sábado, 21 de setembro de 2013

Para socióloga americana, médico brasileiro teme concorrência com cubano

Estudiosa da diplomacia médica cubana, a socióloga norte-americana Julie Feinsilver, formada pela Universidade de Yale, é uma exceção em seu país. Admiradora da medicina praticada no país governado pelos irmãos Raúl e Fidel Castro, ela lançou em 1993 o livro "Healing the Masses" ("curando as massas", em tradução livre), no qual abordava o modelo implantado na ilha.

Hoje, tanto o livro como artigos da socióloga se transformaram em referências para quem quer se aprofundar em medicina cubana. Feinsilver, que vive em Washington, já contou em entrevistas que teria sido vigiada pela CIA e FBI, com direito a telefone grampeado.
"Acho condenável os médicos brasileiros assediarem os cubanos, que foram para o seu país ajudar os mais pobres entre os pobres", disse Feinsilver em entrevista, por e-mail, ao UOL. "Houve protestos por parte de algumas sociedades médicas por causa de um medo infundado: a concorrência." 

Confira no UOL Notícias

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Evasão de talentos na Eletrobras

Por quatro décadas o engenheiro Luciano Carneiro atuou e acumulou conhecimento em atividades no Grupo Eletrobras. No auge da carreira, assessorou a presidência, trabalhando diretamente no planejamento do setor elétrico brasileiro. Mas, há cerca de um mês, deixou a empresa na mesma leva em que sairão, até 13 de dezembro, 4,3 mil empregados, que aderiram ao Plano de Demissão Incentivada (PDI), uma solução orçamentária para a companhia, após a imposição de queda de receita pelo governo.
(...)
"O problema do PDI é que não é a empresa que escolhe quem sai. É voluntário. E a tendência é que saiam os melhores, com mais possibilidade de recolocação no mercado. O impacto para a companhia depende da sua ambição. Se a intenção é alterar o papel estratégico que possui hoje, os danos são menores. Mas é claro que tem impacto", ressalta o professor do Grupos de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ Edmar de Almeida.

Confira no Brasil Econômico.

Crédito avança 563% e dívidas recuam em 10 anos, aponta pesquisa

O crédito no Brasil cresceu 563% na última década, enquanto a inadimplência e as taxas de juros recuaram no período, apontou nesta terça-feira (17) uma pesquisa divulgada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). O volume financiado saltou de uma participação de 24,7% do PIB (Produto Interno Bruto), em junho de 2003, para 55,2% no mesmo mês de 2013, movimentando R$ 2,5 bilhões.


Leia mais no IG Economia

Chacina de Unaí: o ministro Marco Aurélio e a opinião pública

Em 28 de janeiro de 2004, quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados na região de Unaí, Minas Gerais, durante uma fiscalização de rotina em fazendas. Depois de nove anos de espera, três pistoleiros contratados para a matança foram julgados e, na madrugada do dia 31 de agosto, considerados culpados por um júri popular em Belo Horizonte. Nesta terça (17), ocorreria o início do julgamento de mais um grupo de acusados, incluindo o grande produtor rural Norberto Mânica, apontado como um dos mandantes ao lado de seu irmão Antério, ex-prefeito do município pelo PSDB.
Contudo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello suspendeu o julgamento, ontem pela manhã, atendendo a um pedido dos advogados de Norberto, que tentam levar o júri para Unaí. Marco Aurélio quer que o STF decida qual cidade deve abrigar o júri de Mânica.
A impressão que fica é de que a velocidade de funcionamento de grande parte do sistema judiciário continua dependendo de quem é o réu/acusador. (...)

Leia mais no Blog do Sakamoto

Comissão da Verdade descobre corpo de guerrilheiro no cemitério de Brasília

Uma descoberta histórica e uma das mais relevantes da Comissão Nacional da Verdade  (CNV): o corpo do guerrilheiro Epaminondas Gomes de Oliveira, desaparecido desde a década de 70, está enterrado como indigente no Cemitério de Brasília.
A CNV pediu autorização à Justiça Federal para exumação dos restos mortais na próxima Terça-feira, dia 24.
Membro do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, o camponês Epaminondas estava desaparecido desde dia 6 de Agosto de 1972, segundo registros oficiais, mas fora preso no ano anterior pela Polícia do Exército no município de Tocantinópolis – hoje Tocantins, à época território de Goiás.

Continue lendo na Coluna Esplanada

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tiroteio em prédio da Marinha dos EUA deixa ao menos 13 mortos

Pelo menos 13 pessoas morreram após tiroteio em um prédio da Marinha americana em Washington DC, na manhã desta segunda-feira (16), de acordo com informações confirmadas pela polícia e pelo prefeito da cidade, Vincent Gray.

O número de mortes passou de 12 para 13 no meio da tarde; uma das vítimas levadas ao hospital morreu em razão da gravidade dos ferimentos. Segundo a Marinha, um dos atiradores foi morto no local. O suspeito foi identificado pelo FBI como Aaron Alexis, 34, informação divulgada cerca de oito horas após o tiroteio.
A princípio, as autoridades buscavam outros possíveis dois suspeitos que estariam foragidos, mas um deles foi localizado e liberado por não ter envolvimento com o incidente. 

Leia mais no UOL Notícias

Três mulheres são assassinadas pela família no Paquistão

Uma jovem acusada de ter fugido do marido para casar novamente, uma tia e uma prima – que a ajudaram – foram assassinadas no fim de semana pela própria família em uma cidade conservadora do Paquistão. O crime de "honra" aconteceu em Jawaki, uma localidade que fica entre as cidades de Peshawar e Kohat, perto da fronteira com o Afeganistão.

A jovem de 22 anos, natural de Karachi, se casou há dois anos com um comerciante da localidade, mas retornara há alguns meses a sua cidade natal, com a ajuda da tia e de uma prima. Em Karachi, ela conheceu outro homem com o qual viajou a Swat, noroeste do país. O clã do marido a encontrou e o conselho tribal de Jawaki determinou a morte das três mulheres.


Confira a notícia da AFP, no Correio do Povo