sábado, 22 de março de 2008

Bélgica: polícia detém 450 em protesto contra Otan


Ao redor de 450 manifestantes foram hoje detidos pela polícia quando tentavam entrar na sede da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Bruxelas, para protestar contra a participação da aliança nas guerras do Iraque e Afeganistão. Um dos manifestantes ficou ferido, ao cair sobre a cerca de arame do local, e teve que ser levado ao hospital, segundo a informação dada pela polícia.

Segundo os organizadores do protesto, mais de 700 ativistas de 17 países-membros da Otan participaram da tentativa de entrar na sede da organização, nos arredores da capital belga, e cerca de 50 chegaram a invadir o recinto, embora tenham sido imediatamente retirados.

A Polícia utilizou para repelir os manifestantes cachorros e canhões de água, segundo as imagens divulgadas pela televisão pública RTBF. Segundo a agência Belga, a polícia não planeja apresentar acusações contra os participantes do protesto.

O alvo da manifestação, batizada como "NATO Game Over" (Otan, jogo terminado), é denunciar o papel da Aliança Atlântica na cena internacional e sua participação em crimes de guerra. Na opinião das organizações que convocaram o ato, a Otan deve ser reformada e sua capacidade de intervenção militar suprimida, para concentrar-se na prevenção de crise e na ajuda ao desenvolvimento.

A menos de 15 dias da cúpula que a Aliança realizará em Bucareste, entre os dias 2 e 4 de abril, os manifestantes também reivindicaram a retirada das armas nucleares americanas de solo europeu.

EFE

Escândalo do DETRAN



O SILÊNCIO DA IMPRENSA DE PORTO ALEGRE SOBRE CANOAS


Saiu no blog RS Urgente: "Já está ficando ensurdecedor o silêncio da imprensa de Porto Alegre sobre um dos braços mais explosivos da Operação Rodin: a prefeitura de Canoas, administrada pelo tucano Marcos Ronchetti. O indiciamento do secretário de governo, Francisco Fraga, pela Polícia Federal, foi tratado com extrema discrição. Segundo as informações já divulgadas pela PF e pela Justiça Federal, Canoas era uma peça-chave no esquema. Até aqui, a brava imprensa da capital não se interessou pelo tema. Deve ser porque Canoas é muito longe de Porto Alegre. Mas há outras fontes de informação. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode visitar, por exemplo, o site do jornal O Timoneiro. A cobertura do jornal trata, entre outras coisas, das estreitas relações entre o governo Ronchetti e o chamado “Grupo de Santa Maria”. Confira alguns dos temas, publicados pelo jornal de Canoas, que não estão interessando à imprensa da capital:


“Em Canoas, o episódio foi mais forte, pois o professor José Fernandes e sua equipe, dividido em várias empresas, estão, de longa data, de corpo e alma dentro da administração municipal. Todos conhecem o chamado grupo de Santa Maria. Sabem da influência que esse grupo possui na administração municipal de Canoas e a estreita ligação com o secretário Francisco Fraga”.

“Essa Consultoria Pensant, que está na crise do escândalo do Detran, também tem contrato com a Prefeitura Municipal de Canoas. Olhando bem, Fatec, Pensant e outras, José Fernando e Lair (Ferst) têm passagens marcantes na Administração Ronchetti. Setores da sociedade canoense aguardam a vinda da Polícia Federal a Canoas como nordestino aguarda a chuva”.

“As pessoas que transitam próximo ao antigo gabinete do prefeito e do atual estão surpresas porque há vários dias não conseguem ver o sr. Lair Ferst, em sua moderna caminhonete, e os célebres pacotes que transportava sempre em direção ao paço municipal. Era uma figura muito simpática vista pelos corredores da administração municipal e sempre presente nas festas e encontros com o prefeito e o secretário Francisco Fraga”.
“Aqui na ‘ilha’ Canoas, tão perto geograficamente, mas tão longe dos olhos da Capital, quase tudo parece possível, desde que tenha o consenso dos poderosos. Uso particular de carros públicos por ocupantes de Cargos de Confiança – inclusive para levar filhos à escola; estacionar em locais proibidos repetidamente sem ser multado; destruir fauna protegida por lei; liberação de obra irregular - às vezes as regulares não são autorizadas por falta de influência; conseguir vagas em escolas; conseguir remédios da Farmácia Básica sem entrar na fila; autorização para realização de exames médicos na rede privada, inclusive fora da cidade, com pagamento integral pela Prefeitura; emprego nos ‘trenzinhos da alegria’; ser inserido nos programas públicos de acesso à moradia; ter luz no poste da sua rua; ter subsídios ou ganhar terrenos para sua associação, ONG ou outro tipo de entidade. Estas, e outras mais,são algumas das vantagens que apenas os amigos dos poderosos usufruem”.
Escrito por Marco Weissheimer às 13h30

Estados Unidos censura páginas web de temas cubanos

De un plumazo en la lista de vigilancia, y desaparece la voz

4 de marzo, 2008
Por ADAM LIPTAK

The New York Times

Traducido por Margarita Alarcón, del equipo de Traductores de Cubadebate y Rebelión.

Steve Marshall es un agente de viajes inglés. Vive en España, y vende opciones de viajes a europeos que desean ir a lugares soleados, incluyendo de Cuba. En octubre, cerca de 80 de sus sitios Web dejaron de funcionar, gracias al gobierno de los EEUU.

Los sitios, en inglés, francés y español, llevaban funcionando desde 1998. Algunos como www.cuba-hemingway.com, eran literarios. Otros como www.cuba-havanacity.com, trataban temas de historia y cultura de Cuba. Y otros como www.ciaocuba.com y www.bonjourcuba.com — eran puros sitios comerciales dirigidos a turistas italianos y franceses.

“Vine por la mañana al trabajo y no teníamos ni una sola reservación,” dijo el Sr. Marshall por teléfono desde las Islas Canarias. “Pensamos que era un problema de desperfecto técnico.”

En cambio resultó ser que los sitios Web del Sr. Marshall habían sido incluidos en la lista negra del Departamento del Tesoro de los EEUU, y a consecuencia de esto, el registro de su dominio que es la compañía eNom Inc. los había inactivado. El Sr. Marshall dijo que eNom le había dicho que así había sido después que recibieran una llamada del Departamento del Tesoro, la compañía que radica en Bellevue, Wash., dijo haberse enterado por un blog que los sitios estaban en una lista negra.



O texto completo no Rebelión.


Racismo em Israel ganha força, diz relatório

Racismo em Israel ganha força, diz relatório

Um relatório divulgado por uma ONG em Israel diz que as manifestações de racismo na sociedade israelense se tornaram mais freqüentes no último ano.

No documento, divulgado nessa quarta-feira, a ONG Mossawa, que defende direitos de cidadãos árabes em Israel, acusa líderes políticos de criarem um clima de “legitimação ao racismo” contra os cidadãos árabes, que representam 20% da população do país.


O texto continua na BBC Brasil.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Colombia usó super bombas para atacar a las FARC


CRITICA DIGITAL:

El ataque al campamento de las FARC en territorio ecuatoriano se realizó con 10 bombas de alta tecnología, similares a las utilizadas en la guerra de Irak, y que no pueden ser lanzadas desde aviones Súper Tucano, aeronaves que Colombia asegura haber utilizado el primero de marzo.

La determinación de los tipos de armamentos empleados en el ataque militar colombiano al campamento irregular, fue realizado por un informe pericial de la Fuerza Aérea del Ecuador (FAE) que reprodujo parcialmente hoy el diario quiteño El Comercio.

El informe se condice con las sospechas hechas públicas por el gobierno ecuatoriano de Rafael Correa, desde poco después del ataque, referidas a la posible participación de aeronaves y pertrechos de terceros países.

De acuerdo con el informe de los peritos, se utilizaron 10 bombas GBU 12 Paveway II de 500 libras, que dejaron cráteres de 2,40 metros de diámetro por 1,80 metros de profundidad. Este tipo de bomba fue muy usado por la coalición internacional encabezada por Washington durante la 'Operación Tormenta del Desierto', en Irak, reprodujo el diario.

Según las especificaciones del fabricante de la bomba GBU 12, Texas Instruments, según la cita del informe castrense, este explosivo puede ser guiado por láser, GPS o tecnología intersensorial (INS).

Según la Guía de Identificación de Armamentos de la OTAN, este tipo de bombas por sus características técnicas, no puede ser utilizada por los aviones Super Tucano que habrían intervenido en el ataque perpetrado en la madrugada del primero de marzo, tal como informó posteriormente el Ministerio de Defensa de Colombia.

El gobierno ecuatoriano también investiga el despegue de un avión HC-130 desde la bases estadounidense de Manta, en territorio ecuatoriano, horas antes del ataque a la base en que murió el segundo jefe de las FARC Raúl Reyes.

Las autoridades ecuatorianas aseguraron desconocer hasta el momento el rumbo que tomó esta aeronave de Estados Unidos, aunque según las autoridades de la base militar, se realizó una labor de control rutinario a las costas ecuatorianas.

