sábado, 2 de agosto de 2008

Ainda sobre o debate na Band


Maria do Rosário mostra a diferença no debate da Band

Maria do Rosário é a candidata mais preparada para governar Porto Alegre. Ao participar do debate promovido pela Rede Bandeirantes na noite de quinta-feira (31) juntamente com outros seis candidatos ao Paço Municipal, a representante da Frente Popular comprovou ter experiência, segurança, seriedade e projetos concretos para qualificar o futuro da capital dos gaúchos. Saúde, segurança e educação são prioridades da coligação PT, PRB, PTC e PSL. Maria do Rosário conhece muito bem os problemas enfrentados por Porto Alegre e acredita que a cidade pode voltar a ser inovadora, pioneira e criativa.

“Trabalhamos com profundo amor pela cidade nos governos da Frente Popular. Mas, também nos renovamos, aprendemos e trazemos experiências novas, que são lastros para quem quer fazer melhor”, frisou, acrescentando: “é preciso ter vivência, conhecimento e conciliação com a sua história para poder apresentar à cidade um projeto de um futuro melhor”.

A candidata da Frente Popular quer uma cidade mais segura, com melhor atenção à saúde, com cuidado às crianças. E mais do que tudo isto, uma cidade com oportunidades para seus moradores. “Vou trabalhar para isto ao lado das pessoas porque encontro sintonia, tenho dialogo, acredito na participação popular e social. E é esta vivencia que nos apaixona por Porto Alegre”, ressaltou. (...)

* Leia mais no sítio da FP: http://www.mariadorosarioprefeita.com.br

Gilmar Mendes é elogiado por atuação no caso Daniel Dantas por colegas do STF

Alvo de críticas por suas decisões que libertaram o banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu nesta sexta-feira manifestação de apoio à sua conduta como magistrado no episódio. Na primeira sessão do STF depois do recesso, o ministro mais antigo da Corte, Celso de Mello, fez pronunciamento no qual afirmou que Gilmar Mendes "preservou a autoridade da Corte" e fez prevalecer "decisões revestidas de densa fundamentação jurídica", cumprindo apenas o ordenamento legal.

Texto completo n'O Globo Online.

Agentes dos EUA podem apreender laptops de turistas, diz jornal

Agentes federais dos Estados Unidos poderão apreender laptops e outros aparelhos eletrônicos em suas fronteiras, mantendo-os em seu poder por período indeterminado, informou o jornal Washington Post.

Segundo o Departamento de Segurança Interna, a apreensão pode ser feita mesmo que não haja suspeita de crime, publicou o jornal, que diz ter consultado as políticas oficializadas em 16 de julho por duas agências do órgão.

Mais no Terra. Ouvi alguém dizer que o tipo de governo dos Estados Unidos agora é a "guantanamocracia".

Tecnologia barata desmente policiais "autoritários"

Por volta das 21h30min da sexta-feira, um ciclista que pedalava pela 7ª Avenida se desviou para a esquerda a fim de tentar evitar uma colisão com um policial que estava no meio da rua.

Mas o policial, Patrick Pogan, deu alguns passos rápidos na direção do ciclista, Patrick Long, se posicionou e usou o ombro para derrubar Long da bicicleta.

Pogan, astro do futebol americano em seus dias de escola, atingiu Long como se fosse um bloqueador correndo para deter um atacante, e o golpe fez com que o ciclista voasse da bicicleta.

Na noite de terça-feira, o vídeo que mostra o momento já havia sido assistido cerca de 400 mil vezes no site YouTube. Raymond Kelly, comissário da polícia de Nova York, declarou na terça-feira que não podia explicar por que isso aconteceu. "Não compreendo de maneira alguma como algo assim possa ter acontecido."

Texto completo no Terra. Original do The New York Times.


Suspeito em caso de antraz nos EUA é encontrado morto

Um importante cientista americano suspeito de envolvimento nos ataques com antraz de 2001 foi encontrado morto, tendo, aparentemente, cometido suicídio.

Segundo o jornal Los Angeles Times o cientista do governo dos Estados Unidos Bruce Ivins, de 62 anos, foi encontrado morto depois de uma overdose de analgésicos.

Mais no BBC Brasil. Esta é para quem gosta de teorias de conspiração.


Militantes do Hamas prendem dirigentes do Fatah

Militantes do grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, prenderam diversas autoridades da facção rival, o Fatah, nesta sexta-feira.

Entre os detidos estão dois dos dirigentes do grupo palestino - Ibrahim Abu al-Naja e Zakaria al-Agha – e diversos outros membros importantes do Hamas.

As detenções são mais uma reação do Hamas aos atentados da última sexta-feira na Faixa de Gaza, quando a explosão de um carro-bomba deixou seis pessoas mortas, entre elas um comandante da ala militar do grupo.

Notícia completa na BBC Brasil.


