sábado, 11 de agosto de 2007

Pseudo-caos: Classe média, massa de manobra

O início de um texto que merece ser lido por completo:
A classe média brasileira não tem nenhuma consciência de si. É, por isso, a massa de manobra ideal para os grupos de direita.
Pseudo-caos: Classe média, massa de manobra

Blogged with Flock

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

'A midia tem viés politico e nao se importa com as pessoas'

'A midia tem viés politico e nao se importa com as pessoas' | pesquisa 15:05 Uma pesquisa realizada nos EUA pelo Pew Research Center indica que mais da metade dos americanos acha que as empresas jornalisticas têm vies politico (64%), nao informam com precisao (59%) e nao se importam com as pessoas citadas em suas noticias (66%). Considerando apenas os que usam a internet como sua principal fonte de noticias, as criticas sao ainda mais duras. Segundo o Pew, há 20 anos a atitude do publico em relaçao ao jornalismo era menos negativa. Noticia da France Presse.

Do Blue Bus.

"Mar de lama" ameaça mandatos de oposicionistas ilustres

PPS, DEM, PSDB e os oposicionistas do PMDB que usaram e abusaram do denuncismo para atingir o PT e o governo Lula no campo da ética, agora estão provando do próprio veneno ao ter que dar explicações sobre o mar de lama que atinge nomes ilustres da oposição como os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB); de Rondônia, Ivo Cassol (PPS); e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), além da senadora Rosalba Carmim (DEM-RN). Leia mais no Vermelho

Parada Gay de SP: a viadagem encampando a pobrefobia

“‘A calça é Calvin Klein, a camisa é Calvin Klein e a cueca também é Calvin Klein’, descreve-se o geofísico Leandro, 24, sobrenome não revelado, que veio de Brasília especialmente para participar hoje da 11ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo. Louco por moda e por grifes, ele aproveita a viagem para mergulhar nas compras nos Jardins.” Leia mais - Revista Caros Amigos

Som na caixa: melô dos cansados

Pau nos cansadinhos. Esta não vai tocar no rádio. Chico deve ter gostado. Gil também. O mesmo vale para Herbert Vianna. Acho que Caetano também gostou (mas, talvez, jamais admita publicamente). Já o Seu Jorge, o negro que e elite pode chamar de seu... Tsc, tsc, tsc...
Vale a pena ver e ouvir Max Gonzaga e a Banda Marginal Clique aqui.

O uivo dos cansados: acorda milico!

“Com os cabelos loiros e impecavelmente alisados, a empresária e estilista Patrícia Guizarddi recusava ser chamada de representante da ‘elite branca’ (expressão cunhada pelo ex-governador Cláudio Lembo). ‘Eu acho esse comentário até racista. Sou povão. Passei dez carnavais seguidos no Rio de Janeiro, sambando no meio dos negros’. Na frente do Segundo Exército, depois de andar três quilômetros, o pessoal ainda teve forças para gritar ‘acorda, milico, acorda milico’”, descreve a reportagem da Folha de S.Paulo.

O jornalista Altamiro Borges fala das vaias dos ricos, aqui no Vermelho.


E os outros?

“A verdade é que Renan virou o bêbado da briga. Todo mundo agora tem coragem de dar um cascudo no presidente do Senado. Se a TV Globo for séria, tem a obrigação de revelar ao distinto público os nomes dos políticos que têm concessões das chamadas "afiliadas", que retransmitem a programação global Brasil afora... Bater em bebum é fácil, difícil mesmo é fazer bom jornalismo”.

Luiz Antonio Magalhães, levantando a lebre sobre os beneficiados com as outorgas das concessões de emissoras comunicação no Congresso Nacional. Aqui no Observatório da Imprensa.

MP processa Globo por enriquecimento ilícito

O Ministério Público Federal está acusando a TV Globo e a Editora Globo de enriquecimento ilícito. Uma ação judicial foi instaurada em função de irregularidades na promoção "Jogada da Sorte", realizada em 2003. A campanha, atrelada ao Campeonato Brasileiro de Futebol, promovia a venda de fascículos nas casas lotéricas, no valor de R$ 3. Eles permitiam a participação nos sorteios de 50 automóveis e prêmios em barras de ouro, exibidos pelo programa Domingão do Faustão.
[...]
A lei determina que haja autorização do Ministério da Fazenda para a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada. No caso, porém, não houve autorização. Para o procurador, a promoção não era gratuita e não tinha como finalidade divulgar qualquer produto. O fascículo era, portanto, uma forma de o consumidor entregar dinheiro em troca da chance de concorrer aos prêmios.
LEIA MAIS NO VERMELHO

