sábado, 18 de agosto de 2007

O debut da cidadania - em Porto Alegre

“Não tem comparação. As crianças dividiam espaço com ratos e baratas”, lembra Dona Teresinha, 67 anos, uma das remanescentes da Vila Planetário. Hoje, mais de 470 pessoas moram na área de 6.210 m² compreendida entre as ruas Santa Terezinha, Luiz Manoel, Dr. Olinto de Oliveira e Jacinto Gomes. Noventa delas já habitavam o local antes da urbanização, em 1992. Leia mais no Jornal Já.

Brasileiros voltam a bater recorde de uso da Internet em julho

Os internautas residenciais brasileiros aumentaram em cinco por cento o tempo que passaram na Internet em julho na comparação com o mês anterior, para uma média de 23 horas e 30 minutos. Com isso, eles voltaram a bater o próprio recorde de permanência na rede, informou uma pesquisa nesta sexta-feira. Leia mais no JB.

Pudim é indultado porque a compra de votos teria angariado poucos vendedores

Ministro Carlos Ayres Britto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio que cassou o mandato do deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ).

Ao deferir a liminar, o ministro acatou o argumento apresentado por Pudim. Para o deputado, o suposto benefício aos eleitores não teve resultado prático nas eleições, pois recebeu 1.096 votos naquela cidade. Leia mais no JB.

N.E.: Pelo que entendi, Pudim já teria sido suficientemente punido por ter feito um mau negócio - investiu seu tempo, sua lábia, explanou sua oferta e obteve apenas míseros mil votos em troca. O ministro deve ter se compadecido da criatura, ou então é louco por pudim, vai saber... O fato é que essa regra do TSE ainda não valia quando cassaram o mandato dos Capiberibe. Mas também eles não são pudins.

Cansado de ser besta?



Reprodução da imagem. Comentário na Gazeta Mundo Cão.

"Ela Sempre Fez Tudo Direitinho"

"Ana Maria Braga recebeu hoje, em seu programa Mais Você (TV Globo), representantes do movimento gaúcho das tricoteiras, que reivindicam o pagamento de precatórios atrasados. Sete integrantes do grupo morreram no acidente com o avião da TAM, em Congonhas. Expoente do movimento Cansei, a apresentadora da Globo iniciou a entrevista cobrando de um representante do governo federal uma solução para o problema."

Continue lendo no RS Urgente.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Famílias prestam homenagem às vítimas do acidente da TAM

Familiares das vítimas do acidente com o Airbus da TAM fazem uma homenagem na tarde desta sexta-feira, dia 17, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. (clique aqui para ver o vídeo).
Cerca de 150 pessoas devem percorrer o balcão de check in da companhia aérea em Congonhas e seguir até o local onde o Airbus se chocou com o prédio da TAM Express.
Um mês depois do acidente, familiares ainda reclamam da falta de assistência prestada pela companhia aérea. “Nunca ninguém da TAM me procurou para nada. Tudo o que a TAM falou para a CPI e um documento que ela mandou para o ministro dizendo que estava atendendo em várias coisas, em partes sim, mas não é tudo aquilo que eles anunciam. A TAM está fazendo o mínimo necessário”, disse Luiz Fernando Moisés, empresário que perdeu a esposa no acidente aéreo.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da TAM, a companhia aérea informa que dá toda a assistência necessária e cumpre com todas as obrigações.

FONTE: CONVERSA AFIADA

OAB-PI recomenda ação judicial contra gerente da Philips

CidadeVerde.com:
Nesta sexta-feira, instituições recomendaram que o Estado entre com ação por danos morais contra o executivo Paulo Zottolo, presidente da Philips na América Latina e um dos principais nomes do [...] "Cansei". A [...] OAB-PI, e a Associação dos Magistrados do Piauí [...] concordam que o Estado foi prejudicado financeiramente no momento em que Zottolo citou de forma "debochada" que ninguém sentiria falta do Piauí se ele deixasse de existir. [...]

O presidente da OAB vai além. Para Norberto Campelo, Zottolo cometeu crime de discriminação e também pode responder por isso. A OAB deve entrar com representação criminal sobre o caso.
:: CidadeVerde.com :: OAB-PI ajuizará ação contra o presidente da Philips

Via Ribamar Aragão.

