sábado, 10 de março de 2012

Mudança no MDA

Pepe Vargas vai assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro nacional do PT,  assumirá a vaga na Câmara Federal

O deputado Pepe Vargas (PT/RS) será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, informou hoje (9), em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Ele substituirá Afonso Florence, que voltará à Câmara dos Deputados. Segundo a nota, Florence conduziu “com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza e da inclusão social”.

“A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública.”

A data da cerimônia de posse ainda não foi marcada. Deverá assumir na Câmara dos Deputados a vaga deixada pelo Deputado Pepe o atual 1º suplente, Paulo Ferreira, do PT/RS. (via Blog do Júlio Garcia, com o Blog do Planalto).

Síria: até onde o mundo se deixará enganar?

O secretário-geral da ONU manifestou-se dia 3 de março, para dizer que havia recebido “notícias sombrias” de que as forças do governo sírio estariam executando arbitrariamente, prendendo e torturando pessoas em Homs, depois de terem retomado o controle, no distrito de Baba Amr. Acreditará realmente no que disse?
“Uma das bifurcações que definirão o futuro será o conflito entre os senhores da informação e as vítimas da informação”, escreveu o funcionário dos EUA encarregado pelo vice-chefe da inteligência de definir o futuro da guerra, no Quarterly do War College dos EUA, em 1997.
“... porque nós já somos os senhores da guerra de informação”
“Mas não temam”, escreveu adiante, no mesmo artigo, “porque nós já somos os senhores da guerra de informação (...) Hollywood está “preparando o campo de batalha” (...) A informação destrói os empregos tradicionais e as culturas tradicionais; ela seduz, trai e, mesmo assim, permanece invulnerável. Como alguém algum dia conseguiria contra-atacar a máquina de guerra da informação, que outros giram, apontam e comandam?” [1]  


Vejam o texto completo em REDECASTORPHOTO

Mídiacracia: vassalos da guerra, estelionatários da informação





Midia brasileira vassala do imperialismo

Haverá um momento em que a mídia será responsabilizada pelos seus atos contra o povo, contra a paz, contra a humanidade! Sentarão no banco dos réus todos aqueles que participam da midiacracia no mundo. Jornalistas que agem como soldados, sem questionar ordens dadas,  aspergindo (como água benta) distorcida informação ou omitindo para manipular mentes.

A mídia brasileira como legítima vassala, que se submete aos governos de primeiro mundo, os senhores da guerra, ajudam a promover a invasão de outros países apoiadas em mentiras, a quem por sua vez submetem os seus “ideais democráticos”, chamam de ditador aqueles que eles próprios colocaram no poder mas que ora não lhes servem mais, por algum argumento planejado, acirrando descontentamento de civis que há em todos os países (inclusive nos seus próprios) com seu lema “Dividir para enfraquecer, dividir para governar”.  

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Matemática e a mulher transcendental, crônica de Sérgio Mascarenhas

Sérgio Mascarenhas é professor e coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), presidente Honorário da SBPC e Membro Titular da ABC.

Comemorou-se no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Escrevo esta crônica inspirado na imagem feminina, símbolo máximo da evolução biológica. Não sei por que ainda o machismo de homo-sapiens-sapiens e não femina-sapiens-sapiens! Todos sabemos que o feto nasce feminino e somente numa certa fase ulterior há a transição para o sexo masculino. Isso nos deixa, nós machos, resquícios e vestígios evolutivos como os bicos dos seios inúteis! Pensar que a força muscular e o tamanho do corpo, necessários para a função de provedor do caçador, acabou por ser o elemento dominante sócio-econômico na relação dos sexos é para mim um dos paradoxos evolutivos. Mas parece que está sendo corrigido gradualmente na era do conhecimento.  


Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA

sexta-feira, 9 de março de 2012

Iranianas gravam vídeo nuas em protesto contra opressão sexual




Um grupo de mulheres iranianas que vive em exílio na Europa fez um vídeo em protesto contra a opressão sexual no país onde nasceram. Nuas, elas gravaram mensagens em defesa dos direitos das mulheres - como "eu acredito na igualdade entre homens e mulheres", "meus pensamentos, meu corpo, minha escolha" e "minha nudez é um 'não' à política islâmica".




Leia mais no Terra

Projeto de lei reproduz no Brasil dispositivos do SOPA americano

Esta semana trouxe duas surpresas para os internautas brasileiros, ambas vindas da Câmara dos Deputados. O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do polêmico substitutivo sobre crimes pela Internet (PL 84/99), vai presidir a comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Mas susto mesmo foi a apresentação da versão nacional do ainda mais controverso projeto sobre pirataria online, já batizado de Sopa brasileira.

