sábado, 28 de julho de 2007
Cansaram-se?! Pois eu não me canso de bater em hipócritas!
Professor da ECA-USP nocautea o presidente do Grupo Abril
Outra coisa que me preocupa como leitor da Veja é a mistura, na minha opinião pouco inteligente e perigosa, que Veja faz de argumentação com narração. É comum a gente começar a ler uma reportagem com um adjetivo chamando o sujeito de ladrão, e xingando. Às vezes a gente não sabe se está lendo um editorial ou uma reportagem. Isto rouba eficácia ao texto, rouba eficácia à credibilidade da revista. Essa mistura de argumentação com narração é inevitável, mas me parece que no caso de Veja o que se sobrepõe a uma reportagem é a perspectiva argumentativa e não a narrativa. É um grande perigo para a revista. A mim, como leitor, é uma coisa que desagrada profundamente, porque o ajuizamento do repórter se coloca acima dos fatos. Sou assinante de Veja há 20 e poucos anos e não sei se isso preocupa o senhor ou não. A mim incomoda como assinante.Observatório da Imprensa via Nassif.
Blogged with Flock
Nostalgia golpista: OAB-SP ressuscita a Marcha da Família
Estamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade. Agora passa a se chamar Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Trata-se de uma fórmula mais elaborada, mais complexa, mas os objetivos são os mesmos.vozes do sul: A marcha dos cansados
Blogged with Flock
A Globo ensinando o racismo para as crianças
Nunca vejo, por motivos óbvios, a série Malhação. Ontem, quinta-feira, por conta de uma longa viagem que me fez perder a noite de sono [...]vozes do sul
Dois negros jovens conversavam sobre a questão racial. Um o “revoltado” e outro o “equilibrado”, exatamente no meio desse papo, são abordados pela madame que lhe oferece dois reais e pede para que manobrem o carro para ela: “mas vocês sabem dirigir carro automático, né?”, pergunta. [...]
Depois disso os dois garotos negros retomam o diálogo. [...]
O revoltado – Entendeu, é isso, é assim que as pessoas nos vêem, desse jeito, como gente de baixo. Essa mulher e esse filhinho dela são uns idiotas, riquinhos racistas etc.
O equilibrado – Não concordo, você também está sendo preconceituoso. É preconceito você dizer riquinho desse jeito, como também é preconceito quando as pessoas dizem que loura bonita é burra. Não acho que existe perseguição com a gente por sermos negros.
Entenderam? É a mesmíssima coisa falar loura burra ou preto sujo. Ali Kamel, que faz o papel de porta-voz da família Marinho, lançou um livro recentemente (claro que não li) onde ele trata da nossa igualdade racial. [...] A Globo comprou a disputa contra as cotas e está fazendo novela e malhação com elas.
Blogged with Flock
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Movimento "Cansei" convoca protesto para agosto
(...)
Confira as associações que apóiam o movimento "Cansei":
OAB-SP
Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV (Abert)
Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe)
Associação Comercial de São Paulo
ADVB
Aescon-SP
CJE Fiesp
Crea
Conaje
Conselho Regional de Medicina
Febraban
Fiesp
Fiesp - Jovens Líderes
Fundação PIO XII
Grupo de Mídia
Grupo de Jovens da Associação Comercial
Instituto de Estudos Empresariais - IEE
JLIDE
Lide
Lidem
Sescon-SP
No Portal Terra.
Mídia Aumenta Fogo Contra Lula
Mundo animal 3: Gato da morte, o retorno
Um dia após a publicação sobre a história do gato "com sexto sentido", o médico que revelou o caso afirmou que acredita que o bicho cause conforto aos pacientes.
"Na maioria das vezes, ele aparece em uma área de estágio final da unidade de problemas mentais. Boa parte dos pacientes perderam a capacidade de entender o que acontece", afirmou David Dosa. "Ainda assim, eu acredito que eles sintam um grande conforto pelo fato de haver um animal por lá", completou ele em entrevista ao "HealthDay News".
Segundo Dosa, o animal foi ao leito de mais de 25 residentes da clínica pouco antes de eles morrerem.
O gato foi adotado pelo hospital ainda quando filhote e ganhou o nome de Oscar em homenagem ao personagem da extinta série Vila Sésamo.
Mundo animal 2: Adeus, Shambo
Devido à polêmica e do caso ter parado na Justiça, ganhou destaque nas páginas de vários jornais britânicos e indianos.
Shambo, porém, foi sacrificado com uma injeção letal. O ato aconteceu em meio a um pequeno protesto, quando hinduístas se uniram para rezar pelo animal e evitar que ele fosse levado e mais de 20 policiais foram chamados. No G1.
Mundo animal 1 : Terra de gigantes
O maior e o menor cavalo do mundo foram flagrados e registrados pelo 'Guinness World Records', o livro dos recordes, em Londres. Ambos entrarão na edição 2008 da publicação. Radar tem 2,01 metros, enquanto que Thumbelina mede quase 45 centímetros. (Foto: Guinness World Records/AFP). No G1.
