sexta-feira, 18 de março de 2011

Repórteres sem Fronteiras: dois paises inimigos da internet instalam um cabo para multiplicar por três mil as conexões

Pascual Serrano

Repórteres sem Fronteira tem estabelecido 12 de março como o dia internacional da cibercensura e apresenta em sua página web a "lita dos paises inimigos da internet", uma listagem que está somente em inglês e que inclui nove países inimigos da internet e 16 países que colocam a internet sob vigilância. A primeira curiosidade é no portal em espanhol os únicos países que aparecem no destaque "inimigos da internet" e "internet vigiada" são Cuba e Venezuela respectivamente.

Vejamos as argumentações para o caso de Cuba. Reconhecem que:

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG


LEAP prevê colapso global do mercado de títulos do Tesouro dos EUA

(Chico Villela) O Laboratório Europeu de Antecipação Política –LEAP 2020 acaba de lançar seu boletim número 53, em que prevê a aceleração do colapso do mercado de títulos do Tesouro dos EUA a partir do segundo semestre deste ano. O LEAP há tempos vem antecipando eventos-chave econômicos, políticos e sociais mundiais com elevada margem de acerto.

A questão reside tanto na iminente venda de grandes lotes quanto na redução da capacidade de compra dos grandes detentores da dívida em títulos dos EUA, da ordem de 4,4 trilhões de dólares. China (20%), Reino Unido,Japão e países produtores de petróleo do Golfo Pérsico detêm a maior parte dos títulos.

Vejam o texto completo em NOVAE



Charge do Latuff


Charge do Latuff vista no blog MARIA FRÔ

Ativistas na vida e na rede

Mulheres que trazem em sua trajetória a luta pelo reconhecimento de sua voz e seu valor dão o ar da graça na blogosfera

“Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às 6 horas da manhã...” O verso de Cotidiano, de Chico Buarque, retrata a rotina de um casal nos anos 1970 e poderia traduzir a vida dessas mulheres. Elas acordam cedinho, algumas levam filhos à escola e, depois, mãos à obra. Passividade, porém, não é com elas. São ativistas, feministas, femininas, blogueiras. As novas tecnologias abrem portas. Basta haver conexão, computador, ou celular, e boas ideias. E essas mulheres têm muitas. Para elas, a educação e o acesso à informação vão além das paredes da escola e do papel da família – o espaço para o “embate” é ilimitado.

Vejam o texto completo na REVISTA DO BRASIL

Teatro das potências encobre intervenção na Líbia

José Dirceu* escreve:

Como esperado - e, infelizmente, numa repetição da história - tivemos a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), de intervir na Líbia, declarando a zona de exclusão aérea no país. A mesma ONU silencia ante a invasão do Bahrein por tropas da Arábia Saudita, Estados UNidos e Qatar.
Sim, porque ninguém tem dúvidas de que esta invasão se fez, na verdade, com autorização e direção de Washington, ainda que, cinicamente, o Departamento de Estado diga que não sabia previamente, não a coordenou e nem a aconselhou.
Balela, a entrada dos tanques, tropas e de todo o aparato militar que ocupou o Bahrein é uma forma disfarçada - que não engana ninguém - de intervenção norte-americana.
Não se está aqui defendendo o regime do presidente Muamar Kaddhafi, ou esta ou aquela decisão que provocou a guerra civil que se alastrou na Líbia. Mas, o fato é que este grave conflito eclodiu com o apoio aberto e direto, em armas e assessores, das potências ocidentais aos rebeldes.(...) Clique Aqui para ler o artigo, na íntegra.

A visita de Obama e o oba-oba (abobado) da velha mídia

A política externa independente nos tornou importantes no cenário mundial, inclusive para os EUA. Retrocessos nessa política poderiam fragilizar nosso protagonismo internacional. Por Dr. Rosinha (*).