La irrupción militar colombiana en territorio ecuatoriano generó la ruptura de relaciones entre Quito y Bogotá, en una crisis diplomáticas que comenzó a ser zanjada en la reciente reunión del Grupo Río y del encuentro de cancilleres en la Organización de Estados Americanos.

Palestina ao sul do Equador


CARTA CAPITAL:

O burburinho toma conta da sala abafada. O cenário é o Centro Cultural Árabe-Palestino, em Porto Alegre. O tom de voz indica que os homens estão embravecidos, muito embravecidos. Um deles é Ziyad Shahadeh, 32 anos, cabeleireiro de profissão, sem pátria por condição. Há três meses, procura trabalho usando como arma as poucas palavras que aprendeu a falar em português. A bem da verdade, ele chegou a arrumar emprego em um salão de beleza. “Não tinha salário fixo, ganhava por cabeça.” Só não contava com a mudança de estação. No verão, boa parte da clientela mudou-se provisoriamente para o litoral. Ziyad não teve tempo de gozar férias. Com a diminuição das cabeleiras a serem aparadas, foi dispensado menos de 30 dias depois de afiar a tesoura. O ócio só aumentou a saudade dos pais e sete irmãos que ficaram no Oriente Médio. Os cunhados estão sabe lá onde. Não é de estranhar que a maior fatia dos R$ 350 que recebe de ajuda de custo da ONU se esvaia na corrida à banca de jornal para comprar cartões telefônicos. “Com R$ 30, falo menos de cinco minutos.”

Com outros nove muçulmanos sunitas com idade entre 22 e 60 anos, Zyad vive em um condomínio de Sapucaia do Sul, cidade próxima a Porto Alegre. Faz parte de um grupo de pouco mais de 100 palestinos nascidos no Iraque que foram resgatados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) do campo de Ruweished, localizado na Jordânia, entre setembro e novembro do ano passado. Boa parte deles, 52, abrigou-se no Rio Grande do Sul. Antes da invasão americana, em 2003, os sunitas viviam sossegados sob a proteção do governo de Saddam Husseim, executado na forca em dezembro de 2006. Com a queda de Bagdá, passaram a ser atacados e depois mortos pelos xiitas, ávidos por vingança após duas décadas de perseguição. A rota de fuga os conduziu até a Jordânia, que já havia recebido milhares de iraquianos depois da Guerra do Golfo, em 1991.

Após recusa de Canadá, Austrália, Chile e países escandinavos, o Brasil aceitou assentar os refugiados de Ruweished. No Rio Grande do Sul, enquanto os casados espalharam-se pelo interior com suas famílias, os dez homens solteiros estabeleceram-se em Sapucaia do Sul. Um deles faz tratamento contra o alcoolismo em uma clinica na área rural do município. Quando desembarcaram, estavam-lhes destinadas moradias coletivas. Mas eles bateram pé. Exigiram apartamentos individuais, e foram atendidos. Além da ajuda monetária, a ONU paga aluguel, água, luz, transporte e aulas de português.

Mas eles não parecem nada satisfeitos. Na reunião com os representantes da ONU, a principal queixa é a de não ver cumprida suposta promessa das Nações Unidas de reunir no Brasil pais, mães, filhos, netos, irmãos, cunhados, tios, genros e demais parentes que ficaram no Oriente Médio. Longe do clã, alegam não ter cabeça para procurar trabalho ou aprender português. “Lá, vivíamos uma tragédia. Aqui, ficou pior. Pelo menos, estávamos próximos dos familiares e agora nem sabemos o que poderá acontecer com eles”, diz Ziyad. A promessa de reunião familiar na nova terra teria sido feita quando ainda estavam no campo da Jordânia, mas não há documento que comprove. Karin Wapechowski, da Associação Padre Antônio Vieira (ASAV), coordenadora do projeto de reassentamento no sul do país, joga um balde de água fria: “Não dá para pensar em trazer as famílias enquanto eles não demonstrarem que podem sustentá-las aqui no Brasil”.

Longe disso, nenhum dos dez palestinos refugiados em Sapucaia do Sul tem trabalho atualmente. Na época do Natal, alguns dos refugiados até conseguiram ocupação em lojas de patrícios, no comércio popular da área central da capital gaúcha. Mas quando passou a festa cristã, as lojas dispensaram seus empregados temporários. Como se não bastasse a retração do mercado pós-natalino, a mão de obra tem lá suas dificuldades de adaptação ao ritmo capitalista. Os patrões reclamaram que o pessoal não cumpria horário e faltava seguidamente ao trabalho. “Eles estão ainda impactados com a transição para uma vida normal de qualquer trabalhador”, justifica Karin.

Não por acaso, um exemplar do Al Qabas (diário publicado na cidade do Kuwait), com data de agosto de 2007, atirado no tapete do Centro Cultural Árabe-Palestino, é outra arma para matar a saudade. É que a falta de ânimo afeta também as aulas de português com professor particular que a ONU lhes concede. O alfaiate Mohammad Ibrahim Dawaymeh, 24 anos, que deixou para trás o pai inválido, duas irmãs casadas com maridos desaparecidos, cada uma com três crianças, admite: “Não dá para conseguir emprego sem falar o português”.

Sem dúvida, nenhum deles terá chance de escrever como Machado de Assis ou discursar como Ruy Barbosa. As aulas temáticas servem mais para ajudá-los a se virar em tarefas prosaicas como pegar ônibus, ir ao mercado e voltar para casa. Mesmo assim, a freqüência deixa a desejar. Em parte devido à disparidade de conhecimento. Alguns não decifraram ainda sequer a linguagem escrita do idioma árabe. Não é o caso de Youssef Monsour Al-Manasir, de 60 anos, que chegou a cursar Letras na Universidade de Bagdá. Ele se apresenta como artista plástico. Entre os mais novos, a busca é por profissões conectadas com o mundo global. Issam Ali Hassam, de 25, planeja fazer curso de computação. “Cheguei a me preparar para a faculdade em Bagdá, mas não deu tempo. Tive que fugir.”

Uma prova de que a vida no Brasil ainda não seduziu os refugiados de Sapucaia do Sul é que eles quase não saem de casa. No campo de Ruweished, viviam em tendas claustrofóbicas, sem janelas. Lá fora, fazia calor demais durante o dia. À noite, o frio era de renguear cusco (cão vira-lata), como diz o gaúcho. Sem mencionar as tempestades de areia e, principalmente, a vizinhança hostil – cobras, aranhas e escorpiões. O contato com o mundo exterior se dava através de televisão por satélite e celulares pré-pagos. O jeito era gastar o tempo matutando acerca da vida, jogando cartas e fumando cigarros, muitos cigarros. O vício até que diminuiu por motivo de força maior, uma vez que o preço da nicotina no Brasil é mais um dos reclames do grupo palestino. “É fumar ou comer”, resigna-se Ziyad, resistindo à tentação de puxar o maço de dentro do bolso.

No caso das famílias assentadas no interior gaúcho, o hábito de não se aventurar fora da tenda persiste ainda que a paisagem tenha mudado e a moradia não seja mais tão asfixiante. Mulheres e idosos, principalmente, relutam atravessar a porta da rua. Às vezes, buscam no passado motivos para isso. Reclamam de dores no peito, tontura, mal-estar. Levados até o posto médico, nada é constatado. Talvez porque ainda não tenham esquecido as regras do campo de refugiados, lugar que não podiam abandonar, a menos que fosse por motivo de saúde, e ainda assim com escolta policial. No Brasil, a porta está aberta. Mas é como se ainda não tivessem colocado os pés no campo da liberdade.

Sea Shepherd faz uma pausa...

ONG encerra perseguição a baleeiro japonês na Antártida

DA REUTERS

A ONG Sea Shepherd, que têm perseguido navios baleeiros japoneses no oceano Austral, encerrou suas atividades neste verão por falta de combustível para seu navio. O grupo diz ter salvo mais de 500 baleias.
"Só temos combustível para voltar ao porto [na Austrália]", disse Paul Watson, líder da ONG. "Fizemos tudo o que poderíamos ter feito aqui nesta temporada."
O Japão, que alega arpoar baleias com fins científicos -a caça comercial do animal está suspensa desde 1986- classificou a Sea Shepherd como grupo terrorista, após uma série de ações da ONG.
Em janeiro, dois manifestantes da organização invadiram o convés do baleeiro Yushin Maru e foram detidos por dois dias pelos japoneses. Durante esse período, o navio japonês foi atacado pelos ambientalistas com bombas de mau-cheiro.
Na semana passada Watson disse ter sido atingido por um tiro disparado do navio japonês -e salvo por um colete à prova de balas. O governo do Japão disse que seus guardas usaram apenas bombas de efeito moral.

Notícia da Folha de São Paulo, de 12 de março de 2008 (para assinantes).

