sábado, 12 de janeiro de 2008

Urnas Eletrônicas no Brasil e nos Estados Unidos

Clive Thompson, veterano repórter de tecnologia – e, nesta seara, um dos melhores – é o autor de uma longa reportagem sobre a saga das urnas eletrônicas nos EUA.

Com o fiasco da recontagem de votos na Flórida, em 2000, o país começou a buscar novas tecnologias para votar e, naturalmente, urnas eletrônicas entre elas. As urnas mais populares são as da Diebold, que rodam Windows CE, e são inferiores à versão brasileira. Aparte feito, segue trecho:

A questão, no fim das contas, é se estas máquinas são confiáveis para gravar votos corretamente. Ed Felten não acha. Ele é um cientista da computação na Universidade de Princeton e ficou famoso por analisar – e criticar – urnas com telas touch-screen. Diga-se, aliás, que os primeiros críticos de tais urnas – começando há dez anos – foram cientistas da computação. Talvez devêssemos esperar que estas pessoas fossem fãs de sistemas digitais de voto, mas acontece que, quanto mais se sabe sobre computadores, mais apavorado se fica em saber que eles controlam as eleições.

Isto acontece porque cientistas da computação compreendem, devido a sua própria experiência, que softwares complexos não funcionam com perfeição todo o tempo. Uma miríade de coisas pode dar errado. Pode haver bugs – erros no código cometidos por programadores cansados. Ou os eleitores podem fazer algo que a urna eletrônica não espera, como tocar a tela em dois pontos ao mesmo tempo. ‘Computadores dão pau e não sabemos o porquê’, diz Felten. ‘Isto faz parte da rotina com computadores.’

As urnas eletrônicas são alvo de intensas críticas, nos EUA. O motivo é simples: na Flórida, em 2000, George W. Bush levou uma eleição presidencial por uma diferença que se conta em cento e poucos votos. Um nada. Se acontecer de novo uma eleição que fique pendurada por um único estado, um único condado, com uma diferença mínima e o computador der pau – ou, mais provável, houver suspeitas de que as urnas apresentaram problema na hora da votação, como se resolve?

O texto continua no Weblog do Pedro Dória.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

160 Bilhões de Juros

Em 2007 pagamos 160 bi só de juros

O Brasil gastou menos com o pagamento de juros em 2007. Os economistas celebraram o percentual de pouco mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de toda riqueza produzida pelo país - gasto com o pagamento de juros. O percentual é o menor desde 1997 quando o país gastou aproximadamente de 5% do PIB. No entanto, apenas em 2007, foram gastos mais de R$ 160 bilhões com pagamento de juros.

Continue lendo no Diário Gauche.

José Dirceu faz cirurgia no Recife para implante de cabelos

O ex-ministro chefe da Casa Civil, ex-presidente do PT e deputado federal (cassado por corrupção), José Dirceu, submeteu-se a uma cirurgia nesta quinta-feira no Hospital Memorial São José, em Recife (PE), para implante de cabelos. Ele entrou no hospital às 6 horas. José Dirceu voltará para São Paulo assim que receber alta do hospital. Ele é atendido pela equipe do cirurgião plástico Fernando Bastos, de quem é amigo pessoal. Conforme a assessoria do hospital, a cirurgia correu bem e sem surpresas.

Porém, por ser uma cirurgia delicada, durou algumas horas. A assessoria de José Dirceu explicou que a cirurgia é estética e que o ex-ministro voltará para São Paulo assim que receber alta. José Dirceu optou por fazer a cirurgia em Recife porque é onde o médico Fernando Bastos atende. Esta não é a primeira cirurgia plástica a que o petista é submetido. Em 1971, na época da ditadura militar, recém-libertado da prisão, José Dirceu foi para Cuba, onde recebeu treinamento militar-terrorista, além de técnicas de espionagem, e aproveitou para se submeter a uma cirurgia plástica feita por cirurgiões cubanos e chineses, a qual mudou o seu rosto.

MEU COMENTÁRIO: Não sei porque lembrei do filme "Matou a Família e Foi ao Cinema"...

Aracruz entra na lista de empresas prejudiciais

AGÊNCIA CHASQUE:

A Aracruz Celulose foi citada em um relatório internacional que lista empresas com projetos prejudiciais para a sociedade e para o meio ambiente. O levantamento foi elaborado pelas entidades não-governamentais que constituem a rede Bank Track, como a WWF e a Amigos da Terra Internacional, que monitora o financiamento de grandes projetos por instituições financeiras privadas.