Dilma Rousseff e Barack Obama

A mídia brasileira tem tratado a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um megaevento. A reação talvez seja similar a da primeira visita do Papa ao Brasil. Não existem outras pautas. Criam-se vinhetas televisivas e coberturas especiais. Parece que a encarnação viva de Deus passará por aqui no fim de semana.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET


A Líbia, a esquerda europeia e o retorno do imperialismo humanitário

por Jean Bricmont [*]

Doze anos depois, é a história do Kosovo que se repete. Centenas de milhares de mortos iraquianos, a NATO colocada numa posição insustentável no Afeganistão, e eles nada aprenderam! A guerra do Kosovo foi lançada para travar um genocídio inexistente, a guerra afegã para proteger as mulheres (vá verificar a sua situação actualmente) e a guerra do Iraque para proteger os curdos. Quando é que eles vão compreender que sempre se afirmou que as guerras são justificadas por razões humanitárias? Mesmo Hitler "protegia as minorias" na Checoslováquia e na Polónia.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

A verdade para romper com o cerco midiático a Cuba


“A melhor maneira de enfrentar o bloqueio midiático contra Cuba é a verdade”, disse Fernando Morais, autor de “A Ilha”, publicado em 1976. O livro, segundo ele, foi uma tentativa de furar o bloqueio, quando não existia nenhuma informação sobre o país que não fosse manipulada. Passados quase 40 anos, Morais acredita que o cerco midiático permanece, tentando apagar a Revolução Cubana de 1959 e desinformando sobre a situação real do país.

Esse foi o tema do debate que ocorreu na terça-feira, 15, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceira com o site Opera Mundi, o Comitê dos Cinco Patriotas Cubanos e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Na ocasião, foi lançado o livro “Cuba, apesar do bloqueio”, do jornalista Mario Augusto Jakobskind.


Vejam mais na REVISTA FÓRUM

QUEM VEM LÁ, OBAMA OU O FINADO MR. KISSINGER?

PRESIDENTE DOS EUA FAZ AMEAÇAS A KADAFI MAS
SILENCIA SOBRE MASSACRES NO BAHREIN E IÊMEN.

"O cessar-fogo tem que ser implementado imediatamente e isto significa que todas os ataques contra civis têm que parar. (...) Esses termos não são negociáveis. (...) Se Kadafi não cooperar haverá consequências" (Barack Obama, horas antes de embarcar para o Brasil). Enquanto isso, no Bahrein, sob ocupação de tropas da Arábia Saudita e submetido à lei marcial, milhares de pessoas tomam as ruas da capital no enterro de líder oposicionista morto pelo regime, que destruiu inclusive a praça Pérola, ponto de encontro de manifestantes. Governado por uma autocracia sunita, o Bahrein, distante 25 quilômetros da Arábia Saudita, é uma espécie de guarita de segurança dos poços de petróleo do Golfo e serve como estacionamento para a V Frota norte-americana. No Iêmen pró-americano e aliado incondicional da Arábia Saudita, 41 civis foram mortos nas últimas horas. A ONU não autorizou uma zona de exclusão aérea contra o Iêmen e Bahrein; Kadafi não falou grosso com as autocracias amigas, tampouco considerou pertinente o uso de 'todas as medidas' para proteger os civis e os direitos humanos.


(Carta Maior; Sábado, 19/03/2011)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Canaima GNU/Linux será de uso obligatorio en la Administración Pública venezolana

Según Resolución 025 publicada en la Gaceta Oficial N° 39.633 de fecha lunes 14 de marzo de 2011, se establece el uso de Canaima GNU/Linux como sistema operativo de las estaciones de trabajo de los organismos y entes de la Administración Pública Nacional (APN) de la República Bolivariana de Venezuela, con el objetivo de homogeneizar y fortalecer la plataforma tecnológica del Estado venezolano, dando cumplimiento al marco legal vigente.

De acuerdo con el artículo cuatro de la Resolución, los órganos y entes públicos que hayan migrado total o parcialmente el sistema operativo de sus equipos informáticos a una distribución desarrollada en Software Libre (SL) distinta a Canaima GNU/Linux, deberán consignar al Centro Nacional de Tecnologías de Información (CNTI) -en un plazo no superior a seis meses- un informe técnico que contenga un plan de convergencia que garantice el buen desempeño de las herramientas informáticas que utilizan con Canaima GNU/Linux.


