sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Preciosidades na web

Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP disponibiliza para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas bibliotecas da universidade

A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da Universidade de São Paulo (USP) acaba de disponibilizar, para consulta livre na internet, algumas das principais obras do acervo da universidade, que inclui livros anteriores à sua fundação.


Vejam mais no Jornal da Ciência (SBPC)

Dinheiro bloqueado da Satiagraha equivale a gasto federal com segurança pública

Brasília - O dinheiro bloqueado pelo Ministério da Justiça no exterior em contas bancárias relacionadas aos investigados na Operação Satiagraha da Polícia Federal, mais de US$ 2 bilhões (R$ 4,5 bilhões, aproximadamente), equivalem ao orçamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública co Cidadania), carro-chefe dos investimentos que o governo federal pretende fazer nos estados.

Vejam mais na Agencia Brasil

Enquanto comemora-se a posse de um presidente negro nos EUA, elite governamental mineira pratica impunemente o racismo

Na última sexta feira (16), enquanto o mundo inteiro preparava-se para a posse do primeiro presidente negro eleito nos Estados Unidos, comemorando o avanço e amadurecimento de uma sociedade que já foi considerada uma das mais racistas do mundo, em Belo Horizonte, capital mineira, uma funcionária do primeiro escalão do governo praticava impunemente o racismo.

O segurança Antonio Carlos de Lima, funcionário de uma loja na região da Savassi, área nobre da capital, ao cumprir seu dever solicitando à secretária do vice-governador de Minas Marcela Amorim Brant, filha do ex-deputado federal Roberto Brant, para que não estacionasse seu veículo em local proibido, de uso exclusivo da loja, recebeu como resposta diversas ofensas, em clara prática de preconceito racial. "Seu crioulo, seu macaco, ja dei queixa de você lá dentro da loja".

Chamada, a Polícia Militar compareceu ao local colhendo depoimentos e o testemunho de quem presenciara o fato, encaminhando a secretária do vice-governador e o segurança para a delegacia.


Vejam mais no Novo Jornal

A popularidade de Obama e o complexo militar industrial


Certamente, Obama tem um popularidade tão grande quanto o volume de problemas sócio-econômicos acumulados pelo capitalismo norte-americano ao longo de décadas, mas agudizados fortemente pela nefasta administração delinquencial de George W Bush.
Esta popularidade, em fase de crescimento, é não apenas resultado de um jogo midiático cevado pelo poder econômico que o apoiou, cujo leque de participantes vai de segmentos ligados ao complexo militar industrial, a poder sionista composto pela ditadura financeira, a indústria bélica e mídia pré-paga. Afinal, eleição presidencial nos EUA é sempre um palco de bilionárias movimentações financeiras em busca de espaço no jogo do poder. E este poder econômico busca influenciar toda a cena política, os dois grandes partidos, e também controlar por meio das finanças o funcionamento do Congresso. Há idiotas que chamam isto de democracia. Os sindicatos estão sempre reprimidos, ou marginalizados, ou corrompidos. O controle midiático é fortíssimo.

Vejam o texto completo na Patria Latina

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fidel quebra silêncio e elogia 'honestidade' de Obama

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro elogiou a honestidade do presidente americano Barack Obama – que tomou posse na terça-feira - quebrando um silêncio de cinco semanas em sua coluna “Reflexões de Fidel”.

Ao descrever seu encontro com a presidente argentina Cristina Kirchner, na coluna publicada no site Cuba Debate, Fidel comentou que conversou com ela sobre Obama e disse que “não tem, pessoalmente, qualquer dúvida sobre a honestidade com que Obama, o décimo-primeiro presidente desde 1º de janeiro de 1959 (data da Revolução Cubana) expressava suas idéias” no discurso da posse.

Mas ele afirma que “apesar das nobres intenções”, muitas perguntas permanecem sem resposta.

Mais na BBC Brasil.