Frente Popular lança candidaturas em Porto Alegre


Dilma e Tarso na festa de lançamento de Rosário e Danéris

A festa de lançamento de Maria do Rosário e Marcelo Danéris empolgou a militância e impulsionou a caminhada rumo à vitória. O ato político realizado na noite desta sexta-feira (1), no Centro da Cultura Gaúcha no Parque da Harmonia, contou com as presenças dos ministros gaúchos Dilma Rousseff e Tarso Genro, do presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, do líder do governo Lula na Câmara Federal, Henrique Fontana, do ex-ministro, Miguel Rossetto, do líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, Raul Pont, do ex-prefeito, João Verle, da ex-ministra Emília Fernandes, além de parlamentares, prefeitos, apoiadores, candidatos a vereador e militantes.

Dilma disse que com o presidente Lula o Brasil iniciou um projeto de transformação irreversível. "Agora os pobres deste país tem vez, as mulheres têm vez, os povos indígenas têm vez. Defendemos todas as políticas para melhora as condições de vida de todas as cidades do Brasil porque somos um governo comprometido com a inclusão social, gerando emprego e renda", sublinhou, lembrando que o presidente Lula esta investindo muito em Porto Alegre. "Precisamos perceber que aqui estão pessoas que iniciaram este processo de transformação. Aqui na platéia tem quatro ex-prefeitos. E quando o país não tinha investimento, eles implantaram um projeto que tornou a cidade reconhecida internacionalmente. Maria do Rosário terá ainda mais compromisso com os interesses da população, com o crescimento de todos os serviços fundamentais como saúde, educação, segurança e com a participação democrática. Maria do Rosário será a primeira prefeita mulher de Porto Alegre", frisou.

Maria do Rosário destacou a presença dos ministros e agradeceu a presença da militância "Muito obrigada pela acolhida. Caminhamos pela cidade orgulhosos da nossa luta e com entusiasmo. Somos herdeiros das melhores tradições políticas desta cidade e nos orgulhamos por isto quando trabalhamos para transformar a dor em esperança e para dignificar a vida dos porto-alegrenses". Rosário disse que vai construir uma cidade com ética e com o protagonismo dos trabalhadores. "Esta cidade tem movimentos sociais que pulsam e serão valorizados. Esta cidade tem uma frente política e esta frente é a Frente Popular", enfatizou. (...)

*Leia mais no blog http://jc-garcia.zip.net e no site www.mariadorosarioprefeita.com.br

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

STF manda soltar deputados acusados de homicídio

De volta das férias, o presidente do STF, Gilmar Mendes, deferiu pedido de habeas corpus em favor de dois deputados estaduais de Alagoas.

O primeiro se chama Antonio Ribeiro de Albuquerque. O outro, Cícero Ferro. A dupla é acusada de homicídio.


Mais sobre o liberador geral da república, com uma nota surpreendente, ou nem tanto, no final, no blog do Josias de Souza.


Manuela d’Ávila está de volta à web

O juiz Ricardo Hermann, da 1a Zona Eleitoral de Porto Alegre, havia dado ordens à deputada federal Manuela d’Ávila, que concorre à Prefeitura, para que retirasse do ar a comunidade em seu nome no Orkut e os vídeos no YouTube. Hermann acaba de voltar atrás e Manuela não será punida.

Agora, para o juiz, os candidatos só serão punidos se for comprovado que são os responsáveis por colocar no ar o material de campanha na web fora do site oficial. Ou seja, vale tudo.

Meio antigo, mas ainda relevante. Mais no weblog do Pedro Dória.


quinta-feira, 31 de julho de 2008

MP denuncia policiais por tortura em DP dos Jardins-SP

Dois policiais que trabalhavam no 78º Distrito Policial, nos Jardins, zona sul de São Paulo, foram denunciados criminalmente pelo Ministério Público Estadual (MPE) sob a acusação de torturar com choques elétricos um preso. O objetivo não era extrair informação sobre um crime ou possíveis comparsas do acusado. Os policiais queriam apenas acordar o homem detido por tentar furtar um rádio na Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta. Como o preso estava embriagado, os policiais o colocaram em uma cela nos fundos da delegacia, onde ele adormeceu.

Um rádio de pilhas. Mais no UOL Notícias.

Dossiê Dantas

Confome o prometido, CartaCapital honra o compromisso de ajudar o "jornalismo investigativo" brasileiro, que anda em polvorosa desde a deflagração da Operação Satiagraha pela Polícia Federal, que provocou o entra-e-sai de Daniel Dantas da prisão e tantas outras ebulições na república brasileira.

Para tanto, a revista deixa disponível neste dossiê todo o conteúdo que produziu sobre Daniel Dantas e seus negócios nos últimos dez anos. São mais de noventa textos, reportagens e editoriais de CartaCapital sobre o envolvimento de Dantas em transações em diversas áreas da economia nativa, em especial no setor de telecomunicações.

