sábado, 1 de outubro de 2011

Os grandes criminosos integristas a serviço da CIA x Civilização Socialista

- Gulbudin Hekmatiar: seus assassinos pagavam de 5 a 7 mil afegãos por cada soldado da República Democrática do povo afegão (PDPA, comunista) assassinado. Incendiou com seus crimes 1500 escolas, decapitou numerosas famílias camponesas beneficiárias da reforma agrária.

- Osama Bin Laden: milionário saudita treinado pela CIA na guerra contra o Afeganistão democrático. Especialista em ordenar o assassinato de comunistas e progressistas. 

Vejam o texto original em LAHAINE.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Golpe de Estado patrocinado pelos EUA na Guatemala vem à tona mais de meio século depois

Pela primeira vez em 57 anos o governo da Guatemala apresentou pedido oficial de desculpas por violações de direitos humanos contra o ex-presidente Juan Jacobo Arbenz Guzman, o Soldado do Povo. Arbenz, um dos ícones da revolução de 1944, foi derrubado pela CIA em 27 de junho de 1954 sob falsas acusações de ligações com o comunismo. A fraude da CIA protegeu a United Fruit Company, de Boston e hoje Chiquita Banana, da reforma agrária de Arbenz. Além disso, grupos norte-americanos que controlavam serviços, como estradas de ferro e bondes, estavam perdendo as concessões.

Vejam mais detalhes em CORREIO DO BRASIL

Corvos e urubus

Repararam que tem gente, que se diz de esquerda, mas que só aparece para criticar a gente de esquerda? Nunca contra a direita, o que quer que esta faça. São especialistas em jogar álcool em qualquer foguinho dentro da esquerda.

Nunca reconhecem vitórias, conquistas, avanços. São apenas prenúncios de derrotas, traições, retornos da direita – cuja culpa será sempre denunciada como responsabilidade da esquerda. Adoram as derrotas, quanto maior, melhor, porque a culpa é dos outros, não importa que o povo seja quem pague o preço.

São ótimos para fazer balanços de derrotas, mas nunca sabem propor alternativas e nunca conseguem dirigir processo algum. São sempre críticos. Espécies de urubus, especialistas em carniças. Corvos, que auguram sempre catástrofes.

Vejam o texto completo no blog do EMIR

BRASIL SE ARMA CONTRA A RECESSÃO MUNDIAL: FHC ACHA 'PRECIPITADO'

Governo amplia protecionismo à indústria e vincula crédito do Pronaf  à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas com pelo menos 60% de conteúdo nacional. Medida identica,com requisito de 65% de nacionalização, foi tomada em relaçao ao setor automobilísco. Nessa  mesma direção, a Presidenta Dilma anunciou um pacote de incentivos à indústria  da defesa (leia matéria nesta pág). Trata-se de usar o poder de compra do Estado para fomentar e manter o nível do investimento na crise. Exigência de conteúdo nacional norteará também o acesso a incentivos fiscais na produção de computadores, tablets, televisores etc Ações refletem a convicção de que é preciso fortalecer o mercado interno ante a perspectiva de longa contração na economia internacional. Ilustra esse diagnóstico o drástico recuo nas cotações das commodities, que em setembro registraram as maiores quedas  desde a crise de 2008. Outro sintoma: o efeito irrelevante da ampliação (acanhada para o tamanho da crise) do Fundo Europeu de resgate financeiro que teve o apoio alemão esta semana. No dia seguinte as Bolsas despencaram. O mundo escorrega para a recessão. Mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu a campo, na 5ª feira, segundo o jornal Valor Econômico, para qualificar como ' precipitado' o corte nas taxas de juros no Brasil. Reconheça-se no tucano o mérito da coerência. Em crises mundiais anteriores, na sua gestão, a resposta sempre foi doutrinariamente ortodoxa e pró-cíclica: aumento dos juros, arrocho no salário mínimo, redução do crédito, cortes brutais no gasto público, perda de receita fiscal e salto no endividamento público. Com alguns efeitos colaterais, a saber: quebra do Estado, perda de reservas, colapso da infraestrutura, desemprego e fuga de capitais. A avaliação veio nas urnas em 2002, 2006 e 2010.
 