MELLO: KAMEL DESCOBRIU QUAL É O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL

MELLO: KAMEL DESCOBRIU QUAL É O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL


por Antônio Mello, do blog do Mello: O diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali, Lá ou Acolá (estou testando hipóteses) Kamel é um sabichão. Hoje, ele publicou em O Globo um artigo luminoso, que lança luz sobre as raízes dos problemas brasileiros. Não, a origem de nossos problemas não está nos bilhões que despendemos com o serviço da dívida. Nem nos bilhões (mais de 70) de dívidas que produtores rurais não pagam, de calote em calote. Nem nos vários incentivos fiscais que oferecemos às grandes empresas e aos mega-especuladores, para que passeiem suas fortunas por nossa disneylândia financeira, e saiam daqui com o lucro gordo e livre de impostos. A origem de nossos problemas também não está na venda a preço vil de uma Vale do Rio Doce, nem nas privatizações feitas “no limite da irresponsabilidade”... Leia aqui o restante da matéria!

Isto é, veja o restante da matéria no Vi o Mundo.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Relatório antecipa próximas tendências para jornais

Relatório antecipa próximas tendências para jornais

Da Redação

O Instituto de Imprensa da América lançou recentemente um relatório que promete ser um “caminho das pedras” para empresas jornalísticas no século XXI. Desenvolvido pelo Newspaper Next 2.0, criado para pensar o futuro dos jornais, “Making the Leap Beyond Newspaper Companies” traz uma série de preceitos que devem ser seguidos para quem quer sobreviver no cenário de mídia atual.

Indo além da teoria, o documento traz estudos de casos de 24 produtos que seguem o que a Newspaper Next propõe, além dos perfis de sete empresas que também acataram as sugestões. Em linhas gerais, os autores definem sua visão por três pontos.

  • Jornais devem ampliar sua função, se tornando produtos de informação e também de conectividade e integração para um mercado ou região;
  • Ir além dos conceitos de “leitores” e “anunciantes”, interpretando-os como “consumidores” e “negócios”, e como o jornal pode ligar todos esses elementos em um mercado;
  • Identificar onde estão as necessidades de cada mercado e os “trabalhos a serem feitos” e se dirigir a estes elementos.

O relatório pode ser baixado gratuitamente no site do Newspaper Next.

Outro texto do Comunique-se. O boletim do Comunique-se desta quinta-feira está bastante fértil. Este texto acima não chega a ser algo de preocupação primordial do blog, mas pode indicar uma tendência por onde possam entrar os jornalões brasileiros.

Mídia influencia mais da metade dos deputados federais, diz pesquisa

Mídia influencia mais da metade dos deputados federais, diz pesquisa

Da Redação

Uma pesquisa da agência FSB Comunicações revela que mais da metade (62%) dos deputados federais entrevistados (246) deu nota acima de cinco, numa escala de 0 a 10, para a influência que a mídia tem em suas decisões e votos.

O estudo “Deputados Federais, Mídia e Conjuntura Política”, realizado entre 04 e 19/12/07, utilizou uma amostra representativa de 48% dos parlamentares da Casa.

A pesquisa aponta ainda que o meio jornal é o mais utilizado pelos deputados federais. Mais de noventa e seis por cento (96,3%) deles lêem jornal todos os dias. O preferido é a Folha de S.Paulo (84,7%), seguido de O Globo (48,6%), Estadão (32,9%) e Correio Braziliense (32,1%).

As revistas estão na consulta diária de 87,8% dos parlamentares. Veja é a mais lida, com 78%, seguida da IstoÉ (52,8%), Época (40,2%) e CartaCapital (25,2%).

Telejornais estão na preferência de 62,2% dos parlamentares, diariamente. Os mais assistidos são: Jornal Nacional (60,6%), seguido do Jornal da Globo (39,4%), Jornal da Record (29,3%) e Jornal das Dez, do SBT (27,2%).

Sites e blogs são consultados todos os dias por 47,2% dos deputados federais, com a maior audiência para o Blog do Noblat (24,4%), seguido do UOL (22,4%), Portal Terra (9,8%) e Josias de Souza (9,3%).

O meio rádio está equiparado com a Internet, com 47,2% da audiência diária dos parlamentares. A CBN está na frente (63,8%), seguida da Band News FM (20,3%), Câmara (15,4%) e Jovem Pan (8,9%).

Outra notícia do Comunique-se.

Veja Rio dispensa coluna de Tutty Vasques

Veja Rio dispensa coluna de Tutty Vasques

Miriam Abreu

A coluna de Tutty Vasques não será mais publicada na Veja Rio. Alfredo Ribeiro, jornalista que assina como o personagem, recebeu um telefonema do diretor de redação da Vejinha, Carlos Maranhão, na quarta-feira (19/03), e foi avisado de que a revista vai realizar mudanças e que abririam mão da colaboração do jornalista.

Ribeiro contou ao Comunique-se que nada mais foi dito. “Não me deram nenhuma explicação para isso, mas é um direito deles me dispensar. Fui o primeiro editor da revista, estranhei e acho que não precisava ser feito dessa forma”.

O jornalista prefere não pensar em conspirações. “Tô fora dessas discussões”.

Há quem associe a nota que Tutty escreveu no blog do Estadão sobre Paulo Henrique Amorim à saída dele da Vejinha. "A luta contra o tal Partido da Imprensa Golpista (PIG) fez sua primeira vítima: Paulo Henrique Amorim sumiu do IG. Aí tem! Sem comentários, por favor”, escreveu.

O Comunique-se não conseguiu falar com Maranhão até o fechamento desta nota.

"Tutty deixa de escrever por uma decisão editorial de reformulação que a gente quer fazer passando pelos cronistas. Manuel Carlos vai continuar [ele revezava com Tutty o espaço, quinzenalmente] a escrever e estamos procurando uma mulher para substituir o Tutty. Estou à frente da revista há um ano e acho que deve ser feita uma mudança. Ele não foi demitido porque não era funcionário, só vai deixar de colaborar. Quanto às hipóteses de que você falou sobre post em blog, eu desconheço", disse Maranhão.

Notícia do Comunique-se. Entendeu? Quer que explique? Quer que desenhe? Ou será só paranóia?

Tutty Vasques: Pela liberdade de imprensa

A luta contra o tal Partido da Imprensa Golpista (PIG) fez sua primeira vítima:

Paulo Henrique Amorim sumiu do IG.

Aí tem!

Sem comentários, por favor.

Da coluna do Tutty Vasques no Estadão.


Os motivos do rompimento

Não, desta vez não foi pressão de José Serra (PSDB). É raro, mas no caso da "demissão" de Paulo Henrique Amorim do iG, Serra está inocente. Ao que este blog conseguiu apurar - e não foi muita coisa ainda - a motivação do rompimento do contrato foi a postura firme de Paulo Henrique contra a fusão da Brasil Telecom com a Oi (a tal "Broi" de que ele tanto fala). Como a Brasil Telecom é controladora do iG, a versão faz sentido. E, a ser verdadeira esta versão, a recisão é, do ponto de vista do iG, compreensível. O que não cola é a desculpa dada pelo provedor de que o site não tinha audiência e não atraia anunciantes. Amanhã, no novo site do jornalista, será possível saber com detalhes o que ocorreu. De qualquer maneira, de positivo resta o fato de que a internet continua sendo o mais democrático dos meios de comunicação: a temporada fora de Paulo Henrique Amorim fora do ar será curta, para a decepção dos blogs direitosos, em festa hoje com a decisão do iG.

Texto do Blog Entrelinhas.

quarta-feira, 19 de março de 2008

OS REFUGIADOS DO IRAQUE






Ex-combatentes se mobilizam nos EUA contra Guerra do Iraque


Ativistas, pacifistas e ex-combatentes se mobilizaram hoje em todos os Estados Unidos para protestar contra a Guerra do Iraque, que começou na madrugada de 20 de março de 2003 (hora local, noite de 19 de março em Brasília).

Até agora, cerca de quatro mil soldados americanos morreram e mais de 30 mil ficaram feridos.

Os protestos convocados hoje contra a Guerra do Iraque incluíram manifestações e ações de desobediência civil, vigílias, orações e passeatas estudantis em grandes cidades do país, de Nova York a San Francisco, assim como na capital, Washington.

Um grupo de combatentes no Iraque pediu em Washington a detenção do presidente americano, George W. Bush, por começar uma guerra que os ativistas consideram "ilegal".

"Nós fomos como voluntários defender este país", disse um orador do grupo Veteranos do Iraque e do Afeganistão em uma manifestação em frente ao Departamento de Justiça dos EUA, em Washington.

"Agora viemos aqui para ver se há um policial, um juiz decente e com coragem para prender Bush por esta guerra ilegal", acrescentou o ex-soldado.

A poucas quadras do local, a Polícia deteve cerca de 30 manifestantes que se sentaram no chão e fecharam o acesso ao departamento de Fazenda (IRS, na sigla em inglês).

Enquanto isso, outros cem ativistas, vestidos de preto e usando máscaras, desfilou em frente à Casa Branca em uma chamada "passeata dos mortos".

Em Washington, outras manifestações, quase todas lideradas por ex-combatentes no Iraque e no Afeganistão, protestaram em frente ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional, ao Congresso, ao Instituto Americano do Petróleo, a empresas petrolíferas e a veículos de comunicação.

