sábado, 13 de setembro de 2008

U.S. GO HOME

Manifestantes bloquearon la entrada a tres Wal-Mart

Barrios de Pie y Libres del Sur cerraron los accesos a ese centro comercial en Avellaneda, San Justo y San Fernando, en señal de apoyo a Evo.

Los movimientos piqueteros Barrios de Pie y Libres del Sur bloquearon hoy los accesos a tres sucursales del hipermercado de la firma estadounidense Wal-Mart, para denunciar la "injerencia" del país del norte en naciones "con gobiernos que no son afines a sus políticas".

Los manifestantes se movilizaron mientras la administración boliviana encabezada por Evo Morales atraviesa una crisis marcada por una violencia política que ya provocó numerosos muertos y heridos. Argentina, además, mantiene relaciones conflictivas con Estados Unidos por el valijagate.

MAIS.

Fernández acusa al FBI de desestabilizar Argentina

La presidenta de Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, no planea imitar a sus pares de Bolivia, Evo Morales, y de Venezuela, Hugo Chávez, echando al embajador de EE UU. Pero en este momento difícil de las relaciones de Washington y Suramérica, Cristina Fernández ha mostrado también su enojo con el Gobierno de George W. Bush porque en un juicio oral en Miami quedó nuevamente al descubierto el presunto aporte de Chávez a su campaña electoral de 2007.


Vejam mais no EL PAIS.com

Bolivia: ya son 15 los muertos y las Fuerzas Armadas lanzaron una dura advertencia

Se encontraron otros seis cadáveres en Pando, donde se dieron los choques entre opositores y oficialistas. La mayoría de las víctimas son campesinos seguidores de Evo Morales. Las FF.AA. advirtieron que no "tolerarán" más acciones de grupos radicalizados y rechazaron la "intromisión" externa, como la de Chávez.


Vejam mais no Clarin.com

Siné Hebdo – o novo jornal satírico de orientação libertária, lançado hoje por Siné em França, teve a sua edição de 150.000 exemplares esgotada


Foi lançado esta 4ªfeira em França um jornal satírico de orientação libertária, Siné Hebdo, com uma primeira edição de 150.000 exemplares que rapidamente se esgotaram no primeiro dia do seu lançamento.

Siné Hebdo , que leva o nome do seu fundador, é criado por um dos grandes desenhadores franceses, assumidamente anarquista, anti-sionista, pacifista, não-violento e representante do espírito de Maio de 68.


Vejam mais no blog pimenta negra.

Ações da Petrobras disparam

Altas chegam a 10,23% após estimativa de reservas gigantes na camada do pré-sal
As ações da Petrobras dispararam nesta quinta-feira, com altas superiores a 10%. O motivo foi a estimativa, divulgada na véspera, de que as reservas de petróleo na camada do pré-sal do campo de Iara, a 230 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, na Bacia de Santos, vão de 3 bilhões a 4 bilhões de barris de óleo leve, o de melhor qualidade.


Vejam no Jornal do Commercio

Hackers atacam sistema de informática de maior experimento científico do mundo

Redação Portal IMPRENSA

Um grupo de hackers gregos autodenominado "Equipe de Segurança Grega" invadiu o sistema de informática do Grande Acelerador de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).


Veja mais no Portal IMPRENSA.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Altamiro Borges: mídia acoberta terroristas da Bolívia

É repugnante a cobertura que o grosso da mídia hegemônica tem dado aos trágicos confrontos na já sofrida Bolívia. Os serviçais da TV Globo tratam os chefões golpistas como “líderes cívicos” e “dirigentes regionais”.

Por Altamiro Borges, em seu blog

Mirian Leitão, que esbanjou valentia ao sugerir que o governo brasileiro retirasse o nosso embaixador de La Paz e enviasse tropas às fronteiras quando da estatização do petróleo, agora é toda afável com a oligarquia racista deste país. Outros “colunistas” bem pagos da mídia chegam a insinuar que a culpa pelos violentos conflitos, que já causaram oito mortes, é do presidente Evo Morales, “um radical e populista” que instigou o separatismo regional.

A manipulação é grotesca até na terminologia. No caso das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que há décadas enfrentam as oligarquias paramilitares e que foram excluídas violentamente da luta institucional no país, os guerrilheiros são estigmatizados como terroristas, narcotraficantes, bandidos. Já os bandos terroristas da Bolívia, organizados e armados pela elite racista que desrespeita o voto popular, são tratados como “comitês cívicos” e “grupos rebeldes”. O embaixador estadunidense Philip Goldberg, que acaba de ser expulso da Bolívia por estimular abertamente a divisão do país, é apresentado pela mídia subserviente como “negociador”.