Sobre Gaza | Blogs interrompem o ciclo da mídia conservadora veja



VISITE BLUE BUS

A cabeça de Battisti

(...)
Negri e Battisti

A “Operação Mãos Limpas” não teria havido se um punhado de bravos jovens valentes e alucinados, das Brigadas Vermelhas e dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) não tivesse enfrentado o Estado mafioso.

O governo, desmoralizado, usava a máfia para eliminá-los. Eles reagiam, houve mortos de lado a lado e prisões dos líderes intelectuais, como o filósofo De Negri (asilado na França) e o romancista Cesare Battisti (asilado na França). Estava lá, vi, escrevi, acompanhei tudo.

Foram eles, os jovens rebeldes das décadas de 70 a 80, que começaram a salvar a Itália. Se não se levantassem de armas na mão, a aliança Democracia Cristã, Partido Socialista, Liberais e máfia estaria lá até hoje. Berlusconi é o feto podre que restou, mas logo será expelido.


Vejam o texto completo na Tribuna da imprensa online

A mídia aos pés do “imperador”

Por Marinilda Carvalho em 21/1/2009

Nos Estados Unidos, todos pareciam súditos aos pés do novo imperador – nas ruas ou atrás dos microfones. A tão aguardada posse de Barack Obama ganhou cobertura monárquica das redes de TV e dos sites da internet americanos, que não queriam perder um só momento desse "dia histórico", "inesquecível", "emocionante", "fantástico", "fabuloso", como não cansaram de repetir os apresentadores, até mesmo na ultraconservadora Fox News.

A festa não foi a maravilha que os organizadores imaginaram: o trânsito deu nó no entorno da cidade, o metrô não deu conta da multidão, celular não deu sinal de vida, internet não deu conexão, o senador Ted Kennedy não deu conta da emoção e passou mal no Capitólio, o vestido da primeira-dama, Michelle, deu pouco ibope e o presidente da Suprema Corte deu uma derrapada feia na hora do juramento (oath moment), complicando o instante de glória do presidente, coitado, num tropeço que na rede acabou apelidado de "oops oath"; mas, como ressalvaram todas as matérias, nada que estragasse o brilho "desse dia histórico". Obama recebeu a "coroa" cercado de boa vontade.

Vejam mais no Observatório da Imprensa

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Atraso se mudou para Davos. A chance de futuro visita Belém


Quando o FSM nasceu, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, a globalização ainda era cantada em prosa e verso e, seus críticos, taxados de anacrônicos, inimigos da tecnologia e malucos. Oito anos depois, os mantras neoliberais não só perderam força como estão cobertos hoje por pesadas nuvens de suspeição e descrédito. O novo, como se sabe mais do que nunca neste início de 2009, estará reunido em Belém, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, no Fórum Social Mundial.

Belém vive, de um modo muito peculiar, o ambiente que Porto Alegre conheceu em 2001, quando recebeu pela primeira vez o Fórum Social Mundial. Há, por certo, diferenças importantes. Uma delas não é um detalhe: o mundo mudou. Quando o FSM nasceu, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, a globalização ainda era cantada em prosa e verso e, seus críticos, taxados de anacrônicos, inimigos da tecnologia e malucos. Na época, o então presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a escrever um artigo chamando os organizadores e participantes do Fórum de “ludistas” (numa alusão ao movimento dos trabalhadores ingleses no início do século XIX, que destruíam máquinas por temer perderem o emprego para elas).

Vejam mais na Agência Carta Maior

Dirigente:"Será a melhor constituição da Bolívia"

Depois da modificação de uns 100 artigos no Congresso a oposição cedeu, o que abriu caminho para que o Congresso lançasse a convocatória ao referendo constitucional e para que a população decida se a extensão máxima de terra adquirida por pessoa será de cinco mil ou dez mil hectares.

Apesar de tudo, Loayza acredita que "é o melhor texto constitucional da Bolívia" e que será um exemplo para o mundo inteiro. Depois de aprovada, diz, o país nunca mais viverá na extrema pobreza e todas as autoridades, começando pelo presidente, serão verdadeiros servidores do povo.

