sábado, 17 de março de 2012

Suicídio de jovem forçada a casar com seu estuprador causa protestos

Ativistas marroquinos intensificaram a pressão para derrubar a lei que permite que estupradores casem com suas vítimas depois que uma menina de 16 anos cometeu suicídio. Amina Al Filali usou veneno de rato para tirar a própria vida após ficar casada por cinco meses com o homem que a violentou e que, desde a união permanente, a agredia fisicamente.

Uma petição online e uma manifestação prevista para este sábado (17) tratam da lei como "constrangedora" para o país. Os ativistas querem a suspensão do Artigo 475 da lei local que permite que estupradores escapem da prisão se eles aceitarem "restaurar as virtudes" da vítima - ou seja, se se casarem com ela.

 Estuprada aos 15 anos, Amina foi obrigada a se casar com seu estuprador com apoio de um juiz. Pela lei do Marrocos, o crime de estupro é punido com 10 anos de prisão, chegando a 20 se a vítima for menor de idade.


Notícia da BBC disponível no UOL

quinta-feira, 15 de março de 2012

Senador Demóstenes Torres tinha rádio exclusivo para falar com Cachoeira

O  bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, habilitou em Miami 15 aparelhos de rádio, da marca Nextel, e os distribuiu entre pessoas de sua mais estrita confiança. De acordo com a Polícia Federal, o propósito de Cachoeira era evitar que escutas telefônicas, legais ou ilegais, captassem suas conversas com os comandantes de uma rede de exploração ilegal de máquinas caça-níqueis em Goiás e na periferia de Brasília. Nos relatórios da investigação, o grupo contemplado com os rádios é chamado de “14 + 1”. Entre os 14, há foragidos e os que foram presos com Carlinhos Cachoeira durante a Operação Monte Carlo, da PF. O “1” é o senador Demóstenes Torres (GO), líder do Democratas no Senado Federal.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Fenômeno Kony: redes, manipulação e resposta

Fundadores do grupo Invisible Children
 com rebeldes Sudaneses  eles próprios
 acusados de graves crimes de guerra contra civis

 Como um documentário oportunista tornou-se maior viral da História. Que ele revela sobre ingenuidade na rede e antídotos da colaboração
Por Marina Barros
O ineditismo de um vídeo de 29 minutos não é o único fator que faz de KONY2012 um fenômeno da internet. Com mais de 100 milhões de “views” em menos de uma semana, o documentário produzido pela organização humanitária californiana Invisible Children tornou-se o “viral” de difusão mais rápida desde o surgimento da internet, e a campanha de captação de recursos mais bem sucedida dos últimos anos. 

Vejam o texto completo em OUTRASPALAVRAS

Faça download em CUBADEBATE do livro "Nosso dever é lutar" (PDF em espanhol e inglês)

Cubadebate oferece a seus leitores download livre da versão digital do livro Nuestro deber es luchar, que recolhe o encontro do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz com mais de cem intelectuais de 22 países, celebrado em 10 de fevereiro deste ano.
O livro, que constitui um contundente chamado à luta para salvar a humanidade das guerras, da mudança climática e outros perigos que a espreitam, será apresentado simultaneamente em Havana e Caracas por painéis de influentes intelectuais.
Em Havana, o texto impresso e sua versão digital serão apresentados no Salão Che Guevara da Casa de las Américas pelos doutores Roberto Fernández Retamar, Presidente, Osvaldo Martínez, Diretor do Centro de Investigaciones de la Economía Mundial, e Gisela Alonso, Presidenta da Agencia Ambiental de Cuba. A entrada é por convite.
Cubadebate continuará a detalhar estas apresentações e o twitaço que desde 10:00 am (15 GMT) está ocorrendo para acompanhar este chamamento para salvar o planeta, com a hashtag #SavetheWorld.

Descarregue Nuestro deber es luchar (en espanhol) Em PDF 5,8 Mb 


Veja  texto original em Cubadebate 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vitória? Projeto do 'SOPA brasileiro' foi retirado pelo autor


Nem deu tempo de virar polêmica por aqui: depois de algumas reclamações na internet e em alguns jornais, sem tanta atenção como em casos anteriores, aquele projeto do "SOPA brasileiro" proposto neste mês foi retirado pelo próprio autor.
página do PL 3336 de 2012 no site da Câmara dos Deputados lista o status atual. Felizmente o autor (deputado Deputado Federal Walter Feldman do PSDB/SP) solicitou a retirada do mesmo, comentando publicamente no seu Twitter.

