sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A longa história de um massacre esquecido

Há 50 anos, cerca de 100 a 200 argelinos que se manifestavam pacificamente em Paris foram assassinados pelas forças policiais. Ocultado durante muito tempo pelo poder, este 17 de outubro de 1961 integra progressivamente a memória coletiva.


Confira do Vox Europ via Jornal GGN.

Onde está a gritaria das associações de médicos contra a “máfia das próteses”?

Onde estão as declarações indignadas das entidades médicas contra a chamada “máfia das próteses”? Onde os protestos veementes da categoria? Onde metade daquele povo que foi aos aeroportos agredir os cubanos, denunciar a invasão comunista, o trabalho escravo e a roubalheira?


Confira no Diário do Centro do Mundo

Inflação fecha 2014 em 6,41%, acima de 2013, mas dentro do teto da meta

A inflação oficial no Brasil fechou 2014 em 6,41%, dentro do limite máximo da meta do governo, puxada principalmente pelos preços de alimentos e moradia. Em 2013, a alta dos preços tinha sido de 5,91%, também dentro do limite máximo. 
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia mais no UOL Economia

A diferença entre o politicamente incorreto do Charlie Hebdo e o politicamente incorreto de Gentili e derivados

Existem dois tipos de humor politicamente incorreto.
Um é destemido, porque enfrenta perigos reais. O outro é covarde, porque pisa nos fracos.
Os cartunistas do jornal francês Charlie Hebdo pertenciam ao primeiro grupo. Humoristas como Danilo Gentili e derivados estão no segundo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sede de revista é atacada em Paris e deixa 12 mortos




Dois homens armados abriram fogo contra a sede da revista francesa "Charlie Hebdo", em Paris, nesta quarta-feira (7), matando 12 pessoas, das quais oito são jornalistas. Outras onze pessoas ficaram feridas -- quatro delas estão internadas em estado grave.


Confira no UOL Notícias

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Maduro diz que indultará opositor López se EUA libertarem porto-riquenho López Rivera

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse no domingo que concordaria em oferecer um indulto ao oposicionista Leopoldo López, preso há quase um ano, se os Estados Unidos aceitarem libertar o porto-riquenho Óscar López Rivera, condenado por conspiração sediciosa.


Continue lendo no Terra

Livro sobre sistema eleitoral norte-americano é lançado no Brasil

No Brasil a convite do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) – financiado pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) –, Keyssar iniciou a sua palestra comentando o resultado das eleições legislativas norte-americanas ocorridas no início de novembro, que deram aos republicanos o controle do Senado e aumentaram sua maioria na Câmara.
“A participação foi extremamente baixa: 36% dos eleitores votaram e os republicanos receberam 52% dos votos. Fazendo a conta, 52% de 36% significam que a maioria republicana foi obtida com apenas 18,5% dos eleitores. Foi um voto predominantemente protestante e masculino”, disse.
Segundo o historiador, além do baixo comparecimento às urnas, um aspecto notável dessa campanha foi o montante de dinheiro investido. “Houve um aporte sem precedentes. Dinheiro não das campanhas oficiais, não dos partidos, não dos candidatos, mas de outras organizações, muitas vezes secretas. Dinheiro de corporações. Especialmente em alguns estados ocorreram verdadeiras inundações desse tipo de dinheiro. E não foi uma eleição presidencial. Enormes quantidades de dinheiro foram investidas na compra de horários na televisão”, afirmou. Aqui, é preciso lembrar que não existe horário eleitoral gratuito nos Estados Unidos.

Confira no sítio da Agência Fapesp, via Jornal GGN

Como a Veja foi atacada por seus próprios leitores numa matéria sobre o nazismo na PM

A reportagem afirma que Fábio foi responsável por uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo durante o protesto de 20 de junho de 2013 na prefeitura do Rio de Janeiro. Isso custou para ele o comando da Tropa de Choque, perdendo o posto para o coronel Márcio Rocha. O novo comandante moderou no uso de balas de borracha e de gás durante os protestos, mas aumentou as prisões antes e durante a Copa do Mundo de 2014.
Mesmo assim, Fábio Almeida de Souza foi promovido ao posto de coronel no dia 25 de dezembro do ano passado, durante o Natal, e seus planos de conspiração nos bastidores da polícia vieram à tona.
A PM não acha que há nada de errado em sua promoção, embora exista um inquérito que mostra que ele pode ter incitado pancadaria com manifestantes black blocs, além das declarações abertamente nazistas para expurgar outros policiais dentro da corporação.
O texto da Veja deveria despertar a revolta de seus leitores. Foi o contrário.

