sábado, 11 de setembro de 2010

Romper o círculo vicioso da imprensa empresarial

Dona Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais, que reúne os principais diários do país, e diretora-superintendente da empresa que edita a Folha de S.Paulo, já afirmou publicamente que os partidos de oposição estão muito debilitados e que cabe aos jornais exercer esse papel. A posição oficial da entidade que congrega os maiores jornais vem sendo seguida à risca por todos eles, que, apesar do conhecimento publico da posição que defendem, tentam se passar por imparciais.

Nesse pequeno clube fechado, que não aceita vozes dissidentes, todos rezam pela mesma cartilha. Se há governo popular, sou contra. Os principais meios de comunicação do país são controlados por meia dúzia de famílias ricas, que defendem seus interesses de classe. Seu compromisso não é com a informação e sim com a manipulação das notícias para atingir seus propósitos.

Meu avô foi vítima desse clubinho, Lula é perseguido por ele desde que se tornou uma liderança nacional, e Dilma será considerada uma inimiga permanente até o último dia de seu mandato. Contra os representantes das aspirações populares não há trégua. O objetivo é desestabilizá-los, se possível derrubá-los, recorrendo a meias verdades, informações falsas e atuação conjunta.


Vejam o texto completo no TIJOLAÇO.COM

A poesia de Jacinta Passos

Este texto de Gil Francisco sobre a poesia de Jacinta Passos escrito em 2004 vem enriquecer o nosso conhecimento sobre esta mulher, escritora, professora e militante comunista, juntamente com a obra Jacinta Passos: Coração Militante de Janaina Amado, sua filha, de alguma forma resgatam a memória desta querida brasileira.

GILFRANCISCO *

Em novembro do ano passado, a poeta baiana Jacinta Passos (1914-1973), completaria 90 anos de idade. E mais uma vez esta data passou despercebida dos estudiosos baianos. Apesar de ter sido uma das pioneiras na luta conta às injustiças sociais, estamilitante do Partido Comunista, que atuou em vários estados da federação brasileira, continua desconhecida entre as novas gerações. Jacinta Passos possui uma obra quantitativamente pequena, mas constituída de força e vigor, que deverá merecer em toda evidência as melhores referências críticas.

Poeta de alma popular, Jacinta Passos lutava entre a tempestade e o sentimento, para salientar a força da imagem e a originalidade poética dos seus textos. Por isso produziu uma obra em plena consciência crítica da condição/realidade humana, uma poesia para a vista, poesia para o ouvido.



Vejam o texto e alguns poemas de Jacinta em KAOSENLARED.NET

Chile e o 11-S de 1973: Em memória de Allende e vítimas da ditadura de Pinochet

Representantes de organizações políticas, sindicais e de direitos humanos do Chile marcharam nesta capital em homenagem às vítimas da ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990)
( AVN Venezuela) .- Neste 11 de setembro cumprem-se 37 anos de um dos momentos mais nefastos sofridos pela democracia latino-americana: a derrubada e o assassinato do presidente chileno, Salvador Allende e com êle, a instauração da cruel ditadura que por 17 anos manteve nessa nação Augusto Pinochet, respaldado pelo governo dos Estados Unidos e pelas classes dominantes do país.

Durante o governo de Salvador Allende, os meios de comunicação de massa desempenharam um papel fundamental na formação de opinião de um setor da população. Imprensa, rádio e televisão apoiaram aberta e diretamente a direita fascista.

A informação que gerava era manipulada com o fim de desacreditar as ações e a figura do mandatário chileno e promover o modelo classista e excludente dos setores poderosos.

Já durante as campanhas presidenciais de 1970, a imprensa de direita começou uma campanha publicitária contra a coalisão da Unidade Popular (UP), que tinha como objetivo desacreditar o socialismo e despertar o mêdo entre a população chilena.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Clássico diferente: Pac-Man feito de pessoas



Grupo decide fazer performance de games do passado. Nem mesmo Tetris e Space Invaders conseguiram escapar da demonstração

Confira os vídeos no Olhar Digital.

Cinco funcionários da France Telecom se suicidaram em 15 dias

Cinco funcionários da France Telecom cometeram suicídio nos últimos 15 dias, segundo afirmou nesta sexta-feira um membro de sindicato local, sem especificar se havia relação entre as atividades profissionais dessas pessoas.

Com a informação do sindicato, este ano 23 funcionários da France Telecom se suicidaram, contra 19 no ano passado. A companhia possui 181 mil empregados, sendo 100 mil deles na França.

"Houve cinco suicídios em 15 dias na France Telecom, cometidos fora do local de trabalho", disse Sébastien Crozier, do sindicato.

A France Telecom, que colocou em prática um plano para melhorar as condições de trabalho após uma série de suicídios entre seus funcionários, confirmou que empregados haviam tirado suas próprias vidas nas últimas semanas, mas não confirmou o número.


A notícia, da Reuters, continua no UOL Tecnologia.

Marido acusado de matar mulher com golpes de marreta é condenado a 22 anos

O Tribunal de Júri de Brasília condenou a 22 anos de prisão Djalma Costa Ferreira, de 73 anos, acusado de matar a esposa com golpes de marreta no Natal de 2005. O réu foi condenado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Além disso, pesou o fato de que Benvinda Matos Costa era sua esposa e tinha mais de 60 anos. O casal viveu junto por 47 anos e teve três filhos.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

