sábado, 20 de agosto de 2011

Ex chefe de Informática do DAS revela que Uribe aprovava tráfico de cocaína em conivência com paramilitares

NOTICIAS UNO / REBELIÓN – Rafael García, ex chefe de Informática do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), condenado pelo vazamento paramilitar da entidade que o mesmo denunciou, entregou uma declaração a autoridades dos Estados Unidos na qual assegura que, utilizando o DAS, Jorge Noguera e êle enviaram cocaína para os Estados Unidos e outros países. García assegura também, no documento, que o Pesidente Uribe conhecia e aprovava as elações do DAS com grupos para-militares. Rafael García, ex-chefe de informática do DAS, revelou neste informe que foi entregue há dois meses às autoridades dos Estados Unidos, e como a partir do DAS se constituiu uma rede de narcotráfico e lavagem de dólares com participação de para-militares do Bloco Norte e a Frente Contra-insurgencia Wayuu.
Fuente: http://www.youtube.com/watch?v=k_gUzFg69NA&feature=player_embedded 

Texto original em CONTRAINSURJENCIA

A oposição se soma à greve dos estudantes no Chile

Três dos quatro partidos que compõem a Concertación por la Democracia anunciaram sua adesão à medida de força prevista para a quarta e quinta-feiras próximas convocada pela Central Unitaria de Trabajadores (CUT) em apoio à demanda dos "pinguins" por um sistema de educação gratuita e de qualidade. O governo conservador de Sebastián Piñera qualificou o apoio de "oportunista". A greve da CUT, a que se somaram diversos setores sociais, se soma ao clima de protesto que se vive há três meses pelas mobilizações estudantis. A esse chamado, os trabalhadores acrescentarão demandas de melhorias na saúde, modernização do Código do Trabalho, modificações no sistema previdenciário, reforma tributária e uma nova Constituição.  O presidente do Partido Socialistas, Osvaldo Andrade, assinalou que "todas as instancias resolutivas do partido acordaram a adesão a greve", enquanto que sua colega do Partido Pela Democracia, Carolina Tohá, precisou que respaldam a mobilização mas ainda dever ver a forma de como "traduzir esse respaldo".
O Partido Democrata Cristão resolveria sua posição nesta segunda-feira, durante a reunião da Direção.

Vejam o texto original em CUBADEBATE

O assassinato como política externa

William Pfaff
williampfaff.com

Traducido por Silvia Arana para Rebelión

Depois da Segunda Guerra Mundial, ante a probabilidade de uma invasão soviética da Europa ocidental, foram feitos planos para resistir a esta invasão. No projeto participaram pessoas vinculadas às equipes "Jedburgh" dos EEUU, Grã Bretanha e outros aliados -de apoio à resistência europeia, antes do desembarque da Normandia-, ao Executivo de Operações Especiais da Grã Bretanha e à OSS (Bureau de Serviços Estratégicos dos EEUU) na Ásia.

Atualmente sabemos que essa invasão nunca representou um risco real, nem enquanto Stalin vivia e nem depois de sua morte em 1953, mas a ameaça preocupava os governos ocidentais. Antes da criação da OTAN, desenvolveu-se na Europa uma rede rudimentar de retaguarda para prover o núcleo da resistência frente a uma suposta invasão.  

Vejam o texto em castelhano em REBELION.ORG e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Reino Unido: a revolta lógica

O Reino Unido foi, com o Chile de Pinochet e os Estados Unidos de Ronald Reagan um dos primeiros países a empreender a contra-revolução neo-liberal

Nous massacrerons les révoltes logiques"(Arthur Rimbaud)

(Massacraremos as revoltas lógicas)

A imaginação, sustentava Spinoza, funciona como um conjunto de conclusões separadas de suas premissas. De forma excelentemente imaginária, isto é ideológica, é como se nos apresentaram nos meios de comunicação as pouco surpreendentes revoltas acontecidas nestes últimos dias na Inglaterra. Ao se tentar acompanhar os acontecimentos através das cadeias de televisão, a estúpida pergunta que mais se ouvia era "o que se sente agora em Londres?". A resposta lógica era "temor e inquietação", mas, em nenhum caso os "jornalistas" se perguntavam o que estava ocorrendo e por que.