(Carta Maior; Sábado,01/10/ 2011)

Manifestantes tentaram deter Donald Rumsfeld em Boston (+ Video)

Por WCVB-TV

O ex-secretário de defesa dos EEUU, Donald Rumsfeld, teve um amarga recepção em Boston nesta segunda-feira quando à noite promovia seu novo livro.

Vários manifestantes interromperam um foro na Casa de Reuniões Old South, gritando com cartazes que mencionavam o ex-secretário como criminoso de guerra.

Vários membros do grupo Veteranos pela Paz foram expulsos do foro, após tentarem fazer uma "prisão cidadã" ao Rumsfeld.


Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sexo entre besouros e garrafas de cerveja vence Nobel 'às avessas'

Uma bizarra pesquisa realizada há 30 anos e que envolveu tentativas de acasalamento entre besouros e garrafas usadas de cerveja foi o ganhador do Prêmio Ig Nobel, o Nobel às avessas destinado aos mais esdrúxulos projetos científicos do ano.

O estudo de biologia realizado pelos entomologistas Darryl Gwynne e David Rentz visava provar que besouros machos confundiam as fêmeas da espécie com garrafas de cerveja, mas não se tratavam de quaisquer garrafas, mas sim garrafas marrons australianas.

O Prêmio Ig Nobel é uma premiação anual realizada há 21 anos pela revista humorístico-científica Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável) e representam uma versão alternativa ao Nobel tradicional, cujos ganhadores serão anunciados na Suécia na próxima semana.





Continue lendo no UOL Ciência e Saúde

Corruptores


*Charge do Kayser

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sob protestos, Argentina inaugura nova usina nuclear

A inauguração da usina nuclear Atucha II, na Argentina, ocorreu nesta quinta-feira (29/09) sob protestos de grupos ambientalistas. Eles se opõem à construção da instalação por considerarem que, após a tragédia ocorrida em Fukushima, no Japão, no último dia 11 de março, o mundo passou a questionar a utilização dessa fonte energética.

A usina, construída em Partido de Zárate, a 106 quilômetros da capital Buenos Aires, acrescentará 700 megawatts de energia ao sistema elétrico argentino e dependerá principalmente de combustíveis fósseis. 





Leia mais no Opera Mundi

Ética e jogo político

Milhares de pessoas saem em todo Brasil para cobrar ética na política. O Globo divulga fotos na capa e na terceira e quarta páginas (as áreas mais nobres do jornal). A manchete diz: "Pelo país, protestos contra a corrupção". O subtítulo: "atos foram convocados pela internet".

Quem sou eu para ser contra protestos contra a corrupção?

No entanto, acho curioso que os jornais digam que "os atos foram convocados pela internet" se todos eles divulgaram data, local e até mapas na véspera.

É a mesma coisa que aconteceu em março de 1964. A imprensa fez uma grande campanha de mobilização da sociedade, através da força de seus instrumentos de comunicação de massa; entrevistava autoridades e entidades (as mesmas de hoje: OAB, ABI, Fiesp, Firjan...), que afirmavam apoiar a manifestação e que estariam presentes; e depois dizia que as pessoas haviam acorrido "espontaneamente".
Vejam o texto completo no blog ÓLEO DO DIABO

A estratégia da distração

Noam Chomsky

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decisivas pelas elites políticas e economicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativadas por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à fazenda como os outros animais (citação do texto Armas silenciosas para guerras tranquilas)".

Vejam o texto original em RED LATINA SIN FRONTERAS ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Israel confisca terras palestinas na Cisjordânia para construir estrada para colonos

O governo de Israel confiscou 80 hectares da aldeia palestina de Beit Umar, na Cisjordânia, para construir uma estrada para uma de suas colônias, informou nesta quarta-feira a agência de notícias palestina "WAFA".

Segundo o porta-voz do Comitê Nacional contra o Muro e os Assentamentos, Mohammed Awad, as autoridades israelenses comunicaram a decisão à prefeitura da aldeia, situada ao sul de Hebron. Parte das terras confiscadas pertencem à escola agrícola de Beit Umar. 