Blogged with Flock

GRANDE FIASCO

Manifestação do 'Cansei' no RS reúne 200 pessoas

Cerca de 200 pessoas participaram hoje da manifestação convocada pelo movimento "Cansei" no Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, o protesto foi liderado pelo Instituto Liberdade e pelo Instituto de Estudos Empresariais e contou com a adesão de outro movimento formado depois do acidente com o Airbus da TAM, o Luto Brasil, e de alguns familiares de vítimas da tragédia. Em dois momentos do ato, alguns participantes gritaram "fora Lula!" em coro.

Quando a manifestação parecia encerrada, a industriária baiana Maria Auxiliadora Pinho de Carvalho pediu a palavra. No discurso, sugeriu solidariedade também às milhares de vítimas de acidentes rodoviários no Brasil, afirmou que o maior problema do País é a desigualdade e quando propôs que a classe média se disponha a abrir mão de privilégios, teve sua palavra cassada pelo corte do som do microfone. Logo se viu cercada e insultada por alguns manifestantes.

Leia a íntegra clicando no título desta postagem.

Jovens quebram produtos da Phillips em protesto no PI

Entidades estudantis organizaram hoje uma manifestação contra os produtos da Phillips no Piauí. Eles quebraram televisores, DVDs e aparelhos de som da marca em praça pública e pediram um boicote à empresa. O ato foi realizado em repúdio às declarações do presidente da Phillips do Brasil, Paulo Zottolo, que disse que se o Piauí deixasse de existir ninguém iria se chatear com isso. A afirmação foi publicada no jornal Valor Econômico.

Leia a íntegra clicando no título desta postagem.

Famílias de vítimas se sentem usadas pelo "Cansei"

Alguns parentes de vítimas do acidente com o Airbus 320 da TAM afirmaram que se sentiram usados pelo movimento "Cansei", que realizou ato no início da tarde desta sexta-feira na Praça da Sé, no centro de São Paulo. "Fomos usados. Estávamos aqui para prestar uma homenagem às vítimas e nem isso conseguimos fazer", disse Ana Maria Queiroz, mãe de Arthur Queiroz, morto no acidente.

Durante a manifestação, alguns parentes foram impedidos por seguranças de subirem no palco de cerca de 80 m² montado em frente à Catedral da Sé. O espaço era ocupado por famosos como a apresentadora Hebe Camargo, o cantor Agnaldo Rayol, o ator Paulo Vilhena, o ex-nadador Fernando Scherer e as cantoras Wanderléia e Ivete Sangalo.

Leia mais no Terra.

Ato do 'Cansei' frustra parentes de vítimas do Airbus

O ato do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, mais conhecido como "Cansei", foi marcado por desorganização por parte das lideranças e revolta dos familiares das vítimas do acidente com o Airbus da TAM, que completa hoje um mês. Cerca de 40 parentes, vindos de todas as partes do País, compareceram a Praça da Sé, mas não puderam subir ao palco que foi montado no local para os organizadores e artistas que aderiram à manifestação.

Conheça os VERDADEIROS cansados da praça da Sé

Eles não querem ser vistos como a elite branca, preconceituosa e golpista de São Paulo - que é o que são.

O advogado Ives Gandra Martins, que decidiu apoiar o movimento de protesto, assumiu saudosismo em relação aos tempos da ditadura militar.

Quem está no Cansei?

Philips, parceira da NEC, que é unha-e-carne com a TV Globo, que escalou Ana Maria Braga, que é amiga da Hebe Camargo, que é amiga da Ivete Sangalo, que é parceira da Regina Duarte, que morria de medo do Lula e continua morrendo.

Leia a totalidade do texto do Azenha clicando no título desta postagem.

Carta ao presidente mundial da Philips

Trecho:
O que pensaria o senhor, se uma empresa brasileira, instalada na Holanda, desse cobertura a um executivo holandês, para que ele atentasse contra a ordem vigente no seu país?

Coisa inadmissível no primeiro mundo, mas que, estranhamente, é tolerada, quando se trata de um país periférico.

Seria isso mais uma estratégia de marketing da sua empresa?

Se o é, causa estranheza, pois é justamente o governo Lula que tem elevado o padrão de vida do povo brasileiro e que permite à nossa população ter acesso a bens de consumo, dentre os quais, estão os produtos da Philips. Tanto é assim, que o consumo de eletro-eletrônicos no Brasil atinge índices nunca antes alcançados.
Dialógico: Zo, o ttolo fala mais tolices

Blogged with Flock

Governador do Piauí repudia comentário de líder do ''Cansei''

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que encaminhará ao presidente Lula e ao Congresso Nacional um ofício para que o governo e o parlamento se posicionem quanto ao que considera ''um deboche'' do presidente da Phillips, Paulo Zottolo, ao Estado.