INPUTS /OUTPUTS

"Marina Silva está cada vez mais afiada na arte de dizer aquilo que a mídia demotucana programou para sair de sua boca. Nesse ambiente pavloviano de adestramento político, a candidata verde recebe contrapartidas correspondentes ao desempenho. Caso a caso, como recomenda a boa técnica de laboratório. Migalhas, em acertos menores. Menosprezo, nos erros maiores. Quinta-feira foi um dia bom. Marina disse em sabatina no jornal o Globo: ‘Lula defende Dilma, mas esquece os cidadãos’. Foi premiada no dia seguinte com uma dose extra de afagos na cabeça. Sua frase ganhou manchete de cinco colunas na 1º página do jornal, mais um bonus com foto de meia página logo abaixo. Um pouco demais, talvez. Mas estamos a vinte dias das eleições. O Datafolha desta sexta-feira reafirma que Dilma vence no 1º turno com 56% dos votos válidos; no Ibope, multiplicam-se os sinais de uma ventania que pode varrer candidatos demotucanos até em cargos e estados onde sua eleição parecia tranquila; caso de Cesar Maia, no Rio, ultrapassado por Lindberg e Crivella naquela que pode ser a mais eletrizante eleição para o Senado; ou de Beto Richa, no Paraná, cuja vantagem diante de Osmar Dias despencou à metade. Marina está sendo estimulada a caminhar mais rápido, no rumo planejado."


(Carta Maior e os rumos de quem saiu do PT em nome da ética; 11-09)

Melhor de 3

Três informações circularam com força nas redações nesta quarta-feira. A primeira é a de que um dos mais importantes jornais impressos da Europa e, consequentemente, do mundo está fazendo uma reportagem sobre a cobertura jornalística da sucessão presidencial brasileira. Querem saber por que um presidente tão popular e bem sucedido, não só aqui, como no mundo todo, é tão hostilizado pela imprensa brasileira? E por que a candidata situacionista também é bombardeada o tempo todo pelos Donos da Mídia? Estão tendo dificuldades de encontrar fontes. Os jornalistas brasileiros consultados não quiseram falar sobre o assunto. Temem represálias por parte dos patrões. A segunda informação que também circulou ontem é a de que a assessoria de imprensa do candidato oposicionista tem pedido a determinados repórteres para fazer perguntas por encomenda no quebra-queixo (é a gíria para aquela coletiva de cinco minutos que o candidato dá diariamente). A desconfiança surgiu e foi confirmada depois que o jornalista que representava a maior emissora do país perguntou quais eram os planos do candidato para incrementar o turismo religioso. Isso mesmo, dá para acreditar numa pergunta dessas? Está certo que o candidato estava entre fiéis de uma igreja, mas a criatividade do colega foi além do bom senso...


Vejam mais detalhes no blog DoLaDoDeLá

Revista mostra empresa da filha de Serra e da irmã de Daniel Dantas promovendo intensa quebra de sigilo bancário

A revista Carta Capital desta semana traz reportagem de Leandro Fortes que deixa o Zé Baixaria e seus papagaios na imprensa em uma sinuca de bico:

Por 15 dias no ano de 2001, no governo FHC e José Serra (PSDB), a empresa Decidir.com abriu o sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros.


A Decidir.com foi resultado da sociedade, em Miami, da filha de Serra com a irmã de Daniel Dantas.


O primeiro ramo de atividade da empresa era "assessorar licitações públicas".


Depois, a empresa resolveu ser uma concorrente da Serasa.


Fez um acordo com o Banco do Brasil e através disso conseguiu abrir sigilos bancários.


O notável empreendimento de Miami conseguiu também a proeza de abrir e divulgar a lista negra do Banco Central.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

UE cobra da Basf explicações sobre plantio de batata transgênica não autorizada

Numa lavoura da batata geneticamente modificada Amflora na Suécia foram encontrados exemplares de outra variedade transgênica, a Amadea, cujo plantio não é autorizado pela União Europeia. Basf diz que foi um engano.

DEUTSCHE WELLE

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O pai do pinguim



Durante a LinuxCon 2010, realizada em São Paulo, trombamos com Linus Torvalds, o homem-sorriso do Linux.Linus, com seus 40 anos, parece um meninão. Orgulhoso de sua criação, o homem responsável pelo advento do Linux, há quase duas décadas, não está podre de rico. E pelo jeito, não liga para isso.

Recebido como celebridade pela comunidade Linux do Brasil durante a LinuxCon Brazil 2010, o programador não economizou gentileza ao falar com os participantes, nem negou fotos e autógrafos.


Continue lendo no Zumo blog, com vídeo.

Sobe para 15 número de mortos no Cáucaso russo

O presidente da república russa da Ossétia do Norte confirmou que a explosão que deixou ao menos 15 mortos e 80 feridos num mercado de Vladikavkaz foi um atentado suicida. O premiê da Rússia, Vladimir Putin, condenou a ação e disse que o "ódio não será disseminado" no país.

"Segundo a informação que tenho neste momento, a explosão foi obra de um terrorista suicida que se aproximou da entrada do mercado em um automóvel", disse Taimuraz Mamsurov, citado pela agência Interfax.

O presidente acrescentou que o corpo decapitado do suposto terrorista foi encontrado junto aos restos do carro.


Continua na Folha.com .

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rede online do Xbox 360 bane jogador que tinha palavra 'gay' em perfil

A cidade de Fort Gay localiza-se no Estado norte-americano de Virgínia Ocidental, próximo à divisa com Kentucky. A área começou a ser povoada em 1789. Sob muitos aspectos, é uma cidade notável. Mas uma localidade com tal nome pode torná-lo um “sem-conta” no Xbox Live.

De acordo com informe da Associated Press (AP), o jovem Josh Moore, de 26 anos, notou que sua conta havia sido suspensa pela Microsoft por violar o código de serviço do Xbox Live. O banimento vigorou por alguns dias.


Continue lendo no sítio da PC World.

Tecnologia é a desculpa mais usada por quem não faz a lição de casa

Conheça as quinze desculpas mais comuns nas escolas (sendo quatorze delas relacionadas à tecnologia):
1. Eu enviei para você por email, mas recebi uma mensagem que aconteceu um erro durante a entrega
2. Terminei minha lição de casa, mas a deletei por acidente
3. O cachorro comeu
4. Meu computador quebrou e eu perdi tudo
5. Minha impressora quebrou
6.Terminei minha lição de casa, mas não consegui salvá-la


Confira o texto completo no Olhar Digital.