Elas estão compreendidas em um período que remonta às privatizações do setor de telefonia, ocorridas no fim da década de 1990, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e chega aos dias atuais, sob a égide do segundo mandato do presidente Lula. É material suficiente para entender como Dantas tornou-se figura tão importante nos bastidores da República, a ponto de alguns terem dito que se fosse revelado todo o conteúdo das negociatas do orelhudo, o País pararia por dois anos.

Pois é. A revista CartaCapital abriu todas as reportagens que publicou sobre Daniel Dantas, desde os anos 1990. Confira na CartaCapital.

Festa da Frente Popular
















A candidatura de Maria do Rosário e de Marcelo Danéris, chapa majoritária da Frente Popular à Prefeitura de Porto Alegre, será lançada oficialmente às 19h desta sexta-feira (1º/8), no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, no Parque da Harmonia. O ato político seguido de festa com som mecânico contará com as presenças dos ministros gaúchos Dilma Rousseff, Tarso Genro e Guilherme Cassel.

Lá também estarão o senador Paulo Paim, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, o presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, o ex-prefeito de Porto Alegre, João Verle, o líder da bancada do governo Lula na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana e o líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado Raul Pont, além de outras personalidades com expressão nacional.

Apoio ilustre


Por determinação do presidente Lula, Dilma Rousseff trabalhará para eleger Maria do Rosário/Marcelo Danéris prefeita e vice-prefeito da capital dos gaúchos. Com esta decisão, o presidente da República abriu uma exceção relativa à participação dos seus ministros nas campanhas eleitorais para as prefeituras de todo o País. A candidata da Frente Popular ao Paço Municipal não esconde sua alegria com o apoio recebido da mãe do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do país com inclusão social.

Site


Na mesma noite de sexta-feira também será lançado o site oficial da Frente Popular, que pode ser acessado através do endereço www.mariadorosarioprefeita.com.br

* E não esqueçam: hoje à noite, 22 h, debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre no canal 10 (TV Band).

China restringirá internet à imprensa durante Olimpíadas

Jornalistas trabalhando na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terão acesso restrito à internet, disse o governo da China nesta quarta-feira, voltando atrás em um compromisso feito anteriormente de levantar as proibições à navegação durante o evento.

Quando o país se candidatou para sediar os Jogos, sete anos atrás, se comprometeu a prover acesso irrestrito à internet para profissionais de comunicação.

Entretanto, porta-vozes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo chinês afirmaram que determinados sites sobre assuntos considerados "sensíveis" permanecerão bloqueados mesmo quando o encontro esportivo começar, no próximo dia 8.

"Não estou retrocedendo em relação ao que havia dito. Haverá acesso completo, aberto e livre à internet durante os Jogos para que os jornalistas trabalhem", disse o presidente do comitê de imprensa do COI, Kevan Gosper, ao jornal South China Morning Post.

"Mas fui avisado de que algumas autoridades do COI haviam negociado com os chineses que alguns sites sensíveis permanecerão bloqueados."

Mais na BBC Brasil.


Hezbollah impediu brasileira de deixar Líbano, dizem autoridades

Uma brasileira e seu filho foram impedidos na semana passada de viajar ao Brasil pelo aeroporto de Beirute devido a uma ordem supostamente dada pelo grupo xiita Hezbollah. A informação foi confirmada à BBC Brasil por uma fonte das forças de segurança do Líbano.

Segundo o consulado do Brasil na capital libanesa, a brasileira Nariman O. C., de 21 anos, vinha sofrendo com a violência do marido, o libanês Ahmad Holeihel, um simpatizante do Hezbollah.

O caso está sendo tratado com extrema cautela pelo consulado e envolve, inclusive, o trabalho da Organização Não-Governamental KAFA, que ajuda mulheres vítimas de violência doméstica.

Mais na BBC Brasil.


Procuradoria denuncia Romero Jucá por crime contra o sistema financeiro

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, denunciou o senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao STF (Supremo Tribunal Federal) por crime contra o sistema financeiro relacionado a empréstimos firmados pelo líder do governo no Senado com o Basa (Banco da Amazônia) para a empresa Frangonorte --da qual foi sócio entre 1994 e 1996.

O processo, que tramita em segredo de Justiça, reúne denúncias de que o senador teria usado recursos públicos obtidos pela empresa Frangonorte, de Roraima, no período em que foi um de seus sócios.

Notícia completa na Folha Online.


Privatização das Aerolíneas Argentinas é exemplo de saque ao patrimônio público

A mais recente crise nos aeroportos argentinos causada pela situação de penúria da Aerolíneas Argentinas e pela decisão criminosa de seus proprietários privados (para fazer um "caixa-extra", logo após o anúncio da reestatização da empresa pelo governo) de vender passagens acima da capacidade dos aviões disponíveis é um retrato do fracasso do modelo de privatizações implementado pelo governo de Carlos Menem. Criada em 1950 pelo governo de Perón, a empresa chegou a ser líder das companhias aéreas do hemisfério Sul. Quando foi privatizada, a Aerolíneas Argentinas era uma empresa lucrativa e considerada uma das mais seguras do mundo.