Mais detalhes em REBELIÓN.ORG

O secretíssimo acordo nuclear entre Chile e Estados Unidos

O desastre nuclear no Japão é uma porrada no objetivo dos governos do Chile e dos Estados Unidos que buscam impulsionar um amplo e secretíssimo acordo nuclear. Este convênio se materializaria mediante a assinatura de um "memorandum de entendimento sobre cooperação em energia nuclear". O alcance deste acordo é o segredo melhor guardado em La Moneda. De acordo com informação proporcionada por El Mercurio (14 de março), a solicitação de Washington para assinar este documento se realizaria 48 horas antes da chegada de Obama ao Chile. Nesta sexta-feira 18.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

[Chile] Quatro comunheiros Mapuches anunciam que retomam a greve de fome


Os quatro presos políticos mapuches, membros da Coordinadora Arauco Malleco (CAM): José Huenuche Reimán, Héctor Llaitul Carrillanca, Jonathan Huillical Méndez y Ramón Llanquileo Pilquimán, que se encontram no Cárcere de Lebu, enviaram um comunicado dirigido à Nação Mapuche e à opinião pública internacional apresentando as razões pelas quais decidiram retomar a greve de fome desde 15 de março passado.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

TODOS OS POVOS SÃO IGUAIS PERANTE A ONU, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS

FORÇAS ESTRANGEIRAS VÃO ATACAR A LÍBIA

Conselho de Segurança da ONU aprova zona de exclusão aérea contra Kadafi e autoriza o uso 'de todas as medidas para proteger civis'. Brasil, Alemanha, China e Rússia se abstiveram. Enquanto isso, no Bahrein, sob ocupação de tropas da Arábia Saudita, forças de repressão mobilizam tanques e helicópteros contra milhares de pessoas que tomaram as ruas há vários dias pedindo o fim da monarquia e liberdades democráticas. Mais seis civis foram mortos nas últimas horas. Governado por uma autocracia sunita, o Bahrein, distante 25 quilômetros da Arábia Saudita, é uma espécie de guarita de segurança dos poços de petróleo do Golfo e serve como estacionamento para a V Frota norte-americana. Seus bancos compõem um braço do imenso paraíso fiscal regional, reunindo depósitos da ordem de US$ 200 bilhões. Essa coalizão de interesses decretou a lei marcial contra o movimento de oposição xiita, etnia que compõe a maioria esmagadora da população. A ONU não autorizou uma zona de exclusão aérea contra o Bahrein, tampouco considerou pertinente o uso de 'todas as medidas' para proteger seus civis.


(Carta Maior; 6º feira, 18/03/2011)

Obama não é o cara

A eleição de Barack Obama foi importante para os Estados Unidos e para o mundo após a ressaca dos anos Bush e como contraponto a movimentos conservadores perigosos, estilo Tea Party, mas sua figura, por enquanto, é para consumo interno e não para discurso na Cinelândia.

Obama tem feito esforços louváveis, como ampliar a cobertura de saúde aos americanos, mas na política externa deixa a desejar. Durante sua campanha à presidência dos EUA, prometeu fechar a prisão de Guantánamo, em território cubano, e não só não cumpriu, como proibiu a transferência de suspeitos de terrorismo presos lá para julgamento nos EUA. Centenas de pessoas continuam presas em Guantánamo sem acusação formal, acesso a advogados e a julgamento.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO



Alegações de tortura a activista iraquiano lança temores acerca dos manifestantes detidos



13 de Março de 2011
Amnistia Internacional
Fonte: Uruknet | Tradução do TMI
Desconhece-se o paradeiro dum grupo de manifestantes anti-governo que foram presos esta semana em Bagdad e teme-se que estejam a ser torturados, disseram à Amnistia Internacional outros manifestantes recentemente libertados e que foram torturados na prisão. Pelo menos 10 pessoas foram detidas na segunda-feira, quando regressavam a casa depois do protesto em Bagdad contra o desemprego, a corrupção do governo e os fracos serviços sociais. As prisões ocorreram numa altura em que os manifestantes que haviam sido detidos no mês passado contaram à Amnistia Internacional que foram torturados na prisão.