Ainda sobre as cotas
"(...) os ideais republicanos da igualdade constituem uma hipocrisia sistêmica. Só quem pertence à raça dominante tem o direito (e a arrogância) de dizer que a raça não existe ou que a identidade étnica é uma invenção. Uma democracia hipócrita não chega sequer a ter o mérito da hipocrisia democratizada. O máximo de consciência possível desta democracia hipócrita é diluir a discriminação racial na discriminação social. Admite que os negros e os indígenas são discriminados porque são pobres para não ter de admitir que eles são pobres porque são negros e indígenas."
Trecho do artigo "As dores do pós-neoliberalismo", de Boaventura de Sousa Santos.
Pescado do Blog do Cafrune.
Mais um trabalhador metalúrgico morre. Agora, na Ford Camaçari
O eletricista Álvaro Arcanjo dos Santos Filho, 36, morreu ontem (26/7), por volta das 10 horas, no prédio administrativo da Ford, no setor conhecido como main office, Complexo Automotivo de Camaçari. Ele trocava um sensor de presença (que acende as luzes à aproximação de pessoas) e teria sido fulminado após receber uma descarga elétrica. Funcionário da prestadora de serviços Predial, havia sido contratado há 20 dias. Era casado e tinha três filhos.Mais um trabalhador metalúrgico morre. Agora, na Ford Camaçari
Infelizmente, não se trata um caso isolado. Mortes freqüentes têm ocorrido nas indústrias do ramo metalúrgico, siderúrgico e automobilístico da Bahia. A obsessão pela superação de metas, aliada à falta de contratações e aos investimentos insuficientes em segurança, criam ambientes de trabalhado cada vez mais caóticos e perigosos.
Blogged with Flock
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Anistia Internacional mapeia Pena de Morte
Confira mais no IG - Minha Notícia, com linque para a Anistia Internacional.
Conversa Afiada: O Primeiro Mensalão é Tucano
. Segundo o jornal Folha de S. Paulo na página A 10 de hoje, a Polícia Federal informou ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, que o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas, ex-presidente nacional do PSDB, utilizou recursos de origem pública e privada e não declarou à Justiça Eleitoral.
. O Caixa 2 era submetido a uma engenharia financeira montada por Marcos Valério.
. Faziam parte da operação aparentemente criminosa as empresas Comig, Copasa, Bemge, Cemig, Queiroz Galvão, ARG, Tercam, Erkal e Egesa.
. Como se vê, a fina flor do empresariado que opera em Minas Gerais.
O texto completo no Conversa Afiada.
Conversa Afiada: Bom Dia Brasil Achou o Super-Homem
. Temos “comando” ! brada o Bom (?) Dia Brasil.
. Miriam Leitão está aliviada."
(...)
". Alexandre Garcia voltou ao que tem de melhor.
. Fez a exegese do discurso do Presidente Lula.
. Ele é um especialista na matéria.
. Nos bons tempos do Governo Figueiredo – a que serviu no Governo e fora dele – Garcia era quem analisava as ordens do dia do Brigadeiro Delio Jardim de Matos, ministro da Aeronáutica.
. Ninguém fazia a menor idéia do que o Brigadeiro queria dizer – nem o Brigadeiro.
. Mas Garcia sabia: eram os recados mais duros, mais ameaçadores aos que supunham que fosse possível impedir a vitória de Paulo Maluf contra Tancredo Neves."
WALDIR PIRES
Terra Magazine - Ministro, o senhor deixa o ministério...
Waldir Pires - Sim, vínhamos conversando, o presidente e eu, e hoje tivemos uma conversa de meia hora.
Como foi?
Uma conversa tranqüila, carinhosa, emocionante, de pessoas que se respeitam e compreendem o que está em jogo, e devo dizer que diante de tudo o presidente resistiu bastante...
O senhor certamente não me dirá o que disse o presidente, mas eu pergunto o que o senhor disse para ele.
Eu disse: 'Presidente, há uma sanha para atingi-lo. Novamente se movem para atingir o senhor e seu governo, é a mesma sanha de sempre, e desta vez me usam para este fim'.
Isso...
Houve uma tragédia, é um momento de dor imensurável das famílias, é um momento de grande dor para todos nós, mas nada disso se leva em consideração, a sanha, o desejo de atingir o presidente e seu governo é o mesmo de sempre.
O senhor era o ministro da Defesa...
Por isso mesmo não tenho atribuição alguma, nem poder algum, sobre o setor aéreo. Isso pode vir a ser modificado, mas hoje o ministro da Defesa não tem atribuição, mecanismos ou poder de atuar nesse setor. Tantos que escrevem e falam sobre isso devem saber disso; se não sabem deveriam saber. O ministro da Defesa não tem tais atribuições. Por isso eu tenho a convicção e a manifestei ao presidente: a verdadeira intenção é atingi-lo, sempre.
Diziam que o senhor...