As organizações acusam a Aracruz de provocar impactos negativos no solo, na água e biodiversidade das áreas onde tem plantado eucalipto. Elas lembram os conflitos que a empresa causou com comunidades quilombolas e indígenas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. O relatório também destaca os projetos da Aracruz para o Rio Grande do Sul, como a compra da Klabin em Guaíba e a aquisição de terras na Metade Sul do Estado. Para a coordenadora-geral do Núcleo Amigos da Terra (NAT) Lúcia Ortiz, o documento é um alerta sobre os prejuízos da expansão das monoculturas.

“Nós achamos interessante que esse conflito todo que não é único ao Rio Grande do Sul nem só à Aracruz, mas ao setor de celulose como um todo e também das monoculturas energéticas, que essas denúncias cheguem à Europa e para os grandes bancos tomadores de decisão”, diz.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Incidente no Golfo Pérsico

Hoje, dia 8, está na capa do New York Times: Iranian boats confront U.S. in Persian Gulf; Barcos iranianos confrontam os Estados Unidos no Golfo Pérsico.

Marc Ash, diretor do TruthOut, um site especializado em criticar a mídia americana, escreveu a respeito: "Navios de guerra dos Estados Unidos estão ancorados a algumas milhas da costa do Irã. Eles estão lá, aparentemente, para proteger as linhas de navegação que entram e saem do Golfo Pérsico. A tensão aumenta. Se a questão é de provocação, esses fatos são centrais para a questão. Se navios de guerra do Irã estivessem tão próximos da costa americana a Marinha dos Estados Unidos provavelmente já os teria atacado."

Texto completo no Vi o Mundo.

A economia do grátis

A economia do grátis

Os custos da tecnologia digital e da infra-estrutura da internet tendem a zero - e os serviços do mundo online, também.

É possível entregar produtos e serviços de graça e ainda assim ganhar dinheiro? Pelo menos no mundo online, a resposta é sim, e a economia do grátis é uma tendência inevitável, de acordo com uma idéia levantada por Chris Anderson, editor da revista Wired. Anderson, que deve publicar um livro sobre o tema no segundo semestre de 2008, argumenta que muitos dos custos ligados à tecnologia da informação -- sejam eles de armazenamento, de processamento ou de telecomunicações -- estão caindo de forma vertiginosa e tendem a zero. "O custo de guardar ou transmitir 1 kilobyte de dados é tão baixo que nem é mais medido. Em pouco tempo, o mesmo vai ser verdade para 1 megabyte e, no momento seguinte, para 1 terabyte", escreveu ele num artigo recentemente publicado na revista inglesa The Economist. Esse movimento formidável de aumento de capacidade com redução de custos -- expresso de forma definitiva na Lei de Moore, que afirma que a cada 18 meses dobra o poder de computação dos microchips e os preços caem pela metade -- já tem impacto claro em algumas indústrias, como a da música. Outro caso clássico é o Google, empresa que deve passar dos 15 bilhões de dólares de faturamento neste ano oferecendo a imensa maioria de seus serviços de graça. Mas existem efeitos não tão óbvios assim. A indústria da televisão, por exemplo, tem de se transformar por causa da emergência de serviços como o YouTube, que se aproveita dos custos decrescentes de infra-estrutura tecnológica para oferecer uma coleção virtualmente infinita de vídeos, com a comodidade de se assistir somente o desejado, na hora mais conveniente. De uma maneira ou de outra, argumenta Anderson, todos os negócios tocados pela internet -- e eles são muitos -- vão ser influenciados pela economia do grátis.


Continue lendo no saite da INFO Exame.


Bush segue os passos de Jesus nos territórios palestinos

Belém, cidade onde nasceu Jesus Cristo, parece nesta quinta-feira, dia da visita do presidente americano George W. Bush, uma cidade fantasma: as lojas estão fechadas e as ruas desertas.
...
Qualquer circulação, inclusive a pé, está proibida na cidade desde a manhã desta quinta-feira. Os jipes da polícia, da guarda presidencial e da segurança preventiva são os únicos autorizados a percorrerem as ruas, com soldados e policiais ostentando suas kalashnikovs.
...
Como toda a cidade, a praça diante da basílica está completamente deserta. Para os moradores, será impossível avistar o presidente americano, que chegou a Belém em procedência de Ramallah, na Cisjordânia, onde prometeu aos palestinos um acordo para um Estado antes do fim de seu mandato, em janeiro de 2009.
...
Depois de Belém, Bush continuará seguindo os passos de Jesus. Sexta-feira, ele seguirá para o norte da Galiléia, onde visitará o monte das Beatitudes. Foi neste lugar que Jesus Cristo pronunciou um de seus sermões mais conhecidos, o Sermão na Montanha.

