sábado, 15 de junho de 2013

EUA manterão mísseis e aviões na Jordânia em meio à crise na Síria


Os Estados Unidos vão manter as baterias de mísseis Patriot e aviões de combate F-16 na Jordânia após a realização de exercícios militares conjuntos este mês, em meio à crise na vizinha Síria, informou o Pentágono neste sábado.
O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, "aprovou um pedido do Reino da Jordânia por destacamento de F-16 e mísseis Patriot para permanecer na Jordânia, após a conclusão do exercício Eager Lion na próxima semana", disse o porta-voz do Pentágono, George Little, em comunicado.

Confira no Terra

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em noite violenta, PM atirou até em quem pedia 'não machuquem os meninos' em SP


Uma unidade da Tropa de Choque atravessava a avenida Paulista, em São Paulo, por volta das 20h, quando uma moça negra usando camiseta branca com uma cruz preta fez um apelo da calçada, perto da esquina com a rua da Consolação, onde se encontravam pelo menos outras 20 pessoas: “Por favor, não machuquem os meninos, eles não fizeram nada contra vocês”. Um policial retardatário ouviu o apelo e respondeu. “Então toma, sua hipócrita filha da p...”, e atirou uma bomba de gás lacrimogêneo.


Leia mais no IG

PM inicia confronto, ataca imprensa e faz de SP palco de guerra


Milhares de pessoas foram às ruas na noite desta quinta-feira contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. Mas a passeata, que começou pacífica - com jovens cantando, carregando cartazes e distribuindo flores para a população -, terminou com cenas de guerra em diversas ruas do centro.
As primeiras bombas de gás lacrimogênio lançadas pela Polícia Militar, às 19h15, na rua da Consolação, deram início a uma sequência de atos violentos por parte dos militares, que se espalharam até por volta da meia-noite.  Antes do início da ação policial, o major Lidio Costa Junior, do Policiamento de Trânsito da PM,  afirmou ter sido rompido um "acordo" que havia sido feito com os manifestantes.

Leia o relato do Terra

Imprensa estrangeira destaca truculência da polícia em protestos


Na cobertura dos protestos no Brasil contra o aumento das passagens dos transportes públicos, a imprensa internacional destacou a truculência da polícia e chamou a atenção para o clima de insegurança que, com a proximidade dos grandes eventos a serem realizados no País, parece crescer.
Em matéria intitulada "Cenas de guerra numa nova noite de protestos", o jornal espanhol El País afirma que a polícia "perdeu o controle em São Paulo", onde as ruas se transformaram "num campo de batalha", na quarta manifestação seguida contra o aumento da tarifa de transporte público.
O artigo lembra que a polícia, que havia prometido reprimir duramente os manifestantes, "após vários episódios de vandalismo", "cumpriu sua palavra". O periódico diz ainda que a agressividade da polícia atingiu também jornalistas e ressalta que a imprensa brasileira, "em mãos de famílias da considerada elite", foi duramente criticada nas redes sociais por "chamar os manifestantes brasileiros de vândalos, enquanto qualifica os turcos de ativistas". Mas ressalva que os veículos mudaram sua postura inicial e "as manchetes desta sexta-feira são outras".

Leia mais no Terra

Tumblr: Feridos no protesto em São Paulo

Um "tumblr" com depoimentos, fotos e vídeos foi criado para documentar os feridos no protesto em São Paulo.

Confira o "Feridos no protesto em São Paulo".

Digestivo Cultural, sobre o protesto em São Paulo


Confira a página criada pelo Digestivo Cultural sobre "o protesto em São Paulo", com repercussões nas redes sociais.

Editorial do blog: Chegou a hora do basta


No quarto dia de protesto contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos, o Estado policialesco que o reprime ultrapassou, ontem, todos os limites e, daqui para a frente, ou as autoridades determinam que a polícia não aja feito um animal que baba, ao contrário do que vem fazendo, ou a capital paulista ficará entregue à desordem, o que é inaceitável. Durante sete horas, numa movimentação que começou na Praça Ramos de Azevedo, passou pelo Centro – em especial pela Praça da República e a Rua da Consolação – chegando à avenida Paulista, os policiais provocaram conflitos com os manifestantes, agrediram  jornalistas e aterrorizaram a população.
A violência desmesurada, que tem sido a marca da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma corporação que mantém ranços desenvolvidos durante o último período ditatorial brasileiro, só tem feito aumentar. Por onde passaram, os 900 policiais deixaram um rastro de desrespeito aos direitos humanos – estudantes feridos, pessoas detidas por carregar vinagre (usado no combate à intoxicação das bombas), idosas senhoras que não participavam do ato e até uma universidade atingidas por bombas de gás lacrimogênio.