América Latina reduziu pobreza extrema em 85% desde 1990

A América Latina conseguiu reduzir em 85% a pobreza extrema no fim de 2008 na comparação com 1990, e três países, Brasil, Chile e Peru, lideraram esse avanço, segundo um relatório de agências da Nações Unidas apresentado nesta quarta-feira.

"Apesar do cenário de incerteza e volatilidade que caracterizou a região, (...) parece factível que o conjunto dos países latino-americanos atinja a meta proposta" de reduzir a pobreza total (atualmente em menos de 1,25 dólar por dia) para a metade em 2015, segundo o relatório de 18 agências lideradas pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).


O texto, da AFP, continua no UOL Notícias.

STF extingue ação penal contra Maluf

No mesmo dia em que o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) completou 79 anos, na última sexta-feira, o "Diário da Justiça" publicou decisão que o beneficiou, graças à idade avançada, com o fim de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (*).

O ministro Joaquim Barbosa reconheceu a extinção da punibilidade de Maluf, acusado dos crimes de falsidade ideológica e de responsabilidade por fatos ocorridos em 1996, quando era prefeito de São Paulo.

Veja o texto completo no blog do Fred.

Israel expulsa crianças não judias

O governo de Israel confirmou a expulsão de 400 crianças filhas de imigrantes que estão no país, informou uma reportagem do canal Telesur nesta terça-feira, 7. Como justificativa, o Estado judeu afirma que "essas crianças não são judias".

As expulsões devem começar assim que acabarem as festas em comemoração do ano novo judaico, que começam nesta quarta.

A decisão foi aprovada em agosto pelo gabinete do premiê Benjamin Netanyahu e em princípio envolvia 200 filhos de trabalhadores estrangeiros não judeus, procedentes em sua maioria das Filipinas, Tailândia e países da África, como Sudão ou Egito.

Depois de várias revisões e apelações, foi estabelecido que 400 crianças serão repatriadas aos países de origem de suas famílias, sem importar que elas tenham sido nascido em Israel, pois não são judias.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.

Emprego com carteira assinada bate recorde e atinge 60%, estima IBGE

Apesar da variação recorde no volume de desempregados em 2009, o emprego com carteira assinada segue em alta no país, segundo informações da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano passado, 483 mil trabalhadores foram formalizados, o que significou alta de 1,5% em relação a 2008. Ao todo, 32,4 milhões de empregados tinham carteira assinada em 2009, 59,6% do total, excluídos os trabalhadores domésticos. O número é recorde.


Continua na Folha.com .

Número de analfabetos cai, mas ainda representa cerca de 10% da população no Brasil

O Brasil tem 14,1 milhões de analfabetos, o que corresponde a 9,7% do total da população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Mais na Folha.com .

Acidente com plataforma de petróleo deixa 2 desaparecidos em mar na China

Uma plataforma perfuradora de petróleo no mar da China Oriental inclinou 45 graus após a passagem do tufão "Malou", fazendo com que duas pessoas caíssem na água e desaparecessem, enquanto outras 34 foram resgatadas, informou nesta quarta-feira a agência oficial de notícias "Xinhua".

O acidente fez com que quatro pessoas caíssem no mar e outras 32 ficassem isoladas na plataforma. Os grupos de resgate conseguiram salvar 34 (os 32 que estavam na plataforma e dois que caíram na água), mas dois ainda estão desaparecidos.

A região onde fica a plataforma, de propriedade da companhia Shengli Oilfield, filial da estatal Sinopec, tem profundidade de sete metros, e está a cerca de nove quilômetros do litoral da província de Shandong.



Continua no UOL Notícias.

Explosões matam pelo menos 3 e deixam 29 feridos em Bagdá

Pelo menos três pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas nesta quarta-feira após uma série de explosões em vários pontos de Bagdá, informaram fontes do Ministério do Interior.

As fontes explicaram à agência Efe que uma bomba e um carro-bomba explodiram de maneira consecutiva no bairro de Al Biya, no sul de Bagdá, e causaram a morte de duas pessoas e deixaram outras 22 feridas.

Alguns feridos estão em situação grave, segundo as fontes, que não descartaram que o número de vítimas aumente.


Continua no UOL Notícias.

Inpe realiza teste em urnas eletrônicas

Testes vão checar, entre outras funções, se as ondas eletromagnéticas emitidas pelas urnas podem causar interferências em equipamentos como o marca-passo.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza uma bateria de testes em duas urnas eletrônicas do modelo das que serão usadas nas eleições de outubro. As atividades acontecem nestes dias 7 e 8 no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Os testes vão checar, entre outras funções, se as ondas eletromagnéticas emitidas pelas urnas podem causar interferências em equipamentos como o marca-passo.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Começa processo de construção do Centro de Lançamento de Alcântara (MA)

Participam do evento o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, e do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).

Em solenidade marcada para esta quinta-feira (9/9), às 11h, em Alcântara (MA), será lançada a pedra fundamental das obras de construção do centro de lançamento da binacional brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS)

As autoridades também visitam as obras da nova Torre Móvel de Integração (TMI) e a nova Sala de Controle do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

As obras do sítio de lançamento da ACS devem começar ainda este ano. Atualmente, é feita a supressão vegetal nos 500 hectares do terreno que abrigará o complexo espacial. A expectativa da binacional é lançar o primeiro foguete Cyclone-4 em fevereiro de 2012.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Sessentona e desregulada

A televisão brasileira chega, portanto, aos seus 60 anos, da mesma forma que tem estado em praticamente toda a sua história: sem um marco regulatório que discipline sua atividade. Convenhamos, essa não é uma condição a ser celebrada.