LEIA O TEXTO CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Site evangélico dá dicas de sexo para fiéis

Um site brasileiro tira dúvidas sobre o que é pecado e o que não é de acordo com a filosofia cristã evangélica. O site responde a perguntas como "Sexo oral entre casados é pecado?" e explica se é errado ou não o sexo anal nos olhos do evangelismo.

De acordo com o site, a página não está ligada a nenhuma igreja específica, mas que os criadores são evangélicos. O site possui fóruns, artigos assinados por profissionais e até sala de bate-papo para interessados em aprender mais sobre o tema.

Para acessar o site, utilize o endereço www.sexocristao.com.

Chame o ladrão

O ministro da Justiça, Tarso Genro, teve R$ 5,7 mil roubados de seu escritório de advocacia, em Porto Alegre, no fim do ano. No mesmo período e também na capital gaúcha, a casa do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, foi invadida por um ladrão que levou vários eletrodomésticos. Testemunhas identificaram o ladrão, mas a Polícia informou ao ministro que não tem pessoal para ir prendê-lo.“O boletim tinha o nome dele, o endereço e até os nomes do pai e da mãe”,disse o ministro Guilherme Cassel, reclamando que a polícia gaúcha não prendeu o ladrão de sua casa. Saiu aqui, n´O Filtro.

China proíbe distribuição de sacos plásticos gratuitos

O governo da China anunciou que vai proibir a distribuição de sacolas plásticas gratuitas no comércio e pediu aos consumidores que usem sacolas de tecido e cestos para reduzir a poluição ambiental.

A regulamentação acontece 15 anos depois de os lojistas passarem a oferecer sacolas baratas, muito finas, para os consumidores. A "poluição branca", uma referência à maioria da cor das sacolas, que abarrotam aterros sanitários e se tornaram uma incômoda visão espalhadas pelas ruas. "Nosso país consome uma enorme quantidade de sacolas plásticas por ano. São uma facilidade para os consumidores, mas causam uma enorme perda de energia e recursos e poluição ambiental devido ao uso excessivo, reciclagem inadequada e outras razões", informou o gabinete do Conselho de Estado chinês.

A regulamentação acontece em meio a esforços de Pequim para combater a poluição que acompanha o crescimento econômico. Empresas e plantações produzem produtos de baixo custo para consumo mundial, mas também comprometem gravemente a água e o ar do país. A partir de 1º de junho todos os supermercados, lojas de departamento e comércio em geral serão proibidos de fornecer sacos plásticos gratuitos. Os comerciantes devem expor claramente o preços das sacolas e não podem adicionar esse custo aos produtos.

Morte de civis iraquianos chega a 151 mil desde invasão

Cerca de 151 mil civis iraquianos foram mortos entre o início da ocupação norte-americana, em março de 2003, e junho de 2006, segundo dados divulgados na quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa estimativa é uma média da variação estimada pela OMS — entre 104 mil e 223 mil mortos. O estudo, considerado o mais abrangente desde o início da guerra, se baseou em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde iraquiano em quase 10 mil residências — o quíntuplo de um polêmico estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA), de 2006, que indicava mais de 600 mil mortos iraquianos no período.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pauta quicando

Pauta quicando

Quando morre uma modelo por anorexia, a Folha e o jornalismo em geral produzem séries de reportagens.

Quando há eventos como o Fashion Rio, a magreza às vezes esquelética vira charme.

Por que o jornal não aproveita a oportunidade para investir no tema?

Da coluna do Ombudsman da Folha de São Paulo, em 07 de janeiro de 2008.

A Mídia Tradicional e a Mídia Independente nos tempos da Web 2.0

Antes da ascensão da Web Colaborativa, a Mídia Independente - rádios comunitárias (rádios-pirata), jornais de baixa circulação e fanzines - apesar de nunca deixarem de ser vistos com uma dose de cautela pela Grande Mídia (Rádios e TV's, Revistas e Jornais), Governos e Corporações, nunca foi vista de fato como grande ameaça aos seus interesses. Mas, com o advento da Web Colaborativa (ou como alguns preferem chamar, Web 2.0), onde o custo para a publicação de conteúdo com alcance Global é praticamente zero, a Mídia Independente pode crescer de forma exponencial, através de veículos como listas de discussão, boletins por correio eletrônico, Redes Sociais, Podcasting de áudio e vídeo, Blogs e Fotologs, trazendo à público de forma muito mais impactante informações que contradizem o que é veiculado pela Mídia Tradicional, ao ponto de fazer tremer a Grande Mídia (vide a briga Estadão X Blogueiros).

