sábado, 26 de setembro de 2009

Embraer entrega hoje novo jato ao governo brasileiro



A Embraer entregará um novo avião ao governo brasileiro nesta sexta-feira (25), em Brasília. O jato 190 tem uma área privativa para o presidente da República, com espaço para reuniões, e será utilizado principalmente no transporte de autoridades.

Com capacidade para até 40 passageiros, a aeronave possui sistemas especiais de comunicação para garantir mais segurança. Também permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilize o equipamento em viagens para a América do Sul sem a necessidade de escalas para abastecimento.

Continua no UOL Notícias.

Venezuela irá multar canais pagos que exibem "Uma Família da Pesada"


Autoridades venezuelanas planejam multar as companhias de TV a cabo que se recusam a tirar do ar a série de animação "Uma Família da Pesada".

O ministro da Justiça, Tareck El Aissami, afirma que o programa deve ter sua transmissão encerrada porque incentiva o uso de maconha.

Ele diz que se sentiu ofendido por um episódio recente que mostra os personagens da série dando início a uma campanha pela legalização da droga.

Continua na Folha Online.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Honduras: URGENTE grave situación en la embajada de Brasil y en la población civil por ataque con gases quimicos

Denuncia mundial: Urge misión internacional medica
Alto al uso de armas químicas por fuerzas militares

Juan Almendares.
Los ocupantes de la Embajada de Brasil que acompañan al Presidente Manuel Zelaya Rosales, esposa y familia, comunidades y marchistas están siendo objeto de lanzamiento de armas químicas desde helicópteros y aviones o bien utilizadas por las tropas, aparatos sofisticados de radiaciones sónicas y electromagnéticas que han producido cuadros severos de diarrea, vómitos, hemorragia nasal, gastrointestinal tanto en las personas ocupantes como en las comunidades.

De acuerdo al cuadro clínico podrían se deben a la utilización de sustancias toxicas entre las cuales están: plaguicidas, componentes químicos de los gases, sustancias radiactivas como cesio radioactivo, hongos tóxicos.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Tensão aumenta na embaixada brasileira e Zelaya diz que diálogo se deteriora

Tegucigalpa (Honduras) - Os dois funcionários da Embaixada do Brasil em Honduras que permanecem no prédio com o presidente deposto, Manuel Zelaya, informaram à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que, neste momento, há cheiro de gás e pessoas passando mal na sede diplomática.

O presidente deposto afirmou que se trata de um gás tóxico. Ele acredita que a ação foi coordenada pelos militares que cercam a embaixada desde a última segunda-feira (21).

Zelaya disse que o episódio afasta a possibilidade de diálogo com o governo golpista. “Como essas pessoas não respeitam os direitos humanos, o diálogo se deteriora. É muito difícil conversar com elas.”


Vejam mais em Agência Brasil

ONU acompanha Brasil e exige fim do cerco

Por Redação [Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2009 às 14:31hs]

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira, 25 de setembro, exigiu que o governo golpista de Roberto Micheletti encerre o cerco à embaixada do Brasil, onde está refugiado o presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya.


Vejam mais na Revista Fórum

Polícia Federal acusa agente aposentado de criar falso dossiê. Juíza pede prisão do agente

Documento trazia acusações contra Victor Martins, diretor da ANP e irmão do ministro Franklin Martins

O agente federal aposentado,‘Wilson Ferreira Pinna’, lotado na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustíveis) é apontado pela Polícia Federal como o autor de um falso dossiê contra o administrador de empresas Victor de Souza Martins, diretor da ANP e irmão do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.