Vejam mais detalhes em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

ONU dá sinal verde para imperialismo agredir a Lìbia

O Conselho de Segurança da ONU estabeleceu nesta quinta-feira (17) a propalada "zona de exclusão aérea" na Líbia, autorizando “todas as medidas necessárias” para um ataque contra as forças regulares do exército, que enfrenta no momento uma guerra civil.

A resolução foi aprovada com 10 votos a favor, cinco abstenções e nenhum voto contra. Brasil, China, Índia, Alemanha e Rússia foram os países que se abstiveram na votação. O texto exclui explicitamente "qualquer tipo de ocupação estrangeira em qualquer parte do território líbio", o que faz com que os Estados Unidos tenham de renegociar uma possível incursão armada no Conselho em um futuro próximo.


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO

Lançado em Nova York livro terrorismo contra Cuba

O livro Provas do terrorismo, suas vítimas testemunham do jornalista canadense
Keith Bolender, foi lançado por seu autor na sede da Missão Permanente de Cuba ante as Nações Unidas.

A obra apresenta a história de mais de 50 anos de atos de terrorismo contra a Ilha e que são desconhecidos pelo público norte-americano, afirmou Bolender ao explicar o conteúdo de seu texto.

Através do testemunho das vítimas, o volume detalha as agressões levadas a cabo desde os primeiros momentos do triunfo da Revolução Cubana em 1959.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

quarta-feira, 16 de março de 2011

Com 14 m e 7 t: descoberto maior dinossauro carnívoro do Brasil

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou nesta quarta-feira a descoberta do maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil. Batizada de Oxalaia quilombensis, a espécie faz parte do grupo de espinossaurídeos, dinossauros com crânio alongado e espinhos que formam uma espécie de vela nas costas.

Acredita-se que o animal, que media entre 12 e 14 m (do crânio à ponta da cauda) e pesava entre 5 e 7 t, viveu há cerca de 95 milhões de anos, no litoral do Maranhão. Antes da descoberta do Oxalaia quilombensis, o maior dinossauro carnívoro brasileiro era o Pycnonemosaurus, que media 9 m.



Continue lendo no Terra


Marcadores: "dinossauros", "pré-história"

Blogger terá interface completamente remodelada em breve

O Blogger.com, mantido pelo Google, é um dos maiores serviços de blogs gratuitos. Queira ou não os blogs fornecem uma forma fácil de publicar mensagens, criar sites de nicho, interagir com amigos, etc. Geralmente quem quer mais autonomia usa o Wordpress.org instalado num servidor, já que mesmo o Wordpress.com é bastante limitado com relação ao que se pode fazer na versão gratuita (temas, plugins, monetização, etc).

Em 2010 o Blogger teve grandes novidades, diversos recursos melhoraram bastante a experiência de uso - que era estagnada há muitos anos, embora estivesse recebendo novidades aos poucos depois que foi comprado pelo Google, em 2003. Grandes mudanças em 2010 foram o novo editor de template, estatísticas em tempo real, filtro de spam nos comentários, templates para versões mobile, web fonts, entre outras coisas. O serviço também se destaca pela estabilidade, é muito raro ficar fora do ar.

Apesar de manter-se como propriedade do Google, recebendo inúmeros investimentos financeiros e de pessoal, a interface essencial do Blogger continua basicamente a mesma desde aquele tempo. Isso vai mudar neste ano.


Continue lendo no Guia do Hardware

Como acompanhar em tempo real a crise nuclear no Japão utilizando a internet

A crise no Japão tem sido o maior evento noticioso deste ano e ainda que contemos com boa informação nos meios digitais muitas vezes queremos saber mais, queremos tirar nossas próprias conclusões, ou complementar de alguma maneira as notícias que já temos lido.