Artigo publicado originalmente no Observatório da Imprensa

Setembro é o mês de aniversário da televisão no Brasil e 2010 marca os seus 60 anos. Uma idade respeitável, sem dúvida. Ao lado das celebrações, devemos aproveitar o calendário e fazer alguns rápidos registros sobre essa instituição formidável que alcançou importância única em nossa sociedade.


O texto completo pode ser visto também em CARTA MAIOR

Estado policial: filhos de deputada são espionados e seguidos no RS

Clima de faroeste segue no Rio Grande do Sul, beneficiado pelo silêncio da chamada grande mídia. Na tarde de segunda-feira (6) promotor que investiga sargento segurança de Yeda Crusius preso por extorsão avisou a deputada Stela Farias (PT), que presidiu CPI da Corrupção na Assembléia Legislativa, que seus três filhos, incluindo uma criança, foram espionados e seguidos pelo ex-integrante da Casa Militar do governo Yeda. O araponga do governo tucano no RS armazenou fotos e o itinerário dos filhos da parlamentar. A deputada Stela Farias (PT) denunciou ontem (6), em entrevista coletiva na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, que seus três filhos foram espionados pelo sargento César Rodrigues de Carvalho, preso semana passada por extorquir proprietários de caça-níqueis e interferir nas investigações sobre o caso. O promotor Amílcar Macedo ligou ontem para Stela Farias e avisou-a que seus filhos tinham sido monitorados pelo integrante da Casa Militar do governo Yeda Crusius (PSDB). Monitorados, no caso, significa, fotos e registro do itinerário que eles percorriam, inclusive o filho mais novo, ainda uma criança. Na coletiva, a parlamentar questionou:


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Pesquisa do IBGE revela diferenças entre governos Lula e FHC

O Brasil melhorou ao longo dos últimos anos. Isto transparece na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também constata a persistência de problemas como o analfabetismo, trabalho infantil (embora em queda) e domicílios sem acesso a rede de esgoto, entre outros.

A população brasileira cresceu 1% e totalizou 191,8 milhões de pessoas em 2009. É um contingente numeroso, o quinto maior do mundo, que hoje vive uma situação econômica um pouco mais confortável e promissora do que nos anos 1990, conforme revelam as estatísticas do IBGE.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Moçambique estuda importar modelo do Bolsa Família para reduzir pobreza extrema

Eduardo Castro
Correspondente da EBC para a África

Maputo (Moçambique) – Depois de tentar reajustar preços de tarifas públicas por duas vezes em dois anos e ter que voltar atrás após manifestações populares, o governo de Moçambique está sendo encorajado pela comunidade internacional a tentar um novo caminho: implementar as chamadas "medidas de proteção social" em grande escala. Os doadores estrangeiros - que respondem por quase metade do Orçamento do país - defendem que criar ou manter subsídios para não aumentar preços pode sair "caro demais no futuro".

Um dos projetos que já foi estudado é o Bolsa Família, do Brasil. "Vamos aproveitar as experiências que deram certo. Não é preciso inventar nada", disse o ministro moçambicano da Pesca, Victor Manuel Borges. "Já seguimos neste caminho como parte da nossa luta contra a pobreza, ao implementar o Papa [Plano de Ação para Produção de Alimentos]. Mas é preciso ir adiante", afirmou nesta quarta-feira (8), durante o coquetel em comemoração à independência do Brasil.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

País já tem mais de 67 milhões de internautas

08/09/2010 15:22 - Portal Brasil

Em 2009 o Brasil registrou 67,9 milhões de internautas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (8).


A região brasileira que mais tem usuários de internet ainda é o Sudeste, com 48,1%. Houve crescimento no uso de internet por pessoas com 50 anos ou mais, mas o total de pessoas nessa faixa etária que está online no País ainda é baixo, apenas 15,2%, contra 71,1% dos jovens entre 15 e 17 anos, e 68,7% dos que têm 18 ou 19 anos.


As mulheres avançaram mais que os homens com relação aos acessos, especialmente nas faixas etárias de 30 a 39 anos, 28,2% das mulheres contra 24,8% dos homens, de 40 a 49 anos – 31,9% contra 21,8%; e no grupo de 50 anos ou mais de idade – 46,1% contra 35,5%.


Vejam mais em PORTAL BRASIL

A China continua a retirar suas reservas de títulos do tesouro dos EUA

Durval de Noronha Goyos - 08/09/2010

Milão – A República Popular da China acelerou o ritmo de retirada de suas reservas denominadas em moedas estrangeiras, e estimadas em aproximadamente US$ 2,5 trilhões, não apenas do dólar norte-americano, como dos títulos do tesouro dos EUA (Estados Unidos da América). No primeiro semestre de 2010, a China reduziu sua posição em títulos do tesouro dos EUA em 6%, para um total de US$ 843 bilhões.

A percepção do governo chinês é que a importância relativa do dólar americano decresceu substancialmente após a crise, não apenas pelos fundamentos fracos da economia dos EUA, como também pelo papel mais relevante de outros países em desenvolvimento na economia e nas trocas globais.

O país oriental, desde a crise de 2008, tem procurado movimentar suas reservas para ativos mobiliários que tenham lastro em mercadorias de relevância estratégica para sua economia. Da mesma maneira, a China tem feito investimentos em títulos de outras economias dinâmicas na área do comércio internacional, notadamente na Ásia.

Vejam o texto completo em ÚLTIMA INSTÂNCIA

Assassinato por papel: livro tenta provar que CIA e ditadura argentina mataram empresário

Lidia Papaleo nunca esqueceu o dia 7 de agosto de 1977, quando o avião particular que levava seu marido, o empresário argentino David Graiver, de Nova York para Acapulco, no México, desapareceu na pista. Pouco mais de um mês depois, ela recebeu as cinzas de David, morto aos 35 anos num incidente que até hoje não foi explicado. Essa é a história que o jornalista argentino Juan Gasparini conta em seu livro David Graiver: El Banquero de los Montoneros, cuja terceira edição chegou às livrarias da Argentina na última sexta-feira (3/9).