Em entrevista ao jornal ''Valor Econômico'', Zottolo disse que o Brasil não pode se transformar em um ''Piauí'', isto é, ''tanto faz como tanto fez''. Para ele, o Piauí é um estado que se sumir do mapa, ninguém vai sentir falta. ''Não se pode achar que o país é um Piauí, no sentido de tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado'', comentou.

Por ironia, o comentário foi publicado justo no dia do aniversário de Teresina, que comemora hoje, 16 de agosto, 155 anos.

LEIA MAIS NO VERMELHO

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Testando hipóteses sobre mensagens políticas subliminares de um "movimento apolítico" (o oximoro)

[Essa aí em cima é do André Martins, testando hipóteses]

Vi o Mundo - O que você nunca pôde ver na TV

Blogged with Flock

Magoado, gerente cansado da Philips esperava que a empresa tivesse recebido mais vantagens do governo federal

Nassif, sobre uma conversa sua com o gerente da Philips do Brasil:
[Paulo Zolotto] deixa transparecer mágoas com o governo, especialmente nos episódios da TV digital – o padrão europeu foi derrotado – e nas disputas com a LG em Manaus. [...] Depois, admite que não tem mais conseguido falar com a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e com ninguém mais do governo.
Nassif - O executivo do "Cansei"

Blogged with Flock

Estudo americano liga cirurgia plástica ao suicídio

Um estudo publicado este mês na revista Annals of Plastic Surgery sugeriu que entre as mulheres que receberam implantes cosméticos de seio, o índice de suicídio era três vezes maior do que a média, e o mesmo se aplica a mortes relacionadas ao abuso de álcool ou substâncias tóxicas, se comparados à norma entre as mulheres que não têm implantes. O estudo, que examina as causas de morte entre 3.257 mulheres suecas que realizaram implantes de seios entre 1965 e 1993, não sugere que a cirurgia plástica em si aumenta a probabilidade de suicídio.

Renovaçao de concessoes de TV começa a ser questionada, Daniel Castro

Segundo Daniel Castro hoje na Folha, um grupo de "entidades de esquerda" estaria articulando um movimento nacional que buscará a criaçao de "mecanismos públicos" para fiscalizar a distribuiçao e a renovaçao de concessoes de canais de TV e rádio. Informa que manifestaçoes populares estao agendadas para 5 de outubro, quando vencem as 5 concessoes da TV Globo (Sao Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife) e as da Record, Band, TV Gazeta e TV Cultura em Sao Paulo, entre outras.

Leia este texto publicado no Blue Bus clicando no título.

Economistas alertam para efeitos mais amplos da turbulência no mercado internacional

A turbulência no mercado internacional, provocada pela crise do setor imobiliário dos Estados Unidos fez hoje (15) o dólar ultrapassar a barreira de R$ 2. Desde maio, a moeda norte-americana estava cotada abaixo desse patamar. E a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou queda de 3%. Embora o governo expresse sinais de tranqüilidade em relação ao câmbio, que segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está apenas provando que "é flutuante", a retirado de dólares do país por parte dos investidores deve servir como sinal de que é necessário uma política cambial que imponha restrições ao investimento de curto prazo, que permite ao investidor estrangeiro retirar seu dinheiro do país a qualquer momento.

Leia mais clicando no título.

Angústia, ansiedade, incerteza? Tome água com açúcar

O Estadão lançou uma campanha publicitária tirando uma onda dos blogueiros, como se eles fossem incapazes de produzir informação de qualidade.

Leia texto do Azenha sobre este tema clicando no título da presente postagem.

Megatraficante colombiano diz ter pago R$ 1,6 mi a policiais

O megatraficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadía, 44, disse à Polícia Federal que pagou US$ 800 mil (R$ 1,6 milhão) a policiais do Denarc, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo, revela uma reportagem (íntegra só para assinantes) publicada na edição desta quinta-feira da Folha.

De acordo com o texto, Abadía disse que o dinheiro foi usado para pagar o resgate de três pessoas do seu grupo que os policiais teriam seqüestrado, no segundo semestre de 2006.