Sindicatos de professores de todo o país entram em greve de três dias a partir de hoje

Sindicatos de professores ligados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) entram em greve de três dias a partir desta quarta-feira (14) para pedir o cumprimento da Lei do Piso. O novo valor anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) é de R$ 1.451. O protesto também defende um maior investimento público em Educação. 




Mais no UOL Educação

Madre de Plaza de Mayo sofre agressão

Francisco Luque - De Buenos Aires

Nora Centeno, militante das Madres de Plaza de Mayo, foi assaltada, golpeada violentamente e ameaçada por homens que entraram em sua casa na cidade de La Plata, no último sábado. “Eles ficaram uma hora em minha casa e me torturaram. Não foi um assalto ou roubo. Eram jovens, mas não pareciam marginais”, disse Nora, mãe de um desaparecido pela ditadura argentina em 1976 e integrante da linha fundadora das Madres de Plaza de Mayo.  

Vejam mais em CARTA MAIOR

Os valentes de ontem, os poltrões de hoje e uma pergunta

Eric Nepomuceno

Se justiça houver algum dia, será para conceder aos militares, além de funcionários civis implicados em crimes contra a humanidade, aquilo que eles negaram aos torturados, levados ao exílio, seqüestrados, assassinados. Aquilo que negaram às mulheres humilhadas e violadas: o direito de defesa. Valentes diante de prisioneiros amarrados, valentes diante de mulheres indefesas e vexadas, agora se derretem, furiosamente, de medo que essa valentia toda seja conhecida e julgada. O artigo é de Eric Nepomuceno.  

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Unesco questiona métodos da Repórteres Sem Fronteiras

Não causa nenhuma surpresa a notícia de que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) retirou de sua lista de ONGs associadas a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na quinta 8.



A Unesco julgou os métodos utilizados pela RSF incompatíveis com os valores éticos do jornalismo.
Também não vale a pena ficar chocado com o fato de a mídia canarinho ter preferido não abordar o tema que recebeu ampla cobertura na Europa.
O motivo?
A RSF, desde a sua fundação pelo “jornalista” francês Robert Ménard, em 1985, é financiada por, entre outros, o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
E o trabalho da RSF, com sede em Paris, é fazer propaganda contra principalmente os países progressistas da América Latina. A CIA, óbvio, é uma das agências a infiltrar a RSF, como reportado escassos anos atrás por CartaCapital, num texto de autoria do acima assinado intitulado “O Caixa-2 das ONGs”.

Confira na CartaCapital

A caderneta de Norberto

Ela é pequena, leve e tem capa de plástico vermelho. No canto inferior direito da capa, a palavra "NOTE" ainda é fácil de reconhecer, apesar de a impressão ter esmaecido e de seu provável dourado original estar agora mais para o cobre. Na parte de dentro, 42 folhas de papel quadriculado, do tipo usado em cadernos de desenho, estão coladas numa folha de papelão não muito grosso, presa à capa. As duas primeiras páginas e as 70 últimas estão em branco (amarelado). Nas restantes, há mais de quatro décadas lê-se uma carta de despedida.



Em algum lugar na cidade de São Paulo, em meados de abril de 1970, o economista Norberto Nehring, de 29 anos, abriu a caderneta, virou a primeira página e começou a escrever para a mulher e a filha:
Ia e Marta,
Minhas adoradas
Cheguei num sábado aqui na terra e, tristeza, já estou frito. Frito!
Norberto voltara ao Brasil havia poucos dias. Desembarcara no Aeroporto do Galeão, no Rio, com documentos falsos. (...)


Confira a narrativa no Estadão

Guatemala condena ex-militar a 6 mil anos de prisão por massacre


Um tribunal da Guatemala condenou um ex-militar a mais de seis mil anos de prisão por participar de um massacre em 1982 que deixou 200 mortos.
Pedro Pimentel Ríos foi extraditado no ano passado pelos Estados Unidos para responder por crimes contra a humanidade e homicídios.


Leia mais no Opera Mundi

Enciclopédia Britânica vai deixar de ser publicada no papel, depois de 244 anos

Depois de 244 anos em circulação e dezenas de edições, a Enciclopédia Britânica deixará de ser publicada no papel. A edição de 2010 é a última que vai poder ser guardada nas bibliotecas, já que as próximas publicações serão feitas somente online.