O livro foi lançado após dois anos de investigação sobre as relações entre o banqueiro e a guerrilha peronista dos Montoneros, perseguidos pela ditadura militar por serem considerados subversivos, sobre as causas do acidente e a venda da indústria de papel-jornal Papel Prensa aos grupos
Clarín e La Nación.


Vejam mais detalhes em OPERA MUNDI

Governo argentino regulamenta lei contra concentração na mídia

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina regulamentou nesta quarta-feira a polêmica lei de meios de comunicação que obriga as grandes empresas a vender, no prazo de um ano, as licenças para operar rádios e canais de televisão, informou a agência estatal Télam.

"Os grupos concentrados terão um ano a partir de amanhã para se ajustar à nova lei", disse a agência de notícias sobre a decisão que, segundo analistas, poderia provocar um conflito entre os poderes, já que foi contestada por um juiz.

A aplicação do artigo 161 afetaria empresas que possuem mais licenças que as permitidas pela lei de meios de comunicação, aprovada no ano passado em meio a um feroz enfrentamento do governo com os maiores jornais do país, Clarín e La Nación, críticos da gestão da presidente Cristina Fernández.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Corrupção na imprensa: Como Serra transferiu bilhões dos cofres públicos para o PIG desde 1988

Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 06/07/2010 às 14:43hs

José Serra (PSDB) quando era deputado constituinte, em 1987/1988, foi relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças, o que equivaleu à última reforma tributária que tivermos.


Por isso Serra é um dos grandes responsáveis pela complicação e injustiças do sistema tributário brasileiro.

Devido a esse trabalho muito mal feito de Serra, todo mundo reclama por uma nova reforma tributária.


Uma das maiores injustiças perpetradas por Serra foi
proibir de cobrar impostos de jornais, revistas e sobre o papel usado para impressão, no artigo 150 da Constituição Federal.



Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Alan Garcia abre os braços às tropas dos EE.UU.

O presidente peruano assegurou que os Estados Unidos podem instalar tropas em seu país se assim o desejarem, e se queixou de que Washington destine mais fundos à luta contra o narcotráfico na Colômbia que no Peru. Depois da difusão de alguns fragmentos da entrevista que a CNN emitirá completa amanhã, Garcia esclareceu que havia ditor era que os EE.UU. e outras nações poderiam colaborar técnica e militarmente "sempre e quando estejam sob o comando do Peru".
"Em todos os temas que são humanos e universais, eu não faço questão de soberanias e patriotismo, isto é, se os ianques quiserem por tropas de treinamento, como tem helicópteros e simuladores de satélite e de comunicações aqui, em boa hora", assinalou García.


Vejam mais em PÁGINA/12

Pesquisa tenta explicar por que acúmulo de lixo do oceano não cresce

Hipóteses: o plástico pode se partir em pedaços muito pequenos para ser coletados pelas redes, indo para baixo da superfície, ou está sendo consumido por organismos marinhos

Pesquisadores têm visitado locais no Oceano Atlântico Norte ocidental e no Mar do Caribe por mais de duas décadas para melhor entender os grandes acúmulos de plástico que se formaram por lá. Apesar de o mistério acerca de como exatamente o plástico chega a esses locais, de onde vem e que impacto tem na vida marinha ainda permanecer sem resposta, um grupo de cientistas publicou o que talvez seja o estudo mais analítico dos trechos até hoje, baseado em dados coletados por navios de pesquisa durante um período de 22 anos, entre 1986 e 2008.

Os pesquisadores da Associação de Educação Marinha (SEA, em inglês), do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) e da University of Hawaii (UH) descobriram, dentre outras coisas, que a quantidade de plástico coletada pelas redes dos pesquisadores permaneceu bastante estável no decorrer dos anos apesar da elevada produção e consumo de plástico da sociedade, de acordo com uma pesquisa publicada em Science Express.



Vejam o texto completo com mais detalhes em SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

As doações de internautas tornam possível um filme sobre The Pirate Bay

As contribuições superam os 25.000 dólares que pedia um cineasta para terminar o documentário.

O realizador de um documentário sobre The Pirate Bay necesitava de 25.000 dólares para concluir o projeto. Pediu contribuições na internet e recolheu mais de 35.000 dólares de 1.239 doadores. O que chamou mais atenção é que esta cifra foi recolhida em três dias. O dinheiro será destinado pelo cineasta Simon Klose ao aluguel de um estudio de montagem e ao salário de um montador. Sua idéia é terminar o filme quando concluir o processo de apelação que se celebrará na Suécia neste setembro depois que os três fundadores do site foram condenados a um ano de prisão e 2,7 milhões de euros de multa por violar direitos de autor.


Vejam mais detalhes em ELPAIS.COM

Nasa anuncia plano de enviar sonda para a atmosfera do Sol

A Nasa (agência espacial americana) anunciou o plano de lançar uma nave não-tripulada para tentar chegar mais perto do que nunca do Sol.
Cientistas esperam lançar a sonda Solar Probe Plus (SPP), com o objetivo de alcançar a camada mais externa da atmosfera do astro, antes de 2018.
Antes de ser destruída por temperaturas acima dos 1.400°C, a nave terá que obter informações valiosas sobre o Sol.
O custo do projeto da sonda solar deve ficar em torno de US$ 180 milhões (cerca de R$ 306 milhões).
Para suportar as temperaturas e a radiação, os instrumentos serão protegidos por um enorme escudo anticalor, feito de um composto de carbono, que ainda precisa ser construído.