Continue lendo no RS Urgente.

Acusado de fazer xixi na rua, o réu recorre ao STF

Senso de humor, como se sabe, é aquele sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você.

Assim, melhor conter as gargalhadas diante do caso que se relatará a seguir. É coisa séria. Deu-se no Carnaval passado, na cidade mineira de Diamantina.

Júnio Cançado Dias pulava em meio a uma multidão estimada em 40 mil pessoas. Súbito, bateu-lhe uma vontade de urinar.

Resolveu esvaziar a bexiga na rua, à vista de quem quisesse ver. A polícia pilhou-o, por assim dizer, com a mão na “botija.”

Conduzido à delegacia local, foi autuado. Na seqüência, foi levado às barras dos tribunais pelo Ministério Público.

O crime? “Ato obsceno.” Coisa prevista no Código Penal, artigo 233. A denúncia foi devidamente recebida pela juíza da comarca local.

Julga daqui, recorre dali o xixi do cidadão Cançado Dias foi respingar, veja você, no STF.


Continue lendo no Blog do Josias de Souza.


Boicotaram o boicote




Assim fica difícil mesmo. Charge vista no Blog dos Enviados do UOL a Pequim.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Povo mexicano rejeita privatização do petróleo

Numa consulta popular realizada em 11 dos 32 estados mexicanos, 86% da população votou contra a entrada de capital privado na maior empresa petrolífera do país. A consulta foi promovida pela oposição ao governo de Felipe Calderón, que apresentou uma proposta de reforma energética com privatização parcial da maior petrolífera mexicana.

A oposição ao governo de Calderón, no México, promoveu uma consulta popular sobre a eventual privatização parcial da Pemex (Petróleos Mexicanos), a maior empresa petrolífera do país. Em 11 dos 32 estados mexicanos, 86% dos votantes rejeitaram a hipótese.

Vejam mais na Esquerda.Net.

Parlamento do Mercosul: reativação da IV Frota é inoportuna e desnecessária

O Parlamento do Mercosul (ParlaSul) aprovou nesta terça-feira (29) em Montevidéu uma declaração em que critica a reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos. Criada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a frota, que havia sido desativada em 1950, voltou aos mares da América Latina há algumas semanas.

"A reativação da Quarta Frota da Marinha de Guerra dos EUA é inteiramente inoportuna e desnecessária, dadas às atuais circunstâncias mundiais e regionais que conformam a América do Sul como uma região pacífica e democrática", diz trecho da declaração do ParlaSul, aprovada com 26 votos favoráveis e 11 abstenções.


Vejam o texto completo no site do PT-Partido dos Trabalhadores.

AMB inclui nome de Gilberto Kassab na criticada "lista suja"

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), foi incluído nesta terça-feira (29) na apelidada "lista suja" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que contém os candidatos com ações em andamento na Justiça. Kassab responde por improbidade administrativa.



Vejam mais no VermelhoOnline.

Comandante ligado à 4ª Frota visita centro militar na Amazônia

Sem repercussão na mídia nacional, o major-brigadeiros-do-Ar, Glenn Spears, subcomandante do Comando Sul dos Estados Unidos, ao qual ficará subordinada a polêmica Quarta Frota da marinha norte-americana, passou três dias na semana passada visitando instalações militares na Amazônia. Requisitada pelo próprio governo de George Busch, a visita envolveu as instalações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), do Comando Militar da Amazônia e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta-4).


Vejam mais no VermelhoOnline.

Um roteiro inteiro para Daniel Dantas

Bandoleiro da bandalheira, mercenário da moeda-podre

Daniel Dantas é o bandoleiro da moeda, da especulação, do desprezo pelas regras, pela ética, pela moralidade. Para ele importante é acumular dinheiro, embora afirme sempre que não tem o menor interesse por isso. É uma espécie de Howard Hughes provinciano que se julga aristocrata. Não sai de casa, não é visto publicamente, mas apesar disso aparece nas mais diversas colunas, com notas sempre "plantadas" a seu favor.


Vejam o texto completo na coluna do Helio Fernandes na Tribuna da Imprensa.

Receita já tem instrução normativa para acabar com Declaração de Isento

Brasília - A Receita Federal admitiu que já tem pronta uma instrução normativa para acabar com a Declaração de Isento e com isso evitar transtornos e custos desnecessários, principalmente para o cidadão de baixa renda que todos os anos tem que prestar contas ao Fisco. A viabilidade técnica da medida ainda está sendo analisada pelo secretário da Receita, Jorge Rachid, e deve ser divulgada em breve.


Texto completo na Agencia Brasil.