Ao assumir a comissão temática de comunicação e informática – ou seja, aquela que tem a palavra final nos pareceres técnicos de leis que envolvem a Internet – Azeredo até procurou tranquilizar os adversários, declarando que o substitutivo que ganhou seu nome não será prioridade. A conferir.

No momento, o que parece ser a ameaça mais séria ao mundo conectado é o projeto 3362/2012, apresentado na última terça-feira pelo deputado, também do PSDB, Walter Feldman (SP). “Era só o que faltava, uma sopa à brasileira”, disparou o professor e pesquisador Silvio Meira, do Cesar, em seu blog.




Confira no Convergência Digital

Autoridades suecas estão preparando batida policial contra o Pirate Bay

O Pirate Bay reitera que não participa de nenhuma atividade ilegal, destacando que a investigação foi intensificada depois que o endereço passou para um domínio com o final .SE. “Achamos interessante que um país como a Suécia seja tão abusado por lobistas, e que essa situação possa se manter. Eles estão usando táticas baseadas no medo, colocando pressão sobre as pessoas erradas, como os provedores e usuários. Tudo isso por temer o grande país no oeste, e por sua admiração pelas suas carteiras grandes e chiques”, declarou o site.

Leia mais no Tecmundo.

Telefônica faz programa de demissão voluntária de 1,5 mil trabalhadores


A Telefônica anunciou uma reestruturação administrativa para a incorporação da Vivo, que vai cortar 1,5 mil postos de trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro. A operadora pretende assim "reorganizar setores e departamentos".
 
A demissão será voluntária, e os funcionários que deixarem a empresa ganharão um pacote de benefícios incluindo meio salário-base por ano de trabalho, manutenção do plano de saúde por um semestre, apoio para transição de carreira e um aparelho celular.


Mais no Olhar Digital

GRÉCIA: MERCADOS FESTEJAM O FUNERAL DE UMA NAÇÃO

Mercados e bolsas festejam o acordo fechado nesta 5ª feira entre a Grécia e os bancos credores, que concederam ao país um desconto médio de 50%, em troca de garantias e reformas que asseguram o pagamento do passivo restante.

Há razões para a banca comemorar: a adesão dos bancos ao desconto de 50% representa, no fundo, o oposto do que transparece. Trata-se de uma gigantesca transfusão, talvez a mais radical desde o Tratado de Versalhes, do sangue de um povo a credores pantagruélicos. Uma derrota superlativa da democracia grega, que marcará a história do país por décadas; e provavelmente destruirá seu sistema representativo pela traição nacional maiúscula. 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é o Ecad? E por que ele está cobrando direito autoral de blogs?

Esta semana, o Ecad se tornou um dos assuntos mais discutidos por cobrar dinheiro de blogs que apenas embedaram vídeos do YouTube em alguns posts. Mas afinal, o que é o Ecad, e por que ele está fazendo isso?




Confira na Gizmodo Brasil. Eu acredito que a palavra equivalente a "embed" em português é "embutir", mas seria possível usar também "encaixar". 

Por que você tem as melhores ideias quando está menos produtivo


Todos temos nosso período favorito para nos dedicarmos ao trabalho; alguns ficam acordados de madrugada labutando, enquanto outros se sentem mais produtivos no fim da tarde. Mas um novo estudo sugere que nossas melhores ideias vêm quando não estamos em nosso melhor momento.
Pesquisadores têm estudado como inovação e criatividade varia com ritmos circadianos – os padrões naturais que fazem com que você esteja mais disposto pela manha ou no começo da noite – e os resultados são surpreendentes.

Continue lendo do Gizmodo Brasil

Imigração espanhola retém brasileira de 77 anos em aeroporto


A imigração espanhola mantém retida há três dias no aeroporto de Madri uma idosa brasileira que pretendia visitar familiares na Espanha. Desde segunda-feira (5) Amanda de Oliveira só consegue conversar com a avó, Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, pelo telefone. Dionísia partiu com a neta do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, no domingo. "Chegamos em Madri era 8h de segunda-feira, numa boa, feliz e contente”, conta Amanda.
Mas na hora de passar pela imigração no aeroporto de Barajas, as duas foram chamadas por funcionários. “Aí ele perguntou: 'você tem documentação?' Dei a passagem dela de ida e volta. Eu dei tudo. Ele viu a data, tudo certinho e pediu a carta de invitação. Eu falei que ela estva acompanhada comigo. E 'hotel, você tem reserva de hotel?', Não, 'ela vai ficar na minha casa'. 'Então nesse caso ela tem que passar numa entrevista'”, relembra Amanda.