Os estudantes universitários em Dakota do Norte e Nova Jersey abandonaram as aulas, e na Universidade de Minnesota os alunos anunciaram que fechariam os escritórios de alistamento militar dentro do prédio acadêmico.

Na praça de Times Square, em Nova York, várias das integrantes da Brigada de Avós pela Paz contaram, com canções, o número de mortos no Iraque.

Já nos arredores de Miami, dezenas de manifestantes, também vestidos de preto e carregando cartazes, desfilaram perto da sede do Comando Conjunto Sul das Forças Armadas, e em Ohio os grupos contrários à guerra anunciaram várias manifestações e vigílias.

Embora a maioria dos protestos até agora tenha sido pacífica ou marcada por atos de desobediência civil não violentos, a Polícia deteve terça-feira várias pessoas na cidade de Vestal, em Nova York, quando os manifestantes interromperam o trânsito e, segundo a Polícia, causaram dois acidentes.

Os policiais detiveram hoje sete pessoas em San Francisco depois que os ativistas se acorrentaram ao portão do edifício do Federal Reserve (Fed, banco central americano) na cidade californiana.

Outras nove pessoas, que vestiam roupas de executivos e chapéus com cartazes nos quais se lia "No blood for oil" ("Não mais sangue em troca de petróleo"), foram detidas quando se sentaram no chão e impediram a entrada de funcionários no prédio da empresa Chevron.

Centenas de pessoas desfilaram pelo Distrito Financeiro de San Francisco carregando cartazes e gritando frases contra a guerra.

EFE

COTIDIANO IRAQUIANO


Soldados americanos matam iraquianos por engano

Pelo menos três policiais iraquianos foram mortos hoje por soldados dos Estados Unidos, que abriram fogo contra eles por engano em uma área a oeste de Kirkuk (nordeste de Bagdá), informou a agência Aswat al-Iraq.

Segundo a agência de notícias independente, que cita uma fonte da polícia iraquiana, os três policiais, entre eles um tenente, morreram quando viajavam em um veículo pelo distrito de Al-Rashad, ao sudoeste de Kirkuk, e militares americanos abriram fogo contra eles, aparentemente por engano.

Além disso, outro policial iraquiano ficou ferido neste ataque.

Os corpos foram levados para o hospital público de Kirkuk, explicou a fonte, que não deu mais detalhes sobre o episódio.

Além disso, pelo menos 11 soldados iraquianos e três civis acabaram feridos hoje após a explosão de um carro-bomba que foi jogado por um suicida contra um quartel militar em Mossul, disseram fontes da polícia.

As fontes afirmaram que o suicida jogou o veículo contra o quartel no bairro de Al-Ansar, no leste da cidade.

A explosão também deixou grandes danos materiais em edifícios próximos.

EFE

IG DEMITE PAULO HENRIQUE AMORIM E TIRA SITE DO AR

Luiz Carlos Azenha, do Vi o Mundo, informa: "O jornalista Paulo Henrique Amorim confirmou por telefone, há alguns minutos, que foi demitido pelo portal IG por fax. De acordo com o jornalista, ele foi informado há uma hora (por volta das 17 horas), por fax, de que o portal não renovaria o contrato, que vence no dia 31 de dezembro próximo. O IG menciona uma cláusula no contrato que daria ao portal o direito de tirar o site do ar dentro do prazo de 60 dias que antece o fim do contrato. O jornalista disse que voltará amanhã à internet, mas ainda não sabe em qual endereço. Disse também que não poderia gravar entrevista por não ter consultado seu advogado. O jornalista disse que não foi informado do motivo que levou à decisão do IG. Paulo Henrique Amorim, que também é repórter da TV Record, é crítico tanto de José Serra quanto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso". Clique AQUI para saber mais.

Atualizando, Azenha informa: Dentro de duas horas vai entrar na rede o novo site de Paulo Henrique Amorim (www.paulohenriqueamorim.com.br)

OMAR DIZ: VAMOS DEMITIR O IG?

Assassino recompensado

Colômbia vai pagar recompensa a guerrilheiro

O governo colombiano confirmou, na sexta-feira, que pagará uma recompensa em dinheiro ao rebelde das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que matou seu chefe, um alto líder da guerrilha, na semana passada.

Segundo o jornal colombiano El Tiempo, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, disse que o valor da recompensa ainda não havia sido definido, mas que poderia chegar até US$ 2,5 milhões.

Pedro Pablo Montoya, de codinome ‘Rojas’, confessou ter matado Ivan Ríos, de quem era segurança, porque queria se desligar da guerrilha mas temia a represália do chefe.

Ele se apresentou às autoridades levando a mão direita de Ríos como prova, além de seu computador, carteira de identidade e passaporte. Mais tarde, revelou onde enterrou os corpos do guerrilheiro e de sua parceira.

Texto completo na BBC Brasil. Comentário: não sejamos inocentes. Os governos, muitos governos, têm seus serviços secretos e seus espiões, e estes eventualmente cometem assassinatos. Mas este Judas (Judas Iscariotes antes de qualquer revisionismo sobre a personagem), assassinou duas pessoas que estavam sob a sua guarda, enquanto dormiam. Agora talvez receba uma imensa bolada pela sua traição e pelo assassinato cometido. O negócio chegou a tal ponto que mesmo correligionários do governo Uribe chegaram a ficar apreensivos com o sucedido.



Após impasse, OEA 'rechaça' incursão da Colômbia no Equador

Após impasse, OEA 'rechaça' incursão da Colômbia no Equador

Os países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) alcançaram na madrugada desta segunda para terça-feira, em Washington, na sede da entidade, uma resolução sobre a crise entre Equador e a Colômbia.

Após cerca de 15 horas de reuniões e de quatro diferentes esboços terem sido apresentados, a OEA chegou a um documento final que ''rechaça'' a incursão militar colombiana.

A crise entre os dois países foi deflagrada após forças militares colombianas terem bombardeado, no dia 1º de março, um acampamento do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), dentro do território equatoriano.

De acordo com a entidade, a operação colombiana foi feita ''sem o conhecimento ou consentimento prévio do governo do Equador'', o que viola artigos da carta da OEA.

Os Estados Unidos apoiaram o texto final, mas fizeram restrições ao artigo 4 do texto, que condena a ação colombiana. Na visão da representação americana, a Colômbia exerceu o seu direito de ''legítima defesa'', durante o ataque voltado contra as Farc.



Texto completo na BBC Brasil. Há também comentários na Vieja Bruja.


terça-feira, 18 de março de 2008

Brasil vai liderar batalha diplomática contra EUA, diz 'Página 12'

Brasil vai liderar batalha diplomática contra EUA, diz 'Página 12'

“O Brasil vai liderar uma discreta batalha diplomática hoje com os Estados Unidos na Organização dos Estados Americanos(OEA), diz reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário argentino Página 12.

“Os governos do Brasil e dos Estados Unidos defenderam posições contrárias durante o conflito regional: enquanto o presidente (Luiz Inácio) Lula da Silva ‘condenou’ a ‘violação da integridade regional’, seu colega George W. Bush ratificou o respaldo ao presidente colombiano Álvaro Uribe em sua luta contra o ‘terrorismo’.”

Segundo o jornal, o governo brasileiro deverá, em acordo com representantes dos governos argentino, chileno e venezuelano, montar um “dique de contenção contra as manobras americanas para desculpar o presidente (colombiano) Álvaro Uribe pela invasão do território equatoriano”.

Nesta segunda-feira, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, deverá apresentar um relatório sobre sua visita ao acampamento das Farc, atacado por tropas colombianas no dia 1º de março, “dando origem à crise que estremeceu a região”.

Segundo o Página 12, o governo americano deverá argumentar, na reunião em Washington, que o combate ao terrorismo não pode respeitar as fronteiras e a “noção tradicional de soberania deve ser substituída pela de soberania relativa”.

“Para o Brasil, por outro lado, é inegociável a defesa do artigo 21 da Carta da OEA, que consagra a inviolabilidade dos territórios nacionais.”


De acordo com o jornal, Brasília estaria disposta a aprovar na reunião desta segunda-feira, na OEA, a criação de um grupo diplomático-militar formado por colombianos e equatorianos para atuar na fronteira ente os dois países.

Texto completo na BBC Brasil.


Só gente fina e de moral ilibada: estes são os indiciados

Máfia do DETRAN-RS “visava roubar dinheiro público” afirmou Superintendente da PF Ildo Gasparetto

CORREIO DO POVO, 15 de Março de 2008 - “O delegado federal Gustavo Schneider, responsável pela Operação Rodin, afirmou ontem que parte do que foi desviado no esquema de corrupção no Detran gaúcho já está bloqueado. De acordo com ele, a Polícia Federal (PF) bloqueou os imóveis, carros e contas bancárias dos indiciados no inquérito policial. A estimativa da PF é que o total chegue a R$ 44 milhões. As propinas para os indiciados seriam, em média, de R$ 175 mil. Segundo Schneider, ocorreram, no mínimo, seis encontros do “núcleo dirigente”, composto pelos acusados, com os representantes das empresas sistemistas, como a Pensant, Rio del Sur e Newmark, que foram contratadas pela autarquia. Ao mês seriam repassados do erário público cerca de R$ 320 mil. Conforme o delegado há alternativas para conseguir o ressarcimento dos valores.