SAC: novas regras incluem opção direta para cancelar serviço

O Ministério da Justiça anunciou nesta terça-feira novas regras para simplificar o atendimento da população por meio dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) das empresas e facilitar o processo de cancelamento de serviços e de reclamação por atendimentos não prestados. Uma das principais mudanças é a obrigatoriedade de constar, no menu oferecido ao cliente, a opção para cancelar o serviço imediatamente.

Mais no Invertia - Terra.

Web 3G: 50 queixas no Procon POA

Já chegam a 50 as reclamações encaminhadas desde dezembro de 2007 ao Procon Porto Alegre sobre problemas com serviços de banda larga móvel para acesso à Internet 3G. Em grande parte, as queixas se relacionam à velocidade de acesso à web.

"Os consumidores afirmam que a velocidade fornecida é inferior à contratada, equiparando-se, muitas vezes, ao acesso da Internet discada, o que dificulta a navegação e execução de downloads", explica o coordenador do Procon POA, Omar Ferri Júnior.

Queda freqüente de conexão, até mesmo durante a madrugada, e atendimento deficitário dos call centers das operadoras são outras queixas sobre 3G encaminhadas ao órgão de defesa do consumidor.

Mais no Baguete.

Receita estuda acabar com a declaração de isento

A Receita Federal estuda acabar com a declaração de isentos, exigida anualmente de todos os brasileiros dispensados de declarar Imposto de Renda, a maioria por ter salário inferior ao limite de insenção (menos de R$ R$ 15.764,28 no ano passado). É que o mostra reportagem de Geralda Doca, publicada pelo jornal o Globo desta terça-feira. O fim da exigência só depende do aval final da Cúpula da Receita o pode ser anunciada ainda nesta semana.

Mais n'O Globo Online.

De Sanctis chama blindagem de advogados de corporativismo

De Sanctis chama blindagem de advogados de corporativismo

SÃO PAULO - Juiz do caso Satiagraha e de muitos outros que tratam de crimes do colarinho branco e lavagem de dinheiro, Fausto Martin De Sanctis considera "excrescência normativa" o projeto da inviolabilidade da advocacia, ora nas mãos do presidente Lula. "Ninguém está acima da lei, nem o juiz", ele prega.


Vejam a entrevista completa na Tribuna da Imprensa.

Referendo que pode suspender mandato de Evo Morales provoca imbróglio judicial na Bolívia

A Corte Nacional Eleitoral da Bolívia confirmou a realização do referendo de 10 de agosto que pode revogar o mandato do presidente Evo Morales e dos nove governadores, dando mais um passo para que o futuro da consulta popular não seja colocado em risco.

Mais no UOL Notícias.

Salvador já não tem mais lugar para tratar pingüins que chegam às praias

Os pingüins-de-magalhães que se perderam da corrente marítima das Malvinas e vêm sendo resgatados nas praias de Salvador, na Bahia, desde o último dia 17, além de sofrerem desnutrição e hipotermia, agora ainda enfrentam outro problema: a falta de local para serem acomodados.

Até a manhã desta terça-feira, o Instituto de Mamíferos Aquáticos, ONG licenciada pelo Ibama para fazer a triagem das aves, contabilizava 340 desses inesperados visitantes somente na unidade de Pituaçu, na capital baiana, dos quais 90 morreram. Os três freezers usados para instalar os cadáveres - que serão submetidos a necropsia - já estão lotados. Desde o final de semana, todo animal morto passou a ser enterrado.

Mais no UOL Notícias.

Agência abre reservas para viagem de ônibus de Londres a NY

Uma agência de viagens britânica abriu reservas para uma viagem de ônibus que sairá de Londres com destino a Nova York e atravessará 13 países.

A viagem de 22,5 mil quilômetros, organizada pela empresa Ozbus, é só de ida e tem duração de quatro meses. A passagem custa £4.950 (R$15,5 mil) e inclui acomodação em hotéis ou acampamentos, algumas refeições, balsas, guias turísticos e entradas em parques nacionais.

Entre os destaques do trajeto estão visitas a pontos turísticos como as Cataratas do Niágara, Muralha da China, Montanhas Rochosas, o Exército de Terracota e o Estreito de Príncipe William, entre outros.

Os passageiros irão percorrer a maior parte do percurso de ônibus, já que a viagem inclui apenas um vôo – do leste russo ao Alasca, atravessando o Mar de Bering.

A primeira viagem está marcada para o dia 15 de março de 2009. Mark Creasey, fundador da Ozbus, disse à BBC Brasil que seis pessoas já garantiram sua reserva para participar da aventura.

Notícia completa na BBC Brasil. É, de fato, uma viagem!


Escândalos de burocratas japoneses começam a ser revelados

Ele tem a aura de um guerreiro, raramente sorri e dispensa a mania dos políticos de tentar cativar um visitante. Não, para Akira Nagatsuma, legislador da oposição e ex-repórter, o objetivo é claro: quebrar o sistema japonês de partido único ao desenterrar informações escondidas.