Vejam o texto original em KAOSENLARED.NET ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Democracia particiativa


RS: Mais de 1 milhão de gaúchos participam na Votação de Prioridades

Porto Alegre/RS - O Governo do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (18), os números gerais da Votação de Prioridades, ferramenta de participação popular que permite aos cidadãos incidir diretamente sobre a aplicação dos recursos para o Orçamento do Estado para 2012. Através de votação presencial e pela internet, um total de 1.134.141 gaúchos apontaram as suas prioridades regionais. O número representa quase 15% da população do Estado.
O governador Tarso Genro saudou os resultados obtidos pela consulta, destacando o desafio do Estado em criar e estimular novas formas de participação. "À medida em que aumenta a população e a fragmentação social, cabe ao estado apreender e implementar o que vem sendo construído no mundo em termos de participação", disse. (...)
Leia a postagem, na íntegra, Clicando Aqui

Relatório dos EUA que acusa Cuba de terrorismo é ironizado e rebatido em Havana

A imprensa oficial cubana classificou nesta sexta-feira (19/08) como contraditório um informe oficial dos Estados Unidos que inclui o país caribenho em uma "lista negra" de nações consideradas "terroristas".

Trata-se de um relatório anual organizado pelo Departamento de Estado norte-americano que classifica os países por apoio ou promoção de atividades que, segundo eles, caracterizam-se como "terrorismo". Também foram incluídos na lista países como Síria, Irã e Sudão.

Continue lendo no Opera Mundi.

“Na hora de falar de processo judicial, meu nome e foto saem na manchete”, contesta Rafinha

A última edição do programa A Liga, exibida na terça-feira (16/8) na TV Bandeirantes, fez denúncias a respeito do trabalho escravo, ainda existente no Brasil. Em uma das reportagens, fornecedores da marca de roupas Zara foram acusados de exploração de mão de obra. O tema foi manchete na grande imprensa, que apenas creditou informações com base em documentos do Ministério Público. Essa conduta incomodou Rafinha Bastos, um dos integrantes da atração da Band.

“Saiu matéria sobre a Zara em vários veículos sem citar A Liga, mas na hora de falar de processo judicial, meu nome e foto saem na manchete”, publicou o jornalista, na noite desta quinta-feira (18/8) em seu perfil no Twitter. Rafinha faz menção ao episódio ocorrido no início de agosto, quando foi intimidado a depor após instauração de inquérito de incitação e apologia ao estupro. O integrante do CQC disse que “toda mulher estuprada é feia e que o estuprador devia ganhar um abraço”.





Leia mais no Comunique-se

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quem está por trás do controverso bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba?

RT - As pesquisas mostram que dois terços dos ianques apoiam o levantamento do embargo contra Cuba. No entanto, Washington mantém postura contrária. A razão, segundo os analistas, é que apesar de sua presença minoritária, os grupos anticastristas exercem uma forte influência em decisões políticas graças ao seu apoi financeiro a legisladores.

Quase cinco décadas depois do triunfo da Revolução Cubana e do famoso embargo imposto pelos EEUU contra a nação caribenha, muitos se perguntam: quem está por trás da manutenção deste controverso bloqueio econômico? E, porque continua vigente na legislação ianque que o avaliza?

Para alguns analistas estas questões revelam aspectos preocupantes da relação financeira que mantem algumas forças políticas do país norte-americano com o embargo.  

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Continua o bloqueio: EEUU multam empresa naval francesa por serviço a Cuba

Os Estados Unidos impôs uma multa de 374 mil e 400 dólares à empresa naval e de transporte francesa CMA CGM por prestar serviços a Cuba, comunicou hoje o Escritório para o Controle de Bens Estrangeiros (OFAC).