Mino Carta repudia o "teste de hipóteses" em jornalismo

Mino Carta comenta a tese de Ali Kamel, editor da Rede Globo, que "teste de hipóteses" é jornalismo:
O que existe, em jornalismo, é a verdade factual, como sublinhava Hannah Arendt. No mais, o respeito da máxima latina, in dubio pro reo, e o banimento sumario e definitivo da mentira e da omissão.
Blog do Mino - Da “teoria das hipóteses”

Blogged with Flock

A história da Primeira Leitura, uma revista neoliberal financiada com dinheiro estatal

Trecho de uma matéria que merece ser lida por inteiro:
Lá pelas tantas, Mendonção sai da jogada. Reinaldo continua. Como a "Primeira Leitura" sobrevivia, se apenas meia dúzia de manés compravam aquilo? Simples: verba do Governo do Estado de São Paulo.
CANSEI! TÔ CANSADINHO!: DO QUE O REINALDO AZEVEDO ESTÁ CANSADO?

Blogged with Flock

COMPUTERWORLD: A Microsoft é irrelevante

Quem afirma, em entrevista exclusiva ao COMPUTERWORLD, é Linus Torvalds, criador do Linux e do conceito do código aberto, que revolucionou a indústria do software.
Por Peter Moon, especial para o Computerworld.

Na entrevista com Linus Torvalds: Linux, software, Finlândia, Estados Unidos...

Da ComputerWorld Brasil.

"Classe Média" Tem Mais de 100 Mil Views no YouTube

'Classe media' tem mais de 100 mil views 1 ano depois | no YouTube 15:00 Voltou a circular na web o link para ver no YouTube o video da musica 'Classe Media', critica ao comportamento, as aspiraçoes e as indignaçoes da classe media brasileira, anterior, de maio do ano passado, aqui. Há pouco mais de um ano, tinha menos de 1,300 views. Pincela tambem a midia - "Sou classe media, papagaio de todo telejornal, eu acredito na imparcialidade da revista semanal...". O autor é Max Gonzaga, ele canta com a Banda Marginal, no Festival da TV Cultura. Está agora com quase 108,000 views. Clique na imagem imediatamente abaixo para assistir. 08/08

Do Blue Bus.

Eduardo Azeredo leva debate sobre crimes de informática ao parlamento do Mercosul

"De acordo com uma das propostas, chamada projeto de disposição, o Parlamento do Mercosul deverá solicitar às representações nacionais que instem seus Legislativos a debater a criação de um marco legal comum para o combate aos infocrimes. Em outra proposta, chamada projeto de recomendação, Azeredo (PSDB-MG) sugere que o Parlamento recomende aos países-membros a adesão à Convenção de Budapeste, assinada por 47 países da Comunidade Européia, além de Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul. "Assim, esse documento servirá de marco legal também para o combate aos crimes de informática na região do Mercosul", alega o Senador."


Pelo histórico do senador Eduardo Azeredo, é bom ficar de olho. Alguém conhece a Convenção de Budapeste?
Texto pego no WNews.

O Melhor e o Pior do Brasil

Dentre as coisas ruins da Paulicéia, existe, ainda e sempre, um tipo de reacionarismo proto-separatista sem paralelos no Brasil.
Assim, um artigo do deputado estadual paulista João Mellão Neto (“Os perigos da incomPeTência”), do DEM, publicado no Estadão em 3/08/2007, critica (com razão) a ausência de Lula junto às famílias das vítimas do Airbus em São Paulo, mas conclui com a seguinte reflexão: “Nada contra o fato de o presidente se refugiar nos Estados nordestinos. Afinal, é neles que se encontra a grande maioria de seus eleitores, todos eles devidamente subornados pelo Bolsa-Família. Mas, a bem da Nação, a sua passagem deveria ser só de ida. Chegou a hora de dizer: Basta!”
Subornados? BNH, correção monetária, juros altos para os bancos, juros negativos e perdão de dívidas para os usineiros, Proer, tudo que engordou a conta da classe média e de muita gente rica durante décadas desaparece diante do “suborno” do Bolsa-Família. Ora, como escreveu outro dia
Fernando Canzian no Folhaonline, “O difamado Bolsa Família é apenas uma fração dos juros pagos a quem tem dinheiro no banco, são 0,4% do PIB contra quase 7%”.

Texto completo no Seqüências Parisienses.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Cansei da Philips

Alívio Refrescante

Blogged with Flock

Testando hipóteses: Faltou grooving para evitar o novo buraco do Metrô

Há uma nova teoria de Jornalismo na praça.