A estimativa é que os bancos apresentaram 30% do total calculado em operações bancárias feitas pelos suspeitos. “Sabemos que entre 2004 e 2006 pessoas vinculadas à Pensant sacaram, em dinheiro vivo, R$ 500 mil”, disse Schneider. O esquema começou a fracassar quando o dinheiro escasseou para os sistemistas. Schneider afirmou que, além de uma disputa para se beneficiar das propinas, haveria uma disputa interna para que um dos lobistas fosse descartado. O núcleo de tudo isto seria a empresa Pensant, onde foram encontrados, segundo Schneider, provas estarrecedoras.

Uma delas, seria relativa às pessoas que fizeram lobbie no “Pacto pelo RS”, pagas pela Pensant. Mas os proprietários desta empresa, junto com os que se beneficiariam, pretendiam expandir os negócios para outros estados.”

A fraude começou a ser desvendada em maio de 2007, quando a PF infestigava duas fundações ligadas a UFSM. A Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia (Fatec) e a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Educacional e Cultural (Fundae).

O Superintendente da Polícia Federal Ildo Gasparetto “lembrou que que os contratos da Fatec, em 2003 e da Fundae, em 2007, foram firmados sem licitação”, pelo DETRAN-RS. Em 2003, o governador era Germano Rigotto, e o Secretário de Segurança era o hoje desaparecido Dep.José Otávio Germano (PP).

Em 2007, o “novíssimo jeito de governar” de Yeda Roratto Crusius (PSDB), como estamos percebendo, o Secretário de Segurança era o Dep.Bacci (PDT), que ao assumir com sua política do “lugar de bandido é na cadeia” passou a desencadear certo calafrio em algumas “pessoas de bem”.

O problema era se definir o que é e quais eram as pessoas de bem, uma questão de semântica. Alguns passaram a se achar mais pessoa de bem do que outros. Aí tudo desandou.

Sabemos agora que façam a putaria que fizerem, alguns, por pertencer a determinadas agremiações partidárias típicas de pessoas de bem, são dotadas de certo salvo conduto, na imprensa e na justiça dos homens destes pagos.

O Superintendente Ildo Gasparetto revelou também que “ as duas fundações terceirizavam os serviços prestados subcontratando empresas sistemistas, dando forma ao esquema que funcionava a partir da influência política de lobistas que obtinham contratos com o Detran para as fundações. O esquema ficou evidente quando a autarquia trocou a Fatec pela Fundae, em 2007. A PF comprovou a existência de disputa política entre sistemistas, pois manteve-se o elo com a Pensant Consultores, de José Fernandes, e foi excluído Lair Ferst.” Leia-se como briga de cachorro grande.

Lista dos indiciados pela Operação Rodin:

Alfredo Pinto Telles - Cunhado de Lair Ferst, sócio da Newmark Tecnologia

Antônio Dorneu Cardoso Maciel - Quando foi preso pela PF, era diretor da CEEE e tesoureiro-geral do PP. Seu flat na Capital serviria para a distribuição de propina. (ele era tesoureiro geral do PP no Estado e eminência parda que dominou os bastidores do partido e da política gaúcha durante 25 anos, com atuação intensa na Assembléia Legislativa, onde era tido como um deputado sem mandato – do portal VideVersus)

Carlos Dahlem da Rosa - Dono do escritório Carlos Rosa Advogados Associados, que prestava serviço de consultoria ao projeto e recebeu entre 2002 e 2006 R$ 4.146.626,67 da Fatec. Funcionário da CEEE, quando a Rodin foi desencadeada, descobriu-se que ele estava há oito meses recebendo salário da estatal sem comparecer ao trabalho

Carlos Ubiratan dos Santos - (Bira Vermelho - diretor administrativo do Trensurb ) Diretor-presidente do Detran entre 2003 e 2006. Em sua gestão o órgão fez convênio com a Fatec. É ligado ao deputado federal José Otávio Germano (PP). Poucos dias antes de sua prisão, Carlos Ubiratan dos Santos realizou uma festa de primeiro naipe, à qual compareceram figuras do primeiríssimo grau da política e dos negócios no Rio Grande do Sul, para a inauguração de seu fabuloso apartamento de cobertura na Avenida Dom Pedro II, em Porto Alegre, que tem uma quadra de futebol de salão, com grama verdadeira e goleiras no terraço (do portal VideVersus).

Damiana Machado de Almeida - Sócia da Pakt, empresa sistemista

Dario Trevisan de Almeida – Professor da UFSM, coordenador da Fatec e responsável pelos serviços ao Detran

Denise Nachtigall Luz - Mulher de Ferdinando Fernandes, sócia do escritório Nachtigall Advogados Associados, subcontratado pela Fatec

Eduardo Redlich João - laranja de Lair Ferst

Elci Terezinha Ferst - Irmã de Lair e sócia da Newmark Tecnologia da Informação, Logística Marketing

Ferdinando Francisco Fernandes - Sócio da Pensant e filho de José Fernandes

Fernando Fernandes - Filho de José Fernandes

Fernando Osvaldo de Oliveira Junior - Sócio da Pakt, empresa sistemista

Flávio Roberto Luiz Vaz Netto - Era diretor-presidente do Detran quando a Operação Rodin foi deflagrada. Foi preso pela PF e exonerado do cargo. É procurador do Estado aposentado (aposentado em tempo recorde). Foi em sua gestão que o Detran trocou, sem licitação, o contrato com a Fatec por outro com a Fundae. Foi indicado ao cargo pelo PP.

Francene Fernandes Cardoso - Filha de José Fernandes, dono da Pensant

Francisco José de Oliveira Fraga

Gilson Araújo de Araújo - Servidor do Detran, dono de empresa que era remunerada pela Pensant

Hélvio Debus de Oliveira Souza - Contador, prestava serviço para a Fundae

Hermínio Gomes Junior - Diretor do técnico do Detran, foi afastado no dia em que foi deflagrada a Operação Rodin. É ligado ao PMDB, especialmente ao secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Fernando Záchia. Teria sido indicado pelo partido ao cargo na autarquia

Ipojucan Seffrin Custódio - Dono de sistemista ligada à Pensant

José Antônio Fernandes - Sócio da Pensant Consultores, apontado como um dos mentores da fraude milionária

Lair Antônio Ferst - Empresário, ex-coordenadora da bancada do PSDB na Assembléia. Atuou como um dos coordenadores da campanha da governadora Yeda Crusius ao governo do Estado

Lenir Beatriz da Luz Fernandes - Mulher de José Fernandes

Luciana Balconi Carneiro - Funcionária da Fatec, é sócia da Pakt, subcontratada pela Fundae para prestar serviços ao Detran

Luiz Carlos de Pellegrini - Dirigia a Fatec quando a Rodin foi deflagrada

Luiz Gonzaga Isaía - Presidia a Fundae

Luiz Paulo Rosek Germano - (apelido “Buti”) Prestador de serviços do escritório Carlos Rosa Associados e irmão do deputado federal José Otávio Germano

Marco Aurélio da Rosa Trevizani - Contador de Lair Ferst

Marilei de Fátima Brandão Leal - Sócia da Pakt, empresa sistemista

Mario Jaime Gomes de Lima - Funcionário da Pensant

Nilza Terezinha Pereira - Dá nome à empresa NT Pereira, umas das sistemistas e que seria de fato de propriedade de Carlos Ubiratan dos Santos e de sua mulher, Patricia

Patricia Jonara Bado dos Santos - Mulher de Carlos Ubiratan dos Santos. Era administradora da NT Pereira, empresa parceira da Newmark Tecnologia, subcontratada para prestação de serviços ao Detran

Paulo Jorge Sarkis - Ex-reitor da UFSM

Pedro Luiz Saraiva Azevedo - Cunhado de Hermínio Gomes Junior. Dono da empresa PLS Azevedo, uma das que prestavam serviços a uma das terceirizadas contratadas pelas fundações

Ricardo Höher - Filho de Rubem Höher

Ronaldo Etchechury Morales - Ex-presidente da Fatec

Rosana Ferst - Irmã de Lair, sócia da Rio del Sur e subcontratada pela Fatec

Rosmari Greff Ávila Silveira - Servidora da Universidade Federal de Santa Maria

Rubem Höher - Coordenador do projeto Detran junto à Fundae e Sócio da Doctus, subcontratada pela Fundae para prestara serviços à autarquia

Silvestre Selhorst - Secretário-executivo da Fatec

Ressalte-se que o processo judicial depende de avaliação do inquérito pelo Ministério Público, que decidirá se denuncia ou não os indiciados. Somente em caso de denúncia pelo MP os indiciados passarão a réus.