Diziam que eu tenho 80 anos e que, portanto... eu tenho 80 anos de luta pelo Brasil e de dignidade. Eu tenho 80 anos e há mais de 50 vivo e acompanho essa luta de perto, de dentro. Uma luta para construirmos instituições que tornem a vida do nosso País justa e decente. O Brasil tem uma posição cada vez mais importante no diálogo pela preservação da civilização humana, para o fortalecimento das instituições que construam a paz.
O que o senhor diria ao deixar o ministério da Defesa?
Há hoje um desafio posto para o mundo inteiro, num tempo em que já não há a Guerra Fria, mas não há paz, pelo contrário. Neste cenário, ainda que seja um dos raros países a assinar o compromisso de não utilização de armas atômicas, o Brasil não pode renunciar à conquista das tecnologias mais modernas. Sei que é uma preocupação das Forças Armadas, e preocupação justa, com nossas responsabilidades no Atlântico Sul e com a preservação da Amazônia.
O senhor sai triste?
Como tanto disseram, tenho 80 anos. Lutas se ganham, se perdem, e às vezes não se conclui uma missão, mas as raízes ficam plantadas. Me senti honrado por essa tarefa no outono da minha vida, não a concluí mas as raízes estão plantadas.
Que preocupação o senhor deixa?
Com essa eleição que não querem terminar nunca, com essa sanha que retorna a cada episódio, ainda que sob o disfarce de crítica a isso ou àquilo, ainda que sob o disfarce das boas intenções. Deixo o ministério honrado, mas me preocupa essa insânia que não aceita a decisão do povo, que não respeita de verdade as instituições democráticas. (Por Bob Fernandes, do Terra Magazine)
Do Blog do Júlio Garcia http://jc-garcia.zip.net
Mino sobre a zelite cansada
Ah, a indignação dos nossos graúdos... Não se indignaram com a criação de um Estado que pretendia ser liberal sem sê-lo e da construção de uma democracia sem povo. Não se indignam com o fato de que apenas 5% da população brasileira ganhe de oitocentos reais para cima. Impassíveis, transitam diante das favelas na cidade que ostenta a maior frota de helicópteros do mundo. Ou, por outra, não se indignam com seu próprio comportamento, anos, décadas, séculos afora.Blog do Mino
Blogged with Flock
CMI Brasil - Protestar contra repressão aos pobres é crime
Enquanto se gasta quantias absurdas com um evento esportivo internacional, a repressão policial atua de forma brutal em comunidades pobres nas favelas. Além disso, na tentativa de desqualificar os protestos contra os jogos e a violência, o governo estadual e municipal, a polícia e os meios de comunicação corporativos, têm se esforçado para que a opinião pública acredite que os movimentos que se opõem ao PAN não passam de grupos fazendo apologia ao crime.CMI Brasil - Protestar contra repressão aos pobres é crime
Blogged with Flock
Vaias
______________________
O que importa é comemorar e vaiar. Aliás esse Pan-Americano vai ficar marcado pela vaia institucionalizada. Começou com a vaia ao presidente na cerimônia de abertura, até hoje comemorada por boa parte da mídia, pelos adversários políticos e pelas centenas de textos e charges que circulam na internet, e continuou com a vaia sistemática a todos os adversários dos atletas brasileiros. Espírito olímpico? Nem pensar.
Curioso momento vive o Brasil. Enquanto alguns comemoram, outros enterram seus mortos. Ou o que restou de seus corpos. No episódio da tragédia com o avião da TAM, a mídia enlouqueceu. Nunca tanta desinformação foi transmitida ao consumidor de notícias. Especulou-se à vontade na busca do sensacionalismo barato. A cada dia descobria-se um culpado. Ora a pista, ora o piloto. Ora o defeito no avião, ora o governo. Todo mundo virou especialista em aviação. Palpiteiros de ocasião, isto sim. (Eliakim Araujo)
Fonte: Direto da Redação
Utilidades Esportivas com Halem Souza
Fonte: Ração (Razão) das Letras
O gato da morte
Quando Oscar visita os residentes do Centro de Reabilitação para Idosos de Providence, o pessoal da clínica entra em ação, já sabendo que alguém morrerá nas próximas horas.
Segundo o médico David Sosa, o animal foi ao leito de mais de 25 residentes da clínica pouco antes de eles morrerem.
Joan Teno, professora de saúde comunitária da Universidade Brown, que atende aos pacientes da clínica, afasta o ceticismo. "O gato sempre aparece nas últimas duas horas de vida dos pacientes", garantiu.
Ela não acredita, porém, que o felino tenha faculdades paranormais. "É possível que haja uma explicação química", sugeriu, tentando explicar as fatídicas andanças do gato de pêlo cinza e branco, que passa a maior parte do tempo no terceiro andar, onde vivem os pacientes com problemas mentais.