Mais no G1

Sobreviventes de ataques com ácido protestam no Dia da Mulher




Hasina, uma mulher que sobreviveu a um ataque de ácido, participa de uma corrente humana realizada para marcar o Dia Internacional da Mulher em Daca, em Bangladesh. Relatórios de organizações internacionais apontam que 80% de ataques com ácido contra mulheres por parte de homens acontecem em Camboja, Paquistão, Afeganistão, Índia e Bangladesh.




Veja mais no Terra

quarta-feira, 7 de março de 2012

Facebook impede mãe de acessar conta de filha morta

Quando a inglesa Becky Palmer, de 19 anos, faleceu, vítima de um tumor cerebral, a mãe da jovem, Louise Palmer, encontrou conforto no perfil da filha no Facebook lendo as mensagens antigas postadas pela menina. Porém, a rede social não entendeu dessa forma, e bloqueou o acesso à página por entender que a privacidade de Becky estava sendo violada.




Continue lendo no Techtudo

Na China, Apple pode enfrentar seu "momento Nike"


Enquanto a Apple, maior companhia do mundo listada em bolsa em valor de mercado, se prepara para um relatório sobre as condições de trabalho supostamente precárias em seus fornecedores de baixo custo instalados na China, ela pode aproveitar as lições que outra grande marca de aprendeu ao enfrentar o mesmo problema duas décadas atrás.
"A Apple está enfrentando seu 'momento Nike'", disse Teresa Chang, coordenadora de campanha internacional da United Students Against Sweatshops (USAS), em referência às acusações de que fornecedores da gigante dos materiais esportivos Nike maltratavam seus operários, nos anos 90.
O domínio da fabricante do iPad e iPod é tão grande no setor de tecnologia que sua resposta ao relatório da Fair Labor Association (FLA), que deve ser divulgado nesta semana, pode afetar as condições na vasta cadeia de suprimento de eletrônicos chinesa.
A Nike teve sua imagem abalada na mídia e junto à opinião pública porque seus fornecedores na Ásia forçavam operários a trabalhar jornadas longas demais, sem pausas para descanso, e pagavam salários baixíssimos e sem benefícios.

Continue lendo no UOL Tecnologia

Por que ninguém consegue responder esta pergunta?


Esta semana, a revista Veja estampou em sua capa a pergunta: “Por que o Brasil tem o iPhone mais caro do mundo?” Na reportagem de oito páginas, eles culpam o custo Brasil e listam inúmeros motivos que explicariam os preços mais altos do iPhone – e de roupas, acessórios e perfumes – no País. Só que eles deixaram um grande problema de lado.
A Veja começa a explicar a diferença de preços com o câmbio: o real é uma das moedas mais valorizadas do mundo, o que torna mais barato comprar no exterior. Isso cria uma diferença de preço entre Brasil e EUA, mas obviamente explica apenas parte do problema.
(...)
A Veja se esqueceu do lucro Brasil.


Confira no Gizmodo Brasil

Investigação descobre fraude da blogueira cubana Yoani Sánchez

Jorge Lourenço
Velha opositora do governo cubano, a blogueira Yoani Sánchez teve um dos seus truques revelados pelo jornalista francês Salim Lamrani. De acordo com uma investigação conduzida por ele, o perfil de Yoani Sánchez no Twitter é artificialmente "bombado" por milhares de perfis falsos.
Generación Y
Sob o nome de Generación Y, o mesmo do blog que a deixou famosa, o perfil de Yoani no microblog tem 214 mil seguidores. Considerada pela mídia estrangeira como "influente", ela é seguida por apenas 32 cubanos. Mas as estranhezas não param por aí.  
 
Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL

Neonazistas no Chile cortam orelha, queimam e marcam gay com suástica

Um crime bárbaro chocou o Chile neste final de semana. Daniel Zamudio, de 24 anos, foi encontrado sábado (03/03) no Parque San Borja, em Santiago, desacordado após ser atacado por um grupo de neonazistas. Apesar de seguir em coma em um hospital da capital chilena, ele não corre risco de morte, segundo os médicos. Os agressores ainda não foram identificados pela polícia. 




