sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grécia está a vender ilhas

O governo grego quer vender ou alugar a longo prazo algumas das suas ilhas, para ajudar a pagar a dívida pública, seguindo exigências feitas por governantes alemães.

Em Março passado, Frank Schäffler do FDP (partido liberal) alemão declarou: “O Estado grego deve desfazer-se de forma radical das participações em empresas e vender terrenos, como por exemplo, as ilhas desabitadas”.

O jornal britânico Guardian, desta sexta feira, noticia que o governo grego está a aplicar o que o dirigente do FDP alemão disse e está a tentar vender algumas das 6.000 ilhas da Grécia, ou pretende alugá-las a longo prazo.

Segundo o jornal, algumas das mais famosas ilhas como a de Mykonos ou a de Rodes têm vários pretendentes entre nomes das maiores fortunas mundiais, nomeadamente de russos e chineses.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Por que o governo FHC deu errado

FHC teve a audácia de assumir o modelo neoliberal adotado por François Mitterrand, a partir do seu segundo ano de governo, e por Felipe Gonzalez, desde o começo. Acreditou no Consenso de Washington, de que qualquer governo “sério” teria que adotar as suas recomendações, não apenas cuidando dos desequilíbrios fiscais, mas centrando seu governo na estabilidade monetária.

A passagem dos governos Thatcher e Reagan aos de Blair e Clinton dava a impressão a um observador superficial que, qualquer que fosse o governo, o ajuste fiscal seria o seu eixo. Que haveria que terminar com os direitos sociais sem contrapartidas – como tinha feito Clinton, ao dar por terminado o Estado de bem estar social, instalado por Roosevelt.

Para isso, no Brasil, seria preciso atacar o Estado herdado de Getúlio e os movimentos sociais, que certamente defenderiam os direitos sociais a serem atacados, para recompor as contas públicas. Até ali, os tucanos tinham dado passos tímidos primeiro nessa direção, com o “choque de capitalismo” do Covas em 1989, passaram a atitudes mais audazes, como a entrada de uma avançada do partido no governo Collor – entre eles, Celso Lafer, Sergio Rouanet -, preparando o desembarque oficial, de que se salvaram pelo veto do Covas e pela queda do Collor.


Vejam o texto completo no BLOG DO EMIR

Vinux: distribución Linux para discapacitados visuales


Jabba
El blog de Jabba



Uno de mis últimos (y grandes) descubrimientos en el mundillo del software libre ha sido el proyecto Vinux.

Vinux es una distribución de Linux basada en Ubuntu 10.04 y de reciente creación (la versión final fue liberada hace menos de un mes) especialmente diseñada para usuarios con discapacidad visual.

Los desarrolladores se han esforzado en mejorar la accesibilidad del sistema operativo para personas con problemas visuales que van desde herramientas para convertir el texto en voz (al estilo JAWS), lupas dinámicas para visualizar mejor el contenido de la pantalla, o soporte para teclados braille
USB.


Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Um dia fora da Rede Globo incomoda muita gente

Fonte: Sátiro Hupper 

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oba, o YouTube não foi destruído pelo processo judicial da Viacom

Ótima notícia: a longa disputa entre a Viacom e o Google foi resolvida parcialmente, depois que uma Corte Distrital dos EUA decidiu que o YouTube está protegido pela condição de "safe harbor" que consta na DMCA, lei de direitos autorais americana. O que isto quer dizer?

Basicamente, que o YouTube pode continuar existindo em sua forma atual. Hoje (e ontem e anteontem), se alguém enviar um vídeo que infringe direitos autorais, o dono dos direitos alerta o YouTube e o site tira o vídeo do ar. A corte diz que esta abordagem está de bom tamanho, e o YouTube está liberado.

Um pouco mais sobre isso no Gizmodo Brasil.

O uso indiscriminado de agrotóxicos

Agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento. É o que apontam os novos dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF).

Em 15 das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à Anvisa, devido aos efeitos negativos desses agrotóxicos para a saúde humana. “Encontramos agrotóxicos, que estamos reavaliando, em culturas para os quais não estão autorizados, o que aumenta o risco tanto para a saúde dos trabalhadores rurais como dos consumidores”, afirma o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.


Texto completo no blog do Luís Nassif.