Mas será que toda forma de Mídia Independente na Internet é realmente Independente? Será que os modelos de Mídia Independente na Web não podem ser manipulados por interesses de terceiros?

Desde sempre pudemos verificar na Grande Mídia (principalmente em épocas de eleição) tentativas de induzir e influenciar (quando não alienar) ideologicamente a população, tanto por interesses políticos como financeiros (recomendo que assistam os filmes "Muito além do Cidadão Kane" e "Quanto Vale ou é por Quilo?"). Basta pesquisar quantos políticos hoje são diretamente concessionários de rádios e TV's para reforçar essa idéia. Desde sempre, a Mídia Tradicional procura fornecer uma enxurrada de informações, em grande volume e velocidade, para que a população possa apenar assimilar e aceitar as informações, e nunca analisá-las. Mas claro que nem toda a Mídia Tradicional tem esse caracter (não podemos nunca generalizar), porem salvo raras exceções. Iniciativas Independentes de manifestar opiniões podiam ser facilmente desacreditadas pela Grande Mídia, por não terem de fato grande veiculação nem um espaço impactante o suficiente para replicas.



Texto completo no IMasters, visto via BR-Linux.

Transportes Aéreos Mortais

A funcionária da TAM sofreu acidente ...

Uma funcionária da TAM teve morte cerebral na tarde desta terça-feira devido às conseqüências dos ferimentos causados após cair de um Airbus-A 340, que estava estacionado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Deonice Santana trabalhava na limpeza da aeronave e caiu porque a escada teria sido retirada quando a funcionária iria descer do avião.

O acidente ocorreu por volta das 14h de segunda-feira (7), segundo o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos.

Orisson de Souza Melo, vice-presidente do sindicato, afirma que uma fita deve ser colocada na porta do avião em caso de ausência da escada. Ele, no entanto, não soube informar se havia a sinalização.

Texto completo na Folha Online.

... E veio a falecer.

A funcionária da TAM Deonice Santana, que caiu de um avião da companhia que estava estacionado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), morreu na tarde desta quarta-feira. O acidente ocorreu na segunda (7), e Deonice teve morte cerebral decretada pelos médicos ontem (8).

Texto completo também na Folha Online.


Terra está vivendo nova era geológica, diz cientista

A Terra está vivendo uma nova era geológica, a antropocênica. O neologismo foi proposto por Paul Crutzen, químico holandês premiado com o Nobel de sua disciplina em 1995, para descrever o impacto cada vez mais intenso da humanidade sobre a biosfera.

De acordo com ele, essa era se iniciou por volta de 1800, com a chegada da sociedade industrial, caracterizada pela utilização maciça de hidrocarbonetos. Desde então, não pára de crescer a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, causada pela combustão desses produtos. A acumulação dos gases do efeito-estufa contribui para o aquecimento global.

Depois de ter modificado seu ambiente de maneira jamais vista no passado, ao longo dos últimos 50, de perturbar a maquinaria do clima e prejudicar o equilíbrio da biosfera, a espécie humana se tornou "uma força geofísica de alcance planetário", e é preciso agir com grande rapidez para evitar que os desgastes que ela causa continuem. Mas seremos capazes de superar esse desafio? É essa a questão proposta pelos três pesquisadores.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Aécio Neves tenta unir PSDB e PT em Belo Horizonte

VIDE VERSUS:

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, quer encontrar junto com o petista Fernando Pimentel, prefeito de Belo Horizonte, um nome capaz de atender aos interesses tanto do PSDB como do PT nas eleições municipais deste ano na capital mineira. Aécio Neves já conversou com Pimentel, mas ouviu do prefeito que a possibilidade é praticamente nula, porque o PT não irá aprovar a aliança. A intenção de Aécio Neves tem como objetivo 2010 e a sucessão presidencial. É seu objetivo unir os políticos mineiros, a exemplo do que fez seu avô Tancredo Neves, quando assumiu o governo de Minas Gerais, em 1983. Em 1984, ele disputou a Presidência da República.