Por correr atrás de pistas que recebe diariamente em seu celular e bisbilhotar segredos da burocracia todo-poderosa, Nagatsuma, de 48 anos, se tornou bastante conhecido por revelar más condutas oficiais. Ele monopolizou as manchetes de primeira página recentemente ao expor a prática amplamente difundida entre burocratas da elite de usar o dinheiro de contribuintes para pegar táxis à noite para voltar para casa e aceitar bebidas, presentes e até dinheiro vivo de motoristas.

Notícia completa no G1.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Eleições 2008


Porto Alegre de novo na frente!

Mensagem de Maria do Rosário, candidata à prefeita pela Frente Popular:

"A Porto Alegre que eu quero deve ser a mesma que você quer. Na nossa Porto Alegre, as coisas andam para a frente, seja na forma de fazer, agir ou de pensar. É uma Porto Alegre que você já viveu e que é possível sonhar novamente com ela, num novo momento, renovada. Uma Porto Alegre da qual você sempre se orgulhou e que vai continuar se orgulhando.

Esta é a Porto Alegre que quero para nós. Feita de novas idéias, de novas atitudes e de novas realizações. Uma cidade que você certamente também deseja. Vamos construí-la juntos. A nossa Porto Alegre merece isso.

A participação sempre foi o nosso jeito de fazer por todos. Para saber mais sobre as ações da nossa campanha é só se cadastrar. E receba na frente todas as novidades por e-mail".

*Para se cadastrar acesse o endereço: http://www.mariadorosarioprefeita.com.br/

Ouvidor critica o MP e a BM

CORREIO DO POVO:

A postura de alguns promotores do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul em relação aos movimentos sociais gaúchos, que consta em ata do Conselho do MP, e ações de repressão da Brigada Militar foram criticadas ontem, em Porto Alegre, pelo ouvidor nacional da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Fermino Fechio. 'A manifestação (ata do MP) foi deplorável. Apesar de não representar a posição de todo o Ministério Público, ficou feio para o RS. Não faz justiça à tradição gaúcha', lamentou Fechio. Ele fez palestra no seminário sobre Criminalização dos Movimentos Sociais, promovido pela CUT/RS no salão de atos da Ufrgs.
Conforme Fechio, esse também é o entendimento da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo e do Conselho Nacional de Defesa da Pessoa Humana. O assunto está sendo tratado ainda pelos conselhos nacionais de Justiça e do MP. Ele afirmou ter recebido vídeo documentando as agressões da Brigada Militar contra integrantes do MST. 'Cadê o Ministério Público, que tem o papel constitucional de controlar a atuação da Polícia?', cobrou. Para evitar esse tipo de postura, o ouvidor sustentou que a Secretaria Nacional de Segurança Pública está condicionando o repasse de verbas federais às polícias estaduais à capacitação e qualificação do efetivo. 'A Polícia existe em função da sociedade e não o contrário', assinalou Fechio.
O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, disse que o objetivo do seminário é ampliar a discussão sobre a criminalização dos movimentos sociais. 'Queremos debater sobre liberdade de expressão em um regime democrático e combater os retrocessos', enfatizou. Entre os retrocessos, ele citou o indiciamento de oito integrantes do MST na Lei de Segurança Nacional. 'Essa lei da ditadura militar agora serve para enquadrar manifestantes que lutam pelo direito à vida e à terra', condenou Woyciechowski. Também participaram do encontro Nita Freire, viúva de Paulo Freire e doutora em Educação da PUC/SP, e Heloisa Fernandes, professora da USP.

Compensação a assinantes do Speedy vai custar R$ 24 milhões à Telefônica

Valor que representa o desconto aos 2,29 milhões de assinantes do Speedy não inclui multas contratuais nos serviços prestados a grandes empresas e órgãos de governo, que também foram afetados.

Mais no BR-Linux.

Foi a placa! Laudo do CPqD explica apagão da Telefonica

A Telefônica, em comunicado, disse que enviou nesta sexta-feira à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o laudo com as causas no apagão do Speedy, serviço de banda larga da operadora, no começo de julho.

Continue lendo no BR-Linux.

ONG diz que EUA tiveram envolvimento em golpe contra Chávez

Os Estados Unidos estiveram "envolvidos" no golpe de Estado de 2002 contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez, embora ainda não se saiba o papel exato que o país teve na ação, denunciou hoje a ONG americana National Security Archive.

"Não tenho dúvida de que os Estados Unidos estão envolvidos no atentado contra Chávez", disse à Agência Efe em Santiago do Chile Peter Kornbluh, diretor dessa organização dedicada a revelar documentos secretos.

Veja mais no UOL Notícias.