Marcadores: "agrotóxicos", "venenos", "pesticidas"

Israel e o Bloqueio de Gaza (II): Protesto impede barco israelense de descarregar na Califórnia

Um grupo de ativistas californianos bloqueou o porto de Oakland impedindo o desembarque de carga israelense no último domingo (20/6), segundo o website do partido PSL (Partido pelo Socialismo e Libertação), da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com as informações, a ação foi um protesto em solidariedade à Palestina e ao bloqueio imposto por Israel a Faixa de Gaza que causou a interceptação de navios internacionais que levavam ajuda humanitária para a região.

Continua no Opera Mundi.

Israel e o Bloqueio de Gaza (I): Sob ameaça israelense, Líbano se prepara para enviar ajuda humanitária a Gaza

O Líbano iniciou nesta terça-feira (23/6) os preparativos para o desembarque de dois navios libaneses que levarão ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A primeira embarcação, denominada Maria, ainda não tem data para desembarcar, mas já está munida de comida, voluntários e roupas. Já a segunda, Julia, navegará até o Chipre, para esperar autorização do governo libanês para zarpar.

Segundo o ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi, a medida foi tomada porque a lei libanesa não permite o deslocamento de navios para os portos sob controle israelenses. "Líbano e Israel estão em estado de guerra e nenhum navio jamais navegou daqui para lá. Agora, o que os cipriotas vão decidir, eu não sei. Eles podem não deixar o navio partir", disse.

Continua no Opera Mundi.

O poder do voto feminino

Por que as campanhas precisam falar para as mulheres?

Não só porque são maioria do eleitorado e nem porque nesta eleição há duas candidatas competitivas –Dilma Rousseff e Marina Silva–, mas também porque a cada ano ficam mais evidentes as diferenças de percepção e comportamento entre eleitores e eleitoras.

Historicamente tem-se observado que as mulheres aguardam que o quadro de informações das campanhas esteja mais completo, e só se interessam mais fortemente pelas eleições quando o horário eleitoral gratuito começa e os debates entre os candidatos são realizados. Mais ainda, as eleitoras ficam na expectativa de algo que afete diretamente a vida da população, como propostas para a saúde, educação, desemprego e segurança, entre outras. Pela experiência das campanhas anteriores, sabe-se que esse processo de tomada de decisão sobre intenção de voto se dá mais consistentemente durante o período de propaganda eleitoral gratuita.

Segue AQUI.

Médica sul-africana distribui "camisinhas antiestupro" em cidades da Copa


Quando tinha apenas 20 anos e era uma médica iniciante, a sul-africana Sonnet Ehlers prestou atendimento a uma vítima de estupro que, desolada, lhe disse: "Se ao menos eu tivesse dentes lá embaixo". Certa de algo tinha de ser feito para proteger as mulheres vítimas de estupro em vários países, 40 anos depois Ehlers lançou a Rape-aXe, uma camisinha antiestupro.

Trata-se de uma camisinha de látex que, internamente, contém "dentes" afiados. Ela deve ser usada como um absorvente interno e, no caso de um agressor tentar cometer o estupro, os "dentes" aderem ao pênis, causando grande desconforto, e só pode ser removido cirurgicamente, explica o site da médica.

Continue AQUI.

5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Sobre a mostra AQUI.
Inscrição de trabalhos AQUI.

Campaña por Educación no Sexista y Antidiscriminatoria

[...] La Campaña por Educación no Sexista y Antidiscriminatoria es una articulación plural de organizaciones y personas de la sociedad civil latinoamericana y caribeña, en defensa y promoción del derecho humano a una educación pública, laica y gratuita para todas y todos.

Reconocemos la educación como un derecho humano fundamental, no como mercancía ni servicio que se da o se quita a voluntad. Los Estados están obligados a garantizarla.

[...] Hace ya 30 años que la Convención sobre la Eliminación de Todas las Formas de Discriminación contra la Mujer fue aprobada. No obstante, seguimos recibiendo una educación sexista bajo parámetros pretendidamente universales, ciegos ante las injustas diferencias entre géneros, que contribuyen a la discriminación.

Leitura completa AQUI.