Por essa razão temos recompilado alguns interessantes recursos disponíveis na rede com a finalidade de que os leitores possam ter essa informação complementar que é sempre útil.

(...)

http://www.oe-files.de/gmaps/eqmashup.html

http://www.stormsurfing.com/cgi/display_alt.cgi?a=npac_250

http://wwwghcc.msfc.nasa.gov/GOES/goes_es.html

http://www.ssd.noaa.gov/mtsat/nwpac/flash-wv.html

http://espanol.weather.com/weather/today-Tokio-JAXX0085

http://www.targetmap.com/viewer.aspx?reportId=4870

http://www.google.com/crisisresponse/japanquake2011.html


Vejam mais detalhes no texto que acompanha os endereços acima em CUBADEBATE

Charge do Bennet


Charge do Bennet vista no blog BRASIL! BRASIL!

Polícia controla capital de Bahrein após violenta repressão dos protestos

As forças de segurança do Bahrein conseguiram controlar nesta quarta-feira (16) o centro da capital Manama, impondo um toque de recolher depois de terem dispersado violentamente os manifestantes, a maioria xiitas, matando pelo menos três pessoas.

As autoridades do Bahrein decretaram um toque de recolher nesta quarta-feira, que vai das 16h (10h de Brasília) às 4h (22h GMT) nos bairros do centro de Manama onde se concentram as manifestações.

Imagens da televisão estatal mostram a polícia ocupando a Praça da Pérola, centro dos protestos contra o clã real sunita Al Khalifa, enquanto retroescavadeiras removiam as barricadas erguidas pelos manifestantes na entrada do distrito financeiro.
 

Confira a notícia da AFP, no UOL

Europa evalúa que todo se halla “fuera de control”

La autoridad francesa en materia nuclear aseguró que el accidente de Fukushima ya llegó al nivel 6, de una escala de 7. Japón insiste en que es de nivel 4. Los 27 países de la Unión Europea decidieron examinar la resistencia de todas sus centrales nucleares.

Leia mais AQUI.

Publican mapa interactivo que registra nivel de radiaciones en Japón


Puede verse on line en http://www.targetmap.com/viewer.aspx?reportId=4870

La BBC explica cómo valorar el efecto de la radiación. Se mide en milisievert (mSv). La exposición a 100 msv al año puede causar cáncer. Según la OIEA, tras la explosión en el reactor 2 de Fukushima hubo 400 mSv por hora. La población en 20km estaba evacuada.

Vejam mais em CUBADEBATE

O Japão está sob uma nuvem radioativa e os EUA já entraram em estado de alerta


O governo nipônico já o admite, ainda que trate de levar calma à população enquanto ordena as evacuações: a explosão de outro reator da central nuclear de Fukushima 1 gerou vazamentos radioativos e a situação, longe de estar controlada, torna-se mais complicada. Militares ianques detectaram uma nuvem radioativa a 100 km da central e dispararam o alarma.


Vejam mais detalhes em URGENTE24

Uruguai reconhece oficialmente o estado palestino

O Uruguai reconheceu nesta terça-feira (15/03) oficialmente o Estado palestino e anunciou que estabelecerá relações formais com seu governo no dia 28 de março, segundo a Presidência da República em comunicado.

Este anúncio, aguardado desde o final do ano passado, aconteceu após uma reunião mantida na sede do governo de Montevidéu entre o presidente da República, José Mujica, e o representante palestino na Argentina, Walid Muaqqat.

Durante essa reunião, Mujica entregou a Muaqqat a nota diplomática dirigida a seu colega palestino Mahmoud Abbas, pela qual Montevidéu reconhece oficialmente o Estado da Palestina.

Continue lendo no Opera Mundi

terça-feira, 15 de março de 2011

Bahrein é ocupado por forças sauditas

Numa manobra vista pela oposição bareinita como uma invasão que pode levar a uma "guerra não declarada", mais de mil soldados da Arábia Saudita e 500 policiais dos Emirados Árabes Unidos entraram ontem no território do Bahrein.