Batizei de Testando Hipóteses.

A TV Globo admite oficialmente que ela foi aplicada na cobertura do acidente da TAM.

Eu não sei se entendi direito a idéia.

Mas, para efeito de testar meus conhecimentos da teoria, resolvi aplicá-la ao caso do novo buraco do Metrô que se abriu em São Paulo, na rua Pinheiros.

Sete meses após a morte de sete pessoas engolidas por uma cratera, a terra cedeu de novo, nas obras da mesma linha, causando rebaixamento de um metro e meio na rua.

Primeira hipótese: um gigantesco rato atravessou o túnel que está sendo escavado e provocou o deslizamento.

Para ler este texto do Azenha na íntegra, clique no título desta postagem.

Pra Homer nenhum botar defeito

bodega cultural: Patuscada no reino da patranha - ll

Blogged with Flock

Concessão à Globo expira 5 de outubro

No dia 5 de outubro expira a concessão pública dada à Rede Globo de Televisão. Na oportunidade, segundo reza a Constituição, caberá ao governo federal, via Ministério das Comunicações e Casa Civil, a partir de uma análise criteriosa, tomar uma decisão e enviá-la como recomendação ao Congresso Nacional. [...]

É inaceitável que enquanto governos democraticamente eleitos tenham mandato de quatro anos, tais emissoras façam uso da sua concessão como um cheque em branco a ser gasto durante longos quinze anos, sem qualquer controle da sociedade sobre os conteúdos veiculados. No nosso entender, é preciso estabelecer critérios objetivos que garantam a finalidade social dos meios, a fim de que não sejam deturpados em favor de interesses particulares, e que se permita ao Executivo o poder de cancelar a outorga no caso de irregularidade jurídica ou fiscal.
Monopólio da mídia é atentado à democracia

Blogged with Flock

Quem é Classe Média?

"A leitura incorreta das pesquisas

Enviado por: weden

A pesquisa do Datafolha trouxe à luz dois dos maiores enigmas da imprensa brasileira no momento atual.

Ao tomar "classe média" como um valor absoluto - simplificando: "aquele que mora num dois ou três quartos num bairro como Botafogo" - acaba por esquecer que, para a realidade do país, a classe média é composta majoritariamente pela classe C (que hoje é ocupada por 45 milhões de lares e é a que mais cresce no país).

Não se pode culpar só a imprensa: o próprio sociólogo Leôncio Martins Rodrigues, freqüentador assíduo das páginas de jornais, afirmava há duas semanas que "a classe média" estaria assumindo uma atitude de pavor ao governo Lula. Mas aqui ele está se referindo, no mínimo, à classe B - renda acima de 10 salários mínimos.

Colunistas a todo momento se referem a quem ganha menos de 3.500 reais mensais como "irremediavelmente pobre", e associam ao bolsa família a realidade da aprovação de Lula.

Ora, o programa bolsa família não alcança famílias que ganham mais de um salário mínimo, o que faz constatar que a aprovação do governo se dá majoritariamente pelos não atendidos pela bolsa.

Está faltando sintonia na mídia: que se pauta pelo imaginário de uma classe média própria a países hiperdesenvolvidos - cuja maior causa é a escassez de jornalistas de origem pobre nos cargos diretivos dos jornais.

"Classe média" aqui, na China, na Rússia, na Argentina, no México, compõe um outro quadro de referência econômica.

Portanto, reajustando o imaginário para a realidade de um país "em desenvolvimento", quem recebe 2.000 reais, por mês, também é classe média, e esta está majoritariamente apoiando Lula."


Texto completo no blog do Luís Nassif.

Brasil se diferencia na crise

"A recente turbulência no mercado financeiro internacional, motivada por problemas no setor de crédito dos Estados Unidos, mostra que, apesar dos riscos e da elevada volatilidade, a economia mundial se encontra hoje mais forte do que há dez anos, quando aconteceu a crise asiática. Uma outra novidade interessante é que, hoje, os mercados emergentes estão mais robustos e resistentes a perturbações.

(...)

Embora ainda seja muito cedo para comemoração, o Brasil se mostrou, em meio ao nervosismo, mais forte do que se esperava. Isso está se refletindo no comportamento dos papéis brasileiros. "Em um primeiro momento (da forte onda de volatilidade), houve expressivo estreitamento entre o valor de face dos papéis brasileiros e o da média dos mercados emergentes. Ou seja, diminuiu, consideravelmente, a distância entre o EMBI-Brasil e o EMBI+, que é a média dos países emergentes. Em seguida, ocorreu uma 'diferenciação por qualidade', com o aumento, a favor do Brasil, da distância entre o risco dos títulos brasileiros e a média dos títulos emergentes", diz Marcel Pereira, economista-chefe da RC Consultores."