A tese da "união de Minas", como fora batizada por Tancredo, é que, com o Estado unido, uma eventual candidatura presidencial pode emergir com mais força no cenário nacional. Minas Gerais é talvez o Estado com a política mais corrupta no País. E o prefeito petista de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, comanda a maior licitação da cidade, a do lixo, de maneira completamente ilegal, tanto que o Tribunal de Contas do Estado, a contragosto, obrigou o prefeito petista a mudar o edital, que direcionava a licitação para um empresa do grupo Queiroz Galvão. O presidente recém-eleito do PT mineiro, o deputado federal Reginaldo Lopes, diz que a possibilidade de um candidato comum só será possível se o nome for de um petista.

Combinar bebida com exercícios faz bem, diz estudo

Beber moderadamente é saudável, praticar exercícios também, mas fazer um pouco dos dois pode ser ainda mais benéfico para a saúde, informaram pesquisadores dinamarqueses nesta quarta-feira.

Indivíduos que não bebem nem se dedicam a esportes teriam as chances de ter problemas cardíacos elevadas entre 30% a 49% se comparados aos que praticam ambas as atividades.

"A principal descoberta parece ser o benefício adicional que um ou dois drinques por dia somados a exercícios físicos trazem ao organismo", disse Morten Gronbaek, da University of Southern Denmark, à Reuters. Gronbaek é um dos líderes do estudo, que foi publicado no European Heart Journal.

SAÚDE!

Britânicos vão superar americanos em renda, diz estudo

A previsão, da consultoria Oxford Economics, aponta que o PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Reino Unido deve superar o dos Estados Unidos em 250 libras (cerca de R$ 860).

Segundo os analistas, em 2008, o PIB per capita do Reino Unido vai atingir 23,5 mil libras (cerca de R$ 81 mil), em comparação com os 23,25 mil libras (R$ 80 mil) previstos para os Estados Unidos.

De acordo com a previsão, o PIB per capita do Reino Unido será 8% maior do que o dos parceiros europeus na Alemanha e na França.

Texto completo na BBC Brasil. E um comentário: a partir do final do século XIX, a renda britânica normalmente diminuía frente à americana.


Vocês são invasores, nós tenistas

Vocês são invasores, nós somos tenistas


ERA UMA TROPA DE ELITE . No último dia 28, sob o comando de Carlos Minc, secretário do Ambiente do governo do Rio de Janeiro, um combinado de fiscais, peritos e policiais subiu a encosta do morro Dois Irmãos e entrou na favela da Chácara do Céu. Na véspera, Minc sobrevoara o morro num helicóptero.
A tropa de ambientalistas procurava a espantosa expansão da favela sobre as matas do Parque Natural Penhasco Dois Irmãos. Os bárbaros ameaçavam os moradores do Alto Leblon. Temia-se até mesmo que traficantes da Rocinha ("fábrica de marginais", segundo o governador Sérgio Cabral) estivessem mercadejando na comunidade. Constatou-se que não acontecera expansão alguma. (Minc trazia consigo uma fotografia aérea, tirada em 2004.) Há no morro umas 200 casas. Delas, 21 estão acima da cota de 100 metros sobre o nível do mar, linha a partir da qual é proibido edificar. Como são todas antigas, não poderão se expandir, nem deverão ser derrubadas. Seria absurdo pensar que tantas autoridades subam a uma favela para não encontrar nada de errado. Havia a obra de um puxadinho, com uns 20 metros quadrados. Como o dono não estava lá, demoliram-no. Salvaram-se assim a mata atlântica e a paz do Leblon.
A expansão da favela fora produto de uma alucinação demofóbica. Tudo poderia ficar reduzido à Batalha do Puxadinho se não aparecesse um cidadão com uma lembrança: e a quadra de tênis? Que quadra? A de um condomínio do Alto Leblon, logo ali, a 200 metros do alto da favela.
Bingo. Lá estava a quadra de tênis, construída acima da cota cem. (Quem quiser vê-la pode ir ao Google Earth na posição 22º59'16" sul e 43º14'06" oeste. Vêem-se ainda outras quatro quadras e três piscinas, mas não se pode dizer que haja algo de errado com elas.) Segundo a Secretaria do Ambiente, o condomínio "Quinta e Quintais" anexou um pedaço da mata. O síndico da propriedade explicou que a quadra, construída em 1979, é anterior à criação do parque e os moradores pagam R$ 2,3 mil por mês à prefeitura pela ocupação do terreno.
Foram procurar a invasão do andar de baixo e acharam a do andar de cima. O condomínio ocupa uns mil metros quadrados de espaço público e a Viúva recebe R$ 2,30 por metro. Admitindo-se que uma família pobre do Rio de Janeiro vive confortavelmente num lote de 50 metros metros quadrados, governo e prefeitura poderiam oferecer terrenos à patuléia R$ 115 mensais por cada lote.
Suponha-se que a brigada ambiental tivesse encontrado dez construções ilegais. Pior, que alguns desses imóveis se destinassem ao lazer e à valorização das casas vizinhas. Uma pista de skate ou um galpão de pagode. Seria o suficiente para excitar a demonologia demófoba: não pagam IPTU, têm aquela vista, moram perto do trabalho e ainda querem se divertir. Aborto neles. Acharam a quadra de tênis, mas o assunto ficou para depois. Afinal de contas, há toda uma gestação burocrática a cumprir. Enquanto não se descasca o abacaxi da quadra, ela poderia ser franqueada aos demais moradores.
A barbárie não se expandira. Entrou um pouco de poesia no surto demófobo. Na voz do egípcio Constantino Kavafis:
"E agora, que será de nós sem os bárbaros? De certo modo, essa gente era uma solução".

