sábado, 27 de dezembro de 2008

Número de mortos por ataque de Israel em Gaza sobe para 205


Por Nidal al-Mughrabi

GAZA (Reuters) - Aviões e helicópteros de combate israelenses bombardearam a Faixa de Gaza neste sábado, deixando pelo menos 205 mortos no território controlado pelo Hamas, no dia mais sangrento para os palestinos em mais de 20 anos.

mais AQUI

SAINDO DO ARMÁRIO

BRASÍLIA - Na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) desde o dia 23 de abril, o ministro Gilmar Mendes tem mostrado boa disposição para viajar pelo País e para o exterior. Sua agenda tem despertado comentários de que estaria em campanha para algum cargo eletivo em 2010 - de vice-presidente da República na chapa do tucano José Serra até governador de Mato Grosso, seu Estado natal.

leia MAIS

Fundação espanhola distingue Lula da Silva por defesa da democracia e liberdade

Bilbau, Espanha, 26 Dez(Lusa)- o presidente brasileiro, Lula da Silva, foi distinguido pela fundação espanhola Ramón Rubial, pelo seu trabalho em defesa da democracia e da liberdade, anunciou hoje a presidente da instituição, Lentxu Rubial.

O prémio, que leva o nome do dirigente socialista e primeiro presidente regional do País Basco, Ramón Rubial, homenageia na sua terceira edição pessoas, grupos ou entidades que, durante 2008, se destacaram na defesa do socialismo, da democracia e da liberdade.

Lula da Silva foi distinguido na categoria "Defesa da Democracia e Liberdade" devido à sua "comprometida luta para melhorar as condições dos que mais precisam".

Diário de Notícias

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Israel reabre fronteira com Faixa de Gaza

Israel reabriu as principais passagens na fronteira com a Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária no território palestino.

Cerca de 80 caminhões com suprimentos como medicamentos, alimentos e outros estão sendo aguardados em Gaza nesta sexta-feira.

A decisão de abrir a fronteira foi tomada pelo ministro da Defesa, Ehud Barak, depois de consultas com assessores militares e de apelos feitos pela comunidade internacional.

Israel vem bloqueando o acesso ao território palestino há 18 meses. A ONU diz que os suprimentos esperados nesta sexta-feira são insuficientes para atender às necessidades locais - cerca de 80% da população depende da ajuda vinda de fora.

Notícia completa na BBC Brasil.


África: 120 mi de mutilações genitais femininas

Realizada neste mês de dezembro, a conferência internacional do Cairo contra a mutilação genital feminina (MGF), apontou os países africanos onde essa condenável prática ainda é realizada: Yemen, Tanzânia, Quênia, Etiópia, Sudão, Egito, Chade, Nigéria, Niger, Camarões, Benin, República Centro Africana, Gana, Mali, Burkina Faso, Senegal, Mauritânia, Costa do Marfim.

Como se percebe, em pleno século 21, a mutilação genital feminina continua a ser realizada na África. E, em menor escala, na Ásia. Apesar do Protocolo de Maputo sobre direitos das mulheres africanas, a cultura tribal machista ainda não mudou.

Mais no Terra Magazine.


16 tópicos para entender a Colômbia em 2008

Os problemas estruturais da Colômbia, de conseqüências históricas, permanecem como uma espada de Dâmocles sobre os dirigentes e a sociedade colombiana. Todos os problemas surgem em uma revisão e em um breve balanço do ano 2008 e a sua soma reflete o difícil panorama que se projeta para o futuro de um país em que o poder se encarregou sistematicamente de não o deixar sair do abismo. Nesta lista não estão todos os problemas, mas sim os que deixaram as suas marcas em 2008.

Texto completo no Terra Magazine. Entre os problemas citados, e esboçados, estão "soberania", "paramilitarismo", "paraeconomia", "impunidade", "deslocamentos populacionais forçados", ...

Austrália aplica censura na web

Que a China e o Vietnã bloqueiam conteúdos de sites não é novidade. Agora, porém, a Austrália se junta ao grupo e nega acesso a 10 mil páginas na web.

O investimento neste filtro aplicado na internet do país custou cerca de US$ 70 milhões.

Os provedores de internet locais advertem que a velocidade de acesso, em decorrência do bloqueio, irá cair em 85%.