Especulacões sobre coerência

Há poucos meses, o deputado estadual Giovani Feltes batia-se pela derrubada do imposto de fronteira.
Praticamente toda a agora base aliada do governador José Ivo Sartori queria o fim dessa taxa cujo objetivo é impedir que mercadorias de outros Estados e de outros países entrem no Rio Grande do Sul pagando ICMS menor do que os produtos da indústria gaúcha. Estabeleceu-se um conflito entre a indústria e o comércio do RS.
Feltes e seus companheiros ficaram com o comércio pretensamente em nome dos consumidores.
Guindado à posição de secretário da Fazenda, Feltes mudou de ideia.
O que estariam dizendo Feltes e seus companheiros se algo semelhante tivesse sido feito pelo PT?
Chamariam isso de estelionato eleitoral.

Gregos podem escolher destino, mas devem respeitar compromissos, diz Hollande

O presidente francês, François Hollande, estimou nesta segunda-feira que os gregos, convocados a renovar o Parlamento no fim de janeiro, são livres para escolher seu destino, mas seu próximo governo precisará "respeitar os compromissos" assumidos pelo país.

"Os gregos são livres para escolher seu destino mas, ao mesmo tempo, compromissos foram assumidos. Tudo isso terá que ser respeitado, evidentemente", declarou Hollande em uma entrevista com a emissora France Inter, ao evocar uma possível vitória do partido de esquerda radical Syriza nas legislativas previstas para 25 de janeiro.


Confira no Correio do Povo

domingo, 4 de janeiro de 2015

Ministro da Saúde da Turquia diz que "carreira" das mulheres é a maternidade

As declarações do ministro da Saúde da Turquia, Mehmet Müezzinoglu, nas quais afirmava que a maternidade deveria ser a principal "carreira" das mulheres, provocaram grandes críticas no país, segundo informou nesta sexta-feira (2) a imprensa local.

Confira a notícia da EFE no UOL

Na primeira penitenciária privada do Brasil, quanto mais presos, maior o lucro

Em janeiro de 2013, assistimos ao anúncio da inauguração da “primeira penitenciária privada do país”, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Porém, prisões “terceirizadas” já existiam em pelo menos outras 22 localidades. A diferença é que esta de Ribeirão das Neves é uma PPP (parceria público-privada) desde sua licitação e projeto, enquanto as outras eram unidades públicas que em algum momento passaram para as mãos de uma administração privada. Na prática, o modelo de Ribeirão das Neves cria penitenciárias privadas de fato; nos outros casos, a gestão ou determinados serviços são terceirizados, como a saúde dos presos e a alimentação.
Existem no mundo aproximadamente 200 presídios privados, sendo metade deles nos Estados Unidos. O modelo começou a ser implantado naquele país ainda nos anos 1980, no governo Ronald Reagan, seguindo a lógica de aumentar o encarceramento e reduzir os custos, e hoje atende a 7% da população carcerária do país. O modelo também é bastante difundido na Inglaterra – lá implantado por Margareth Thatcher – e foi fonte de inspiração da PPP de Minas, segundo o então governador do estado, Antônio Anastasia. Em Ribeirão das Neves o contrato da PPP foi assinado em 2009, na gestão do então governador Aécio Neves.

Confira na Samuel

Grécia dissolve parlamento para realizar eleições em janeiro

O parlamento grego anunciou, nesta quarta-feira, sua dissolução e confirmou a realização de eleições antecipadas em 25 de janeiro, o que pode atiçar as tensões na Eurozona em caso de vitória do partido de esquerda radical Syriza, favorito nas pesquisas. Esta dissolução ocorre três dias após o fracasso do Parlamento em eleger um novo presidente da República.


Confira no Correio do Povo.

BBC indica coleção de Clarice Lispector para ser lida em 2015


Consagrada no mundo todo, Clarice Lispector teve sua obra destacada pela plataforma de notícias BBC poucos dias antes do ano terminar. Isso porque o canal incluiu uma coleção com textos da romancista brasileira em uma lista seleta que sugere dez livros para serem lidos em 2015.

Confira no Correio do Povo