Segundo o dossiê, publicado pela Veja, Victor Martins usava seu cargo na agência para beneficiar as prefeituras que contratavam a empresa Análise Consultoria, que é dele e de sua mulher. Na ANP, ele e outros dois diretores são responsáveis por definir se um município deve ou não receber royalties do petróleo (compensação que as empresas produtoras pagam à União, aos Estados e municípios) e se o valor pago deve ser revisto. O dossiê acusa Victor Martins de aumentar a parcela recebida pelas prefeituras atendidas por sua empresa.Fica provado agora que a história é mentirosa.Victor Martins, não cometeu nenhuma irregularidade

Martins nega a acusação e, em nota divulgada logo após a denúncia, afirmou que a Análise Consultoria não assinou contrato com nenhuma prefeitura ou empresa desde que ele tomou posse na ANP, em 20 de maio de 2005.



Vejam mais no blog Os Amigos do Presidente Lula

Mostra Santiago Alvarez: assista à entrevista ao vivo com Orlando Senna na Catarse

No blog da Catarse, siga o link: http://coletivocatarse.blogspot.com/2009/09/entrevista-ao-vivo-com-orlando-senna.html

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mais um dossiê falso

A lógica é a mesma que descrevo na série de Veja (clique aqui), especialmente no capítulo “O Lobista de Dantas”.

Primeiro, o lobista passa o dossiê para Diogo Mainardi.

Ele escreve, Veja garante o espaço. Não é uma ou duas vezes, é mais que isso, é sistemático.

(...)

Hoje, no Estadão, em páginas interna, a seguinte informação, apurada por um jornalista sério, Marcelo Auler:

Polícia acusa agente de criar falso dossiê

O texto completo no Luís Nassif.

Em jantar do G-20, Lula estará ao lado de Obama

O encontro de cúpula do G-20 será aberto hoje com um jantar para os chefes de Estado e de governo do grupo no Conservatório Phipps e Jardim Botânico de Pittsburgh, nos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se sentar à direita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e à esquerda do americano estará o presidente da China, Hu Jintao.

AQUI.

Modelo F de fracasso

Henry Ford era o homem mais rico do mundo, mas não era feliz. Isto foi na década de vinte do século passado, quando metade dos carros em circulação no mundo eram fabricados por ele. Controlava todas partes da produção do modelo T menos a borracha dos pneus, que vinha de plantações na Ásia e pertenciam aos ingleses, franceses e holandeses.

O Estado do Amazonas estava na miséria depois que outro Henry, em 1876, numa monumental bio-pirataria, roubou 70 mil sementes das nossas seringueiras e mandou para o Jardim Botânico de Londres. Henry Wickham, um aventureiro expulso de outras praças, acabou com o monopólio brasileiro e com a belle époque amazonense. Pelo roubo recebeu da rainha Vitoria o título de Cavaleiro. Sir Henry.

Leia AQUI.

Nova lei de comunicação argentina compra briga contra monopólios

Durante as últimas semanas, os debates em Buenos Aires giram em torno da nova lei de comunicação proposta pelo governo de Cristina Kirchner: esteve em audiências públicas lotadas, nos jornais, televisões e nas ruas. Conhecida pelos portenhos como “Nueva Ley de Medios”, o projeto quer regulamentar o setor e, apesar das críticas de opositores, que temem um maior controle do Estado, na última quinta-feira (17), após quase 14 horas de debate, o projeto governista obteve 146 votos, contra três votos contrários e três abstenções. A medida ainda passa pelo Senado, possivelmente em outubro. Entre outros pontos, a nova lei cria uma comissão bicameral de controle, um Conselho Federal de Comunicação Audiovisual e a figura do Defensor Público de consumidores de serviços audiovisuais.

Leia AQUI.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Prisão de Bagram: a Guantánamo esquecida no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou-se contra o abuso de prisioneiros por parte da Agência Central de Inteligência (CIA) e quer fechar a prisão de Guantánamo. Mas ele tolera a existência da prisão militar de Bagram, no Afeganistão, onde mais de 600 pessoas estão encarceradas sem nenhuma acusação formal. Segundo um dos promotores militares, comparada a Bagram, Guantánamo parece "um bom hotel".

(...)