Continue lendo no Opera Mundi

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cuba anuncia autorização para compra e venda de carros

O governo de Cuba publicou um decreto nesta quarta-feira em que autoriza a compra e venda de carros, que foram proibidas durante meio século no país.
Esta era uma das medidas mais esperadas das reformas do presidente Raúl Castro, que vem promovendo a abertura econômica do país.
A edição digital da "Gazeta Oficial" estabelece uma série de regulações para colocar em andamento "a transmissão da propriedade de veículos através da compra e venda ou doação" entre cubanos que vivem na ilha e estrangeiros residentes, permanentes ou temporários.


Notícia da France Presse, disponível na Folha.com

"Faltou sinceridade da Fifa", diz secretário sobre escolha do estádio do Corinthians

A novela para definição do estádio da cidade de São Paulo na Copa do Mundo de 2014 fez com que a cidade atrasasse os planos e ficasse fora da Copa das Confederações de 2013. Na opinião do atual Secretário Especial de Articulação para Grandes Eventos em São Paulo, Walter Feldman, a Fifa não foi sincera com o comitê organizador local na hora de desaprovar o Morumbi como a arena da capital paulista. A declaração foi dada durante o seminário “Um olhar para a Zona Leste”, nessa terça-feira. As informações são do portal R7.

"Faltou sinceridade. Tivemos muitos contatos com os comitês e nas reuniões eles eram profundamente reticentes, não definiam, não deixavam nada claro. Havia um esforço da diretoria do São Paulo para apresentar alternativas, mas todas as respostas eram negativas. Se houvesse sinceridade, nós já teríamos resolvido isso há muito tempo. O estádio provavelmente já estaria com a construção mais avançada, seja o Itaquerão, o Pacaembu ou qualquer outro. Mas a Fifa, na minha avaliação, nos prejudicou", explicou.


Continue lendo no Correio do Povo

Estudo: 59% das viúvas do Iraque perderam os maridos durante a ocupação dos EUA

Jason Ditz
Fonte: Uruknet | Tradução de F.Macias
É do senso comum que a taxa de mortalidade maciça, ao longo dos oito anos de ocupação no Iraque geraria mais viúvas. No entanto, um novo estudo realizado pela organização de ajuda humanitária Relief International encontrou um problema muito maior do que alguém provavelmente imaginaria.
O estudo constatou que cerca de 10% das mulheres do Iraque, quase 1 milhão e meio, são viúvas. Destas, 59% perderam os maridos desde que a ocupação dos EUA começou em 2003.
Basta um pouco de matemática para mostrar que, para haver cerca de 900.000 mulheres que perderam os maridos desde 2003, esse número, mais uma vez, aponta para que a quantidade de mortos civis desde 2003 seja muito maior do que os EUA alguma vez quiseram admitir.
Mas enquanto isso mostra a enormidade da violência do passado, o relatório não é sobre isso, mas sim apontar para o principal problema actual. Ser viúva num Iraque dilacerado pela guerra é difícil, e é provável que essas viúvas em desespero sejam vulneráveis ao recrutamento para ataques terroristas. Mais 900.000 iraquianas desesperadas apontam de novo para uma guerra que está longe de acabar.

Vejam em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Marco Maia enquadra Rede Globo: a emissora seria cassada se anulasse sessões da CCJ

O presidente da Câmara dos deputados, Marco Maia (PT/RS) fez a TV Globo engolir um sapo, e ler uma espécie de direito de resposta no Jornal Nacional de terça-feira.

E emissora havia "denunciado" algo normal e insignificante como se fosse um escândalo, desde a semana passada, em todos os seus telejornais. O tom agressivo do jornalismo da emissora ganhou aparência de intimidação sobre deputados através de noticiário negativo.

Vejam mais sobre o "sapo" no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

João Magueijo considera resultados de investigação sobre neutrinos "muito estranhos"

Físico lança amanhã o livro “O Grande Inquisidor”

2011-09-28
O professor de Física João Magueijo alertou hoje para a necessidade de esperar por mais pormenores acerca da recente teria de que o neutrino é mais rápido do que a luz, considerando os resultados “muito estranhos”.