Vejam o texto completo no Vermelho

Jorge Hage: "Grampo é a única forma de se combater crime de colarinho branco"

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou em entrevista exclusiva ao Contas Abertas que o único modo para se combater o crime de colarinho branco no Brasil é por meio de escutas telefônicas. Segundo ele, a polícia precisar usar o grampo para combater e prender o criminoso que comete esse tipo de delito. "Essas investigações precisam de métodos diferentes dos usados nos procedimentos comuns. Eu não participo dessa paranóia contra as escutas telefônicas", afirma.

Hage argumenta, porém, que se o Congresso Nacional tivesse aprovado o projeto de lei que introduz ao Código Penal o crime de enriquecimento ilícito, que tramita desde 2005, a comprovação do crime seria mais fácil. "Assim, dispensa-se a necessidade de se obter tantas provas para condenar alguém, pois o bandido é capturado pelo resultado, pelo tamanho do patrimônio. Ou ele explica que teve uma origem privada legítima ou, se ele estava atuando apenas na vida pública, como enriqueceu daquela forma?", afirma. De acordo com o ministro, enquanto a medida não entrar em vigor, o Estado brasileiro precisa ser instrumentalizado, assim como a polícia, "braço do Estado", para poder investigar de forma eficaz.

O texto continua no Contas Abertas.

Província russa tem feriado para casais procriarem

Em um esforço para reverter as baixas taxas de natalidade, o governador da província russa de Ulyanovsk, Sergei Morozov, decretou a data de hoje "Dia da Concepção". A idéia é incentivar os casais dessa região da Rússia Ocidental a tirarem o dia livre para fazer sexo.

A data foi instituída em 2005 e escolhida por preceder em exatos nove meses o dia nacional da Rússia, 12 de junho. Sob o slogan "Dê à luz um patriota", a campanha agracia casais que tiverem filhos exatamente no 12 de junho com brindes como televisores, máquinas de lavar, geladeiras e - o grande prêmio da última competição - o jipe UAZ-Patriot, de fabricação russa, que é oferecido a um casal eleito por uma comissão.

A notícia continua no UOL Notícias.

Advogado é detido ao tentar entrar em cadeia com peças de celular em sapato

Ele foi flagrado por agentes após passar por detector de metais. De acordo com secretaria, ele faria atendimento a dois presos.

Veja mais no G1. Pois é, a sagrada corporação também tem seus renegados...

Brasil e Argentina começam a operar com moedas locais em outubro

O Diário Oficial da União desta sexta-feira trouxe publicado o texto que dispõe sobre o funcionamento do Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), no âmbito do acordo entre Brasil e Argentina, para a liquidação de dívidas com o uso de moedas locais. A medida vale a partir do dia 3 de outubro.

Veja mais em O Dia Online.


Os movimentos de um embaixador especialista em conflitos separatistas

Deputados bolivianos divulgam documento denunciando as articulações promovidas pelo embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, contra o governo de Evo Morales. Considerado um especialista em conflitos separatistas, Goldberg foi enviado a La Paz depois de chefiar a missão dos EUA no Kosovo, onde trabalhou para consolidar a separação e a independência dessa região, depois da Guerra dos Balcãs.

O texto continua na Agência Carta Maior. Visto no RS Urgente.

Banrisul processa A Nova Corja e pede retirada de informação sobre dívida de Laranja

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) entrou com um processo judicial contra o blog A Nova Corja pedindo a retirada de informações publicadas referentes a dívidas de empresas de Eduardo Laranja da Fonseca com a instituição. O processo n° 001/1.08.0238334-7 pede a retirada de informações do post intitulado “Exclusivo ($$$): Dívidas do Sr. Laranja com o Banrisul”, publicado no dia 13 de agosto de 2008. O Banrisul alega que tais informações estavam protegidas pelo sigilo bancário.

A nota continua no RS Urgente.

Aprovação a Lula chega a 64% e bate recorde, diz Datafolha

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde, com 64 por cento dos brasileiros considerando o governo ótimo ou bom, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

MAIS A Q U I.