Continue lendo no Opera Mundi

Em busca da filha sequestrada, mãe virou cafetina e tema de novela




Uma ex-funcionária pública argentina se fez passar por cafetina e visitou vários prostíbulos no interior do país na busca pela filha sequestrada há dez anos. Susana Trimarco, hoje com 57 anos, ainda não encontrou sua filha, mas acabou criando uma fundação que ajuda vítimas de quadrilhas de prostituição, estimulou o surgimento de uma lei nacional contra a exploração sexual de mulheres na Argentina e virou tema de novela.
"Eu era uma mulher que vivia entre o trabalho numa repartição pública, um pequeno comércio e a família. Mas, desde o sequestro da minha filha, em abril de 2002, passei a lutar para localizá-la e acabei ajudando outras mulheres", disse à BBC Brasil Susana Trimarco.

Confira a reportagem da BBC publicada no UOL.

terça-feira, 13 de março de 2012

'Ele fez de mim um monstro', diz belga atacada com ácido pelo ex-amante




Uma mulher belga que teve a face deformada após ser atacada por seu amante com ácido depôs na corte nesta segunda-feira (12) contra o homem. "Ele fez de mim um monstro", afirmou Patricia Lefranc, que passou por 86 operações após o que ela descreve como uma tentativa de assassinato.




Confira no G1.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pelo 8º ano, bancos do País são mais rentáveis que os americanos

Em 2011, os bancos do País de capital aberto tiveram rentabilidade sobre o patrimônio (ROE) superior ao registrado em instituições bancárias americanas, segundo a consultoria Economatica, que desde 1999 faz o levantamento. É o oitavo ano seguido que as companhias brasileiras têm melhor desempenho que as dos EUA.
Os bancos de capital aberto brasileiros apresentaram no ano passado a primeira queda no ROE desde 2008, de 15,57% em 2010 para 13,97%, enquanto que os americanos avançaram de 6,06% para 7,63%, na mesma base de comparação, pelo segundo ano seguido de aumento.




Notícia do Terra

SOPA brasileiro: projeto de lei prevê bloqueio de sites por DNS e IP


As ideias absurdas dos projetos SOPA e PIPA podem ter sido relaxadas a nível internacional, mas um deputado brasileiro propôs algo bem parecido por aqui. E é para se preocupar, já que conhecemos bem nossos políticos...
O PL 3336/2012 foi apresentado no dia 6 pelo deputado Walter Feldman, do PSDB. As similaridades dele com o SOPA e PIPA são muitas, vale a pena ficar atento e protestar, levando o assunto a um debate mais amplo. Se aprovado na sua forma atual, muita coisa poderá ficar pior em termos de liberdade de expressão aqui no Brasil.
Resumindo muito, o projeto "dispõe sobre a proteção dos direitos de propriedade intelectual e dos direitos autorais na Internet". Ele tenta regulamentar da pior forma possível, colocando o controle num grupo onde por meio de denúncias sites inteiros poderão ser bloqueados.

Confira no Hardware.com.br

São Paulo compra R$2,4 milhões em GPS xing-ling


Como informa a Folha, os GPS recebidos pela Guarda Civil são “de fabricantes sediados em Taiwan e Hong Kong” e não têm autorização da Anatel para serem vendidos no Brasil. E os aparelhos já dão problema: eles deveriam ter autonomia de 24 a 40 horas, mas segundo a Folha apurou, o produto “não consegue ficar ligado por todo o tempo previsto”.
Tem mais: a Neel Brasil Tecnologia, empresa que forneceu os GPS num pregão sem concorrência, é a mesma que venceu a licitação para alugar tablets à prefeitura de São Paulo. A licitação foi suspensa porque cada tablet alugado estava saindo por R$14.000 a unidade. E o dono da empresa, Carlos Alberto Zafred Marcelino, é acusado pelo Ministério Público de envolvimento em fraude de inspeção veicular no Rio Grande do Norte. Há ordem de prisão contra ele, mas Zafred é foragido da Justiça.
São 1.780 rastreadores pessoais (para uso dos guardas) mais 207 aparelhos GPS de carro. Cada rastreador pessoal custou R$718; cada GPS de carro, com tela de 4,3 polegadas, saiu por R$2.105. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela compra, disse que os produtos ainda “não foram considerados aceitos” e que ainda não pagou os R$2,4 milhões.

Confira no Gizmodo Brasil

domingo, 11 de março de 2012

Como a Grécia foi enganada pelo Goldman Sachs

Goldman Sachs enganou os gregos duas vezes
 e estes vão trabalhar para pagar a dívida ao banco até 2037. 
 
