sábado, 13 de setembro de 2008
U.S. GO HOME
Barrios de Pie y Libres del Sur cerraron los accesos a ese centro comercial en Avellaneda, San Justo y San Fernando, en señal de apoyo a Evo.
Los movimientos piqueteros Barrios de Pie y Libres del Sur bloquearon hoy los accesos a tres sucursales del hipermercado de la firma estadounidense Wal-Mart, para denunciar la "injerencia" del país del norte en naciones "con gobiernos que no son afines a sus políticas".
Los manifestantes se movilizaron mientras la administración boliviana encabezada por Evo Morales atraviesa una crisis marcada por una violencia política que ya provocó numerosos muertos y heridos. Argentina, además, mantiene relaciones conflictivas con Estados Unidos por el valijagate.
MAIS.
Fernández acusa al FBI de desestabilizar Argentina
Vejam mais no EL PAIS.com
Bolivia: ya son 15 los muertos y las Fuerzas Armadas lanzaron una dura advertencia
Se encontraron otros seis cadáveres en Pando, donde se dieron los choques entre opositores y oficialistas. La mayoría de las víctimas son campesinos seguidores de Evo Morales. Las FF.AA. advirtieron que no "tolerarán" más acciones de grupos radicalizados y rechazaron la "intromisión" externa, como la de Chávez.
Vejam mais no Clarin.com
Siné Hebdo – o novo jornal satírico de orientação libertária, lançado hoje por Siné em França, teve a sua edição de 150.000 exemplares esgotada
Foi lançado esta 4ªfeira em França um jornal satírico de orientação libertária, Siné Hebdo, com uma primeira edição de 150.000 exemplares que rapidamente se esgotaram no primeiro dia do seu lançamento.
Siné Hebdo , que leva o nome do seu fundador, é criado por um dos grandes desenhadores franceses, assumidamente anarquista, anti-sionista, pacifista, não-violento e representante do espírito de Maio de 68.
Vejam mais no blog pimenta negra.
Ações da Petrobras disparam
Vejam no Jornal do Commercio
Hackers atacam sistema de informática de maior experimento científico do mundo
Redação Portal IMPRENSA
Um grupo de hackers gregos autodenominado "Equipe de Segurança Grega" invadiu o sistema de informática do Grande Acelerador de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).
Veja mais no Portal IMPRENSA.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Altamiro Borges: mídia acoberta terroristas da Bolívia
É repugnante a cobertura que o grosso da mídia hegemônica tem dado aos trágicos confrontos na já sofrida Bolívia. Os serviçais da TV Globo tratam os chefões golpistas como “líderes cívicos” e “dirigentes regionais”.
Por Altamiro Borges, em seu blog
A manipulação é grotesca até na terminologia. No caso das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que há décadas enfrentam as oligarquias paramilitares e que foram excluídas violentamente da luta institucional no país, os guerrilheiros são estigmatizados como terroristas, narcotraficantes, bandidos. Já os bandos terroristas da Bolívia, organizados e armados pela elite racista que desrespeita o voto popular, são tratados como “comitês cívicos” e “grupos rebeldes”. O embaixador estadunidense Philip Goldberg, que acaba de ser expulso da Bolívia por estimular abertamente a divisão do país, é apresentado pela mídia subserviente como “negociador”.
Vejam o texto completo no Vermelho
Jorge Hage: "Grampo é a única forma de se combater crime de colarinho branco"
Hage argumenta, porém, que se o Congresso Nacional tivesse aprovado o projeto de lei que introduz ao Código Penal o crime de enriquecimento ilícito, que tramita desde 2005, a comprovação do crime seria mais fácil. "Assim, dispensa-se a necessidade de se obter tantas provas para condenar alguém, pois o bandido é capturado pelo resultado, pelo tamanho do patrimônio. Ou ele explica que teve uma origem privada legítima ou, se ele estava atuando apenas na vida pública, como enriqueceu daquela forma?", afirma. De acordo com o ministro, enquanto a medida não entrar em vigor, o Estado brasileiro precisa ser instrumentalizado, assim como a polícia, "braço do Estado", para poder investigar de forma eficaz.
