser (e é) a melhor notícia dos últimos anos para os brasileiros, com a descoberta e exploração de imensas reservas de petróleo na camada conhecida como Pré-Sal, está se transformando numa inacreditável queda de braço, que tem como pano de fundo o interesse eleitoral. Mais precisamente, as eleições presidenciais de 2010.

(...)

E o que mais interessa é a eleição de 2010.
Entra em cena, de novo, a dupla DEM-PSDB (este com seu apêndice, o PPS), disposta a emperrar a aprovação da regulamentação, por considerar o processo apressado e a proposta enviada pelo governo exageradamente nacionalista.


Vejam mais em Patria Latina

Fome de Liberdade

Sinopse
Fome de liberdade: a luta dos presos políticos pela Anistia registra a mobilização dos presos políticos pela Anistia ampla, geral e irrestrita, em um momento crucial de 1979. A greve de fome, assumida por diversos militantes encarcerados, foi uma faceta ousada da luta pela abertura política e pelo reconhecimento das ações da esquerda contra a ditadura militar. Os autores (organizadores da documentação sobre a luta) Gilney Viana e Perly Cipriano afirmam que Fome de Liberdade é um alerta para as novas e velhas gerações conhecerem esse lado da história, “evitando assim que haja reprodução, não apenas da versão dos dominantes, mas fixe na memória política nacional o contraponto dos que ousaram lutar contra a tirania, mesmo encarcerados.”



Vejam mais dados a respeito do livro no Portal da Fundação Perseu Abramo

La cuestionada supremacía estadounidense en América Latina

Estados Unidos fue fundado como un imperio infante en las palabras de George Washington. La conquista del territorio nacional fue una gran aventura imperial. Desde los primeros días, el control del hemisferio fue una meta vital.

América Latina ha conservado su primacía en la planeación global de Estados Unidos. Si Estados Unidos no puede controlar a América Latina, no puede esperar lograr un orden exitoso en otros lugares del mundo, declaró el Consejo Nacional de Seguridad del presidente Richard M. Nixon en 1971, cuando Washington estaba considerando el derrocamiento del gobierno de Salvador Allende en Chile.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Ex-agente confirma que Colômbia planejou derrubar Chávez

De acordo com o ex-chefe de informática do serviço de Inteligência da Colômbia Rafael García, o governo do presidente Álvaro Uribe elaborou "uma conspiração" contra o líder venezuelano, Hugo Chávez, que incluiu o envio de paramilitares e planejava o assassinato de personalidades.

O procurador-geral interino da Colômbia, Guillermo Mendoza, disse nesta segunda-feira à emissora de rádio "RCN" que as declarações de García "conduziram a diversas investigações, acusações e até sentenças condenatórias", mas que em "outras ocasiões nada foi encontrado".

Em entrevista ao "Canal Uno" de televisão, García alegou que faziam parte do plano para derrubar e assassinar Chávez o ex-diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) Jorge Noguera, preso por supostas conexões com paramilitares, e o Bloco Norte das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

"Houve toda uma conspiração contra o governo venezuelano, no qual até onde sei, participaram facções do Bloco Norte e do DAS, também estimuladas pelo ex-ministro (do Interior) Fernando Londoño", disse.


Vejam mais no Vermelho

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Livro-bomba acusa FHC de ter servido a CIA

Mal chegou às livrarias e Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura já se transformou na gazua que os adversários dos tucanos e neoliberais de todos os matizes mais desejavam. Em mensagens distribuída, neste domingo, pela internet, já é possível perceber o ambiente de enfrentamento que precede as eleições deste ano.

A obra da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), ao mesmo tempo em que pergunta, responde: quem "pagava a conta" era a CIA, a mesma fonte que financiou os US$ 145 mil iniciais para a tentativa de dominação cultural e ideológica do Brasil, assim como os milhões de dólares que os procederam, todos entregues pela Fundação Ford a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país no período de 1994 a 2002.


Vejam mais no blog dos Amigos da Presidente Dilma

Mais uma do Bessinha



Charge copiada do blog BRASIL! BRASIL! (do Nogueira)

Jobim comanda lobby político para impedir auditoria no voto eletrônico, e TSE impede Diebold de trocar urnas

Exclusivo – A parada de 8 de setembro é sinistra e indigesta! Está convocada para esta terça-feira uma reunião-almoço do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o colégio de lideres da Câmara Federal. O regabofe não tratará de questões militares e nem da provável ida de Jobim para o Ministério da Justiça. O assunto é a próxima eleição.

O objetivo bem definido do encontro é pressionar os deputados-lideres para não reincluirem, na mini-reforma eleitoral, a auditoria independente do software nas urnas eletrônicas. Ou seja, o resultado de nossa eleição continuará uma “caixa-preta” que só o TSE pode abrir – se quiser e for conveniente, é claro! A falta de transparência eleitoral continua assombrando o processo político brasileiro.