Brasil domina ranking das 500 maiores empresas da América Latina

As empresas brasileiras dominam um ranking que reúne as 500 maiores empresas da América Latina em 2007, de acordo com um estudo anual realizado pela revista AméricaEconomía.

De acordo com a listagem, que reúne informações financeiras de grandes corporações latino-americanas, do total de empresas analisadas, 210 são brasileiras.

Mais no G1.

Sem-terra do RS protestam contra 'agressões' ao MST

Cerca de 400 sem-terra promoveram hoje uma série de manifestações contra o que qualificam de "tentativa de criminalização do movimento social" nas ruas centrais de Porto Alegre. Apoiados por outros grupos, centrais sindicais e estudantes, os sem-terra reclamaram de agressões que sofreram da Brigada Militar do Rio Grande do Sul nos dois últimos anos, das ações movidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) para proibi-los de se aproximar de quatro fazendas no Estado e de uma ata do Conselho Superior do MPE que propõe uma ação de dissolução do MST.

Mais no G1.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Polícia do Hamas proíbe circulação de 3 jornais palestinos em Gaza

A Polícia do Hamas em Gaza proibiu hoje a distribuição neste território de três dos principais jornais palestinos, editados na Cisjordânia, sob controle do Fatah, informou o Ministério do Interior na Faixa.

Os periódicos "Al Quds", "Al Ayyam" e "Al-Hayat al-Jadida" chegaram esta manhã a Gaza, como de costume, através de Israel pela passagem fronteiriça de Erez.

Pouco depois, agentes da Polícia do Hamas impediram a distribuição dos periódicos, segundo o sindicato de jornalistas palestinos na Cisjordânia.

Mais no G1.

Juíza sul-africana é nova alta comissária de Direitos Humanos da ONU

A Assembléia Geral da ONU confirmou hoje por unanimidade a nomeação da juíza sul-africana Navanethem Pillay como nova alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, com um mandato de quatro anos, até 2012.

A falta de oposição à nomeação permitiu a aprovação do nome de Pillay, sem necessidade de realizar uma votação entre os 192 membros do órgão legislativo das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se mostrou satisfeito com o respaldo outorgado pela Assembléia Geral à sua indicada.

Mais no G1. A comissária, sem dúvida, terá bastante trabalho.

Corte eleitoral boliviana confirma realização de referendo

A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia ratificou hoje que segue com a preparação do referendo revogatório do mandato do presidente boliviano, Evo Morales, e oito dos nove governadores regionais, apesar das divergentes vozes que pedem a suspensão da consulta.

O presidente da CNE, José Luis Exeni, anunciou em entrevista coletiva que "continua a administração do processo de referendo para 10 de agosto", após a Sala Plena do organismo eleitoral rejeitar a ordem de suspensão colocada pela única magistrada que fica no Tribunal Constitucional (TC).

Mais no G1.


Jogos são desculpa para desrespeito a direitos na China, diz Anistia

Um relatório da Anistia Internacional (AI), divulgado nesta segunda-feira, afirmou que garantir a "harmonia" e "estabilidade" dos Jogos Olímpicos de Pequim virou uma desculpa para o governo desrespeitar os direitos humanos na China.


De acordo com o documento da ONG, a repressão dos indivíduos que defendem os direitos humanos "se intensificou porque Pequim está hospedando os jogos".


A Anistia Internacional diz que a intenção do governo chinês seria "limpar" das ruas de Pequim pessoas "indesejáveis", que possam causar distúrbios e promover manifestações durante os jogos.


Notícia completa no G1.


GM faz acordo para reduzir impacto de fechamento de fábrica no Canadá

Em junho, a GM anunciou o fechamento da fábrica e a eliminação de 2.600 postos de trabalho sem consultar o sindicato. Poucas semanas antes, a GM e o CAW tinham assinado um novo convênio coletivo que assegurava o futuro de Oshawa, por isso o anúncio do fechamento da fábrica foi duramente criticado pelo sindicato.


Durante 12 dias, a central sindical bloqueou as sedes sociais da GM no Canadá. O novo acordo entre a empresa e o sindicato, confirmado nesta segunda-feira (28) pelo presidente do CAW, Buzz Hargrove, inclui aumentar o número de modelos que serão montados em uma nova fábrica de automóveis que a companhia está construindo em Oshawa.


E chamam o pessoal do MST de baderneiro. Veja mais no G1.


A machadinha de Daniel Dantas

Brasília, planalto central, umidade do ar meio mussarela, meio calabresa. Homens de ternos e togas duelam silenciosamente com seus colts carregados de balas de festins. Experientes, eles sabem que nenhum estilhaço pode ameaçar a tranqüilidade do xerife e de seus homens de ouro, que a essa altura viram doses de scoth no meio do saloon, indiferentes a qualquer lei, seja ela seca, molhada ou quiçá úmida. Afinal, eles são as regras e suas vertentes. Talvez se existissem bafômetros para detectar cifrões roubados a conversa fosse outra. Mas, por enquanto, a única preocupação dessa turma é manter quieto o poderoso Dantas, que traz no seu alforje muito mais que dólares furados.