Estudantes dos EUA se formam em Cuba
"Os governos americanos não desistem de fazer campanha anti-Cuba. Mas, segundo essa notícia da BBC, oito estudantes americanos acabam de se formar na Escola Latino-Americana de Medicina, em Havana. Os jovens, todos de famílias pobres, passaram seis anos estudando medicina na ilha, com bolsas de estudo do governo cubano, que incluíam as aulas, os livros-texto, a comida e a acomodação. Como pagamento, os médicos devem regressar a suas comunidades nos Estados Unidos e oferecer serviços assistenciais de baixo custo aos que necessitarem."
Pescado do Blog do Gadelha.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Caja negra: el piloto de TAM actuó bien, pero una turbina falló
Do Clarín.
Visto no Diário Gauche.
Enquanto isso, naquele país dos Andes...
Via Sítio do Sergio Leo.
Mais no sítio do Ministério das Relações Exteriores.
A Globo fazendo o mal -- e se dando mal
“Assim”, prossegue a nota, “o sentimento que extravasei em privado foi e é de repúdio àqueles que trataram sordidamente de aproveitar a comoção que o país vive para insistir na postura partidária de oposição sistemática a um governo duas vezes eleito pela imensa maioria do povo brasileiro”.O CATA-MILHO: Para Garcia, Globo sifu porque fatos comprovaram a manipulação que ela fez da tragédia
Blogged with Flock
César Vaia vende camisetas: "Eu vaiei o Lula no Pan"
"O prefeito Cesar Maia não dá trégua ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acusado de orquestrar as vaias no dia da abertura dos Jogos Pan-Americanos, o alcaide colocou mais lenha na fogueira nesta terça-feira. Ele anunciou, em seu ex-blog, a venda pela internet de camisas com os dizeres 'Eu vaiei o Lula no PAN'."
Leia mais aqui no O Dia.
E aqui no A Verdade Sobre do Pan 2007.
Viva a catástrofe! Os bons tempos voltaram
Há um grande amor brasileiro pelo fracasso. Quando ele acontece, é um alívio. O fracasso é bom porque nos tira a ansiedade da luta. Já perdemos, para que lutar? O avião explodindo nos dá uma sensação de realidade. Parece o Brasil indo a pique -o grande desejo oculto da sociedade alijada dos podres poderes políticos, que giram sozinhos como parafusos espanados.
LEIA ATÉ O FINAL O CONTEÚDO COMPLETO DESTE TEXTO CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM. VOCÊ VAI SE SURPREENDER.
No RJ, produção artística é caso de polícia
O artista gráfico Carlos Latuff foi intimado ontem pela delegada Valéria de Aragão Sádio, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Propriedade Imaterial, "a fim de prestar esclarecimentos referente ao procedimento em epígrafe". [...] é preciso deixar claro aos amigos leitores que o Latuff está sendo intimado única e exclusivamente por usar sua habilidade para denunciar as violências cometidas pelo Estado em nome dos Jogos Pan-Americanos - com o acobertamento vergonhoso das corporações de mídia.NovaE.inf.br - desde 1999 - um devir
Blogged with Flock
ONU: EUA e outros países obstruem declaração dos povos indígenas
Membros da Assembleia Geral, que reúne representantes dos 192 países-membros da ONU, previam que o projecto de declaração de direitos dos povos indígenas seria aprovado no ano passado. Mas fortes objecções de Estados Unidos, Austrália, Canadá, Colômbia, Guiana, Nova Zelândia, Rússia, Suriname e algumas poucas nações africanas lideradas pela Namíbia obrigaram a deixar a iniciativa de lado à espera de novas negociações. Esses países expressaram fortes reservas sobre o reconhecimento proposto do direito dos povos indígenas à autodeterminação e ao controle sobre seus recursos naturais.Tupiniquim - Blog sobre Povos Indígenas
Blogged with Flock
A nova realidade dos superávits baratinando o BC
Quando surgem os superávits, há duas maneiras da economia reagir a eles. A primeira, produzindo o ajuste através do crescimento do PIB. Ou seja, o PIB cresce mais, aumentam as importações e se chega ao equilíbrio. A segunda – radicalmente diferente – é através da apreciação da moeda nacional. Com isso, o PIB não cresce, mas a apreciação da moeda provoca um aumento nas importações. Em ambas as situações, chega-se ao equilíbrio: na primeira aumentando a riqueza nacional; na segunda provocando a estagnação.
Esses anos todos os BC optou pelo segundo caminho.
Blogged with Flock
terça-feira, 24 de julho de 2007
No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Da Agência Estado, via UOL.