Policiais se desentendem em Santa Maria

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2008

Dois policiais tiveram desavenças ontem em Santa Maria. O policial civil Sérgio Solano, em serviço, estacionou em local não permitido. O soldado da Brigada Militar Vivian da Silva abordou Sérgio, afirmando que este seria multado. Sérgio, ao dizer que iria buscar sua carteira funcional, foi surpreendido pelo revólver do PM no seu pescoço. Após discussão, eles acabaram registrando queixa, um contra o outro, na DP de Pronto-Atendimento.

Mexicano 2º mais rico do mundo compra parte do 'NY Times'

O bilionário mexicano Carlos Slim comprou 6,4% das ações do jornal americano "The New York Times", segundo um órgão regulador dos Estados Unidos.

O magnata das telecomunicações, apontado como o segundo homem mais rico do mundo pela revista "Forbes", é o segundo grande investidor a comprar ações do cambaleante grupo este ano.

As ações da New York Times Company caíram 33% no último ano.

Mais no UOL Economia.

Procuradoria denuncia Jefferson e mais oito por escândalo dos Correios

O Ministério Público Federal no Distrito Federal ofereceu denúncia à Justiça Federal contra o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ); os então funcionários da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) Maurício Marinho, Antônio Osório, Fernando Godoy, Julio Imoto e Eduardo Coutinho; o ex-presidente da estatal João Henrique de Almeida Souza; o ex-presidente da Eletronorte, Roberto Garcia Salmeron; e Horácio Batista, primo de Osório, envolvidos no escândalo dos Correios.

A notícia continua na Folha Online.

Procergs: fábrica produz polêmica

Terminou em impasse a reunião entre representantes da Procergs e de seis empresas de TI gaúchas realizada na sede do Seprorgs nesta quinta-feira, 11, para debater os rumos da licitação da fábrica de software da estatal gaúcha.

A maior licitação da história da Procergs vale um contrato de 20 mil pontos de função pelos próximos cinco anos, estimado em valores que vão de R$ 15 a R$ 20 milhões.

(...)

Para as companhias que solicitaram a reunião – cujo nome será preservado a pedido do Seprorgs –, o edital deixa a porta aberta para que os ganhadores quarteirizem o trabalho sem maior controle por parte da Procergs. Um dos participantes alegou inclusive já ter recebido um contato nesse sentido de uma das concorrentes.

A notícia completa pode ser vista no Baguete.

A geografia moral do senador Pedro Simon

Conhecido nacionalmente por sua cruzada contra a corrupção e em defesa da moralidade pública, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pouco tem a dizer sobre as denúncias de corrupção envolvendo correligionários e aliados políticos no RS. Na geografia moral do senador, seu Estado parece não existir.

Confira na Agência Carta Maior.

Paquistão invadido...

Bush aprovou operações secretas no Paquistão

Um alto funcionário do Pentágono confirmou nesta quinta-feira que o presidente George W. Bush autorizou operações militares no Paquistão sem autorização prévia do governo paquistanês.

A fonte disse que nos últimos dois meses, Bush teria autorizado a entrada de tropas de infantaria através da fronteira do Afeganistão com o Paquistão.

A correspondente da BBC no Pentágono, Kim Ghattas, afirma que a decisão reflete o crescente temor dos Estados Unidos diante da falta de ações contundentes dos paquistaneses contra militantes no país.

Mais na BBC Brasil.


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nunca houve neoliberalismo"

"O neoliberalismo é uma política para os países em desenvolvimento, e nunca para os desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos", declarou Dilma, em resposta a um jornalista que lhe perguntou se esse programa de ajuda significava que o neoliberalismo havia acabado.

"Essa história de neoliberalismo valia para nós, somente para nós. Vocês (jornalistas) estão descobrindo um pouco tarde", disse a ministra, ao sair da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, após participar da abertura de um seminário promovido pelo governo sobre desenvolvimento econômico para comemorar os 200 anos do Ministério da Fazenda.


Veja no blog Grupo Beatrice.

Delegado diz ter caixas de documentos sobre Dantas

GOIÂNIA - O delegado Protógenes Queiroz revelou ontem em Goiânia (GO) que recebeu dos Estados Unidos tantos documentos sobre Daniel Dantas que foram necessárias 250 caixas para guardá-los. Os documentos, disse, foram enviados pela Justiça de Nova York, todos relativos ao processo que investigou a participação do banqueiro na contratação da empresa Kroll, supostamente para espionar sócios em empresas telefônicas dentro e fora do Brasil.