Mais na INFO Exame.


Nueva web de Abuelas de Plaza de Mayo


Las Abuelas de Plaza de Mayo estrenaron nuevo diseño de su página web en la que un banner con rolling en la parte superior muestra las fotografías de los padres detenidos-desaparecidos de niños que fueron sustraídos ilegalmente o que nacieron en cautiverio durante la dictadura.

Visite AQUI.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Refugiados acampam em Brasília por repatriamento

Um grupo de 20 refugiados palestinos vindos do Iraque está acampado em Brasília, em frente à sede do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), para exigir que seja transferido para outro país.

Veja mais na Folha Online.

Após 4 meses, PF não tem autor nem áudio de escuta no Supremo

Quatro meses e mais de uma centena de depoimentos depois, o inquérito da PF que apura o grampo ilegal de conversas do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, chega ao fim do ano sem provas de autoria nem vestígios do áudio cuja transcrição divulgada pela revista "Veja" resultou no afastamento do diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda.

O inquérito está nas mãos da Justiça, que analisa o pedido de prorrogação feito pelos delegados Rômulo Berredo e William Morad. A tendência é que a investigação ganhe sobrevida de 30 dias, mas, ainda assim, na PF poucos acreditam que ela chegue aos culpados.

A notícia continua na Folha Online.


Médico é acusado de usar gordura humana para fazer biodiesel

O departamento de Saúde do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está investigando o caso de um médico que teria usado a gordura retirada das pacientes durante procedimentos de lipoescultura como combustível para seus carros, segundo informações da revista Forbess.

A gordura, tanto animal quanto vegetal, contém triglicerídeos que podem ser extraídos para a produção de biodiesel.

O esquema do médico, que transformava a gordura retirada de seus pacientes em biodiesel para o seu carro - um Ford SUV - veio à tona durante outra investigação, de reclamações feitas por pacientes contra procedimentos cirúrgicos da clínica.

Mais na BBC Brasil.


Líderes africanos se reúnem para discutir golpe na Guiné

Líderes da União Africana estão reunidos nesta quarta-feira em uma reunião de emergência em Adis-Abeba, na Etiópia, para discutir o golpe militar na Guiné.

O Exército da Guiné anunciou na terça-feira a dissolução do governo e a suspensão da Constituição do país, poucas horas depois da morte do presidente Lansana Conte.

A União Africana já havia condenado a intervenção militar como uma “violação da Constituição” da Guiné.

Mais na BBC Brasil.


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Funcionária do Tribunal de Justiça registra queixa por assédio moral

Simone Janson Nejar, “demitida” na semana do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ao final de um processo administrativo supersônico, apresentou-se para retornar ao trabalho nesta segunda-feira e acabou sendo objeto de uma nova atitude inédita ordenada pela direção da Corte gaúcha. No último sábado venceu o prazo de sua suspensão preventiva de 60 dias. Portanto, ela se apresentou para trabalhar nesta segunda-feira.

O texto completo no blog do Videvrsus, jornalismo de adjetivos. Leia e analise.

Protógenes nega grampo no STF e chama Dantas de bandido

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz disse acreditar que não houve grampo realizado contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, durante a Operação Satiagraha e qualificou de "banqueiro bandido e condenado" Daniel Dantas, o principal investigado na ação.

Em entrevista ao "Roda Viva", da TV Cultura, o delegado rejeitou qualquer grampo ilegal de uma conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). "Levaram o nome de duas importantes pessoas da República fabricando um escândalo", disse. "Eu acredito que não houve grampo. Não existe áudio. Logo que foi anunciado [o suposto grampo] eu mesmo perguntei 'cadê o áudio?'. Eu quero o áudio."

A notícia continua na Folha Online.


Após morte do presidente, Exército da Guiné anuncia golpe de Estado

Um capitão do Exército da Guiné anunciou nesta terça-feira na rádio estatal a dissolução do governo e das instituições republicanas, além da suspensão da Constituição, poucas horas depois do anúncio da morte do general presidente Lansana Conté, que estava no poder desde 1984.

"A partir de hoje está suspensa a Constituição, assim como toda atividade política e sindical", declarou o capitão Musa Dadis Camara.

Mais no UOL Notícias.