Vejam mais detalhes em BBC BRASIL

Foi encontrada uma relação matemática a respeito dos furacões

Por Míriam Zito

Após analisar as estatisticas da ocorrência de ciclones tropicais em diversas regiões do planeta entre 1945 e 2007, cientistas do Centro de Investigação Matemática e da Universidade Autonoma de Barcelona, na Espanha, formularam uma lei que explica a relação matemática entre o número de furacões e a energia que liberam.

Segundo os investigadores, independemente da época do ano e da região do planeta, a relação entre a quantidade de furacões e o coeficiente energético é a mesma, ainda que o número varie em tratando do oceano Atlântico ou do Pacífico.

Vejam mais detalhes em CUBASÍ.CU

Serra procura especialista em golpes – oferece bom salário, direito a proprina e status de ministro

Laerte Braga

Um dos grandes problemas do candidato José Arruda Serra é que quando a coisa aperta e tem estado muito apertada é que no auge do desespero morde a língua. E ai até recobrar o pleno sentido e as faculdades do que está à sua volta o aperto aumentou mais ainda.

José Arruda Serra não tem o menor interesse em que seja apurado o caso da violação do sigilo de sua filha. Pelo contrário. Ao lado do crime – violação de sigilo – vão aparecer as grossas trapaças feitas ao longo dos mandatos exercidos pelo candidato tucano e isso é pior que aquela coceira que volta e meia dá nas costas e a mão não alcança. Ou na ponta do nariz, num momento que as mãos estão longe de poder alcançá-lo, o nariz óbvio.

O estrago vai ser maior ainda quando, no curso das investigações, ficar provado que José Arruda Serra está provando do próprio veneno e o fogo é fogo amigo. A disputa é entre tucanos.



Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ONU documenta banho de sangue no Congo

Mulheres e meninas foram estupradas. Homens foram massacrados. Refugiados foram assassinados com facões e paus. Um novo relatório da ONU descreve uma orgia de violência no Congo entre 1993 e 2003, documentando meticulosamente como a lei e a humanidade foram abandonadas. Ele também acusa Ruanda de atrocidades no Congo – algo que não foi bem recebido em Kigali.


O relatório tem mais de 500 páginas. É uma das investigações mais completas de crimes de guerra na história da ONU. Apesar de ainda não ter sido publicado, causou tensões diplomáticas sérias em Nova York, Congo e Ruanda.


A notícia, da Der Spiegel, está disponível no Ainda a Mosca Azul.

TSE adverte coligação de Serra a se identificar de forma mais clara na TV

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 06/09/2010, 17:00

Última atualização às 21:44

A coligação "O Brasil pode mais”, do presidenciável José Serra (PSDB), foi advertida pelo ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a identificar, nas próximas propagandas na televisão, o nome da coligação de forma clara e legível.

De acordo com a representação da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, de Dilma Rousseff, a identificação da coligação de Serra “somente se consegue enxergar com uma lupa".


Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

Brasil supera Estados Unidos em ranking de países prioritários para investimentos, segundo a ONU

Da Agência Brasil

Brasília – O Brasil superou os Estados Unidos e ocupa agora o terceiro lugar em um ranking de países prioritários para investimentos estrangeiros no período entre 2010 e 2012. A conclusão é do levantamento Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) elaborado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil saiu do quarto lugar, em 2009, para o terceiro lugar no ranking. A China se mantém na liderança, seguida pela Índia, que passou da terceira para a segunda posição. Os Estados Unidos caíram para o quarto lugar. No ano passado, quando subiu do quinto para o quarto lugar, o Brasil ultrapassou a Rússia.

As informações são da agência BBC Brasil. Desde 1995, é feita a pesquisa anual da Unctad. Nesta última, foram ouvidos representantes de 236 companhias transnacionais e 116 agências de promoção de investimentos. Os entrevistados foram perguntados sobre as perspectivas em relação aos investimentos entre 2010 e 2012.


Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

Em nota, superintendentes negam aparelhamento da Receita Federal

Mariana Jugmann

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os superintendentes da Receita Federal de todo o país divulgaram hoje (6) nota de repúdio às notícias sobre o vazamento de dados da instituição e às acusações de aparelhamento do órgão. De acordo com o texto, as matérias podem denegrir a imagem da Receita e causam “profunda indignação”.

“São inverídicas as insinuações de aparelhamento do órgão, que é eminentemente técnico. A totalidade dos seus servidores ingressa mediante concurso público e tem elevada conduta ética e compromisso com a instituição e com o nosso país. Seus cargos de agentes, delegados, inspetores, coordenadores-gerais, superintendentes, subsecretários e secretário estão totalmente ocupados por servidores de carreira, o que comprova indubitavelmente a natureza técnica da instituição”, diz a nota.

Vejam o texto completo em AGÊNCIA BRASIL

Sorria, você está sendo filmado por pombos com cabeça de câmera




Você ainda liga para câmeras de segurança? Esboça alguma reação quando vê o aviso "você está sendo filmado"? É claro que não. Nós já estamos acostumados com essas caixinhas retangulares instaladas em qualquer entrada de prédio, corredor de empresa ou lojas de R$ 1,99 - mas nunca em cofres de bancos ou museus com aqueles quadros raríssimos.

Dois artistas holandeses resolveram abordar essa "banalização da invasão de privacidade" e infestaram a cidade de Utrecht com uma nova criatura: o pombo-vigia com cabeça de câmera de segurança. O resultado é surreal e magnífico - eles criaram até mesmo uma gaiola em que a câmera-mãe cuida de dois filhotes-webcam ainda no ninho.


A notícia continua no Gigablog de Tecnologia do UOL.

Folha-Globo-Estadão: entenda a gangue dos coronéis

Mauro Carrara

Anote aí: os gordurosos oligarcas que dominaram boa parte da República Velha (1889 – 1930) nunca estiveram fora da cena política brasileira.