Segundo um boletim dessa entidade pertencente ao Departamento do Tesouro ianque e que estabeleceu a sanção, a companhia francesa foi acusada de violar regulamentos deste último sobre Cuba.  
 
Vejam o texto original em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Paramilitares de empresa ianque treinam em Porto Rico para operar na América Latina

Prensa Web La Radio del Sur / Agencia – Mercenários da empresa ianque Triangle Experience Group (TEG) realizaram treinamento no município de Utuado, no centro de Porto Rico, confirmou a La Radio del Sur o vice-presidente do Movimiento Independentista Nacional Hostosiano (MINH), Héctor Pesquera.

"TEG se mercadeja como um centro de treinamento ideal para operar em cenários nas selvas das Américas Central e Sul", asseverou Pesquera, que alertou sobre as intenções dessa "empresa de mercenários" a realizar adestramentos de combate na ilha caribenha.

A denúncia do dirigente independentista porto-riquenho se baseia nas informações de camponeses da zona montanhosa do município de Utuado, que informaram à polícia de Porto Rico sobre os exercícios militares realizados na área. 

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

CARTA ABERTA AOS MEMBROS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

 Senhores e senhoras parlamentares,

Encontra-se em análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal o projeto de lei No. 595/03 que flexibiliza o horário  de exibição do mais antigo programa de rádio do mundo, a Voz do Brasil, criado em 1932.
Como qualquer produto midiático ele também sofreu as influências das diferentes épocas políticas pelas quais o Brasil atravessou, mas, mesmo com isto, não deixou de constituir-se num importante instrumento de informação para uma imensa massa de brasileiros, sua esmagadora maioria, que não dispõe de outra forma para receber informações relevantes sobre as atividades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
Pesquisa recente realizada por Instituto de alta notoriedade aponta que um entre cada três brasileiros ouvem rotineiramente A Voz do Brasil. Outra enquete indica que 73 por cento dos entrevistados concordam com a continuidade da veiculação da Voz do Brasil no horário das 19 horas, além de confirmarem a importância do programa para a sua informação. Como sabemos, o Brasil registra uma baixíssima taxa de leitura de jornal e revista, o que faz com que a Voz do Brasil represente, para milhões e milhões de compatriotas, a única forma de obter informações

Vejam o manifesto completo em PATRIA LATINA

Orkut ainda é o rei das redes sociais no País

O Orkut permanece firme e forte na preferência dos internautas brasileiros. De acordo com a 111ª edição da Pesquisa CNT/Sensus (PDF), 64,5% dos entrevistados com acesso à internet tem conta na rede social da Google. É um número bem superior aos 37,4% que se dizem cadastrados no Facebook. Quase 21% disse ter perfil no Twitter.
Mesmo entre os entrevistados que não acessam a internet regularmente, o Orkut tem 7,3% de cadastrados, contra quase 16% do Facebook e 8,8% do Twitter.

Confira o texto completo no IDGNow!

Flagrantes mostram roupas da Zara sendo fabricadas por escravos

Por três vezes, equipes de fiscalização do governo federal flagraram em São Paulo trabalhadores estrangeiros submetidos a condições análogas à escravidão produzindo peças de roupa da badalada marca internacional Zara, do grupo espanhol Inditex.


Leia mais no UOL Notícias.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A depender do algemado...

A dignidade do preso, de qualquer preso, independente do crime de que esteja sendo acusado ou pelo qual tenha sido condenado, deve ser respeitada. Expô-lo à execração pública é, no mínimo, submeter o preso, suspeito ou criminoso condenado, a uma dupla pena. Dupla pena que, inclusive, ultrapassa o próprio preso e alcança sua família.
Da mesma forma, princípios como o da presunção da inocência não podem ser ignorados. Até que um tribunal decrete uma sentença que reconheça o crime e sua autoria, o acusado é tão somente um réu.
Mas o aplauso pela indignação que movimentou altas personalidades da República deve parar por aí.
Assistimos, diariamente, em praticamente todas as emissoras de televisão do país, seja em telejornais, seja em programas estilo "mundo cão" dedicados à exploração circense dos problemas relacionados com a segurança, a condenação antecipada, ao vivo e a cores, de dezenas e dezenas de cidadãos brasileiros.