Para ficar afastada dos holofotes da imprensa, a reunião entre os líderes e Jobim está agendada para as 12h, na residência do Presidente da Câmara Michel Temer. A revelação sobre o “cardápio” (indigesto para a democracia) e a hora do encontro são do engenheiro Amílcar Brunazo Filho - Representante Técnico do PDT junto ao Tribunal Superior Eleitoral e membro da ONG Votoseguro.org. Os deputados-lideres já foram convidados e estão com o encontro agendado. Pode ser que a divulgação e o objetivo do encontro atrapalhem os planos. Tomara que sim!

Além dessa reunião mal-intencionada, vazou no mercado de informática um mega-negócio que não se concluiu, por decisão unilateral do TSE. No começo do ano passado, a norte-americana Diebold fez uma proposta oficial ao Tribunal Eleitoral para a troca de todas as urnas eletrônicas a serem usadas em 2010. A empresa apresentou um estudo reservado indicando vulnerabilidades no sistema das atuais urnas. Estranhamente, a cúpula do TSE recomendou aos dirigentes da Diebold que desistissem da proposta, e que não tocassem publicamente no assunto.

LEIA O TEXTO COMPLETO

domingo, 6 de setembro de 2009

Jornal tem receita bloqueada para pagamento de indenização

Oito anos após sua veiculação, a reportagem "O caso Rigotto – Um golpe de US$ 65 milhões e duas mortes não esclarecidas", divulgada no gaúcho Jornal Já – publicação da Já Porto Alegre Editores –, conta agora com mais um capítulo. Desde o dia 03/08, as contas da editora estão sendo controladas por um perito da Justiça. O controle garantirá que 20% da receita bruta da empresa seja bloqueada para pagamento de uma indenização de R$ 54 mil a Julieta Diniz Vargas Rigotto, mãe do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; e de Lindomar Rigotto, tema da reportagem. O jornalista Elmar Bones, autor da matéria e responsável pela editora informa que o primeiro cheque será no valor de R$ 600. “Desde o governo Rigotto estamos enfrentando dificuldades. Hoje praticamente não temos mais anunciantes estatais."

A notícia continua no Comunique-se.

Assentamento do MST no Paraná produz e exporta cachaça para a Europa

Acabou o tempo em que o único objetivo dos sem-terra era o cultivo destinado somente à subsistência. Hoje, de olho no mercado, famílias de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) investem na produção agroecológica e exploram até potencial de exportação de seus produtos.

Confira matéria do G1 ELOGIANDO um assentamento no Paraná.

Tribunal nos EUA condena detenção de testemunhas sem acusações

Um tribunal nos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira, que o ex-procurador-geral do país John Ashcroft poderá ser processado por um cidadão americano que foi detido injustamente como testemunha sobre um suposto caso de "terrorismo".

A decisão foi baseada no caso do americano Abdullah Al-Kidd, detido como testemunha em um caso de “terrorismo federal” e que acusa Ashcroft de ter “violado seus direitos constitucionais”.

Em 2003, Al-Kidd foi detido ao tentar embarcar em um avião para a Arábia Saudita.

O americano, convertido ao Islã, ficou detido sem acusações por 16 dias e ficou sob supervisão judicial por um ano enquanto as autoridades investigavam um suposto caso de terrorismo.

Continua na BBC Brasil.


Agora responda em português mesmo - Quantos brasileiros falam inglês?

Falando em consumidores, de acordo com o TGI, Target Group Index (olha aí mais uma expressao em inglês), do Ibope, 12% dos brasileiros dizem entender um programa de TV em inglês e 13% conseguem ler um jornal ou livro nesse idioma. Parece muito, nao acha? Vale lembrar que o TGI pesquisa uma amostra correspondente a 45% da populaçao brasileira nos principais centros consumidores. Quando a gente cruza essa informaçao do Ibope por classe social, percebe que nas classes A e B, o percentual dos que entendem inglês sobe para 26%. Mas na classe C, que representa 52% da populaçao esse índice cai para 6% e nas classes D e E desce ainda mais, para 2%.

A notícia completa é do BlueBus.

Exército dos EUA mantém cinegrafista da Reuters preso há um ano

A Corte Criminal Central iraquiana já decidiu em novembro passado que não há acusações contra Jassam.

Mas as forças americanas dizem que consideram Jassam uma ameaça de segurança ao Iraque. Dizem que, pelo acordo de segurança, têm o direito de manter Jassam detido pelo máximo possível de tempo.

Notícia completa na Reuters.

Universidades no Irã podem sofrer controle ideológico para retomar "ensino islâmico"

Enquanto as universidades iranianas se preparam para voltarem às aulas neste mês, há uma preocupação crescente dentro da comunidade acadêmica que o governo vá expurgar departamentos de ciências sociais e políticas, eliminando professores e currículos considerados "não-islâmicos", de acordo com analistas de dentro e de fora do Irã.

Texto completo do The New York Times, republicado no UOL Notícias.

Discos dos Beatles chegam às lojas remasterizados na próxima semana

A EMI vai lançar mundialmente na quarta que vem (dia 9/9/09) os 14 CDs dos Beatles, remasterizados, em capinhas estilosas, com fotos inéditas e com minidocumentários de 4 minutos sobre a produção de cada disco para ser visto em computador --será lançado também na mesma data o jogo Beatles Rock Band. Ainda não há informação exata sobre vendas digitais.

Confira a notícia na Folha Online.