Protógenes, que chefiou a Operação Satiagraha, mas foi afastado sob suspeita de permitir o grampeamento de autoridades sem autorização judicial, admitiu que o ex-araponga do SNI (Serviço Nacional de Informações) Francisco Ambrósio do Nascimento participou da operação como "colaborador eventual".



Vejam o texto completo na Tribuna da Imprensa online.

Allende: "A História é nossa e a fazem os povos"


No dia 11 de setembro de 1973, o presidente do Chile, Salvador Allende, foi assassinado na sede do governo, durante o golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet, com apoio declarado do governo dos Estados Unidos. Em seu discurso derradeiro, Allende pede ao povo chileno que aproveite a lição: "o capital estrangeiro, o imperialismo, unidos à reação criaram o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição".


Vejam texto e vídeos na Agência Carta Maior.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Dell Hortolândia pára novamente

Os 650 trabalhadores da Dell que já haviam feito uma paralisação de 24 horas na unidade de Hortolândia na quinta-feira, 04, voltaram a parar as atividades, conforme o Sindicato dos Metalúrgicos da Região de Campinas, ao qual os colaboradores da fábrica são ligados.

“Como além das reivindicações da campanha salarial existem muitos outros problemas específicos da fábrica, houve nova mobilização”, informa o site do Sindicato. Ainda conforme a entidade, em toda sua região de abrangência a greve de trabalhadores de diversas companhias já chega à terceira semana, envolvendo em torno de 17 mil pessoas.

Mais no Baguete.

Tribunal Militar em debate

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2008

O promotor de Justiça João Barcelos e deputados da Assembléia Legislativa se reúnem hoje para tratar da proposta de extinção do Tribunal de Justiça Militar do Estado (TJME). A idéia havia sido levantada pela bancada do PT, mas não passou pela Comissão de Constituição e Justiça.
Agora, o assunto voltou à tona, após Barcelos, que atua na 2ª Auditoria de Justiça Militar da Capital, ter declarado que o Tribunal Militar – um dos três últimos do país – não possui demanda suficiente de atuação e custa caro. A instituição agiria ainda de forma corporativista, não condenando oficiais da Brigada Militar, só praças.
O tribunal é composto por quatro coronéis da BM, um membro do MP, um advogado e um juiz de carreira. Todos adquirem status de desembargador, ganhando salários de magistrados. 'Quando o caso envolve um oficial superior, é um festival de habeas corpus', afirmou Barcelos.
A questão foi levantada pelo ex-deputado estadual Flávio Koutzii e pelo senador Tasso Jereissati, que propõe a extinção da Justiça Militar e do Ministério Público Militar.
O presidente do TJME, Sérgio Antônio Berni de Brum, se declarou surpreso com a ação do promotor e lamentou a atitude. 'Quanto menos processos a Justiça Militar julgar, mais estará justificando sua existência porque é responsável pela disciplina na BM. Nosso público é de 22 mil homens, dos quais 5,9% respondem processo.' Segundo Brum, tramitam 1,3 mil ações. Ressaltou que não há constrangimento ao julgar colegas, já que, ao ingressar no tribunal, o membro passa a fazer parte do Judiciário. 'Não existe qualquer tipo de corporativismo.'

Experimento que investiga origem do universo é acionado na Suíça


Três décadas após sua concepção, o mais poderoso experimento do mundo da Física foi acionado nesta quarta-feira sob os Alpes suíços.

Um gigantesco acelerador de partículas, batizado de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, poderá responder algumas questões fundamentais sobre o início do Universo.

No experimento desta quarta-feira, os engenheiros circularam partículas de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC.


Veja o texto completo na BBCBrasil.com

Michael Moore distribuirá novo filme de graça na internet

O cineasta norte-americano Michael Moore divulgou na última sexta-feira (05) em seu sítio que vai distribuir de graça, a partir do dia 23 de setembro, o seu mais recente documentário, Slacker Uprising.

Com 97 minutos, o filme mostra a viagem de Moore por mais de 62 cidades norte-americanas durante as eleições presidenciais de 2004, quando tentava convencer jovens que não votavam a fazê-lo.


Vejam no Vermelho.

O Presidente Lula sabe radicalizar. Mas quem segura o rojão?