LEIA TAMBÉM: ``E A POLÍCIA DO RIO É QUE É CORRUPTA'' (Paulo Henrique Amorim)

Arquidiocese nega Catedral ao Cansei

``O Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, Cansei, informa que a realização do Ato Cívico e do Culto Ecumênico Intereligioso será mantida no mesmo horário (12h) e local, porém em frente à Catedral da Sé, na Praça da Sé, devido à não autorização da Arquidiocese de São Paulo para realização dentro da Igreja.''

Pergunto-me: marcaram festa em casa alheia sem pedir permissão ao anfitrião?

Ives Gandra assume: Cansei é contra o Lula

``A OAB-Seccional de São Paulo iniciou, em fins de julho, movimento objetivando conscientizar o povo brasileiro e o próprio governo de que o Brasil não vai bem.

Alertando para os casos de corrupção não resolvidos dentro do Poder Público e dos partidos dominantes; para o apagão aéreo; para a falta de infra-estrutura (a que existe está em fase de esgotamento); para a confiscatória carga tributária (o dobro da média dos países emergentes), sem retorno em serviços públicos à altura; e para diversos outros aspectos não solucionados em quase 5 anos de governo Lula, pretende a OAB – e todas as demais entidades que aderiram ao movimento – levar o País a exigir dos governantes ação e moralidade, que, infelizmente, passaram a ser moedas escassas, no cenário brasileiro.''

Com votações a portas fechadas, parlamento gaúcho perde transparência

A medida acabou sendo aprovada, a portas fechadas (prática que está se tornando habitual na Assembléia gaúcha), sem a oposição, por 30 votos favoráveis e quatro contrários.
RS URGENTE - PROTESTO E VOTAÇÃO A PORTAS FECHADAS

Blogged with Flock

Mudança de sexo pelo SUS

"A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região em decisão unânime tomada ontem (14/8) deu prazo de 30 dias para que o Sistema Único de Saúde (SUS) inclua na sua lista de procedimentos cirúrgicos a cirurgia de transgenitalização ou de mudança de sexo. Em caso de descumprimento, o SUS terá que pagar multa diária de R$ 10 mil. A decisão abrange todo o território nacional.

A questão foi objeto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a União. Segundo o MPF, possibilitar a cirurgia para transexuais pelo SUS é um direito constitucional, que abrange os princípios do respeito à dignidade humana, à igualdade, à intimidade, à vida privada e à saúde."
(...)
'Sendo assim, cumpre concretizar o direito à inclusão dos procedimentos a partir de uma compreensão da Constituição e dos direitos fundamentais que tenha seu ponto de partida nos direitos de liberdade e de igualdade (na sua dimensão proibitiva de discriminação), cuja relação com o direito fundamental à saúde reforça e fortalece', escreve em seu voto Raupp Rios [desembargador relator do processo]."

E disso, a OAB não cansou??

Bacana essa iniciativa da OAB de chamar a população para protestar pelo cansaço contra as falhas do setor público. Só não entendo por que os doutos advogados não cansaram até hoje da ineficiência do Judiciário, e da falta de atenção ao cidadão. Para colaborar com os militantes causídicos, sugrio uma passeata em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em defesa da juíza Mônica Labuto, que, como já indicava o nome, parece não ter medo de trabalho. Quem é a juíza? Ah, os jornais não deram muito destaque à seguinte notícia (...)

Texto completo no Sítio do Sérgio Léo.

Uma Resposta a Ali Kamel

Grande imprensa” é como Kamel, ex-editor assistente da “Veja” e atualmente diretor de jornalismo da Rede Globo, chama a mídia golpista. Parafraseando um dito célebre, essa imprensa só lhe parece “grande” porque Kamel vive em permanente genuflexão. No entanto, mesmo nessa posição incômoda, ele esforça-se por dar cambalhotas: tudo é invertido - naturalmente, o país é que esteve sob ataque dessa mídia. Por isso, ela levou a pior. É dessa última parte do negócio que Kamel está se queixando.