João Magueijo falava à Lusa a propósito do lançamento do seu segundo livro – “O Grande Inquisidor” – e referia-se a uma investigação conduzida pelo Centro Europeu de Investigação Nacional (CERN), que concluiu que os neutrinos (um tipo de partículas subatómicas” são mais rápidos em 60 nanossegundos do que a luz.
Para o cientista português, que também já estudou os neutrinos e a velocidade da luz, estes resultados "não devem ser levados muito a sério" até porque é preciso "esperar que todos os detalhes da experiência sejam confirmados por uma investigação independente".


Vejam mais em CIÊNCIA HOJE

Jornalista mexicana é decapitada após fazer denúncias no Facebook e Twitter

O corpo da jornalista mexicana Maria Elizabeth Macías Castro foi encontrado sem a cabeça na beira de uma estrada na cidade de Laredo, no México, no último sábado (24/09). Nos últimos dias, ela vinha postando, tanto no Facebook quanto no Twitter, sob o pseudônimo "La NenaDLaredo", algumas mensagens sobre grupos criminosos e denúncias de corrupção dos governos locais. Um bilhete deixado junto a seu corpo dizia que ela foi morta por "falar demais nas redes sociais" e atribuía o assassinato a um grupo criminoso local, afirmam jornais da região. Ainda não se sabe qual foi o comentário que mobilizou a tragédia. 




Leia mais no Olhar Digital

Fidel foi espionado por criminoso nazista

Berlim, (EFE) - Os serviços secretos da Alemanha ocidental (BND) usaram entre 1958 e 1962 um criminoso nazista, Walter Rauff, que na época morava no Chile, para espionar o líder cubano Fidel Castro, revela neste domingo a revista "Der Spiegel".

Rauff, quem após a derrocada do Terceiro Reich fugiu de um campo de prisioneiros aliado para a Síria, primeiro, e para a América Latina depois, foi contatado, quando já estava no Chile, por outro ex-nazista, então agente do BND, para fornecer informações sobre Fidel.

A espionagem ocidental alemã por meio de seu emissário conhecia perfeitamente o papel desempenhado por Rauff durante o nazismo, de coordenador e responsável por unidades móveis de câmaras de gás, desenvolvidas por ele mesmo.

Rauff dirigiu uma unidade especial da SS, que chegou uma dispor de 20 caminhões equipados com câmaras de 1,7 metros de largura por seis metros de comprimento, que estavam conectadas ao cano de escape do veículo de modo que os presos morriam por inalação de gás.

Vejam mais detalhes em ZWELA ANGOLA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Para Exército, família de recruta deveria ter informado sobre retardo mental

O Exército Brasileiro se pronunciou, nesta terça-feira (27), sobre o laudo médico que indicou o "retardo mental moderado" do soldado, de 19 anos, envolvido numa denúncia de violência sexual em um quartel do Exército no município de Santa Maria (RS) em maio deste ano. O jovem, que alega ter sido estuprado por colegas de farda enquanto cumpria pena disciplinar, foi considerado "incapaz para exercer atividades da vida militar em definitivo do ponto de vista psiquiátrico", segundo o médico responsável pelo diagnóstico, Vilmar José Taschetto Seixas. A avaliação foi feita a pedido da família do recruta.
Questionada por Terra Magazine sobre como aprovou o ingresso de um rapaz com deficiência mental, a instituição se limitou a responder, por meio de nota, que as "inspeções de saúde dos conscritos são reguladas pelo Decreto nº 60.822, de 7 de junho de 1967, atualizado pelos Decreto nº 63.078, de 5 de agosto de 1968 e Decreto nº 703, de 22 de dezembro de 1992".


Leia mais no Terra Magazine

Mais sobre o mesmo assunto, neste outro "post", aqui mesmo no Blogoleone.

Experiência militar brasileira no Haiti contribuiu para a instalação das UPPs no Rio

Em 19 de março de 2004, um telegrama da embaixada norte-americana em Brasília mostrava que o Brasil havia superado as nebulosas circunstâncias da renúncia de Aristide e estava decidido a  aceitar o comando da missão de paz da ONU. No documento, a embaixadora Donna Hrinak começa por saudar o país por já ter enviado sua primeira missão militar de reconhecimento ao Haiti. A essa altura, a aprovação da participação brasileira no Haiti nem havia passado pelo Congresso.