"Bagram é uma segunda Guantánamo que foi esquecida", afirma o especialista em direito militar norte-americano Eugene Fidell, professor da Faculdade de Direito da Universidade Yale. "Mas, aparentemente, continua havendo a necessidade desse tipo de lugar, mesmo durante o governo Obama".

"Desde o início Bagram já era pior do que Guantánamo", afirma Tina Foster, advogada de Nova York, que trabalhou em vários casos defendendo os direitos de detentos em tribunais dos Estados Unidos. "Bagram sempre foi uma câmara de torturas".

E o que diz Obama? Nada. Ele nunca menciona Bagram nos seus discursos. Quando fala sobre os maus tratos dispensados pelos Estados Unidos a detentos, ele só se refere a Guantánamo.

Tradução: UOL


Texto da Der Spiegel, no UOL.

Os documentos do empréstimo do Banco Mundial: a perenização do governo Yeda

É inacreditável o disposto nos documentos que lastreiam o empréstimo do Rio Grande do Sul com o Banco Mundial. Com a leitura, comprovamos que o contrato não só é péssimo para as finanças como aniquila a soberania do Estado

A intenção de perenizar o atual governo é nítida, pois todas as políticas públicas, das receitas próprias às despesas, ficarão sob o controle direto do Banco. Isto impõe aos futuros governadores a obrigação de seguir, por trinta anos, os rumos traçados.

Os pretendentes a Governador já podem saber o que terão que fazer e a quem deverão obedecer.

Continua no RS Urgente.


'Foram sete barreiras militares da fronteira até Tegucigalpa', diz repórter da BBC Brasil

Entrar em Honduras revelou-se um mergulho por muito do que a América Latina tem de melhor e de pior: simpatia e corrupção, em meio a cenários impressionantes.

Ao final da tarde de segunda-feira estava claro que a repórter da BBC Brasil originalmente designada para fazer a cobertura de Honduras não conseguiria o visto. Em setembro, o governo interino de Honduras suspendeu a isenção de visto para brasileiros. Foi uma resposta a medida semelhante do lado do Brasil - que protestava, por sua vez, contra a deposição de Manuel Zelaya.

Sendo assim, me preparei para ir ao país, assumindo exclusivamente minha cidadania britânica. Mas não seria simples.

Continua na BBC Brasil.

Em um ano, Brasil tem queda de 7,9% em partos de adolescentes

Um balanço do Ministério da Saúde mostra que o número de partos realizados na rede pública em meninas de dez a 19 anos caiu 7,9% de 2007 para 2008 -de 527.341 partos para 485.640. Nos últimos dez anos, o SUS registrou queda de 30%.

Continua na Folha Online.

Denúncia: 16 mortos em Honduras

Recebi o seguinte e-mail denunciando torturas, mortes e montagem de um campo de concentração em Honduras. Reproduzo na íntegra.
Car@s,
Acabo de receber esta msg de um companheiro do Ministério da Saúde de Honduras.

Desde ontem ha pelo menos 16 mortos e dezenas de hospitalizados. Esta montado um campo de concentração, em um estádio, com centenas de presos. Militantes da da Frente Nacional de Resistência estão sendo seletivamente presos e diversos tiveram braços e pernas fraturados por torturadores, alem de serem acusados de incêndios a casas e carros feitos por provocadores ligados ao golpe. Dada a gravidade da situação e a necessidade de respostas rápidas, leiam e se possível divulguem em suas listas, blogs e para jornalistas críticos, ou para os poucos que sobraram.


Continue a leitura no blog do Arlesophia.

Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha premia Green Talents de todo o mundo: três são do Brasil

No total, 156 jovens cientistas de 43 países inscreveram-se no concurso. Do Brasil foram 29 candidatos

Ao lado de outros jovens cientistas de todo o mundo, Juliana Aristéia de Lima, Antonio Carlos Caetano de Souza e Caetano Dorea foram os ganhadores brasileiros do concurso Green Talents, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

Realizado pela primeira vez este ano,o concurso teve por objetivo encontrar talentos científicos no campo da tecnologia ambiental. Os vencedores foram escolhidos devido a suas investigações que contribuirão a longo prazo com uma solução para os desafios globais, como as alterações climáticas, a diminuição dos recursos energéticos e a poluição ambiental em grande escala.