Último distribuidor de fitas VHS nos EUA abandona o formato



'Esse foi o último Natal', diz diretor da Distribution Video Audio.
Formato popular nos anos 90 foi lançado em 1976 pela japonesa JVC.

"Está acabado, mas é isso. Este é o último Natal, sem dúvida alguma", diz Ryan Kugler, presidente da última grande empresa norte-americana a distribuir fitas VHS, formato de mídia lançado em 1976 pela japonesa JVC.

Mais no G1. A imagem também veio de . Réquiem para mais uma tecnologia.

Nova lei incluirá 10 milhões de pessoas na Previdência

A lei complementar publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União que modifica o sistema de concessão de aposentadorias também traz alterações para os pequenos empresários. O texto faz ajustes na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas e cria uma nova categoria de contribuintes para a Previdência Social: o microempreendedor individual.
O ministro da Previdência, José Pimentel, afirmou nesta terça-feira (23), em entrevista a emissoras de rádio, que a mudança deve atrair em torno de 10 milhões de trabalhadores.


Vejam mais no Vermelho


Ativistas criticam declaração do papa sobre gays

Bento 16 (arquivo)
Papa disse que heterossexualismo deve ser protegido
Gays e grupos de defesa dos direitos dos homossexuais criticaram nesta terça-feira declarações feitas pelo papa Bento 16, que disse que salvar a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas da destruição.

Segundo o Movimento Gay e Lésbico Cristão da Grã-Bretanha, os comentários do pontífice foram “irresponsáveis e inaceitáveis”.

A líder do Movimento, Sharon Ferguson, afirmou que esse tipo de declaração justifica maus tratos a gays.


Vejam mais na BBCBrasil.com

Dois sapatos e um presidente

Bush filho«Al Zaidi foi preso e acusado pelas autoridades de «agressão a um chefe de Estado estrangeiro», o que em si é uma anedota. Em primeiro lugar porque a acusação é «agressão» e não insulto, ou seja, feita à luz da interpretação «ocidental» do arremesso. Em segundo lugar porque revela um buraco no edifício legal iraquiano, pois não prevê o insulto ou agressão «contra Chefe de Estado de potência ocupante». Em terceiro lugar porque, e citando um grupo de ulemas (1) (sunitas e xiitas), intelectuais, cientistas e advogados iraquianos, «atirar sapatos à cara de Bush é a resposta normal e adequada a tudo o que foi perpetrado por este criminoso e sua pandilha de assassinos contra o povo iraquiano». Ângelo Alves - 23.12.08

«Esta é a despedida do povo iraquiano, seu cão!». Foi com estas palavras que Muntadar al-Zaidi, jornalista da cadeia de televisão Al-Baghdadyia, acompanhou o arremesso dos seus dois sapatos contra George W. Bush. Apesar de a nossa vontade ser a de rapidamente enviar pares de sapatos a todos os jornalistas que se preparem para cobrir eventos com a participação de Bush – não podem ficar descalços depois de tão elevado serviço à Humanidade - resolvemos abordar o acontecimento com imparcialidade e por dois prismas: o do jornalista e, naturalmente, o de Bush.


Vejam o texto completo no ODiario.info

Garibaldi quer investigar "fantasma" de gabinete ACM Júnior

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), vai pedir à assessoria jurídica da Casa que examine o caso da ex-servidora Siméa Maria de Castro Antun, que durante cerca de 10 anos recebeu o maior salário pago a ocupantes de cargos comissionados, de R$ 8,2 mil, sem prestar nenhum tipo de serviço. Sua condição de "fantasma" se tornou pública em reportagem da revista "Veja" sobre o processo movido pelo seu filho para partilhar a herança deixada pelo senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), que morreu em julho do ano passado.

Família de ACM se diz surpresa com filho de Luís Eduardo

SALVADOR - O senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA) disse ontem que a família foi surpreendida pelas ações movidas pela ex-modelo Siméa Maria de Castro Antun, de 40 anos. Ela alega que seu filho, Vítor Hugo Antun, 14 anos completados no último dia 13, é fruto de uma relação extraconjugal dela com o deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998.


Vejam na Tribuna da imprensa online

A más de 3 millones de italianos no les alcanza la plata para comer

Son cifras oficiales. Afecta sobre todo a familias del sur del país, donde hay tres o más niños, ancianos o madres solteras. Más de 6 millones tiene dificultades para calefaccionar sus casas. Para muchos, es volver a una pesadilla de la posguerra.