Leia mais no Blog do Sakamoto

Manifestantes turcos sinalizam acordo com Erdogan para encerrar conflito


Representantes de grupos que ocupam a praça Taksim, em Istambul, disseram nesta sexta-feira (14) que estudam aceitar a proposta do premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, para pôr um fim aos violentos conflitos na região, que já deixaram quatro mortos e centenas de feridos. 
O primeiro-ministro se comprometeu a adiar as obras na praça de Istambul até que a Justiça decida se a intervenção na área é legal.

Confira no UOL Notícias

EUA espionam computadores da China, diz americano que vazou documentos

Por meses, a China rebate os EUA por suas acusações de que Pequim lança ataques cibernéticos contra seus computadores e sistemas. Agora, o ex-funcionário terceirizado da CIA Edward Snowden pode ter dado uma moeda de troca a Pequim. Em entrevista ao jornal South China Morning Post, Snowden afirma que os EUA têm hackeado uma universidade de Hong Kong que encaminha todo o tráfego de internet dentro e fora da região semiautônoma da China.


Confira no IG

As 17 estruturas feitas pelo homem mais antigas do mundo

Das sete maravilhas originais do mundo antigo, apenas uma ainda existe hoje: as maravilhosas grandes pirâmides de Giza. Mas existem outras estruturas antigas que também merecem a nossa atenção, de uma igreja de 2 mil anos de idade a um templo budista de 1000 anos feito de madeira. Ainda mais impressionante? Todas estas construções ainda estão em uso.


Confira no Gizmodo Brasil

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Três ativistas do Femen são condenadas à prisão na Tunísia

Três ativistas europeias integrantes do grupo Femen, detidas na Tunísia há duas semanas, foram condenadas a quatro meses de prisão depois de terem sido julgadas nesta quarta-feira em Túnis. O governo da França lamentou "a severidade da pena" e indicou que espera "uma medida de clemência", segundo o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

O juiz condenou as três mulheres, duas francesas e uma alemã, "a quatro meses e um dia de prisão por atentado ao pudor e aos bons costumes", conforme um dos advogados, Souhaib Bahri. Pauline Hillier, Marguerite Stern e Josephine Markmann, foram presas em 29 de maio, durante uma manifestação em Túnis em apoio a Amina Sboui, uma tunisiana, também integrante do Femen, presa desde 19 de maio.


Confira a notícia da AFP, no Correio do Povo

Brasileiros podem ter sido espionados pelo governo dos EUA

O programa de espionagem PRISM não faz controle de informações de quem vive fora dos Estados Unidos. Especialistas acreditam que todos os brasileiros que acessaram sites monitorados também foram vítimas de espionagem.

Confira no Terra

Divulgados desenhos inéditos de Michelangelo

Desenhos em carvão de Michelangelo encontrados em uma sala secreta sob uma capela dos Médicis, na Basílica de São Lorenzo de Florença, foram apresentados à imprensa nessa segunda-feira. Os desenhos são o testemunho da obra de um artista obrigado a se esconder. 

O gênio do Renascimento italiano teve de permanecer escondido nesta pequena sala subterrânea durante três meses para escapar do ataque das tropas espanholas contra Florença, em 1529. Em seu estilo reunindo musculatura, movimento e força, o artista riscou as paredes da pequena sala secreta com esboços para suas futuras obras. 


Confira a notícia da AFP, no Correio do Povo

Vendas de "1984" disparam após escândalo de espionagem nos EUA

As vendas do livro "1984", de George Orwell, decolaram após as revelações sobre o monitoramento de registros telefônicos e da internet realizados pelo governo americano, na última semana. A 100ª edição da obra teve acréscimo de 7,005% no comércio na Amazon, de acordo com a página "Mover and Shakers in Books" do site varejista, que monitora e classifica as vendas a cada 24 horas. Além disso, uma edição que une "1984" e "Revolução dos Bichos", ambos de Orwell, viu as vendas subirem 314%. 


Confira a notícia da AFP, no Correio do Povo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ódio de classe contra o Bolsa Família





Por Fátima Oliveira, no blog Viomundo:

Eu não tinha a dimensão do ódio de classe contra o Bolsa Família. Supunha que era apenas uma birra de conservadores contra o PT e quem criticava o Bolsa Família o fazia por rancor de classe a Lula, ou algo do gênero, jamais por ser contra pobre matar a sua fome com dinheiro público.  

Idiota ingenuidade a minha! A questão não é de autoria, mas de destinatário! Os críticos esquecem que a fome não é um problema pessoal de quem passa fome, mas um problema político. E Lula assumiu que o Brasil tem o dever de cuidar de sua gente quando ela não dá conta e enquanto não dá conta por si mesma. E Dilma honra o compromisso.  