Confira o texto completo no Terra Magazine

Honduras declara apoio à criação do Estado palestino

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, declarou nesta quinta-feira (18/08) o apoio do pais centro-americano à criação de um Estado palestino em 20 de setembro, durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).  As informações são da agência de notícias Associated Press.

"Cada povo tem o direito de existir, de ter seu próprio território. E se alguns estão insatisfeitos comigo, minha resposta é a seguinte: o povo palestino existe e tem o direito de ter seu território", declarou o líder hondurenho na abertura da 1ª Cúpula Mundial de Afrodescendentes, em La Ceiba, no litoral norte de Honduras.


Continue lendo no Opera Mundi

Após relatório de comissão da verdade, número de vítimas oficiais do regime Pinochet pode dobrar

A Comissão da Verdade do Chile, que investiga os crimes do regime militar do general Augusto Pinochet (1973-1990), entregará ao presidente chileno, Sebastián Piñera, até esta quinta-feira (18/08), relatório que pode duplicar o número de vítimas oficiais do período. Atualmente, o número oficialmente reconhecido de casos de detenção ilegal, tortura, execuções e desaparecimentos é 28.459.

A comissão recebeu 32 mil novas denúncias de violação de direitos humanos cometidas durante o período militar. Se essas denúncias forem validadas, elevarão para mais de 60 mil o número de vítimas de Pinochet. 





Continue lendo no Opera Mundi

Empresas de cigarro processam EUA por propagandas antifumo nas embalagens

Quatro empresas de cigarro nos Estados Unidos iniciaram um processo contra a agência governamental FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos, em inglês), por considerarem inconstitucional a imposição de um novo modelo de embalagem para seus produtos. De acordo com informações da agência de notícias France Presse, a partir do dia 22 de setembro, os maços deverão exibir imagens explícitas sobre as consequências do tabagismo tanta na frente quando no verso.

O argumento das empresas é que as medidas violam o direito da liberdade de expressão. A Lorillard Inc, terceira maior empresa do setor nos EUA, divulgou nota informando que "as medidas de advertência contra o cigarro são uma forma inconstitucional de forçar os fabricantes a disseminar a mensagem do governo contra o produto". 





Mais no Opera Mundi

Grã-Bretanha, um estado policial

A dura repressão à convulsão social ameaça a separação de poderes e Jordan Blackshaw tem 20 anos e mora na cidade inglesa de Northwich. Perry Sutcliffe-Keenan é dois anos mais velho e vem de Warrington, também na Inglaterra. Na terça-feira 17, ambos foram condenados a quatro anos de prisão por terem criado eventos na rede social Facebook convocando revoltas em suas cidades, inspirados nas que estavam ocorrendo em Londres. Detalhe: nos dois casos, os únicos que atenderam ao chamado dos jovens foram as forças policiais, que monitoravam a rede.



Com mais de 1,3 mil pessoas envolvidas nas revoltas levadas a presença de juízes, não causará surpresa se forem noticiadas nos próximos dias penas tão desproporcionais – e despropositadas – quanto às de Blackshaw e Sutcliffe-Keenan. Os dois, por sinal, admitiram em corte terem postado as mensagens e eram réus primários.
Na próxima semana, Anderson Fernandes, de 22 anos, pode juntar-se ao rol de pessoas condenadas por saques durante as manifestações. Ele confessou ter roubado três sorvetes durante os tumultos em Manchester e, portanto, foi avisado que pode vir a ser preso. Para seu azar, Fernandes não gostou do sabor e passou a sobremesa a uma outra pessoa.