Na GloboNews, afirmações apoiadas em fantasias
Ontem a noite, a zapear, na tevê, tropeço em um programa político do GloboNews. [...] A ancora assevera, em tom pacato, porém firme, que a popularidade de Lula, depois das vaias do estádio e em meio à crise aérea, está em queda. A pesquisa Vox Populi, feita com exclusividade para CartaCapital e a Bandeirantes, e publicada na edição da revista que está nas bancas, diz o contrário. Executada depois das vaias e concluída um dia antes do acidente de Congonhas. Pode ser que a tragédia possa alterar o quadro, admite Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi. [...] Certo é que Lula continua a superar todos os antecessores em termos de popularidade. E contava, antes da tragédia, com 61% das aprovações, patamar que fica abaixo apenas dos 63% de outubro do ano passado. Está claro que no programa global do GloboNews, e em canto algum da mídia nativa, não há quem se atreva a citar a pesquisa da Vox Populi.Blog do Mino
Blogged with Flock
Lula e o vulcão
Luiz Antonio Magalhães no blog Entrelinhas
Deu no Jornal Hora do Povo:
Trecho:
Vejam os amigos leitores essa jóia encontrada na última edição da revista “Veja”: “A culpa pelo acidente da TAM pode ser da pista inacabada de Congonhas, de um defeito mecânico do avião, de um erro do piloto, da chuva, do acaso, de tudo isso combinado. A única certeza é a parcela de responsabilidade do governo pela tragédia”.
Texto completo postado no Vozes do Sul.
Brasileiro com muito orgulho? Quadro de medalhas: 200 mortos.
Ora, Spitz, ao ganhar cinco ouros no Pan de Winnipeg, em 1967, simplesmente bateu três recordes mundiais, como bateu outros sete ao ganhar mais sete medalhas de ouro em Munique, nos Jogos Olímpicos de 1972. Compará-lo a Pereira não honra nenhum dos dois.
Fiquemos por aqui, para falar do que é mais chocante, porque sempre com a cumplicidade da mídia. A tragédia da TAM, que obscureceu o Pan, é rica em ensinamentos. Começou não é de hoje, com o escândalo do Sivam, no governo anterior, e continuou impávida e colossal de lá para cá.
(...) Somos todos responsáveis, ou quase todos, que continuamos a voar como voamos, a votar como votamos, a festejar como festejamos e a reclamar mais dos que são rigorosos do que daqueles que são complacentes. Dar ao Pan-2007 sua verdadeira dimensão é, para muitos, sintoma ou de bairrismo ou de mau humor. E a crise aérea vira exploração política. Mas o que se vê na TV no Pan, e o que se viu e ainda se verá na TV sobre o avião da TAM, é de dar vergonha de como se faz jornalismo/sensacionalismo no Brasil.
Juca Kfoury na FSP, transcrito no blog do Marcelo F. Carvalho. A íntegra está aqui no Resumo da Chuva
TAM - cai mais um... argumento fajuto
Ainda conforme o parecer, "esses patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving". Ou seja, a nova pista - na qual ocorreu o desastre - ofereceria condições de segurança, mesmo molhada e sem os pequenos sulcos destinados a aumentar o atrito da pista. Leia mais no JB.
N.E. Alguém na mídia gorda questionou se os pneus do avião estavam em boas condições ou carecas, se os freios estavam funcionando corretamente ou não, com a mesma ênfase que deram à suspeita sobre as condições da pista? Sim, porque estes dois pontos têm mais importância para parar um avião que as condições da pista. Agora, atestada a boa condição da pista, alguém da mídia gorda se interessará por estas outras possibilidades, ou continuarão ignorantes, obtusos, bem mandados e chatos a bater na mesma tecla?
TAM - A tripulação salta de paraquedas
O medo de voar depois da tragédia do Airbus já causou as primeiras baixas no quadro de profissionais da TAM.
Segundo relatos de profissionais da empresa, desde terça-feira cerca de 70 tripulantes, entre pilotos e comissários de bordo, pediram demissão. O departamento de recursos humanos da TAM registrou, segundo os relatos, mais de 100 pedidos de dispensa por licença médica para tratamento psicológico.
Ontem, no site da TAM, na seção "Trabalhe Conosco", eram oferecidas vagas de comissário de bordo e co-piloto de Airbus. Leia mais no Jornal do Brasil.
Anos de chumbo: os "homens de bem" estão de volta, cheios de nostalgia
“O que podemos dizer a esses ilustres jovens militares. Não desistam. Os certos não devem mudar e sim os errados. Podem ter certeza de que milhares de pessoas estão do lado de vocês. Um dia, não se sabe quando, mas com certeza esse dia já esteve mais longe, as pessoas de bem desse País vão se pronunciar, vão se apresentar, como já fizeram em um passado não muito longe, e aí sim, as coisas vão mudar, o sol da democracia e da Justiça brasileira vai voltar a brilhar”. A declaração é do ministro do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva Junior, e foi feita durante a entrega de espadins a alunos que ingressaram nas academias militares do Exercito, Marinha e Aeronáutica, em julho deste ano.RS URGENTE - UOL Blog
Blogged with Flock
Chile curva-se à Microsoft, cidadãos ficam sem alternativa
¿Y qué tal si agrego al paquete que, en adelante, realizar cualquier trámite estatal o municipal requerirá el uso de software Microsoft? Pero no nos conformemos. Sumen que toda la educación chilena será ejecutada sobre plataformas Microsoft y que -no conforme con eso- cada estudiante matriculado de nuestro país se convertirá en “cliente preferencial” de la empresa.El Francotirador » El día que Chile se vendió a Microsoft
¿Suficiente? Esperen, se pone mejor.
