sábado, 10 de fevereiro de 2007

RS: os cortes e as medidas necessárias na educação

RS URGENTE: "Integrantes do Conselho Geral do CPERS/Sindicato entregaram, quinta-feira, na Esquina Democrática, centro de Porto Alegre, uma carta dirigida à comunidade gaúcha, alertando para as dificuldades que as escolas estaduais terão para garantir o início do ano letivo. Segundo a carta, a suspensão de investimentos na área por cem dias, decretada pela governadora Yeda Crusius, inviabiliza a contratação de professores e funcionários de escola e compromete o repasse de verbas destinadas à manutenção da autonomia financeira das escolas, entre outros problemas. Essa situação, prossegue, se agrava com os constantes roubos e ações de vandalismo nas escolas. “A contradição do governo é ainda maior, pois sua proposta de modernização não significa melhorias ou construção de bibliotecas, de quadras esportivas, de laboratórios de informática e investimentos na formação e capacitação do quadro de pessoal. Sem essas medidas, a tal modernização não passa de propaganda enganosa”, diz ainda o texto."

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Poluição de ponta

Cutting edge contamination | Greenpeace USA: "The electronics industry is often considered a 'clean' industry. But sleek shiny gadgets hide a darker side of the industry. Our new report 'Cutting Edge Contamination' exposes that some of the electronics industries' biggest brands and their suppliers, are contaminating rivers and underground wells with a wide range of hazardous chemicals.
Most mobile phones, computers and other consumer electronics are now manufactured in developing countries like China, Mexico, Thailand and the Philippines. While labor practices at these production plants used by major manufactures has come under increasing focus, there has been little research into environmental impacts."
A indústria de brinquedinhos eletrônicos (celulares, computadores, acessórios) é considerada limpa, mas há pouca pesquisa sobre seu impacto no ambiente, e rios e águas subterrâneas de países como a China, o México, a Tailândia e as Filipinas podem estar sendo poluídas com produtos químicos venenosos.

Quatro PMs são afastados após espancamento em SP - Yahoo! Notícias

Quatro PMs são afastados após espancamento em SP - Yahoo! Notícias: "Por meio de nota, a PM afirmou 'que não compactua com as atitudes desses policiais, absolutamente incompatíveis com os princípios preconizados pela instituição, a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana'. E disse que a 'apuração será rigorosa'. O Ministério Público do Estado designou o promotor Alexandre Mourão Tieri para investigar a denúncia, pois a princípio a violência usada pode ser caracterizada tortura."
A PM e o governo paulistas estão de parabéns pela pronta reação contra os abusos documentados.

Fico me perguntando se o governo gaúcho se comportaria da mesma maneira em situação semelhante, ou se a imprensa gaúcha cumpriria seu dever cidadão em tal caso.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Da série onde antes havia imprensa agora há narrativas de atos heróicos

Grupo Beatrice: "As matérias tentam vender a imagem de que o prefeito reagiu a um protesto orquestrado e mostra o cidadão agredido não como vítima, mas como um perigoso manifestante.

O título da matéria da Folha( só para assinantes) é um exemplo dessa benevolência: “Foi uma afronta à cidade, diz Kassab”. Realmente foi. Não o protesto do cidadão. Mas a atitude autoritária, agressiva e destemperada do prefeito.Imaginem se a cena tivesse sido vivida por um prefeito petista? Será que o tratamento da mídia seria o mesmo?"

EUA com olhos e mãos na África

Al Jazeera English - Africa: "The US president has approved plans to create a US military command for Africa, a move that reflects increasing US strategic interests in the continent.

[...] Bush's decision comes as Washington grows increasingly concerned about growing "Islamist militancy" in parts of Africa.

The US is also concerned at Chinese attempts to gain greater control over the continent's natural resources."

Blog do Brasil de Fato: Uma morte a cada dois dias

Blog do Brasil de Fato: Uma morte a cada dois dias: "De acordo com estudos do Grupo Gay da Bahia, há um crime de ódio contra homossexuais a cada dois dias no Brasil. O número, que coloca o Brasil no posto de país com maior índice desse tipo de crime, pode ser ainda maior, uma vez que não há medições precisas sobre morte de homossexuais no país."