Do Valor, via Leituras e Opiniões do Luis Favre.

Sem açúcar e com afeto

"O slogan confirma a importância da amamentação na primeira hora de vida para a mãe e para o bebê - Para a mulher, a medida ajuda a gerar leite mais rapidamente, auxilia nas contrações uterinas e diminui o risco de sangramentos pós parto, o que pode acarretar anemias e/ou diabetes. Além de diminuir as chances de desenvolver câncer de mama.

Saibam que a medida que o útero se contrai, ele chega ao seu tamanho normal mais rapidamente e se a mulher não se fartar em guloseimas, chegará ao peso ideal em menor tempo.

Para a criança, além de proteger contra doenças, alergias e infecções, oferece todos os nutrientes na quantidade exata para o seu desenvolvimento, inclusive não necessitando de ingerir água até os seis meses."

O texto completo de incentivo à amamentação, inclusive sobre a participação masculina, no Luz de Luma.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Sexo e inteligência: incompatíveis. Quase.

Um adolescente com QI igual a 100 tem até cinco vezes mais chances de transar do que um adolescente com QI de 120 0 130.

Cada ponto a mais no QI aumenta em 2,7% as chances de os rapazes serem virgens, ainda.


Texto completo no blog do Pedro Dória.

Debate sobre o apagão da mídia: Nassif 1, Kamel zeeeeroooo

Luis Nassif:
Ontem o Ali Kamel publicou uma coluna na página de Opinião do “Globo”, “A grande imprensa”.

Sobre a cobertura do acidente da TAM, Kamel se defende: “A grande imprensa se portou como devia. Como não é pitonisa, como não é adivinha, desde o primeiro instante foi, honestamente, testando hipóteses, montando um quebra-cabeça que está longe do fim”.

“Testando hipóteses” é outro nome para falta de discernimento. Em qualquer cobertura competente, enquanto o quadro não está claro montam-se cenários de investigação, análise de probabilidade, linhas de investigação. Evitam-se afirmações peremptórias, e apela-se para a criatividade para produzir manchetes de impacto sem recorrer conclusões taxativas. [...]

Nem vale a pena comentar as acusações generalizantes e conspiratórias de Kamel, na seqüencia do artigo, contra os críticos da cobertura. Ele não está escrevendo para os leitores. Apenas se justificando para os donos da empresa.
Nassif - A notícia órfã

Blogged with Flock

Projeto proíbe uso de sacola não-biodegradável

Os danos ambientais causados pelas sacolas plásticas produzidas a partir de petróleo podem estar com os dias contados no Rio Grande do Sul. Tramita na Assembléia Legislativa o projeto de lei do deputado Adroaldo Loureiro (PDT) que obriga estabelecimentos comerciais a utilizar embalagens plásticas biodegradáveis, elaboradas com dióxido de carbono (CO2) água e biomassa. O resultado seria um produto menos tóxico e com tempo de deterioração inferior às sacolas usadas atualmente, que levam de 100 a 300 anos para se decompor no meio ambiente.

NOTA OFICIAL DO MST/RS

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST vêm a público denunciar a violação aos direitos humanos praticada pela Brigada Militar no acampamento de Pedro Osório, nesta terça-feira (07/08). Por volta de 7:30 h os policiais invadiram o acampamento, localizado dentro de um assentamento do Movimento, e de forma truculenta foram revistando homens, mulheres e crianças, sem estabelecer nenhum tipo de negociação. Segundo relato de companheiros e companheiras acampadas, a Brigada Militar colocava o revólver na cabeça até de crianças colo para fazer a revista. O argumento da Brigada é que estavam cumprindo um mandado de busca e apreensão de armas. Entretanto, ao final de toda essa explícita violação aos direitos humanos, nenhuma arma foi encontrada.

Não satisfeitos, os soldados destruíram as hortas que as famílias haviam plantado na fazenda em frente ao acampamento para complementar a alimentação das crianças. Estranhamos que em meio à crise econômica no Estado não falte dinheiro à Secretaria de Segurança para mobilizar um grande efetivo de homens (mais de 250) para promover essa ação. É dinheiro público mais uma vez sendo usado para promover a violação aos direitos humanos, enquanto a população sofre com a falta de recursos para educação, saúde e de segurança pública, principalmente nos centros urbanos. Estranhamos o fato de que funcionários dos fazendeiros da Fazenda Palma acompanhavam a Brigada Militar, conforme foi inclusive registrado pela imprensa.