O texto completo no Terra Magazine.

Condenan a un ejecutivo de Siemens por coimas

MUNICH (DPA).- Con el caso de los DNI en la Argentina como referencia local, un importante ejecutivo de la empresa alemana Siemens fue condenado hoy a dos años de prisión en suspenso y una multa de 108.000 euros al concluir el primer juicio por la existencia de cajas ilegales y pagos de sobornos a gobiernos para acelerar contratos.

En el fallo, los jueces de la Audiencia Provincial de Múnich establecieron que el acusado, Reinhard S., ex presidente de la sección de telefonía fija de Siemens ICN, es culpable en 49 casos de fraude.

El acusado había admitido haber manejado cajas no declaradas para el pago de comisiones a terceros a través de giros a empresas inexistentes o con contratos falsificados.

La fiscalía había pedido igual pena pero una multa superior, de 180.000 euros, al considerar probado que el acusado había armado un sistema de fondos negros en el antiguo departamento de telecomunicaciones de Siemens para conseguir o acelerar contratos, malversando 53 millones de euros.

El acusado reconoció que a través del sistema se hicieron pagos ilegales a clientes en América latina, Africa, Asia y Europa del Sur.

La Justicia alemana está investigando a unas 300 personas por su presunta implicación en uno de los mayores escándalos empresariales de Alemania en los últimos años. Según los cálculos, los pagos ilegales pueden haber alcanzado una cifra de 1300 millones de euros destinados a obtener o acelerar contratos.

MPF explica o oferecimento de denúncia contra alguns líderes do MST

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), em Carazinho/RS, contra oito líderes do Movimento Sem Terra (MST), foi motivada exclusivamente em virtude da prática de atos lesivos ao Estado Democrático de Direito por parte dos denunciados. A afirmação é da procuradora da República no município Patrícia Muxfeldt. Ela acrescenta que “não há, portanto, qualquer intuito de criminalização dos movimentos sociais em geral. Apenas está se aplicando a lei e se dando cumprimento ao dever institucional que compete ao MPF, guardião da ordem pública e do próprio Estado de Direito”.

A procuradora explica que a Lei 7.170/83, embora seja conhecida como a lei que define os "Crimes contra a Segurança Nacional", não tutela apenas a segurança nacional, mas também a ordem política e social. Nesse sentido, prevê como fatos típicos ações que ofendam o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito. No entender de Patrícia Muxfeldt, “ninguém está acima da lei; todos devem se submeter à aplicação das normas penais quando nelas incidirem”.

O MPF defende e apóia as manifestações de protesto pacíficas. “O que não se pode tolerar, todavia”, argumenta a procuradora, “é o uso da violência como forma de pressão para a consecução de objetivos sociais, por mais nobres que eles sejam. Do contrário, estar-se-ia abrindo caminho para a desordem e o caos, colocando-se em risco a Democracia”.

O MPF empenha-se para a concretização da reforma agrária, tanto assim que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o INCRA, no qual ele se obrigou a assentar duas mil famílias até o final deste ano, sob pena de multa diária. “Esse fato, por si só”, complementa Patrícia Muxfeldt, “revela o propósito da instituição de zelar para a melhor distribuição de terras neste país, observando-se sempre, o devido processo legal”.

NOTA BLOGOLEÔNICA: E QUANTO À VIOLÊNCIA DA BRIGADA MILITAR EM MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS, QUAL O POSICIONAMENTO DO MPF?

Estadão descobre que o comunismo não acabou


O jornal O Estado de S. Paulo, do alto de seus 133 anos e de seu imperturbável conservadorismo, descobriu na edição deste domingo (27) que o comunismo não acabou, pois o Muro de Berlim caíu mas o PCdoB ''poderá obter em outubro seu melhor desempenho eleitoral''. A matéria de Marcelo de Moraes e Luciana Nunes Leal vê boas chances para o partido em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Aracaju e destaca também a expansão das candidaturas a vice e a vereador. Confira a íntegra.


Vejam texto integral no Vermelho.

domingo, 27 de julho de 2008

RS: general substitui delegado no comando da SSP

O general Edson de Oliveira Goularte assumiu pela manhã o cargo de secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Ele tem 42 anos de Exército e foi nomeado em edição extra do Diário Oficial. O general substitui o delegado da Polícia Federal José Francisco Mallmann.

Retratando baixas



A imagem é de Stefan Zaklin, publicada no The New York Times. Há mais fotos .
Após a publicação da foto, Zaklin foi expulso, da unidade militar em que estava encaixado ("embedded").
A reportagem do The New York Times, aberta, mas infelizmente em inglês, comenta as crescentes restrições que os comandantes militares têm imposto aos repórteres fotográficos.