Porém, não é a imprensa, grande ou pequena, que Kamel quer defender. Ele está defendendo apenas a si próprio, ao seu lauto salário - e à sua incompetência, que levou a “Globo” a uma situação inédita de acelerado descrédito. Kamel é, sem dúvida, o mais inepto diretor de jornalismo que a “Globo” já teve. Inclusive, e sobretudo, do ponto de vista do ilusionismo e da prestidigitação que são chamados de jornalismo pela “Globo”. Kamel é incapaz de disfarçar os truques que está tentando fazer. Assim, o “jornalismo” torna-se inútil, e, pior que isso, um risco para a própria “Globo”, além de um estrupício para os anunciantes, que são associados, sem querer, à desonestidade flagrante do veículo onde anunciam.


Do Blog Entrelinhas, e, segundo este, do Hora do Povo.


quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Eduardo Guimarães: Entender a Venezuela

``Escrevo depois de já estar há alguns dias na Venezuela. Nos últimos dias, comecei a formar uma visão menos maniqueísta da realidade complicada que vige neste país. É essa visão que procurarei transmitir a vocês, na tentativa de fazer as pessoas em nosso país entenderem que apoiadores e críticos do governo de Hugo Chávez deveriam adotar uma cautela incomensuravelmente maior em relação ao que a intolerância e a total ausência de bom senso vêm produzindo na sociedade com a qual estou tendo contato.''
LEIA O TEXTO COMPLETO

Boicote ao Carrefour

Vamos boicotar o Carrefour enquanto ele mantiver Ana Maria Brega como garota propaganda.
Tribuna Petista - Em Defesa do PT e do Governo Lula: O QUE O CARREFOUR TEM CONTRA O GOVERNO?

Blogged with Flock

NY Times põe sua marca em conteúdo de blog

O NYTimes.com, edição online do diário americano The New York Times, integrou recentemente à sua seção de opinião o weblog Freakonomics, manobra que o próprio jornal considera ser a primeira de muitas envolvendo parcerias com blogs.
Jornalistas da Web :: Notícias e opiniões sobre jornalismo online e mídias digitais

Blogged with Flock

O Estadao pediu e está tomando porrada | veja aqui o q está acontecendo

Veja só o que ele fez com os blogueiros (campanha da Talent logo abaixo, debochando) e veja o que os blogueiros estao fazendo com ele (anuncio mais abaixo, batendo sem dó). A campanha do jornal é agressiva e grosseira. Parece mesmo inacreditavel que nas bordas do seculo 21, a bordo do extraordinario avanço da tecnologia e do pensamento, alguem possa criar (e aprovar!) uma ideia dessas que tem a proposta de desconstruir 1 formato contemporâneo em suposto beneficio de outro francamente na vespera de sair de cena (os jornais impressos adaptados para a internet).

Alívio Refrescante de cara nova

Em tempos de macacos, bananas para eles!!!

Brasil deve aproveitar Parapan para discutir políticas de "acessibilidade", diz ministro

O Ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, que acompanha pessoalmente as competições dos Jogos Parapan-Americanos 2007, disse que este é um bom momento para a sociedade discutir questões ligadas à acessibilidade das pessoas com deficiência no país. E, assim, levar o Estado a construir políticas públicas que levem cidadania a esses brasileiros.

LEIA EM ADA DIGITAL

Plenário aprova projeto da fidelidade partidária

O Plenário aprovou há pouco, por 292 votos a 34 e 3 abstenções, o substitutivo do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) ao Projeto de Lei Complementar 35/07, do deputado Luciano Castro (PR-RR), sobre a fidelidade partidária.

A proposta torna inelegíveis por quatro anos os detentores de mandato que tenham mudado de partido fora de uma "janela" de 30 dias antes de um ano das eleições seguintes. O Plenário deve analisar ainda os destaques para votação em separado (DVS) ao texto em sessão extraordinária marcada para as 19 horas de amanhã.

Pescado de ADA DIGITAL

Mulheres querem instrumentos de controle social da mídia

Já é conhecido pelas mulheres o histórico de exclusão, sub-representação e violação de direitos pela mídia, bem como a contribuição disso para a perpetuação das opressões de gênero. Da constatação agora elas passaram à ação, com a união de organizações da sociedade civil, movimentos e lideranças feministas para dar início a uma série de iniciativas de controle público da mídia.
Importante passo para isso foi a realização no dia 6 do Seminário a Imagem da Mulher na Mídia, ocorrido na sede nacional da CUT em São Paulo. O seminário reuniu cerca de 80 lideranças feministas para discutir a representação da mulher na mídia e as possibilidades de ação de controle público da comunicação. No evento, as organizações feministas lembraram que, para além das iniciativas pontuais de questionamento sobre o conteúdo sexista veiculado em emissoras, é preciso debater de maneira mais profunda mudanças no sistema de comunicação brasileiro.
Leia mais AQUI.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Blog do Kayser: Enturmação