Texto do Zé Augusto no blog d'Os Amigos do Presidente Lula:


Tem muita gente confundindo popularidade com pressão popular. Popularidade é apoio passivo. Pressão popular é apoio ativo.

O próprio povo que elegeu Lula presidente duas vezes, também elegeu um Congresso conservador e arcaico. Isso já foi uma forma de negar apoio ativo ao governo Lula.

João Goulart teve 82% dos votos para voltar ao comando do governo, com o plebiscito do presidencialismo, em janeiro de 1963. Tinha muita popularidade. Pouco mais de um ano depois, foi deposto, sem que houvesse reação popular suficiente para resistir, tal como aconteceu com Chavez na Venezuela.

Na campanha das Diretas Já, milhões e milhões de brasileiros foram às ruas em comícios históricos monumentais. Houve enorme pressão popular. A emenda das Diretas Já perdeu em votação no Congresso. O mesmo povo que foi às ruas aceitou passivamente o resultado afrontoso de apenas 500 Congressistas, e passaram a apoiar Tancredo contra Maluf em eleições indiretas.

Durante o "mensalão", o governo ficou quase sozinho apanhando igual "João Bobo" (aquele boneco de brinquedo que balança para todos os lados, mas volta a ficar em pé). Dessa vez a pressão popular que a oposição esperava e não teve, ajudou o governo evitando o impeachment. A oposição apostou na corrosão da popularidade. Funcionou durante o auge do "mensalão", a popularidade despencou. Depois, pela resistência do governo, pelo bom governo e pela picaretagem da oposição, venceu em 2006.

No primeiro mandato, o presidente não reprimiu movimentos sociais, recebeu o MST no Planalto, tirou foto com o boné, sob protestos da elite, do PIG, e do outro presidente do STF de então, Maurício Correa. A pressão popular do MST deu condições políticas à Lula de tocar a reforma agrária, dentro do possível, bem melhor do que se o MST estivesse acomodado criticando.

Continue lendo aqui…

CNPq abre edital para pesquisas científicas de gênero

Na última sexta-feira, 5, a CNPq abriu o editalde apoio a projetos de pesquisa no campo dos estudos de gênero, mulheres e feminismo. Ao todo serão destinados R$ 5 milhões, correspondente ao crescimento de 416% dos recursos do governo federal em relação ao último edital. As propostas devem ser enviadas até 20 de outubro.

Os recursos foram destacados pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, ministério da Ciência e Tecnologia e ministério do Desenvolvimento Agrário - este último destinou R$ 1 milhão para contemplar exclusivamente projetos focados na temática do campo e das florestas. Os demais projetos devem focar temáticas que formatam o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O edital completo pode ser acessado na página da CNPq, mas haverá uma atendimento aos proponentes que encontrarem dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online pelos telefones (61) 2108-9004 ou 2108-9354, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.


(Revista Fórum)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Marroquino é preso por criticar rei na web

RABAT - Um internauta que acusou a monarquia de Marrocos de encorajar uma cultura de dependência em que a submissão é recompensada com benefícios foi preso por mostrar desrespeito ao rei Mohammed, afirmou sua família e grupos de direitos humanos nesta terça-feira (09/09).

Mohamed Erraji, de 29 anos, escreveu no jornal online Hespress que o reino no norte da África está sendo destruído pela prática de beneficiar uma minoria que estimula as pessoas a pedirem esmolas.

Notícia completa na INFO Exame.

Celso Roth é investigado pela PF

O delegado Alexandre Isbarrola, do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal, confirmou que o treinador do Grêmio, Celso Roth, é um dos investigados pela Operação Ouro Verde, que apura evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

AQUI MAIS.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Opositores a Morales fecham fronteira com o Brasil

Grupos de opositores ao presidente da Bolívia, Evo Morales, fecharam nesta segunda-feira as fronteiras com o Brasil na região de Santa Cruz (leste) e anunciaram a expulsão dos voluntários e funcionários cubanos e venezuelanos que trabalham no departamento (Estado) autonomista.

"As saídas para o Brasil e os postos alfandegários estão fechados, e os escritórios de migração foram tomados", disse o presidente da União Juvenil de Santa Cruz (UJC), David Sejas.

Ainda segundo o líder, a medida será "radicalizada" com sua extensão às outras regiões opositoras. Com os bloqueios de estradas nas regiões de Santa Cruz, Beni, Tarija e Pando, a oposição exige que o governo volte a liberar os recursos provenientes de imposto sobre petróleo destinado a financiar benefícios a maiores de 60 anos.