Sede da Igreja na Bélgica sofre blitz em investigação sobre abusos

A polícia da Bélgica realizou nesta quinta-feira uma operação de busca e apreensão no palácio do arcebispo de Mechelen e Bruxelas, sede da Igreja Católica do país, e outros dois locais por causa de alegações de abuso sexual de menores contra membros do clero.

Um porta-voz da promotoria de Bruxelas confirmou que o palácio do arcebispo, na cidade de Mechelen (centro-norte do país), foi isolado.

Leia AQUI.

Menino de dez anos apresenta livro sobre o golpe de Estado em Honduras

Publicado: 23/06/2010 23:35
Tegucigalpa. Oscar David Montesinos, um menino de dez anos, apresentou nesta quarta-feira o livro de sua produção Mis Lápices en Resistencia, a respeito do golpe de Estado de 28 de junho de 2009 contra o então presidente de Honduras, Manuel Zelaya.

Familiares, educadores e intelectuais assistiram a apresentação da obra na sede do Colégio de Professores de Educação Média de Honduras, no bairro situado à leste da capital.

Vejam mais em LA JORNADA EN LÍNEA

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sindicatos portuários suecos iniciam bloqueio de uma semana contra Israel

O sindicato de trabalhadores portuários suecos iniciou nesta quarta-feira (23/06) um bloqueio ao transporte marítimo de mercadorias procedente de Israel, que ficará vigente por uma semana.

Anunciada dias atrás, a medida pretende pressionar Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e iniciar uma investigação internacional sobre o ataque em que os soldados israelenses mataram nove ativistas turcos que estavam em um comboio humanitário.


A notícia da EFE pode ser conferia no Opera Mundi.

Chuva leva Alagoas a parar obras, aulas e Judiciário

As enchentes dos rios que atingiram 26 municípios e deixaram 15 deles estado de calamidade pública mudaram a rotina dos alagoanos nesta semana. Por conta da destruição e dos esforços para atender às vítimas, medidas pontuais foram tomadas pelas autoridades, entre elas a suspensão de obras públicas e aulas em todo Estado, além da Justiça ser paralisada em 13 municípios do Estado. Documentos oficiais foram perdidos.

Continua no UOL Notícias.

Também: Governo Federal libera R$ 100 milhões para vítimas da chuva no Nordeste.

E confira aqui, um álbum de fotos da catástrofe.

PT move ação indenizatória por danos morais contra o tucano José Serra

O PT vai protocolar na Justiça, nesta quarta-feira (23), ação de indenização por danos morais contra o candidato tucano à Presidência da República, José Serra. O motivo são suas acusações de que um suposto dossiê contra ele teria sido montado pelo partido.

Há cerca duas semanas o PT interpelou Serra na Justiça Criminal de São Paulo para que confirmasse suas declarações. Ontem, o juiz entendeu que não havia dubiedade na fala de Serra e que, portanto, não cabia a interpelação.

“Se não há dubiedade, é porque a acusação está bem clara. Então decidimos entrar com essa ação”, esclareceu o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, durante coletiva à imprensa na noite desta terça-feira – da qual participou também o Secretário-Geral do partido, José Eduardo Cardozo.

Vejam mais no site do PT-PARTIDO DOS TRABALHADORES

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pioneiro, Banco Palmas é exemplo em economia solidária

A comunidade dos Palmeiras, em Fortaleza, inaugurou no último mês sua primeira pousada, a Palma Tur. O estabelecimento, mais do que uma simples pousada, simboliza o desenvolvimento de uma comunidade trasnformada pelo microcrédito. No início da década de 1990, a localidade de 32 mil habitantes não passava de uma região paupérrima, com a população vivendo em barracos, sem sanealmento, escolas e eletricidade.

Hoje, os moradores produzem lá mesmo quase tudo o que consomem. Os níveis de criminalidade caíram, a renda aumentou e já há tantos interessados em conhecer o exemplo que a pousada foi necessária. Esse é o resultado dos esforços de toda uma comunidade que aprendeu a fazer a riqueza circular internamente, liderada pelo ex-seminarista Joaquim Melo.


Continua no IG Economia.

Campanha de internautas defende Dunga na briga contra a Globo




A contenda entre o técnico da seleção brasileira Dunga e a Rede Globo, maior emissora televisiva do país, continua dando frutos na internet nesta terça-feira (22).