O texto continua no Contas Abertas.
Província russa tem feriado para casais procriarem
A data foi instituída em 2005 e escolhida por preceder em exatos nove meses o dia nacional da Rússia, 12 de junho. Sob o slogan "Dê à luz um patriota", a campanha agracia casais que tiverem filhos exatamente no 12 de junho com brindes como televisores, máquinas de lavar, geladeiras e - o grande prêmio da última competição - o jipe UAZ-Patriot, de fabricação russa, que é oferecido a um casal eleito por uma comissão.
A notícia continua no UOL Notícias.
Advogado é detido ao tentar entrar em cadeia com peças de celular em sapato
Veja mais no G1. Pois é, a sagrada corporação também tem seus renegados...
Brasil e Argentina começam a operar com moedas locais em outubro
O Diário Oficial da União desta sexta-feira trouxe publicado o texto que dispõe sobre o funcionamento do Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), no âmbito do acordo entre Brasil e Argentina, para a liquidação de dívidas com o uso de moedas locais. A medida vale a partir do dia 3 de outubro.
Veja mais em O Dia Online.
Os movimentos de um embaixador especialista em conflitos separatistas
O texto continua na Agência Carta Maior. Visto no RS Urgente.
Banrisul processa A Nova Corja e pede retirada de informação sobre dívida de Laranja
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) entrou com um processo judicial contra o blog A Nova Corja pedindo a retirada de informações publicadas referentes a dívidas de empresas de Eduardo Laranja da Fonseca com a instituição. O processo n° 001/1.08.0238334-7 pede a retirada de informações do post intitulado “Exclusivo ($$$): Dívidas do Sr. Laranja com o Banrisul”, publicado no dia 13 de agosto de 2008. O Banrisul alega que tais informações estavam protegidas pelo sigilo bancário.
A nota continua no RS Urgente.Aprovação a Lula chega a 64% e bate recorde, diz Datafolha
MAIS A Q U I.
Policiais se desentendem em Santa Maria
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2008
Dois policiais tiveram desavenças ontem em Santa Maria. O policial civil Sérgio Solano, em serviço, estacionou em local não permitido. O soldado da Brigada Militar Vivian da Silva abordou Sérgio, afirmando que este seria multado. Sérgio, ao dizer que iria buscar sua carteira funcional, foi surpreendido pelo revólver do PM no seu pescoço. Após discussão, eles acabaram registrando queixa, um contra o outro, na DP de Pronto-Atendimento.
Mexicano 2º mais rico do mundo compra parte do 'NY Times'
O magnata das telecomunicações, apontado como o segundo homem mais rico do mundo pela revista "Forbes", é o segundo grande investidor a comprar ações do cambaleante grupo este ano.
As ações da New York Times Company caíram 33% no último ano.
Mais no UOL Economia.
Procuradoria denuncia Jefferson e mais oito por escândalo dos Correios
A notícia continua na Folha Online.
Procergs: fábrica produz polêmica
A maior licitação da história da Procergs vale um contrato de 20 mil pontos de função pelos próximos cinco anos, estimado em valores que vão de R$ 15 a R$ 20 milhões.
(...)
Para as companhias que solicitaram a reunião – cujo nome será preservado a pedido do Seprorgs –, o edital deixa a porta aberta para que os ganhadores quarteirizem o trabalho sem maior controle por parte da Procergs. Um dos participantes alegou inclusive já ter recebido um contato nesse sentido de uma das concorrentes.
A notícia completa pode ser vista no Baguete.
A geografia moral do senador Pedro Simon
Confira na Agência Carta Maior.
Paquistão invadido...
Bush aprovou operações secretas no Paquistão
Um alto funcionário do Pentágono confirmou nesta quinta-feira que o presidente George W. Bush autorizou operações militares no Paquistão sem autorização prévia do governo paquistanês.
A fonte disse que nos últimos dois meses, Bush teria autorizado a entrada de tropas de infantaria através da fronteira do Afeganistão com o Paquistão.