Texto completo e entrevista no Terra Magazine.


Os dois lados do conflito de Gaza



Pelo Latuff.

Blog dos Sites Públicos - Como o Poder Público interage com a sociedade através da internet

[...] As siglas normalmente são utilizadas como abreviações das mais diversas instituições públicas, dentre elas Ministérios, Secretarias de Estado, Autarquias, Fundações, bem como seus inúmeros departamentos, setores e caixinhas no organograma. Entretanto, com exceção daquelas siglas mais comuns e difundidas na população, a grande maioria delas torna-se uma verdadeira incógnita para os internautas, em especial o cidadão comum que não tem obrigação alguma (nem deveria ter) em conhecer a estrutura organizacional das instituições no seu mais ínfimo detalhe. [...]

Blog especializado em *sites públicos*(gov.br, jus.br e org.br).

Conheça-o AQUI.

Dallari: Itália respeita soberania francesa e contesta a brasileira

Maior jurista brasileiro vivo, o professor emérito da Faculdade de Direito da USP Dalmo de Abreu Dallari colocou um ponto final na polêmica sobre o refúgio humanitário concedido ao perseguido político Cesare Battisti.

Restará aquela contestação alicerçada meramente em rancores ideológicos, que nos foi servada fartamente pela imprensa brasileira nos últimos dias, sem ser levada a sério pelos cidadãos com espírito de justiça e, portanto, sem produzir nada além de marolas passageiras.

Eis a íntegra do artigo de Dallari, Refugiados, uma decisão soberana do Brasil, publicado na Folha de S. Paulo de 19/01: AQUI

Assassinos em Gaza



Vídeo, legendado em espanhol, visto no blog do Luís Nassif, onde há um pouco do contexto, de um médico palestino, conhecido em Israel, que vê suas filhas mortas pelas forças armadas de Israel enquanto é entrevistado por uma emissora de TV israelense.

Políticos italianos iniciam greve de fome pela extradição de Battisti

Quatro expoentes da organização política conservadora MPI (Movimento pela Itália) iniciaram nesta terça-feira uma greve de fome para protestar contra a concessão de refúgio político por parte do Brasil ao ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Segundo a direção do MPI em Roma, os políticos Fabio Sabbatani Schiuma, Paola Marraro, Massimo Larcinese e Michele Lunetta protestam pela extradição de Battisti, condenado em 1993 pela Justiça italiana à prisão perpétua.

O Movimento pela Itália também anunciou uma manifestação na próxima quinta-feira, às 14h, em frente à embaixada brasileira em Roma, "onde simbolicamente serão recordados quatro homicídios cometidos pelo terrorista vermelho".

Texto completo na Folha Online. Mais compostura, excelências! Fica parecendo que italianos se movem mais pela emoção que pela razão. Mais que os brasileiros, inclusive.


Israel reconhece uso de fósforo branco em Gaza, diz jornal israelense

Fontes militares israelenses admitiram ter usado bombas de fósforo branco --consideradas ilegais pelas leis internacionais de guerra-- no confronto com os militantes do movimento islâmico radical Hamas, na faixa de Gaza, informa o jornal israelense "Maariv".

O Ministério da Defesa informou, segundo o jornal, que está realizando uma investigação conjunta com o Comando Sul do Exército e a Promotoria militar para estudar como foi utilizada essa munição durante a ofensiva na faixa de Gaza.

Texto completo na Folha Online.


"Presidente de todos", Barack Obama faz história e toma posse nos EUA

Às 12h desta terça-feira (15h de Brasília), Barack Obama fará o juramento para tomar posse como o 44º presidente dos Estados Unidos, um acontecimento inédito para o país, que terá seu primeiro líder negro. Depois, acompanhado de seu vice, Joe Biden, Obama fará o trajeto do desfile do Capitólio até a Casa Branca (previsto para começar às 17h30 do Brasil).