Desde fevereiro de 2007, cerca de 200 famílias estão acampadas em Pedro Osório reivindicando a desapropriação da Fazenda Palma, de nove mil hectares. Em função de várias ações truculentas da BM o clima de tensão é contínuo na região. Na próxima quinta-feira, dia 09/09, haverá uma audiência pública no município de Pedro Osório, exatamente para discutir o conflito agrário no município. Estranhamos que ao invés de buscar soluções a BM se empenhe em alimentar o conflito. O MST reafirma seu compromisso de seguir lutando por reforma agrária e justiça social.

Bush sanciona lei de espionagem

A medida dá à Agência Nacional de Segurança e a outras agências maior autoridade para monitorar conversas telefônicas, e-mails e outros tipos de comunicação particular de cidadãos americanos com o exterior.

Convite à pesquisa nos arquivos da mídia oligárquica

Cristóvão Feil:
Os arquivos da mídia oligárquica devem ser pesquisados e divulgados, especialmente naquelas conjunturas críticas do País. Por exemplo, como a mídia do pensamento único tratou o governo Collor?, antes de esse conluio de aproveitadores ser desmascarado pelo movimento de massa. Como se portaram os “guardiões da moral e da ética pública” quando a ética pública foi enxovalhada pelo impostor da elite branca?

Esses arquivos são testemunhos inconstestáveis do pensamento conservador e reacionário de uma mídia que se faz passar por moderna, democrática, neutra, plural e patriótica – precisamente o inverso do que é e expressa.

As máscaras nunca caem sozinhas, devem ser arrancadas, e seus portadores denunciados publicamente.
Diário Gauche: Abrindo os arquivos da mídia oligárquica

Blogged with Flock

Como o PSDB vai melhorar a educação no RS

Dialógico > Tinta China - O blog da GRAFAR: charge BIER

Blogged with Flock

Crônica de uma guerra anunciada

Prestem atenção. Nas próximas semanas vão se intensificar na grande mídia matérias sobre o "perigo iraniano". O país dos aiatolás voltará a ser considerado uma nova "Alemanha nazista" e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, o novo Hitler.
(...)
Só que esta mesma mídia que criminaliza o regime iraniano e apóia incondicionalmente o governo israelense não informará a esta mesma opinião pública sobre como vive no Irã a comunidade judaica composta por 25 mil pessoas, por sinal a maior e mais antiga do Oriente Médio. Judeus iranianos estão lá instalados há cerca de três mil anos.
Leia o artigo completo de Mário Augusto Jakobskind AQUI.

Aécio Never

O carioca Aécio Never (também conhecido como Sinhôzinho e Narizinho) é um mito em Minas Gerais, onde mora durante três dias da semana, dividindo um cafofo com a Princesa Anastasia. Ele mudou-se para o estado em razão da pressão familiar, para que o playboy seguisse a carreira do vovô. Foi reeleito em 2006 para o cargo de imperador da capitania hereditária de Minas, é também governador dos fins-de-semana de Ipanema. A celebridade tornou-se definitiva ao entrar para o Olimpo, com a permissão de Chuck Norris que o alcunhou: THE BIGGEST NOSE. Recentemente, Aécio Never ameaçou invadir o Rio de Janeiro, se ele não cedesse um pedaço do litoral para Minas Gerais. Pretende dominar o mundo em 2010.
[...]
O maior vício do governador mineiro, ao contrário do que muitos dizem, não é a cocaína. Aécio é um viciado crônico na manipulação da mídia de MG. Jonais como o Estrago de Minas, O Temper, Hoge em Dia, Pampulhas, são constantemente censurados pelo Never e por sua irmãzinha (Andrever Nerver). Vocês podem estar se perguntando, "como eu nunca li nada sobre isso??". A Desciclopédia não está autorizada a responder, portanto isso tudo não passa de um boato, até que seja publicado. Há também em sua equipe de desinformação um grupo de garotos prodígio instruídos para levar à população mineira exatamente aquilo que ela precisa saber sobre todo esse processo: nada.
Leia mais em Desciclopédia

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Sexualidade comprada


Agência publicitária de Bangcoc na Tailândia criou esta campanha para o Viagra. Vários tubos de vento, daqueles que vemos instalados em postos de gasolina, foram colocados num local público (foto). Todos se dobravam ou murchavam, menos aquele com a cor e a marca do medicamento da Pfizer (o azul).

Golpismo ou Auto-Vitimização?