Ontem, o tópico "Cala Boca, Tadeu Schmidt" dominou o Twitter como assunto mais comentado do mundo, devido ao texto lido pelo repórter da Globo no "Fantástico" que, em tom editorial, criticava Dunga.

Hoje, circula um e-mail convocando os internautas a apoiar o técnico da seleção brasileira. "Replique esta mensagem aos amigos!", exclama o texto. "A TV Globo está realizando uma campanha covarde contra o técnico Dunga, desde que ele cortou os privilégios da emissora na cobertura da seleção."


Continua na Folha.com .


Marcadores: "Copa do Mundo"

A Usaid e as "empreiteiras": face da subversão contra Cuba

Jean-Guy Allard

• CONGRESSISTAS federais liberaram, em 7 de junho, uns US$15 milhões para financiar as operações de subversão em Cuba, que se realizam através de firmas empreiteiras da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e de mercenários ligados à máfia cubano-americana.

Segundo a imprensa de Miami, o Departamento de Estado e a Usaid entregarão "nos próximos meses" estas verbas a pessoal remunerado pela Repartição Consular dos Estados Unidos em Havana, por intermédio de "empreiteiros".

O senador George Lemieux, republicano pela Flórida, como porta-voz das organizações que beneficiam do programa norte-americano de anexação da Ilha, declarou: "Estou satisfeito porque o Departamento de Estado liberou finalmente estas importantes verbas".

Vejam o texto completo em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Honduras: Corre nuevamente la sangre en el Bajo Aguán

Policías y guardias privados de un terrateniente asesinaron a otro miembro del Movimiento Unificado Campesino del Aguán

Patrullas repletas de policías y guardias privados del productor palmero Miguel Facussé atacaron a balazos la finca Aurora, donde miles de miembros del MUCA están asentados en cumplimiento del acuerdo firmado con el gobierno.

Una vez más corre la sangre en el Bajo Aguán, donde miles de familias campesinas organizadas en el Movimiento Unificado Campesino del Aguán (MUCA) siguen luchando para que se respete su derecho a la tierra, y se cumpla con el convenio firmado en abril pasado con el presidente Porfirio Lobo y el Instituto Nacional Agrario (INA).

La nueva víctima, la séptima desde que el MUCA reanudó su proceso de recuperación de tierras en diciembre de 2009, se llama Oscar Yovani Ramírez, un muchacho de 17 años cuyo cuerpo fue encontrado en el asentamiento de finca La Aurora después del violento ataque.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

As opiniões proibidas de Helen

Ela se atreveu a ter uma opinião que refletia a grande e amarga opressão de um povo ocupado, e não do poder ocupante.

A uns meses de seu aniversário de 90 anos, Helen Thomas - periodista, autora e colunista - foi obrigada (deveríamos dizer "convidada"?) a abandonar uma ilustre carreira por atrever-se a expressar sua opinião pessoal.

E a opinião? Que Israel ocupa terras alheias e deveria sair da Palestina. Ao ser perguntada para onde deveriam ir os israelenses, ela, de maneira informal, sugeriu Polônia, Alemanha ou Estados Unidos. Por isso, ela foi triturada pela mídia corporativa, tachada de racista ou anti-semita e, em pouco tempo, acossada e expulsa de larga e distinguida carreira.

Um falastrão, que anteriormente era propagandista de alto nível do regime Bush, comparou o comentário de Thomas com a bem conhecida recomendação de que os negros deveriam regressar à Africa.

Pois aqui está o problema com sua analogia: os africanos não invadiram a América. Tampouco chegaram a explorar, oprimir ou escravizar aos colonos ou os povos originários aqui, e sim o contrário


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Cuba caminha para soberania informática

O Projeto cubano NOVA constitui o mais avançado plano da ilha encaminhado para criar um sistema operacional GNU/Linux que sirva para por fim à utilização do Microsoft Windows nos computadores de Cuba.

A idéia tem sido desenvolvida pelos estudantes e professores da Universidad de las Ciencias Informáticas (UCI) de Havana, com a participação de membros de outras instituições, e seu objetivo é incentivar a migração para tecnologias de Software Livre e Código Aberto que Cuba experimenta como parte do processo de informatização da sociedade.