Estima-se que a participação do público baterá todos os recordes devido à forte identificação de americanos de diversas classes políticas com o novo presidente. Uma pesquisa divulgada pelo jornal "Washington Post" e conjunto com a rede de TV "ABC" aponta que 62% dos republicanos têm planos de acompanhar a posse, ao lado de 90% dos democratas (a pesquisa foi feita por celular com 1.079 adultos).

Texto completo no UOL Notícias.

As coisas que se vêem de Haia


Quem é o responsável pelas mortes e pela destruição? O teste público, moral e judicial será aplicado aos três estadistas israelitas que enviaram o exército para a guerra contra uma população indefesa que não tinha sequer um local para se refugiar, uma guerra que é talvez a única na História contra uma faixa de terra encerrada por uma vedação.

Por Gideon Levy, publicado originalmente no Haaretz


Quando os canhões finalmente se tornarem silenciosos, chegará a altura para questionar e investigar. As nuvens de fumo em forma de cogumelo e a poeira desaparecerão num céu escuro; o fervor, a desensibilização serão para sempre esquecidos e talvez possamos ter uma imagem clara de Gaza em todo o seu horror. Veremos então o âmbito das mortes e da destruição, os cemitérios devastados e hospitais sobrelotados, os milhares de feridos e os mentalmente instáveis, as casas destruídas que permanecem depois desta guerra.

As perguntas que pedem para ser feitas, o mais cautelosamente possível, são sobre quem é o culpado e quem é o responsável. É provável que a excessiva vontade do Mundo em perdoar Israel volte a surgir nesta altura. Os pilotos e os artilheiros, as tripulações dos tanques e os soldados de infantaria, os generais e os milhares que embarcaram nesta guerra com a sua parte de zelo, aprenderão os resultados da natureza malvada e indiscriminada dos seus ataques militares. Talvez não paguem preço nenhum. Foram para a guerra, mas foram outros que os enviaram.

Vejam mais no Esquerda.Net

Altamiro Borges: Operação-Serra e a demissão de Nassif

É bom ficar esperto. Está em curso uma ardilosa orquestração na mídia de blindagem do tucano José Serra, governador de São Paulo e candidato do bloco neoliberal-conservador à sucessão do presidente Lula em 2010. A mais nova vítima da "operação-Serra" é o jornalista Luis Nassif, que teve seu contrato de trabalho suspenso na semana passada pela TV Cultura, emissora controlada pelo governo de São Paulo. Numa entrevista exclusiva à jornalista Priscila Lobregatte, do Portal Vermelho, Nassif não vacilou em fazer o alerta: "2010 já começou, este é o ponto".

Por Altamiro Borges

O abrupto rompimento do seu contrato não teve qualquer explicação. E nem podia. Afinal, por suas posições críticas e independentes, ele é um dos mais respeitados colunistas da mídia, já tendo recebido vários prêmios. No último prêmio Comunique-se, ele foi um dos três jornalistas da TV Cultura indicados para a categoria televisão. O motivo, então, não foi profissional. Nassif insinua que sua demissão se deve à proximidade da sucessão presidencial. "A maluquice das eleições de 2006 voltou antecipadamente", afirma, referindo-se à brutal manipulação no pleito passado.


Vejam mais no Vermelho

Boa companhia

(...)

Quanto à leitura de jornais, há uma frase de Thomas Jefferson (1743-1826) que, ao contrário de outras, nunca se tornou célebre e não é encontrada em citações na grande mídia. Em 1807, quando ocupava a presidência dos Estados Unidos e em resposta a consulta que lhe fez o então jovem John Norvell (1789-1850) – que se tornaria jornalista e senador pelo estado de Michigan – ele afirmou:

"O homem que não lê jornais está mais bem informado que aquele que os lê, porquanto o que nada sabe está mais próximo da verdade que aquele cujo espírito está repleto de falsidade e erros."

Como se vê, o presidente Lula pode alegar que está em muito boa companhia.