A correspondente da BBC no Pentágono, Kim Ghattas, afirma que a decisão reflete o crescente temor dos Estados Unidos diante da falta de ações contundentes dos paquistaneses contra militantes no país.
Mais na BBC Brasil.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Nunca houve neoliberalismo"
"Essa história de neoliberalismo valia para nós, somente para nós. Vocês (jornalistas) estão descobrindo um pouco tarde", disse a ministra, ao sair da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, após participar da abertura de um seminário promovido pelo governo sobre desenvolvimento econômico para comemorar os 200 anos do Ministério da Fazenda.
Veja no blog Grupo Beatrice.
Delegado diz ter caixas de documentos sobre Dantas
GOIÂNIA - O delegado Protógenes Queiroz revelou ontem em Goiânia (GO) que recebeu dos Estados Unidos tantos documentos sobre Daniel Dantas que foram necessárias 250 caixas para guardá-los. Os documentos, disse, foram enviados pela Justiça de Nova York, todos relativos ao processo que investigou a participação do banqueiro na contratação da empresa Kroll, supostamente para espionar sócios em empresas telefônicas dentro e fora do Brasil.
Protógenes, que chefiou a Operação Satiagraha, mas foi afastado sob suspeita de permitir o grampeamento de autoridades sem autorização judicial, admitiu que o ex-araponga do SNI (Serviço Nacional de Informações) Francisco Ambrósio do Nascimento participou da operação como "colaborador eventual".
Vejam o texto completo na Tribuna da Imprensa online.
Allende: "A História é nossa e a fazem os povos"
No dia 11 de setembro de 1973, o presidente do Chile, Salvador Allende, foi assassinado na sede do governo, durante o golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet, com apoio declarado do governo dos Estados Unidos. Em seu discurso derradeiro, Allende pede ao povo chileno que aproveite a lição: "o capital estrangeiro, o imperialismo, unidos à reação criaram o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição".
Vejam texto e vídeos na Agência Carta Maior.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Dell Hortolândia pára novamente
“Como além das reivindicações da campanha salarial existem muitos outros problemas específicos da fábrica, houve nova mobilização”, informa o site do Sindicato. Ainda conforme a entidade, em toda sua região de abrangência a greve de trabalhadores de diversas companhias já chega à terceira semana, envolvendo em torno de 17 mil pessoas.
Mais no Baguete.
Tribunal Militar em debate
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2008
O promotor de Justiça João Barcelos e deputados da Assembléia Legislativa se reúnem hoje para tratar da proposta de extinção do Tribunal de Justiça Militar do Estado (TJME). A idéia havia sido levantada pela bancada do PT, mas não passou pela Comissão de Constituição e Justiça.
Agora, o assunto voltou à tona, após Barcelos, que atua na 2ª Auditoria de Justiça Militar da Capital, ter declarado que o Tribunal Militar – um dos três últimos do país – não possui demanda suficiente de atuação e custa caro. A instituição agiria ainda de forma corporativista, não condenando oficiais da Brigada Militar, só praças.
O tribunal é composto por quatro coronéis da BM, um membro do MP, um advogado e um juiz de carreira. Todos adquirem status de desembargador, ganhando salários de magistrados. 'Quando o caso envolve um oficial superior, é um festival de habeas corpus', afirmou Barcelos.
A questão foi levantada pelo ex-deputado estadual Flávio Koutzii e pelo senador Tasso Jereissati, que propõe a extinção da Justiça Militar e do Ministério Público Militar.
O presidente do TJME, Sérgio Antônio Berni de Brum, se declarou surpreso com a ação do promotor e lamentou a atitude. 'Quanto menos processos a Justiça Militar julgar, mais estará justificando sua existência porque é responsável pela disciplina na BM. Nosso público é de 22 mil homens, dos quais 5,9% respondem processo.' Segundo Brum, tramitam 1,3 mil ações. Ressaltou que não há constrangimento ao julgar colegas, já que, ao ingressar no tribunal, o membro passa a fazer parte do Judiciário. 'Não existe qualquer tipo de corporativismo.'