Com mais de 150 veículos blindados, a ação ocorreu a pedido da família real do Bahrein, de origem sunita, como reforço à repressão dos protestos da maioria xiita por democracia e pela saída do rei Hamad bin Isa al Khalifa.

Na praça Pérola, no centro da capital Manama, milhares gritavam "não à ocupação", enquanto as tropas cruzavam a ponte que liga a Arábia Saudita ao Bahrein.


Confira o texto completo, das agências de notícias com a Folha de São Paulo, disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

Carnaval do Rio tem maior faturamento da história

O setor de turismo no Rio de Janeiro nunca faturou tanto como neste Carnaval: a cidade recebeu 1 milhão de pessoas, que geraram uma receita de R$ 1,2 bilhão (US$ 740 milhões), gasto em hotéis, restaurantes e passeios, entre outras despesas.

O cálculo foi feito pela Prefeitura do Rio. Em 2010, o Carnaval atraiu 730 mil visitantes, que deixaram US$ 528 milhões na cidade. Ou seja, o número de turistas cresceu 37% e a receita teve alta de 40% neste ano.

Boa parte do êxito deve-se ao Carnaval de rua, retomado no início dos anos 2000 e que ganha força a cada ano. Os mais de 400 blocos atraíram 4,9 milhões de foliões.


A notícia continua na Folha.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

Feliz Dia do PI!


Dia 14 de março é o dia do Pi, uma data festiva criada por nerds para homenagear sua constante matemática favorita. Já que março é mês 3 e, como hoje é dia 14, temos uma data semelhante à sequência 3,14159265(...).

Confira mais, com vídeo, no Olhar Digital.

China supera EUA como maior potência industrial, diz estudo

A China destronou os Estados Unidos em 2010 e se tornou a maior potência manufatureira do mundo, segundo um estudo do centro de pesquisas econômicas IHS Global Insight. A produção industrial da China representou 19,8% da produção manufatureira mundial em 2010, enquanto a parcela dos Estados Unidos representou 19,4%, segundo o IHS.


Confira (um pouco) mais no G1

BAHREIN PERDE O CONTROLE SITUAÇÃO. TROPAS SAUDITAS DESEMBARCAM NO PAÍS

Tropas de vários países do Golfo Pérsico desembarcaram nesta 2º feira no Bahrein --um estacionamento da 5º Frota dos EUA e sentinela avançada dos poços que abastecem o Ocidente. Forças estrangeiras tentarão conter protestos liderados pela maioria xiita, que exige direitos e fim da monarquia. Polícia política do regime absolutista já não consegue conter manifestantes que furaram bloqueios domingo em mais um dia de choques. Apenas 25 quilômetros separam o Bahrein da Arábia Saudita, principal fornecedora de petróleo da região. Em visita ao Bahrein, em 2008, o ex-presidente Bush classificou o país como 'o mais importante aliado dos EUA fora da OTAN'. Em 2009, o rei Hamad, retribuiu obsequiosamente ao declarar ao general David Petraeus, chefe do Estado Maior americano: "Tudo o que você quiser em terra, mar ou ar nós faremos". O diálogo elucidativo consta de despachos diplomáticos norte-americanos divulgados pelo WikiLeaks.

(Carta Maior; 3º feira, 15/03/2011)

WikiLeaks faz cair J.P Crowley

Comentários polémicos no caso Wikileaks custaram o cargo ao porta-voz do Departamento de Estado norte-americano. P. J. Crowley demitiu-se na sequência de relatos em que terá classificado como “estúpido” e “ridículo” o tratamento dado pelo pentágono ao soldado Bradley Manning, acusado de fornecer documentos secretos ao site wikileaks.

Copyright © 2011 euronews

domingo, 13 de março de 2011

OTAN, Afeganistão, assassinatos e um presidente pueril


Tropas de la OTAN matan por error a un primo de Karzai, presidente de Afganistán

Un primo del presidente afgano, Hamid Karzai, ha muerto en una operación durante la noche encabezada por tropas de la OTAN en la provincia de Kandahar, en el sur del país, según ha anunciado el jefe del consejo provincial, Ahmad Wali Karzai.