De acordo com uma fonte próxima ao comando do exército, antes mesmo da partida do presidente haitiano, os militares brasileiros já haviam sido contatados pelos militares norte-americanos do Comando do Sul. "O chefe do Comando Sul dos EUA, general Hill, ligou para o  comandante do exército brasileiro (Francisco) Albuquerque perguntando se o Brasil estaria interessado em enviar um contingente mais numeroso de uma possível missão de paz no Haiti e fornecer o comando. Não sei garantir se foi final de 2003 ou início de 2004. Aristide ainda não tinha saído, não. Aí, depois, houve um contato do presidente Chirac com o Lula, esse, público, todo mundo sabe…", diz a mesma fonte sob garantia de sigilo de sua identidade.


Continue lendo no Opera Mundi

As sacolas plásticas e os engodos ambientais

E ai está o segredo que sustenta o interesse da maioria das empresas nessa onda ambientalmente correta: comprar mais. Elas descobriram um novo filão para aumentar as suas vendas e, de quebra, ainda dão um suporte psicológico para que o consumidor possa gastar seu dinheiro acreditando que o está fazendo por uma boa e justa causa.

Aposto que o leitor nunca viu um anúncio dizendo: Você vai trocar de carro? Não, não faça isso. Será que o seu carrão não dura mais um pouco? Faça revisão, mas não compre um novo agora não. A realidade é outra. A mensagem do anunciante é: COMPRE o novo carro X que polui menos! COMPRE o xampu Y que é feito com essências da Amazônia. COMPRE. COMPRE. COMPRE.


Leia o texto completo no blog de Dener Giovanini - Reflexões ambientais, no Estadão.

Amar o cinema

O aprendizado do cinema é um processo lento e gradual que tem no tempo o seu grande mestre. O mesmo se aplica para as demais artes, como a literatura, por exemplo. O conhecimento das obras-primas requer tempo, paciência, dedicação, hábito. Para se adentrar nos universos de Machado de Assis, Dostoiévski, Thomas Mann, Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queiroz, Guimarães Rosa, entre tantos outros, é necessário, e até mesmo conditio sine qua non, a disponibilidade temporal. O que se torna cada vez mais difícil nesta era da informação galopante, de pragmatismo absoluto, quando o excesso de informações acaba por conduzir à desinformação, considerando que o receptor delas não tem tempo para contemplá-las e, por conseguinte, para reprocessá-las e absorvê-las adequadamente. E, neste diapasão, o jornalismo toma carona na leitura rápida, desaparecidos os antigos suplementos literários, as críticas de rodapé. Em seu lugar, o império do audiovisual.

A proliferação de oficinas de crítica cinematográfica é uma maneira, creio, e assim é se me parece, de colocar o carro adiante dos bois. Por exemplo: nos cursos de Letras, ensina-se muita teoria da literatura, enquanto que os alunos não são estimulados para a leitura. No caso do cinema, há a necessidade de se criar um repertório consistente de filmes. Ver e ver filmes, adquirindo, com isso, um hábito. A crítica é a arte da paciência. Depois da contemplação silenciosa de muitos filmes, formado o repertório, é que o interessado pode começar, então, a escrever sobre cinema. Daí porque é um processo lento e gradual.


Leia o texto completo no Terra Magazine

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mulher será processada na Arábia Saudita por dirigir um carro

No mesmo dia em que o Rei Abdullah anunciou a permissão para que mulheres votem e sejam votadas na Arábia Saudita, as autoridades do país denunciaram uma mulher à Justiça por violar uma proibição que impede pessoas do sexo feminino de dirigir. De acordo com o advogado de Najalaa Harrir, sua cliente participa do grupo "Meu direito, minha dignidade", que luta pelo fim da discriminação contra mulheres no país e já dirigiu algumas vezes pela cidade Jeddah.


Waleed Aboul Khair afirmou neste domingo (25/09) que Harrir foi chamada para depor no mesmo dia e enfrentará o processo em liberdade. Ao contrário do que é frequentemente noticiado, não há nenhuma lei que explicite a proibição para mulheres dirigirem na Arábia Saudita. Mas o reino se recusa a emitir carteiras de motorista para mulheres, temendo que a ampliação dos direitos civis leve a "problemas sociais". A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres são proibidas de dirigir. 