Causa estranheza e até mesmo desconforto a eterna cantilena de que a mídia é golpista e quer derrubar o presidente eleito Lula, eleito com a maioria dos votos do povo brasileiro, blá, blá, blá... Por isto, a Executiva Nacional do PT estaria discutindo neste final de semana ações para coibir aquilo que julgam ser uma injustiça para com o presidente eleito e aprovaram “uma resolução política em que convoca a militância, os detentores de mandatos e instâncias partidárias a enfrentar a mais nova ofensiva da direita, articulada com setores da mídia, contra o PT e o governo Lula”.

(Fonte:
Antonio Tozzi, no Direto da Redação ).

Leviandade do PSDB-PFL, leviandade da imprensa oligárquica

Caio  Ramos:
Será que há alguma diferença entre a política de oposição e a mídia brasileira dominante? [...]

Os políticos de oposição ao governo se manifestaram tão logo a mídia abriu as cortinas do espetáculo. Estimulando um voyerismo constrangedor. [...]

Se a política em nosso país não se faz sem oportunismo e o indicador apontado para o outro, também parece não se fazer mídia sem explorar o viés da notícia como produto.

Nesse caso, a mídia colabora bem com a política de oposição, recorta os fatos da maneira conveniente, joga lenha na fogueira e escancara - desnecessariamente - um sofrimento [por parte dos familiares das vítimas] tão privado quanto incomensurável.

Tal exploração, não preciso dizer, beira o mau gosto e o fetichismo. A informação é produto vendido em grande escala, com baixa qualidade para elevar os lucros. Um produto, nesse sentido, como qualquer outro.

A política é politicagem da mais barata, dá-se um que outro cargo ali, faz dois ou três favores aqui, depois aparece na tv colocando o dedo em riste da cara da oposição.
DIÁRIOS DO SILÊNCIO: Leviandade política e midiática

Blogged with Flock

KPRF: Quinze anos depois, a Rússia é uma catástrofe social

O Partido Comunista da Federação Russa (KPRF, na sigla em russo), baseado em dados publicados pelas autoridades do país, fez um balanço dos últimos quinze anos da política social do regime burguês na Rússia. Os resultados demonstram a catástrofe social que se abateu sobre os russos.
LEIA MAIS

Azeredo apresenta ao Parlamento do Mercosul projetos sobre crimes de informática

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apresentou nesta segunda-feira (6) ao Parlamento do Mercosul dois projetos relacionados ao combate aos crimes de informática. Um deles, chamado de projeto de disposição, pretende que a instituição solicite ás representações nacionais que instem os respectivos parlamentos a que considerem, caso não o tenham feito, a possibilidade de dar início a discussão sobre o marco legal comum para o combate aos chamados crimes de informática - os cibercrimes.

LEIA MAIS EM ADADIGITAL

OAB discutirá assembléia exclusiva para rever Constituição

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) debaterá nos dias 3 e 4 de setembro a proposta de uma Assembléia Nacional Revisora da Constituição, eleita pelo povo exclusivamente para fazer a reforma política. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, após a apresentação da proposta nesta segunda-feira (6) pelo seu autor, o jurista Fábio Konder Comparato. A idéia é de que a Assembléia seja disciplinada e convocada pelo Congresso, via emenda constitucional.
LEIA MAIS

Renan contra-ataca

Renan acusa ''Veja'' de ''denúncia falsa'' e venda ''nebulosa' da TVA para a Telefônica por R$ 1 bilhão.

Depois das acusações de que pagaria pensão a uma jornalista com dinheiro de uma empreiteira, Renan foi alvo de outra denúncia da Veja: a de que teria usado ''laranjas'' para comprar uma emissora de rádio e TV, em Maceió. A denúncia teria partido do ex-aliado e suposto sócio na empresa, João Lyra. Em resposta à revista, afirmou que a Veja o usa para fugir de assuntos mais relevantes e ''deixa na obscuridade um negócio de R$ 1 bilhão'' - a venda da TVA pela Abril para a Telefônica. ''Quem sabe (a Veja) quer usar-me como cortina de fumaça para que, por suas sombras, acabe por ser celebrada uma nebulosa transação de cerca de R$ 1 bilhão envolvendo a venda de uma concessão de canal de televisão pelo grupo Abril, proprietário da revista Veja, a uma empresa estrangeira?'', questiona o senador. Em sua opinião, a fraudulenta operação da Abril é que ''verdadeiramente interessa à sociedade'' brasileira. Aqui, no Vermelho.



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

RBS condenada por permitir assédio moral

RS Urgente, sobre a condenação do Grupo RBS:
A ação que originou a condenação foi promovida em razão de diversas reclamações trabalhistas envolvendo a empresa e a atuação de um mesmo funcionário, gerente do setor de classificados.