Suenan fuerte las alarmas de la pobreza en Italia, donde las condiciones de vida de las familias empeoran continuamente y crecen las desigualdades sociales como en ningún otro país europeo. La decadencia nacional es un espectro cada vez más concreto. El Instituto de Estadísticas, que estima la población ya en 60 millones de habitantes, dio datos negativos pero hasta finales de 2007. Vale la pena actualizar las tendencias al año que termina y tener en cuenta que en 2008 la situación se ha agudizado. Son unos 3.600.000 los italianos que declaran pasar momentos "con insuficientes recursos para comprar alimentos".


Vejam mais no Clarín.com

Cuidado com a notícia

Dêem só uma olhadinha na notinha escandalosamente discreta que a Folha publicou:

Em sessão extraordinária realizada ontem, a Câmara dos Deputados da Colômbia aprovou projeto de referendo para autorizar o presidente Álvaro Uribe a concorrer a um terceiro mandato em 2014, mas não nas eleições de 2010. O projeto precisa passar pelo Senado. A medida foi aprovada por 86 votos a 0, já que a oposição retirou-se do plenário após o governo convocar a sessão extraordinária, 20 minutos antes do começo do recesso legislativo, que vai até março. Uribe nega apoiar a proposta, mas opositores acusam o governo de atuar nos bastidores.

Hei!, cadê os editoriais e reportagens escandalizados em jornais e telejornais?! Cadê os colunistas da página A2 da Folha?! Cadê a expressão de nojo de Fátima Bernardes?! Só valem quando Lula ou Chávez ameaçam se candidatar a terceiro mandato? Sim, é isso mesmo: quando é da turma deles, o político, se quiser, pode morrer no cargo de presidente ou até de ditador que eles não abrem a boca.

Este excerto é parte do texto do blog de Eduardo Guimarães - Cidadania.com.


Flávio Vaz Netto ajudou a desviar mais de R$ 938 mil do Detran, diz Ministério Público

As novas ações anunciadas hoje pelo Procurador Geral de Justiça, Mauro Renner, referentes ao desvio de dinheiro público no Detran, são as seguintes, conforme informações publicadas no site do Ministério Público:

Você pode ler mais no RS Urgente.


Revista elege Lula o 18º mais influente do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito a 18ª pessoa mais influente do mundo pela revista americana Newsweek. A relação, que lista 50 personalidades mundiais, foi publicada na edição online do semanário. Em primeiro lugar aparece o presidente eleito nos Estados Unidos, Barack Obama.

A publicação atribui a Lula o fato de o Brasil ter atualmente "a menor taxa de inflação nos países em desenvolvimento, além de possuir hoje US$ 207 bilhões em reservas internacionais". "Graças à política fiscal de Lula, o Brasil está hoje entre as economias emergentes mais saudáveis do mundo", diz a revista.

Notícia completa no Terra.
Uma lista é uma lista que é uma lista. Com tudo o que isso tem de subjetivo, e deve ser vista relativamente. Por outro lado, parodiando o Paulo Henrique Amorim, esta lista da Newsweek não será publicada na nossa chamada "grande imprensa". Se for publicada, será discretamente em algum cantinho interno, sem destaque. Se ao contrário, fosse no governo(?) FHC, seria noticiado em termos de "Brasil Grande", de "Brasil Potência": Newsweek também se curva a Fernando Henrique Cardoso, o garboso!

China bloqueia acesso ao site New York Times

Os chineses estão impossibilitados de acessar o site do jornal americano New York Times desde quinta-feira (18/12), segundo notícia do próprio veículo.

Algumas regiões como Pequim e Xangai só tiveram o conteúdo bloqueado na sexta-feira. Os internautas da China, quando tentam acessar o site, lêem mensagens de que o site não está disponível.

Continua na INFO Exame.


Tribunal de guerra para Bush

Parece que foi Millôr Fernandes que uma vez disse: "Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados". Se não foi ele não importa, mas a frase é boa. Significa dizer: você, jornalista, precisa ter olhar crítico para não comer gato por lebre. Como formadores de opinião, se comemos gato por lebre fazemos com que o leitor/ouvinte/telespectador também coma, com todas as conseqüências daí resultantes.