Continue lendo no Opera Mundi

Dias parados serão descontados, diz Bernardo sobre greve nos Correios


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda feira (26) que os Correios não negociarão com os trabalhadores em greve o pagamento dos dias parados.
Segundo o ministro, quase 80% da categoria já retornaram às atividades normais. A entidade que representa os funcionários em todo o país, contudo, garante que, de acordo com o último balanço, pelos menos 75% dos 107.940 trabalhadores aderiram à paralisação, iniciada no dia 14.

"A notícia que eu tenho é que aproximadamente 18% dos trabalhadores estão em greve. Lamentamos. Fizemos uma proposta que a categoria aceitaria [desde que fossem feitas algumas alterações], mas eles querem que paguemos os dias parados e isso nós não temos condições de fazer", disse Paulo Bernardo ao participar da assinatura de um acordo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Apurb), em Brasília.



Muçulmana multada por uso do véu na França diz sofrer insultos diários

A francesa muçulmana Hind Ahmas, que foi a primeira pessoa a ser condenada pela Justiça francesa por usar o niqab, um véu que deixa apenas os olhos à mostra, diz “ser insultada todos os dias” ao caminhar pelas ruas com o rosto coberto.

O uso da vestimenta em locais públicos foi proibido por lei na França desde abril passado.

“São insultos pessoais ou contra os muçulmanos. Normalmente, as pessoas gritam grosserias pelas janelas dos carros ou esperam que eu me distancie delas nas calçadas para me ofender”, contou Ahmas em entrevista à BBC Brasil.



O texto da BBC Brasil está disponível no UOL

Merval Pereira e a “negociata” da ABL

Em mais um triste momento da sua história, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o “calunista” da TV Globo, Merval Pereira, como o novo titular da cadeira 31, desocupada com a morte do escritor Moacyr Scliar.

A deprimente escolha confirma o servilismo da chamada “elite da literatura” brasileira à ditadura midiática.

Entre o escritor Antônio Torres, autor reconhecido no mundo inteiro por sua vasta obra literária – em 1999, o governo francês concedeu a ele o título de “Cavaleiro das Artes e das Letras” – e o jornalista global, os “imortais” da ABL preferiram premiar o segundo. Merval publicou dois livros: um em 1979, feito a quatro mãos, e outro do ano passado, que reúne artigos publicados no jornal O Globo – a maioria de oposição raivosa e golpista ao governo Lula.

Leia MAIS.

domingo, 25 de setembro de 2011

Os 99% que ocuparam Wall Street

Amy Goodman

Se dois mil ativistas do movimento conservador Tea party se manifestaram em Wall Street, provavelmente haveria a mesma quantidade de jornalistas cobrindo o acontecimento. Duas mil pessoas ocuparam de fato Wall Street no sábado. Não levavam cartazes do Tea party, nem a bandeira de Gadsden com a serpente em espiral junto à ameaça “Não te metas comigo”. Mas sua mensagem era clara: “Somos os 99% da população que não toleram mais a cobiça e a corrupção do 1% restante”, diziam. Ali estava uma maioria de jovens protestando contra a especulação praticamente incontrolável de Wall Street, que provocou a crise financeira mundial.


Vejam o texto completo em ESTRATÉGIA & ANÁLISE

Socialistas vencem eleições para o Senado e começam a mudar o mapa político da França

A política francesa começou a mudar ontem, com as eleições para o Senado. Pela primeira vez em 50 anos, os socialistas conseguiram a maioria absoluta na câmara baixa do Parlamento.

O resultado muda de tal forma o mapa político que levou a AFP a escrever que a vitória histórica dos socialistas provocou “um sismo na V República”.

Durante todo o dia persistiu a dúvida sobre quem conseguiria a vitória e por que margem. Às sete da noite, um deputado socialista avançava à AFP que o seu partido ganhara 22 lugares à direita da União Popular, o partido do Presidente Nicolas Sarkozy, empatando o escrutínio. Quatro minutos depois surgiu o 23.º senador.