Pela primeira vez, dois dos protagonistas do lado do governo de Atenas dão a sua versão deste negócio ruinoso e confessam que não sabiam o que estavam a assinar num contrato repleto de cláusulas complexas. O objectivo do negócio proposto pelo Goldman Sachs - o banco onde trabalhava o actual primeiro-ministro grego Lucas Papademos - era camuflar o endividamento da Grécia em 2% do PIB, através duma complexa troca de dívida emitida em ienes e dólares por euros. Ao usar uma taxa de câmbio que não traduzia o valor de mercado do euro. a Goldman Sachs tornou-se credora de 2,8 mil milhões de euros. E no próprio dia em que o acordo era assinado, em junho de 2001, a fatura já tinha aumentado 600 milhões.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

Militar americano assassina 16 civis no Afeganistão

Ele invadiu casas e atirou nas pessoas a esmo

Um soldado americano matou pelo menos 16 civis ao sair de sua base e abrir fogo contra afegãos na província de Kandahar, reduto talibã no sul do Afeganistão, segundo as autoridades locais.
"Um militar americano foi detido devido ao incidente que deixou vítimas civis", indicou a Isaf, força armada da Otan, em um comunicado, indicando que "lamenta profundamente o incidente".
Ele deixou sua base militar em Panjwai por volta das 3h deste domingo (19h30 de sábado no horário de Brasília), invadiu casas na região e abriu fogo contra moradores. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

 

Risco do fascismo voltar à Europa é 'muito grande', afirma psicanalista italiano

 
Igor Mello
Governantes, intencionalmente ou não, podem fazer sociedades inteiras se tornarem paranóicas. Essa é a principal mensagem que o renomado psicanalista italiano Luigi Zoja trouxe em sua palestra "Aspectos Coletivos da Paranóia", realizada neste sábado, no Centro de Estudos e Pesquisas do Envelhecimentono, no Rio. O intelectual tira esta conclusão de seu mais recente livro, "Manhã de Setembro: o Pesadelo Global do Terrorismo", no qual faz reflexões sobre o Estados Unidos pós-11/09.  

Vejam o texto completo no JORNAL DO BRASIL

O grande "calote financeiro" dos EEUU para ser o dono do mundo

Todos os enredos são bons para os EEUU na hora de consolidar a governança global. A Reserva Federal (Fed) recorre a "práticas ilegais" de impressão de dinheiro e transferencias de "bônus falsificados", o que evidencia que a "máfia financeira internacional" nunca para de manipular as moedas mundiais para conseguir seus objetivos geopolíticos segundo experts e fontes próximas às agencias de inteligência citadas pelo portal russo tpp-inform.ru. 

O volume de lavagem de dinheiro alcança os 15 trilhões de dólares, segundo revelou o empresário britânico James de Blackheath, que tornou pública a história. Essas transações financeiras fraudulentas, afirma o portal russo, estão dirigidas para mudar radicalmente a ordem mundial e a preservar uma posição dominante das empresas transnacionais nas novas condições históricas.  
Vejam o texto original em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION


O sítio da tortura

Na zona sul de São Paulo um sítio isolado guarda histórias de terror que podem ajudar a entender um dos pontos obscuros da ditadura - os centros clandestinos de tortura. E a assombrosa colaboração civil

“Você está em poder do braço clandestino da repressão. Ninguém pode te tirar daqui”, é o que você ouve quando chega no sítio, depois de mais de uma hora metido no banco de trás do fusquinha com um capuz quente na cabeça, e a cabeça entre as pernas.
Você foi apanhado na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, uma das mais movimentadas de São Paulo. Te enfiaram dentro do carro, dois homens grandes, meteram o capuz. Então você é todo ouvidos e corpo, e cada balanço ou ruído vai se gravando na sua mente tão vivo que você se lembrará deles para o resto da vida.
Minutos depois, pegam a estrada. Tráfego intenso. Saem da cidade, estradinha de terra, passa um trem, devagar. Quando o carro finalmente estaciona, você ouve a frase de boas-vindas e, apavorado, consegue memorizar o chão de cimento, por onde é empurrado antes de ser arremessado por escada que leva a um lugar subterrâneo. Os seus algozes chamam aquilo de “buraco”, com razão. Não tijolos, nem paredes, o calor é forteç cada vez que você apalpa à volta, caem blocos de terra molhada. O chão é lodoso. Seu cativeiro é úmido e infinito.  

Vejam o texto completo em PÚBLICA