Continue lendo no sítio da CartaCapital

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Organização palestina acusa Síria de crime contra humanidade

RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - O ataque de forças de segurança da Síria em um campo de refugiados palestinos na cidade costeira de Latakia corresponde a crime contra a humanidade, afirmou a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

"O bombardeio está acontecendo por meio de helicópteros armados e tanques em casas construídas à base de estanho, em pessoas que não têm um local para onde fugir ou mesmo um abrigo para se proteger", disse o secretário-geral da OLP, Yasser Abed Rabbo, à Reuters.

"Isso é um crime contra a humanidade".

Santayana: O destino do panamenho Noriega, agente da CIA

Autorizada pelo governo norte-americano, que é o verdadeiro dono do prisioneiro, a França decidiu devolver ao Panamá o general Manoel Antonio Noriega, uma das figuras emblemáticas da criminalidade continental a serviço dos interesses norte-americanos. Tal como Somoza, Trujillo, Batista, Pinochet e outras figuras da mesma natureza sórdida, Noriega foi criado e amamentado pelos centros militares e serviços secretos dos Estados Unidos.

Por Mauro Santayana, em seu blog
Recrutado pela CIA aos vinte e poucos anos, depois de se preparar em escola militar peruana – de Chorillos – Noriega freqüentou a famosa Escola das Américas e o centro de operações psicológicas (leia-se, de torturas) em Fort Bragg, na Carolina do Norte. Sob a proteção de seus adestradores, ele foi, pouco a pouco, se tornando o homem forte do pequeno país da América Central, e, como Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, ditador de fato, mesmo quando a presidência era ocupada por seus prepostos de turno.

Todos os crimes cometidos por Noriega, entre eles os do tráfico de drogas (nesse caso, em parceria com a CIA, de acordo com sólidas acusações feitas pelo jornalista americano Gary Webb, em seu livro Dark Alliance) não só foram tolerados. O dinheiro obtido com o tráfico de cocaína para os próprios Estados Unidos - em grande parte, transformada em crack, para o consumo dos viciados pobres de Los Angeles – serviu para armar os contra-revolucionários da Nicarágua, nas operações comandadas por Oliver North.

Vejam  o texto completo em PATRIA LATINA

Estados Unidos - Indigentes: Quantos atingirão essa condição?

Havana (Prensa Latina) Kelly Thomas, de 37 anos, faleceu a 10 de julho, cinco dias após ser golpeado com bengalas elétricas, lanternas, correntes de couro e pontapés por seis agentes de uma patrulha policial na localidade de Fullerton, Califórnia.
Depois desse incidente, Thomas foi enviado a um hospital próximo, mas chegou em estado de coma. Sua cara revelava múltiplas manchas roxas, arranhões e cortes menores.
Thomas integrava um crescente exército de pessoas nos Estados Unidos que muitos identificam indistintamente como Homeless, sem lar ou deslocados num sistema que degrada diariamente os seres humanos. 

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Faleceu Nancy Wake, a mulher que acabou com 1.400 nazistas

Sob o apelido de "rato branco" liderou 7.000 membro da Resistência Francesa até a libertação do país. Era a pessoa mais procurada pela Gestapo, que havia colocado um preço por sua cabeça equivalente na época a um milhão de euros. "Matei muitos nazistas, e a única coisa que sinto é não ter acabado com muitos mais". 

Londres * Inglaterra

Nancy Wade era uma mulher dura, dirigiu 7.000 membros da resistência que em apenas um ano acabaram com a vida de 1.400 soldados nazistas. Seus ataques eram tão precisos que perdeu apenas 100 de seus guerrilheiros.
Logo se converteu numa dor de cabeça para a Gestapo, a temida polícia secreta do Terceiro Reich. Conhecida como rato branco por sua habilidade de escapar, sua cabeça chegou a valer 5 milhões de francos da época.
Além disso, foi uma "sabotadora magnificamente eficaz", segundo recorda hoje a primeira ministra australiana, Julia Gillard, após saber do falecimento de Wake poucos dias antes de seus aniversário de 99 anos.
"Nancy era uma mulher dotada de coragem e de recursos excepcionais, cujas proezas audazes salvaram a vida de centenas de pessoas das forças aliadas e ajudaram a por fim à ocupação nazista no Estado francês", recordou a mandatária.
Wake, que morreu no domingo num hospital londrinense poucos dias antes de completar 99 anos, era a mulher mais condecorada da II Guerra Mundial. Recebeu a Legião de Honra da França, a medalha do Rei Jorge da Grã Bretanha e a medalha da Liberdade dos Estados Unidos.



