sábado, 2 de maio de 2015

Ex-ministro faz críticas à PM do PR por violência contra professores

O diplomata e acadêmico Paulo Sérgio Pinheiro, que esteve à frente da secretaria de Direitos Humanos de 2001 a 2003 no governo FHC, fez duras críticas à ação da Polícia Militar em Curitiba nessa quarta-feira (29), que deixou ao menos 180 feridos ao reprimir protesto de professores. "É absolutamente revoltante que, em plena democracia do século 21, o governo do Paraná trate manifestantes pacíficos usando bala de borracha, cachorros Pitbull e bombas", disse.
Apesar de ter sido ministro em um governo do PSDB, mesmo partido do governador Beto Richa, Pinheiro não hesitou em condenar a ação. (...)

Leia mais no UOL Educação.

Câmara derruba obrigatoriedade da rotulagem de alimentos transgênicos

Na noite desta terça-feira (27), a Câmara dos Deputados aprovou em plenário o Projeto de Lei que prevê a não obrigatoriedade da rotulagem de alimentos que possuem ingredientes transgênicos.

Foram 320 votos a favor e 120 contra. Muitos consideram o PL 4148/2008, do deputado ruralista Luiz Carlos Heinze (PP/RS), um atentado ao direito à informação da população, cujo projeto só beneficiaria as empresas do agronegócio que querem esconder a origem do produto comercializado. Agora, o PL segue para o Senado.

Paraná em chamas


Por mais de uma hora e meia, as bombas de gás e de efeito moral mostraram do lado de fora do parlamento estadual que eram a verdadeira garantia para a votação definitiva de hoje no interior do prédio, fazendo valer a vontade de Richa e de sua equipe de governo, comandada pelo baiano Mauro Ricardo Costa, importado pelo tucano para seu segundo mandato e já conhecido pelos serviços prestados na área fazendária da Prefeitura de de Salvador (BA), gestão de ACM Neto (DEM), e no governo de São Paulo, na gestão de José Serra (PSDB). A sessão prosseguia, sem final previsto, até a conclusão desta reportagem.
No entanto, à medida em que as bombas, os cães, as balas de borracha e os cassetetes caíam sobre os manifestantes armados apenas com gritos e palavras de ordem, deputados preocupados com a onda de violência que se desenrolava na praça principal, em frente a Assembleia, batizada de Nossa Senhora da Salete (trágica ironia), chegaram a sair do prédio para pedir calma aos policiais. A exemplo de servidores públicos feridos, com quem ficou lado a lado durante a confusão e barbárie generalizada na praça, o deputado Rasca Rodrigues, do PV, saiu no prejuízo e foi mordido por um dos cães da tropa de choque da PM, além de ter aspirado gás de pimenta e lacrimogênio. Voltou ao prédio com sangue escorrendo pelo braço.
Confira o texto completo no Jornalistas Livres, via Diário do Centro do Mundo

Exército nigeriano anuncia libertação de 160 reféns do Boko Haram

O exército nigeriano anunciou nesta quinta-feira que libertou 160 mulheres e crianças após uma operação contra o grupo islamita Boko Haram em Sambisa, região Nordeste do país, dois dias depois da libertação de 293 reféns na mesma região. "Ainda estamos tentando contar as pessoas salvas. Mas há 60 mulheres de todas as idades e quase 100 crianças", afirmou o porta-voz militar, Sani Usman. 

Uma refém e um soldado morreram, enquanto oito reféns e quatro militares ficaram feridos, na operação, afirmou o porta-voz, que não divulgou um balanço de vítimas entre os integrantes do Boko Haram. Nessa terça-feira, o exército anunciou a libertação de 200 meninas e adolescentes e 93 mulheres, que eram mantidas como reféns nos acampamentos do Boko Haram na floresta de Sambisa.

Leia mais no Correio do Povo

Diminuir ou aumentar a idade penal?

Brasileiro só conta a parte que lhe interessa. É uma generalização. Certamente indevida. É bastante provável que todo mundo faça isso. Brasileiros, com certeza, fazem. Especialmente os conservadores. Gostam de dizer que o Brasil tem a maior carga de impostos do mundo. Sabem que não é verdade. Uma maneira de medir o peso dessa carga é dividir o bolo pago pela população do país. Per capita, o Brasil é trigésimo. Aí vem a segunda parte, sempre guardada só para o caso de um aperto: o retorno é baixo. Não se resolve cortando, mas cobrando. Brasileiro é contra regulação da mídia. Não conta que essa regulação existe nos Estados Unidos desde 1934. Brasileiro contesta as “esmolas” do bolsa-família. Não conta que mecanismos de ajuda social existem na maioria dos países europeus.
Brasileiros querem aumentar a idade penal para colocar menores de 18 anos em prisões de adultos. Uma reportagem de André Monteiro, na Folha de S. Paulo, mostra que nos Estados Unidos há uma tendência oposta: aumentar a idade penal de 16 ou 17 anos para 18. Cada Estado norte-americano regulamenta essa questão com autonomia. Diz o texto: “No Texas, segundo Estado mais populoso e um dos mais conservadores dos Estados Unidos, três projetos de lei em tramitação pretendem elevar de 17 para 18 anos a idade para alguém ser julgado pela Justiça comum”. O que está acontecendo? Perderam a noção do perigo? Querem passar a mão na cabeça de bandidos imberbes? Enlouqueceram?

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Abril passou o pires pelo BNDES num de seus anos mais lucrativos

O grau de ignorância dos blogueiros da Veja é desumano.
Eles não sabem sequer o que acontece na empresa para a qual trabalham, e se metem a fazer considerações sobre o universo.
Recentemente, eles têm falado no BNDES. O dinheiro do BNDES, segundo o Brad Pitt de Taquaritinga, é dos amigos do governo.
Se a frase é verdadeira, teremos que concluir que a Editora Abril é amiga do governo.
Algum tempo atrás, a Folha publicou uma listagem com os empréstimos feitos pelo BNDES.
Republicou, a rigor. A Folha admitiu que o BNDES já vinha publicando as operações. O que o jornal fez foi “organizá-las” para que o leitor pudesse compreender melhor.
A ordem escolhida foi a alfabética.
Você vai na letra “e” e encontra o quê?
Editora Abril.


domingo, 26 de abril de 2015

Terremoto de magnitude 7,8 devasta 40% do Nepal e deixa mais de 1.400 mortos

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a capital do Nepal e o Vale de Katmandu, densamente povoados, na manhã deste sábado (25), causando graves danos em edifícios e estruturas urbanas. O número oficial de mortos chegou a 1.457, de acordo com informações divulgadas pela rede norte-americana "CNN", a partir de informações do governo local - o que faz deste terremoto o mais mortífero no país em 80 anos. 
Como as operações de resgate estão em andamento, o número oficial de vítimas pode crescer ainda. Os feridos encontrados foram levados a hospitais, mas muitos tiveram de ser atendidos do lado de fora, por conta dos abalos nas estruturas dos prédios.

Confira no UOL Notícias