Experimento que investiga origem do universo é acionado na Suíça
Um gigantesco acelerador de partículas, batizado de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, poderá responder algumas questões fundamentais sobre o início do Universo.
No experimento desta quarta-feira, os engenheiros circularam partículas de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC.
Veja o texto completo na BBCBrasil.com
Michael Moore distribuirá novo filme de graça na internet
O cineasta norte-americano Michael Moore divulgou na última sexta-feira (05) em seu sítio que vai distribuir de graça, a partir do dia 23 de setembro, o seu mais recente documentário, Slacker Uprising.
Vejam no Vermelho.
O Presidente Lula sabe radicalizar. Mas quem segura o rojão?
Texto do Zé Augusto no blog d'Os Amigos do Presidente Lula:
Tem muita gente confundindo popularidade com pressão popular. Popularidade é apoio passivo. Pressão popular é apoio ativo.
O próprio povo que elegeu Lula presidente duas vezes, também elegeu um Congresso conservador e arcaico. Isso já foi uma forma de negar apoio ativo ao governo Lula.
João Goulart teve 82% dos votos para voltar ao comando do governo, com o plebiscito do presidencialismo, em janeiro de 1963. Tinha muita popularidade. Pouco mais de um ano depois, foi deposto, sem que houvesse reação popular suficiente para resistir, tal como aconteceu com Chavez na Venezuela.
Na campanha das Diretas Já, milhões e milhões de brasileiros foram às ruas em comícios históricos monumentais. Houve enorme pressão popular. A emenda das Diretas Já perdeu em votação no Congresso. O mesmo povo que foi às ruas aceitou passivamente o resultado afrontoso de apenas 500 Congressistas, e passaram a apoiar Tancredo contra Maluf em eleições indiretas.
Durante o "mensalão", o governo ficou quase sozinho apanhando igual "João Bobo" (aquele boneco de brinquedo que balança para todos os lados, mas volta a ficar em pé). Dessa vez a pressão popular que a oposição esperava e não teve, ajudou o governo evitando o impeachment. A oposição apostou na corrosão da popularidade. Funcionou durante o auge do "mensalão", a popularidade despencou. Depois, pela resistência do governo, pelo bom governo e pela picaretagem da oposição, venceu em 2006.
No primeiro mandato, o presidente não reprimiu movimentos sociais, recebeu o MST no Planalto, tirou foto com o boné, sob protestos da elite, do PIG, e do outro presidente do STF de então, Maurício Correa. A pressão popular do MST deu condições políticas à Lula de tocar a reforma agrária, dentro do possível, bem melhor do que se o MST estivesse acomodado criticando.
Também no primeiro mandato, Lula comprou briga com o presidente do STF: Maurício Correa. O Ministro da Justiça da época, Marcio Thomaz Bastos propôs a reforma do Judiciário. Maurício Correa entendeu ser interferência entre os poderes e viveu às turras com o governo. Mas a reforma começou a andar. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça, que agora Gilmar Mendes quer capturar só para ele), foi criado para que o Judiciário tenha controle externo, por pressão do governo Lula.
Essa reforma do judiciário é bem mais ambiciosa, quer reduzir o número de recursos para acelerar a justiça e reduzir a impunidade. Está devagar, quase parando, por falta de vontade do Congresso e falta de pressão popular.
Ainda no primeiro mandato, o presidente encaminhou ao Congresso projeto de lei que previa a criação do CFJ (Conselho Federal de Jornalismo). Teria poderes para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão e a atividade de jornalismo - inclusive punir jornalistas por má conduta, falta de ética, assim como a OAB faz com advogados. Sob intenso bombardeio do PIG e da oposição, alegando interferência na liberdade de expressão, sem ter quase ninguém que defendesse, o projeto não foi à frente. Houvesse pressão popular no Congresso, o PIG não teria licença para matar reputações e fabricar crises como tem hoje.
A CUT fez o pedido de impeachment de Gilmar Mendes e fez protestos em Brasília, a adesão popular foi pequena. A UNE também fez vigília em frente ao STF. A adesão popular também foi pequena.