Tio Dino & Seus Sobrinhos: Eu sei que você tem conteúdo. Muito mais que esses seios fartos e cocha exuberante

Tio Dino & Seus Sobrinhos: Eu sei que você tem conteúdo. Muito mais que esses seios fartos e cocha exuberante: "As propagandas brasileiras de cervejas são horríveis. [...] os milhões investidos deveriam gerar no mínimo umas idéias melhores."
Comentei:
A propaganda de cerveja que mais me impressiona pelo desprendimento da artista é um cartaz de bar onde Juliana Paez aparece com um bigode de cerveja em frente a um copo alto de cerveja. O copo sugere um pênis, a espuma sugere aquela coisa, e a cena sugere um boquete.

A Globo deve pagar pouco, sei lá.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Sincronia

A lei não foi idéia minha...: "poucas vezes vi tanta sincronia entre o discurso do Governo e a repercussão da mídia."

Bué de bocas: Enquanto há vida, há esperança

Bué de bocas: Enquanto há vida, há esperança: "Uma pequena manifestação foi realizada hoje na Avenida Indianópolis, na zona sul de São Paulo, em repúdio à atitude do prefeito biônico Gilberto Kassab se lá de onde veio (PFL-PSDB) que expulsou aos gritos o cidadão Celestino da Silva de uma unidade de saúde em Pirituba.

Bué: Enquanto há vida, há esperança para São Paulo."

Tetos e subtetos

Venezuela y Bolivia estrechan relaciones bilaterales - Prensa Latina

Venezuela y Bolivia estrechan relaciones bilaterales - Prensa Latina: "Caracas, 6 feb (PL) El canciller de Bolivia, David Choquehuanca, resaltó hoy el avance de la cooperación con Venezuela, tras sostener en esta capital un encuentro con su homólogo Nicolás Maduro.

En declaraciones a reporteros, Choquehuanca señaló que se deben fortalecer los espacios de integración regional en función de los intereses de los pueblos.

Se trata, explicó, de compartir lo que tenemos, pues estamos hablando de un proceso de complementariedad entre los pueblos, ya que aislados será imposible salir adelante.

Respecto a quienes tratan de satanizar las relaciones bilaterales, Choquehuanca recordó que por más de 500 años se ha intentado dividir a esta parte del mundo.

Siempre habrá personas que se opongan a este proceso de integración y de consolidación del trabajo de la hermandad sudamericana, indicó."

Justiça da Alemanha decreta prisão de 13 agentes da CIA por crimes de seqüestro e tortura

Justiça da Alemanha decreta prisão de 13 agentes da CIA por crimes de seqüestro e tortura: "A Procuradoria de Munique, na Alemanha, expediu mandato de prisão na quarta-feira, dia 31, para 13 agentes da CIA acusados de ter participado no seqüestro e torturas de Khaled al Masri, cidadão alemão de origem libanesa. Masri foi preso quando chegou à Macedônia em 31 de dezembro de 2003, pela polícia local, segundo seu próprio testemunho."

boa noite pro porco: Numerologia demagógica, ou As estatísticas segundo Enio Bacci

boa noite pro porco: Numerologia demagógica, ou As estatísticas segundo Enio Bacci: "São enfatizados, por exemplo, dados relativos à queda de 100% no roubo a motorista de carro-forte e no furto/arrombamento a caixa eletrônico, percentuais expressivos em termos estatísticos, uma vez que se trata, como se sabe, da força retórica de algo que é reduzido em 100%, seja lá o que tenha sido reduzido. No entanto, nenhuma menção ao fato de que em janeiro de 2006 ocorreu um (01), eu disse um (01), roubo a motorista de carro-forte e um (01), eu disse um (01), furto/arrombamento a caixa eletrônico. Percebe-se, neste caso e em relação a esses dois tipos de crime, que há uma ênfase proposital do texto na idéia de porcentagem, ficando em segundo plano o número de ocorrências, que, diga-se de passagem, não é nem citado no texto."

CMI Brasil - Após agredir desempregado Kassab pretende processá-lo e exige desculpas

CMI Brasil - Após agredir desempregado Kassab pretende processá-lo e exige desculpas: "Após expulsar aos gritos e empurrões Kaiser Paiva, um usuário da rede pública de saúde que reclamava contra a Lei Cidade Limpa, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), estuda a possibilidade de abrir um processo contra o idoso por ele 'protestar em local impróprio', e ainda quer que Kaiser desculpe-se por seu comportamento. Kassab avançou pra cima de Kaiser durante inauguração de uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) na manhã desta segunda-feira. Paiva, acompanhado pelo filho de 7 anos, começou a falar em voz alta que era desempregado à três anos, e que a nova lei estava arruinando seu pequeno negócio informal de confecção de faixas e placas. A nova lei que impede outdoors e faixas vai desempregar em torno de 20.000 pessoas. A prefeitura não apresenta alternativas aos novos desempregados. Antes que terminasse seu desabafo ele sofreu uma ofensiva de Kassab, que foi empurrando Kaiser até a rua chamando-o de 'vagabundo'."