Vejam o texto completo no Observatório da Imprensa

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ban Ki-moon: Ataque à ONU em Gaza foi inaceitável

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que ficou "horrorizado" com os ataques israelenses a um complexo da organização na Faixa de Gaza, depois de ver a destruição durante uma visita ao local nesta terça-feira.

"Estou horrorizado. Não posso descrever como me sinto, depois de ver este local do bombardeio do complexo das Nações Unidas. (...) Sentir este cheiro de queimado, ainda está queimando. Este ataque contra as Nações Unidas foi escandaloso e totalmente inaceitável", afirmou.

O secretário-geral afirmou que é necessária uma investigação a respeito do incidente. Segundo ele, aqueles que atacaram o complexo devem ser responsabilizados.

NA BBC

Hamas diz manter sua capacidade de atacar Israel

O Hamas manteve intactas suas bases de lançamento de foguetes e continuará desenvolvendo sua capacidade para atacar Israel, segundo afirmou nesta segunda-feira um porta-voz da facção militar do grupo radical palestino.

A declaração desafiadora foi feita após o estabelecimento de um cessar-fogo, anunciado no fim-de-semana, após 22 dias de ataques de Israel contra a Faixa de Gaza, com um saldo de mais de 1.300 palestinos e 13 israelenses mortos.

O texto segue no UOL Notícias.

Organizações timorenses manifestam apoio aos palestinos

Uma aliança de organizações civis do Timor Leste manifestou, na capital Díli, o seu apoio aos palestinos da Faixa de Gaza, condenando a recente operação militar de Israel na região.

A coligação de 17 organizações pediu que Israel e os palestinos "encontrem uma solução pacífica em Gaza".

A declaração coletiva lembrou que muitos timorenses "sentem" a ocupação de Gaza por Israel porque o Timor Leste esteve 24 anos sob ocupação indonésia.

"Como povo que viveu 24 anos sob ocupação, sentimos grande empatia com o sofrimento infligido ao povo palestino em Gaza", afirmaram vários responsáveis das principais organizações cívicas e não-governamentais timorenses.

Texto completo no UOL Notícias.

Os efeitos da bomba de tungstênio



Embora o governo de Israel descarte qualquer deslize, os médicos que atendem os 5000 feridos que os ataques já produziram estão intrigados com explosivos desconhecidos, em particular com um tipo de bomba que produz ferimentos gravíssimos, que ninguém sabe como tratar — e que pode levar, mais tarde, à morte das vítimas.
Erik Fosse, médico noruguês que há três décadas atende vítimas de guerra, diz que o Exército de Israel tem usado bombas “DIME” (sigla em inglês para material explosivo inerte e denso) destinadas a produzir intensa explosão num espaço pequeno. Elas são feitas com pó de tungstênio, que se espalha pelo corpo e se mistura com os tecidos, tornando difícil que se faça qualquer tratamento, até porque não se consegue descobrir a causa dos ferimentos.
Imagina-se que esssa bombas foram produzidas para alvejar militantes e dirigentes do Hamas em seus esconderijos. Despejadas sobre Gaza por aviões com controle remoto, explodem em edifícios que são ocupados pela população civil, atingindo grande quantidade de mulheres mulheres e crianças.
Algumas pessoas “perderam suas pernas, “diz o médico, entrevistado pelo Indepedent. “Parece que elas foram cortadas fora.”

Trecho de notícia do blog de Paulo Moreira Leite, da revista Época, citado aqui porque reproduz notícia já citada neste blog. Em mais de um local inclusive. Texto completo .

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Hamas recupera el control de las calles de Gaza con la retirada del Ejército israelí

Israel comenzó ayer la retirada, que podría haberse completado antes de la investidura, mañana, de Obama

Jerusalén / Gaza. (Agencias).- Las fuerzas policiales de Hamas retoman el control en la franja de Gaza, donde las tropas israelíes continúan su repliegue.