Ele é acusado de xingar e humilhar seus subordinados, inclusive com palavras de baixo calão.

De acordo com a ação, a direção da empresa, embora alertada do que vinha ocorrendo, nada fez e inclusive despediu uma funcionária vítima do assédio e que denunciara o fato.

Tais circunstâncias foram decisivas para a condenação, segundo a juíza.

O MPT tentou inicialmente obter a adesão da empresa a um termo de compromisso de ajuste de conduta, mas os termos propostos não foram aceitos
RS URGENTE - RBS CONDENADA POR ASSÉDIO MORAL > Indo na Couve > Federação dos Bancários do RS

Blogged with Flock

Medindo o valor pelo PIB

O Hermenauta:
Só faltou argumentar que o PIB do "Cansei" é maior do que o das passeatas do MST, pombas (o que aliás certamente é verdade).
O Hermenauta : fazendeiro

Blogged with Flock

Cansou? Senta

A paralisia do governo Lula diante do bombardeio da imprensa deixa muita gente intrigada.

Muitos blogueiros e leitores se revelam frustrados: acreditam que Lula deveria partir para a ofensiva, como aconteceu depois do primeiro turno das eleições presidenciais de 2006.

Qual seria o saldo de um confronto com a mídia golpista a essa altura?

Para saber, clique no título deste texto.

Equador: Governo de Correa segue com alta popularidade

Ameaçado de morte por empresários, o presidente do Equador, Rafael Correa, é aprovado por 59% da população, segundo uma pesquisa da consultoria Cedatos-Gallup divulgada neste final de semana.

Evo pede controle mundial sobre dinheiro do narcotráfico

Em ato que comemorou o 20º aniversário da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico na Bolívia, realizado na última sexta-feira (3), o presidente Evo Morales assinalou que "não dá para entender por que esse esquema ilegal dos paraísos fiscais, facilitado por setores de governos do chamado ‘primeiro mundo’, movimente tanto dinheiro sem que haja instrumentos legais para controlar como se financia o tráfico".
"O tráfico de drogas em nível mundial mobiliza US$ 500 bilhões por ano através dos bancos", prosseguiu Evo, pedindo aos senadores de seu país que aprovem leis para eliminar o sigilo bancário dos narcotraficantes.
LEIA MAIS NO VERMELHO

MST quer novo modelo para Reforma Agrária

Em entrevista ao Jornal On Line Tribuna da Imprensa, João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, fala sobre a necessidade de se construir um modelo de desenvolvimento que priorize a democratização da terra, a distribuição de renda e uma agricultura baseada na pequena e média propriedade.

Hoje não é mais possível pensar naquele modelo clássico de Reforma Agrária, defendido ao longo do século XX. Esse modelo foi desgastado pelas elites brasileiras, que aderiram ao neoliberalismo, modelo dominado pelo capital financeiro e internacional.

LEIA A ENTREVISTA NO SÍTIO DO MST

Blog osamigosdopresidentelula


Para ler os balões, clique sobre a imagem.

A grande imprensa vencendo mesmo quando está perdendo

O nosso "leone" César Xrmr publicou um artigo em seu blog Animot, que deve ser enviado aos nossos contatos, bem como impresso e distribuído por aí. É um tratado de como deveremos encarar a mídia corporativa, como buscar fontes confiáveis e insiste na criação de novas pautas. Um trecho:
"Para derrotar a grande imprensa é de primeira importância esvaziar as pautas por ela propostas, e isso só pode ser feito:
(1) deixando de usar a grande imprensa como fonte de informação (o que é racional, pois ela não é confiável),(2) adotando fontes de informação confiáveis (listarei algumas abaixo) e, principalmente,(3) produzindo a diferença, criando pautas sobre temas realmente importantes."
Leitura completa, AQUI.

China Telecom processada por blogueiro

Global Voices:

"(...) Yetaai, um programador opensource de Xangai ... percebeu que um website seu havia sido bloqueado. ... fez alguns testes e descobriu que o problema havia se originado na própria China Telecom; então ele ligou para lá e foi informado de que o problema era 'irreversível'. Como a China Telecom não registraria a ocorrência por escrito, ele fez mais alguns testes, autenticou-os, e levou a China Telecom aos tribunais. (...)"

domingo, 5 de agosto de 2007

TV por assinatura cresce 19% em 6 meses

..."as empresas de TV por assinatura comemoram um aumento de 19% no faturamento neste semestre em relação ao mesmo período do ano passado. O número de clientes já esbarra nos 5 milhões de assinantes. As cifras animadoras se devem à crescente procura pelos serviços de banda larga de acesso a internet oferecidos pelas operadoras, principalmente em pacotes casados com a venda de canais. De acordo com dados da Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA), as emissoras viram o caixa engordar em R$ 1,6 bilhão só em abril, maio e junho."... Leia mais no JB.