Via Cesarius.
Blogged with Flock
Jornais usaram deputados como fontes de noticias falsas
Onda Afirmativa no Sul
Segundo ele, a universidade é um espaço de debate plural e amplo e quanto a críticas encaminhadas quanto a adoção do sistema, responde: "Devo sempre me manifestar como reitor, porque fui eleito pela comunidade universitária para representá-la e esta comunidade optou pelo sistema de cotas. Então sou favorável ao sistema que a comunidade da minha universidade decidiu adotar"."
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Seguro sem Seguro (II)
Complementando o texto do Roy Frankel, abaixo. Do NYT.
Juiz pune revista por charge de sexo com príncipe espanhol
Na Espanha, charges com a família real, podem ser considerados crime de lesa-majestade. Via BBC.
O ocaso do coronel
Um ator cômico italiano, Ettore Petrolini, espécie de pai de Totó, Alberto Sordi, Nino Manfredi e outros geniais intérpretes da comedia da vida, fez certo dia o seguinte comentário sobre uma visita ao cemitério: “Leio as lápides, mãe extremada, marido exemplar, cidadão honrado, esposa devotada, e por aí afora. Mas onde será que enterram os vilões?” Meu pai, ainda jovem, estava na platéia, e sei de Petrolini por causa dele e de um filme do fim dos anos vinte em que, ao se apresentar como Nero, o imperador incendiário, alveja Mussolini e se ri dele. Além de bom ator era também corajoso. Nestes dias, ao ler os comentários sobre a morte de ACM, lembrei Petrolini. Aqui, no Blog do Mino.
Brazil -zil -zil
O governador do Paraná, Roberto Requião, naquela tarde (segunda-feira, 16 de julho) visita o presidente Lula no Palácio do Planalto, para um encontro como de hábito cordial. Em seguida, o governador, em toda a sua corajosa imponência, dirigi-se ao Comitê de Imprensa do próprio Palácio.
Requião tem sido um dos alvos preferidos dos ataques da mídia. Suas relações com os jornalistas são tensas, mas ele não hesita na provocação, e pergunta por que, em outros tempos, “vocês não falaram do filho de Fernando Henrique?” Mais um rebento fora do matrimônio, como no caso de Renan Calheiros. A aventura de FHC, do conhecimento até do mundo mineral, é anterior à sua primeira eleição em 1994, e a jovem brindada pelos favores do príncipe dos sociólogos foi mais uma jornalista em atividade em Brasília, Miriam Dutra.
A pergunta de Requião deixa os credenciados do comitê entre atônitos e perplexos. Alguém balbucia que a comparação não cabe, os casos são diferentes. Impávido, o governador ergue o sobrolho e clama: “Por quê?” Logo explica: “Quem sustentou o filho do ex-presidente foi, desde o nascimento, uma empresa privada, a Globo da família Marinho”.
A bem da tranqüilidade familiar de FHC, e do seu desempenho na Presidência, Miriam Dutra e seu filho foram enviados ao exterior, no resguardo. Consta que voltaram para o País faz pouco tempo. Fez-se o silêncio no comitê, e o governador se foi, a dar risadas.
Agora, sou eu quem pergunta: alguém leu, ou ouviu, relato desse episódio? E então, volto à carga: qual é o país do mundo que se diz democrático, e goza de liberdade de expressão, onde um governador de estado, ou qualquer figura pública importante, fala de um ex-presidente da República igual a Requião, diante de uma matilha de perdigueiros da informação, e a mídia fecha-se em copas? Não conheço outro, além do Brazil-zil-zil.
Mino Carta, aqui na Carta Capital
A esperança do caos mobilizando a idireita
Nada como um desastre ou escândalo para acalmar a platéia. E a oposição, aliada à oligarquia, usa bem isso. Danem-se as questões importantes, dane-se a crise externa, dane-se tudo. Bom é fofoca e denúncia. A finalidade da política é impedir o país de fazer política. Nada acontece, dando a impressão de que muito está acontecendo.Blig - O Mundo é de quem faz - O blog do IG
[...]
Quem tem coragem de ir à TV e dizer: "O Brasil está melhorando!", mesmo que esteja? Ninguém diz. É feio. Falar mal do país é uma forma de se limpar. Sentimo-nos fora do poder, logo é normal sabotar. O avião da TAM derreteu feito bala de açúcar na boca dos golpistas.
[...]
O que moveu Pedro Simon e Arthur Virgilio foi a esperança do caos. Pedro Simon se acha o missionário da catástrofe. Ele é o ideólogo da explosão de furúnculos. Ele acredita no pus revelador. Virgilio quer levar em seu declínio o país todo com ele, cair destruindo, numa espécie de triunfo ao avesso. Ele é o último bastião do patrimonialismo tradicional, resistindo ao capitalismo impessoal.