Karzai exige a la OTAN que “detenga operaciones” en su país

El presidente afgano, Hamid Karzai, exigió este sábado a la OTAN que detenga sus operaciones en su país durante un discurso pronunciado en la provincia de Kunar (este), donde la Alianza Atlántica fue acusada de haber matado recientemente a decenas de civiles.

A política da fome e da miséria

Em tempos de desordem financeira, os Estados Unidos assistiram a um grande aumento de sua desigualdade social, a partir da crise de 2008 e 2009. O reflexo mais dramático dessa queda ladeira abaixo foi o crescimento da miséria, da insegurança alimentar e da própria fome.
(...)
Em 2007, havia 37.3 milhões de americanos pobres. Em 2008, o número saltou para 39,8 milhões (13,2% da população). Em 2009, atingiu 43,6 milhões (14,3%). É mais que um Sudão, mas até agora ninguém apareceu com aquele tipo de ironia tantas vezes usada no Brasil, que já foi apelidado de Belíndia (mistura da Bélgica em que viviam alguns, em contraste com a Índia para a maioria - numa época em que ser Bélgica parecia mais promissor, o que não é mais o caso) ou de Ingana (os ricos viviam numa Inglaterra, mas a maioria, numa Gana). Abrigar um contingente de pobres do tamanho de um Sudão, imagina-se, transformaria os USA num Usadão.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

A Guatemala não apoiará processo contra os EEUU por experimentos

O governo do presidenta da Guatemala, Álvaro Colom, descartou apoiar processos contra os Estados Unidos por inocular enfermidades de transmissão sexual a gualtemaltecos, na década de 40, com fins experimentais.

O governo está assustado ante a demanda interposta por advogados ianques e guatemaltecos, mas esta não será sancionada pelo governo nem tem validade, afirmou o vice-presidente Rafael Espada ao diário oficial, depois de conhecer uma acusaão de um grupo de advogados.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Cavalo de pau na economia?

"Taxa de crescimento do país deslizou de 7,5% ao ano para 3,5% neste início de 2011. BC recua e já admite encurtar ciclo de alta dos juros. Mas rentistas criticam moderação do banco e exigem novas altas da Selic com base nas 'expectativas de alta dos preços'. Episódio expõe fragilidade da metodologia que torna a política monetária (leia-se a sociedade) refém das 'expectativas dos mercados': "Esse sistema de coleta semanal de expectativas junto ao "mercado" dá margem para a criação de um clima de "terrorismo inflacionário" no qual a deterioração dos índices de inflação de curto-prazo (causados por fatores como aumento dos preços das commodities internacionais, sazonalidade dos índices e etc) gera uma piora constante das expectativas de inflação ..., criando uma atmosfera de "descontrole inflacionário" a qual leva a uma pressão política por um imediato (e rápido) ajuste da taxa de juros" (José Luis Oreiro, especial para Carta Maior, nesta pág.)

(Carta Maior; 2º feira, 14/03/2011)

Milhares se manifestam em Portugal contra o trabalho precário

Um protesto “apartidário, laico e pacífico” pelo reforço da “democracia participativa no país”. Foi assim que os impulsionadores do movimento da “geração à rasca” descreveram a manifestação do sábado (12/03). O texto aparecia em uma carta aberta endereçada a cidadãos e organizações da sociedade civil do país. A resposta foi dada por centenas de milhares de pessoas, jovens e menos jovens de todas as classes sociais, de todas as coordenadas ideológicas, desde nacionalistas a defensores dos direitos dos homossexuais e anarquistas.

Em Lisboa, segundo os organizadores, entre 200 a 300 mil pessoas foram às ruas. Saindo da Avenida da Liberdade, os manifestantes cantavam. Entre os muitos cartazes, erguia-se um com a frase “juventude exige mais direitos e outra política”. Ouviu-se a “Tourada”, na voz de Fernando Tordo. 




Continue lendo no Opera Mundi.