N. E.: deve ser por causa do caos no Brasil, da pobreza e miséria crescentes, da pauperização da classe média, do crescimento das oligarquias midáticas... Algum PSTU ou PSOL da vida dirá que é porque Lula está privilegiando os ricos operadores de TV por assinatura. E la nave vá...

Greve no Incra permanece e metas estão comprometidas

Depois de mais de dois meses parados, servidores do Incra esperam proposta concreta do governo para retornar. Reunião com Planejamento, marcada para esta segunda, não ocorreu. Ações da reforma agrária ficaram prejudicadas e metas não serão cumpridas.

Verena Glass - Carta Maior

Blogueiros ganham status de jornalistas na CIA

Pedidos de documentos feitos à CIA por blogueiros, com base na Lei de Liberdade de Informação (FOIA), poderão ser, em breve, gratuitos, graças a novas regras que ampliam a definição de
quem faz parte das "novas mídias". Jornalistas profissionais já fazem pedidos de documentos à agência de inteligência sem ter que pagar por isso. Como regra geral, eles não precisam pagar taxas para procurar arquivos, embora possam ser cobrados pelos custos das cópias.
LEIA MAIS NO OI

Temporão defende licença-maternidade de seis meses

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu na semana passada, durante o lançamento nacional da Semana Mundial de Amamentação, a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses em todo o país. A proposta é da senadora e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Saboya (PSB-CE), e está em discussão no Congresso com votação prevista para este ano.
Pela proposta do projeto, elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os empresários privados não vão ser obrigados a conceder os dois meses adicionais às trabalhadoras, mas, caso decidam fazê-lo, poderão deduzir do Imposto de Renda o dinheiro gasto nos dois meses a mais. A adoção da medida fará parte do Programa Empresa Cidadã.
LEIA MAIS NO VERMELHO

Plano? Razão?

Embora a manchete de capa fosse "Os planos de Yeda para o Estado e Santa Maria", não há uma palavra sequer a respeito de projetos. Talvez porque o único plano de Yeda seja cortar gastos (leia-se investimentos sociais) e privatizar o pouco que resta da estrutura estatal gaúcha.
Diário da Cratera Urbana: A Razão: Yeda e Santa Maria

Blogged with Flock

Hals


No meio do turbilhão de cansadinhos e groovings reversos, Yedinha...

Entrevista com Daniela Bertocchi

Entrevista com Daniela Bertocchi sobre webjornalismo e jornalismo participativo ou colaborativo, pescado do blog O Jornalismo Morreu. Alguns trechos:
No Intermezzo, você está fazendo um acompanhamento a respeito da cobertura midiática sobre o desastre com o airbus da TAM. E os portais agora enveredaram pelo o que seus produtores de conteúdo acreditam que seja Jornalismo Colaborativo. Em várias listas de discussão, a fotomontagem que UOL não notou e publicou, no esquema de conteúdo colaborativo, tem sido foco de críticas e acirrados embates. A pergunta é: a partir das análises desta cobertura, o que falta para os produtores de conteúdo realmente lidarem com o Jornalismo Colaborativo ?
(...)
Do leitor online, esperamos uma cooperação em três níveis: 1) interpretativa (isso ocorre com qualquer tipo de leitor, seja de romance ou telenovela), 2) exploratória (clicar no mouse, navegar) e 3) intervencionista (interferir, participar, colaborador, ser co-autor).
Relativamente ao item 3, que mais importa aqui nesta discussão, sabemos que no ciberespaço jornalista e leitor poderiam trabalhar juntos para o bem comunicar uma história.

Leia a entrevista na íntegra AQUI.

Loronix - blog

Raridades em bossa nova, samba, mpb, chorinho. Uma bela pesquisa da música brasileira. Escrito em inglês, mas é de um brasileiro, conhecido por Zecalouro. Clique no louro e passeie pelo blog!

Lei de concessões agrava conflito na Amazônia

São Paulo - A Lei federal de concessão de florestas públicas irá agravar os conflitos sociais na região Amazônica. A opinião é do Professor Elder Paula, da Universidade Federal do Acre, para quem as concessões são verdadeiras privatizações do território. A lei de concessões permite que mesmo empresas de capital estrangeiro explorem as florestas por até 40 anos, sem limite máximo de extensão das terras. Segundo o especialista, as madeireiras serão as maiores beneficiadas pela lei.
Pescado da Agência Chasque.