Do portal Vide Versus :

Toda esta situação terá desdobramentos poderosos, inclusive, na Maçonaria do Rio Grande do Sul. A Corregedoria da instituição terá grande trabalho, porque boa parte dos presos na Operação Rodin é formada de maçons. A Polícia Federal também recebeu a informação de que a empresa Pensant, de José Fernandes e seus filhos, uma das beneficiárias com subcontratações superfaturadas causando fraude no Detran, foi contratado, por um escritório de jornalismo especializado em lobismo, para realizar serviços de marketing e planejamento para o projeto “Pacto Pelo Rio Grande”, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, no ano passado.”
“Na Assembléia Legislativa, deputados estaduais comentam abertamente que a governadora Yeda Crusius não manda no seu governo, e não tem área de segurança, ou de informações, já que foi comunicada da Operação Rodin, pegando gente da estrutura de seu governo, somente quando a operação já estava em curso, e com altos figurões do primeiro escalão administrativo já algemado e colocado dentro das gaiolas dos camburões da Polícia Federal. Os comentários são de que o delegado federal Ademar Stocker aceitou o convite para ser sub-secretário de Segurança somente para poder encaminhar as investigações da Operação Rodin por dentro do aparelho do Estado do Rio Grande do Sul sem despertar suspeitas.”

Seria muito bom, educativo, democrático e desejável que os partidos envolvidos e o Governo do Estado começassem a se manifestar e esclarecer a opinião pública. Chega ser constrangedor o silêncio, quase um atestado de cumplicidade.

Direto do Blog A CARAPUÇA



Texto copiado do blog do Gilmar da Rosa.

McCain, Guantánamo e seu governo

McCain, Guantánamo e seu governo

Fevereiro 19th, 2008 ·

"Os Estados Unidos nunca mais vão torturar um único preso sob sua custódia. A prisão de Guantánamo será fechada imediatamente e todos os prisioneiros, lá, serão transferidos para o Forte Leavenworth, no Kansas. Vou enfrentar as mudanças climáticas e tentarei ao máximo encontrar neste tema algum acordo que inclua Índia e China. Os EUA voltarão a atuar de forma multilateral."

John McCain, em entrevista ao diário espanhol El País, sobre que tipo de governo faria caso fosse eleito.

Texto do Weblog do Pedro Dória. Comentário rápido: menos mal...


Hamas se fortalece na Cisjordânia, indica pesquisa

Hamas se fortalece na Cisjordânia, indica pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Halil Shkaki, de Ramallah, indica uma mudança significativa na opinião pública palestina em favor do Hamas.

De acordo com a pesquisa, o apoio ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também aumentou na Cisjordânia.

O Instituto Halil Shkaki, considerado o maior instituto de pesquisas palestino, publicou na segunda-feira um levantamento indicando que nos últimos três meses o Partido Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, perdeu força para o Hamas, tanto na Faixa de Gaza como na Cisjordânia.

De acordo com o instituto, se as eleições para a Presidência palestina fossem realizadas hoje, o líder do Hamas, Ismail Haniya, venceria com uma pequena vantagem sobre o atual presidente e líder do Fatah, Mahmoud Abbas.

Haniya obteria 47% dos votos e Abbas, 46%.

A pesquisa anterior, realizada em dezembro, indicava um apoio de 56% ao presidente palestino e apenas 37% ao líder do Hamas.

Segundo a pesquisa, cerca de 10% dos palestinos mudaram de opinião nesses três meses - deixaram de apoiar o Fatah e passaram a preferir o Hamas.

O relatório atribui a mudança na opinião pública aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, que deixaram mais de 120 palestinos mortos no início de março.

Texto completo desta notícia na BBC Brasil.

“Série de Nassif é campanha criminosa”, diz defesa de jornalistas da Veja

“Série de Nassif é campanha criminosa”, diz defesa de jornalistas da Veja

Carla Soares Martin

Pela primeira vez desde que o jornalista Luis Nassif começou, em janeiro deste ano, a publicar a série O Caso Veja, com o objetivo de apontar supostos deslizes no jornalismo da revista com maior circulação do Brasil, pôde-se ouvir o outro lado: o Comunique-se teve acesso às ações do diretor de redação da Veja, Eurípedes Alcântara, do redator-chefe, Mario Sabino, e do colunista do Radar, Lauro Jardim, contra Luis Nassif, movidas no Fórum João Mendes, em São Paulo. O jornalista é autor de uma “campanha criminosa”, alega a defesa dos profissionais da Veja.

“O jornalista, no seu sacerdócio, deve ser sereno como um juiz, honesto como um confessor, verdadeiro como um justo.” Com uma citação do advogado formado em Letras e Filosofia, Darcy Arruda Miranda Júnior, iniciam-se os processos movidos em varas diferentes no Fórum Central de São Paulo.

Na seqüência, os advogados Lourival José dos Santos e Alexandre Fidalgo apresentam o currículo dos jornalistas da Veja e um breve comentário sobre Nassif e o portal iG.

A defesa de Alcântara, Sabino e Jardim acusam Nassif de exercer “abuso no exercício da liberdade de informar.” Dizem ainda que todas as denúncias feitas pelo jornalista são falsas. Afirmam que não procedem, contudo, sem demonstrar provas do contrário.

Este texto continua no Comunique-se. Hilário este papo de "abuso no exercício da liberdade de informar".


iG rompe contrato com Paulo Henrique Amorim

iG rompe contrato com Paulo Henrique Amorim

Carla Soares Martin e Miriam Abreu

Não é possível mais acessar a página que Paulo Henrique Amorim mantinha no iG. O Portal rescindiu contrato com o jornalista, afirmando que vai respeitar todas as cláusulas contratuais, o que significa que ele será indenizado. A medida, segundo a direção do iG, faz parte de um processo de reestruturação de contratos que já começou há algum tempo. Amorim disse que “eles desrespeitaram a cláusula básica que é a duração do contrato.” A negociação seria mantida até 31/12.

O Portal disse ainda que a manutenção do Conversa Afiada era altamente desvantajosa para o modelo de negócios da empresa. A informação que chegou ao Comunique-se é a de que havia um alto custo para manter a página, porque a baixa audiência e receita não compensariam os gastos.

Amorim não quis dizer ao Comunique-se se pretende ter outra página na internet. Limitou-se a dizer: “todo o resto será tratado com os meus advogados”.

Notícia do Comunique-se.

Sobre telhados


LA VIEJA BRUJA:

Pois não é que La Vieja e o Gilmar da Rosa não estão mais solitos em sua acusação de que os EUA são hipócritas para mais de metro?

A China divulgou hoje, pelo nono ano consecutivo, o relatório Human Rights Record of The United States in 2007 (Registro de Direitos Humanos em 2007 nos Estados Unidos, em tradução livre), que pretende ser um contraponto ao relatório sobre o estado dos direitos humanos no mundo produzido anualmente pelo Departamento de Estado dos EUA, divulgado na última terça, 11.

O relatório estadunidense afirmou, por exemplo, que a polícia brasileira espanca e tortura alguns de seus prisioneiros, o que não deixa de ser um elogio vindo de um bando de canalhas e parlapatões como a cúpula da Casa Branca. Como é público e notório, o exército de George Bush não só espanca e tortura prisioneiros ilegais em prisões também ilegais como também os humilha, o que até não seria nada comparado a algumas prisões brasileiras não fosse o fato de que é a tortura agora algo institucionalizado nos EUA, já que o pacifista acaba de legitimar a tortura como técnica de interrogatório ao vetar a legislação que pretendia proibir seu uso pelas agências de inteligência estadunidenses.

Buenas, o caso é que agora La Vieja e Gilmar da Rosa estão de turma, pois a China, que é mais desbocada do que La Vieja aos 18 anos, acusou os EUA de arrogância e usou expressões "pouco diplomáticas", acusando a Casa Branca de praticar "uma política de 'dois pesos e duas medidas'".

Embora o governo chinês recentemente tenha sido retirado da lista de piores países no tocante ao respeito aos direitos humanos, "O dossiê publicado na terça-feira pelos Estados Unidos descrevia a China como um país autoritário que 'abusa dos direitos humanos' porque pratica tortura, restringe a liberdade religiosa e dificulta o trabalho de organizações não-governamentais estrangeiras".

Os chineses não deixaram barato e, no documento divulgado hoje, analisam o respeito aos direitos humanos por parte do EUA tanto em relação a sua política externa quanto em relação ao que internamente os estadunidenses varrem para baixo do tapete.

Em relação à política externa dos EUA, consideram a invasão do Iraque como "a maior tragédia de direitos humanos e o maior desastre humano do mundo moderno". Ainda segundo o relatório chinês, "Os Estados Unidos têm um sério retrospecto de pisotear a soberania e de violar os direitos humanos em outros países", sendo "sinônimo de 'prisões secretas' e 'tortura de prisioneiros'".

Do ponto de vista doméstico, os chineses acusam os Estados Unidos de "desrespeitar os direitos das mulheres, crianças, negros e hispânicos".