Na verdade, esses sesmeiros (ganhadores de terras) já conduziam pequenos reinados locais desde o Século 16, quando iniciaram no Brasil a instalação dos núcleos de produção açucareira.

Essa turma de monarcas tão poderosos quanto incultos obteve suas “patentes” de conveniência por meio da Guarda Nacional, criada em 1831.

A maioria colou no peito o título de "coronel" sem jamais ter movido um dedo em defesa da Constituição ou da integridade do território.

O embuste da Guarda Nacional, aliás, serviu para que esses micro-déspotas iletrados adquirissem autoridade para humilhar, prender, açoitar e matar, desde negros escravizados até filhos de inimigos políticos que ousassem flertar com suas filhas.


Vejam o texto completo no blog GRUPO BEATRICE

Sabotagem faz Sarkozy virar piada na internet

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, está sendo vítima desde o último fim de semana de uma brincadeira de mau gosto na internet.

Ao escrever na página francesa do Google as palavras "trou du cul" (orifício anal em livre tradução) o primeiro resultado que aparece é o link da conta oficial de Sarkozy no Facebook, um fenômeno conhecido como "Bomba do Google".


Confira o restante da notícia, da EFE, na Folha.com .

Chega a 19 número de mortos em ataque suicida no Paquistão

Um novo balanço das autoridades locais eleva para 19 o número de mortos em um atentado suicida no noroeste do Paquistão. Um terrorista jogou seu carro carregado de explosivos contra uma delegacia na localidade de Laki Marwat. Ao menos outras 40 pessoas ficaram feridas.

As equipes de segurança e resgate isolaram a área e esvaziaram a delegacia e vários prédios próximos. Os feridos estão sendo transportados ao hospital civil próximo ao local --e que também ficou danificado pela explosão.


A notícia continua na Folha.com .

Cuba, uma revolução em marcha

Nascida no seio de uma família revolucionária, Mariela Castro, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), luta pelas mudanças e não hesita em reconhecer que Cuba necessita de profundas modificações.

No entanto, ela adverte que "as coisas estão mudando" na ilha e que nela se garantem direitos humanos que países que "atiram pedras", incluindo os europeus, não alcançaram: a igualdade da mulher, por exemplo.

Swissinfo

França cassará cidadania de quem agredir policiais

PARIS (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu nesta segunda-feira implementar a proposta de cassar a cidadania francesa de imigrantes que atacarem policiais, mas descartou a possibilidade de recorrer a essa punição para quem praticar a poligamia ou promover a circuncisão feminina.

TSE manda Serra mostrar a cara nas baixarias na TV

O ministro Henrique Neves do TSE, advertiu a campanha de José Serra (PSDB), para parar com a picaretagem de fazer propaganda com baixarias contra Dilma na TV de forma anônima, escondendo do telespectador que trata-se de uma propaganda de Serra.

Ao advertir a coligação de Serra, o ministro explicou que os eleitores têm o direito de saber quem é o responsável pela veiculação da propaganda eleitoral. A lei e a própria constituição veda o anonimato.

Para o ministro “legível deve ser compreendido o que pode ser lido facilmente”.

No caso da propaganda questionada, a identificação do nome da coligação na peça impugnada usava letras minúsculas e se confundem com as imagens, não podendo ser considerados como claramente legíveis.

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Descoberta ilha de lixo no Atlântico com superfície maior do que Cuba

Os resíduos flutuantes demoram 60 dias para chegar das costas norte-americanas até a zona de acumulação.

Depois de 22 anos juntando restos de plástico acumulados no meio do oceano, um grupo de investigadores ianques descobriu como e porque se formou uma ilha de lixo no Atlântico. O que ainda nenhum cientista pode explicar, são as consequencias que terão nos seres vivos semelhante contaminação.

Já se sabia da existência da gigantesca ilha de plásticos flutuantes do Pacífico Norte. Agora investigadores de Woods Hole Oceanographic Intitution e da Universidade de Hawai em Honolulu deram a conhecer - na revista Science - os resultados da coleta de amostras tomadas entre 1986 e 2008 por mais de 7.000 estudantes universitários em 6.136 localizações do mar do Cribe e do Atlântico Norte. Neste último se dá a maior concentração, que chega a 580.000 peças por kilometro quadrado, em sua maioria milimétricas; a superfície dessa zona supera a de Cuba.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Mídia: manipulação, concentração, relações com o poder

publicado em 03/09/2010

Muito antes da preparação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o papel dos meios de comunicação já havia entrado na pauta das redes sociais e também nos debates da sociedade civil. O tema também foi pauta do 1º Encontro de Blogueiros Progressistas ocorrido nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo. Não é de hoje que a sociedade se debruça sobre as denúncias de manipulação da informação, seja por profissionais, pelos detentores do poder e/ou pelos proprietários dos meios. Tudo isso tem sido tratado em filmes que mostram o dia-a-dia das redações e suas relações com o poder e com a sociedade.

Listamos alguns desses filmes para os leitores. Caso tenha sugestões, colabore. Os comentários estão abertos:

A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, 1951), dirigido por Billy Wilder. Na história da cobertura de um acidente, uma reflexão sobre a ética jornalística e a manipulação da informação.

A Primeira página (The Front Page, EUA, 1974), de Billy Wilder. O jornalismo sensacionalista é o tema desta comédia, dirigida pelo mesmo diretor de A montanha dos Sete Abutres

Vejam o texto e a relação de filmes em FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Paraguai: perigosas coincidencias

José Antonio Vera (especial para ARGENPRESS.info)

A presença de especialistas ianques em contra-insurgência e no combate ao narcotráfico, que operam legalmente em uns departamentos do centro noroeste do país, não tem motivado nenhum debate público no Paraguai, apesar de constituir um programa de cooperação projetado a longo prazo, similar ao que opera na Colômbia, cuja aplicação atual tem sido declarada inconstitucional pela Corte.