Espalhou-se a teoria de que o problema do Brasil é "moral". Este "bonde" funk de neo-udenismo psicótico, este lacerdismo tardio, este trenzinho de "janismo" com "collorismo" visam impedir a modernização do país, sob a capa do "amor". São a favor da moralidade, mas contra a lei de Responsabilidade Fiscal.
Esta onda de moralismo delirante busca impedir a reforma das instituições, que estimulam a imoralidade. Tasso , tocando trombone sob um telhado de vidro, é o grande exemplo. Arthur Virgilio, com boquinha de ânus e vozinha de padre, outro.
Blogged with Flock
Das obscenidades midiáticas
Trechos:
"Seu gesto foi obsceno, professor. Trata-se de um gesto clássico. Mas, foi um gesto roubado por uma câmera indiscreta. Gesto que, tenho certeza, jamais seria cometido em público. Um amigo meu que trabalha na líder de audiência em Brasília me contou que os cinegrafistas são orientados a "prestar atenção para ver se tem alguma cortina aberta" nas principais salas do Palácio do Planalto. Devem, por orientação da chefia, estar atentos para flagrar eventuais movimentos comprometedores de figurões do governo. Isso também é obsceno."
"A pressa de alguns setores em culpar o governo pelo desastre também foi obscena, professor. O jornal de maior circulação no Rio estampou "as autoridades debocham... e a gente chora", com uma foto de arquivo da ministra Marta Suplicy dando uma gargalhada. Outro jornal publicou uma charge na qual, em alusão aos Jogos Panamericanos, o presidente Lula pendura uma medalha de ouro no pescoço da morte. Um colunista de um jornal de grande circulação em São Paulo escreveu "relaxa e morre". Foi feia a coisa."
Leia o texto completo na Agência Carta Maior.
UE informará opção sexual de passageiros aos EUA
Receita para sairmos da Idade Mídia
O primeiro passo é dizer não a mídia golpista, cancelando assinaturas de jornal, convencendo amigos e parentes a fazer o mesmo, boicotando programas de TV e patrocinadores de programas de TV.Vi o Mundo - O que você nunca pôde ver na TV
E desmascarar, sempre que possível (na internet, por carta, fazendo sinais de fumaça) as mentiras, distorções e omissões dos barões da mídia, deixando claro que eles agem de olho numa agenda que interessa a eles, não necessariamente ao Brasil.
Blogged with Flock
Seguro sem Seguro
N.E.: Se vocês ainda pensam que Lula é um mal presidente, olhem para os EUA e consolem-se: nós temos um presidente que, até hoje, não conseguiu uma única bola dentro, e todos os seus vetos refletem o desejo direto da maioria da população. (Fonte em Inglês: NYT. Meus parênteses)
Devassa na ONG de dona Ruth Cardoso
A Controladoria Geral da União - CGU - está fazendo uma devassa nas contas da ONG Alfabetização Solidária, fundada por dona Ruth Cardoso, mulher do Farol de Alexandria.
Descobriram que a ONG recebeu R$ 211 milhões do MEC no segundo governo FHC e outros R$ 58 milhões entre 2003 e 2006.
A pouca familiaridade do tucano com os livros e autores que menciona
“ACM era uma espécie de Maquiavel brasileiro”. Palavras do senador Arthur Virgilio. Permito-me aventar a hipótese de que o senador não sabe da vida e da obra de Maquiavel. O qual foi um grande do pensamento e das letras e um político honrado.Blog do Mino
Blogged with Flock
Pan-American, baby
Na quinta-feira, entre muitas queixas sobre a organização do evento, resumiu assim sua visão sobre o Rio: (Leiam mais no blog do Leonir, clicando aqui.)
Temores sobre os transgênicos estão se confirmando, diz cientista gaúcho
Porto Alegre, RS - Um parecer científico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), dirigido ao Conselho Estadual de Saúde, põe mais lenha na fogueira desse debate. O texto afirma, com todas as letras, que estão comprovados os riscos dos transgênicos à saúde humana e animal.
Leia mais na Eco Agência
Midia br saiu machucada de 1 semana de erros, de mentiras e omissoes
Pesquisa revela mal-estar no Ocidente com a globalização
A pesquisa realizada pelo instituto Harris Interactive, revela que em Espanha, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos o número de pessoas que pensam que a globalização está tendo um impacto negativo é até três vezes maior do que aqueles que pensam o oposto. Em todas as nações, os consultados defenderam um aumento de impostos para as pessoas que possuem rendas maiores.
TAM - Transportes Altamente Mortais - Uma longa e terrível lista
Este é um dos fatos dentre as centenas que foram cuidadosamente reunidos AQUI, NESTA LISTA, por jorge Tadeu da Silva, jornalista, uma das vítimas da TAM, que felizmente sobreviveu para contar parte da horrível, triste, vergonhosa, hedionda história dessa companhia.