Mais no Terra.


Sapiranga Digital: Internet ao alcance de todos


Prefeitura Municipal lança o projeto Sapiranga Digital. Toda a população sapiranguense terá direito de acesso gratuito à Internet e contemplará serviços on-line, tais como: e-mail, ouvidoria, educação à distância, consulta ao acervo de livros da Biblioteca Municipal, informações, entre outros.

Com a autorização concedida pela ANATEL, o Município torna-se provedor de acesso à rede de computadores.

Veja mais no Dicas de Nerd, via BR-Linux.

Morre o jornalista e escritor Fausto Wolff

Faustin von Wolffenbüttel, conhecido como Fausto Wolff, dedicou 54 dos seus 68 anos ao jornalismo. Nascido em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, teve seu primeiro emprego aos 14 anos como repórter policial e contínuo no Diário de Porto Alegre. Aos 18, migrou para o Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.

Wolff estava internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, desde o dia 01/09 devido a uma hemorragia digestiva. Na última sexta-feira (05/09), morreu de falência múltipla dos órgãos. O jornalista era casado com a psicanalista Mônica Tolipan e teve duas filhas.

Mais no Comunique-se. Sinto muito, Jean.

Por que o protagonismo feminino é esquecido pela História?

A chegada ao poder de mulheres na América Latina, somada a uma maior participação nos espaços do debate político, significou um avanço na presencia e ingerência de gênero no continente. Não obstante, ainda se percebem diferenças nesse âmbito, que tiram as mulheres de seu lugar, cuja raiz está numa herança histórica que minimizou seu papel até silenciá-las.

Por Maria Victoria Romero, da APM

A história da civilização está escrita sob essa ótica. Deus criou primeiro o homem e de sua costela saiu a mulher; o pecado original saiu de uma mulher e não de um homem; e até o paraíso foi perdido pela humanidade por causa de uma mulher. Até Deus é homem! Paradoxos da humanidade, já que a história tem sido contada pelo gênero que a manteve (e mantém) a hegemonia dos relatos.

A história universal conta um relato desde a ótica dos vencedores e deixa de lado a visão dos oprimidos, em sua maioria negros e indígenas – e, sobretudo, mulheres. Silêncios e ausências que se repetem e constituem um relato masculino. Poucos se lembram ou sabem da participação e o protagonismo de mulheres na construção da história latino-americana.


Vejam o texto completo no Vermelho

LA CONTRAREVOLUCIÓN CUBANA DE MIAMI PIERDE VALOR POLÍTICO

Argenpress Hacia una perspectiva pragmática

Si la contrarrevolución cubana perdiera el alto valor político que ha tenido para la ultraderecha neoconservadora estadounidense, esa gran fuerza organizada en el sur del estado de la Florida carecería de sentido, objetivo y futuro.

"Ya la comunidad cubana en Estados Unidos está cansada de la retórica anticubana de los gobiernos republicanos y está perdiendo interés en el tema de Cuba. En mi distrito, cuando se pregunta cuál es el asunto más importante, la respuesta número uno es: la economía. Luego están la guerra y la protección de la salud. Le siguen la educación, los impuestos y en quinto o sexto lugar, Cuba."



Vejam mais na Cubarte

Ministro italiano reivindicó el fascismo de Mussolini

El ministro de Defensa de Italia, Ignazio La Russa, afirmó hoy que los militares fascistas de la llamada República de Saló (1943-1945), que combatieron para impedir la entrada de los aliados, "merecen respeto" porque lucharon para defender la patria.

LEIA MAIS AQUI.

Rússia diz que enviará navios de guerra para Caribe

MOSCOU (Reuters) - A Rússia anunciou na segunda-feira que enviará um poderoso cruzador movido a energia nuclear para as águas do Caribe a fim de realizar um exercício naval com a Venezuela, anunciando assim suas primeiras manobras de grande escala a serem realizadas às portas dos EUA desde a Guerra Fria.

LEIA AQUI.

Advertem sobre causas da insegurança no México

México, 7 set (Prensa Latina) Para combater a insegurança no México é necessário olhar para as causas de fundo que a geram como a desigualdade, a pobreza extrema e a decomposição do tecido social, coincidiram especialistas nesta capital.