Confira no Opera Mundi

terça-feira, 6 de março de 2012

Robô 'chita' quebra recorde de velocidade


Um robô sem cabeça conhecido como "chita" quebrou um novo recorde de velocidade para robôs com "pernas", de acordo com os seus criadores.
Os donos do novo robô são cientistas da Agência de Pesquisa Avançada e Projetos da Defesa americana (Darpa, na sigla em inglês), que é responsável também, entre outras coisas, pela invenção da internet.
A Darpa diz que a máquina de quatro patas atingiu a velocidade de 29 km/h em uma esteira de laboratório. A maior velocidade para um robô deste tipo até então era de 21 km/h.
Administrada pelo Pentágono, a Darpa financiou a máquina, que foi construída pela empresa Boston Dynamics. Segundo a agência, o projeto é parte do esforço para criar robôs que possam ajudar soldados em missões de longa distância durante guerras.

Confira no UOL Tecnologia

Sistema israelense permite que cegos "vejam" o som de objetos


O Dr. Amir Amedi e sua equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém criaram um dispositivo que promete mudar a vida de deficientes visuais. Trata-se de um aparelho que permite aos cegos transformar o som em visão, ou seja, "ver" o som das coisas.
Basicamente, o conceito havia sido inventado por Peter Meijer, pesquisador holandês, que criou um algoritmo que tem a função de traduzir as diferentes posições e aparência de objetos em distintos tons.
Agora, a equipe de Amedi descobriu que esses tons ou sons criados realmente ativam o córtex visual (parte do cérebro responsável por processar a visual visão) das pessoas cegas, fazendo com que eles consigam ver.



Leia mais no Olhar Digital.

Sistema de votação online é invadido em apenas 48h nos EUA


Pesquisadores da Universidade de Michigan conseguiram, em apenas 48h, quebrar a segurança de um projeto-piloto para votação on-line em Washington, capital dos EUA. "Em menos de dois dias após o sistema entrar em operação, obtivemos controle quase completo do servidor", escreveram os pesquisadores. "Alteramos com sucesso todos os votos e revelamos quase a votação inteira."
O hack foi descoberto somente após cerca de dois dias úteis - e, provavelmente, só porque os invasores deixaram um rastro visível de propósito.
Em 2010, os desenvolvedores do sistema de voto eletrônico municipal, que permite a eleitores residentes fora dos EUA votar pela web, convidaram especialistas em segurança para testes.

Confira no IDGNow!

Duas operadoras britânicas perdem apelação sobre pirataria


As operadoras britânicas de serviços de Internet BT e TalkTalk perderam uma apelação jurídica sobre pirataria online nesta terça-feira, o que significa que elas terão de identificar e alertar seus clientes que estão sob suspeita de terem baixado ilegalmente filmes ou música.
A decisao do Tribunal de Apelações do Reino Unido significa que operadoras de serviços de internet (ISPs) terão de enviar cartas de aviso a clientes que estúdios cinematográficos ou selos fonográficos suspeitam que tenham acessado ilegalmente materiais protegidos por direitos autorais.
Se as cartas não se mostrarem bem-sucedidas após um ano de operações no novo esquema, novas legislações poderão ser introduzidas para punir infratores reincidentes, reduzindo a velocidade de suas conexões à Internet ou mesmo cortando seu acesso.


Leia mais no UOL Tecnologia

Charge do Bessinha



Charge do Bessinha vista no blog BRASIL!BRASIL!(05.03.212)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Os covardes e seu medo do passado e da verdade


Luiz Eduardo Rocha Paiva é um dos que negam o passado. E, não satisfeito, vai além: trata de negar a verdade, que não costuma merecer o respeito dos covardes. Nega que Vladimir Herzog tenha sido trucidado na tortura. Diz duvidar que a presidente Dilma Rousseff tenha sido torturada. Nega que este país viveu debaixo de uma ditadura ao longo de longos 21 anos. E diz tamanhos disparates ao mencionar ações da resistência armada à ditadura que fica difícil concluir se mente de verdade ou apenas está enganado, por falta de conhecimento. O artigo é de Eric Nepomuceno.


Confira o texto de Eric Nepomuceno, na Agência Carta Maior

Operadoras querem cobrar "pedágio" na internet

Enquanto as operadoras no mundo inteiro gastam bilhões em suas redes para aguentar a demanda crescente, grandes empresas – como o Google – lucram sem contribuir para a infraestrutura da internet. É o que dizem as operadoras, e elas estão insatisfeitas: “alguém tem de pagar por isso”, disse o presidente da operadora indiana Airtel. Ele não está sozinho: operadoras brasileiras partilham da mesma ideia. Mas quem vai pagar? Não é só você.