Yeda Crusius, balançou no Rio Grande do Sul, acreditei que ela iria acabar caindo, mas se mantém no governo, porque a pressão popular foi insuficiente.
No ano passado teve uma semana pela democratização das concessões de rádio e TVs com manifestações pelo Brasil, houve pouco comparecimento.
O Presdidente Lula percorre o Brasil, em várias cidades lançando obras do PAC diretamente com a população. A popularidade é grande, mas o comparecimento popular é pequeno perto do que poderia ser.
No 7 de setembro, houve oportunidade para cada brasileiro se manifestar como quisesse. Protestar, levar cartazes. Serra, por exemplo, foi vaiado.
Enfim, a mesma massa dos brasileiros que dá alta popularidade ao governo Lula, não está interessada em radicalizar na ruas. Radicalizar pra quê? Mudar a linha editorial da Veja, do Estadão, do Globo? Pra quê? Se eles simplesmente não compram, não lêem e não querem saber o que o PIG escreve? Resta a TV Globo que perde audiência, e o JN que, apesar do esforço, pouca influência tem de fato na opinião pública.
E por que não interessa radicalizar, para a maioria dos cidadãos? Para não desestabilizar o bom governo, o país, a economia, o emprego, as conquistas suadas.
Essa agenda das crises do PIG e da oposição é nossa, que acompanhamos o dia a dia da política, e dos partidos. Estamos lutando avançados, no que resta do território da oposição.
Mas o governo não deve governar só para a gente, comprando apenas nossas brigas. Deve governar para a maioria que não quer radicalizações, por mera provocação da oposição e do PIG.
A radicalização também custa caro ao povo brasileiro, caso não segure o rojão com pressão popular sobre congressistas.
Apoios de Parlamentares em CPI's, vetar convocações de Ministros, vencer votações, são cobrados com cargos e verbas. E quanto mais radicalizado o ambiente, maiores as exigências por recompensa em forma de cargos e verbas.
Daí a opção feita com cálculo político do presidente, de avançar nos conflitos com o que está errado, mas sem radicalizar excessivamente no confronto.
Lamentavelmente o salto alto de muitos progressistas que já se dão ao luxo de discutir se o presidente deveria sair no tapa com Gilmar Mendes, assimilando a cartilha tipicamente udenista pregada pelo PIG, custará a perda de algumas prefeituras este ano para conservadores, devido à falta de foco em uma agenda progressista e clareza em quem é o inimigo, e quem realmente faz o jogo lesa-pátria da impunidade e da corrupção.
O caso Daniel Dantas, repete o Sanguessuga. Tiraram Serra do noticiário e colocaram os aloprados petistas.
Agora acontece a mesma coisa. Daniel Dantas que era 100% na conta de Serra, FHC, Alckmin, Aécio, ACM Neto, o PIG está conseguindo deixar o nome deles fora do noticiário, e direcionando a escandalização justamente para o lado do governo que colocou Dantas na cadeia.
Do PIG a gente já esperava isso, mas a blogosfera progressista assimilar o golpe, é inacreditável.
CNPq abre edital para pesquisas científicas de gênero
Os recursos foram destacados pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, ministério da Ciência e Tecnologia e ministério do Desenvolvimento Agrário - este último destinou R$ 1 milhão para contemplar exclusivamente projetos focados na temática do campo e das florestas. Os demais projetos devem focar temáticas que formatam o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
O edital completo pode ser acessado na página da CNPq, mas haverá uma atendimento aos proponentes que encontrarem dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online pelos telefones (61) 2108-9004 ou 2108-9354, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Marroquino é preso por criticar rei na web
RABAT - Um internauta que acusou a monarquia de Marrocos de encorajar uma cultura de dependência em que a submissão é recompensada com benefícios foi preso por mostrar desrespeito ao rei Mohammed, afirmou sua família e grupos de direitos humanos nesta terça-feira (09/09).
Mohamed Erraji, de 29 anos, escreveu no jornal online Hespress que o reino no norte da África está sendo destruído pela prática de beneficiar uma minoria que estimula as pessoas a pedirem esmolas.
Notícia completa na INFO Exame.