Blog do Kayser: Enturmação

Blogged with Flock

Matriz holandesa pressiona presidente da Philips br por 'movimento'

Está na ediçao 3194 do Relatorio Reservado q circula entre os assinantes. O presidente da Philips do Brasil, Paulo Zottolo, está sendo pressionado pela matriz, holandesa, pela adesao da filial brasileira ao movimento 'Cansei' - "Os dirigentes do grupo na Holanda exigiram o desligamento do nome da Philips de qualquer material ou evento alusivo à campanha" - revela. Diz Relatorio - "A voluntariosa e desastrada postura de Zottolo, resultou em considerável desgaste institucional para a companhia. A repercussao virou, inclusive, agenda diplomática. A Embaixada da Holanda no Brasil teve de entrar no circuito para desfazer o profundo mal-estar que a postura da Philips gerou junto ao Palácio do Planalto" - informa.

"Ferido", Ricardinho se vê fora da Seleção

Ricardinho promete não polemizar, mas revela um episódio que possa ter motivado a decisão do corte no Pan: uma votação em que os jogadores decidiram dividir apenas entre eles a premiação da competição.

Entrevista na íntegra no Terra, clique aqui.

N.E.: sempre o dinheiro, sempre...

Rebeldes

"Hitchens ainda não se arrependeu, mas a imprensa americana está reexaminando seu papel na grande mentira que levou ao desastre no Iraque. O caso de cumplicidade mais notório foi da repórter Judith Miller, que durante meses repetiu, nas páginas do New York Times, informações falsas, para justificar a invasão, do escroque Ahmed Chalabi. Mas toda a imprensa, com exceção de The Nation e similares, colaborou com a guerra dos neocons, acreditando demais ou discutindo de menos. Agora que a maioria do povo americano está contra Bush e a guerra, estão se autocriticando. Antes tarde, etc. No Brasil, talvez um dia a imprensa examine seu papel e suas cumplicidades na guerra em que também se engajou, nem sempre no lado da verdade. Talvez um dia."

O texto completo, do Luís Fernando Veríssimo, no Comunique-se.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Programa Saúde da Família Ameaçado

"O funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF) está ameaçado em Porto Alegre. Os 731 funcionários que integram as equipes do PSF na cidade foram demitidos, depois que a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável pelas contratações, rescindiu o contrato com a prefeitura, alegando uma dívida (não paga desde 2005) de R$ 3 milhões. Os 731 profissionais estão cumprindo aviso prévio desde o final de julho e não podem mais fazer horas extras. Em nota oficial, publicada domingo na imprensa da capital, o Sindicato Médico do RS (Simers) alertou que as demissões ameaçam 30 mil pessoas beneficiadas pelo programa “Os 731 trabalhadores sofrem com a insegurança nos empregos, e a população vê ameaçado o atendimento, já considerado como exemplar”, afirma a nota do sindicato."

Texto completo no RS Urgente.

Ivete Sangalo estréia para Philips no Cansei

Recém-contratada como garota-propaganda pela Philips, a cantora Ivete Sangalo participa da publicidade do Cansei.
LEIA NO VIOMUNDO

Embrapa acaba com exclusividade da Monsanto

O diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo França, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 13, que uma das vantagens da pesquisa da Embrapa e da Basf – que desenvolveu a primeira soja transgênica brasileira – é oferecer opções ao produtor.

LEIA A ENTREVISTA NO CONVERSA AFIADA

PL proíbe cópias em universidades

O deputado Bilac Pinto (PR-MG) apresentou no dia 30 de maio, no Plenário da Câmara, projeto de lei para combater a reprodução parcial ou total de obras literárias por meio de cópia em universidades brasileiras. O Projeto de Lei 1197, de 2007 proíbe, nos estabelecimentos de ensino superior, o funcionamento de máquinas fotocopiadoras destinadas à reprodução de livros didáticos.
O projeto, além de propor a proibição do funcionamento das máquinas copiadoras, ainda responsabiliza os representantes legais dos estabelecimentos de ensino. A lei imputará o crime de violação de direito autoral, previsto na lei de direitos autorais e no Código Penal.