Por enquanto com duas versões: Nova 1.1.2 (Baire) e Nova 2.1 Desktop Edition, segundo o jovem diretor do projeto, Abel Firvida, para finais do ano está prevista a apresentação da versão 3.0 que permitirá substituir importações, poupar divisas conforme o conceito de pagamento de licenças e contrituir para a independência tecnológica da Ilha.

Nova já foi aprovado para servidores de clientes "ligeros" (nota do editor: onde praticamente todo o processamento é realizado pelo servidor) e em computadores portáteis. Além disso, desde principios de 2010 testa-se uma versão criada para o notebook chinês LEMOTE, cuja fabricação poderia ser finalizada em Cuba.

Página do projeto NOVA: http://www.nova.cu/

Fonte: http://estambul.tumblr.com/post/721091910/cuba-camina-hacia-la-soberania-informatica

Vejam em REBELIÓN.ORG

Em memória de tudo o que foi perdido

A raiva é palpável ao longo do Delta do Mississipi, diante das consequências da maior catástrofe ambiental na história dos EUA.

Lead:

A raiva é palpável ao longo do Delta do Mississipi, diante das consequências da maior catástrofe ambiental na história dos EUA.

Nova Orleães – A raiva é palpável ao longo do Delta do Mississipi. À medida que o geyser de petróleo da Deepwater Horizon1 continua imparável, as consequências da maior catástrofe ambiental na história dos Estados Unidos estão a chegar à costa; a ecologia, a economia e modos de vida sofrem o impacto.

Viajei pelos pântanos e pelas cidades costeiras do Estado do Luisiana durante quatro dias, conhecendo as pessoas das linhas da frente da maré negra. Estão enraivecidas, sem trabalho e lêem nos jornais artigos sobre pessoas que ficaram doentes.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

Crônicas de um Velho Ranheta e Reaça

[Lúcio Jr.] Está na hora de Ferreira Gullar ir para o museu. É isso que concluo, diante de suas últimas entrevistas e prêmios.

Gosto muito de seus ensaios e poemas. Foram importantes para mim. Mas a pessoa do poeta já está na hora de Deus chamar ou de entrar num museu para virar parte do patrimônio.

Leio no site dele que ganhou o prêmio Jabuti pelo livro Resmungos, crônicas escritas na Folha de S. Paulo. Ora, "resmungos"? Por que não ser mais vanguarda e escrever logo: Crônicas de um Velho Ranheta e Reaça?

Mais espantoso é o site pessoal dele, onde registra que introduziu o "pós-modernismo" em São Luís do Maranhão ao lado do ex-presidente José Sarney. Que horror. Eu teria vergonha de ter feito uma coisa dessas. Introduzir pós-modernismo junto com um poeta que escreve livros chamados "Marimbondos de Fogo". Ainda que fossem "Marimbondos de Néon", "Marimbondos Punks Aidéticos", uma coisa assim, mais pós-pós.

Vejam o texto completo em DIÁRIO DA LIBERDADE (ou no sitio REVISTA CIDADE SOL)

Projetando uma sociedade com todos os direitos para todas as pessoas

Várias organizações
Adital -
Por
Ivo Polleto, Programa Justiça Econômica
Ir. Delci Franzen, assessora das pastorais sociais da CNBB
Luciane Udovic e Luiz Bassegio, da coordenação Continental do Grito dos Excluídos
Ivo Lesbaupin, ISER Assessoria
José Moroni, INESC

No debate realizado na Assembléia Popular Nacional sobre a forma em que foi elaborada a sistematização da prática e da reflexão sobre o Brasil que Queremos apareceram algumas dúvidas que merecem um aprofundamento. É o que me proponho nesta breve reflexão.
Em primeiro lugar, mesmo sendo legítimo e usual, abordar toda a família de direitos como referência de avaliação das obrigações públicas em relação a eles, é uma forma redutiva de abordá-los. O ponto de referência está na forma em que são reconhecidos e garantidos os direitos na Constituição e as leis que a regulamentam. Mesmo quando a luta popular se faz presente, seu limite se encontra no exigir que a lei seja cumprida. Em outras palavras, o que se avalia é o funcionamento do Estado na relação com a população e/ou a pressão da população para que ele cumpra suas obrigações.