Companhia? Antes só, já dizia o ditado.
domingo, 22 de julho de 2007
TAM - Transportes Altamente Mortais
Dois aviões da TAM fazem pouso forçado em São Paulo
LÍVIA MARRA
da Folha Online
Dois aviões da TAM fizeram pouso forçado hoje em São Paulo. Um deles ocorreu em uma área rural de Birigui (518 km a noroeste de São Paulo). O outro ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo), segundo informações do aeroporto. http://jorgetadeu7.sites.uol.com.br/
PT: ex-Campo Majoritário é derrotado no RS
O Congresso Estadual do PT do Rio Grande do Sul aprovou, sábado, uma resolução sobre a crise ética e política que atingiu o partido em 2005. Aprovada por ampla maioria, a resolução afirma que “a prática de instrumentalização e o aparelhamento para o crescimento e fortalecimento de grupos partidários, especialmente o então Campo Majoritário, é a principal responsável pela grave crise vivida por nosso partido e governo”.RS URGENTE - UOL Blog
[...]
Os representantes do ex-Campo Majoritário (Unidade na Luta) também saíram derrotados na eleição dos delegados para o congresso nacional do partido. Somadas, as chapas de oposição à atual direção nacional fizeram 73% dos votos, elegendo a maioria dos delegados.
Blogged with Flock
Esse filme nós já vimos!
Por Paulo Henrique Amorim
. O golpe mediático está em curso.
. Consiste em associar o Presidente Lula ao desastre da TAM.
. Como se tentou fazer com a queda do avião da Gol, até que ficasse solarmente demonstrado que, se o transponder do Legacy estivesse ligado, não haveria choque.
. Ainda mais que a “crise” ou “apagão” aéreo tem a vantagem de fornecer matéria incandescente todo dia: todo dia, em qualquer aeroporto haverá uma manifestação, seja qual for, da “crise” ou do “apagão”.
. A mídia conservadora (e golpista) despiu-se do véu de objetividade, isenção ou respeito a qualquer código de ética profissional.
. A velha distinção entre “opinião” e “fato” foi para o beleleu.
. Até a previsão do tempo é editorializada.
. Agora vale tudo:
. informação em off, boato, dispensa de rechecagem, torcer o que os entrevistados dizem, omitir informações que não batem com a “linha justa”, destacar os inimigos do Governo (por exemplo, o Frei Betto), e deletar os que defendem o Governo.
. Isso é mais velho do que a Sé de Braga, dizia o meu avô.
. Da mesma forma, é assim no mundo inteiro.
. Só que em nenhuma democracia séria do mundo três jornais (a Veja é do Departamento das “ideologias exóticas”, como o fascismo) e uma rede de televisão têm o poder que têm no Brasil.
. Mas, não são só eles.
. Os filhos do Roberto Marinho, por exemplo, que não têm nome próprio.
.Estão a serviço de quem ?
. Da elite branca e racista (e também separatista, no caso da elite de São Paulo).
. Sabe-se que o Governo Lula não se defende da mídia.
. O primeiro ato do presidente Lula depois de eleito foi sentar-se na bancada do Jornal Nacional, ao lado de William Bonner e da Fátima Bernardes.
. O Presidente Lula pensou que ia “charmar” a Globo”.
. Deu no que deu.
. É provável que a mídia conservadora (e golpista) consiga levar o golpe até o fim.
. É essa a intenção, agora, explícita de uma mídia que funciona a “una sola voz”, como era na Venezuela – é o que lembra Renato Rovai, no livro “A mídia nas eleições de 2006”, organizado por Venicio A. de Lima.
. O golpe consiste em derrubar o Presidente Lula ou torná-lo impotente.
. De modo que a experiência de o Brasil eleger um presidente pobre, nordestino e de “esquerda” jamais se repita.
. A mídia conservadora (e golpista) quer levar o Brasil para a Venezuela.
. Foi o que eu disse, recentemente no dia 11 de junho deste ano, numa exposição que fiz aos jornalistas do Ultimo Segundo do iG:
. “A mídia se torna mais golpista a cada dia – especialmente depois da renovada virulência das Organizações Globo.
. A democracia brasileira não tem instituições para absorver isso com normalidade.
. Nem o Estado brasileiro se preparou para conviver e enfrentar, se for preciso, uma mídia golpista que intervém no processo político e nas instituições.
. A mídia conservadora e golpista vai levar o Brasil a um impasse político.
. O Brasil pode se tornar uma Venezuela.
. Com a ajuda dos jornalistas.”
*Do site http://conversa-afiada.ig.com.br/ com o blog http://jc-garcia.zip.net
Pululu: União Africana, 5 anos depois
Mas se o início da moderna unidade africana esteve em Syrtre, a génese da unidade africana vamos encontrá-la nos movimentos pan-africanistas do início do século XX, nas ideias de George Padmore, de Marcus Garvey e, principalmente, nas de Kwane Nkrumah quando, em 1958, juntou um grupo de eminentes líderes emancipalistas e decidiram ser altura de juntar os povos africanos, que prospectivavam as independências das suas colónias, num África unida pelo federalismo político e social com o apagamento das fronteiras de régua e esquadro da Conferência de Berlim.Pululu: União Africana, 5 anos depois
Blogged with Flock