Estas complexas eleições senatoriais galvanizaram a esquerda já alentada pelas sondagens que auspiciam a vitória de um seu candidato nas presidenciais de 2012. Só em Outubro será conhecido o adversário socialista de Sarkozy, mas os estudos de opinião que têm sido feitos têm dado sempre vitória aos socialistas e dificilmente o chefe de Estado conseguirá um segundo mandato de cinco anos.

Vejam mais detalhes em PUBLICO.PT

2º Feira do Livro Anarquista em Porto Alegre (RS)

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de Novembro, vai acontecer em Porto Alegre (RS) a tão esperada 2ª Feira do Livro Anarquista! Estamos construindo a programação da feira, e para isto estamos fazendo esse chamado aberto para todo/as que estejam interessado/as em ajudar nesta construção. Você pode se envolver de três jeitos:
- Propondo algum bate-papo, palestra, oficina ou o que mais quiser incluir na
programação da feira;
- Colaborar em alguma das comissões de organização da feira, que são: alimentação, infraestrutura, bebidas/bar e a ciranda, que cuidará das crianças do/as participantes do evento;
- Trazendo materiais para exposição.



Vejam mais detalhes em A-Infos

México ruma para se tornar um estado policial

As luzes de alarme já acenderam. O México caminha para a instauração de um Estado policial. No dia 21 de setembro, o presidente Felipe Calderón enviou à Câmara de Deputados uma iniciativa para renovar o Código de Procedimentos Penais que daria margem legal para realizar detenções arbitrárias em caso de urgência, incorporaria ao marco legal do país um sistema de investigação sem autorização judicial, incluindo a batida em residências por denúncia anônima, a revista de pessoas e veículos e a intervenção em comunicações entre particulares. Também assentaria as bases para a criação de um corpo de agentes infiltrados.

A medida se soma a outras já anunciadas. Em agosto, a Anistia Internacional advertiu que a situação do México está na fronteira de uma repressão generalizada como resultado da suposta responsabilidade do Exército nos casos de desaparecimentos forçados. O país, assinalou o organismo, do ponto de vista dos direitos humanos, poderia viver circunstâncias similares às verificadas nas ditaduras militares do Cone Sul nas décadas de 1970 e 1980.





Leia o texto completo na Agência Carta Maior

O custo da derrubada da CPMF

Em 2000, quando foi aprovada a famosa Emenda 29, o presidente era Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e teoricamente a Saúde tinha como fonte financiadora a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O projeto de emenda previa que o governo federal teria que investir 10% de todo o seu Orçamento em Saúde; os Estados, 12%; e os municípios,15%.

Com ampla maioria nas duas casas legislativas, o governo federal conseguiu negociar uma emenda nos seguintes termos: Estados e municípios são obrigados a investir, no mínimo, 12% e 15% de suas receitas líquidas, respectivamente. A União, desde então, gasta com Saúde o correspondente ao que desembolsou no ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) nominal. É o chamado Piso Nacional.

FHC, portanto, “congelou”os gastos em Saúde da União, com a regra de reajuste do orçamento do setor do ano anterior pelo PIB, e não considerou a CPMF como financiamento adicional, incorporando-a simplesmente às suas receitas. Era o melhor dos mundos.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

O colapso neoliberal – Volume II

 Márcia Denser

Estreou esta semana na tevê a cabo Wall Street – o dinheiro não dorme, uma produção da Fox (argh!) dirigida por Oliver Stone. Não querendo dar release de Stone (mas já dando), um tremendo diretor com um pensamento de esquerda, cuja filmografia inclui obras antológicas como Platoon (86), o primeiro Wall Street (87), Nascido a 4 de julho (89), Assassinos por natureza (94), JFK (91), Nixon (95), Um domingo qualquer (99), inexplicavelmente pontuadas por abordagens equivocadas, como o recente W (2008) , uma biografia estupidamente “psicologizada” de George W. Bush, que deixa do lado de fora o mais importante, omitindo suas motivações e ações, cujas nefastas consequências mudaram o rumo da história recente, reduzindo-o a um “garotinho inseguro cujo único propósito seria agradar o Grande Bush Pai”. Como se em meio aos tsunamis do 11 de setembro ou a ascensão do Capitalismo do Desastre e seu cortejo de guerras limpas e sujas, Stone “optasse” pelos “laços da família Bush”.

Vejam o texto completo em CONGRESSO EM FOCO