Leia mais no Gizmodo Brasil

TSE: Investigadores farão 'ataques' às urnas eletrônicas

A Comissão Disciplinadora da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação homologou os pedidos de inscrição de nove grupos para participar do evento, totalizando 24 investigadores inscritos. Promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os testes têm como intuito dar ainda mais transparência ao processo eleitoral e demonstrar sua confiabilidade e segurança, e serão realizados de 20 a 22 de março, na sede da Corte Eleitoral, em Brasília-DF.

Durante três dias, os investigadores inscritos terão a oportunidade de tentar realizar “ataques” à urna eletrônica e seus componentes internos e externos, visando explorar eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto. Antes do evento propriamente dito, os investigadores participarão de uma fase de preparação, de 6 a 8 de março, na qual eles poderão configurar os sistemas que serão utilizados em seus testes e elaborar suas propostas de “ataques” à urna.



Continue lendo no Convergência Digital

Fiocruz digitaliza 13 mil fotos sobre a história da pesquisa científica no Brasil

Treze mil fotografias que integram o acervo histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC) foram digitalizadas e até junho de 2013 estarão disponíveis para consulta na internet. A coleção é parte do imenso acervo iconográfico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), hoje em torno de 80 mil imagens. Os negativos digitalizados pertencem não só à Fiocruz, da qual a COC é uma das unidades, mas também a acervos privados de pesquisadores e sanitaristas vinculados à instituição.
São imagens que documentam as atividades do então Instituto Oswaldo Cruz, desde o início do século 20, o trabalho dos médicos e cientistas, tanto nos laboratórios quanto em expedições de pesquisa pelo país, e a própria construção dos prédios que formam o conjunto arquitetônico de Manguinhos.


Confira no IDGNow!

A Privataria Tucana & o Silêncio dos INdecentes

O vídeo A Privataria Tucana & O Silêncio dos INdecentes basea-se no livro "A Privataria Tucana", de Amauri Ribeiro Jr., e no filme "O Silêncio dos Inocentes". O vídeo acaba por revelar  o silêncio profundamente revelador que a grande mídia faz em torno do livro. Resta saber se o silêncio permanecerá com a abertura da CPI da Privataria no Congresso Nacional.

 

Vejam no PORTAL VERMELHO

As bombásticas revelações de Míster DOPS

Por Marina Amaral, da Agência Pública | Imagem: Rubem Grilo 



Um agente da repressão pós-64 fala (muito) à repórter 
Marina Amaral: torturas, assassinatos, intimidades com
 mídia, os bancos, a CIA…


Aos 80 anos, José Paulo Bonchristiano conserva o porte imponente dos tempos em que era o “doutor Paulo”, delegado do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo, “o melhor departamento de polícia da América Latina”, não se cansa de repetir.“O DOPS era um órgão de inteligência policial, fazíamos o levantamento de todo e qualquer cidadão que tivesse alguma coisa contra o governo, chegamos a ter fichas de 200 mil pessoas durante a revolução”, diz, referindo-se ao golpe militar de 1964, que deu origem aos 20 anos de ditadura no Brasil. 

Vejam o texto completo em OUTRAS PALAVRAS

Recado dos pistoleiros: líder protegida pela Força Nacional encontra cão morto a bala

A lavradora jurada de morte Nilcilene Miguel de Lima recebeu um recado do crime organizado do sul do Amazonas no dia 1 de março. Ao descer da viatura da Força Nacional, acompanhada de dois policiais, ela encontrou o seu cachorro morto com um tiro no ouvido estirado perto do portão.
“Eu tô apavorada, não tem condição de ficar aqui”, ela disse, por telefone, na manhã desta sexta-feira, 2 de março.  Jurada de morte, a lavradora tem proteção ostensiva pelo Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos desde outubro do ano passado. 

Vejam o texto completo em PUBLICA

domingo, 4 de março de 2012

A cidade alemã de Kiel instala cartazes contra os nazi-fascistas em suas ruas


Kiel * Rep Alemanha
A cidade de Kiel, no norte da Alemanha, é a primeira do país que terá placas nas ruas contra a xenofobia e o nazi-fascismo.
O prefeito de Kiel, colocou em frente da prefeitura a primeira placa com a inscrição "Este não é lugar para nazi-fascistas - Kiel contra o extremismo de direita, o racismo e o anti-semitismo".

Vejam o texto original em SARE ANTIFAXISTA
(tradução completa do texto no blog NEBULOSA.DE.ORION)