Trecho da coluna do Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, 06/01/2008 (para assinantes).

Rato Morto

Olhando de fora as bravatas políticas (fracassadas mas daninhas) de JD eu lembrei de uma passagem de "Furacão sobre Cuba", onde Sartre comenta os últimos tempos do corrompido governo de Batista, em 1957, e analisa a reação ambígua e deletéria da pequena burguesia esclarecida da ilha que, mesmo considerando que "há algo de podre no reino de Cuba" não admitia apoiar a guerrilha de Fidel Castro e Che. Por isso, fazia o que Sartre chamou de a "política do rato morto", em que "a gente sente um odor pútrido e procura o cadáver do rato", mas as motivações ideológicas da pequena burguesia fazem com que o animal morto nunca apareça.

José Dirceu carrega um rato morto na pasta, em meio a papéis velhos e denúncias requentadas e ressentidas, e supõe candidamente que com isso esteja fazendo a alta e justa política.

Cristóvão Feil comentando as possíveis motivações de José Dirceu sobre as declarações que este ofereceu à revista Piauí, em entrevista. Texto completo no Diário Gauche.

Canalhice Anti-cidadã

Hoje fiquei estarrecido com uma reportagem de Zero Hora que noticiou como "Polêmica" o fato de a Brigada Militar ter proibido que se entrem nas casas para capturar suspeitos em perseguição. A matéria só não diz qual seria a polêmica, mas insinua que seria uma burocracia boba que só atrapalharia as ações policiais. A matéria ainda aponta que existem delegados e oficiais da Brigada que discordam da decisão do Comando da Brigada Militar.
Isto é uma barbaridade! O jornal sequer se refere à legislação que obriga o mandato judicial para entrar na casa de qualquer cidadão! A casa das pessoas é inviolável, sob as penas da lei, como pode o Comando da corporação baixar instrução para que se cumpra a lei!
Há poucos dias entrevistaram um ex-oficial do tempo da ditadura que admitia a Operação Condor e que disse que não entende o problema de estrangeiros serem presos no Brasil nos anos de chumbo. Passados quase trinta anos o animal ainda não entendeu que prender sem mandato e sem acusação é ilegal e imoral e condenável no mundo inteiro. E nenhuma vírgula sobre isto foi publicado.
Zero Hora entende que a ditadura foi necessária e que os direitos do cidadão só se aplicam aos que têm dinheiro, pardo e negros suspeitos são criminosos e nada merecem dos benefícios cidadãos, e a bovinagemfica feliz pois começa o novo Big Brother.

Via Agente 65.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Policia Federal intima três deputados estaduais gaúchos para depoimentos no escândalo dos selos

VIDE VERSUS:

A Polícia Federal intimou três deputados estaduais gaúchos, nesta segunda-feira, para que prestem depoimentos na superintendência do órgão, o prédio conhecido como Tio Patinhas, localizado na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, no inquérito que investiga a chamada fraude dos selos cometida na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O comparecimento desses deputados estaduais deverá ocorrer nesta quarta-feira e na próxima segunda-feira. Os parlamentares intimidados para depor são os seguintes: Paulo Brum (PSDB), Kalil Sehbe (PDT) e Nelson Härter (PMDB). Os nomes de Paulo Brum e Kalil Sehbe aparecem em todos os rumores desde quando começaram as investigações da chamada fraude dos selos.