Vejam o texto completo em ADITAL

As notícias que Serra chama de "dossiê" continuam publicadas

Em uma destas maratonas de entrevistas ou sabatinas, José Serra (PSDB/SP), em vez de explicar que história é essa de seus familiares terem tido sociedade com a irmã de Daniel Dantas, presa na Operação Satiagraha, insiste em querer desqualificar as notícias chamando de "dossiê". E disse que blogs que publicaram, retiraram a notícia.

De nossa parte não retiramos nada, continua onde sempre esteve, nas notas abaixo. E nunca teve nada a ver com Dilma Rousseff, nem com "dossiê". As notícias, há muito tempo, sempre tiveram como base documentos públicos dos arquivos oficiais do governo da Flórida (EUA):


Vejam o texto completo e os documentos públicos no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA antes que seja censurado a pedido das viúvas da ditadura militar.

Falando em bom brasileiro

Eu vi ela. Assim se fala, assim não se escreve. No Estúdio CH desta semana, o linguista Mário Perini explica por que considera a língua falada como o verdadeiro português ‘brasileiro’ e conta sobre a gramática que escreveu, dedicada ao linguajar que está na boca do povo.

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mário Alberto Perini acaba de lançar a Gramática do português brasileiro (Parábola Editorial). O livro é dedicado a um tema que fica à margem das gramáticas da língua portuguesa, tão atentas às regras da escrita: a língua falada.


Vejam mais em CIÊNCIA HOJE

Universidade Federal do Pampa aprova regimento

Norma será um balizador de todas as atividades, funções, tomadas de decisão e da estrutura hierárquica da universidade

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou, na última quinta-feira, 17/6, seu primeiro Regimento Universitário, documento que regula todos os processos de gestão e de representação dentro da Instituição.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

CNPq lança programa de iniciação científica para o ensino médio

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic_EM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecerá 8 mil bolsas

O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional. Podem se inscrever no Pibic_EM instituições de ensino e pesquisa (universidades), institutos de pesquisa e os institutos tecnológicos (Cefets e Ifets) que tenham Pibic ou Pibiti e programa de educação científica ou tecnológica, desenvolvida em parceria com escolas de nível médio, públicas de ensino regular, militares, técnicas e privadas de aplicação.

Os pró-reitores de graduação ou de pesquisa e pós-graduação deverão preencher o formulário e enviá-lo ao CNPq por meio da Plataforma Carlos Chagas: http://efomento.cnpq.br/efomento/

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Arroz transgênico: consumidores e produtores X Bayer e CNTBio

A modificação genética torna o arroz resistente ao herbicida de princípio ativo glufosinato de amônio[...] a pulverização se dará sobre toda a lavoura, inclusive sobre o próprio arroz, que não morrerá, mas absorverá o veneno[...] Pesquisadores japoneses mostraram que a substância pode dificultar o desenvolvimento e a atividade do cérebro humano, provocando convulsões em roedores e humanos.

A posição da Embrapa: [...] o produto da Bayer “agravará os problemas já existentes”.

Os representantes dos produtores de arroz: “Considerando que não existe consumo corrente nem mercado global para o arroz transgênico, concluímos que a entidade não é favorável nesse momento à liberação”.

Até hoje a CTNBio aprovou todos os pedidos a ela submetidos. Nunca recusou nenhum.

A decisão está nas mãos do governo Lula. A Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05) criou uma instância acima da CTNBio, o Conselho Nacional de Biossegurança, formado por 11 ministros e presidido pela Ministra Dilma Rousseff. Até o momento, a atuação do CNBS foi lamentável: deu razão à CTNBio e autorizou a liberação dos três milhos transgênicos que a ANVISA e o IBAMA recomendaram que não fossem autorizados.
Saiba mais no blog da AGAPAN.

PEQUENA BURGUESIA RADICAL

A triste sina de Heloísa Helena

Reproduzo artigo do sociólogo Emir Sader, publicado no sítio Carta Maior:

Heloisa Helena havia feito campanha contra o aborto, embora presidente de um partido que havia se pronunciado a favor. Ao mesmo tempo, ela afirmou que preferia seus 10 minutos na TV Globo do que não renovar a concessão do canal de televisão privado venezuelano feito por Hugo Chavez.