Celso Roth é investigado pela PF
AQUI MAIS.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Opositores a Morales fecham fronteira com o Brasil
Grupos de opositores ao presidente da Bolívia, Evo Morales, fecharam nesta segunda-feira as fronteiras com o Brasil na região de Santa Cruz (leste) e anunciaram a expulsão dos voluntários e funcionários cubanos e venezuelanos que trabalham no departamento (Estado) autonomista.
"As saídas para o Brasil e os postos alfandegários estão fechados, e os escritórios de migração foram tomados", disse o presidente da União Juvenil de Santa Cruz (UJC), David Sejas.
Ainda segundo o líder, a medida será "radicalizada" com sua extensão às outras regiões opositoras. Com os bloqueios de estradas nas regiões de Santa Cruz, Beni, Tarija e Pando, a oposição exige que o governo volte a liberar os recursos provenientes de imposto sobre petróleo destinado a financiar benefícios a maiores de 60 anos.
Mais no Terra.
Sapiranga Digital: Internet ao alcance de todos
Prefeitura Municipal lança o projeto Sapiranga Digital. Toda a população sapiranguense terá direito de acesso gratuito à Internet e contemplará serviços on-line, tais como: e-mail, ouvidoria, educação à distância, consulta ao acervo de livros da Biblioteca Municipal, informações, entre outros.
Com a autorização concedida pela ANATEL, o Município torna-se provedor de acesso à rede de computadores.
Veja mais no Dicas de Nerd, via BR-Linux.
Morre o jornalista e escritor Fausto Wolff
Faustin von Wolffenbüttel, conhecido como Fausto Wolff, dedicou 54 dos seus 68 anos ao jornalismo. Nascido em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, teve seu primeiro emprego aos 14 anos como repórter policial e contínuo no Diário de Porto Alegre. Aos 18, migrou para o Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.
Wolff estava internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, desde o dia 01/09 devido a uma hemorragia digestiva. Na última sexta-feira (05/09), morreu de falência múltipla dos órgãos. O jornalista era casado com a psicanalista Mônica Tolipan e teve duas filhas.
Mais no Comunique-se. Sinto muito, Jean.
Por que o protagonismo feminino é esquecido pela História?
A chegada ao poder de mulheres na América Latina, somada a uma maior participação nos espaços do debate político, significou um avanço na presencia e ingerência de gênero no continente. Não obstante, ainda se percebem diferenças nesse âmbito, que tiram as mulheres de seu lugar, cuja raiz está numa herança histórica que minimizou seu papel até silenciá-las.
Por Maria Victoria Romero, da APM
A história universal conta um relato desde a ótica dos vencedores e deixa de lado a visão dos oprimidos, em sua maioria negros e indígenas – e, sobretudo, mulheres. Silêncios e ausências que se repetem e constituem um relato masculino. Poucos se lembram ou sabem da participação e o protagonismo de mulheres na construção da história latino-americana.
Vejam o texto completo no Vermelho
LA CONTRAREVOLUCIÓN CUBANA DE MIAMI PIERDE VALOR POLÍTICO
Si la contrarrevolución cubana perdiera el alto valor político que ha tenido para la ultraderecha neoconservadora estadounidense, esa gran fuerza organizada en el sur del estado de la Florida carecería de sentido, objetivo y futuro.
"Ya la comunidad cubana en Estados Unidos está cansada de la retórica anticubana de los gobiernos republicanos y está perdiendo interés en el tema de Cuba. En mi distrito, cuando se pregunta cuál es el asunto más importante, la respuesta número uno es: la economía. Luego están la guerra y la protección de la salud. Le siguen la educación, los impuestos y en quinto o sexto lugar, Cuba."
Vejam mais na Cubarte
Ministro italiano reivindicó el fascismo de Mussolini
LEIA MAIS AQUI.
Rússia diz que enviará navios de guerra para Caribe
LEIA AQUI.
Advertem sobre causas da insegurança no México
O problema da criminalidade não se resolve com um endurecimento da legislação penal, opinou o pesquisador em Ciências Penais Julio César Kala, que considerou que o principal é variar as condições sociais no país e melhorar o nível de vida da população.