As autorizações para investigação dos deputados estaduais foram concedidas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A Polícia Federal também já está pronta para chamar pessoas a depor em função da análise dos e-mails trocados dentro da Assembléia Legislativa, e que foram capturados pela Polícia Federal, a partir de ordem judicial emitida a pedido do Núcleo de Ações Originárias da Procuradoria-Geral da República. Fontes próximas à Polícia Federal indicam que estão envolvidos no escândalo dos selos sete deputados estaduais na ativa e outros sete que não conseguiram se reeleger.

ANIMAIS IRANIANOS ATORMENTARAM NAVIOS AMERICANOS

VI O MUNDO:

Em jornalismo as palavras são TUDO. Dou um exemplo bem claro de como funciona a propaganda do Pentágono. Exagerei no título, mas é essa a idéia que uma leitura rápida passa.

Reproduzo acima a capa do site da MSNBC: "Estados Unidos: barcos do Irã atormentaram navios de guerra"; "Incidente descrito como 'provocação'; Irã é o foco da viagem de Bush ao Oriente Médio".

De acordo com a mídia americana, três navios americanos foram "importunados" ou "molestados" ou "atormentados" por cinco lanchas do Irã, no estreito de Ormuz, que os jornalistas daqui fizeram questão de destacar que é "o gargalo" por onde passam 20% do petróleo exportado através do Golfo Pérsico.

Embora o incidente tenha acontecido no domingo de manhã, só hoje ganhou destaque no noticiário - na véspera da viagem em que o presidente George Bush pretende demonizar o Irã no Oriente Médio.

Segundo o repórter da NPR, National Public Radio, uma das poucas fontes confiáveis de notícia nos Estados Unidos, as lanchas iranianas "swarmed" em direção aos três navios americanos, ou seja, a acreditar nele era uma espécie de "enxame". Qual teria sido a ameaça? Uma mensagem de rádio dizendo que um dos navios americanos ia explodir... Um cruzador, um destróier e uma fragata armados com o que há de mais moderno no mundo ameaçados por cinco lanchas do Irã. E isso não foi na costa americana. Foi no estreito de Ormuz, em águas internacionais, mas bem próximo da costa do Irã. Parabéns ao Pentágono. Assim é que se faz propaganda.

Adolescente de Kosovo causa racha na Áustria

Arigona Zogai, 15 anos, é uma menina nascida em Kosovo que está a ponto de provocar um racha no governo austríaco. A situação da garota abalou as consciências dos cidadãos da pequena nação centro-européia. O caso surgiu em outubro, quando Arigona fugiu e se escondeu, para evitar ser expulsa do país na companhia de seu pai e seus quatro irmãos. Alguns dias atrás, um estação de TV austríaca exibiu um vídeo no qual ela ameaçava se suicidar caso o governo tentasse forçá-la a retornar a seu país de origem.

Desde que o caso surgiu, o nome de Arigona é presença constante nos pronunciamentos de políticos, nos comentários de intelectuais e nas conversas das pessoas. Alguns defendem a menina, e outros falam contra ela. O pano de fundo da crise é a ausência de uma legislação ágil para assuntos de imigração e asilo político, já que as pessoas que solicitam o status de asilados ao governo austríaco precisam esperar por até cinco anos para obter uma resposta.

O ponto culminante do caso surgiu em 14 de dezembro, quando o ministro do Interior austríaco, o conservador Günther Platter, negou o pedido de residência de Arigona. O ministro, conhecido por uma interpretação restritiva do direito de asilo político, alegou que "as precondições para residência na Áustria não foram cumpridas". A família de Arigona chegou à Áustria em 2002, com a ajuda de traficantes, depois que sua casa foi queimada pelos sérvios em 1999.
...
A situação provocou grande indignação popular. Diversos intelectuais e representantes de organizações humanitárias anunciaram, em artigo publicado pelo jornal Der Standard, sua disposição de enfrentar até a prisão em defesa das pessoas que estão no país ilegalmente. "Um país que deportou mais de 120 mil pessoas em 60 anos deve hoje desenvolver uma política humanitária", afirmou o escritor Robert Schindel.

Empresa gaúcha produz sapato feito com soja e milho

A Formax Quimiplan - Componentes para Calçados, de São Leopoldo (RS), está colocando no mercado neste mês a primeira aplicação prática do poliuretano termoplástico (TPU) para o setor desenvolvido a partir de fontes vegetais. A base orgânica do Thermogreen é soja, milho, mamona e girassol, entre outras alternativas, em substituição ao petróleo usado até agora para a produção de contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos).