Vejam o texto original em SARE ANTIFAXISTA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Escândalo na Colômbia: paramilitares são acusados de estupros e escravidão sexual

A Unidade de Justiça e Paz, unidade da Procuradoria-Geral da Colômbia, divulgou neste fim de semana a ocorrência de uma lista de casos graves de violência e escravidão sexual entre os anos de 1999 e 2000, no qual responsabiliza líderes de milícias paramilitares. Os incidentes documentados chegam a 25, durante uma grande ofensiva desses grupos em El Catatumbo, no departamento de Norte de Santander, nordeste do país.

Segundo a procuradoria, o número de vítimas pode ultrapassar centenas, já que muitas mulheres temem testemunhar, em razão de terem sofrido ameaças. As informações são do jornal El Tiempo





Se você quiser, pode ler a lista de atrocidades no Opera Mundi

Com o muro erguido, Adenauer propôs a Kennedy vender Berlim Ocidental

A República Federal Alemã (RFA) e os Estados Unidos consideraram vender Berlim Ocidental à Alemanha comunista, revelou neste domingo, cinquenta anos após a construção do muro de Berlim, um semanário alemão citando documentos governamentais revelados recentemente.

O chanceler da RFA de então, Konrad Adenauer, sugeriu após a construção do muro, em 13 de agosto de 1961, que Berlim Ocidental, ocupada por França, Grã-Bretanha e Estados Unidos e totalmente isolada dentro do bloco comunista, fosse trocada por partes da República Democrática Alemã (RDA), publicou o semanário Spiegel.





Continue lendo a notícia da AFP, no UOL Tecnologia

Madeireiros ameaçam fiscais e fazem churrasco para celebrar


Madeireiros armados ameaçaram servidores da Funai, do Ibama e policiais militares para evitar que seus equipamentos fossem apreendidos no Sul do Estado do Amazonas. E comemoraram o desfecho do caso com uma churrascada noite adentro, mostrando que o governo federal, por lá, não manda muito.
“Chegaram caminhonetes e motos do meio do mato e nos cercaram rapidamente. Deviam ser uns 60 ou 70 madeireiros. Não estavam todos com armas aparentes, mas todos deviam armados, naturalmente. Todo mundo anda armado aqui, o pessoal do Ibama, inclusive, tem porte de arma, e muita gente da Funai anda com arma por conta própria. Eles chegaram, nos cercaram e não queriam deixar que levássemos os equipamentos apreendidos embora de jeito nenhum. Falavam em entrarmos em acordo para ‘evitar o pior’ ”, contou a este blog um dos servidores públicos presentes no incidente que começou na última sexta (12) à tarde na região do município amazonense de Humaitá.

Mais no Blog do Sakamoto

Por que os EUA têm medo de mim?


Na quarta-feira, 20 de julho de 2011, às 10h35, embarquei no vôo 033 da Aeroméxico, na Cidade do México, para ir a Barcelona. Ali eu faria uma conexão com um vôo da Alitalia com destino à Itália, onde me reuniria com amigos para compartilhar experiências sobre lutas latino-americanas. O vôo estava prosseguindo normalmente até pouco após a meia-noite, quando o comandante disse que íamos retornar a Monterrey, no México, porque o espaço aéreo dos Estados Unidos tinha sido fechado.