Docenas de agentes de la policía de Hamas, que han sido objetivo de las tropas israelíes durante las últimas tres semanas, regresaron esta mañana a las calles principales de Ciudad de Gaza, donde trataban de organizar el tráfico.

Desde que Israel empezó a aplicar la madrugada del domingo un alto el fuego y las milicias palestinas horas después el suyo de una semana, cada uno por su lado, las calles de la ciudad están repletas de gente que, tras semanas de encierro, pudo salir por fin para visitar a sus familiares, evaluar los daños y empezar a regresar a la normalidad.

Según el Ministerio de Sanidad, las víctimas mortales son más de 1.300 y los heridos superan los 5.500. El Ministerio de Vivienda en la franja ha presentado los primeros datos de daños, que cifran el número de casas totalmente destruidas en unas 4.000 y dañadas más de 20.000.

leia mais em LA VANGUARDIA

domingo, 18 de janeiro de 2009

Ministro da Justiça sobe tom e declara que críticas à decisão de dar refúgio ao terrorista italiano são ideológicas

Um dia depois de presidente Lula dizer que a Itália terá de respeitar a concessão de status de refugiado ao terrorista italiano Cesare Battisti, o ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu a decisão do governo brasileiro e subiu o tom contra seus críticos, a quem chamou de "juízes ideológicos".

"A minha decisão está na esteira da tradição jurídica e política do país, e até agora eu não vi nenhuma crítica à decisão que eu tomei que não fosse uma crítica ideológica", declarou o ministro durante visita ao município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Vejam mais no novojornal.net

Una ONG israelí publica en 'Haaretz' un obituario de los niños muertos en Gaza


La asociación denuncia la muerte de más de 300 menores

La ONG Asociación para los Derechos Humanos en Israel (ACRI, por sus siglas en inglés) ha publicado a toda página en el diario israelí Haaretz un obituario que recuerda a los cientos de niños palestinos muertos hasta ahora en la ofensiva en la franja de Gaza como señal de protesta. La página está dividida en numerosos obituarios que lamentan el fallecimiento de niños palestinos de todas las edades. En letras grandes, de color rojo y colocadas en medio de la página se puede leer la palabra "Stop".

Vejam mais no ELPAÍS.COM

Em carta, ex-presidente italiano inocenta Cesare Battisti

O ex-presidente italiano Francesco Cossiga admitiu em carta endereçada ao ex-militante comunista Cesare Battisti ter existido perseguição política do governo italiano, de setores da imprensa, de sindicatos e da Democracia Cristã italiana contra organizações radicais de esquerda e de direita.

De acordo com a carta, datada de fevereiro do ano passado, o hoje senador Cossiga afirmou ter existido um acordo para, em um instrumento de “luta psicológica, fazer passar os subversivos de esquerda e os subversivos de direita como simples terroristas, ou absolutamente como criminosos comuns”.

Cossiga começa o texto lembrando que nas décadas de 70 e 80, quando foi primeiro-ministro e ministro do Interior, foi um “duro opositor da subversão de esquerda e de direita” e que por ter usado “meios fortes” para reprimi-la, passou a ter seu nome redigido com ‘k’ e com letras ‘s’ em estilo rúnico, que remetiam ao nazismo.

O ex-presidente ressaltou ainda que os delitos cometidos pelos militantes não podem ser considerados transgressões comuns. “Os crimes que a subversão de esquerda e a subversão de direita cumpriram, são certamente crimes, mas não certamente ‘crimes comuns’, porém ‘crimes políticos’”.

Ao final, Cossiga autoriza Cesare Battisti a utilizar a carta como desejar, inclusive com valor jurídico.

Vejam mais no Vermelho

Reportan arrestos tras protestas en Lituania


Vilnius, 17 de enero, PL, para RIA Novosti. La policía lituana arrestó a 151 personas, tras las protestas de las últimas horas contra las medidas restrictivas del gobierno de centroderecha, confirmaron hoy fuentes oficiales en esta capital.

Vejam mais na RIA Novosti