A inovação é resultado da parceria com um fornecedor europeu, cujo nome é mantido em sigilo, e de investimentos de R$ 4 milhões em tecnologia e aquisição de equipamentos. Os componentes de fontes renováveis chegam ao mercado com preço similar ao dos petroquímicos - na faixa de R$ 0,70. Os ganhos para os calçadistas estão no avanço na questão da sustentabilidade: o Thermogreen é integralmente reciclado.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

TV paga no Brasil tem 6 canais eróticos e só 3 educativos

BLUE BUS:

A TV paga brasileira tem 6 canais eróticos - For Man, Playboy TV, Private, Sexy Hot, Vênus e Canal Adulto - contra apenas 3 exclusivamente educativos - Canal Autodesenvolvimento (AD), Futura e SescTV. É o que indica o Anuário Pay TV 2008. Diz que os canais de musica também perdem do sexo - sao 5. O maior numero de canais, 28, é dedicado a filmes e séries.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Eucalipto



Santiago no Tinta China.

Blogosfera

- O que lhe diz a palavra “blogosfera”?

A blogosfera não é apenas a soma de blogues, mas sobretudo seus links, comentários e leitores, blogueiros ou não. A blogosfera se diferencia por disponibilizar ferramentas de comunicação, através das quais o leitor pode participar ativamente da festa e não somente assisti-la. A palavra blogosfera também me diz de conteúdos que vão do sublime e inteligente ao vulgar e burro. Porém, depois de viver mais de três anos nela, posso dizer que aqui não há mais bobagens do que nas revistas semanais. Estas são imbatíveis no quesito "ruindade" e, aqui, ainda temos a vantagem de poder xingar e ser xingado...


A entrevista completa no blog do Milton Ribeiro.

Cresce o lobismo de escritório para fazer Cesar Busato chefe da Casa Civil do governo gaúcho

VIDE VERSUS:

Está sendo extremamente visível e chamando a atenção a atuação de escritório jornalístico de lobismo, no Rio Grande do Sul, em favor da nomeação de Cesar Busatto (PPS), ex-deputado estadual, atual secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local da prefeitura de Porto Alegre, como futuro chefe da Casa Civil do governo gaúcho. Como a governadora Yeda Crusius (PSDB), que pretende fazer uma pequena mudança de seu secretariado ainda neste mês, gosta do perigo e de correr riscos, é possível que ela acabe tornando Busatto seu secretário. Busatto é "especialista em pacto". A pergunta que as rodas políticas se fazem é se ele consultaria, no novo cargo, o ex-reitor da Universidade de Santa Maria, José Fernandes (dono da consultoria Pensant). Ao mesmo tempo também ganham velocidade as informações sobre a possibilidade de um acordo entre o PP e o PSDB gaúchos, com o DEM, para apoio à candidatura do deputado federal Ônix Lorenzoni à prefeitura de Porto Alegre. A solução da charada estaria se encaminhando da seguinte forma: Ônix Lorenzoni (DEM), candidato a prefeito; Mônica Leal (PP, suplente de vereadora em Porto Alegre), candidata a vice; deputado federal Cláudio Diaz (PSDB) na Casa Civil, o que abriria vaga para assumir na Câmara dos Deputados o suplente Matteo Chiarelli, do DEM. Já o atual chefe da Casa Civil, deputado estadual Luiz Fernando Zachia (PMDB), encerra a semana cotado mesmo para voltar à Assembléia Legislativa.

Ditadura argentina teve base no Brasil, diz carcereiro

O depoimento de Néstor Norberto Cendon, carcereiro, denuncia que a Argentina tinha bases no Brasil durante a Operação Condor, entre as décadas de 1970 e 1980. A operação trata da formação de um sistema de inteligência para troca de informações entre as ditaduras latino-americanas sobre os oposicionistas ao regime militar. Durante a Condor, houve mortes e desaparecimentos de opositores do regime. As informações são da Folha de S.Paulo.

Brasil: a cada 100 mil pessoas, 28 são assassinadas

Enquanto autoridades não desenvolvem ações efetivas de segurança contra o aumento de homicídios, o Brasil depara-se com uma tragédia anunciada, pois situa-se entre os mais violentos do planeta, com uma taxa de 28 homicídios para cada 100 mil habitantes. "Nos últimos 25 anos ocorreram 794 mil assassinatos no Brasil. Neste período houve um crescimento de 5,6% no número de homicídios", alertam os pesquisadores Daniel Cerqueira, Waldir Lobão e Alexandre Carvalho no artigo O jogo dos sete mitos e a miséria da segurança pública no Brasil, um dos estudos do livro Homicídios no Brasil, lançado pela Editora Fundação Getúlio Vargas.