Digo isso depois de ler alguns jornais e percorrer alguns sites de notícias no domingo 21/12. A semana inteira ficou-se discutindo se o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi agiu corretamente ou não ao arremessar seus sapatos no Bush. Mas nesses últimos dias da era Bush o que a imprensa e o mundo deveriam estar discutindo era se o presidente americano deveria ser julgado por um tribunal internacional contra crimes de guerra, em vez de botar o pijama e gozar sua aposentadoria.

Fala-se em 100 mil civis mortos no Iraque, país invadido e destruído por ordem de Bush, com base numa mentira já comprovada.

O texto completo continua no Comunique-se.

Diário do Nordeste pára na terça-feira

Às 15h desta terça-feira (23/12), a redação do Diário do Nordeste vai parar e aguardar que a direção do jornal receba o Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Deborah Lima, presidente da entidade, conta que a diretoria não tem recebido os jornalistas para dar continuidade à negociação salarial, tendo fechado a proposta em 6,3%, abaixo da inflação, de 7,15%.

“Em quatro meses de negociação, desde setembro, não houve avanço. Fizemos manifestação no dia 10/12, paralisamos o Diário do Nordeste por pouco mais de uma hora. Eles propõem um achatamento salarial, não corrigem as perdas inflacionárias”, queixa-se Deborah.

Notícia completa no Comunique-se.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Reforma Agrária no RS



- mais no blog A CONQUISTA DE CAIBOATÉ

Japón: Un Premio Nobel "de la Paz" había pedido ataque nuclear contra China


22 de diciembre 2008. - El ex primer ministro japonés Eisaku Sato, quien en 1974 obtuvo el Premio Nobel de la Paz por su compromiso contra las actividades nucleares, había pedido nueve años antes a Estados Unidos lanzar una bomba atómica contra Pekín en caso de un conflicto con Tokio.

Vejam mais aporrea.org

Vídeo de adolescente em Guantánamo repercute na Europa

Ativistas europeus de direitos humanos dão sinal de alerta contra as condições da prisão americana de Guantánamo após divulgação de vídeo de jovem prisioneiro canadense pedindo socorro.
Um vídeo de sete horas e meia foi divulgado nesta semana pelos advogados do mais jovem prisioneiro da prisão militar norte-americana em Cuba. O vídeo, rodado durante quatro dias pelo serviço de inteligência canadense em fevereiro de 2003, mostra Omar Khadr aos 16 anos de idade chorando e gritando por socorro.

Veja AQUI.

Mudança climática: Outro ano de fenómenos extremos

As temperaturas médias registadas este ano fazem de 2008 um dos anos mais quentes desde 1850, quando os cientistas começaram a registá-las, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no seu último estudo sobre a mudança climática. A ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos, como inundações devastadoras, secas severas e persistentes, tempestades de neve e ondas de calor, registou-se em vários países, segundo esta agência da Organização das Nações Unidas.
Artigo de Haider Rizvi da IPS.


Vejam mais na Esquerda.Net

domingo, 21 de dezembro de 2008

A "firma" PCC no controle da cocaína

BRASÍLIA - Há duas semanas, ao deflagrar a chamada Operação Aracne, a Polícia Federal prendeu 42 traficantes e desmantelou uma das maiores quadrilhas que atuam na distribuição de cocaína no eixo Rio-São Paulo. Prisões e apreensões de droga não chegam a ser novidade. O que surpreendeu a polícia, no entanto, foi o poderio econômico e a capacidade de planejamento dos traficantes brasileiros, parte deles integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) – a organização que se originou nos presídios paulistas em meados dos anos 90 e que hoje controla as atividades criminais como se estivesse administrando uma empresa.


Vejam mais no JB Online

Costa brasileira é declarada santuário de baleias e golfinho

Brasília - As águas da costa brasileira agora são santuário de baleias e de golfinhos. Decreto assinado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforça a proibição da caça de golfinhos e baleias nas águas sob jurisdição do país. De acordo com o decreto, “estão permitidos a pesquisa científica e o aproveitamento turístico ordenado”.

A medida reforça a posição brasileira na Comissão Internacional Baleeira, que desde o fim da década de 1980 proibiu a caça e a pesca desses animais, na chamada moratória da baleia.

Vejam mais na Agência Brasil