O problema da criminalidade não se resolve com um endurecimento da legislação penal, opinou o pesquisador em Ciências Penais Julio César Kala, que considerou que o principal é variar as condições sociais no país e melhorar o nível de vida da população.


Durante um foro sobre política criminosa e prevenção do delito, o também especialista na matéria Luis González Plascencia chamou a instaurar um modelo de justiça que não se caracterize predominantemente como punitivo.


Vejam mais na Prensa Latina - Agencia Informativa Latino Americana S.A..

Abin nega que agente acusado de coordenar escutas pertença aos seus quadros

Brasília - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) negou, em nota, que o ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento pertença aos quadros do órgão.

Nascimento foi citado em reportagem da revista IstoÉ desta semana como coordenador de uma operação da Abin que teria feito escutas telefônicas de autoridades, a pedido do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha.

“Ex-servidor da Aeronáutica, Nascimento esteve no órgão que antecedeu a Abin, do qual se aposentou em 1998, portanto antes da criação da agência (Lei nº 9.883, de 7 de dezembro de 1999). Desde que se aposentou, Nascimento não participou de qualquer atividade da Abin”, de acordo com a nota.

Hoje (7), o ministro da Defesa, Nelson Jobim evitou comentar as novas denúncias sobre escutas telefônicas feitas pela revista. "Isso é assunto exclusivo para inquérito”, afirmou após participar do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro.


(Agência Brasil)

Iraque: A falsa vitória dos EUA

Os acontecimentos políticos quase nunca são o que parecem. A transferência da província de Anbar, que já foi o coração da rebelião sunita, do controlo dos militares dos EUA para as forças iraquianas é um exemplo disso. Os EUA vão lá manter 25 mil soldados, por isso é discutível até que ponto o governo iraquiano realmente assume o controlo.
Por Patrick Cockburn, do Counterpunch

Mas o futuro de Anbar é um indicador crucial para o destino do Iraque. Trata-se de uma vasta área e uma das poucas zonas do Iraque que é predominantemente sunita.

O governo iraquiano é dominado pelos partidos islâmicos xiitas em aliança com os nacionalistas curdos. A questão vital hoje é saber se o governo de maioria xiita consegue convencer a minoria sunita de que não vai ser esmagada logo que se retirem as forças dos EUA. O primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, está muito confiante. Acha que conseguiu, nos últimos quatro meses, derrotar os milicianos xiitas do Exército Mahdi de Moqtada al-Sadr, assumindo o controlo de Basra, de Sadr City e de Amarah. Depois disto, recusou-se a assinar um novo acordo de segurança com os EUA, cujo presidente George W. Bush queria ver assinado em 31 de Agosto.


Texto completo no Esquerda.Net

EUA: governo assume controle de gigantes do setor imobiliário

O Tesouro dos EUA anunciou neste domingo (7) que assumiu o controle das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontram à beira da falência, devido à crise do 'subprime'. Segundo a agência France Presse, o governo dos EUA se declarou disposto a injetar US$ 100 bilhões em cada uma para salvar da falência as duas gigantes americanas do segmento de hipotecas.


Vejam mais no Vermelho (êpa!)

O parto de uma Nação

É extraordinário o que estamos testemunhando nesses tempos de Satiagraha: é o parto de uma Nação.

Haverá ainda muita frustração pela frente, muita sensação de impotência, muito ceticismo se o país conseguirá ser alçado à condição de Nação civilizada. Mas a marcha da história é inevitável.

Está-se em plena batalha da legalidade contra o crime organizado. Os jovens juízes, procuradores, policiais que ousaram arrostar décadas de promiscuidade estão no jogo. Se eventualmente forem calados agora, a decepção geral será o combustível para a reação de amanhã.

O país está submetido a duas forças que caminharam em paralelo mas, agora, começam a colidir.

Uma delas, a consolidação de valores republicanos – não necessariamente de práticas - como a impessoalidade no trato da coisa pública, a transparência cada vez maior, movimento acelerado pelo advento de novas tecnologias de informação, a reação contra a impunidade.

Ao mesmo tempo, tem-se um país institucionalmente refém de desequilíbrios enormes. A falta de transparência do ciclo que se esgota abriu espaço para amplos abusos em todos os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e mídia, grande capital.

Criou-se uma enorme Nação de rabo preso em um momento em que a disseminação de valores e de tecnologia definia novos níveis para a transparência.


Vejam o texto completo no Blog do Nassif.