Mas o melhor foi guardado para o final: "Nenhum país do mundo deve se ver como a encarnação dos direitos humanos e usar os direitos humanos como ferramenta para interferir nos assuntos internos e exercer pressão sobre outros países para atingir seus próprios interesses estratégicos", concluem os chineses.

La Vieja, que já era fã do Bruce Lee, ficou mais faceira do que guri de calça nova.

(No retrato, um pau mandado do governo que produz relatórios sobre o estado dos direitos humanos no mundo ensinando um pouco da democracia do american way of life para um homem de pouca fé, em Abu-Ghraib)

O pittbull de Yeda


O coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, subcomandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coordenou a repressão ao protesto dos professores na sexta-feira. Sete professores (entre eles os diretores do CPERS, Antonio Branco e Neiva Lazzarotto) e um estudante foram presos e algemados por "desacato à autoridade". Mais tarde, foram liberados após intervenção do sindicato e de parlamentares. Já virou rotina do "novo jeito de governar". Quando há alguma manifestação de protesto ou ação de movimentos sociais, a governadora Yeda Crusius (PSDB) aciona o coronel Mendes para a repressão imediata. Nos últimos dias, já são dois casos onde a resposta aos protestos foi a truculência: a ocupação da fazenda da Stora Enso, em Rosário do Sul, e a manifestação dos professores. Defensor da pena de morte, o coronel Mendes é autor da frase: "Não tem jeito, tem que ir pro paredão".

Mais no RS Urgente.

Israelense se disfarça de palestina e relata experiência


A israelense Liad Kantorowicz, de 30 anos, ativista política formada em estudos do Oriente Médio, resolveu usar a si mesma como cobaia de um experimento sociológico: durante um mês ela circulou em Tel Aviv disfarçada de palestina muçulmana.


Seu objetivo era verificar quais seriam as reações de israelenses, habitantes de Tel Aviv, a uma mulher palestina que estivese circulando em diversos lugares da cidade normalmente freqüentados apenas por israelenses.


Liad, que relatou a experiência no semanário Ha'ir, de Tel Aviv, disse que foi objeto de várias reações hostis - e que ficou surpresa com a intolerância que encontrou na cidade onde vive.


A história completa no G1.


* Foto Guila Flint/BBC, vista no G1.

Cinco anos depois, situação no Iraque 'é desesperadora'

Em uma situação "desesperadora", milhões de iraquianos vivem sem acesso a água tratada, saneamento básico ou atendimento à saúde, cinco anos após a invasão americana de 2003, afirmam nesta segunda-feira dois relatórios divulgados por organizações internacionais.


Segundo a Cruz Vermelha, que descreveu a situação humanitária no Iraque como "uma das mais críticas do mundo", famílias iraquianas gastam até um terço de sua receita mensal de pouco mais de R$ 250 apenas para comprar água limpa.


Dois em cada três iraquianos não têm acesso a água potável, completou um segundo relatório divulgado pela Anistia Internacional.


De acordo com a Anistia, cerca de oito milhões de iraquianos - quase um terço da população de 27 milhões de habitantes - precisam de ajuda humanitária para viver.


Os relatórios são divulgados na semana em que se completam cinco anos da invasão do Iraque, na madrugada de 19 para 20 de março de 2003.



Texto completo no G1.


China bloqueia YouTube e site do "Guardian" após distúrbios no Tibete

O site do jornal britânico "The Guardian", uma das primeiras que publicou fotos dos protestos, também não está acessível em Pequim, segundo pôde comprovar a Agência Efe.

É a segunda vez em meio ano que a China censura o YouTube, uma das páginas web mais populares do mundo.

A primeira ocasião foi em outubro de 2007 quando aconteceu o 17º Congresso do Partido Comunista da China, um evento realizado de cinco em cinco anos que costuma ser acompanhado de um aumento do controle informativo.

A China, que - segundo algumas fontes - já está em segundo lugar no mundo no número de internautas (mais de 220 milhões), é também um dos que mais censura a rede.

Texto do Último Segundo, no IG.

Novos negócios...

NEGÓCIO PRÓPRIO
Aumentou em 1 milhão o número de brasileiros que abriram negócios próprios por oportunidade em 2007 -os chamados empreendedores que não o fizeram "por necessidade", como perda do emprego ou complementação de renda. A pesquisa é do Sebrae/Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que divulga o ranking dos 42 países mais empreendedores do mundo na quarta-feira. No Brasil, em 2006, foram 7 milhões de negócios abertos por oportunidade e, em 2007, 8 milhões de novos empreendimentos. Já os negócios por necessidade, no último ano, somaram 6,3 milhões.

LANTERNA
O Japão foi um dos últimos colocados no ranking.

Trecho da coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, de 17 de março de 2008 (para assinantes).

Relatório aponta aumento na resistência dos blogs aos comentários de leitores

Esta é talvez a mais controvertida de todas as constatações feitas pelos autores da versão 2008 do relatório O Estado da Mídia Jornalística (The State of the News Media), produzido pelo Projeto Excelência no Jornalismo.

Segundo Tom Rosenstiel, o diretor responsável pelo projeto, o número de weblogs que passaram a adotar o sistema de monitoramento de comentários de leitores aumentou em 2008, em relação a 2007 e todos os anos anteriores. O relatório afirma também que a resistência aos comentários críticos é maior nos blogs independentes do que nas páginas web de jornais impressos.

Embora o estudo não tenha se aprofundado nas causas do fenômeno, o acelerado aumento do número de comentários postados em weblogs indica uma mudança radical nos hábitos informativos da maioria dos internautas, tanto no exterior como aqui no Brasil.

Os leitores tornaram-se proativos e já não se conformam em ser consumidores passivos de notícias. Junto com a maior participação e colaboração, cresceu também a presença dos contestadores, vândalos, provocadores e xenófobos de todos os tipos.

O relacionamento entre autores de blogs e o público tornou-se tenso. Freqüentemente as discussões enveredam para o bate-boca estéril, e não raras vezes escapam do controle do responsável pelo blog ou fórum de debates.


O texto continua no Observatório da Imprensa.


Entenda porque ninguém confia em ninguém em Wall Street

Reproduzo, abaixo, o press release oficial da Bear Stearns, uma das empresas mais tradicionais de Wall Street, quando trocou de presidente, no dia 8 de janeiro deste ano. Quem escreveu foi algum assessor ou assessora de imprensa, daí o tom hagiográfico sobre os executivos. Destaco alguns trechos para demonstrar claramente porque ninguém acredita em ninguém no mercado financeiro: New York, New York • January 8, 2008 A Bear Stearns Companhias Inc. (NYSE:BSC) anunciou hoje que James E. Cayne informou à board de diretores seu desejo de deixar o posto de chief executive officer imediatamente. Embora o sr. Cayne vá se aposentar da firma, continuará como presidente do board de diretores e será sucedido no cargo de chief executive officer pelo presidente da Bear Stearns, Alan D. Schwartz. 'Jimmy tem muito do que se orgulhar - sob a liderança dele a Bear Stearns cresceu substancialmente nos últimos 15 anos,... Leia aqui o restante da matéria!


Texto completo no Vi o Mundo.


Mais um capítulo da crise americana

Esta segunda-feira, dia 17 de março, será uma data chave na crise que se abateu o mercado financeiro norte-americano. A depender da reação dos atores econômicos ao "pacote" anunciado na noite de domingo pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA) e que inclui corte 0,25 ponto percentual na taxa de redesconto, além de mais uma ajuda de US$ 30 bilhões para ajudar a resgatar instituições financeiras em risco de quebrar, será possível saber se a crise vai se agravar ou se o Fed conseguiu acalmar um pouco os ânimos. É evidente que a crise é grave e suas consequências não vão simplesmente cessar de uma hora para outra, mas o fato é que o pessoal do Federal Reserve está trabalhando com afinco para evitar uma nova Crise de 29 ou algo semelhante. Muita gente já reparou, inclusive, que a ação do Fed e do governo americano de um modo geral está fugindo do script dos ideais do liberalismo econômico tradicional, tão arraigado na cultura americana. A rigor, na hora que a coisa apertou, é a mão pesada do Estado que foi usada para tentar socorrer as maluquices feitas na esfera da iniciativa privada. No passado, isto se chamava "socialização dos prejuízos", mas o termo certamente já saiu de moda...

A hipótese mais crível ainda é a de que o Fed consiga evitar o agravamento dos problemas, tamanho o seu poder de intervenção. Porém, em breve alguém vai pagar a conta dos prejuízos, até aqui calculados em alguma coisa entre R$ 200 bilhões e R$ 600 bilhões. Não é pouca coisa. Como escreveu Paul Krugman em seu último artigo no The New York Times, se até pouco tempo atrás a idéia dominante entre os analistas políticos dos EUA era a de que os principais problemas do próximo presidente americano seriam a guerra no Iraque e o sistema de saúde local, hoje esses dois temas poderão ser questões menores para quem vier ocupar a Casa Branca após as eleições de novembro...