Essa presença no Paraguai não tem requerido também aprovação parlamentar, presumivelmente porque ambos os governos decidiram convalidar discretamente um convênio de cooperação vigente deste outubro de 1961, subscrito pela General Alfredo Strossner e seu colega ianque Dwight David Eisenhower.


Vejam mais em ARGENPRESS.INFO

Aviação da OTAN mata seis meninos em vez de talibãs no Afeganistão

Kabul, 27 de agosto, RIA Novosti. Aviões da OTAN realizaram um bombadeio errôneo na província de Kunar, leste do Afeganistão, provocando a morte de seis meninos, comunicou hoje o chefe do Departmento Policial dessa província Hallelujlah Ziyi.

Os talibãs atacaram ontem à noite uma reserva localizada na zona montanhosa de Kunar. Para socorrer os policiais, uns aviões da OTAN lançaram bombas que cairam sobre uns meninos que recolhiam ferro-velho. Como resultado, pereceram seis meninos de 6 a 12 anos de idade.

O escritório de imprensa da Força Internacional de Assistência para a Segurança do Afeganistão (ISAF) informou nesta sexta-feira que os comandantes da OTAN estão a par do sucedido e que se realiza a investigação desse acidente.


Em RIA NOVOSTI

Medo de uma derrota acachapante

A hora da verdade está se aproximando. No próximo dia 3 de outubro será conhecido(a) o(a) sucessor(a) de Luis Inácio da Silva. Nos últimos dias, a oposição de direita – PSDB-DEM-PPS – ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral para impugnar a candidata Dilma Roussef acusando-a de responsável por violação de dados da Receita Federal ocorrida em setembro do ano passado. Nas centenas de declarações do imposto de Renda defenestradas encontram-se quatro correligionários de Serra e sua filha. A ação foi considerada improcedente e a decisão não poderia ser outra, pois tudo que foi apresentado não passou de um factóide para influir no resultado do pleito de 3 de outubro.

Na verdade, a oposição tentou jogar a eleição para o chamado tapetão, numa demonstração inequívoca de que está insegura quanto ao resultado das urnas. Seria, por assim dizer, uma reedição no século XXI do que acontecia nos anos 50 e 60 do século passado, quando políticos de direita procuravam nos quartéis impedir que candidatos a que se opunham vencessem as eleições e mesmo tomassem posse. Hoje, os políticos, que no fundo temem e desprezam a voz das urnas, têm aliados incondicionais na mídia de mercado para fazer cabeças, não sendo necessários os quartéis que, por sinal, não são mais o que eram naqueles anos da Guerra Fria.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

domingo, 5 de setembro de 2010

Manchete da Folha contra Dilma vira motivo de piada no Twitter

Em sua busca desesperada para tentar derrubar a candidatura de Dilma Rousseff, a Folha acabou dando um tiro no pé. Faz tempo que a Folha de S. Paulo menospreza a inteligência de seus leitores, mas ao estampar na sua edição deste domingo (5) uma manchete atacando Dilma a partir de uma acusação sem pé nem cabeça, provocou a "ira", ou melhor, o humor de milhares de internautas que ocuparam o twitter para ironizar o jornal e lançar "apostas" bem humoradas sobre qual será a próxima manchete da Folha.

As hachtag #DilmaFactsbyFolha foi usada pelos twitteiros para "sugerir" à Folha algumas manchetes. A brincadeira alcançou rapidamente os Trending Topics (TTs) do Twitter entre os assuntos mais comentados do mundo. Como é próprio dos jovens internautas, o humor dominou a brincadeira. Mas por trás do tom bem humorado, está uma crítica ao jornalismo irresponsável e partidarizado praticado por jornais como a Folha de S. Paulo.


Vejam mais (e alguns exemplos) no PORTAL VERMELHO

Como será a bala de prata na campanha

Qual a bala de prata, a reportagem que será apresentada no Jornal Nacional na quinta-feira que antecederá as eleições, visando virar o jogo eleitoral, sem tempo para a verdade ser restabelecida e divulgada?

Ontem, no Sarau, conversei muito com um dos nossos convivas. Para decifrar o enigma, ele seguiu o seguinte roteiro:

1. Há tempos a velha mídia aboliu qualquer escrúpulo, qualquer limite. Então tem que ser o episódio mais ignóbil possível, aquele campeão, capaz de envergonhar a velha mídia por décadas mas fazê-la acreditar ser possível virar o jogo. Esse episódio terá que abordar fatos apenas tangenciados até agora, mas que tenham potencial de afetar a opinião pública.

2. Nas pesquisas qualitativas junto ao eleitor médio, tem sobressaído a questão da militância de Dilma Rousseff na guerrilha. Aliás, por coincidência, conversei com a Bibi que me disse, algo escandalizada, que coleguinhas tinham falado que Dilma era "bandida" e "assassina". Aqui em BH, a Sofia, neta do meu primo Oscar, disse que em sua escola - em Curitiba - as coleguinhas repetem a mesma história.


Continua no blog do Luís Nassif.

Lula insinua que campanha tucana mente "descaradamente"

Por Hugo Bachega

GUARULHOS (Reuters) - Lula estava com sede de resposta, após uma semana de intensa troca de acusações entre PT e PSDB. Partiu para o ataque, com duros golpes aos adversários, e foi a estrela de um comício pró-Dilma sem a presença da candidata neste sábado em Guarulhos.

Blair é recebido com ovos e sapatos na Irlanda

Manifestantes na capital irlandesa, Dublin, jogaram ovos e até sapatos contra o ex-premiê britânico Tony Blair, que esteve neste sábado em uma livraria da cidade para lançar seu livro de memórias.

Veja mais na BBC.