quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Por que a decisão de Gilmar no caso PT x Veja é um perigo para a sociedade

De volta a Mendes, cria de FHC e cujo antipetismo exacerbado é conhecido. Ele suspendeu o direito de resposta com um argumento que é um perigo para a sociedade, e bom apenas para a Veja.
“O direito de resposta admitido constitucionalmente é aquele decorrente de informação falsa, errônea. Significa dizer que é preciso haver comprovação nos autos de que a informação veiculada na mídia é inverídica”.
Isso quer dizer o seguinte: você tem que provar que é inocente para conseguir resposta.
Fica invertida a máxima segundo a qual você é inocente até prova em contrário. Agora, segundo Mendes, você é culpado até prova em contrário.
Gilmar Mendes é um problema para a justiça brasileira por tomar decisões de acordo com razões partidárias. Ele pode — qualquer um pode — ser contra o PT. Pode detestar o PT. Mas não pode exercer seu antipetismo com a toga de juiz. Que faça isso como político, desde que tenha votos.

Reprodução do Diário do Centro do Mundo

José Simão comenta Merval Pereira e Aécio

"E o Merval não vota no Aécio, ele é devoto do Aécio!"


Reprodução de frase da coluna de José Simão na Folha de São Paulo.

Realismo estudantil

O filme argentino “O Estudante”, dirigido pelo estreante Santiago Mitre, gira em torno da política estudantil e do quanto ela pode ser bizarra, desonesta e estúpida. A trama foca no jovem Roque (Esteban Lamothe), que chega a Buenos Aires para cursar Ciências Sociais. Só que ele está mais preocupado em ir à festas, beber e transar. Até que conhece uma professora do curso, Paula (Romina Paula, de “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual”), que o motiva sexual e intelectualmente.
Finalmente Roque encontra sua vocação, a de líder estudantil.

Brasil quer ampliar consumo de ovo em 9% até final do ano

Aumentar o consumo de ovos em 9% até o final deste ano é a meta projetada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número foi anunciado nessa terça-feira, em São Paulo, em evento alusivo à Semana do Ovo. Em 2013, a média brasileira foi de 168 unidades/habitante, abaixo da marca mundial de 220 ovos. O objetivo é chegar a 185 unidades/habitante neste ano para, em 2015, atingir 200 ovos. Além da promoção do produto, o crescimento deverá ser alcançado por meio da concorrência, já que o ovo é uma alternativa em conta quando o preço das carnes está alto. 


Leia mais no Correio do Povo

A Constituinte para a Reforma Política no centro do debate!


Dilma: ouça a voz dos 8 milhões do Plebiscito Popular!

(Carta da corrente 'O Trabalho' do PT)

O números do primeiro turno presidencial são conhecidos, Dilma do PT e Aécio do PSDB vão para o 2º turno, dia 26, quando o PT também disputa vários governos estaduais.

É claro que o povo não quer voltar atrás, como disse Dilma na noite do anúncio do resultado. A máscara de Marina já tinha começado a cair, afinal, mesmas forças sociais e econômicas que sustentam Aécio é que a usavam de escada.

Na ocasião, também agradeceu ao vice Temer, o que soou estranho, pois o PMDB, quando não ajudou muito, atrapalhou bastante fazendo campanha contra na Bahia, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Rio ou em Brasília!

Todavia, agora toda energia nas três semanas do 2º Turno deve ser usada para derrotar Aécio.

Uma questão-chave é a urgência da reforma política: quase 8 milhões de brasileiros e brasileiras votaram na semana de 7 de setembro, mais de 97% pelo SIM, no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberanapara a reforma política. O próprio PT defende em abaixo-assinado a Constituinte.

Dilma ainda tem os debates do 2º turno, e agora uma oportunidade: nos próximos dias 14 e 15, estarão em Brasília  as entidades populares, sindicais e democráticas que, em nome dos 8 milhões, vão entregar aos “três poderes da República”, a exigência das urnas do Plebiscito.

É uma oportunidade para não desperdiçar: ao receber a delegação dos 8 milhões, Dilma, assuma a Constituinte! (...)

CLIQUE AQUI  para continuar lendo (via Viomundo)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brasil elege o Congresso mais conservador desde 1964

Apesar das manifestações de junho de 2013 — carregadas com o simbolismo de um movimento popular por renovação política e avanço nos direitos sociais —, o resultado das urnas revelou uma guinada em outra direção. Parlamentares conservadores se consolidaram como maioria na eleição da Câmara, de acordo com levantamento do Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
O aumento de militares, religiosos, ruralistas e outros segmentos mais identificados com o conservadorismo refletem, segundo o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz, esse novo status. “O novo Congresso é, seguramente, o mais conservador do período pós-1964. As pessoas não sabem o que fazem as instituições e se você não tem esse domínio, é trágico”, afirma.
Ele acredita que a tensão criada pelo debate de pautas como a legalização do casamento gay e a descriminalização do aborto deve se acirrar no Congresso, agora com menos influência de mediadores tradicionais, que não conseguiram se reeleger. “No caso da Câmara, muitos dos parlamentares que cuidavam da articulação [para evitar tensões] não estarão na próxima legislatura. Algo como 40% da ‘elite’ do Congresso não estará na próxima legislatura, seja porque não conseguiu se reeleger ou disputou outros cargos. Houve uma guinada muito grande na direção do conservadorismo”, diz.


