sábado, 17 de janeiro de 2009

O enfrentamento cultural do neoliberalismo

“Cabe-nos o desafio de recuperar a vida como valor central de todas as nossas relações sociais. Faz parte do enfrentamento de um grave problema de ordem ética e moral imposta a partir da hegemonia do pensamento liberal e neoliberal, que nos legou uma sociedade em que as mercadorias perdem a referência de sua razão social e vivem por si, alimentadas por uma cultura imediatista e hedonista. Tudo, inclusive o corpo, é mercadoria e se banaliza.” Esse é um trecho do artigo “A desigualdade é violenta” de autoria do companheiro Patrus Ananias, Ministro do Desenvolvimento Social.

“A medida dos custos da poluição prejudicial à saúde depende dos rendimentos perdidos por causa da morbidez e mortalidade acentuadas. Deste ponto de vista, determinada quantidade de poluição prejudicial à saúde deveria ser realizada no país com custos mais baixos, isto é, no país com os salários mais baixos”. Declaração atribuída a Lawrence Summers, um “especialista” do Banco Mundial

De um lado a lógica da mercantilização de todas as relações autorizando um estapafúrdio “especialista” a defender que se polua mais em países cujos salários são mais baixos, o que se justificaria por uma suposta relação custo/benefício onde a morte e a doença não passam de fatores de ponderação de risco para os investimentos. De outro lado, um pensamento que pretende instaurar a Vida, não só a humana, no centro gerador de sentido e como eixo orientador da ação do Estado.


Vejam mais no Portal do PT

Lampreia, o ''ridículo'' ex-chanceler de FHC




O diplomata de carreira Luiz Felipe Lampreia (foto), ex-ministro das Relações Exteriores do governo FHC de 1995 a 2001, deixou de lado qualquer diplomacia - se é que algum dia teve - para atacar duramente o atual ministro Celso Amorim. O motivo da bronca, que deve ter agradado o regime sionista de Israel, foi a viagem do representante do presidente Lula ao Oriente Médio na tentativa de contribuir para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. No seu blog, não por acaso postado no site do jornal O Globo, o ativo tucano destilou veneno. Como diz o ditado, a inveja é uma... desgraça!
''No seu afã de protagonismo, o ministro Amorim iniciou um périplo no Oriente Médio que beira o ridículo'', esbravejou Lampreia. Como sua mentalidade servil às potenciais imperialistas, ele avalia que o Brasil não tem nenhum papel a jogar no tabuleiro internacional. Para ele, Amorim ''deve estar incomodando os líderes políticos da região com seus pedidos de audiência quando eles têm outras prioridades. Ele nada pode acrescentar aos esforços de paz que a França e o Egito desenvolvem. Deve ser vista com suspeita pelos líderes israelenses pelas posições que assumir. Seguramente não é considerado pelos americanos como um fator relevante na questão. Enfim, as peripécias do ministro são uma inutilidade que só pode trazer desgaste à diplomacia brasileira''.


Vejam mais na Pátria Latina

Marcos Dantas: um olhar positivo sobre a fusão BrT-Oi

O professor do Departamento de Comunicação da PUC do Rio de Janeiro Marcos Dantas é um experiente conhecedor do jogo político na área das telecomunicações. É autor de livros sobre o tema, como A Lógica do Capital Informação (Ed. Contraponto, 1996), assessorou a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel) e integrou o governo Lula como secretário de planejamento do Ministério das Comunicações na gestão Miro Teixeira (2003-2004) e secretário de educação à distância do Ministério da Educação (2004-2005).

Por Jonas Valente, no Observatório do Direito à Comunicação

Na polêmica compra da Oi pela Brasil Telecom, Dantas fica do lado daqueles que vêem o negócio como uma iniciativa positiva para o país. Na avaliação do professor, a fusão deveria ter ocorrido já no início do governo e, embora tenha acontecido apenas agora, seguindo uma demanda do mercado, a criação da nova tele é estratégica para fortalecer o país em um importante setor na atual fase de desenvolvimento do capitalismo.


Vejam mais no Vermelho

Confira lista de 'bushismos' ditos nos últimos oito anos


Todos os políticos cometem gafes e falam coisas sem pensar. Mas o presidente americano, George W. Bush, conseguiu tornar-se notório por isso.

Os americanos até cunharam o termo "Bushismo" para classificar os lapsos verbais que se tornaram comuns nos últimos oito anos.

Confira abaixo alguns dos "Bushismos" que se tornaram célebres.

Sobre si mesmo

"Eles me mal-subestimaram."
(Bush inventou a palavra 'misunderestimated')
Bentonville, Arkansas, 6 de novembro de 2000

"Não há dúvida de que no minuto em que eu fui eleito, as nuvens de tempestade no horizonte estavam chegando quase diretamente sobre nós."
Washington, 11 de maio de 2001

"Eu quero agradecer ao meu amigo, o senador Bill Frist, por se juntar a nós hoje. Ele se casou com uma menina do Texas, eu quero que vocês saibam. Karyn está conosco. Uma menina do Oeste do Texas, exatamente como eu."
Nashville, Tennessee, 27 de maio de 2004

Vejam mais (não percam, é hilário) na BBCBrasil.com


Greenhalgh diz que Serra esqueceu o passado ao criticar refúgio concedido a Battisti

Brasília - O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos responsáveis pela defesa do escritor italiano Cesare Battisti – que teve esta semana refúgio político concedido pelo governo brasileiro – atacou hoje (16), em entrevista à Agência Brasil, a postura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), autor de críticas ao ato assinado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Ontem, Serra admitiu “não conhecer detalhes” do processo, mas afirmou que lhe parecia um “exagero o asilo dado”, com base no que acompanhou pela imprensa.

“Eu acho que o Serra está se esquecendo do que é uma perseguição política. Ele foi perseguido, esteve exilado no Chile. Seu principal assessor, Aloísio Nunes Ferreira, foi tachado como terrorista procurado. Lamento esse tipo de opinião distante, de quem não conhece o processo”, afirmou Greenhalgh, em referência ao período que Serra foi exilado político na Bolívia, Uruguai e Chile durante os anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

“O Serra deve saber que não se fala sobre assunto que não se conhece nem se senta na cadeira antes. Não aja como presidente da República, se metendo em assuntos que não lhe dizem respeito”, acrescentou o advogado, ex-deputado federal pelo PT.

Vejam mais na Agência Brasil


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Google corta serviços online menos populares de seu portfólio

Londres - Como forma de economizar recursos em desenvolvimento, serviços gratuitos impopulares ou redundantes serão eliminados pelo Google.

O Google irá eliminar ou interromper o suporte a vários serviços online gratuitos como forma de economizar seus recursos de engenharia.

Alguns dos serviços são os que apresentam popularidade baixa ou, no caso do Google Video, estão em redundância com outros serviços pertencentes à empresa, como o YouTube.

As mudanças demostram que até mesmo o Google - empresa que teve um crescimento espetacular em apenas 10 anos de existência - está ajustando suas operações com alguns cortes prudentes durante o difícil momento da economia mundial.

Texto completo no IDG Now!

Federação de jornalistas investigará ataques de Israel à imprensa em Gaza

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) iniciará uma investigação sobre as "violações dos direitos dos jornalistas" em Gaza por parte de Israel, que, hoje, atacou vários veículos de comunicação.

O secretário-geral do organismo, Aidan White, denunciou o caso e lembrou as contínuas tentativas de Israel de controlar e dirigir a imprensa.

Texto completo no UOL Notícias.

Bancários protestam contra 400 demissões no Santander em SP

Segundo sindicato, cortes aconteceram em centros administrativos.
Santander diz que não se pronunciará sobre o assunto.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo organizou uma agenda de protestos nesta sexta-feira (16) contra 400 demissões que teriam sido anunciadas na véspera pelo banco Santander. De acordo com o sindicato, os cortes aconteceram em centros administrativos do Santander e do Real, do Grupo Santander Brasil.

Procurado pelo G1, o Santander disse que não se pronunciará sobre o assunto.

Texto completo no G1.

Blogoleone citado no Terra Magazine



O Blogoleone foi citado por estar citando o Terra Magazine. Coisas da teia mundial. Esta citação foi percebida por este editor por volta das 18 h 30 min. desta sexta-feira, 16 de janeiro de 2009.

Acidente fere triatleta com gravidade

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2009

Um acidente ocorrido na manhã de ontem na avenida Edvaldo Pereira Paiva deixou gravemente ferida a triatleta Tatiane Gurski, 21 anos. A ciclista colidiu contra a traseira de um Gol quando o motorista parou o carro na pista da direita para atender ao celular. Tatiane acabou caindo sobre o vidro traseiro do automóvel. Levada ao HPS, a campeã gaúcha de triatlo estava em estado grave até a noite de ontem.

Guinga II: Itamaraty pede explicações sobre agressão a Guinga em Madri

Compositor teria levado um soco de policial em aeroporto.
Sem registro oficial, consulado enviou denúncia às autoridades.

O Ministério das Relações Exteriores, através de sua assessoria, informou nesta quinta-feira (15), que sem um relato oficial do compositor Guinga – que teria perdido dois dentes ao levar um soco de um policial no Aeroporto de Barajas, em Madri, ao tentar voltar para o Brasil – não terá como cobrar uma atitude das autoridades espanholas.

Continua no G1.

Guinga I: Compositor Guinga acusa polícia espanhola de agressão

O compositor e instrumentista Guinga, de 60 anos, acusa a polícia espanhola de agredi-lo no Aeroporto de Barajas, em Madri, depois que ele tentou sem sucesso prestar queixa sobre o sumiço de seu casaco com carteira, passaporte, chaves de casa, 400 euros e R$ 200 na esteira do aparelho de raio-x. Neto de espanhol, o músico afirma que perdeu dois dentes após um policial do posto da Polícia Nacional Espanhola no aeroporto lhe dar um soco na boca. O músico disse que sofreu uma infecção bucal e um crise hipertensiva após a agressão.

Mais no UOL Notícias.

Conservadores alemães defendem menção de origem étnica nas estatísticas policiais

Conservadores bávaros querem incluir não apenas a nacionalidade, mas também a origem étnica dos criminosos nas estatísticas policiais. A proposta é rejeitada por muitos como populista e manipuladora.


Texto completo na Deustch Welle.

Dissidente chinesa é detida após manifestação

Uma dissidente chinesa foi detida pela polícia de Xangai por ter se manifestado em favor dos direitos do Homem, denunciaram a Human Rights da China e a Anistia Internacional.

Mao Hengfeng, 47 anos, havia participado na segunda-feira de manifestação que reuniu cerca de 100 pessoas do lado de fora do prédio oficial onde se realizava a sessão plenária anual da assembléia de Xangai.

Continua no UOL Notícias.

ONU exige que tropas da Eritréia saiam de Djibuti

O Conselho de Segurança da ONU exigiu hoje a retirada imediata das tropas da Eritréia que desde o ano passado ocupam uma parte da fronteira com Djibuti e o início de um diálogo sobre o litígio territorial entre os dois países africanos.

A resolução demandando a retirada eritréia, que foi apresentada pela França, recebeu o respaldo unânime dos 15 membros do Conselho de Segurança.

O texto aprova a decisão do Governo de Djibuti de retirar suas forças do território em disputa e condena a recusa eritréia a adotar a mesma medida.

Continue lendo no UOL Notícias.

Novos dados indicam que China superou Alemanha na economia mundial

Após corrigir dados de crescimento de 2007, China divulga informações que confirmam sua posição de terceira potência econômica. Estatísticas confirmam que crise causou drástica desaceleração do crescimento alemão.

A China superou a Alemanha, tornando-se a terceira potência econômica do mundo, segundo informações recém-divulgadas pelo governo chinês. O órgão federal de estatísticas em Pequim corrigiu os dados de crescimento econômico relativos a 2007 de 11,9% para 13%. Esta foi a maior taxa de crescimento desde 1993.

Segundo os novos cálculos, o produto interno bruto (PIB) chinês relativo ao ano retrasado chegou a 25,73 trilhões de iuans (3,5 trilhões de euros, segundo a taxa de câmbio de final de 2007). O PIB alemão somou 3,3 trilhões de euros no mesmo período, de acordo com dados do Banco Mundial. Com os novos números, a China se torna a terceira maior potência econômica do mundo, atrás apenas dos EUA e do Japão.

A notícia continua na Deustch Welle.

Presidente do Sudão diz que não teme ser preso por massacres de Darfur

Cartum, 14 jan (EFE).- O presidente sudanês, Omar Hassan Al Bashir, desafiou hoje o Tribunal Penal Internacional (TPI) e assinalou que a possibilidade de ele emitir uma ordem de detenção não lhe preocupa.

"Qualquer decisão que tome o tribunal não me preocupa" disse Al Bashir durante uma concentração de seus seguidores em Cartum.

O presidente sudanês também criticou os países ocidentais aos que descreveu como "carentes de moral e mal-educados".

Continua no UOL Notícias.

Para ONG, antes dos conflitos em Gaza, violação dos direitos humanos já era intensa

Há um ano, antes do conflito entre Israel e o Hamas, na faixa de Gaza, se intensificar, a ONG Human Rights Watch já via diversas violações dos direitos humanos na região.

O bloqueio a Gaza, as restrições aos assentamentos da Cisjordânia, os ataques de foguetes palestinos a Israel e os abusos cometidos pelo Fatah e o Hamas estão entre as principais violações da região, em 2008.

Na faixa de Gaza, o bloqueio exercido por Israel fez estourar uma grande crise humanitária muito antes dos ataques iniciados em dezembro. A crise afeta 1,5 milhão de moradores. Como é Israel quem controla o combustível e a eletricidade, os palestinos ficam à mercê da boa vontade dos vizinhos para ter energia elétrica e água à vontade.

Além disso, poucas pessoas têm permissão para deixar Gaza, até mesmo para conseguir tratamento médico em outro lugar.

Na Cisjordânia a situação não é muito diferente. Com a construção do muro da separação, palestinos ficaram sem acesso a serviços essenciais.

Continua no UOL Notícias.

Estudo liga alta mortalidade em ex-países comunistas a privatizações

Um estudo britânico sugere que o drástico aumento da mortalidade masculina no início dos anos 90 em vários países que pertenciam à antiga União Soviética ou à sua esfera de influência está ligado às reformas e à rápida privatização em massa de empresas estatais que se seguiram ao colapso do comunismo.

Os pesquisadores ressaltam que as reformas provocaram um aumento rápido do desemprego e disseram que suas conclusões devem servir como alerta para outras nações que estejam começando a abraçar reformas amplas de mercado.

Foram examinadas as taxas de mortalidade entre homens com idade para trabalhar (15—59 anos) nas nações pós-comunistas do Leste Europeu e da antiga União Soviética, entre 1989 e 2002. Os pesquisadores concluíram que até um milhão destes homens morreram em virtude do choque econômico das políticas de privatização em massa.

Mais na BBC Brasil.

Guantánamo simboliza desrespeito de Bush às leis, dizem analistas


"Guantánamo não faz do mundo um lugar mais seguro e sim um lugar onde qualquer um pode ser pego de sua casa, colocado em um avião, preso em um centro de detenção sem nem ao menos saber do que é acusado e ficar anos sem processo legal", critica Salomon, que classifica a prisão como "tudo que é errado em defesa dos direitos humanos na administração Bush".

O texto completo na Folha Online. Imagem também originária de lá. A Folha Online também oferece um pequeno álbum fotográfico do “freak show”.

SP: Ciclistas homenageiam colega morta por ônibus

Ciclistas que integram a Bicicletada fazem hoje, a partir das 18h, uma homenagem à também ciclista Márcia Regina Prado, atropelada ontem (14/1) por um ônibus na Avenida Paulista, pouco antes do meio-dia.

A Praça do Ciclista – tradicional ponto de partida da Bicicletada e localizada na própria Av. Paulista – é o lugar escolhido para o ato.

Relatos e textos de protesto a respeito da morte da ciclista já povoam a blogosfera. Veja alguns deles.

Ainda ontem, os cicloativistas protestaram contra o atropelamento, fechando duas vias da Avenida, acendendo velas e jogando flores no local onde a colega foi encontrada.

Mais no Blog das Ruas, no Terra Magazine.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Bombardeio israelense atinge sede da ONU em Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que o prédio da sede de sua Agência de Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNWRA) foi atingido por um bombardeio israelense na Faixa de Gaza na manhã desta quinta-feira.

A UNWRA disse que cinco bombas atingiram o prédio, ferindo três pessoas. A agência suspendeu suas operações no território palestino.

Em Tel Aviv, após se reunir com representantes do governo israelense, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se disse revoltado com o ataque.

BBC

Líder indígena é assassinada em fazenda em MT

O gerente de uma fazenda em Mato Grosso confessou a morte da líder indígena paresi Valmireide Zoromará, 42 anos, assassinada na sexta-feira na fazenda Boa Sorte, em Diamantino (207 km de Cuiabá). Ismael Rosa Lima, 39 anos, está preso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Mais no Terra.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Justiça peruana pede pena de 30 anos para Alberto Fujimori

A justiça peruana ratificou nesta segunda-feira (12) seu pedido de 30 anos de prisão para o ex-presidente Alberto Fujimori, por violações aos direitos humanos, ao iniciar seus argumentos finais no processo contra Fujimori, que governou o Peru entre 1990 e 2000.

Vejam mais no Vermelho

Os golpes não têm vencidos ou vencedores

E O MAJOR PASSARINHO SÓ ERA “PRESIDENCIÁVEL” DELE MESMO

(...)
PS – Tentando filosofar, mas muito primário, o major termina dizendo: “O revanchismo é uma deturpação dos vitoriosos. No Brasil, o revanchismo é uma deturpação dos vencidos. Foram vencidos pelas armas, mas estão no Poder”.
PS 2 – Puro saudosismo do major, que não consegue viver longe do Poder. E não houve vencidos ou vencedores. Os que roubaram as armas do povo, atiraram contra esse mesmo povo. E se dizem vitoriosos.
Vejam o texto completo do Helio Fernandes na Tribuna da Imprensa online

Bombardeios - A notícia do dia

Caças-bombardeiros F-16 da Força Aérea israelense destruíram hoje com mísseis o principal cemitério da Cidade de Gaza, situado no bairro de Sheik Raduan, disseram moradores da área.

"Os aviões de guerra israelenses não só atacam seres humanos, mas também destroem os túmulos dos mortos", disse um morador, junto ao cemitério.

O morador disse que vários túmulos ficaram totalmente destruídos e que, após o bombardeio aéreo israelense, as pessoas foram ao cemitério para recolher ossos dos defuntos, que enterraram novamente nos lugares destruídos.

Parte do texto relatando os acontecimentos deste dia 14 de janeiro no Massacre de Gaza, no UOL Notícias.


Israel testa novas bombas em Gaza


Além da utilização de fósforo branco, proibido pelas convenções internacionais sobre armamento mas utilizado pelos Estados Unidos nos bombardeamentos sobre o Iraque, Israel está a testar novas armas nos ataques que tem vindo a fazer sobre Gaza. Segundo dois médicos noruegueses, a aviação israelita tem usado um explosivo conhecido como DIME, um explosivo de curto alcance mas grande poder destrutivo. Na noite de terça feira mais de 50 pessoas morreram em Gaza e houve trocas de disparos entre Israel e o Líbano.

Vejam mais no Esquerda.Net

Experimentos tenebrosos para las guerras del futuro

(...)
Fuerzas Armadas de Israel (Israel Defense Force; IDF) estaban utilizando una nueva arma contra los palestinos. Al respecto, distintos médicos de los hospitales de Gaza denunciaron numerosos casos anómalos de heridos que sufrieron amputaciones de sus piernas no por lesiones visibles de metralla, sino por lo que parecían 'quemaduras' severas. Posteriormente se descubrió que las lesiones se debían a la incrustación en los miembros de micro-metralla (invisible incluso en los rayos X).

Se trata de una de las nuevas armas experimentales que desarrolló Israel y usó contra civiles en 2006, tanto en el Líbano como en la Franja de Gaza y que ahora perfeccionada vuelve a probar en este último territorio. Es de la clase nombrada en inglés como DIME (Explosivo con metal inerte denso; Dense Inert Metal Explosive), que comenzaron a desarrollarse en EEUU en 2000.


Vejam na RIA Novosti o relato sobre as novas armas dos genocidas que governam Israel

Viagem de Amorim ao Oriente Médio 'não foi fracasso', dizem especialistas


O chanceler brasileiro, Celso Amorim, retorna nesta quarta-feira de uma viagem ao Oriente Médio aparentemente sem conseguir atingir seu objetivo principal, que era incluir o Brasil no seleto grupo de países que vêm trabalhando no processo de paz entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas.

O resultado, no entanto, não deve ser visto como uma derrota da diplomacia brasileira. Pelo menos essa é a interpretação de especialistas em Relações Internacionais ouvidos pela BBC Brasil.

Vejam mais na BBCBrasil.com

Pesquisa mostra o otimismo do brasileiro

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2009

Resultados de uma pesquisa feita com 17 países revelaram que o brasileiro está entre os mais otimistas do mundo em relação aos efeitos da crise econômica internacional. O levantamento nos 17 países ouviu 16 mil pessoas entre novembro e dezembro de 2008. No Brasil, foi realizado pelo Ibope com 2 mil entrevistas. Os indianos são os líderes, com 39%, seguidos pelo Brasil, com 34%, e pela China, com 27%.

Rogério Cerqueira Leite: Que Deus nos livre das ONGs do bem

A Hefaísto (Vulcano, para os romanos), deus grego do fogo e da forja, enfim, de tudo o que se refere à energia, foi confiada a repartição entre os povos dos atributos relativos ao seu domínio. Convidou então Hélios, o Sol, para ajudá-lo na árdua tarefa. "Neste país", determina Hefaísto, "América do Norte, vamos colocar os ímpios tornados, os devastadores ciclones ("hurricanes'). Neste "soi-disant" Império do Sol Nascente, serão concentrados os terremotos e vulcões, manifestações da incontida energia nuclear contida no núcleo da Terra.

Por Rogério Cezar de Cerqueira Leite*, para o Tendências e Debates da Folha de S. Paulo

À Rússia, sua Sibéria e adjacências serão conferidas a tortura do gelo perene, da neve de aluvião e suas consequências, tais como a quebra de colheitas e a fome. No Oriente, ventos e tempestades produzirão as mais devastadoras enchentes. No Pacífico, tsunamis trarão, vez por outra, funestas tragédias".

Vejam mais no Vermelho

Festival de cortometrajes brasileños se celebrará en Rostov del Don


Rostov del Don (sur de Rusia), 13 de enero, RIA Novosti. Un festival de cortometrajes brasileños se desarrollará en Rostov del Don del 19 al 21 de enero, informó la oficina de prensa de la Casa del Cine local.

El festival permite tomar conocimiento con las historia de los cortos de Brasil, la que comenzó a inicios del siglo XX. Los cortometrajes brasileños, cuyo público extranjero estuvo representado en un principio por los estadounidenses solamente, adquirieron fama mundial en la segunda mitad del XX, y hoy viven un auge, lo mismo que la economía de Brasil.

El público de Rostov del Don podrá ver nueve cortos creados por directores brasileños, tanto jóvenes como renombrados, incluidos varios filmes de Esmir Filho. La última obra de él, "Saliva", disputó el Premio Oscar de 2008 en la nominación "El mejor cortometraje". Entre otros directores estarán representados Jorge Furtado ("La Isla de las Flores"), Ana Luisa Azevedo ("Tres Minutos") y Marcio Salema ("Ensayo").


Vejam na RIA NOVOSTI

Justiça arquiva pedido de investigação de caso Herzog

A Justiça Federal arquivou um pedido de investigação das circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog.

Em 25 de outubro de 1975, ele foi encontrado morto em uma cela do Doi-Codi, órgão de repressão política do regime militar. A morte do jornalista provocou protestos na sociedade e ampliou o movimento pelo fim da ditadura militar.

O pedido de investigação foi feito em junho de 2008 pela procuradora da República da área cível Eugênia Fávero e pelo procurador regional da República Marlon Weichert. Eles queriam que fossem abertos procedimentos criminais para investigar mortes ocorridas durante a ditadura, entre elas, a de Herzog.

A solicitação chegou à procuradoria da República da área criminal, que pediu o arquivamento do requerimento de investigação. A decisão pelo arquivamento foi confirmada na sexta-feira (9) pela juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Criminal de São Paulo.

Ela também decidiu arquivar o processo sobre a morte de Luiz José da Cunha, conhecido como “Crioulo”, também no DOI-Codi. O caso aconteceu em julho de 1973.

Na decisão, a juíza afirma que não existe lei em vigor no Brasil que tipifique crimes contra a humanidade. Além disso, segundo a Justiça Federal, nos dois casos, houve prescrição pois já se passaram mais de 35 anos, tempo superior ao da pena máxima que poderia ser fixada para homicídio.

Notícia completa no G1. Grifo final do editor deste blog.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Altamiro Borges: Lampreia, o ''ridículo'' ex-chanceler de FHC

O diplomata de carreira Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores do governo FHC de 1995 a 2001, deixou de lado qualquer diplomacia - se é que algum dia teve - para atacar duramente o atual ministro Celso Amorim. O motivo da bronca, que deve ter agradado o regime sionista de Israel, foi a viagem do representante do presidente Lula ao Oriente Médio na tentativa de contribuir para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. No seu blog, não por acaso postado no site do jornal O Globo, o ativo tucano destilou veneno. Como diz o ditado, a inveja é uma... desgraça!


Por Altamiro Borges

''No seu afã de protagonismo, o ministro Amorim iniciou um périplo no Oriente Médio que beira o ridículo'', esbravejou Lampreia. Como sua mentalidade servil às potenciais imperialistas, ele avalia que o Brasil não tem nenhum papel a jogar no tabuleiro internacional. Para ele, Amorim ''deve estar incomodando os líderes políticos da região com seus pedidos de audiência quando eles têm outras prioridades. Ele nada pode acrescentar aos esforços de paz que a França e o Egito desenvolvem. Deve ser vista com suspeita pelos líderes israelenses pelas posições que assumir. Seguramente não é considerado pelos americanos como um fator relevante na questão. Enfim, as peripécias do ministro são uma inutilidade que só pode trazer desgaste à diplomacia brasileira''.

Vejam mais no Vermelho

Um telefonema de Olmert fez Bush alterar voto na ONU

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, telefonou ao presidente George W. Bush, dos EUA, fazendo-o interromper um discurso em Filadélfia, para lhe dizer que os Estados Unidos não podiam votar a favor da resolução do Conselho de Segurança da ONU, aprovada no último dia 9, a pedir um cessar-fogo em Gaza. "Ele imediatamente falou com a Secretária de Estado e disse-lhe para não votar a favor da resolução", relatou Olmert. Condoleezza Rice ficou embaraçada por ter de se abster numa resolução que tinha negociado pessoalmente.
A revelação foi feita pelo próprio Ehud Olmert num discurso esta segunda-feira na cidade de Ashkelon, relatado pela agência AFP. A abstenção dos Estados Unidos apanhou de surpresa os restantes 14 membros do Conselho de Segurança, que esperavam um voto unânime, até pelo papel activo que Condoleezza Rice teve nas negociações da resolução. "Ela ficou envergonhada", vangloriou-se Olmert. "Uma resolução que ela tinha preparado e negociado, e no fim não votou a favor."
Vejam mais na ESQUERDA.NET

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vítimas civis?



Charge de autoria desconhecida, recebida via correio eletrônico.

Crise em Gaza incita ataques anti-semitas na França

A França vem registrando um aumento no número de ataques anti-semitas desde o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Somente no domingo, três atos anti-semitas ocorreram em lugares diferentes do país. Dois coquetéis molotov foram lançados contra uma sinagoga em Saint-Denis, na periferia de Paris, região onde começou a onda de violência nos subúrbios franceses em 2005.

Ninguém ficou ferido, mas as vitrines de um restaurante judaico ao lado da sinagoga em Saint-Denis foram destruídas.

Notícia completa na BBC Brasil.


Ataque à escola da ONU foi erro de mira, diz jornal

Um inquérito israelense sobre o ataque que atingiu uma escola das Nações Unidas na Faixa de Gaza na semana passada teria concluído que ele foi provocado por um erro de pontaria, de acordo com o jornal israelense Haaretz.

A investigação teria descoberto que, depois de perceber uma falha no sistema de navegação de um "míssil inteligente", militares israelenses preferiram usar morteiros guiados pelo Satélite de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês).

Eles teriam disparado três morteiros equipados com o sistema de navegação GPS contra militantes palestinos e um deles teria atingido a escola.

Segundo os militares israelenses citados pelo Haaretz, o sistema de pontaria com GPS tem uma margem de erro de 30 metros.

O documento diz ainda que os militantes teriam disparado foguetes de perto da escola.

Texto completo na BBC Brasil.

Diante dessa colocação das forças armadas de Israel, o Blogoleone descobriu o assessor de artilharia israelense. Veja Abaixo:


Origem: Mr. Magoo, The Complete Cartoom Series DVD.

E aqui em uma coletiva:

Origem: Mr. Magoo.


AI-5, revelações inéditas 50 anos depois

O AI-5 de 1968 foi tramado pelo menos 1 ano e meio antes

Castelo saiu, veio Costa e Silva, Castelo morreu, Costa e Silva ficou “incapacitado” e logo depois morreria, queimaram Albuquerque Lima, surgiu Garrastazu Médici que ninguém sabia quem era, Orlando Geisel foi vetado, ficou como ministro do Exército para garantir a eleição e a posse do irmão Ernesto. E o Exército revoltado, jamais se vira alguma coisa parecida. Ernesto Geisel quase não toma posse, coronéis importantes queriam que depois de Medici, houvesse eleição direta. Não conseguiram.

Vejam o texto completo na Tribuna da Imprensa online


Alemanha: a nacionalização parcial do Commerzbank

Devido à crise financeira o Estado alemão decidiu participar no capital do Commerzbank. É a primeira vez que o Estado participa directamente no capital de um dos grandes bancos privados alemães. O Commerzbank é o segundo maior banco alemão. Através desta participação do Estado, o Commerzbank recebe 10 mil milhões de euros, que lhe permite realizar a já anteriormente planeada aquisição do Dresdner Bank, pertencente à seguradora Allianz.

Vejam o texto completo no ESQUERDA.NET

Altamiro Borges: Quem são os terroristas em Gaza?

“A ofensiva de Israel na Faixa de Gaza é terrorismo de Estado. Quando há um atentado contra Israel, é um ato terrorista. Mas quando uma ação do exercito israelense provoca a morte de civis palestinos, é uma ‘reação de defesa’? Isso é terrorismo de Estado, me desculpem”.
Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente Lula.

Por Altamiro Borges

A incisiva declaração de um dos principais assessores do governo brasileiro gerou forte gritaria de parte da comunidade israelense no Brasil. Até o ministro de “assuntos sociais” de Israel, Isaac Herzog, retrucou em tom presunçoso: “As pessoas deveriam ler mais para conhecer a história”. Colunistas da mídia, que não negam seus préstimos, também esbravejaram. O jornalista Carlos Brickmann tentou desqualificar o assessor especial do presidente e propôs que ele fosse “enviado para a França, onde estão os trotskistas que, há 40 anos, influenciaram a sua cabeça stalinista”.

A corajosa declaração incomodou tanto porque Marco Aurélio Garcia colocou o dedo na ferida, desmascarando uma das principais peças de propaganda dos sionistas e da sua mídia servil. Na prática, boa parte da imprensa mundial e nativa tenta fixar a imagem de que os palestinos sãos os terroristas. Israel seria apenas vítima indefesa de atentados e agressões. Na “guerra” em curso, a mídia inclusive difundiu a mentira de que Israel foi atacado primeiro em dezembro passado e de que o Hamas rompeu o cessar-fogo ao lançar foguetes contra cidades fronteiriças. Puro engodo!


Vejam mais no Vermelho

Quantas divisões?



Gente que sofra de insanidade moral não pode, mesmo, entender os motivos que regem a ação de gente normal. "Quantas divisões tem o Papa?" perguntou Stálin. "Quantas divisões têm os seres humanos decentes?" - deve estar-se perguntando, agora, Ehud Barak.

Há quase 70 anos, durante a II Guerra Mundial, cometeu-se um crime de ódio em Leningrado. Por mais de mil dias, uma gang de extremistas, chamada "o Exército Vermelho" sequestrou e manteve sob sítio os milhões de habitantes da cidade, o que provocou ação de retaliação pela German Wehrmacht, que teve de agir em áreas superpovoadas. Os alemães só tiveram essa escolha: bombardear e encurralar a população e impor total bloqueio, o que matou centenas de milhares.

Pouco antes disso, crime similar foi cometido na Inglaterra. A gang de Churchill infiltrou-se entre os moradores de Londres, servindo-se de milhões de seres humanos como escudo humano. Os alemães foram obrigados a despachar para lá sua Luftwaffe e muito relutantemente reduziram a cidade a ruínas. Chamaram de "a Blitz".

Essa seria a narrativa da história, que veríamos hoje nos livros escolares – se os alemães tivessem vencido a guerra.


Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

Condenada táctica

Por Robert Fisk *

¿A qué le teme Israel? Usar la excusa de “áreas militares cerradas” para evitar la cobertura de su ocupación de la tierra palestina es algo que sucede desde hace muchos años. Pero la última vez que Israel jugó este juego –en Jenin, en 2000– fue un desastre. Imposibilitados de constatar la verdad con sus propios ojos, los periodistas citaban a los palestinos que afirmaban que los soldados israelíes habían cometido una masacre –e Israel se pasó años negándolo–. En realidad hubo una masacre, pero no a la escala que originalmente se informó.

Ahora el ejército israelí está intentando nuevamente la misma condenada táctica. Prohíban la prensa. Mantengan fuera a las cámaras. Hace pocos días, sólo horas después de que el ejército israelí entrara a Gaza para matar a más miembros de Hamas –y más civiles, por supuesto– Hamas estaba informando la captura de dos soldados israelíes. Los periodistas en el terreno podrían haber aclarado la verdad o la mentira sobre esto. Pero al no haber ni un solo periodista occidental en Gaza, los israelíes tuvieron que decirle al mundo que no sabían si la versión era verdadera o no.

Mais na Página/12.

Hamas agradece à Venezuela expulsão de embaixador israelense

O grupo islamita Hamas comemorou hoje a expulsão do embaixador israelense na Venezuela e apelou a outros Governos do mundo, entre eles árabes, que sigam o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Em comunicado publicado em seu site, o Hamas diz que a decisão de Chávez foi uma "medida corajosa" contra as "covardes agressões" de Israel -contra cujo território lançava foguetes desde antes do fim do cessar-fogo, em 19 de dezembro.


Em uma crítica ao Egito e Jordânia -únicos países árabes que mantém relações diplomáticas plenas com Israel-, o Hamas diz se surpreender por não terem tomado uma decisão semelhante retirado a seus diplomatas de Tel Aviv.

Texto completo no G1.


domingo, 11 de janeiro de 2009

Brueghel: mais atual do que nunca


Ou, de como um fundo de tela de computador e uma notícia de jornal acabam por me levar até Brueghel.

No papel de parede do meu pc tem um Brueghel. É uma reprodução de “O Triunfo da Morte”. O fundo de tela do computador é um revelador de almas. Um coloca a foto dos filhos; outro, aquele pôr-do-sol magnífico das férias do último ano em Itaparica; um terceiro prefere a Gisele Bündchen coberta apenas por alguns lençóis, e por aí vai...Devo ser um pessimista retinto por escolher uma imagem tão terrível, mas, como disse, o fundo de tela do computador revela a têmpera do dono. Escolhi este por dois motivos: Brueghel é um dos meus pintores prediletos e “O Triunfo da Morte” é muito adequado aos dias de hoje. Sendo justo, é adequado para qualquer período histórico do ser humano.

(...)

Resolvi escrever sobre ele por causa da conjunção de dois fatores. Um Brueghel é a tela de fundo do meu pc, vejo-a todos os dias e ela acaba funcionando para mim exatamente como memento mori, isto é, uma lembrança de que sou pó e ao pó retornarei. Isso foi um fator.
Outro foi ler a notícia de que 257 crianças morreram por causa da ofensiva israelense. 257 crianças morreram, 1080 ficaram feridas, e ainda 760 palestinos e 10 soldados israelenses perderam a vida segundo a ONU, esta prestigiadíssima, poderosa e útil instituição.
Pode, portanto, haver algo mais atual e relevante do que o “Triunfo da Morte” de Brueghel? Só se for a “Parábola dos Cegos”, do mesmo Brueghel, que descreve à perfeição o caminhar do ser humano no século XXI: um cego guiando outros cegos e todos rumando, céleres, em direção ao abismo e à catástrofe.

Apesar de bastante longo, o que vai acima é apenas um excerto. O texto completo, de Marcos Schmidt, está em O Pensador Selvagem. A cópia da imagem veio de um lugar estranho chamado "LaboratóriO_rquetra".

BOICOTE

A jornalista e escritora canadense, Naomi Klein, autora de No Logo e A Doutrina do Choque, está defendendo a criação de um movimento internacional de boicote a produtos de Israel, em moldes similares aquele feito contra o regime do Apartheid na África do Sul. Em artigo publicado no The Nation, Naomi Klein defende que as sanções econômicas são o instrumento mais eficaz no arsenal da resistência não-violenta à política do Estado de Israel.

Leia RS URGENTE.