Vejam mais em Jornal da Ciência-SBPC

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arrancam os feridos que estão nos hospitais, afirma hondurenha

Integrante da Via Campesina relata à Rede Brasil Atual que está refugiada em uma casa sem saber se poderá sair. Ela confirma que há gente sendo levada a força para um estádio.

Pessoas trancadas nas casas, repressão policial nas ruas, incerteza em relação ao que ocorrerá nos próximos dias. Esse é o resumo da vida dos moradores da capital hondurenha Tegucigalpa nesta terça-feira (22).

Veja a reportagem da Rede Brasil Atual.

Samuel Johnson e a geleia de tapioca

O jornalismo tapioca praticado atualmente no Brasil – baseado no conceito de que a verdade factual não importa, importa sim o tamanho da letra da manchete e quantas vezes ela é repetida antes de ser rapidamente esquecida – em sua versão praticada por colunistas que pensam exatamente como seus patrões gostariam que eles pensassem, utiliza-se com certa frequência da artimanha “geléia de tapioca”.

Consiste em produzir um texto com tamanha concentração de manipulações, distorções, falácias, maldades, grosserias e, não raramente, mentiras deslavadas, que a simples resposta pontual a cada um de seus equívocos demanda um enorme esforço, de modo que um texto de 20 linhas, para ser respondido, exige algumas páginas de fundamentação racional. A “geléia de tapioca” tem como objetivo ocupar os adversários – já que o jornalismo tapioca, ao contrário do jornalismo propriamente dito, é claramente partidário – e fazê-los perder tempo.

A coluna de Fernando Rodrigues na FSP de hoje é um exemplo clássico de “geléia de tapioca”, um amontoado de desonestidades intelectuais, grosserias e manipulações, temperado com os clichês. Respondê-lo é inútil como cortar cabeças da Hidra, pura perda de tempo.

Continua no blog do Luís Nassif.

França aprova lei que prevê corte da conexão de quem baixa conteúdo online

A Assembleia Nacional da França aprovou nesta terça-feira (22/9), por 258 votos a favor e 131 votos contrários, a lei que criminaliza o compartilhamento de arquivos e corta o acesso à internet, aplica multas e até prende aqueles que forem pegos baixando conteúdo protegido por direitos autorais.

Continue lendo no IDGNow!

Governo hondurenho corta água e luz de embaixada brasileira

O governo interino de Honduras cortou o fornecimento de água, luz e telefone da embaixada do Brasil na capital Tegucigalpa, onde está refugiado desde segunda-feira o presidente deposto do país, Manuel Zelaya.

A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores disse à BBC Brasil que o corpo diplomático brasileiro teve que pedir ajuda à embaixada norte-americana tanto na questão da segurança como para o abastecimento de diesel, necessário para manter em funcionamento os geradores de energia.

Apenas no final da tarde, horário de Brasília, pessoas dentro da embaixada falaram à BBC Brasil que os serviços já haviam sido parcialmente restabelecidos.

A notícia continua na BBC Brasil.

Polícia fecha acampamento de imigrantes na França

Ativistas formaram uma corrente humana no início das operações, nesta terça-feira de manhã.

Imagens aéreas de TV mostram policiais se movimentando pelo acampamento e calmamente levando para fora uma fila de imigrantes.

Outras imagens mostram policiais em confronto com manifestantes. O comandante da polícia de Calais, Pierre de Bousquet de Florian, disse à imprensa que a operação foi um sucesso.

Segundo ele, 146 adultos e 132 auto-declarados menores foram detidos. Entre eles, não havia nenhuma mulher.

Os adultos foram levados para a prisão e os menores para centros especiais de detenção.