Estou exausta de tanto ouvir que não há mais empregada doméstica, babá, “meninas pra criar”, braços para a lavoura e as lidas das fazendas que não são agronegócios… E que a culpa é do Bolsa Família!  

Vejam mais PATRIA LATINA

terça-feira, 11 de junho de 2013

China lança ao espaço sua quinta missão tripulada

Os astronautas chineses Wang Yaping, Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng partiram nesta terça-feira da base espacial de Jiuquan (noroeste do país) a bordo da nave "Shenzhou X", na quinta missão tripulada realizada pelo país asiático.


Notícia da EFE, disponível no UOL

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um minuto do PAC, por favor! Para mostrar o Brasil que a Globo esconde.

O sétimo balanço do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento no período 2011-2014) mostrou o lado "oculto" do Brasil que a velha mídia esconde. Constata-se aumento dos investimentos em relação aos anos anteriores, canteiros de obras em todos os cantos do Brasil (que muita gente acha que é só da prefeitura), o que explica, em parte, a situação próxima do pleno emprego. E muita coisa pronta que mal é noticiada.

Justiça seja feita, o governo Dilma está sendo bastante austero em não gastar dinheiro com propaganda no PIG (Partido da Imprensa Golpista) para mostrar suas realizações, se limitando a divulgar campanhas ligadas à saúde e cidadania, ou de estatais que competem no mercado.

E o PIG, além de fazer oposição por ser demotucano, faz uma espécie de chantagem para obrigar o governo a fazer propaganda paga. Só noticia obras que estão com problemas, seja por embargos na justiça, seja pelo governo peitar empreiteiras que querem preços acima do que vale, seja para atender exigências do TCU, seja por causa de maus empresários e funcionários que se metem em fraudes e acabam em operações da Polícia Federal. Nada contra noticiar problemas, mas é um desserviço à cidadania não noticiar também aquilo que beneficia e é importante para a população.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eIuLRVeHoLs


Visto no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA
Davis Sena Filho
DAVIS SENA FILHO 
O pasquim Veja é uma vergonha para o jornalismo e para quem o exerce. Baseia-se, propositalmente, em um jornalismo meramente declaratório e em off, porque a intenção é criar uma atmosfera para derrubar um governo trabalhista


Todo mundo sabe, até os ímpios, os brucutus, os perversos e os patifes que a revista Veja, a Última Flor do Fáscio, é um pasquim de péssima qualidade editorial, e, por sê-lo, não é levado a sério, porque se fosse o povo brasileiro acreditaria nela, o que não é o caso, porque ninguém, a não ser a parte da classe média pequena Mussolini, a mesmíssima que, por meio do DNA, ainda usa vassouras janistas, realiza, de forma ridícula e total falta de senso, as marchas contra a "corrupção", que reúnem meia dúzia de gatos pingados convocados pelas redes sociais, bem como se transformam, de maneira permanente, em viúvas de Carlos Lacerda, político de extrema direita, golpista, e, lamentavelmente, conhecido pela alcunha de Corvo.

Vejam mais no 247

De costas para o Brasil

O colapso da mídia conservadora chegou antes da falência do país, vaticinada há mais de uma década pelo seu jornalismo.

O velho ‘passaralho’ sobrevoa algumas das principais redações que compõem o núcleo duro da oposição ao governo Dilma.

Estadão, Abril, Folha, Valor lideram a deriva de uma frota experiente na arte de sentenciar vereditos inapeláveis sobre o rumo da Nação, enquanto o seu próprio vai à pique.

De bagres a pavões, cabeças experimentam o fio gelado da guilhotina dos custos nas grandes corporações.

A ‘descontinuidade’ de títulos, a supressão de cadernos, o emagrecimento das edições, o clamoroso empobrecimento da reportagem e o rapa nos borderôs dos freelas não deixam margem a dúvida.  


Vejam mais no BLOG DAS FRASES-CARTA MAIOR

domingo, 9 de junho de 2013

Professores de Juazeiro do Norte terão salários reduzidos em até 40%


Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza), no Ceará, terão seus salários reduzidos em até 40%, aumento na carga horária, além de outras mudanças regidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado pela Câmara de Vereadores, apesar dos protestos na última quinta-feira (6).
A aprovação causou desespero e revolta nos professores que recebem o piso nacional de docentes estabelecido pelo MEC, no valor de R$ 1.567, além de gratificações, que totalizam o valor de R$ 2.193.
De acordo com o SSM (Sindicato dos Servidores Municipais), 2.000 professores devem ter os salários reduzidos em até R$ 650.

Mais no UOL Educação