Para minha surpresa extrema, quando desembarcamos em Monterrey, um pouco depois da 1h, uma comissária de bordo solicitou minha identificação e então pediu que eu recolhesse minhas coisas e a acompanhasse para fora do avião. Quando cheguei à porta, alguns policiais federais mexicanos e dois ou três funcionários da Aeroméxico pediram que eu me identificasse novamente e que deixasse o avião. Eu disse a eles que não sairia do avião enquanto eles não me explicassem o que estava acontecendo. Eles falaram: "O governo dos Estados Unidos recusou o avião porque você está nele".



Desabafo de Raquel Gutierrez, original do Guardian, disponível na Folha.com .

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Crise financeira mostra regime em beco sem saída, diz Chesnais


A crise financeira não tem final à vista. O modelo de crescimento baseado em endividamento, seguido nos países ricos, está num beco sem saída. E o calcado em exportações de insumos --como o do Brasil-- pode não funcionar por muito tempo.
A análise é do economista marxista francês François Chesnais, 77, professor emérito da Universidade de Paris 13 e autor de "A Mundialização do Capital" (1996) e organizador de "A Finança Mundializada" (2005).
Para ele, os protestos em Londres, no Chile e no Oriente Médio são expressão "de uma doença mundial criada pelo caminho tomado pelo neoliberalismo e pela dominação das finanças". Numa época de valorização do consumismo, são "reações ao extraordinário abismo social", afirma.


Confira a entrevista de Chesnais na Folha.com .

El Banco Central Europeo, al margen de la ley y de sus propios principios

El Banco Central Europeo (BCE), por exigencia del gobierno alemán, fue creado con una sóla misión: la estabilidad de precios. Su monomisión representaba un explícito rechazo de la misión dual de la Reserva Federal estadounidense: estabilidad de precios y pleno empleo. La explicación habitual de esa opción es la inveterada fobia de Alemania a la inflación, una fobia nacida de la terrible experiencia de la República de Weimar con la hiperinflación. La hiperinflación desacreditó a la República, y suela culpársela de los éxitos electorales de Hitler. Sin embargo, hay que ser cauto con esa explicación, pues no fueron las exigencias de la poblaciónn alemana lo que empujó a la creación del BCE. La creación del euro llevó a la creación del BCE. Las encuestas mostraban que, de haber prevalecido la opinión pública alemana, Alemania habría rechazado ampliamente la adopción del euro. Los empresarios alemanes, particularmente los bancos, empujaron a Alemania a adoptar el euro, asegurándose de que la población alemana no pudiera votar sobre la creación del euro y la adopción de esta moneda por Alemania.

La banca alemana no se fiaba de Italia, y exigió que la única misión encargada al BCE fuera la de prevenir la inflación (más precisamente: cualquier inflación por encima de un 0,5% anual). El BCE tenía que desempeñarse estrictamente conforme a la línea de guerra santa antiinflacionista del Banco Central alemán. El diseño de un BCE exclusivamente centrado en frenar la inflación creó tensiones políticas con Francia, el socio de Alemania en la dirección de la UE. Francia exigió con éxito que el primer director del BCE sirviera sólo la mitad de un mandato, siendo sucedido por un funcionario francés. La obsesión alemana con evitar hasta una modestísima inflación era, sin embargo, compartida por muchos banqueros centrales, independientemente de su nacionalidad, de modo que estos veteranos actuaron como si de conservadores banqueros centrales alemanes se tratara.

Leia a íntegra AQUI.

O terrorismo de Estado ianque ameaça a humanidade e impede a paz

Miguel Urbano Rodrigues

Desde a II Guerra Mundial, mais de trinta milhões de pessoas morreram em guerras chamadas de baixa intensidade, promovidas pelos EEUU e seus aliados.

A humanidade enfrenta a mais grave crise de civilização de sua história. Ela difere de outras, anteriores, por seu caráter global, que afeta a totalidade do planeta. É uma crise política, social, militar, financeira, econômica, energética, ambiental, cultural.