Do Blog Entrelinhas.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Mídia francesa vê 'onda rosa' contra Nicolas Sarkozy

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

A ampla vitória da esquerda francesa nas eleições municipais do domingo é um revés pessoal para o presidente Nicolas Sarkozy e um voto de sanção contra seu governo, escrevem os jornais franceses nesta segunda-feira.

Em linhas gerais, a imprensa francesa avalia que a "onda rosa" - como a maioria dos jornais chama a vitória do Partido Socialista em diversas partes do país - é uma "advertência" para o governo do presidente Sarkozy.

Para o jornal Le Parisien, a onda da esquerda é "violenta", uma espécie de tsunami, e o presidente Sarkozy "recebeu um tapa na cara".

O diário Libération escreve que o "charme de Sarkozy" se dissolveu apenas dez meses depois de sua eleição.

A esquerda francesa passa a governar sete das dez maiores cidades do país, como Paris, Lyon, Estrasburgo e Toulouse, que estava nas mãos da direita há 37 anos.

A oposição de esquerda conquistou ainda 42 cidades com mais de 30 mil habitantes, como Reims, Amiens e Saint-Etienne, e, mais simbolicamente, Périgueux, onde o ministro da Educação, Xavier Bertrand, do partido de Sarkozy, o UMP, foi derrotado.

Metz também passou a ter o primeiro prefeito socialista desde 1848.

Como consolação, o partido do presidente Sarkozy, o UMP, conseguiu manter Marselha, a segunda maior cidade da França, assim como Bordeaux e Nice.

Além disso, 18 dos 22 ministros e secretários de Estado que disputaram as eleições municipais foram eleitos. Na França é possível acumular cargos eletivos.

Em função dos resultados do domingo, o presidente Sarkozy deve anunciar em breve uma mini-reforma ministerial.

'Sanções'

A socialista Ségolène Royal, ex-candidata à Presidência derrotada por Sarkozy, declarou que os resultados das eleições municipais representam "uma sanção contra a hiperpersonalização do poder", em referência à exposição constante do presidente na mídia, incluindo em relação à sua vida pessoal.

Em queda livre nas pesquisas de opinião, que lhe conferem uma popularidade de apenas cerca de 37%, Sarkozy vem sendo criticado por não ter agido para elevar o poder de compra dos franceses e por expor fortemente na mídia sua vida pessoal, incluindo divórcio e casamento.

O primeiro-ministro, François Fillon, preferiu declarar que "é melhor não tirar conclusões nacionais de uma votação local", mesmo porque o baixo índice de participação, de cerca de 65% - um dos mais baixos nas últimas décadas - não permite tirar lições dos resultados.

Mas o ex-primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, também do partido UMP de Sarkozy, declarou que o governo "está muito à direita e deveria se abrir para o centro". Para ele, Sarkozy deve "corrigir a mira" e "modificar o discurso político" em relação a alguns temas, como o emprego.

Em editorial, o jornal Le Figaro, considerado como de direita, escreve que o governo deve tirar do "resultado medíocre" dessas eleições a conclusão de que é necessário "acelerar o ritmo das reformas e dar à função presidencial a solenidade que lhe cabe".

A la OEA, para frenar la doctrina Bush

PÁGINA/12:

Por Darío Pignotti

Desde Brasilia

Brasil librará una discreta batalla diplomática hoy con los Estados Unidos en la Organización de Estados Americanos (OEA), cuyo secretario general, el chileno José Miguel Insulza, presentará un informe tras su visita al campamento ecuatoriano de las FARC bombardeado por Colombia el 1º de marzo, origen de una crisis que estremeció a la región. Versiones periodísticas publicadas este fin de semana indicaban que el canciller Celso Amorim pretende montar con sus pares de Argentina, Chile y Venezuela un dique de contención contra las maniobras norteamericanas para exculpar al presidente Alvaro Uribe por la invasión de territorio ecuatoriano.

El argumento de Washington será el mismo que presentó la secretaria de Estado Condoleezza Rice la semana pasada en Brasilia: el combate al terrorismo no puede respetar las fronteras y la noción tradicional de soberanía debe ser sustituida por la de soberanía relativa.

Para Brasil, en cambio, es innegociable la defensa del artículo 21 de la Carta de la OEA que consagra la inviolabilidad de los territorios nacionales.

Con todo, Brasilia estaría dispuesta a aprobar en el cónclave de hoy en Washington la creación de un grupo diplomático-militar integrado por ecuatorianos y colombianos en la frontera donde se originó el conflicto.

Funcionarios brasileños reconocen que al invocar la inviolabilidad territorial están actuando en solidaridad con Ecuador y por interés propio, porque el principio de la soberanía relativa puede abrir paso a la creación de tropas multinacionales que se arroguen el derecho de incursionar en los casi cuatro millones de km2 de Amazonia brasileña.

Fuentes militares admitieron, a diversos diarios locales, que en algunos tramos la frontera brasileña con Colombia, de 1646 km, es tan “porosa” como la de Colombia y Ecuador. Un ejemplo de esa vulnerabilidad fronteriza es el hallazgo, la semana pasada, de las primeras 150 hectáreas de hojas de coca y un laboratorio de producción de pasta base de cocaína en la selva brasileña. Especialistas consultados por la agencia de noticias oficial brasileña sospechan que tras los campesinos brasileños que sembraron la coca están narcos colombianos.

Los gobiernos de Brasil y Estados Unidos han defendido posiciones contrapuestas a lo largo del conflicto regional: mientras el presidente Lula da Silva “condenó” la “violación de la integridad territorial”, su colega George W. Bush ratificaba el respaldo al mandatario colombiano Alvaro Uribe en su lucha contra el “terrorismo”.

Es un hecho que Lula sufrió una derrota estratégica el 1º de marzo, cuando efectivos militares colombianos mataron al ex vocero de las FARC, Raúl Reyes, en la selva ecuatoriana. Desde fines de 2007 Brasil había apostado a la liberación de los secuestrados en poder de la guerrilla y se sumó a los primeros intentos de rescate promovidos por el presidente venezolano Hugo Chávez.

El miércoles pasado, poco antes del arribo de la secretaria de Estado Condoleezza Rice a Brasilia, el ministro de Relaciones Exteriores Amorim reiteró que para su gobierno las FARC no tienen el status de organización “terrorista” que le dan los EE.UU. y la Unión Europea.

Si bien el canciller brasileño ha reprobado la “abominable” metodología de las FARC de secuestrar civiles ha reconocido que rotular a esa organización como “terrorista” condenaría al naufragio cualquier vía de negociación. Amorim también reconoció, ante una consulta de Página/12, que para el Palacio del Planalto (presidencia) hubiera sido “preferible” que el contencioso entre Colombia y Ecuador se hubiera resuelto entre “países sudamericanos o latinoamericanos”, sin la injerencia de EE.UU. y la UE.

En otras palabras: para el titular de la diplomacia brasileña era mejor que la Casa Blanca se mantuviera a distancia del problema, lo que no ocurrió. El presidente Lula instruyó a sus diplomáticos para que el tema sea nuevamente abordado en la cumbre de la Unasur (Unión de Naciones Sudamericanas) que debe celebrarse en Cartagena de Indias a fin de mes.

Es por ello que Lula mencionó a Condoleezza Rice la necesidad de crear un ámbito de resolución de conflictos regional. Se refería al Consejo Sudamericano de Defensa, iniciativa que ya fue analizada el mes pasado por el ministro brasileño Nelson Jobim y su colega argentina Nilda Garré.

Posiblemente la creación de ese Consejo, que pretende sustituir a la Junta Interamericana de Defensa, en la que participan los EE.UU., será uno de los asuntos que analizarán esta semana Marco Aurelio García y las autoridades venezolanas en Caracas.

domingo, 16 de março de 2008

Cúpula islâmica busca o diálogo com o mundo cristão

Líderes islâmicos de todo o mundo condenaram na sexta-feira o extremismo e o terrorismo, que consideram incompatível com os valores muçulmanos, e propuseram uma reunião internacional de alto escalão para promover um "diálogo de civilizações" com o mundo cristão.

Os chefes de Estado e governo dos 57 países da Organização da Conferência Islâmica (OCI), que reúne 1,5 bilhão de muçulmanos, do Sudeste Asiático à África Ocidental, apresentaram a "Declaração de Dacar" ao final de dois dias de cúpula na capital senegalesa.

"Continuamos a condenar fortemente todas as formas de extremismo e dogmatismo, que são incompatíveis com o Islã, uma religião de moderação e coexistência pacífica", afirma o texto.

"Acreditamos que é importante planejar nessa linha uma fase preparatória, com a organização de um grande encontro internacional sobre o diálogo islâmico-cristão que envolva governos e outros participantes", acrescenta a declaração.

A OCI habitualmente condena atentados terroristas cometidos em nome da religião, o que se tornou uma das mais graves preocupações mundiais especialmente depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 pela Al Qaeda nos EUA.

Mas, numa aparente referência à luta palestina contra Israel, a OCI disse também que o terrorismo deve ser diferenciado da "resistência legítima contra a ocupação estrangeira".

Texto completo na Reuters.