Confira no Pragmatismo Político

Colunista tucano propõe a divisão do Brasil

Paulinho Navarro, um colunista social de Minas Gerais do jornal O Tempo, publicou uma nota em que dissemina ódio e preconceito antes do resultado da eleição presidencial de 2014.
Em sua página do Facebook, Navarro sugere a divisão do Brasil, onde Dilma ficaria com as regiões Norte e Nordeste, com seus “preguiçosos eleitores bolsistas” e patrocinados pela Friboi. Aécio Neves, de acordo com o colunista, ficaria, por sua vez, com os “trabalhadores esclarecidos” que integram o Sul e o Sudeste, colocando lenha na produção do Brasil. Navarro não mencionou que a Friboi fez doações para as duas campanhas à Presidência da República.
A publicação do jornalista ganhou centenas de curtidas e compartilhamentos e pode ter contribuído para a onda de comentários raivosos que se sucedeu após a abertura das urnas, quando eleitores nordestinos de Dilma foram alvo de xingamentos racistas.


Confira no Pragmatismo Político.

A necessária renovação do PT e o vexame no Estado de São Paulo

É preciso reconhecer. O Partido dos Trabalhadores jogou mal em SP. Fez um joguinho indigno naquele que é o seu berço histórico. Não se deve nunca esquecer que a mesma terra bandeirante que se bateu contra Getúlio foi onde renasceu o movimento estudantil que ajudou a por a pique a Ditadura Militar e foi onde surgiram as grandes greves operárias que criaram Lula e o próprio PT, além de um imenso cordão de movimentos sociais.
Se fosse um atavismo de São Paulo ser esse matadouro de utopias, não seria neste solo que nasceria o sonho de um país de todos, sem miséria. Nem Fernando Haddad teria sido eleito. Nem Marta ou Erundina teriam se criado.
No entanto, o PT, nesta eleição, teve a sua pior performance em anos.


Confira no Blog da Laura Capriglione, via Jornal GGN

Agora é esquerda versus direita e não mudança versus continuidade

Agora Aécio e aliados vão dizer que é mudança versus continuidade.
Mas não é.
Agora é esquerda versus direita. Ou centro-esquerda versus centro-direita.
Com Marina no segundo turno, se poderia levar razoavelmente a sério a hipótese da mudança.
Mas com Aécio, não.
O Aécio real, o de Armínio Fraga, tem um programa econômico que é uma réplica do thatcherismo dos anos 1980.


Leia mais no Diário do Centro do Mundo

FHC, os pobres, o voto e a falta de informação

A vantagem de Dilma sobre Aécio no Nordeste tirou do armário a velha conversa do separatismo no Brasil e o melhor do nosso racismo maroto, nosso racismo moleque.
As manifestações são as mais desprezíveis possíveis, mas podem ser resumidas no seguinte: o bolsa família é para miserável burro morto de fome vagabundo vão viver às próprias custas e não encham nosso saco senão não daremos mais nosso dinheiro de impostos para vocês meritocracia.
Fulano escreveu, por exemplo, que “esses nordestinos desgraçados parecem que não sabe [sic] que a culpa da falta de água é da lazarenta da Dilma”. Outro, que “nordestino safado vota em Dilma vamos fazer outro país”.
Quando a coisa parecia não poder piorar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu sua valiosa contribuição ao debate da, digamos, “qualificação” do voto.
Numa entrevista a Josias de Souza e Mario Magalhães, do Uol, FHC conseguiu classificar os eleitores petistas (43,3 milhões de almas) como uma imensa massa desprovida de discernimento.
“O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou.

Leia mais no Diário do Centro do Mundo

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A democracia particular de Aécio Neves

O que realmente me preocupa com relação a Aécio Neves – e que já me inspirou, aí, sim, a escrever sobre sua candidatura – é sua gestão em Minas Gerais, estado no qual nasci, cresci e ainda resido. Eu me preocupo, por exemplo, com o fato de MG ser, entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas o 24o. em termos de gastos com Educação num balanço publicado em 2011 (Aécio deixou o governo ao fim de 2010). Eu me preocupo que sejamos também o 24o. estado nos gastos com Saúde. Eu me preocupo com o fato de a dívida pública de MG ser a 2a. maior e uma das mais caras do país. Eu me preocupo com os 4,3 bilhões de reais desviados da Saúde em MG, seja Aécio Neves réu na ação ou não (era o governador, afinal). Eu me preocupo com o aeroporto em Cláudio e outras questões relacionadas a ele (inclusive a possibilidade de ser rota para o tráfico). Eu me preocupo com o fato de haver um jornalista preso em MG há meses, sendo que seus advogados enfrentaram dificuldades para ter acesso ao processo e que a justificativa da juíza para mantê-lo na cadeia tenha sido (pasmem) a possibilidade de que ele viesse a publicar mentiras em seu jornal (uma justificativa ao melhor estilo Minority Report). E, não menos importante, me preocupa muito os relatos constantes de tentativas frequentes de censura ou retaliação a jornalistas que ousam criticar o ex-governador (e, ao final deste post, incluirei um doc produzido por um canal estrangeiro sobre o assunto e que, numa comprovação de que desconhece o conceito de “ironia”, Aécio tentou censurar).

Confira no Jornal GGN

Marcelo Freixo: “Vou votar na Dilma no segundo turno”

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda (6), o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), declarou voto na presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. “Tenho muitas críticas ao governo do PT, da Dilma, no que diz respeito à Reforma Agrária, aos direitos das minorias, à política econômica, que são públicas. Mas não admito a possibilidade de um retrocesso que eu entendo que possa haver com um governo tucano. Independente do que o partido vier a decidir, eu vou votar na Dilma no segundo turno”, afirmou.


Confira no blog da Revista Fórum