sábado, 31 de março de 2012

Jornadas longas e perigosas: O relatório completo de trabalho na Foxconn


Fair Labor Association, um grupo que está sempre atento aos direitos dos trabalhadores, foi contratada pela Apple para inspecionar sua operação na Foxconn — que esteve sob uma chuva de críticas recentemente. Então, o que eles encontraram? Horas trabalhadas ilegalmente, pagamento legal, sindicatos corruptos e perigo.
Mesmo a Apple tendo pago pelo estudo, as descobertas — que alcançam mais de 35 mil funcionários anônimos da Foxconn ao longo do curso de 3 mil horas — são independentes e bastante condenatórias.


Confira no Gizmodo.

Papa retorna para a Itália após visita a México e Cuba

O papa Bento 16 retornou à Itália nesta quinta-feira (29), após seis dias de visita a México e Cuba, onde pediu às autoridades de Havana que concedam o pleno exercício das "liberdades fundamentais" e condenou o embargo americano.




Mais no UOL Notícias.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cachoeira provoca nova colisão entre Nassif e a revista Veja

Jornalistas investigativos trafegam do mundo legal para o submundo e vice-versa — às vezes alguns deles encantam-se com a liberalidade financeira e, quem sabe, aventureira do segundo. Há jornalistas envolvidos com grampos telefônicos e em outras coisas igualmente não-católicas. Na segunda-feira, 26, Luís Nassif, um dos mais importantes jornalistas de economia do Brasil e, nos últimos anos, um polemista do primeiro time — acabou processado algumas vezes —, divulgou, no site Advivo, que o redator-chefe da revista “Veja”, Policarpo Júnior, um dos principais jornalistas investigativos do país, conversou mais de 200 vezes com o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos por telefone.


Leia mais no Jornal Opção.

Nove décadas de todos nós

 
Gilson Caroni Filho
Há 90 anos, precisamente a partir de 25 de março de 1922, os comunistas passaram a existir de fato na sociedade brasileira.  Independentemente de  divergências no campo progressista, não se pode negar ao PCB sua importância histórica como um dos referenciais elementares na articulação da cultura e política contemporânea do Brasil moderno. E neste lapso histórico, até a legalização em 1985, contam-se nos dedos os anos em que os comunistas se beneficiaram de garantias cívicas — que,  genericamente, se realizam no direito à existência legal como partido político.

SOBRE A DESFAÇATEZ, OU SOBRE DEMÓSTENES


 "...O que começou pequeno, com o Bloco da Mentira, foi ganhando corpo até se transformar na Escola de Samba Unidos da Desfaçatez.(...) De nada adianta se fantasiar de ovelha se, quando abre a boca, mostra as presas de lobo (...)Exige-se apenas a verdade, não precisa mutilar suas ideias, sacrificar-se intimamente (...) Não representa desvio de caráter defender diante das câmeras o que professa entre quatro paredes - o defeito é mentir" . Os trechos são de autoria do ex-líder dos demos no Senado, Demóstenes Torres,  em artigo publicado originalmente no "blog do Noblat", em 22-02--2012. Nessa data, o Savonarola-mór da oposição demotucana, um dos mais aguerridos acusadores do governo no episódio convencionado como 'mensalão',  já havia trocado 298 telefonemas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em aparelho blindado presenteado pelo próprio, e cerca de 200 ligações com alta direção da revista Veja.(...)" 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR - 28.03.2012

Um em cada dez empregados de Wall Street é um psicopata

Alexander Eichler 


Talvez Patrick Bateman não tenha sido um caso atípico. 
Um em cada dez empregados em Wall Street é provavelmente um psicopata clínico, escreve Sherree DeCovny num trabalho que acabou aparecendo na publicação comercial CFA Magazine.  No conjunto da população, a proporção está próxima a um por cento. "Um psicopata financeiro pode apresentar um perfil perfeitamente equilibrado para o posto de trabalho de diretor executivo, diretor, companheiro de trabalho e membro da equipe porque suas características destrutivas são praticamente invisíveis", escreve DeCovny, que reúne a investigação de vários psicólogos para seu trabalho, o qual sugere de forma otimista que as empresas financeiras não contratam psicopatas extremos.  
 

Vejam o texto original em SINPERMISO ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

segunda-feira, 26 de março de 2012

Movimento protesta em frente a casas de suspeitos de tortura


O movimento Levante Popular da Juventude realizou manifestações em frente a residências e uma empresa de propriedade de pessoas suspeitas de tortura durante a ditadura militar, na manhã desta segunda-feira nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.
"Foram organizadas ações no País inteiro de denúncia de torturadores pela Comissão da Verdade", disse a integrante do movimento em São Paulo Lira Alli. A comissão foi criada pelo governo federal no final do ano passado para investigar os crimes cometidos durante o período militar, mas ainda não foi instaurada.
Na zona sul de São Paulo, os manifestantes se reuniram em frente a empresa de segurança privada de propriedade de David dos Santos Araújo, conhecido como Capitão Lisboa, para denunciar sua suposta participação em crimes de tortura, assassinato e a abuso sexual durante o regime militar, conforme diz o movimento citando ação civil pública do Ministério Público Federal.

Continue lendo no Terra

Leia também:

E o sítio do movimento: Levante Popular da Juventude.

domingo, 25 de março de 2012

Como o sistema ferroviário da Argentina foi saqueado

A rede ferroviária estatal argentina tinha 40.000 km e nela trabalhavam 190.000 empregados. Era a mais extensa da América Latina e, de certo modo, a coluna vertebral de um país. A história do desmonte desse sistema começa nos anos 60, quando montadoras estadunidenses e o Banco Mundial impulsionaram o Plano Larkin para desarmar a rede ferroviária do país, chegando até a reforma do Estado dos anos 90, quando o neoliberal Carlos Menem desmontou o Estado, privatizando todo seu patrimônio. O artigo é de Francisco Luque. 

Vejam em CARTA MAIOR

A vestal dos demos

*Demóstenes Torres, o líder dos demos no Senado, amigo do peito do contraventor Carlinhos Cachoeira --e, segundo a revista Carta Capital, que está nas bancas, 'sócio' nos lucros do bicheiro-- opina sobre o melhor candidato para a Prefeitura de SP: "O importante é a causa, e a causa é o Serra ganhar a eleição contra esse ideário maluco do PT'   

 CARTA MAIOR - sábado 24/03/2012