Sabia-se, pelo seu próprio estilo – revelado claramente na campanha eleitoral de 2006 -, que ela atua individualmente e não como dirigente de um coletivo partidário. Recentemente ela questionou o resultado da consulta interna feita para indicar o candidato à presidência. Ela preferia que o PSOL apoiasse Marina, mas rapidamente se revelou, nas negociações, como não havia identidade ideológica e política mínima entre o partido e a candidatura da Marina.

Heloisa Helena tinha afirmado que não faria campanha nas eleições para o vencedor da consulta – Plinio de Arruda Sampaio. Mais recentemente, reafirmou que apóia Marina nas eleições presidenciais, contrariando frontalmente a posição formalmente adotada pelo PSOL. Plinio pediu que ela seja removida da direção do PSOL, pelas posições que tem tomado.

Heloisa Helena disse também que “já entregou sua cota” e que agora se dedicaria ao povo do Alagoas – isto é, à sua candidatura ao Senado. Acrescentou que teria sido usada pelo partido na campanha presidencial.

Uma atitude absolutamente individualista, coerente com o seu comportamento na campanha presidencial, que privilegia sua campanha, que lhe garanta um mandato, independentemente do desempenho do seu partido. Já na campanha para vereadora, Heloisa Helena havia dito que o companheiro de bancada do mesmo partido tinha sido eleito sem mérito, pelos votos dela, que não merecia ter um mandato.



O texto completo pode ser encontrado também em GRUPO BEATRICE


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Com alta abstenção, Santos é eleito novo presidente da Colômbia

Com 99% das urnas apuradas, o candidato governista Juan Manuel Santos foi eleito o novo presidente da Colômbia neste domingo, obtendo 69% dos votos contra 27,5% de seu adversário do Partido Verde, Antanas Mockus.

A maioria dos colombianos que foram às urnas optou pela continuidade das políticas do presidente colombiano Álvaro Uribe, que deixará o governo em agosto, após oito anos.

Ex-ministro da Defesa de Uribe, Santos foi eleito com pouco mais de 9 milhões de votos no segundo turno.

Pouco após a divulgação dos resultados, Mockus reconheceu a derrota e disse que seu partido terá uma relação de independência com o novo governo.

A notícia continua na BBC Brasil.


Uma outra notícia: "Fenômeno Mockus" desaparece diante da máquina do governo, do Terra.

Investidores de 14 países perdem isenção de IR

O investidor estrangeiro residente na Suíça perdeu a isenção do Imposto de Renda (IR) incidente sobre rendimentos em operações nos mercados financeiros e de capitais do Brasil e passa a ser tributado entre 15% e 22,5%. A mudança foi anunciada pela Receita Federal e é válida também para aplicadores domiciliados em outros 13 países que passaram a integrar a nova lista de paraísos fiscais. A cobrança do tributo será retroativa a 7 de junho deste ano.

Leia AQUI.

JOGO SUJO

Contra os blogs caluniadores

Por Dulce Maia em 17/6/2010

Houve um tempo em que mentira tinha pernas curtas. Agora, a internet faz exercícios diários de alongamento da mendacidade. Nos últimos meses, uma torrencial campanha caluniosa circula pela rede mundial de computadores tomando por base artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado originalmente nos jornais Folha de S.PauloO Globo em suas edições de 12 de março de 2008 [ver aqui, para assinantes]. e

Quem tiver curiosidade de buscar na internet o número de vezes em que aparecem variantes da infame sentença "Agora a surpresa: adivinhem quem é Dulce Maia? Sim, ela mesma: Dilminha paz e amor! Esse é só mais um codinome da terrorista Estela/Dilma" – colada ao final do artigo de Gaspari – verá que estão hospedadas em mais de 500 páginas da rede (marca muito próxima à moda nazista de cunhar a verdade repetindo-se mil vezes uma mentira para torná-la veraz).

Ao contrário do que afirmam, Dulce Maia existe e resiste. Quem é Dulce Maia? Sou eu. Antes de mais nada, quero deixar claro que não me arrependo de nenhuma das opções políticas que fiz na vida, inclusive de ter participado da luta armada e da resistência à ditadura militar implantada em 1964. Eu me orgulho de ter sido companheira de luta de brasileiros dignos como Carlos Lamarca, Onofre Pinto, Diógenes de Oliveira e Aloysio Nunes Ferreira.