Marcos Rolim - Direitos Humanos e Segurança - Imagine

Marcos Rolim - Direitos Humanos e Segurança - Imagine: "Vamos imaginar o seguinte: a Secretaria de Segurança do RS monta, com as universidades, um serviço de pesquisas de vitimização para medir a natureza e a incidência do crime e da violência. O Secretário explica que isto é imprescindível já que não se pode ter diagnóstico sério com base em registros de ocorrência, por conta da enorme subnotificação, como se sabe há, pelo menos, 30 anos. [...] Ao invés de se continuar comprando viaturas e armamento, os investimentos serão para a formação policial e para recursos de inteligência capazes de aumentar a capacidade de produção da prova e, portanto, diminuir a impunidade. O Secretário anuncia o fim da “improvisação” e das “frase feitas” na segurança pública com a implantação dos modernos recursos de mapeamento que permitirão identificar os pontos de concentração da prática de delitos (hot spots). Se dirigindo aos jornalistas, o Secretário explica que a criminologia identificou há muito a notável característica da concentração espacial dos crimes e sua impressionante regularidade por conta das condições facilitadoras.�

[...] Bem que podia acontecer, né? Em Minas Gerais, por exemplo, muito disso já é realidade. Enquanto isso, por estas bandas, seguimos, sob aplausos, com as blitze e com as frases feitas. “Política de segurança” à moda John Wayne. Prá quem gosta de um bom faroeste. Yeahh!"
Moral da história: PSDB por PSDB, os mineiros ao menos tem um governo que tomou notícia da criminalística, ciência desenvolvida no século 19, se não me engano. Já os gaúchos tem um governo que, na área de segurança, se contenta em cruzar a velha arte retórica com alguma novilíngua. (Foi assim que os desde sempre superlotados presídios se encheram por causa da "eficiência" e da "segurança" dos últimos 30 dias, não?)

boa noite pro porco: "Eu sei o que vocês fizeram na gestão passada..."

boa noite pro porco: "Eu sei o que vocês fizeram na gestão passada...": "Bem, agora nenhuma amarra institucional impede Paulo Feijó (PFL), nosso empresário-político preocupadíssimo com a moral, os bons costumes e a ética na política e na administração pública, que uma coisa da qual entendem empresários envolvidos com política é de ética, de comprovar documentalmente as referidas denúncias. Paulo Feijó, zeloso que é do interesse público, não titubeará, trazendo à luz tudo aquilo que sabe a respeito da gestão de Fernando Lemos frente ao Banrisul."

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Um helicóptero a menos - Alá é grande

Morte de peixes no RS revela ineficiência do governo, diz ambientalista

Morte de peixes no RS revela ineficiência do governo, diz ambientalista: "A mortandade de peixes ocorrida nos últimos dias na cidade de Pelotas (RS) evidencia a falta de planejamento e de fiscalização dos governos em relação aos recursos hídricos. A avaliação é do ambientalista Antônio Soler, do Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Rio Grande do Sul."

www.esquerda.net - Iraque, mais de mil mortos na última semana

www.esquerda.net - Iraque, mais de mil mortos na última semana: "O ministério do interior do governo do Iraque reconheceu que na última semana morreram mais de mil pessoas, vítimas de atentados e bombardeamentos. No Sábado, a explosão de um camião-bomba junto a um mercado, num bairro predominantemente xiita de Bagdad, provocou cerca de 130 mortos e mais de 300 feridos. Ontem projécteis de morteiro lançados sobre um bairro sunita mataram vinte pessoas.
Nos Estados Unidos a administração Bush vai pedir ao Congresso mais 235 mil milhões de dólares, para os custos de guerra no Iraque e no Afeganistão. O exército norte-americano reconheceu que os quatro helicópteros que caíram na última quinzena no Iraque foram derrubados pelos insurrectos."