Nos últimos séculos o ser humano realizou conquistas prodigiosas. Se tais fossem postas a serviço da humanidade, permitiram erradicar da Terra a fome, o analfabetismo, as guerras, abrindo as portas a uma era de paz e prosperidade.

Mas não é isso o que ocorre. Uma minoria insignificante controla e consome os recursos naturais existentes e uma esmagadora maioria vive na pobreza ou na miséria.

Vejam o texto em castelhano no LA HAINE.ORG e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

domingo, 14 de agosto de 2011

O capitalismo bestial ataca nas ruas

O thatcherismo despertou os instintos bestiais do capitalismo (o “espírito animal” do empreendedor, como o chamam timidamente) e, desde então, nada surgiu que os domasse. Destruir e queimar é hoje a palavra de ordem das classes dominantes, de fato, em todo o mundo. Todos, não só os jovens agitadores, devem ser responsabilizados. O capitalismo bestial deve ser levado a julgamento por crimes contra a humanidade, tanto quanto por crimes contra a natureza. O artigo é de David Harvey.

“Adolescentes niilistas e bestiais”. Foi como o Daily Mail os apresentou: os jovens enlouquecidos, vindos de todas as vias da vida, que correram pelas ruas sem pensar, atirando desesperadamente tijolos, pedras e garrafas contra os polícias, saqueando aqui, incendiando ali, levando as autoridades a uma também enlouquecida caçada de salve-se quem puder/agarre o que conseguir, enquanto os jovens iam alterando os seus alvos estratégicos, saltando de um para outro.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

NA CRISE, AMÉRICA LATINA SEGUE À ESQUERDA

Realizadas neste domingo, as eleições primárias da Argentina confirmaram o favoristismo de Cristina Kirchner na corrida para o pleito presidencial de outubro próximo. Pesquisas indicam a candidata à releição com cerca de 20 pontos à frente do segundo colocado do Partido Radical. Pelo sistema eleitoral argentino, basta uma vantagem de 10 pontos em outubro  para consagrar Cristina vitoriosa em 1º turno. Ao contrário da líder peronista sempre demonizada pela mídia, o direitista Sebástian Piñera, no Chile, vê sua aprovação derreter. O milionário presidente chileno conta hoje com apenas 26% de apoio popular e acaba de reforçar a participação de pinochetistas no seu ministério em resposta às manifestações de massa dos estudantes contra a política educacional herdada da ditadura militar. Quando tomou posse em janeiro de 2010, Piñera chegou a ser apontado pelo jornalismo  conservador  como o símbolo de uma guinada latinoamericana "rumo à direita moderna". Com a vitória de Dilma no Brasil, a de Humala, no Peru, o fortalecimento, agora, de Cristina , na Argentina e o pleno entendimento entre Brasil e Argentina sobre o papel da Unasul na economia regional (leia o comentário do colunista Eric Nepomuceno, nesta pag) desenha-se uma América Latina diferente do desejo conservador: pronta para enfrentar a crise pela via da esquerda. 
 
(Carta Maior; 2º feira, 15/08/ 2011)
 

Em 17 anos, mais de 5 mil imigrantes morreram na fronteira com os EEUU: SG

A Secretaria de Governo alertou que "hoje em dia é mais difícil, mais perigoso e mais caro ir para o outro lado".

Fabiola Martínez
Publicado: 13/08/2011 17:29

México, DF. Nos últimos 17 anos, mais de 5 mil pessoas faleceram tentando cruzar a fronteira norte do México, revela um estudo da Secretaria de Governo (SG).

No momento em que se tem agravada a política migratória para os EEUU através de deportações indiscriminadas, as autoridades mexicanas sublinham os perigos de "ladear o rio, o deserto, a montanha ou o muro".

Mesmo que o fluxo migratório para o norte tenha caído, assim como as deportações feitas pelo México, (70 por cento de 2005 , segundo registros de nosso país), os riscos para os não documentados persistem em toda a rota, da América Central até a zona limítrofe com os EEUU. 

Vejam o texto original em LA JORNADA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION