quinta-feira, 10 de maio de 2012

Planalto anuncia nomes dos 7 integrantes da Comissão da Verdade

O Palácio do Planalto anunciou nesta quinta-feira sete nomes que vão integrar a Comissão da Verdade, criada para esclarecer violações de direitos humanos durante a ditadura militar. Os nomes serão publicados na edição de amanhã do Diário Oficial da União.
A presidente da República, Dilma Rousseff, convidou pessoalmente cada um dos integrantes durante o dia. Ela vetou todos os nomes ligados a parentes de vítimas da ditadura para que a comissão tenha um trabalho imparcial e equilibrado.
A posse dos membros da comissão será realizada no dia 16 de maio, com a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda não foi escolhido o presidente do grupo.

Quem são os sete integrantes:

José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça
Gilson Dipp, ministro do STJ
Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada de Dilma durante a ditadura
Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República
Paulo Sérgio Pinheiro, diplomata
Maria Rita Kehl, professora
José Paulo Cavalcante Filho, jurista


Mais no Terra

Código Florestal?


*Charge do Kayser

Gurgel recusa falar na CPI sobre demotucanos, mas falou ao Brasil inteiro no JN contra petistas

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, tem esclarecimentos a prestar a nação, e precisa fazê-lo com transparência.

Perguntas que o PGR precisa responder:

1) Sua mulher é sua subordinada imediata, coisa que só agora ficamos sabendo. Obviamente, deve ser concursada. Mas quais são os fundamentos legais, neste caso, que afastam a relação de nepotismo?  

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

terça-feira, 8 de maio de 2012

Derrota da direita e avanço dos radicais nas eleições italianas

A direita de Silvio Berlusconi sofreu uma derrota no primeiro turno das eleições municipais parciais realizadas entre domingo e segunda-feira, que se destacaram também pelo avanço das formações contrárias aos partidos tradicionais, fruto do descontentamento social.
As eleições se caracterizaram por um forte aumento da abstenção em processos que contam, normalmente, com a participação de muitos italianos. A taxa de participação foi de 67%, sete pontos a menos que em 2007.

Leia mais no Terra

Conservador falha na tentativa de formar governo de coalizão na Grécia


O líder conservador grego Antonis Samaras disse nesta segunda-feira (7) que fracassou na tentativa de formar um governo de coalizão no país, um dia após as eleições parlamentares que deram maioria ao seu partido, o Nova Democracia.
Ele devolveu o mandato para formar o governo ao presidente do país, Karolos Papoulias.
"Fizemos o que pudemos", disse Samaras. "Foi impossível. Devolvi o mandato."
Samaras teve a primeira chance de formar um governo de união liderado por seu partido, que conseguiu 108 cadeiras e 18,85% dos votos.
Agora, a frente de esquerda Syriza que, surpreendentemente, ficou em segundo lugar na votação, terá a sua chance de forçar um governo.

Mais no G1

TJ do Pará determina prisão de envolvidos em massacre de Eldorado


O juiz da 1ª Vara do Tribunal de Justiça do Pará determinou, na manhã desta segunda-feira (7), a prisão do coronel Mário Colares Pantoja e do major José Maria Pereira de Oliveira, os únicos condenados pela ação da PM que resultou na morte de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, em 1996.
Ex-comandante da Polícia Militar do Pará, Pantoja foi condenado a 228 anos, e o major Oliveira, a 158 anos e 4 meses de reclusão. Ambos estavam em liberdade graças a habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal), que permitiam com que recorressem da condenação, soltos.
Em abril deste ano, no entanto, as condenações transitaram em julgado (fase em que não cabem mais recursos). Assim, as decisões do STF perderam força, os processos retornaram à primeira instância e o juiz Edmar Pereira, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, expediu o mandado de prisão para que eles comecem a cumprir as penas, em regime fechado.

Leia mais no G1

Presidente eleito da França é a favor do casamento gay e da eutanásia

O socialista François Hollande, presidente eleito da França, é a favor do casamento gay, da adoção por casais formados por pessoas do mesmo sexo e das "ajudas ativas" para morrer dignamente, ao mesmo tempo em que se opõe à legalização da maconha.




Confira a notícia da AFP, disponível no UOL

Hollande, a vitória de uma visão de mundo


François Hollande e Nicolas Sarkozy representaram na eleição francesa duas visões claras de mundo. Mais clara ainda só a visão constrangedora de Marine Le Pen, que seduziu quase 20% de desesperados ou de reacionários franceses, essas pessoas que enxergam no simplismo dos extremos uma definição categórica daquilo que imaginam ser a explicação das coisas.
A vitória de Hollande é a de uma ideologia, aquela que vê a sociedade como uma totalidade à serviço da qual deve estar o Estado, um Estado que deve buscar o bem-estar social e promover o desenvolvimento em favor de todos.
Hollande, ao se posicionar contra a austeridade, falso nome da socialização dos prejuízos produzidos pela especulação financeira, defende uma política de interesse coletivo.