O governo francês afirma que todos os moradores vão ter a chance de pedir asilo ou retorno voluntário assistido.

A notícia completa na BBC Brasil.

Honduras: gorilas no poder

HONDURAS: BRASIL PEDE REUNIÃO DO CONSELHO
DE SEGURANÇA DA ONU
SÃO PAULO, 22 SET (ANSA) - O governo do Brasil
pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que
se reúna em caráter urgente para discutir a situação
do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya,
que há mais de 24 horas está hospedado na Embaixada
do país em Tegucigalpa.


ZELAYA DIZ QUE 300 PESSOAS FORAM DETIDAS
PERTO DE EMBAIXADA
SANTIAGO DO CHILE, 22 SET (ANSA) - O presidente
deposto de Honduras, Manuel Zelaya, informou que
300 pessoas foram detidas na manhã de hoje por
terem descumprido o toque de recolher imposto
pelo governo de facto de Roberto Micheletti.
Em entrevista ao jornal La Segunda, do Chile, o

mandatário, que voltou ontem ao país passados 86
dias do golpe que o tirou do poder, qualificou como
"um ataque aleivoso" a repressão policial contra seus
apoiadores que se reuniram diante da Embaixada do
Brasil, onde ele recebeu abrigo.

Chomsky: América Latina es el lugar más estimulante del mundo

América Latina es hoy el lugar más estimulante del mundo, dice Noam Chomsky. Hay aquí una resistencia real al imperio; no existen muchas regiones de las que pueda afirmarse lo mismo.


Vejam em REBELION.ORG a transcrição da entrevista que Noam Chomsky deu à La Jornada (jornal mexicano)

Os "direitos comunistas" na ONU

Os direitos à alimentação, ao trabalho, à habitação e a uma vida condigna são tão importantes como o direito à liberdade de expressão, de religião, de consciência e de voto. Na próxima quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU, Portugal será um dos primeiros países a assinar o Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. O jornal Diário de Notícias entrevistou Catarina Albuquerque sobre o trabalho a favor da assinatura do pacto e seu significado.

A jurista portuguesa Catarina Albuquerque, de 39 anos e a atual perita da ONU para o direito à água, terá razões para sorrir no dia da assinatura do pacto, pois "obrigou" o mundo a confirmar que o acesso à alimentação, à água, à saúde, à educação e ao trabalho são direitos fundamentais. Ela negociou e redigiu o novo tratado de direitos humanos e, sobretudo, acredita que ele fará a diferença na vida das pessoas mais desfavorecidas.


Vejam mais no Vermelho

Petição Pela Auditoria Independente do Software nas urnas eletrônicas

URGENTE

Excelentíssimo Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva,

Solicita-se que o ARTIGO 5º da Minirreforma Eleitoral, que introduz a AUDITORIA INDEPENDENTE DO SOFTWARE nas urnas eletrônicas brasileiras, seja sancionado na integra SEM VETO TOTAL OU PARCIAL.

O Brasil já foi pioneiro em tecnologia eleitoral mas, passados 13 anos da chegada das urnas eletrônicas, estamos ficando para trás.

Nossas urnas eletrônicas foram rejeitadas por mais de 50 países que vieram conhecê-las porque não permite ao eleitor comum e nem aos candidatos poderem conferir a apuração dos votos de uma forma simples.

O Art. 5º da minirreforma eleitoral alinha o Brasil com todos os demais países que estão modernizando suas eleições com a adoção do conceito de AUDITORIA INDEPENDENTE DO SOFTWARE das urnas eletrônicas por meio da recontagem do VOTO IMPRESSO CONFERIDO PELO ELEITOR em 2% delas.

Nenhum país mais aceita máquinas eletrônicas de votar sem materialização do voto e sem auditoria independente.

O voto impresso tem sido usado em eleições por todo o mundo sem maiores problemas desde 2004. A tecnologia de impressão evoluiu e está consistente. A impressão de documentos é largamente usada 24 horas por dia sem restrições nos caixas eletrônicos.