LEIA MAIS NO A2K
LEIA O PL 1197/2007

Partido Pirata pede registro nos EUA seguindo exemplo da Suécia

O movimento político tem inspiração no Partido Pirata da Suécia, que já obteve registro em seu país e disputou suas primeiras eleições em 2006. Militantes de novas leis de copyright pediram registro para fundar o Partido Pirata dos Estados Unidos.
O movimento pirata defende mudanças nas regras de proteção à propriedade intelectual que favoreçam a livre circulação de idéias, trabalhos artísticos e científicos.
Nos Estados Unidos, o pedido de registro do Partido Pirata foi feito no Estado de Utah.
Na Suécia, o partido surgiu por iniciativa do site de torrent ThePirateBay.org. Em 2006, o site ganhou espaço na mídia de vários países ao ser alvo de uma ação da polícia sueca que tirou seus servidores do ar por dois dias.
Para ter seu registro aprovado, os militantes americanos deverão reunir 2 mil assinaturas de eleitores americanos até fevereiro de 2008.
LEIA O TEXTO INTEGRAL EM ADA DIGITAL

Deputado defende padrão aberto de documentos

Em discurso, Dep. Paulo Teixeira (PT-SP) fala ter enviado carta à ABNT a favor do ODF (Oasis Open Document Format for Office Applications) como padrão aberto de documentos.
LEIA EM ADA DIGITAL

LEIA TAMBÉM: URGENTE: O BRASIL PRECISA VOTAR NÃO!

AT&T diz que censurar as criticas contra Bush foi erro do fornecedor

A AT&T atribuiu a um fornecedor seu a censura a trechos de uma musica da banda Pearl Jam que criticavam o presidente Bush. O show da banda, realizado em Chicago na semana passada, foi transmitido pelo site Blue Room, da AT&T e, segundo a companhia, o fornecedor responsavel pelo webcast editou a musica. Os trechos omitidos diziam "George Bush, deixe este mundo em paz" e "George Bush, ache outra casa para você". O Pearl Jam cantou os versos ao som de 'Another Brick in the Wall', do Pink Floyd, inserida na cançao 'Daughter'. Os integrantes da banda declararam em seu site que o incidente é perturbador para eles "como artistas e também como cidadaos preocupados com a questao da censura e com o controle cada vez mais consolidado sobre a mídia". E disseram que o que ocorreu envolvendo a AT&T mexeu outra vez com "a preocupaçao das pessoas com o poder que as corporaçoes têm de definir o que o público vê e ouve através dos meios de comunicaçao".

CAMPANHA ESTADÃO CONTRA BLOGUEIROS

campanha_blogs.gif

Ao longo de todos esses anos nessa indústria vital, descobri que só
conheço um jornal ilegível: O Estadão. Leio Zero Hora, O Globo, Folha,
Jotabê, Gazeta disso e daquilo, Valor
(nota do Blackão: eu procuro ao máximo evitar ler todos esses veículos, pois nenhum deles fala a minha língua nem dá espaço a aqueles em quem acredito)… Mas não consigo ler o Estadão.
Não fala a minha língua. Nunca falou.

 blog it

domingo, 12 de agosto de 2007

Do 'Conversa Afiada'

PRESIDENTE DA CPI: PISTA NÃO
CAUSOU ACIDENTE DA TAM


O presidente em exercício da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira, dia 10, que a pista do aeroporto de Congonhas não foi a responsável pelo acidente com o avião da TAM no último dia 17 de julho (clique aqui para ouvir o áudio).

“No caso específico do acidente, a pista não teve constatada a sua participação que levasse a ter qualquer tipo de conclusão que foi ela a causadora ou a responsável pelo acidente”, disse Cunha.

Eduardo Cunha disse que a pista de Congonhas tem problemas, “não é maravilhosa”. Ele disse que é uma pista que não pode ser usada sob chuva e não suporta aeronaves muito pesadas, além de não ter o grooving. Segundo Cunha, a pista de Congonhas precisaria também de uma área de escape maior.

“É nesse contexto (que eu disse que a pista é não causou o acidente). Não é no contexto de dizer que a pista é maravilhosa. É no contexto da apuração explícita, específica daquele acidente”, disse Cunha. (...)

Do 'Conversa Afiada' http://conversa-afiada.ig.com.br