Durante um foro sobre política criminosa e prevenção do delito, o também especialista na matéria Luis González Plascencia chamou a instaurar um modelo de justiça que não se caracterize predominantemente como punitivo.
Vejam mais na Prensa Latina - Agencia Informativa Latino Americana S.A..
Abin nega que agente acusado de coordenar escutas pertença aos seus quadros
Brasília - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) negou, em nota, que o ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento pertença aos quadros do órgão.
Nascimento foi citado em reportagem da revista IstoÉ desta semana como coordenador de uma operação da Abin que teria feito escutas telefônicas de autoridades, a pedido do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha.
“Ex-servidor da Aeronáutica, Nascimento esteve no órgão que antecedeu a Abin, do qual se aposentou em 1998, portanto antes da criação da agência (Lei nº 9.883, de 7 de dezembro de 1999). Desde que se aposentou, Nascimento não participou de qualquer atividade da Abin”, de acordo com a nota.
Hoje (7), o ministro da Defesa, Nelson Jobim evitou comentar as novas denúncias sobre escutas telefônicas feitas pela revista. "Isso é assunto exclusivo para inquérito”, afirmou após participar do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro.
Iraque: A falsa vitória dos EUA
Por Patrick Cockburn, do Counterpunch
Mas o futuro de Anbar é um indicador crucial para o destino do Iraque. Trata-se de uma vasta área e uma das poucas zonas do Iraque que é predominantemente sunita.
O governo iraquiano é dominado pelos partidos islâmicos xiitas em aliança com os nacionalistas curdos. A questão vital hoje é saber se o governo de maioria xiita consegue convencer a minoria sunita de que não vai ser esmagada logo que se retirem as forças dos EUA. O primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, está muito confiante. Acha que conseguiu, nos últimos quatro meses, derrotar os milicianos xiitas do Exército Mahdi de Moqtada al-Sadr, assumindo o controlo de Basra, de Sadr City e de Amarah. Depois disto, recusou-se a assinar um novo acordo de segurança com os EUA, cujo presidente George W. Bush queria ver assinado em 31 de Agosto.
Texto completo no Esquerda.Net
EUA: governo assume controle de gigantes do setor imobiliário
O Tesouro dos EUA anunciou neste domingo (7) que assumiu o controle das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontram à beira da falência, devido à crise do 'subprime'. Segundo a agência France Presse, o governo dos EUA se declarou disposto a injetar US$ 100 bilhões em cada uma para salvar da falência as duas gigantes americanas do segmento de hipotecas.
Vejam mais no Vermelho (êpa!)
O parto de uma Nação
É extraordinário o que estamos testemunhando nesses tempos de Satiagraha: é o parto de uma Nação.
Haverá ainda muita frustração pela frente, muita sensação de impotência, muito ceticismo se o país conseguirá ser alçado à condição de Nação civilizada. Mas a marcha da história é inevitável.
Está-se em plena batalha da legalidade contra o crime organizado. Os jovens juízes, procuradores, policiais que ousaram arrostar décadas de promiscuidade estão no jogo. Se eventualmente forem calados agora, a decepção geral será o combustível para a reação de amanhã.
O país está submetido a duas forças que caminharam em paralelo mas, agora, começam a colidir.
Uma delas, a consolidação de valores republicanos – não necessariamente de práticas - como a impessoalidade no trato da coisa pública, a transparência cada vez maior, movimento acelerado pelo advento de novas tecnologias de informação, a reação contra a impunidade.
Ao mesmo tempo, tem-se um país institucionalmente refém de desequilíbrios enormes. A falta de transparência do ciclo que se esgota abriu espaço para amplos abusos em todos os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e mídia, grande capital.
Criou-se uma enorme Nação de rabo preso em um momento em que a disseminação de valores e de tecnologia definia novos níveis para a transparência.
Vejam o texto completo no Blog do Nassif.
domingo, 7 de setembro de 2008
Venezuela anuncia exercício naval com a Rússia
LEIA A Q U I.