Os recursos de segurança atuais nas urnas eletrônicas, como assinaturas digitais e registros digital do voto, são TOTALMENTE DEPENDENTES DO PRÓPRIO SOFTWARE DA URNA e não defendem o eleitor de um ataque interno que o adultere.

Assim, para que o cidadão comum tenha uma forma de controlar o destino do seu voto, pede-se que o Artigo 5º da Minirreforma Eleitoral seja sancionado na integra SEM VETO TOTAL OU PARCIAL.

Os signatários

Retorno de Zelaya reacende pressão internacional para negociação em Honduras

O retorno do presidente deposto Manuel Zelaya a Honduras nesta segunda-feira reavivou a pressão dos internacional sobre o governo interino do país para que negocie a volta dele ao poder. Mas a reação do presidente interino Roberto Micheletti foi pedir que Zelaya, que está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, seja entregue à Justiça, enquanto o embaixador nicaraguense na OEA afirmou que o próprio presidente deposto não está disposto a aceitar a principal proposta de conciliação para encerrar a crise política.

Confira na Folha Online.

Confira também: Honduras pede que Brasil entregue Zelaya à Justiça;

Honduras decreta toque de recolher após a volta de Zelaya.

domingo, 20 de setembro de 2009

Semana esfarrapada, pelo pessoal da Grafar

Ninguém lamentará mais do que os nossos chargistas , o fim do (des)governo Yeda, ainda que algumas línguas maldosas digam que ele nunca começou.

A coisa está tão mal parada que deixou o velho Rio Grande esgualepado como estância de viúva. Só o que vingou (e conseguiu se vingar!) foi o humor político que nunca teve um campo de engorda com pasto tão alto.






Mais no site da Grafar.

Concierto Paz Sin Fronteras en Cuba mostrará fraternidad entre pueblos latinoamericanos

El Concierto Paz Sin Fronteras, que se realizará este domingo 20 de septiembre en La Plaza de la Revolución en La Habana, Cuba, mostrará al mundo la fraternidad que existe entre los pueblos latinoamericanos.

Leia MAIS.

Minirreforma eleitoral. Artigo 5º.

A importância da auditoria independente do software nas urnas eletrônicas

O Brasil já foi pioneiro em tecnologia eleitoral. Porém, passados 13 anos da chegada das urnas eletrônicas, estamos ficando para trás.

Nossas urnas eletrônicas foram rejeitadas por mais de 50 países que vieram conhecê-las porque não oferece uma forma de conferir seu resultado de forma efetiva e simples.

O Art. 5º da minirreforma eleitoral, já aprovado pelo Congresso e pendente apenas de sanção presidencial, alinha o Brasil com todos os demais países que estão modernizando suas eleições pela adoção do moderno conceito de Auditoria Independente do Software das Urnas Eletrônicas.

LEIA O TEXTO COMPLETO E PEÇA AO PRESIDENTE PARA NÃO VETAR O ARTIGO 5o.

O Min. Gilmar Mendes (que soltou o banqueiro Daniel Dantas) e o Min. Nelson Jobim (que confessou ter fraudado a Constituição) já anunciaram que vão ao Presidente Lula *pedir para vetar* este artigo 5º, porque, por um motivo ou outro, *preferem manter o eleitor brasileiro sob tutela* e sem que tenha acesso a uma forma simples de auditoria do resultado eleitoral.

LEIA TAMBÉM ESTE TEXTO

Pesquisas médicas falsas fazem publicidade para indústria farmacêutica

Médicos assinam "estudos" feitas por funcionários de indústrias farmacêuticas para dar credibilidade a essa forma de publicidade travestida de pesquisa científica.

British doctor faces action over claims of 'ghost writing' for US drug company

Doctors have been agreeing to be named as authors on studies written by employees of
the pharmaceutical industry, giving greater credibility to medical research, according to new evidence.