(O trecho em negrito no terceiro parágrafo é de responsabilidade deste editor)

Vejam o texto completo em OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

domingo, 20 de junho de 2010

Charge do Osval


Charge do OSVAL vista em REBELIÓN.ORG

Favorecimento da Justiça brasileira à TV Globo deverá ser denunciado à ONU, OEA e até ao Tribunal Internacional Penal de Haia

Caminha para seus capítulos finais a mais espantosa novela da vida jurídica nacional: o caso da usurpação da antiga TV Paulista por Roberto Marinho, durante a ditadura militar, quando ele se sentia à vontade para fazer o que bem quisesse, acima da lei e da ordem.

Ao que parece, está em boas mãos o recurso especial interposto pelos herdeiros dos antigos acionistas da TV Paulista (hoje TV Globo de São Paulo, responsável por mais de 50% do faturamento da rede) contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que julgou prescrita a ação, favorecendo no caso a família Marinho.

Trata-se de uma Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, e o relator do processo é o ministro João Otávio de Noronha, mineiro, nascido em Três Corações e que está no Superior Tribunal de Justiça desde dezembro de 2002. A partir de abril passado, ele preside a Quarta Turma do STJ, encarregada do julgamento.

Vejam o texto completo em TRIBUNA DA IMPRENSA

A PAUTA DO DESESPERO

"Vendas de caminhões crescem 90% até maio; projeções do BNDES para investimentos já ultrapassam previsões pré-crise; vendas de cimento crescem 18% no ano; 9 fábricas cimento estão sendo construídas pela Votorantim para atender as obras do PAC e do setor habitacional; 39 shoppings centers estão em construção no país; 93% das categorias pesquisadas pelo Dieese tiveram aumento real de salário no ano passado... É sob esse arcabouço que deve ser analisada a desesperada tentativa da Folha de SP de dar vida a um natimorto enredo de arapongas & dossiês para atingir a candidatura Dilma Rousseff. A Folha, como se sabe, é aquele veículo que falsificou uma ficha policial contra a então ministra Dilma Rousseff em manipulação rudimentar de cola & xerox atestada por peritos da Unicamp. A pauta de dossiês & arapongas inclui-se nessa receita de remendos grosseiros adotada por uma redação que já não pode cobrir fatos políticos relevantes sem cometer um harakiri editorial. Silenciam os jornalistas da família Frias diante da acelerada voçoroca que corrói o chão da candidatura Serra, minada por disputas terminais para escolha do vice, que DEMOS reivindicam como condição para se manter na aliança, bem como diante da sangria desatada em Minas, o 2º colégio eleitoral do país, onde florescem diferentes modalidades de voto anti-serra (Dilmasia; Pimentésio...) , sem esquecer o derretimento do demotucano no 3º colégio eleitoral,o Rio, onde o namoro de Serra com o PV virou novela de traições & rupturas. O desespero da Folha é o mesmo que inspirou o script constrangedor da propaganda eleitoral antecipada do PSDB, no horário gratuito na última 5º feira. Aspas para um trecho síntese da narrativa ‘popular adotada pelo programa: ‘...Zé Serra é um sujeito simples, de bem com a vida, de bem com seu povo...' Em seguida, numa cena de rua, o próprio Serra confirma: "Como tudo com pão'. "

(Carta Maior e o pulso da candidatura anti-Lula e anti-Dilma; 19-06)

Coragem, Folha! Ocultar provas da justiça é crime.

O jornal Folha de São Paulo volta com a ladainha de acusar quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira.

É tentativa de pautar o noticiário com Eduardo Jorge, retirando o foco do livro de Amaury Ribeiro Junior, onde mostra a sociedade, em uma empresa no exterior, da filha de José Serra (PSDB/SP) com a irmã de Daniel Dantas, e outros negócios dela e do marido (genro de Serra) envolvendo paraísos fiscais.


O PT (vilanizado pela estória de ficção da Folha) já representou na Polícia Federal, para abrir inquérito apurando esta suposta quebra do sigilo bancário e fiscal do Eduardo Jorge.

A Folha precisa ter coragem e colaborar com investigações, entregando os documentos que diz ter em mãos, para perícia da Polícia Federal. Isso nada tem a ver com revelar fontes.



Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA antes que seja censurado