A revista Veja e o complexo de Demóstenes


Freud não viveu o suficiente para descobrir uma nova categoria: o complexo de Demóstenes.
Ou seria síndrome?
Toda  vez que uma pessoa ou veículo de comunicação se apresenta como paladino da ética, tem rabo preso.

Mohammed Moulay e o punhal de Jean-Marie Le Pen


Mohammed Moulay , o homem com o punhal de Le Pen, está morto
 

Se há alguém que não vai chorar a sua morte, é Jean-Marie Le Pen ... "A criança com punhal",  era ele. Mohammed Moulay  morreu, sábado, 28 de abril em Argel, uma embolia pulmonar. Ele tinha 67 anos. Sua história aparece no Le Monde de sábado, 4 maio, 2002, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. Jean-Marie Le Pen derrubou Lionel Jospin no primeiro turno e se vê competindo com Jacques Chirac. Se Mohamed Moulay  concordou em entregar ao Le Monde é porque "a situação é grave, disse ele. Um homem que tem as mãos cheias de sangue pretende entrar no Eliseu." 

Vejam mais em NASSIF ONLINE

Namibia, primeiro genocídio do século XX?

Mulheres escravas na Alemanha do Sudoeste Africano,
 em meados de 1904.
Desde 2006, uma pequena rua nos arredores de Munique, denominada  “Herero Straße, a rua dos Herero”,nome que provavelmente não signifique nada para seus habitantes, nem para o resto de seus concidadãos, e muito menos aos leitores espanhois que lêem estas linhas. Mas tal denominação esconde uma triste, violenta e, sobretudo, história oculta.
Uma história que poderia ter saído do armário há algumas semanas, se o Parlamento alemão não houvesse decidido -após um debate de apenas meia hora-, opor-se ao reconhecimento como genocídio a matança sistemática que fez contra diversas tribos da atual Namíbia no início do século XX.
Genocídio? Sim, provavelmente essa seria a melhor maneira de defini-lo, tal como afirma a expert do Museu de Etnologia de Colônia, Larissa Förster: "Foi claramente uma ordem para eliminar as pessoas pertencentes a um grupo étnico específico e somente porque formavam parte deste grupo".
O Executivo, por outro lado, negou a maior e aceitou somente uma mera "responsabilidade histórica e moral pela Namíbia". E mais, em 2004, o governo alemão desautorizou as palavras de seu ministro de Auxílio ao Desenvolvimento.

Vejam o texto original em EL PAÍS ou uma tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

Marilyn Monroe, em contato com a KGB

A mítica atriz de Hollywood esteve em contato com os serviços de inteligência soviéticos e teve até uma relação sentimental com um de seus agentes. 
Na biografia da legendária atriz de Hollywood ainda restam episódios pouco conhecidos. Um deles é ‘uma viagem secreta’ a Moscou. Alguns acreditam que é uma lenda chamativa e falsa, mas a diretora e roteirista Lyudmila Temnova, que fez um filme sobre Monroe, disse o contrário. 
A diretora de cinema contatou o ex-agente da KGB, suposto 'companheiro sentimental' de Monroe. Segundo seu testemunho tudo começou quanto ele trabalhava sob cobertura diplomática numa visita de Nikita Kruschov aos EEUU. O agente afirma que conheceu a atriz por casualidade na embaixada soviética e logo sua amizade se converteu em "um sentimento".  
 
Vejam o texto original em RT ou uma tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

Bombardeio da OTAN no Afeganistão assassina mais 14 civis

Um bombardeio aéreo da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) causou a morte de 14 civis afegãos na província ocidental de Badghis, denunciou hoje uma fonte oficial.
Segundo o porta-voz provincial, Sharafudín Majidi, o ataque ocorreu ontem na zona de Nagor, no distrito de Bala Murghab, ocupado por contingentes das tropas espanholas.
De acordo com Majidi, os habitantes do lugar comunicaram que esse ataque com mísseis provocou 14 vítimas entre a população civil e que à zona chegou uma equipe de investigadores para constatar a ocorrência.  

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

Faltam as escutas entre Veja e a quadrilha

Na edição desta semana a revista VEJA atreve-se a insultar seus próprios leitores com a pergunta cínica estampada numa chamada de capa: “Como Demóstenes enganou tantos por tanto tempo”. Bastaria folhear o longo histórico de suas perorações contra a esquerda, o Estado, a democracia participativa, a cidadania engajada, o pensamento crítico, bem como a demonização de lideranças, idéias e projetos progressistas para obter a resposta à pergunta em suas próprias páginas.

Vejam mais em CARTA MAIOR